daily menu » news links | rate the banner | guess the satellite | guess the city | one on one

Go Back   SkyscraperCity > Latin American Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Gerais > Infraestrutura e Transporte > Transporte Rodoviário

Reply

Thread Tools Rate Thread Display Modes
Old November 10th, 2008, 03:39 PM   #141
FMoretti
VLT no ABC!

FMoretti's Avatar

Po muito legal. Queria que minha cidade tivesse um projeto de transporte público decente. Mas uma coisa que não entendi: os tubos para as linhas diferentes (alimentadoras e tronco) são interligados?! Ou para sair de uma linha alimentadora e entrar em uma tronco tem que se pagar nova passagem?!
FMoretti no está en línea   Reply With Quote
Old November 10th, 2008, 04:00 PM   #142
gerd.jak
bye Iguaçu, hi Tietê

gerd.jak's Avatar

Não, as estações-tubo são as mesmas para a linha-tronco e as alimentadoras. Você pode ver na foto abaixo, há em cada estação dois tubos duplos. A pista central, entre os tubos, é a dos ônibus da linha-tronco, com espaço para ultrapassagem (provavelmente haverá linhas expressas, que não param em todas as estações) e plataformas altas, que dão acesso ao interior do ônibus sem degraus. Este é o o formato de estações-tubo já existentes nos ligeirinhos e corredores atuais da cidade.
O acesso do tubo aos alimentadores é novidade, ainda não existe na cidade. Estes acessam os tubos pelas faixas laterais (também com espaço para ultrapassagem), no nível da calçada.
Suponho que vá haver uma forma não tarifada de acessar um tubo ao outro, mas isto ainda não ficou claro para mim. Ainda não instalaram as catracas nas estações. Caso contrário, os alimentadores teriam de parar nos dois lados, descarregando os passageiros no tubo em direção ao centro e pegando-os no tubo que vem do centro.
gerd.jak no está en línea   Reply With Quote
Old November 10th, 2008, 04:13 PM   #143
Ice Climber
Clube Atlético Paranaense

Gostei das fotos!
Acho que ficará muito bom a linha verde. Sério, to bem otimista.

Bem que podiam trocas todas as estações pra esse padrão da Linha Verde (bancos, vidros térmicos e afins...).
Capão da Imbuia - Curitiba
Coletâneas:
Viçosa do Ceará | Lapa | Orleans | Sul Catarinense | Guaramiranga
|Oeiras|PAC das Cidades Históricas
Ice Climber no está en línea   Reply With Quote
Old November 10th, 2008, 04:17 PM   #144
Leonardo Mio
Registered User

Boas fotos, já dá pra ter um panorama de como andam as obras (principalmente pra mim que tô fora de Curitiba no momento).

mas nem sabia essa do acesso dos alimentadores aos tubos, isso é totalmente novo e eu também tô confuso ehehhe.

Essa data de 15 de dezembro é pra inauguração dos tubos da primeira parte da Linha Verde ou pra estação de Sta Bernadete!?

E aliás, só quem é de Curitiba entenderia a piada do "Xá, xim!" ahahhahaha
Leonardo Mio no está en línea   Reply With Quote
Old November 10th, 2008, 04:26 PM   #145
gerd.jak
bye Iguaçu, hi Tietê

gerd.jak's Avatar

Quote:
Originally Posted by Leonardo Mio View Post
Boas fotos, já dá pra ter um panorama de como andam as obras (principalmente pra mim que tô fora de Curitiba no momento).

mas nem sabia essa do acesso dos alimentadores aos tubos, isso é totalmente novo e eu também tô confuso ehehhe.

Essa data de 15 de dezembro é pra inauguração dos tubos da primeira parte da Linha Verde ou pra estação de Sta Bernadete!?

E aliás, só quem é de Curitiba entenderia a piada do "Xá, xim!" ahahhahaha
A data de 15 de novembro é para todo o corredor centro-pinheirinho, incluindo a linha verde a partir da Floriano. Ouvi isto não na Sta Bernadethe, mas na João Soares Barcelos, que está mais crua, ainda não recebeu os vidros.
Se vai se realizar, é outra história. Tenho a impressão que o terminal Pinheirinho não estará pronto, mas talvez a linha use as plataformas atuais, provisoriamente.

O povo de "Chapecó" também entende a piada.
Old November 11th, 2008, 03:38 AM   #146
DFranca
Registered User

Mas os alimentadores possuem portas no mesmo lado dos biarticulados, como eles pararão no lado direito do tubo?
DFranca está en línea ahora   Reply With Quote
Old November 11th, 2008, 05:12 AM   #147
Kléston
Registered User

Kléston's Avatar

DFranca.. na real os alimentadores irão parar com o lado direito virado para o tubo mesmo.. Pensado de certa forma, será meio que na contra-mão... Assim vai funcionar o fluxo no entorno das estações... (desenho porco bagarai)

A conversão à esquerda nas expressas é proibida. Para convergir à esquerda, tem que entrar na rua do binário, subir uma quadra e voltar pelo outro sentido do binário para então cruzar a Linha Verde, como já é feito atualmente nos pontos que estão prontos (embora já vi muitos desrespeitando)

Eu suspeito que os ônibus terão que parar duas vezes nessa estações, uma em cada lado, para deixar o passageiro fazer a integração no sentido que lhe for mais conveniente

Mas a respeito da civlovia, que palhaçada isso...
Pensei seriamente em ir de bike pra UFPR após a conclusão da Linha Verde, já que era o único trecho que não tinha ciclovia da minha casa até lá...
Mas agora vendo esse samba do crioulo doido aí.. essa aberração de curvinhas já bateu um desânimo!

Last edited by Kléston; November 11th, 2008 at 05:39 AM.
Kléston no está en línea   Reply With Quote
Old November 11th, 2008, 12:29 PM   #148
gerd.jak
bye Iguaçu, hi Tietê

gerd.jak's Avatar

Bom esquema, boa explicação, Kléston!

Sobre a ciclovia, um alento: há, além da SSSSSiclovia cheia de curvinhas, uma faixa em linha reta, acompanhando a calçada. Nos trechos em que há a via local, fora das áreas das estações, há duas faixas, uma de cada lado da via local. Mas são "ciclovias curitibanas" padrão, compartilhadas com pedestres. Até estão tendo o capricho de fazer acessos relativamente suaves à rua. Talvez, na hora de fazer a sinalização horizontal, garantam um certo conforto para a travessia das ruas. Não vai ficar perfeito, mas pode vir a ser utilizável. Ainda assim há falhas. Repare na foto abaixo, sob o viaduto da marechal, que a ciclovia chega até um lado da faixa de rolamento dos ônibus, mas não segue do outro. Aparentemente, nem há espaço para prosseguir após.
Old November 11th, 2008, 06:38 PM   #149
FaB!O [..SgO..]
Campo Grande é Feliz!!

FaB!O [..SgO..]'s Avatar

Quote:
Originally Posted by gerd.jak View Post
Sábado percorri toda a linha verde, do Jardim Botânico ao Pinheirinho, e aproveitei para conferir o estado das obras:

Início das obras, visto do viaduto da BR 277. O trecho tecnoparque (até a Floriano) ainda está em obras civis, em diversos trechos ainda estão fazendo as pistas:

Um pouco de vida na linha verde, enquanto os carros não vêm:

A "velha BR": oficinas e barracões

A "nova linha verde": prédios em construção no trecho tecnoparque:

No cruzamento da Salgado Filho, as novas pontes sobe o rio Belém ainda estão nas fundações:

Início do trecho prioritário do corredor de ônibus Pinheirinho: entroncamento da linha verde com a Marechal Floriano. Reparem que o traçado do corredor permite acesso dos ônibus apenas para a zona sul, não para a área do tecnoparque:

As primeiras 2 estações ainda estão mais cruas. Ainda assim, conversei com o zelador de uma delas, que me disse que estão trabalhando com a data de 15 de dezembro para a inauguração. A data parece até factível para o corredor (mas não para o trecho tecnoparque da linha verde), mas também depende da conclusão de obras na Marechal Floriano, que me parece mais atrasada. Numa próxima ocasião, vou tentar registrar o estado destas:

Detalhes de uma estação. Os tubos estão mais largos, mais confortáveis (com bancos), e com tonalidade de vidros tendendo ao bronze. Têm dois acessos, o tradicional, elevado, para as linhas tronco, e acesso ao nível da calçada para os alimentadores. Não sei como será o acesso de um tubo ao outro; não há indicação de que vão cercar alguma área, formando um terminal:

Tubo, lado dos alimentadores:

Tubo, lado das linhas tronco:

Visão interna:

O amor é perfeito, mas a SSSSSSSSiclovia...

Xá tá fica pronto? Xá, xim!

Fim de linha, acesso ao terminal Pinheirinho por via exclusiva de cerca de 300 m:

As obras do terminal Pinheirinho parece que mal começaram:

Há mais algumas fotos em http://s322.photobucket.com/albums/n...de%20Curitiba/

Como irá funcionar essa travassia pela Via??
Os ônibus irão ter preferência?
Existirá algum tipo de monitoramento ou sinalização especial??

Quem é a pessoa que possuiu tal criatividade que me faz uma ciclovia em SSSS??

Ai vcs imaginem um trabalhador exausto de um dia inteiro de serviço voltando para casa!! Ai no meio do caminho começa uma baita chuva!!
Será que ele irá ficar estressado??

Pq desse projeto??
Old November 11th, 2008, 07:01 PM   #150
gerd.jak
bye Iguaçu, hi Tietê

gerd.jak's Avatar

Quote:
Originally Posted by FaB!O [..SgO..] View Post

Como irá funcionar essa travassia pela Via??
Os ônibus irão ter preferência?
Existirá algum tipo de monitoramento ou sinalização especial??
Tem-se falado em semáforos inteligentes, que darão prioridade aos ônibus. Deve haver algo assim, embora a via que será cruzada não é desprezível, não poderá ser interrompida a cada instante. O semáforo inteligente terá de ser, de fato, inteligente.

Quote:
Originally Posted by FaB!O [..SgO..] View Post
Quem é a pessoa que possuiu tal criatividade que me faz uma ciclovia em SSSS??

Ai vcs imaginem um trabalhador exausto de um dia inteiro de serviço voltando para casa!! Ai no meio do caminho começa uma baita chuva!!
Será que ele irá ficar estressado??

Pq desse projeto??
Ciclovia em Curitiba não é meio de transporte; é lazer para aqueles que foram de carro a semana inteira para o trabalho, para levar as crianças para a escola, e no final de semana, com consciência ecológica pesada, saem para dar uma volta com as crianças. Enquanto os pais ficam parados na calçada, as crianças ficam se divertindo fazendo manobras nos SSSS e se esborrachando nos amores-perfeitos.

Não há preocupação com o fluxo contínuo, com a eficiência. Muito menos com integração com outros meios de transporte, com bicicletários nos locais de destino... Um dia fui de bicicleta ao Shopping Cidade, mas foi tão burocrático parar a magrela, que desisti de repetir a experiência.

Quem quer usar a bicicleta como meio de transporte, o negócio é continuar brigando com os biarticulados nas canaletas, fugindo não só dos ônibus, mas também da polícia...
Uma pena, pois a linha verde em particular abrange uma região onde a bicicleta é costumeiramente usada como meio de transporte.
Old November 11th, 2008, 10:54 PM   #151
skYcWb
Registered User

skYcWb's Avatar

os caras da ippuc tavam fumando no dia que planejaram isso
skYcWb no está en línea   Reply With Quote
Old November 11th, 2008, 11:46 PM   #152
FaB!O [..SgO..]
Campo Grande é Feliz!!

FaB!O [..SgO..]'s Avatar

Quote:
Tem-se falado em semáforos inteligentes, que darão prioridade aos ônibus. Deve haver algo assim, embora a via que será cruzada não é desprezível, não poderá ser interrompida a cada instante. O semáforo inteligente terá de ser, de fato, inteligente.

Ciclovia em Curitiba não é meio de transporte; é lazer para aqueles que foram de carro a semana inteira para o trabalho, para levar as crianças para a escola, e no final de semana, com consciência ecológica pesada, saem para dar uma volta com as crianças. Enquanto os pais ficam parados na calçada, as crianças ficam se divertindo fazendo manobras nos SSSS e se esborrachando nos amores-perfeitos.

Não há preocupação com o fluxo contínuo, com a eficiência. Muito menos com integração com outros meios de transporte, com bicicletários nos locais de destino... Um dia fui de bicicleta ao Shopping Cidade, mas foi tão burocrático parar a magrela, que desisti de repetir a experiência.

Quem quer usar a bicicleta como meio de transporte, o negócio é continuar brigando com os biarticulados nas canaletas, fugindo não só dos ônibus, mas também da polícia...
Uma pena, pois a linha verde em particular abrange uma região onde a bicicleta é costumeiramente usada como meio de transporte.

Ah..
mas se não for tudo bem planejado o transito irá virar uma vdd ZONA

Agora ta explicado os SSSS da ciclovia

Vc pode me mostrar o GE qual será a tragetória da Via??
Old November 12th, 2008, 12:39 AM   #153
muckie
Registered User

muckie's Avatar

Quote:
Originally Posted by skYcWb View Post

os caras da ippuc tavam fumando no dia que planejaram isso
Sinceramente... Ciclovia não é só para passeio, e sim, para utilizar como meio de transporte...

Esse "S" pode jogar o projto para o ralo
muckie no está en línea   Reply With Quote
Old November 12th, 2008, 04:52 AM   #154
Romanini
Was schreibe ich hier ??

Romanini's Avatar

essa ciclovia é de chorar mas o resto está ficando bem bom .
Romanini no está en línea   Reply With Quote
Old November 12th, 2008, 04:54 PM   #155
luiz2007
Registered User

Quote:
Originally Posted by Romanini View Post
essa ciclovia é de chorar mas o resto está ficando bem bom .
~Gente, por favor, definitivamente esta não é a ciclovia de ligação entre os bairros, estes são passeios que fizeram entre as flores e árvores que lá existirão pois esta área é um parque linear.
Quem quiser andar de bicicleta ou a pé por aí tudo bem, mas a ciclovia mesmo corre ao lado do parque em linha reta e é dividida como já disseram com pedestres (o que não é muito bom), então por favor, portanto o objetivo desta "calçada" central é outro.
E tem mais, a pessoa que tirou a foto com a bicicleta estacionada nas curvas, sabe que existe a ciclovia ao lado pois ela dá acesso a outra. Acho que é só para polemizar com quem não conhece as obras.

Last edited by luiz2007; November 12th, 2008 at 04:59 PM.
luiz2007 no está en línea   Reply With Quote
Old November 12th, 2008, 05:23 PM   #156
gerd.jak
bye Iguaçu, hi Tietê

gerd.jak's Avatar

Quote:
Originally Posted by luiz2007 View Post
~Gente, por favor, definitivamente esta não é a ciclovia de ligação entre os bairros, estes são passeios que fizeram entre as flores e árvores que lá existirão pois esta área é um parque linear.
Quem quiser andar de bicicleta ou a pé por aí tudo bem, mas a ciclovia mesmo corre ao lado do parque em linha reta e é dividida como já disseram com pedestres (o que não é muito bom), então por favor, portanto o objetivo desta "calçada" central é outro.
E tem mais, a pessoa que tirou a foto com a bicicleta estacionada nas curvas, sabe que existe a ciclovia ao lado pois ela dá acesso a outra. Acho que é só para polemizar com quem não conhece as obras.
"A pessoa que tirou a foto" (fui eu, está claro nas mensagens) quis polemizar, sim; e não é por este trecho sinuoso, que entendo ter o objetivo de ser um equipamento de lazer, mas por todo o contexto da linha verde não levar a bicicleta a sério como meio de transporte. A ciclovia não será uma boa via de ligação entre os bairros, por ser interrompida, dividida com pedestres, com cruzamentos e intersecções mal definidas; todos os pontos listados acima. E, principalmente, as estações não estarão providas de bicicletários. A ciclovia em S não é realmente parte do problema, mas é um emblema da compreensão da bicicleta como lazer, não transporte.

Eu percorri a linha toda de bicicleta, inclusive os trechos em obras, em que disputei o pouco espaço com carros e caminhões. Acabei fazendo-o como o fazem a maioria dos ciclistas da cidade, pelo corredor de ônibus, via que tem a qualidade para o deslocamento (e que, ao contrário dos outros corredores, ainda estava sem trânsito). Faço a crítica com conhecimento de causa não só do que se está construindo, mas das outras vias e ciclovias da cidade (piores que esta), bem como de lugares onde se entende o meio de transporte bicicleta (Berlim e Munique).

E, no demais, tentei ser mais que justo, bastante favorável à obra de um modo geral.
Old November 12th, 2008, 06:06 PM   #157
Leonardo Mio
Registered User

Quote:
"A pessoa que tirou a foto" (fui eu, está claro nas mensagens) quis polemizar, sim; e não é por este trecho sinuoso, que entendo ter o objetivo de ser um equipamento de lazer, mas por todo o contexto da linha verde não levar a bicicleta a sério como meio de transporte. A ciclovia não será uma boa via de ligação entre os bairros, por ser interrompida, dividida com pedestres, com cruzamentos e intersecções mal definidas; todos os pontos listados acima. E, principalmente, as estações não estarão providas de bicicletários. A ciclovia em S não é realmente parte do problema, mas é um emblema da compreensão da bicicleta como lazer, não transporte.

Eu percorri a linha toda de bicicleta, inclusive os trechos em obras, em que disputei o pouco espaço com carros e caminhões. Acabei fazendo-o como o fazem a maioria dos ciclistas da cidade, pelo corredor de ônibus, via que tem a qualidade para o deslocamento (e que, ao contrário dos outros corredores, ainda estava sem trânsito). Faço a crítica com conhecimento de causa não só do que se está construindo, mas das outras vias e ciclovias da cidade (piores que esta), bem como de lugares onde se entende o meio de transporte bicicleta (Berlim e Munique).

E, no demais, tentei ser mais que justo, bastante favorável à obra de um modo geral.
Andar de bicicleta é em Copenhaguen!

Tenho um vídeo com os ciclistas passando numa das ruas de Copenhaguen, é ABSURDO o tanto de bicicleta que tem lá, o tanto que eles usam. Quando abre o sinal (semáforo pros não-curitibanos) eles vem em turba hahahaha Mas não dá pra fazer upload do vídeo.
Leonardo Mio no está en línea   Reply With Quote
Old November 12th, 2008, 07:51 PM   #158
Romanini
Was schreibe ich hier ??

Romanini's Avatar

Realmente bicicleta é levada a sério na Europa . Pena que eu nao tinha uma quando morava em berlim .
Lá era bem planejado com ciclovias e ciclofaixas que até sinal para as bikes tinham e se ficasse cansado era só por a bike no metrô e seguir viagem

Romanini no está en línea   Reply With Quote
Old November 13th, 2008, 04:38 PM   #159
luiz2007
Registered User

Quote:

Ok, é que tinha gente de fora que não tava entendendo e dizendo que as ciclovias eram aquelas curvas.
Agora, voce tem toda a razão em dizer que as ciclovias foram mal dimensionadas e projetadas, assim como outros aspectos da obra deixam a desejar, como alguns pontos de travessia, já discutido aqui.
Pra mim, o que a obra tem de bom é que foi feita um limpeza no que era a antiga BR116, pois quem conheceu a "porquisse" que era, sabe que a coisa melhorou muito mesmo.
luiz2007 no está en línea   Reply With Quote
Old November 14th, 2008, 10:01 PM   #160
TEBC
Registered User

TEBC's Avatar

curitiba dando show

Reply

Thread Tools
Display Modes Rate This Thread
Rate This Thread:

Posting Rules