daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Gerais > Arquitetura e Discussões Urbanas

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools Rate Thread
Old May 15th, 2008, 05:21 PM   #1
AcesHigh
Taking On The World

AcesHigh's Avatar

Likes (Received): 3159

Drywall, quando vai realmente se popularizar no Brasil?

Melhor conforto acústico e térmico. Mais rápido de construir. Construção seca. Fácil de montar e desmontar, e portanto torna reformas na casa mais rapidas e baratas (e limpas!). Mais inteligente na hora de se fazer instalações eletricas e hidraulicas.

Estou virando fã.

Mas ainda não tenho idéia dos CUSTOS. Arquitetos do forum (Q são poucos acreditem se quiser)... considerem uma parede interna de uma casa... 2,8 metros de altura, 4 de comprimento. Qto custaria erguer essa parede em alvenaria? E em drywall? CONSIDERANDO TAMBEM A MÃO DE OBRA (tempo de serviço)

duas empresas gauchas de drywall. Os sites tem informações, perguntas e respostas, etc
http://www.baumgartengesso.com.br/11.html

tem essa PLACOGYPS tb... e nesse link tem VÁRIOS ARQUIVOS E VIDEOS DESTINADOS A ESTUDANDES DE ENGENHARIA E ARQUITETURA, sobre o drywall.
http://www.placogyps.com.br/html/alldrywall.htm

Sponsored Links

Old May 15th, 2008, 09:03 PM   #2
AcesHigh
Taking On The World

AcesHigh's Avatar

pessoal... entrei em contato com a Baugartem pelo MSN

conversei bastante
e tirei algumas duvidas em relação a preço

INFELIZMENTE eu não tenho como comparar com uma parede de ALVENARIA... por isso mesmo queria q um arquiteto ou estudante de arquitetura me ajudasse

Bom, basicamente, uma parede interna de Drywall... incluindo a armação de metal, camadas, etc... custa R$55 o metro quadrado. ISSO INCLUI TAMBEM A MÃO DE OBRA!!!

Com revestimento acustico (lã de rocha) custa R$10 a mais por m²... com isolamento térmico (lá de vidro) a mesma coisa. Total R$65 o m².

Pelo que eu entendi, é os DOIS LADOS DA PAREDE. Tipo... como se fosse um painel, então uma peça com os dois lados custa isso.

Se for pra revestir uma parede de concreto ou tijolos (como por exemplo as paredes externas da casa), sai mais barato ainda... mas ela não chegou a especificar qto. A principio, dá pra fazer com toda a armação de metal e tal e um forro, ou dá pra colar as chapas diretamente na parede externa (daí fica mais barato ainda)

a vantagem de fazer com a armação de metal/etc está na economia pra fazer o sistema eletrico e hidraulico, já que evita a necessidade de quebrar paredes pra colocar canos e fiações. Além da rapidez e limpeza pra construção.

Assim, algum arquiteto/estudante poderia por favor tentar calcular o custo por m² de uma parede de alvenaria com reboco e mão de obra incluidos?
Old May 15th, 2008, 09:16 PM   #3
AcesHigh
Taking On The World

AcesHigh's Avatar

http://www.ushome.com.br/imprensa/efirapid/efirapid.htm
Old May 15th, 2008, 09:25 PM   #4
Pesquisadorbsb
BANNED

Likes (Received): 8

Na área comercial é mais aplicada essa técnica, agora em termos de residenciais existe uma resistencia a aplicação, agora não sei os motivos que levam a isso. Apesar que já estive numa sala com essa aplicação, realmente existe isolamento acustico e termico, mas o isolamento acustico não é de 100%.

Então isso deve ser uma das resistencias a aplicação residencial.
Pesquisadorbsb no está en línea   Reply With Quote
Old May 15th, 2008, 10:00 PM   #5
AcesHigh
Taking On The World

AcesHigh's Avatar

oras, tijolo e argamassa tem isolamento acustico pior ainda.

então não acho que seja o motivo de resistencia.
Old May 15th, 2008, 10:10 PM   #6
FlicK
Registered User

FlicK's Avatar

Likes (Received): 1644

As técnicas construtivas evoluiram em todo o mundo, porém há uma resistência à elas no Brasil. Somos conservadores a tal ponto, que ainda seguimos às riscas as técnicas trazidas pelos imigrantes europeus que formaram a cultura arquitetônica do Brasil.

Fazemos o que eu chamo de regresso: primeiro construímos as casas, geralmente em alvenaria, depois quebramos o que foi construído (paredes) para poder assim colocar a parte elétrica e hidráulica das residências. Algo ilógico e incoerente: destruir o que foi construído; um desperdício de material.

Nestas novas técnicas, entre elas o Light Steel Framing, objeto de discussão no thread, acabam sendo um progresso: primeiro se projeta e instala as partes elétricas e hidráulicas (que ficarão dentro das paredes, depois as tapa. Isto traz rapidez, limpeza e econômia de materiais à obra.

Quanto aos custos, não sei ao certo, mas é mais barato construir em light steel framing somente quando a construção for de um porte considerável. Em POA, grandes e importantes construtoras utilizam somente esta técnica para as paredes internas de seus empreendimentos. Elas são ousadas, já que ainda há um preconceito acerca destas técnicas junto à população.

Porém há os contras, entre eles:

- Resistência: As construções são menos resistentes do que as em alvenaria comum.
- Dependência: Cada reforma ou adaptação, até mesmo quando tiver que colocar móveis mais pesados ligados às paredes, há uma dependência pelos serviços das poucas empresas que trabalham com esta técnica. O custo nem sempre é baixo...
- Porte: Por ser menos resistentes, estas técnicas somente são usadas para pequenas construções e/ou para paredes internas.
- Umidade: Por serem geralmente revestidas de gesso, as paredes são frágeis à umidade.
FlicK no está en línea   Reply With Quote
Old May 15th, 2008, 10:11 PM   #7
FlicK
Registered User

FlicK's Avatar

Quote:
Originally Posted by Pesquisadorbsb View Post
Na área comercial é mais aplicada essa técnica, agora em termos de residenciais existe uma resistencia a aplicação, agora não sei os motivos que levam a isso. Apesar que já estive numa sala com essa aplicação, realmente existe isolamento acustico e termico, mas o isolamento acustico não é de 100%.

Então isso deve ser uma das resistencias a aplicação residencial.
Isto depende de quanto é investido ($$$) em isolamento acústico e térmico.
Old May 15th, 2008, 10:23 PM   #8
AcesHigh
Taking On The World

AcesHigh's Avatar

Quote:
Originally Posted by FlicKlings View Post
eu coloquei os valores ali em cima, agora por favor Mr Arquiteto, nos dê o valor por metro quadrado de uma parede de alvenaria+reboco+mão de obra
Old May 15th, 2008, 10:41 PM   #9
FlicK
Registered User

FlicK's Avatar

Ah, isto eu não tenho em mente, mas deve-se fazer a conta já pensando nas tubulações elétricas e hidráulicas.
Old May 15th, 2008, 11:15 PM   #10
Gao
CAPIVARAS never but!

Gao's Avatar

Likes (Received): 55

Na verdade as paredes drywall não são revestidas de gesso, mas sim, são placas de gesso revestidas de papel acartonado. E quanto ao fato de a umidade prejudicar o desempenho do drywall, na verdade há placas para áreas secas, úmidas e molhadas, ou seja, elas são preparadas para serem aplicadas em áreas como cozinha, lavanderia, etc.
Old May 15th, 2008, 11:17 PM   #11
Pesquisadorbsb
BANNED

Likes (Received): 8

Quote:
Isso mesmo, mas tem um porem, muitas pessoas sonham que o Drywall é mais barato do que o de alvenaria, e o que acontece é bem o contrário, por isso, o custo beneficio ainda é alto.

Mas uma resistência das construtoras por Drywall para uso residencial.
Pesquisadorbsb no está en línea   Reply With Quote
Old May 15th, 2008, 11:18 PM   #12
pulga
BANNED

Likes (Received): 0

Quote:
Originally Posted by AcesHigh View Post
eu coloquei os valores ali em cima, agora por favor Mr Arquiteto, nos dê o valor por metro quadrado de uma parede de alvenaria+reboco+mão de obra
Aces, eu num sei custos, mas vai nesse site da casa& contrução que vc ve o preço de todo o material necessário

http://www.cec.com.br/
pulga no está en línea   Reply With Quote
Old May 15th, 2008, 11:45 PM   #13
AcesHigh
Taking On The World

AcesHigh's Avatar

Quote:
Originally Posted by Pesquisadorbsb View Post
Isso mesmo, mas tem um porem, muitas pessoas sonham que o Drywall é mais barato do que o de alvenaria, e o que acontece é bem o contrário, por isso, o custo beneficio ainda é alto.

Mas uma resistência das construtoras por Drywall para uso residencial.
cara, eu dei os valores ali... R$66 já com isolamento acustico e termico + mão de obra.

o problema é q as pessoas veem o custo da parede de alvenaria sozinho. Se tu for somar o custo dos pedreiros despreparados que vão ficar MESES erguendo a parede... dae depois vão quebrar a parede pro encanador e eletricista, e depois vão rebocar tudo de novo... aposto que o custo ENCOSTA ou ULTRAPASSA o drywall, e ainda por cima o conforto termico não é tão bom e futuras reformas ou manutenções são mais caras e complicadas.
Old May 15th, 2008, 11:55 PM   #14
AcesHigh
Taking On The World

AcesHigh's Avatar

Quote:
Fazemos o que eu chamo de regresso: primeiro construímos as casas, geralmente em alvenaria, depois quebramos o que foi construído (paredes) para poder assim colocar a parte elétrica e hidráulica das residências. Algo ilógico e incoerente: destruir o que foi construído; um desperdício de material.
e tudo isso ainda demora muito mais... e os custos com mão de obra acabam aumentando...

Quote:
Quanto aos custos, não sei ao certo, mas é mais barato construir em light steel framing somente quando a construção for de um porte considerável.
Será? É isso que me pergunto. Pq os custos de uma construção não é somente material, claro. Alem disso, e os custos FUTUROS de manutenção? Dá um problema no encanamento, tem q QUEBRAR a parede...

Quote:
- Resistência: As construções são menos resistentes do que as em alvenaria comum.
estou cogitando o uso somente interno. Precisamos de paredes tão resistentes dentro da casa? "Afff, mas eu não posso bater na minha mulher e jogar ela contra a parede com força que pode machucar a parede"

Quote:
- Dependência: Cada reforma ou adaptação, até mesmo quando tiver que colocar móveis mais pesados ligados às paredes, há uma dependência pelos serviços das poucas empresas que trabalham com esta técnica. O custo nem sempre é baixo...
isso obviamente depende da popularidade do método.

Quote:
- Porte: Por ser menos resistentes, estas técnicas somente são usadas para pequenas construções e/ou para paredes internas.
tudo bem, estou cogitando somente paredes internas mesmo.

Quote:
- Umidade: Por serem geralmente revestidas de gesso, as paredes são frágeis à umidade.
na verdade, não. Existem tipos diferentes de drywall, inclusive os especiais pra ambientes umidos como banheiros e cozinha.

"Pesquisa revela que usuários estão satisfeitos com Drywall.

A maioria dos moradores de imóveis com paredes à base de chapas de gesso ou drywall está satisfeita com o desempenho desses sistemas. Essa é a conclusão da mais recente avaliação pós-ocupacional (APO) realizada no país, complementando pesquisa similar realizada há dois anos em São Paulo com resultados igualmente favoráveis a essa tecnologia construtiva, que vem ganhando espaço no país desde meados dos anos 90. O estudo atual foi executado em Porto Alegre no primeiro semestre e teve o objetivo de identificar o comportamento das paredes em drywall de 15 edifícios residenciais, segundo a percepção dos usuários e com base em inspeções técnicas nos locais. O trabalho ainda permitiu comparar o comportamento de edifícios com paredes em drywall e paredes de alvenaria. Para isso, foram selecionados seis edifícios com o mesmo projeto arquitetônico, três utilizando a nova tecnologia e três com sistemas convencionais.

Os resultados da pesquisa foram baseados em 507 entrevistas com usuários e 80 inspeções técnicas. Quesitos avaliados: firmeza, solidez e segurança das paredes, portas, peças suspensas, tanto de baixo peso (quadros) quanto de peso mais elevado (armários) e caixas de tomadas e interruptores; vedação à entrada de água nas áreas molháveis (cozinhas, banheiros, áreas de serviço); manifestação de umidade nas paredes; manutenção e limpeza das paredes; nível de ruído no ambiente; aparência; projeto (ganho de espaço em razão das paredes mais delgadas e facilidade de alterações); e assistência técnica.

O grau de satisfação dos usuários foi bastante elevado em todos os quesitos. Tiveram destaque especial o ganho de espaço e a facilidade de alterações no layout, com 99% de satisfação (somando-se clientes efetivamente satisfeitos e neutros). A aparência foi outro ponto bem avaliado, praticamente não se observando sinais de umidade, fungos ou manchas, apesar dos elevados índices de umidade relativa do ar nos primeiros meses do ano em Porto Alegre, quando foi feita a pesquisa. Nesse aspecto em particular, o índice de satisfação foi de 98%, com apenas 2% de insatisfação, enquanto nesse mesmo quesito houve 22% de insatisfação entre os moradores de apartamentos com paredes de alvenaria.

Outros aspectos destacados foram a facilidade de limpeza e de acesso às instalações hidro-sanitárias para manutenção e reparos (ambos com 87% de satisfação). O desempenho acústico do drywall também recebeu avaliação positiva, inclusive nas inspeções técnicas, demonstrando desempenho igual ou superior ao das paredes de alvenaria. Assim, na percepção do nível de ruído entre dois apartamentos contíguos, 67% dos moradores de apartamentos com drywall manifestaram-se satisfeitos, enquanto nos apartamentos com paredes de alvenaria esse percentual foi de apenas 38%.

A pesquisa foi coordenada pela empresa NGI - Núcleo de Gestão e Inovação e teve o apoio da Associação Brasileira dos Fabricantes de Chapas de Gesso (Abragesso), do Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA), das construtoras Capa Engenharia e Goldsztein e do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Rio Grande do Sul (Sinduscon - RS)."
Old May 16th, 2008, 12:01 AM   #15
AcesHigh
Taking On The World

AcesHigh's Avatar

W116 - Normalmente utilizadas em paredes hidráulicas, onde as instalações podem ser facilmente incorporadas no interior da parede. Para tal, deve-se usar as chapas Knauf Resistentes à umidade (RU), tendo sua aplicação em áreas úmidas, tais como banheiro, cozinha, lavanderia, área de serviço, etc.

W112 - Divide unidades distintas ou separa a unidade da área comum (hall de elevador, corredor), substituindo paredes de blocos de concreto ou blocos cerâmicos.
Além das vantagens de redução de peso e ganho de área útil, oferece maior isolamento acústico.

W11 - Normalmente utilizada como parede divisória interna à unidade comercial ou residencial, substitui com vantagens as paredes de alvenaria convencional, tanto de blocos de concreto como de blocos cerâmicos: proporciona redução de peso de até 86 % para a obra e ganho de área útil de até 4%.
Utiliza estrutura metálica de aço galvanizado, na qual são aparafusadas uma chapa de drywall em cada lado.

W15 - Parede especial de alto desempenho e proteção mecânica superiores, normalmente utilizada em situações que requerem isolamento acústico superior, como separação de unidades autônomas, auditórios, e outras.
Devido a sua configuração, com estrutura dupla, tem a possibilidade de atingir maiores alturas.
Old May 16th, 2008, 12:06 AM   #16
AcesHigh
Taking On The World

AcesHigh's Avatar

PERGUNTAS E RESPOSTAS

Como ficam o isolamento acústico e o conforto térmico?.
O isolamento acústico do Drywall já é utilizado nas melhores casas de shows e cinemasdo país e a proteção sonora é, no mínimo,

igual às paredes convencionais. Dependendo das especificações pode tornar-se muito superior.

Com relação ao conforto térmico, as propriedades das chapas de gesso contribuem para regular e estabilizar a temperatura. Mais fresco no verão e mais aquecido no inverno.

Drywall pode receber pintura, azulejo, papel de parede ou outro tipo de revestimento?
Claro. Nestes casos, Drywall funciona exatamente como uma parede convencional, com a vantagem de oferecer uma superfície lisa e pronta para o acabamento

Drywall permite fixação de armários, estantes, quadros e suportes de tv?
Sim e com toda segurança. As lojas especializadas vendem buchas dos tipos expansiva ou basculante - conforme o peso - que são ancoradas diretamente na chapa. Se necessário, em caso de armários mais pesados ou redes, as estruturas podem receber reforço, como a parede convencional, com a vantagem da rapidez e limpeza.

É mais fácil modificar um ambiente construído com Drywall?
Sim. Com Drywall, o cliente pode mudar a disposição interna do imóvel quando desejar, com facilidade e economia. Pode ampliar a sala, construir o quarto do bebê ou projetar o home-theater... Basta ter o projeto em mãos e orçar para saber exatamente o valor da reforma, sem gastos extras. A execução é rápida e limpa, sem custos de remoção de entulho.
Old May 16th, 2008, 12:07 AM   #17
AcesHigh
Taking On The World

AcesHigh's Avatar

nessa pagina tem um monte de informação sobre como e de que modo se penduram coisas em tetos e paredes de drywall
http://www.placogyps.com.br/html/pendurando.htm
Old May 16th, 2008, 12:19 AM   #18
FlicK
Registered User

FlicK's Avatar

Quote:
Originally Posted by Gao View Post
Na verdade as paredes drywall não são revestidas de gesso, mas sim, são placas de gesso revestidas de papel acartonado. E quanto ao fato de a umidade prejudicar o desempenho do drywall, na verdade há placas para áreas secas, úmidas e molhadas, ou seja, elas são preparadas para serem aplicadas em áreas como cozinha, lavanderia, etc.
Eu sei disto.

Mas... Até onde eu sei, a resistência à umidade AINDA não supera a da alvenaria + impermeabilização.. Eu faria as partes úmidas com alvenaria comum, enquanto as outras utilizaria light steel framing. Como nas casas de madeira, onde os banheiros e cozinha são de alvenaria.
Old May 16th, 2008, 12:27 AM   #19
AcesHigh
Taking On The World

AcesHigh's Avatar

Quote:
Eu sei disto.

Mas... Até onde eu sei, a resistência à umidade AINDA não supera a da alvenaria + impermeabilização.. Eu faria as partes úmidas com alvenaria comum, enquanto as outras utilizaria light steel framing. Como nas casas de madeira, onde os banheiros e cozinha são de alvenaria.
leia aquele texto que postei no reply ao teu post anterior, em especial a parte em vermelho
Old May 16th, 2008, 12:41 AM   #20
FlicK
Registered User

FlicK's Avatar

Sim, com o porco acabamento e uma péssima impermeabilização que estas construtoras fazem, este quesito se torna um tanto discutível...

Reply

Thread Tools
Rate This Thread
Rate This Thread:

Posting Rules