daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine

Go Back   SkyscraperCity > European Forums > Fórum Português > Arquitectura e Urbanismo > Norte > Projectos

Reply

Thread Tools
Old February 4th, 2009, 01:40 PM   #21
Wolf2009
Lobito for friends

Wolf2009's Avatar

Likes (Received): 6

Quote:
Originally Posted by Barragon View Post
Já no fórum Barreiro é o mesmo
Tem alguma logica foi construido pela MULTI também.

Dizer que não existe alternativa é o contrário da Liberdade
Wolf2009 no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old February 4th, 2009, 01:45 PM   #22
Wolf2009
Lobito for friends

Wolf2009's Avatar

Quote:
Originally Posted by JpGuimarães View Post
GUIMARAES INDISCUTIVELMENTE A 3ª CIDADE PORTUGUESA
SETÚBAL INDISCUTIVELMENTE A 3ª CIDADE PORTUGUESA
Assim é que é.
Que tal abrir um theard com uma lista de cidades par vermos qula é a treceira cidade do país

Last edited by Wolf2009; February 4th, 2009 at 01:55 PM.
Old February 4th, 2009, 05:27 PM   #23
Karlussantus
Registered User

Likes (Received): 66

Quote:
Originally Posted by Wolf2009 View Post
Assim é que é.
Que tal abrir um theard com uma lista de cidades par vermos qula é a treceira cidade do país
Se falamos ao nível populacional, fora das AM, e excluindo a Amadora e Gaia, a terceira cidade é Braga.
Seguida para mim do Funchal, e só depois por Coimbra, mas nas cidades estatisticas do INE, Coimbra surge à frente do Funchal.
Sem chegar a 90.000, vem Setubal.
(Dados do INE 2001)

Depois vem a 3ª Cidade em termos de importância, e aí podem surgir as discussões mais acesas com argumentos diversos.
Como vimos pela sondagem feita há um ano, os forumers ainda consideravam Coimbra como a 3ª Cidade mais importante de Portugal, e eu digo ainda, porque a tendência tem sido para a diminuição das diferenças, pois tenho a certeza que em 1980, 1990, a diferença teria sido maior.

Em termos de PIB per capita, educação, saúde, ... Coimbra apresenta-se mais desenvolvida, mas Braga tem uma população cada vez mais superior a Coimbra, e tem uma forte dinámica, ao nível privado, pelo que penso que acabará também em termos de importância, considerada a 3ª cidade do país.

Relativamente ao tópico, estou ansioso para que o Espaço Guimarães abra, deve ser identico ao futuro Espaço Braga, dará para ter uma noção do que também vão fazer em Braga.
Karlussantus no está en línea   Reply With Quote
Old February 4th, 2009, 05:55 PM   #24
Wolf2009
Lobito for friends

Wolf2009's Avatar

Mas isso são dados dos censos de 2001,Segundo os meus dados são sebastião já deve ter quase 70.000 e Setúbal no seu todo urbano já deve ter quase 100.000 ou mais porque á freguesias que não param de crescer a niveis populacionais.

Old February 4th, 2009, 06:19 PM   #25
Império-CostaAzul
Pexito na Alma

Império-CostaAzul's Avatar

Likes (Received): 15

é verdade que setùbal tem crescido muito...
"Entre muralhas, defesa lusitana, surge um oásis chamado Costa Azul, nenhum caminho até hoje conhecido nos levará a tão estimado Paraíso, só aqui a natureza toma forma, assim bem na Arrábida, no Oceano, no Sado, formas cheias de vida, uma árvore, um roaz, uma gaivota. Aqui o Homem sempre sorriu ao futuro, numa união de terra, rio, serra e mar."

๑۩۞۩๑ Sesimbra ๑۩۞۩๑

Vila Pexita, Terra de Mar
Império-CostaAzul no está en línea   Reply With Quote
Old February 4th, 2009, 07:24 PM   #26
Karlussantus
Registered User

Sim, é verdade, mas:

Concelho; 1991 ; 2001 ; 2007 ;
Setubal ; 103.634h ; 113.934h ; 123.564h ;
Braga ; 141.256h ; 164.192h ; 175.063h ;

Concelho; Dif 1991-2007 ; Dif 1991-2007 % ; Dif 2001-2007 ; Dif 2001-2007 %
Setubal: +19.930h ; +19% ; +9.630h ; +8%
Braga: +33.807h ; +24% ; +10.871h ; +7%

Setubal concelho em termos absolutos continua a crescer menos que Braga concelho. Apesar de % entre 2001-2007 o INE apontar para um crescimento quase de 2% superior para Setubal.

De referir ainda que entre 1991 e 2001, enquanto os concelhos apresentavam esses crescimentos as cidades estatisticas do INE apontavam para um crescimento de Setubal cidade de 6,4%, enquanto que Braga cidade apresentava um crescimento de 23,3%.
Estes dados podem explicar-se na minha opinião, porque zonas mais isoladas do concelho de Braga estão a perder população, estando o concelho de Braga cada vez mais centralizado na zona urbana.
Old February 4th, 2009, 10:37 PM   #27
mourarq
Litoral Alentejano

mourarq's Avatar

Likes (Received): 226

gosto do edíficio

mourarq no está en línea   Reply With Quote
Old February 5th, 2009, 12:00 AM   #28
Guimaraes
Registered User

Guimaraes's Avatar

Likes (Received): 7

Atenção que ainda não é certo que o Guimaraes Plaza não abrirá nos actuais moldes... Para já todos os cenários são possíveis, pelo que, também a abertura do actual projecto é ainda possível... Vamos aguardar, mas acho que se abrisse não seria um espaço para estar às moscas!!! Em Guimarães há população mais do que suficiente para 3 megas empreendimentos.

Quanto ao Espaço Guimarães, é de facto um projecto estrondoso, e vai ter quase todas as lojas de referência, um belo espaço para entretenimento.
Guimaraes no está en línea   Reply With Quote
Old February 6th, 2009, 11:42 AM   #29
Bluesence
Registered User

Bluesence's Avatar

Likes (Received): 135

Tendo em conta a tendência para uma arquitectura pirosa que os CCs mais recentes parecem seguir, este até está bem decente.

Portugal
Bluesence no está en línea   Reply With Quote
Old February 6th, 2009, 04:17 PM   #30
PedroGabriel
BANNED

Likes (Received): 1

o ponto negativo que acho é que parece se reger por uma ideia de desenvolvimento suburbano, o que alias é comum aos shoppings portugueses, nao todos. Poderia estar em ambiente urbano e inserido nele. Nao sei se estará, mas um tipico empreendimento suburbano. Tendo em conta a dispersão territorial em Guimarães, até é coerente, mas...
PedroGabriel no está en línea   Reply With Quote
Old February 7th, 2009, 05:21 PM   #31
JpGuimarães
Registered User

JpGuimarães's Avatar

Quote:
Originally Posted by mister B View Post
tenho pena pelo guimaraes plaza, gostava da aparencia exterior do projecto e do proprio projecto...
Quanto ao ultimo paragrafo, o meu esta correcto, o teu parece-me errado, tens alguma fonte credivel para confirmar essa afirmacao?Entretanto sugiro-te outros pontos de vista que me parecem mais correctos.
Guimaraes, a indiscutivel cidade nao capital distrital, mais importante de Portugal...
Guimaraes, a indiscutivel cidade com o patrimonio arquitectonico mais bem cuidado em Portugal...
E tu tens para confirmar a tua?
Já sei... bla bla bla zona urbana com mais betão concentrado...do mesmo tamanho de Guimarães!
JpGuimarães no está en línea   Reply With Quote
Old February 7th, 2009, 05:23 PM   #32
JpGuimarães
Registered User

JpGuimarães's Avatar

Quote:
Originally Posted by Wolf2009 View Post
Assim é que é.
Ora nem mais, há-se ser 3ª em alguma coisa...
Braga é em concentração de betão em poucos metros quadrados...
As nossas também devem ter bons atributos, temos de pensar seriamente no assunto...
Old February 7th, 2009, 05:26 PM   #33
JpGuimarães
Registered User

JpGuimarães's Avatar

Quote:
Originally Posted by Karlussantus View Post
Se falamos ao nível populacional, fora das AM, e excluindo a Amadora e Gaia, a terceira cidade é Braga.Seguida para mim do Funchal, e só depois por Coimbra, mas nas cidades estatisticas do INE, Coimbra surge à frente do Funchal.
(Dados do INE 2001)

Depois vem a 3ª Cidade em termos de importância, e aí podem surgir as discussões mais acesas com argumentos diversos.
Como vimos pela sondagem feita há um ano, os forumers ainda consideravam Coimbra como a 3ª Cidade mais importante de Portugal, e eu digo ainda, porque a tendência tem sido para a diminuição das diferenças, pois tenho a certeza que em 1980, 1990, a diferença teria sido maior.

Em termos de PIB per capita, educação, saúde, ... Coimbra apresenta-se mais desenvolvida, mas Braga tem uma população cada vez mais superior a Coimbra, e tem uma forte dinámica, ao nível privado, pelo que penso que acabará também em termos de importância, considerada a 3ª cidade do país.

Relativamente ao tópico, estou ansioso para que o Espaço Guimarães abra, deve ser identico ao futuro Espaço Braga, dará para ter uma noção do que também vão fazer em Braga.
E os habitantes que moram num raio de 5 KM do centro não contam?É melhor então avisa-los que não podem frequentar o centro da cidade porque assim não contam para a estatistica...
Old February 7th, 2009, 05:33 PM   #34
JpGuimarães
Registered User

JpGuimarães's Avatar

Quote:
Originally Posted by PedroGabriel View Post
o ponto negativo que acho é que parece se reger por uma ideia de desenvolvimento suburbano, o que alias é comum aos shoppings portugueses, nao todos. Poderia estar em ambiente urbano e inserido nele. Nao sei se estará, mas um tipico empreendimento suburbano. Tendo em conta a dispersão territorial em Guimarães, até é coerente, mas...
Não é assim tão sub urbano...
Foi feito a pensar no crescimento da cidade no sentido deste espaço até 2012, e está ligado à centralidade de Silvares ( local onde está inserido).
Old February 7th, 2009, 05:34 PM   #35
JpGuimarães
Registered User

JpGuimarães's Avatar

Quote:
Originally Posted by Guimaraes View Post
Atenção que ainda não é certo que o Guimaraes Plaza não abrirá nos actuais moldes... Para já todos os cenários são possíveis, pelo que, também a abertura do actual projecto é ainda possível... Vamos aguardar, mas acho que se abrisse não seria um espaço para estar às moscas!!! Em Guimarães há população mais do que suficiente para 3 megas empreendimentos.

Quanto ao Espaço Guimarães, é de facto um projecto estrondoso, e vai ter quase todas as lojas de referência, um belo espaço para entretenimento.
Concordo plenamente contigo...
Old February 7th, 2009, 05:37 PM   #36
JpGuimarães
Registered User

JpGuimarães's Avatar

Quote:
Originally Posted by Karlussantus View Post
Se falamos ao nível populacional, fora das AM, e excluindo a Amadora e Gaia, a terceira cidade é Braga.
Seguida para mim do Funchal, e só depois por Coimbra, mas nas cidades estatisticas do INE, Coimbra surge à frente do Funchal.
(Dados do INE 2001)

Sonhar faz bem e alegra a alma...
Penso exactamente o mesmo que tu... mas para Guimarães no futuro!
Old February 7th, 2009, 06:00 PM   #37
Karlussantus
Registered User

Quote:
E os habitantes que moram num raio de 5 KM do centro não contam?É melhor então avisa-los que não podem frequentar o centro da cidade porque assim não contam para a estatistica...
Contam para uma análise que se faça à área de influencia de Guimarães, ou uma área "metropolitana" ou urbanizada em torno de Guimarães que tende a funcionar como uma só.

Mas é diferente de Cidade continua.
Por exemplo no caso de Coimbra, na minha opinião ao irem até Trouxemil e até Taveiro acabaram por incluir zonas que não são propriamente a cidade continua de Coimbra, mas que funcionam como uma mesma área urbana.
No caso de Guimarães foram até Gondar, mas deixaram outras zonas de fora. Até Gondar não é nitidamente cidade continua, ainda há grande descontinuidade.
Em Braga a Norte, se vires cortaram logo à saída da zona urbana, as N101 e N201, e por 4 km, essa zona muito urbanizada funciona como uma só com a cidade, e podia perfeitamente ter sido incluida.
Old February 7th, 2009, 06:01 PM   #38
Karlussantus
Registered User

Quote:
Sonhar faz bem e alegra a alma...
Penso exactamente o mesmo que tu... mas para Guimarães no futuro!
Fazes bem!
Sonhar faz bem!
Old February 8th, 2009, 07:57 AM   #39
daniel322
Registered User

Likes (Received): 322

..e não paga imposto.. por enquanto..
daniel322 no está en línea   Reply With Quote
Old February 9th, 2009, 01:14 PM   #40
BRG
Registered User

Likes (Received): 0

Quote:
Ora nem mais, há-se ser 3ª em alguma coisa...
Braga é em concentração de betão em poucos metros quadrados...
As nossas também devem ter bons atributos, temos de pensar seriamente no assunto...
Caro JpGuimarães,

Como já referiu varias vezes Guimarães em tamanho é “equivalente” a Braga. Tendo em conta que considera que em Braga é a zona com mais betão, então pergunto-lhe:

A população de Guimarães vivem onde? Em palhotas ou em casas de pedras? Ou será que são contratados arquitectos conceituados para fazer todas as casas e prédios do concelho?

As suas afirmações neste fórum só têm tido um sentido:

“Orgulhosamente sós” porque nos é que somos bons!

Ainda bem que o JpGuimarães é apenas um dos 165 mil que vivem no seu concelho…

PS- Quanto ao Espaço Guimarães parece ser um C.C. bem projectado que vais ajudar a criar empregos.
BRG no está en línea   Reply With Quote

Reply

Thread Tools

Posting Rules