daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy (aug.2, 2013) | DMCA policy | flipboard magazine

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Norte > Notícias da Região

Reply
 
Thread Tools
Old May 26th, 2008, 12:05 AM   #1
Davizão AC
DAVI
 
Davizão AC's Avatar
 
Join Date: Jan 2005
Location: Rio Branco- Acre
Posts: 2,443
Likes (Received): 127

Acre atinge a frota de 100 mil veículos

Diretor do Detran revela que cerca de 1.200 carros estão sendo emplacados por mês e que as vias de Rio Branco já não suportam a frota existente




RENATA BRASILEIRO

Não existe mais horário do rush em Rio Branco. Toda hora é hora. Basta sair de carro para perceber que as filas de veículos não andam e que, na tentativa de escapar de todo aquele estresse do trânsito, os condutores optam pela opção errada, como ultrapassar na contramão, desrespeitar sinal vermelho e faixa de pedestre, subir em calçadas e buzinar, buzinar muito, até irritar e causar briga.

Tentativas mal-sucedidas. O que os condutores conseguem com isso é provocar mais congestionamento, mais acidentes e mais atrasos. Se o tempo de cada sinal fosse respeitado, por exemplo, as filas fluiriam em ordem. Porém, ainda falta consciência para entender que é assim que o trânsito funciona, segundo o diretor do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Cezário Braga

“Somente este ano já foram registrados 1.500 acidentes de trânsito. É um número consideravelmente alto e se formos buscar a causa deles, a maioria está relacionada à imprudência”, destacou o diretor.

Segundo ele, um dos maiores agravantes é a frota de veículos que o Acre suporta hoje: 100 mil. Deste total, 80 mil circulam em Rio Branco e o restante no interior, com maior concentração em Cruzeiro do Sul. Cezário afirma que o montante já extrapola a capacidade das vias e que, por esse motivo, aliado à imprudência, um acidente é provocado com maior facilidade.

“Em 2000 o Estado possuía 35 mil veículos. Esse aumento expressivo se deve ao bom momento de estabilidade financeira que os acreanos vivem. Vendo por esse lado, é algo positivo, mas pelo lado do trânsito, é um caos”, reforçou.

Para garantir que nada saia da normalidade, o Detran tem trabalhado algumas ações que visam manter um controle. Recentemente, 160 agentes do 5º Batalhão, Pelotão Escolar e Comando de Operações Especiais (COE) foram formados no curso de Agentes de Trânsito. Até então, o efetivo da Companhia de Trânsito do Acre (Ciatran) era de 140, sendo que 40 deles atuam no posto fiscal da Tucandeira.

“Tínhamos essa necessidade de aumentar o efetivo da Ciatran, que já não era mais suficiente. Quando a guarnição da PM está fazendo patrulhamento nos bairros, ela só faz isso, não pode atender acidentes de trânsito, apenas comunicar aos agentes o ocorrido. Por isso fizemos um contato com o comando da Polícia Militar para credenciar novos agentes, e isso já foi feito”, completou.

Os agentes já começaram a trabalhar com blitze em pontos estratégicos de Rio Branco, na tentativa de coibir certas infrações. “No Parque da Maternidade, por exemplo, é muito comum flagrar excessos de velocidade e veículos com caracteres adulterados”, destacou.

Em entrevista ao Página 20, Cezário falou mais detalhadamente sobre a educação dos condutores, a frota excessiva de veículos no Estado e o que o governo tem feito para reduzir o caos nas vias de Rio Branco, entre outros assuntos.

Página 20: Rio Branco enfrenta uma crise de congestionamento no trânsito. A que se deve esse problema?
Cezário Braga: O problema do trânsito é um problema mundial e nacional, não é só de Rio Branco. O grande número de veículos que nós temos na capital, que também é considerável em Cruzeiro do Sul, se dá por conta da estabilidade econômica do país. Já verificamos que há um crescimento de 1.200 veículos novos ao mês. As nossas ruas já não suportam o número de veículos. A grande saída é investir maciçamente em transporte coletivo de qualidade. Assim a população vai poder estar se deslocando tranquilamente para o trabalho, para escola ou faculdade. Você pode verificar que em direção a Ufac e a Uninorte existe um congestionamento diário muito grande e nos estacionamentos dessas faculdades você vai encontrar muitos veículos. Portanto o problema mesmo é o crescimento exagerado da frota que impossibilita o tráfego de veículos numa velocidade normal, principalmente no Centro da cidade.

Página 20: Qual a frota de veículos da capital e qual seria a ideal de acordo com a capacidade das vias?
Cezário Braga: Nós tínhamos em 2000, 35 mil veículos no Estado inteiro. Hoje nós temos 100 mil veículos, quase 80 mil só em Rio Branco. Eu não poderia dizer qual seria a frota ideal, mas o que tem de veículos hoje circulando já excede a capacidade das nossas vias. É claro que o governo tem investido e investido muito nas nossas vias. Nós temos a Via Chico Mendes, a Nova Avenida Ceará, a Antônio da Rocha Viana, Via verde, o Parque do Tucumã, o Parque da Maternidade, que são obras que vieram para melhorar a trafegabilidade das nossas ruas, para escoar melhor o trânsito. Mas o número de veículos é muito grande. Só mesmo um transporte coletivo de qualidade para melhorar o trânsito em Rio Branco.

Página 20: A mudança de sentidos de algumas vias e a duplicação de outras trouxeram melhorias para o trânsito ou ainda são insuficientes?
Cezário Braga: Trouxeram melhorias, com certeza. A Nova Ceará melhorou consideravelmente o trânsito. Fizemos algumas adequações após a mudança considerando o fluxo de veículos. Então, a gente percebe que mudou, sim. Porém, como eu estava falando, a cada dia tem novos veículos nas vias e a cada dia vai aumento mais o problema dos engarrafamentos.

Página 20: Com a política do Detran de conscientizar antes de punir, que melhorias já podem ser observadas?
Cezário Braga: Veja só, nós começamos o trabalho de Educação de Trânsito aqui no Detran em 1999 até 2001 com crianças de 10 e 12 anos. Hoje essas crianças são condutores de veículos e pelas nossas estatísticas os grandes infratores não são os jovens e sim o homem maduro, que na verdade são também as maiores vítimas fatais em acidentes de trânsito. Então o trabalho educativo é super importante, como o próprio jargão diz ‘educação é tudo’. E no trânsito não pode ser diferente. Nós temos feito um trabalho com a equipe de Educação de Trânsito nas escolas, pois temos trabalhado muito com os jovens, e em blitz educativa também. Mas a gente sempre fala: independente de qualquer ação de fiscalização de Engenharia e também de Educação, é necessário que a população tenha uma mudança comportamental com relação ao trânsito, que veja o trânsito de outra forma. O trânsito é uma verdadeira guerra, se a gente não estiver atento e não perceber o que está acontecendo com o nosso vizinho, com o nosso parente e com o nosso amigo, fatalmente estaremos envolvido em um acidente de transito. Então, é importante que tenhamos uma mudança de comportamento no trânsito para que possamos contribuir para a melhoria dele.

Página 20: Qual a prioridade do Detran hoje?
Cezário Braga: A nossa prioridade é educar e fiscalizar.

Fonte: http://www2.uol.com.br/pagina20/2505...0525052008.htm
Foto: Diego Gurgel - http://www.flickr.com/photos/gurgel/2103504148/
__________________
Minhas fotos de Rio Branco no flickr®
Davizão AC no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links
 
Old May 26th, 2008, 02:54 AM   #2
Sr. Jirau
SSC Brasil
 
Sr. Jirau's Avatar
 
Join Date: Oct 2005
Location: Porto Velho-RO
Posts: 3,563
Likes (Received): 101

Qual a frota da cidade de Rio Branco?

Aqui em Porto Velho temos mais de 100 mil veículos e também já estamos vivendo o caos!

sdçs..
Sr. Jirau no está en línea   Reply With Quote
Old May 26th, 2008, 03:48 AM   #3
Rondon
O mundo num feixe de luz
 
Rondon's Avatar
 
Join Date: Apr 2006
Location: Porto Velho, RO
Posts: 18,610
Likes (Received): 997

Quase 80 mil, está na notícia...
Rondon no está en línea   Reply With Quote
Old May 26th, 2008, 03:52 AM   #4
Sr. Jirau
SSC Brasil
 
Sr. Jirau's Avatar
 
Join Date: Oct 2005
Location: Porto Velho-RO
Posts: 3,563
Likes (Received): 101



Verdade, desculpa. Li tudo mas passou despercebido.

sdçs..
Sr. Jirau no está en línea   Reply With Quote
Old May 26th, 2008, 04:05 AM   #5
Rondon
O mundo num feixe de luz
 
Rondon's Avatar
 
Join Date: Apr 2006
Location: Porto Velho, RO
Posts: 18,610
Likes (Received): 997

Quote:
Originally Posted by AmazoN-MaN View Post
Qual a frota da cidade de Rio Branco?

Aqui em Porto Velho temos mais de 100 mil veículos e também já estamos vivendo o caos!

sdçs..
A melhoria na infra-estrutura leva a melhoria no trânsito. Não acredito que Porto Velho esteja vivendo o caos, acredito que Porto Velho possa ter pontos que possam ser melhorados e reestruturados (como por exemplo, a duplicação da Caúla), com isso, os veículos e as pessoas trafegam com mais facilidade.

Porto Velho é uma cidade que tem um desenho viário muito bom (com várias alternativas), algumas intervenções necessárias são suficientes para acompanhar a evolução da frota da cidade.
Rondon no está en línea   Reply With Quote
Old May 26th, 2008, 04:30 AM   #6
Sr. Jirau
SSC Brasil
 
Sr. Jirau's Avatar
 
Join Date: Oct 2005
Location: Porto Velho-RO
Posts: 3,563
Likes (Received): 101

Quando eu disse "caos" me referi a hora do rush, literalmente. Me expressei mal, no caso.

Já passei por mal bocados indo pra faculdade várias vezes. Uma vez peguei um congestionamento lascado na Jorge Teixeira. Eu levei mais de 35 minutos pra ir da rodoviária até chegar na ULBRA, onde num horário de fluxo normal faço esse trajeto em menos de 4 minutos. Eu ria para não chorar.

sdçs..
Sr. Jirau no está en línea   Reply With Quote
Old May 26th, 2008, 05:34 AM   #7
fialho
Fialho
 
fialho's Avatar
 
Join Date: Dec 2006
Location: Rio Branco - Acre
Posts: 3,075

Aqui em Rio Branco não acho que esteja exatamente um caos. Em alguns horários e em alguns lugares fica difícil dirigir, mas nada que se compare aos piores congestionamentos de uma cidade grande. O aumento da frota sinaliza a importância de investimentos nas vias, de melhorias no trânsito, enfim, mas não chegamos num ponto em que se precise limitar o tráfego de veículos ou algo do tipo. Uma coisa interessante que tem acontecido é a construção de órgãos públicos e universidades em áreas mais distantes do centro atual, especialmente na área do "novo centro", essa descentralização já ajuda muito, além da duplicação de algumas vias.
fialho no está en línea   Reply With Quote
Old May 26th, 2008, 02:23 PM   #8
Rafael_Rosato
Registered User
 
Rafael_Rosato's Avatar
 
Join Date: Jan 2008
Location: Matinhos, PR
Posts: 4,017
Likes (Received): 74

Aie... como tem gente exagerada... (neh Diego )

Nem Pvh, nem Rio Branco... estão vivendo um "caos" ¬¬
O transito pode estar complicado em algus trechos e em algus horarios... oq eh perfeitamete normal e compreensivel...

Quado eu fui a Rio Branco, achei o transito meio complicado sim(mais pelo traçado ruim das ruas e relevo)... mas acredito que as ultimas melhorias que fizeram na cidade, aliviaram muito o transito...
Rafael_Rosato no está en línea   Reply With Quote
Old May 26th, 2008, 03:14 PM   #9
Sr. Jirau
SSC Brasil
 
Sr. Jirau's Avatar
 
Join Date: Oct 2005
Location: Porto Velho-RO
Posts: 3,563
Likes (Received): 101



¬¬

Já expliquei que me expliquei mal... Isso que tu e o Tiago disseram foi o que eu quis dizer também.

sdçs..
Sr. Jirau no está en línea   Reply With Quote
Old May 26th, 2008, 03:34 PM   #10
flaino
Onde já?
 
flaino's Avatar
 
Join Date: Dec 2005
Location: Belém
Posts: 2,401
Likes (Received): 41

haja carro!
flaino no está en línea   Reply With Quote
Old May 26th, 2008, 03:45 PM   #11
Rafael_Rosato
Registered User
 
Rafael_Rosato's Avatar
 
Join Date: Jan 2008
Location: Matinhos, PR
Posts: 4,017
Likes (Received): 74

Quote:
Originally Posted by AmazoN-MaN View Post


¬¬

Já expliquei que me expliquei mal... Isso que tu e o Tiago disseram foi o que eu quis dizer também.

sdçs..
Eu seeeei amiguinhu

Era só pra vc confirmar pra mim... ;p


Rafael_Rosato no está en línea   Reply With Quote
Old May 26th, 2008, 07:50 PM   #12
Sr. Jirau
SSC Brasil
 
Sr. Jirau's Avatar
 
Join Date: Oct 2005
Location: Porto Velho-RO
Posts: 3,563
Likes (Received): 101



Hehehe.. blz.

sdçs..
Sr. Jirau no está en línea   Reply With Quote
Old May 27th, 2008, 05:04 AM   #13
Alexandre Lima
BANNED
 
Join Date: May 2007
Location: Manaus (AM) & Goiânia (GO) - Brazil
Posts: 3,705
Likes (Received): 1

É bom detectar o problema precocimente e investir pesado em infra-estrutura!!! Assim não será o "caos" () existente em muitas cidades que cresceram sem planejar essa área.
Alexandre Lima no está en línea   Reply With Quote
Old May 27th, 2008, 07:39 PM   #14
BR 364
** ÜBER ALLES **
 
BR 364's Avatar
 
Join Date: May 2004
Location: País das cotas e da virada de mesa.
Posts: 13,761
Likes (Received): 1947

Caramba! Quase 80% da frota do Acre tá em Rio Branco!

Porto Velho também atingiu a marca dos 100 mil veículos no último mês de março. No interior do estado são mais de 280 mil veículos.
__________________
"Speed has never killed anyone, suddenly becoming stationary… That’s what gets you." - Jeremy Clarkson
BR 364 no está en línea   Reply With Quote
Old May 28th, 2008, 03:45 AM   #15
fialho
Fialho
 
fialho's Avatar
 
Join Date: Dec 2006
Location: Rio Branco - Acre
Posts: 3,075

Acrescentando esta notícia, que tem tudo a ver com o tema do thread:

Prefeitura apresenta Plano Diretor de Trânsito de Rio Branco

Reorganização da malha viária até 2010 é uma das garantias; Estado investirá R$ 50 milhões

No dia da apresentação do inédito Plano Diretor de Transporte e Trânsito de Rio Branco (PDTT), o Governo do Estado anuncia que vai investir R$ 50 milhões nas vias estruturantes de Rio Branco, até 2010. A garantia foi dada nesta terça-feira, 27, pelo governador Binho Marques, no seminário de apresentação do PDTT, promovido pela Prefeitura de Rio Branco, na Escola Armando Nogueira.

Binho afirmou que “esses recursos estarão comprometidos com a visão da comunidade”. O seminário é basicamente uma apresentação do dispositivo que, entre outras coisas, prevê a organização do trânsito em vários níveis – desde pedestres e ciclistas a motociclistas, coletivos e proprietário de carros – possibilitando a tão sonhada “mobilidade urbana”, após ser remetido pelo prefeito Raimundo Angelim para aprovação na Câmara de Vereadores.

O plano diretor vai redefinir, principalmente, alguns critérios do transporte coletivo e reorganizar a malha viária até 2010, segundo a Superintendência de Transportes e Trânsito de Rio Branco, a RBTrans.

De acordo com Fernando Howat, da empresa Logit, contratada para a elaboração do PDTT, a ferramenta contempla todos os conceitos da mobilidade urbana, “mas o grande lance será estimular as pessoas a utilizarem o transporte coletivo”, algo que não é costumeiro aqui em Rio Branco. “O plano vai subsidiar elementos para que a cidade perceba o que se quer pra o futuro da cidade para todos”. A cidade tem hoje 80 mil veículos, 15 mil motocicletas e 40 mil bicicletas.
fialho no está en línea   Reply With Quote
Old May 28th, 2008, 04:43 AM   #16
BR 364
** ÜBER ALLES **
 
BR 364's Avatar
 
Join Date: May 2004
Location: País das cotas e da virada de mesa.
Posts: 13,761
Likes (Received): 1947

Só um detalhe: dentro desses 80 mil veículos já estão incluídas as 15 mil motocicletas (que também são veículos). Já as 40 mil bicicletas não (apesar de também serem veículos, não são automotores).
__________________
"Speed has never killed anyone, suddenly becoming stationary… That’s what gets you." - Jeremy Clarkson
BR 364 no está en línea   Reply With Quote
Old May 28th, 2008, 05:24 AM   #17
fialho
Fialho
 
fialho's Avatar
 
Join Date: Dec 2006
Location: Rio Branco - Acre
Posts: 3,075



Será? Talvez não.. Segundo o dicionário, "veículo" também pode significar apenas "carro".
fialho no está en línea   Reply With Quote
Old May 28th, 2008, 05:41 AM   #18
Davizão AC
DAVI
 
Davizão AC's Avatar
 
Join Date: Jan 2005
Location: Rio Branco- Acre
Posts: 2,443
Likes (Received): 127

Puts, acabei de postar isso em infra-estrutura e transporte
__________________
Minhas fotos de Rio Branco no flickr®
Davizão AC no está en línea   Reply With Quote
Old May 28th, 2008, 06:16 AM   #19
Rondon
O mundo num feixe de luz
 
Rondon's Avatar
 
Join Date: Apr 2006
Location: Porto Velho, RO
Posts: 18,610
Likes (Received): 997

Quote:
Originally Posted by fialho View Post


Será? Talvez não.. Segundo o dicionário, "veículo" também pode significar apenas "carro".
Mas pros Detrans e o Denatran, veículos são carros (automóveis), caminhões, motos, ônibus, semi-reboques, triciclos, etc etc.

A contabilização de quantos veículos possui um Estado ou Cidade parte deste princípio
Rondon no está en línea   Reply With Quote
Old May 28th, 2008, 06:18 AM   #20
fialho
Fialho
 
fialho's Avatar
 
Join Date: Dec 2006
Location: Rio Branco - Acre
Posts: 3,075



Então é isso mesmo, só achei estranha a divisão entre veículos e motos. Deve ser coisa de jornalista desavisado..
fialho no está en línea   Reply With Quote
Reply

Thread Tools

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off



All times are GMT +2. The time now is 03:40 PM.


Powered by vBulletin® Version 3.8.8 Beta 1
Copyright ©2000 - 2014, vBulletin Solutions, Inc.
Feedback Buttons provided by Advanced Post Thanks / Like v3.2.5 (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2014 DragonByte Technologies Ltd.

vBulletin Optimisation provided by vB Optimise (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2014 DragonByte Technologies Ltd.

SkyscraperCity ☆ In Urbanity We trust ☆ about us | privacy policy | DMCA policy

Hosted by Blacksun, dedicated to this site too!
Forum server management by DaiTengu