search the site
 daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Brasil > Fóruns Gerais > Infraestrutura e Transporte > Infraestrutura e Transporte > Transporte Rodoviário

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools Rate Thread
Old June 17th, 2008, 09:39 AM   #1
Ricardo Campos®
Ricardo Campos®

Ricardo Campos®'s Avatar

Likes (Received): 1

Ponte Móvel do Guaíba, um dos símbolos de POA

A Ponte do Guaíba, como ficou conhecida a primeira das quatro pontes que compõem a Travessia Régis Bittencourt, foi inaugurada em 28 de dezembro de 1958 e tornou-se um dos símbolos de Porto Alegre e orgulho para os gaúchos. O nome de Bittencourt foi dado em homenagem ao primeiro diretor geral do Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (DNER). Em 1962, o então governador Leonel Brizola rebatizou o trecho como Travessia Getúlio Vargas, o que, embora tenha merecido placa em bronze em um dos pilares e sido adotada pela população, não foi reconhecida oficialmente, por tratar-se de uma obra federal, sobre a qual o Estado nunca teve ingerência. Além da Ponte do Guaíba, compõem a Travessia as pontes Canal Furado Grande, Saco da Alemoa e sobre o rio Jacuí, todas entre Porto Alegre e Eldorado do Sul.

O grande diferencial da Ponte é o avanço tecnológico do projeto. Único na América Latina, o inconfundível vão móvel eleva um trecho de pista de 58 metros de extensão (toda a ponte tem 1,1 km) e 400 toneladas de peso a uma altura de 24 metros (cada torre tem 43 metros até a base, sob a água). Este recurso foi utilizado em função do tráfego de petroleiros que subiam o rio Gravataí (ainda sobem, até o terminal da Petrobrás) e, posteriormente, também para a passagem dos navios que se dirigem ao Pólo Petroquímico de Triunfo.

Antes da construção da ponte, a travessia era feita em barcas pertencentes ao Departamento Autônomo de Estradas e Rodagens (DAER), que partiam da Vila Assunção, zona sul da Capital, levando até a margem oposta, na cidade de Guaíba, cerca de 600 veículos e mais de mil pessoas por dia. A viagem demorava pelo menos 20 minutos e ainda outros 40 para as operações de embarque e desembarque.

Em 1953, quando o sistema de barcas já dava sinais de saturação, começou a ser discutida uma nova alternativa para a travessia do Guaíba. Entre as possibilidades, estavam uma ponte a partir da Vila Assunção, uma ponte ou túnel saindo da Ponta da Cadeia (na Usina do Gasômetro) e uma ponte que aproveitasse as ilhas do Guaíba, esta a proposta vencedora.

O projeto foi elaborado na Alemanha e remetido ao Laboratório Dauphinois d'Hidraulique, em Grenoble, na França, à época um dos melhores do mundo em hidráulica. Lá, foi montado um modelo do Delta do Guaíba no chão de um pavilhão medindo 30m por 40m, reproduzindo, inclusive, a inundação de 1941, e os possíveis efeitos de uma nova cheia à Ponte, à cidade de Porto Alegre e regiões insulares.

Foi a maior obra de engenharia feita no país até então e a primeira ponte do Brasil a ser realizada em concreto protendido - que em vez de usar ferros, como o concreto armado, usa aços especiais que comprimem o concreto, permitindo vãos maiores. Por mérito dos projetistas alemães, foi calculado que em 35 anos o movimento exigiria sua duplicação. Foi então construída já com o dobro da capacidade de tráfego, demandando oito anos de trabalho. O Governo Federal liberou os recursos para que o DAER administrasse a obra, cujos trabalhos ficaram a cargo da construtora porto-alegrense Azevedo, Bastian e Castilhos (ABC), ainda hoje em atividade. Foi necessária a mão-de-obra de 3,5 mil trabalhadores.

Passadas mais de quatro décadas, a Travessia Getúlio Vargas teve de ser adaptada a uma nova realidade, com o fluxo de veículos médio de 30 mil veículos ao dia, e com importância estratégica para a consolidação do Mercosul, já que é corredor natural dos produtos entre os vários países que constituem o bloco econômico. Para isso, passou por uma profunda reforma, com a substituição dos cabos, roldanas e motores que promovem o içamento do vão, reforma da fachada, pintura. Falta, ainda, uma nova iluminação. Não aquela natalina, que em 1999 e 2000 encantou a todos ao projetar nas águas do Guaíba o desenho de um imenso veleiro, mas uma permanente, bela e diferenciada, como a própria Ponte, cujo projeto foi realizado pela empresa francesa Cité Luz, que também iluminou o Museu do Louvre, em Paris. A implantação dessa iluminação depende apenas do interesse de parceiros, que queiram ter seu nome associado a um dos mais belos monumentos de engenharia no RS.

Fonte: http://www.concepa.com.br/site/index...%2Fconcepa.jsp

Last edited by Ricardo Campos®; June 17th, 2008 at 09:49 AM.
Ricardo Campos® no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links
Old June 17th, 2008, 05:11 PM   #2
Ander Vaz
Registered User

Ander Vaz's Avatar

Likes (Received): 198

Eu que tô criando a campanha de aniversário, que entra no ar em dezembro.
O selo e a campanha já foram aprovados, e está agora em fase de captação de recursos!
Segue mais algumas fotinhos da nossa Ponte Móvel!

Ander Vaz no está en línea   Reply With Quote
Old June 17th, 2008, 10:55 PM   #3
portoimagem-II
Longe demais das Capitais

portoimagem-II's Avatar

Likes (Received): 9074

Muito show essas fotos !
portoimagem-II no está en línea   Reply With Quote
Old June 17th, 2008, 11:07 PM   #4
FlicK
Arquiteto e Urbanista

Likes (Received): 2408

Que é um dos símbolos é fato, mas a falta de beleza desta ponte também é inegável.

Entretanto, a importância histórica e econômica de tal obra é MUITO maior do que qualquer simbologia.

Eu gosto muito desta ponte, mas não consigo a achar bonita. A região em que ela foi construída é bem sem graça, tanto que pouco aparece nas fotos; geralmente os fotógrafos "cortam" a parte em que aparece a cidade.

Eu ainda acho que seria melhor um túnel ao invés desta ponte, mas como ela foi construída, tem sua importãncia, tenho medo que, com a nova ponte, ela seja inutilizada e/ou destruída.
FlicK no está en línea   Reply With Quote
Old June 17th, 2008, 11:44 PM   #5
Vittariano

Vittariano's Avatar

Likes (Received): 13

Realmente é um símbolo da cidade! E de fundamental importância para o Estado do RS! Grande parte da economia passa por ela e é um marco na engenharia, com certeza!
Old June 18th, 2008, 03:00 AM   #6
GersonLDN
-*-*-*-

GersonLDN's Avatar

Likes (Received): 14447

Quote:
Originally Posted by FlicKlings View Post
Que é um dos símbolos é fato, mas a falta de beleza desta ponte também é inegável.

Entretanto, a importância histórica e econômica de tal obra é MUITO maior do que qualquer simbologia.

Eu gosto muito desta ponte, mas não consigo a achar bonita. A região em que ela foi construída é bem sem graça, tanto que pouco aparece nas fotos; geralmente os fotógrafos "cortam" a parte em que aparece a cidade.

Eu ainda acho que seria melhor um túnel ao invés desta ponte, mas como ela foi construída, tem sua importãncia, tenho medo que, com a nova ponte, ela seja inutilizada e/ou destruída.
Concordo 101% com Flicklings....

.

“The World is a book and those who do not travel read only a page” (Augustine of Hippo)
Old June 19th, 2008, 01:59 AM   #7
portoimagem-II

portoimagem-II's Avatar

Não há dúvidas de que a ponte é um cartão postal de Porto Alegre !

Mas o Flicklings também tem razão que, esteticamente, ela deixa a desejar, assim como a região em que ela está também.

E sua maior atração é sua perdição: esse sistema de "ponte que abre" pode ser uma idéia engenhosa, mas também é muito burra!
É burra pois parte do pressuposto que, sempre que abrir, terá que paralizar todo o trânsito e causar um transtorno muitíssimo grave para todos.
Até mortes já aconteceram em ambulâncias, esperando a ponte reabrir.

A ponte deveria ser mais alta, isso sim, e seria até mais barata de ser construida assim, assim como sua manutenção ao longo de sua existência também seria mais barata, pois ter de manter todo o mecanismo dessa ponde elevadiça é mutíssimo oneroso e frequente.

E outra: quem mora em Guaíba ou vai pra região sul do Estado saiu perdendo muito em relação ao tempo das barcas: o percurso de pouquisíssimos quilômetros que separa Porto Alegre de Guaíba se transformou numa verdadeira viagem de dezenas e dezenas de quilômetros.

Mas claro que estou só filosofando, pois essa discussão só faria sentido se tivesse ocorrido nos anos 50, época de sua construção. E cuja escolha feita naquela época foi lamentável.

Last edited by portoimagem-II; June 19th, 2008 at 02:06 AM.
Old June 19th, 2008, 03:35 AM   #8
Gui_Poa
Antigo Xinah_Poa to Gui_P

Gui_Poa's Avatar

Likes (Received): 857

Pessoal tem que ver como é Porto Alegre chegando por essa ponte por umas 7 da noite no inverno, é a coisa mais linda que eu ja vi.

Se minha digital fosse boa, eu batia uma foto, podem ter certeza, as luzes dos predios, tu olha, parece uma cidade com predios de mais de 300 metros de altura.

É lindo de mais.

Eu tenho umas fotos que bati, durante a manha, neblina forte sobre Poa, bem legal tambem.

=D

Essa ponte merece uma reforma grande, uma iluminação especial
=D
Gui_Poa no está en línea   Reply With Quote
Old June 19th, 2008, 03:48 AM   #9
portoimagem-II

portoimagem-II's Avatar

Quote:
Originally Posted by Xinah_Poa View Post
Pessoal tem que ver como é Porto Alegre chegando por essa ponte por umas 7 da noite no inverno, é a coisa mais linda que eu ja vi.

Se minha digital fosse boa, eu batia uma foto, podem ter certeza, as luzes dos predios, tu olha, parece uma cidade com predios de mais de 300 metros de altura.

É lindo de mais.

Eu tenho umas fotos que bati, durante a manha, neblina forte sobre Poa, bem legal tambem.

=D

Essa ponte merece uma reforma grande, uma iluminação especial
=D

Claro, apesar de algumas críticas do Flicklings e eu, claro que mesmo assim ela é legal e tem uma vista legal, principalmente à noite, com Porto Alegre iluminada no horizonte !

E claro que dá pra enfeitá-la ! Um exemplo é essa foto que ela tá com uma iluminação especial de Natal:

Old June 19th, 2008, 04:00 AM   #10
portoimagem-II

portoimagem-II's Avatar

Um delírio: nosso Centro tem um baita visual de densidade, então já imaginaram uma ponte pensil ou uma ponte estaiada na altura do Centro, ou na altura da avenida Ipiranga... que cartão postal sensacional formaria com o Centro ao fundo?

Imaginem esses cenários...

... e com uma bela ponte em primeiro plano !

Seria um dos cartões postais mais bonitos do Brasil.
Old June 19th, 2008, 04:36 AM   #11
portoimagem-II

portoimagem-II's Avatar

Edit
Old June 19th, 2008, 06:59 AM   #12
Ricardo Campos®
Ricardo Campos®

Ricardo Campos®'s Avatar

Bem, ficou faltando os créditos das fotos...

As 5 primeiras fotos são do próprio site da Concepa...
A foto 7, iluminada, como já diz nela mesma, é do site Porto Alegre-se
As 2 ultimas fotos foram postadas aki no Skycrapercity pelo Gerson LDN
As fotos 6 e 8 não lembro, pq faz mais de 2 anos q salvei-as no meu pc

Vi q o post foi redirecionado pro "Infra estrutura e transporte", eu ia postar neste tópico mesmo, mas como não sabia se tinha haver, acabei postando no do Sul kk

Ótimas fotos Ander Vaz, umas inéditas, foi vc mesmo q tirou?

Acho q a Ponte Móvel tem uma importância histórica e econômica enorme para POA e até pro RS, eu já tinha essa idéia dela, mas no site da Concepa descobri q ela tinha feitos q eu nem sabia, como por exemplo ter sido a primeira moderna no Brasil, ter sido elaborada por um das melhores empresas do mundo neste segmento, etc.

Não concordo q ela seja feia, acho ela superbonita, é só comparar com outras pontes mundo a fora, ela é bastante imponente. Mas, concordo q ela poderia ser mais bonita. Eu sou a favor da iluminação permanente. Aquela mesma q acontece só no natal, deveria ser o ano todo. Pq isso não acontece? Acho q tá faltando mais pulso dos governantes...

Túnel? Como assim túnel? Nossa, um túnel por baixo do rio??? Imagina se acontecer um acidente e todos morrerem afogados??? hehehe.. Não entendi direito, explica melhor

Concordo com o Xinah, a ponte eh bonita sim, bem q poderia postar as suas fotos aqui tb =P rsss

Porto Imagem, acho q não seria legal ter uma ponte no Centro, pq ali já tem mts problemas de trânsito, imagina então com uma ponte, seria pior ainda. Talvez poderia ser feito uma ponte na Vila Assunção, além de ter um trânsito tranquilo iria desenvolver a zona sul, mas ainda assim seria algo perigoso, pq mts caminhões das indústria da Zona Norte poderiam querer usar essa outra ponte, e aí teriamos um trânsito de carretas, caminhões e veículos industriais circulando até a zona sul, q é uma zona quase q "virgem" em POA, ainda prefiro eles lá na ZN, fora q poderiam passar pelo centro tb no caminho, hiii
Poderiam fazer uma ponte na VL Assunção q não permitisse a passagem de caminhões, aí sim seria mais interessante, mas eu acho q um transporte fluvial ali seria melhor..

Falando nisso, Porto Imagem, já q vc está aqui, é verdade q o Gilberto não permite a exibição das suas fotos neste fórum?
Old June 19th, 2008, 07:10 AM   #13
Ricardo Campos®
Ricardo Campos®

Ricardo Campos®'s Avatar

Pra mim essa foto dava um Skyline de POA

Não consigo imaginar POA sem a Ponte Móvel
Old June 19th, 2008, 07:23 AM   #14
gaucho
PAPALEGUAS

gaucho's Avatar

Likes (Received): 3389

Ano passado eu passava quase todos os dias nessa ponte indo pra Dell...algumas vezes peguei ela aberta e me atrasei...

Teve uma vez q todo o nosso setor foi almoçar em Porto Alegre, daí na volta pegamos a ponte fechada, e acho q deu algum problema, pq ficamos mais de hora parados...

Todo nosso setor ficou vazio , ainda bem q até o gerente tava junto com a gente, mas foi uma confusão na volta, várias mensagens no tel, emails chegando perguntando aonde estavamos...

Isso é um exemplo do prejuízo q essa ponte pode causar.
Old June 19th, 2008, 10:19 AM   #15
tetetasco
Registered User

tetetasco's Avatar

muito linda esta ponte. obra prima.
tetetasco no está en línea   Reply With Quote
Old June 20th, 2008, 12:29 AM   #16
portoimagem-II

portoimagem-II's Avatar

Edit

Last edited by portoimagem-II; November 28th, 2009 at 01:49 AM.
Old November 28th, 2009, 01:49 AM   #17
portoimagem-II

portoimagem-II's Avatar

Ricardo Campos:

Sobre a ponte saindo da Assunção, sabia era dali que saiam as barcas para a cidade de Guaiba?

Realmente, uma ponte no Centro traria mais carros para ali. Tem gente que fala em ponte saindo da foz do Arroio Dilúvio, na avenida Ipiranga.

O túnel que falam seria algo como os que existem ligando Manhattan ao continente. Mas claro que no Brasil, e em Porto Alegre, isso nunca seria construido.

Mas convenhamos, que uma ponte no Centro ou perto dele ia ficar súper estiloso, ia !
Old November 29th, 2009, 01:45 AM   #18
Rodalvesdepaula
Inativo, só que não

Rodalvesdepaula's Avatar

Likes (Received): 35578

Eu ainda acho que a melhor opção para desafogar a Ponte do Guaíba seria a construção de um complexo viário formado por uma auto-estrada e uma grande ponte estaiada entre Eldorado do Sul (entroncamento com a BR-116) e Portão, onde se encontraria com a RS-240, com apenas um trevo intermediário com a BR-386 em Nova Santa Rita; além disso, a BR-386 seria estendida até a Freeway (perto da GM, em Gravataí), num complexo de túneis sob alguns bairros de Canoas.

Dei até um nome para a ponte: Travessia Garibaldi.

Eis um mapa bem tosco, feito "nas coxas" por mim agorinha:

Rodalvesdepaula no está en línea   Reply With Quote
Old November 30th, 2009, 03:18 AM   #19
TêAgá

TêAgá's Avatar

Likes (Received): 114

Acho essa ponte muito emblemática, e discordando do Rodrigo, acho ela bonita sim. Deveria só receber mais atenção, uma iluminação especial (que o falado projeto saia do papel!).

Infelizmente não a vi içada, sempre abaixada, acho que dei azar...

Mas concordo com todos os pontos de vista que tocam na questão dos prejuízos causados pelo fato de a ponte ser elevadiça. No entanto, isso pode ser bem minimizado com a construção de uma nova. Mas que mantenham a antiga, pois ela é muito interessante!

SÃO PAULO F.C - Um clube, um Estado, uma grande cidade.
TêAgá no está en línea   Reply With Quote
Old November 30th, 2009, 03:26 PM   #20
JoãoLuiz
Registered User

Likes (Received): 11

Quote:
Originally Posted by Rodalvesdepaula View Post
Eu ainda acho que a melhor opção para desafogar a Ponte do Guaíba seria a construção de um complexo viário formado por uma auto-estrada e uma grande ponte estaiada entre Eldorado do Sul (entroncamento com a BR-116) e Portão, onde se encontraria com a RS-240, com apenas um trevo intermediário com a BR-386 em Nova Santa Rita; além disso, a BR-386 seria estendida até a Freeway (perto da GM, em Gravataí), num complexo de túneis sob alguns bairros de Canoas.

Dei até um nome para a ponte: Travessia Garibaldi.

Eis um mapa bem tosco, feito "nas coxas" por mim agorinha:

Rodalves, este projeto já existe e inclusive esta sendo executado.
Faz mais ou menos uns 4 ou 5 meses que começaram as obras da Rodovia do Parque (BR-448), que começara no entroncamento da BR-116 com a RS-118, em Sapucaia do Sul, correrá para sul, entroncará com a BR-386, e terminará na BR-290 próximo de onde é pra ser a futura Arena do Grêmio, bairro Humaitá. Para completar o que seria mais próximo do que tu disse, MUITO FUTURAMENTE eles querem construir um prolongamento para norte desta rodovia em direção à Portão, que seria o trecho entre as RS-118 e 240. Mas acho que para esta expansão não há projeto ainda.

Outro projeto que é de suma importância é o da
RS-010. Ela começará aqui em Sapiranga, na RS-239, e seguira para sul em direção à Cachoeirinha, entroncando com a BR-290 próximo à Assis Brasil.

Com o conjunto de obras da BR-448 e RS-010, mais a execução de viadutos na BR-116 (bairro Rincão em NH, acesso Unisinos, acesso Sapucaia e etc), mais uma nova ponte sobre o Guaíba (creio eu que teria que ser ao norte da atual), Porto Alegre teria um excelente anel viário metropolitano.
JoãoLuiz no está en línea   Reply With Quote

Reply

Thread Tools
Rate This Thread
Rate This Thread:

Posting Rules