daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Gerais > Infraestrutura e Transporte



Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.


Reply

 
Thread Tools
Old May 20th, 2008, 10:54 PM   #1
D'Neto
-
 
D'Neto's Avatar
 
Join Date: Aug 2006
Location: Aldeia Aldeota
Posts: 10,082
Likes (Received): 416

Começam as obras do Transfor | Uma revolução na infra-estrutura urbana de Fortaleza

Obras do Transfor são iniciadas

As obras do Plano de Transporte Urbano de Fortaleza (Transfor) foram iniciadas ontem, com o início da ampliação da avenida Sargento Hermínio e da rua Justiniano de Serpa

20/05/2008 00:48

A avenida Sargento Hermínio já não suporta mais. A via é estreita, os carros trafegam nos dois sentidos e o fluxo é intenso. "Entre as 17 e 19 horas é horrível! De manhã cedo também. Aqui tá sufocado, já. Era pra ter duplicado há muito tempo", reclama o representante comercial, Renato Rebouças, 58. A idéia é antiga mesmo. Há muito se fala no alargamento da via. Na altura dos trilhos, alguns imóveis já foram desapropriados e derrubados, mas as obras estavam paralisadas desde o fim da gestão do ex-prefeito Juraci Magalhães, em 2004. Ontem, elas foram retomadas.

Às 14 horas de hoje, a prefeita Luizianne Lins realiza, em seu gabinete, solenidade de inauguração das obras, que integram o Plano de Transporte Urbano de Fortaleza (Transfor). Além da duplicação da avenida Sargento Hermínio, também foi iniciado ontem o alargamento da rua Justiniano de Serpa, que liga a avenida Domingos Olímpio à Bezerra de Menezes. Lá, o trânsito também flui com lentidão. De acordo com o coordenador do Transfor, Daniel Lustosa, o início do Transfor representa um marco, pois são obras necessárias à cidade, trazendo "melhora substancial para a mobilidade do município de Fortaleza". As duas primeiras intervenções trarão melhorias para a ligação entre os terminais de Antônio Bezerra e Papicu.

A avenida Sargento Hermínio passará por intervenção desde a avenida José Bastos, na altura do trilho, até a avenida Coronel Carvalho. A via terá largura de 27,4 metros. Hoje, tem de 12 a 16 metros. "Vai ser dotada de duas faixas de tráfego por sentido, com ciclovia no canteiro central, calçadas padronizadas e contínuas, dentro de um conceito de acessibilidade universal", explica, acrescentando que a previsão para conclusão é de 11 meses.

Já na rua Justiniano de Serpa, o trecho é mais curto. Deixará de ter entre 12 e 16 metros de largura e passará a 30. Serão três faixas de trânsito por sentido. Seis ao todo. Haverá canteiro central e faixa exclusiva para transporte coletivo. "Hoje ela é um sentido só. Vai passar a ter dois. Com calçadas padronizadas e acessíveis da mesma forma da avenida Sargento Hermínio", completa. A intenção é concluir as obras da Sargento Hermínio em 11 meses e da Justiniano de Serpa em três meses.

Esse é apenas o início do Transfor. Segundo Lustosa, nas próximas semanas, outras obras do Plano serão iniciadas, como a restauração da avenida Luciano Carneiro, que inclui drenagem, pavimentação, construção de calçada, canteiro central, iluminação, urbanização. Outras vias que passarão por intervenções são Domingos Olímpio, Humberto Monte, Jovita Feitosa, 13 de Maio e Pontes Vieira. Serão realizadas obras também nos terminais de Antônio Bezerra e Papicu. "Essas são obras que devem ser iniciadas ainda nessa gestão. Todas estão com orçamento garantido, por um contrato de financiamento entre a Prefeitura e o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento)", destaca.

Conforme Lustosa, as ações do Transfor estão interligadas com as da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor). "Os dois projetos são importantíssimos para a cidade. Estão sendo pensados para serem implantados de forma integrada. Ambos têm importância e investimento muito altos e são de suma importância paro o município e região metropolitana. Eles estão integrados, casados".


E-MAIS

O Plano de Transporte Urbano de Fortaleza (Transfor) é uma proposta antiga. Segundo o coordenador do Plano, Daniel Lustosa, a primeira ação concreta do Transfor ocorreu em agosto de 1997, com o encaminhamento da carta-consulta ao Governo Federal, para fins de pleitear o financiamento. Antes, era conhecido como Bidfor.


TRANSFOR

O Programa de Transporte Urbano de Fortaleza (Transfor) tem o objetivo de solucionar ou minimizar problemas e carências existentes atualmente no transporte público e na circulação viária metropolitana da Capital. O plano possui vários projetos de alargamento, duplicação de vias, criação de corredores de ônibus, viadutos, melhoria de vias e interligação de outras.

O Transfor está dividido em duas etapas, que serão executadas simultaneamente. A primeira conta com dois lotes. O lote 1 abrange a reforma e ampliação de terminais do Antônio Bezerra e Papicu, construção de corredores de transporte pelas avenidas Mister Hull, Bezerra de Menezes, rua Justiniano de Serpa, avenidas Domingos Olímpio, Antônio Sales e Engenheiro Santana Júnior. A previsão de execução é de dois anos.

O lote 2 prevê alargamento e restauração viárias das avenidas Sargento Hermínio, Dr. Theberge, restauração das avenidas Jovita Feitosa, 13 de Maio, Pontes Vieira, Luciano Carneiro, Humberto Monte. O lote 2 tem prazo de execução de três anos. Segundo Daniel Lustosa, o cronograma de execução das obras está sendo estritamente seguido.

A segunda etapa do transfor será lançada ano que vem. Serão licitados os corredores de transporte que ligam os bairros do Conjunto Ceará e Siqueira ao Centro.
D'Neto no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links
 
Old May 21st, 2008, 12:45 AM   #2
PedroLacerda
Registered User
 
PedroLacerda's Avatar
 
Join Date: May 2007
Location: Vancouver
Posts: 11,003
Likes (Received): 359

Fotos?

Meu Deus... quando eu for em fortaleza nem vou reconhecer mais!
__________________
Maple leaf.
PedroLacerda no está en línea   Reply With Quote
Old May 21st, 2008, 03:42 PM   #3
D'Neto
-
 
D'Neto's Avatar
 
Join Date: Aug 2006
Location: Aldeia Aldeota
Posts: 10,082
Likes (Received): 416

TRANSFOR

Primeira etapa:



A Prefeitura afirma que, por meio do Transfor, 142 milhões de dólares serão investidos em infra-estrutura urbana

Apesar de terem começado na última segunda-feira, a prefeita Luizianne Lins só oficializou na tarde de ontem o início das obras do Programa de Transporte Urbano de Fortaleza (Transfor). O motivo do desencontro se deveu, segundo a Prefeitura, a compromissos de gestão. As primeiras vias a passarem por transformações são a Av. Sargento Hermínio e a Rua Justiniano de Serpa.

De acordo com o coordenador do programa, Daniel Lustosa, além do alargamento, as vias devem passar por obras de drenagem de águas pluviais. A partir da próxima segunda-feira, conforme Lustosa, começa a restauração da Avenida Luciano Carneiro. Na seqüência, avenidas Humberto Monte, Jovita Feitosa, Treze de Maio, Pontes Vieira e Domingos Olímpio. Obras nos terminais de integração — Papicu e Antônio Bezerra — também estão previstas nesta primeira etapa do Transfor.

“Nessas vias, são restaurações. Nos terminais, ampliações”, esclarece o coordenador do programa. Ainda segundo ele, a primeira fase deve envolver um aporte de R$ 196 milhões e a licitação dos dois primeiros lotes. O primeiro deles — cujo consórcio vencedor é formado pelas empresas Queiroz Galvão e Galvão Engenharia — refere-se à interligação dos terminais de integração Antônio Bezerra e Papicu.

Já o segundo, a ser executado pelo consórcio formado entre a Empresa Industrial Técnica S/A (EIT) e a construtora Marquise, corresponde a duplicações e restaurações viárias. A previsão de término desses lotes é 2010.

Na exposição feita por Lustosa na tarde de ontem, no total, estão previstos 23 quilômetros de restaurações viárias; 45km de corredores de transporte; 164km de calçadas; 82km de rede de drenagem; 14km de duplicações e alargamentos viários; 30km de ciclovias; e 12 obras d’artes — túneis, viadutos e passarelas.

Completam as mudanças, 122 semáforos “inteligentes” (que se adequam ao fluxo de veículos com o objetivo de contribuir para a redução do volume de tráfego); renovação da frota com a aquisição de 200 ônibus acessíveis e articulados, cada um com a capacidade de transportar até 160 pessoas; ampliação e humanização de quatro terminais de integração. Por meio do Transfor, afirma a prefeitura, 142 milhões de dólares (em torno de R$ 234 milhões) serão investidos em infra-estrutura urbana.

No discurso, Luizianne destacou que Fortaleza espera pelo Transfor desde 1996. Fato esse, entre outros, que também vai exigir das empresas envolvidas nas obras, ressaltou Luizianne, cumprimento dos prazos de entrega das etapas e o melhor em mão-de-obra, materiais e equipamentos. “Dívidas da gestão anterior foram um dos problemas que nos impediram de dar início a essa idéia antes, mas agora sabemos que vai dar certo”.

A prefeita atribuiu, ainda, o caos no trânsito de Fortaleza à “popularização de alguns produtos” que, segundo ela, passou a existir com o governo Lula. “As pessoas têm um poder aquisitivo maior para comprar, por exemplo, carros populares. Por isso, esse índice elevado de congestionamentos”. A chefe do Executivo Municipal também responsabilizou o crescimento da população. “É por razões como essa que o Transfor vai trazer corredores exclusivos para o transporte público”.

Só durante a solenidade, a prefeita foi avisada por alguns presentes que as obras já haviam começado na segunda-feira passada. “A gente, primeiro, começa a obra para depois oficializá-la. Age para só então dizer que fez”, justificou. Em defesa da prefeita, o secretário Municipal de Infra-estrutura e Controle Urbano, Luciano Feijão, afirmou que o Transfor dá continuidade à política de mobilidade urbana da gestão, que se completa com iniciativas, como a tarifa social aos domingos e o congelamento da passagem de ônibus.


OBRAS
Segunda etapa do projeto


A ser lançada ano que vem, a segunda etapa de obras — de acordo com o resumo do programa apresentado ontem pelo coordenador do Transfor, Daniel Lustosa — contempla o corredor formado pelas avenidas Fernandes Távora e Expedicionários. Ele terá a extensão de 15,6 quilômetros e ciclovia de 4,2km. Nele, também está prevista a construção de um viaduto entre as vias XV de Novembro e Senador Carlos Jereissati. Deve beneficiar ainda o terminal de integração da Parangaba.

Na terceira etapa, o corredor Augusto dos Anjos / José Bastos vai ter a extensão de 11,6 quilômetros e 6,8km de ciclovia. Prevê-se benfeitorias no terminal de integração do Siqueira e a implantação de 42 semáforos do Controle de Tráfego em Área de Fortaleza (CTAFOR), divisão da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania de Fortaleza (AMC) que tem a responsabilidade de gerenciar os semáforos da cidade. Além da instalação de uma câmera do Circuito Fechado de TV (CFTV).

Com relação à primeira etapa, ainda deve ocorrer a drenagem, a pavimentação e a urbanização das vias Mister Hull, Bezerra de Menezes, Aguanambi, Antônio Sales, Engenheiro Santana Júnior, Desembargador Lauro Nogueira, Jangadeiro, Monsenhor Catão, Beni de Carvalho, Padre Valdevino, J. da Penha e João Brígido. E alargamentos das vias Padre Pedro de Alencar, Lauro Vieira Chaves, Desembargador Praxedes e Dr. Theberge.
D'Neto no está en línea   Reply With Quote
Old May 21st, 2008, 06:37 PM   #4
Freire
--- x ----
 
Freire's Avatar
 
Join Date: May 2007
Location: Fortaleza
Posts: 1,030
Likes (Received): 22



Nossa a Avenida Sargento Herminio precisava mesmo ser uma das primeiras, a região onde ela se encontra é completamente saturada (São Gerardo e Jacarecanga) e além disso, por conta da paralisação da obra de duplicação anos atrás, o cenário parece até o de Bagdá com tudo destruido e meio abandonado...Noticia muito boa !!!!

No mais o TRANSFOR realmente vai melhorar a infra-estrutura urbana de Fortaleza, é sem dúvida um projeto grandioso, iniciado ainda na época do Juraci (1996)...Espero que q saia todo do papel e não seja apenas uma "propaganda" da atual Prefeitura para ganhar votos da classe média.

__________________
I Gotta Feeling
Freire no está en línea   Reply With Quote
Old May 22nd, 2008, 01:18 AM   #5
amthiago
Direito Urbanístico
 
amthiago's Avatar
 
Join Date: Jul 2006
Posts: 775
Likes (Received): 0

Duvido que essa obra ande mesmo e saia bem feita com a atual administração municipal.


A prefeita e sua equipe não têm competência nem mesmo para eloborar um edital de licitação. e quando fazem, são cheios de irregularidades para beneficiar seus "cumpanhêrus".
amthiago no está en línea   Reply With Quote
Old May 22nd, 2008, 01:34 AM   #6
Kaique
Registered User
 
Kaique's Avatar
 
Join Date: Aug 2006
Location: Fortaleza/Balneário Camboriú
Posts: 7,106
Likes (Received): 127

Nada como um ano eleitoral para desengavetar projetos antigos.

Esse corredor de ônibus é um pretexto para abandonarem os planos de uma linha de metrô Leste-Oeste.

Ao menos espero que reduza o tempo de viagem de 1:10 para uns 45min entre Antônio Bezerra e Pa+icú
Kaique no está en línea   Reply With Quote
Old May 22nd, 2008, 07:26 AM   #7
Antonio Sérgio
Registered User
 
Antonio Sérgio's Avatar
 
Join Date: Oct 2007
Location: IGUATU-CE/CARAUBAS-RN/MORO EM SAMPA
Posts: 457
Likes (Received): 2

Já tinha lido sobre essa obra antes, mas agora parece que finalmente sai. Espero que não fique apenas na promessa política.
Antonio Sérgio no está en línea   Reply With Quote
Old May 22nd, 2008, 07:33 AM   #8
MasterPE
Registered User
 
MasterPE's Avatar
 
Join Date: Jan 2007
Location: Pernambuco
Posts: 5,428
Likes (Received): 30

Quote:
Originally Posted by amthiago View Post
Duvido que essa obra ande mesmo e saia bem feita com a atual administração municipal.


A prefeita e sua equipe não têm competência nem mesmo para eloborar um edital de licitação. e quando fazem, são cheios de irregularidades para beneficiar seus "cumpanhêrus".
Tu parece que torce contra teu próprio estado por motivação política.Essa politicagem foi que ferrou PE nos anos 90 como estavámos dizendo.
MasterPE no está en línea   Reply With Quote
Old May 22nd, 2008, 11:08 PM   #9
amthiago
Direito Urbanístico
 
amthiago's Avatar
 
Join Date: Jul 2006
Posts: 775
Likes (Received): 0

Quote:
Originally Posted by MasterPE View Post
Tu parece que torce contra teu próprio estado por motivação política.Essa politicagem foi que ferrou PE nos anos 90 como estavámos dizendo.
Falo como um cidadão consciente. Votei nessa maluca do PT no segundo turno pro candidato do dem não ganhar.

Não ligo "muito" pra os partidos. No Brasil isso nao é possivel.

Mas de fato a atual administração da cidade é um desastre, em todas as esferas: economico, social, estrutural, transporte publico, etc.

Se eu te disser que ele não cumpriu uma só promessa de campanha até hoje você acredita?: E olha que fois graças a eleas que a maluca ganhaou, pois foram bem apelativas e tiveram muito impacto.
amthiago no está en línea   Reply With Quote
Old May 23rd, 2008, 12:28 AM   #10
CEARENSE
É apenas recalque...
 
CEARENSE's Avatar
 
Join Date: Dec 2006
Location: Fortaleza
Posts: 5,177
Likes (Received): 828

eu tbm não ligo muito para partidos, mas que esse ano sai, SAI SIM, pq é ano POLÍTICO minha gente vivaaaaaa (q ridículo tá bom.. foi péssimo)

mas essas obras ja eram pra ter sido feitas NO INICIO DA DECADA DE 90, estamos muito atrasados em relação a nossa necessidade, acho que qualquer cidade média deve ter uma malha viaria melhor q Fortal city, é vergonhoso, aqui as ruas de grande trafego ja estão entupidas, o que vai resolver melhor mesmo é a vinda das 3 linhas do metrô JUNTO COM a criação dos corredores de acesso, claro.

VAMU Q VAMO (vai... do jeito vai... se não um dia... a casa CAI, minina vái ! )
__________________
"Nós fomos os únicos a vaiar o sol e amar um bode cachaceiro que derrubou uma oligarquia"

My threads:
CEARENSE no está en línea   Reply With Quote
Old May 23rd, 2008, 12:36 AM   #11
Kaique
Registered User
 
Kaique's Avatar
 
Join Date: Aug 2006
Location: Fortaleza/Balneário Camboriú
Posts: 7,106
Likes (Received): 127

E três linha que quando inauguradas não vão atender a todos.
A cidade deveria ter uma rede básica com umas 5 linhas interligadas e integradas à outros transportes

Construir muito, mas muito mais conjuntps habitacionais para os 700mil favelados
Kaique no está en línea   Reply With Quote
Old May 23rd, 2008, 12:39 AM   #12
CEARENSE
É apenas recalque...
 
CEARENSE's Avatar
 
Join Date: Dec 2006
Location: Fortaleza
Posts: 5,177
Likes (Received): 828

hauahauahauaha

KAIQUE BRITO, menos cumpadi, tu ja ta viajando de novo ! hauahau



vaila jová, tu ta vendo ai a poutaria ??? hauahau
__________________
"Nós fomos os únicos a vaiar o sol e amar um bode cachaceiro que derrubou uma oligarquia"

My threads:
CEARENSE no está en línea   Reply With Quote
Old May 23rd, 2008, 02:54 PM   #13
Manilov
Registered User
 
Manilov's Avatar
 
Join Date: Nov 2007
Location: Quixadá / Fortaleza
Posts: 1,294
Likes (Received): 101

Quote:
Originally Posted by amthiago View Post
Falo como um cidadão consciente. Votei nessa maluca do PT no segundo turno pro candidato do dem não ganhar.

Não ligo "muito" pra os partidos. No Brasil isso nao é possivel.

Mas de fato a atual administração da cidade é um desastre, em todas as esferas: economico, social, estrutural, transporte publico, etc.

Se eu te disser que ele não cumpriu uma só promessa de campanha até hoje você acredita?: E olha que fois graças a eleas que a maluca ganhaou, pois foram bem apelativas e tiveram muito impacto.
Concordo em gênero, número e grau. E também votei nela só pros demônios não ganharem...
__________________
Minhas fotos de Fortaleza
Manilov no está en línea   Reply With Quote
Old May 25th, 2008, 09:41 PM   #14
heyarth
Genius Rayearth
 
heyarth's Avatar
 
Join Date: Jul 2007
Location: Brazil
Posts: 999
Likes (Received): 2

será que a linha de metro leste-oeste vai sair??
uma das linhas mais importantes na minha opinião...
heyarth no está en línea   Reply With Quote
Old May 25th, 2008, 10:43 PM   #15
D'Neto
-
 
D'Neto's Avatar
 
Join Date: Aug 2006
Location: Aldeia Aldeota
Posts: 10,082
Likes (Received): 416

^está em fase de licitação e estudos. A Copa de 2014 me faz surgir a esperança de que essa linha saia.
D'Neto no está en línea   Reply With Quote
Old May 25th, 2008, 11:02 PM   #16
amthiago
Direito Urbanístico
 
amthiago's Avatar
 
Join Date: Jul 2006
Posts: 775
Likes (Received): 0

Não tava sabendo que a licitação saia ainda neste ano. Na verdade, quando se trata de obra de competência federal no Ceara, no caso da Infraero, eu sempre fico pessimista devido a má vontade do governo lula com o estado.

Espero que saia mesmo então.


ops, errei de thread

Last edited by amthiago; May 25th, 2008 at 11:18 PM.
amthiago no está en línea   Reply With Quote
Old May 26th, 2008, 06:07 PM   #17
heyarth
Genius Rayearth
 
heyarth's Avatar
 
Join Date: Jul 2007
Location: Brazil
Posts: 999
Likes (Received): 2

Quote:
Originally Posted by NeToFZ View Post
^está em fase de licitação e estudos. A Copa de 2014 me faz surgir a esperança de que essa linha saia.
Se é por causa da copa, então terá alguma extenção da linha até o aeroporto e tbm até o estádio...Vamos torcer para que isso se concretize...
heyarth no está en línea   Reply With Quote
Old June 16th, 2008, 08:12 PM   #18
brunobca
Registered User
 
Join Date: Jun 2008
Location: Fortaleza/CE
Posts: 98
Likes (Received): 0

Deviam alargar o começo da Washington Soares também, em frente a entrada nova do Iguatemi, lá é congestionamento constante. Os imóveis em sua maioria já sao recuados. Acho que só não fizeram isso antes por causa do lobby do Iguatemi.
brunobca no está en línea   Reply With Quote
Old June 16th, 2008, 09:02 PM   #19
Compton_
From Siará
 
Compton_'s Avatar
 
Join Date: May 2004
Location: Fortaleza/Sobral
Posts: 1,548
Likes (Received): 77

A linha leste é a única que pretende contemplar o novo centro financeiro da cidade (Aldeota), portanto só com a construção dela veremos melhorias significativas no trânsito dessa região que é o pior da cidade. E se extenderem a linha até a Unifor será melhor ainda. Os engarrafamentos perto da Unifor são inacreditáveis, ali concentra muitas faculdades, todo mundo conhece alguém que estuda na Unifor (não é, Faelsim?). Nem consigo imaginar o quão melhor ficará o trânsito de Fortal se a linha leste por debaixo da Santos Dumont sair do papel. Imaginem o tempo que será economizado por uma empregada doméstica que sai diariamente lá de Maracanaú pra Aldeota, por exemplo, qdo a rede de metrô estiver concluída?!
Compton_ no está en línea   Reply With Quote
Old June 17th, 2008, 05:32 AM   #20
amthiago
Direito Urbanístico
 
amthiago's Avatar
 
Join Date: Jul 2006
Posts: 775
Likes (Received): 0

Eles linhas para maracanau e caucaia vão ajudar a diminuir a pressão que a imigração faz sobre a cidade. As invasões e favelização da cidade diminuirão pois agora os pobres vão poder morar longe e ainda assim trabalhar na capital.

Só tenho medo pelo fato disso estar sendo levado por essa atual gestão ultra incompetente.
amthiago no está en línea   Reply With Quote


Reply

Thread Tools

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off



All times are GMT +2. The time now is 08:47 AM.


Powered by vBulletin® Version 3.8.8 Beta 1
Copyright ©2000 - 2014, vBulletin Solutions, Inc.
Feedback Buttons provided by Advanced Post Thanks / Like v3.2.5 (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2014 DragonByte Technologies Ltd.

vBulletin Optimisation provided by vB Optimise (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2014 DragonByte Technologies Ltd.

SkyscraperCity ☆ In Urbanity We trust ☆ about us | privacy policy | DMCA policy

Hosted by Blacksun, dedicated to this site too!
Forum server management by DaiTengu