daily menu » rate the banner | guess the city | one on one

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Norte > Notícias da Região

Global Announcement

SkyscraperCity needs your help to do some house cleaning! please click here for more info!

Closed Thread

Thread Tools Display Modes
Old March 16th, 2009, 04:05 PM   #2101
BR 364
Off-road urbano

BR 364's Avatar

Likes (Received): 648

(post duplo)

Last edited by BR 364; March 16th, 2009 at 04:42 PM.
BR 364 no está en línea  

Sponsored Links

Old March 16th, 2009, 08:17 PM   #2102
Daniela_Artur
BANNED

Likes (Received): 0

Porto Velho perde duas pioneiras

15.03.2009
No final da semana passada, o estado de Rondônia em especial sua capital Porto Velho, perdeu duas pioneiras. Quinta feira 12 faleceu às 7h no hospital das Clínicas aos 86 anos de idade, a professora Lygia dos Santos Veiga.

A educadora exerceu em Porto Velho o cargo de direção das escolas Carmela Dutra, Duque de Caxias e Castelo Branco, onde imprimiu sua marca de ferrenha lutadora por uma educação de qualidade e foi ainda representante da extinta Fundação Nacional de Assistência ao Estudante (FAE). O corpo da professora Lygia foi sepultado no cemitério Parque Jardim da Saudade. Em nome do Governo do Estado de Rondônia, a secretária da Educação Marli Cahulla, e o secretário adjunto Pascoal de Aguiar, lamentam o falecimento, da professora Lygia dos Santos Veiga, uma das pioneiras do ensino no Estado de Rondônia.

Helena Coimbra Erse - Sábado 14, Faleceu em SP no INCOR, por volta das 16 horas, Dona Helena Erse. Seu corpo foi velado e sepultado na tarde de ontem 15, no cemitério Jardim da Saudade em Porto Velho. Helena Coimbra Erse, 83 anos, natural de Manaus Amazonas, filha de família tradicional amazonense, veio para Porto Velho a mais de 60 anos para trabalhar como Enfermeira na Fundação SESP. Foi Administradora do Hospital São José, da materidade Darcy Vargas, inaugurou e administrou o Hospital de Vilhena. Sempre teve uma vida muito atuante na política mesmo antes de seu filho Chiquilito entrar na política, era uma liderança na cidade de Porto Velho, onde sempre participou ativamente das campanhas do seu filho e dos seus dois netos, Guilherme e David Erse. Dona Helena, como era conhecida por todos, deixa duas filhas, Maria Helena e Nazaré, 7 netos e 9 bisnetos.

A família Diária da Amazônia – SGC envia as famílias enlutadas, os mais profundos sentimentos e o desejo de que Deus, na sua infinita bondade, dê a cada um o consolo necessário.
http://www.impactorondonia.com/cidades/ler.php?id=3788
Daniela_Artur no está en línea  
Old March 16th, 2009, 08:28 PM   #2103
BR 364
Off-road urbano

BR 364's Avatar

Não me lembro de ter conhecido nenhuma das duas, mas de qualquer forma é uma grande perda para Porto Velho.

Por falar em pioneiras de Porto Velho, alguém tem notícias da Professora Úrsula Maloney, do Dom Bosco? Continua firme e forte?

A Professora Úrsula eu conheci pessoalmente, quando estudei no CDB em 1992 e 1993. Ela é um verdadeiro "patrimônio histórico" de Porto Velho. Os pais dela (ou avós, não sei) participaram da construção da EFMM.
Old March 17th, 2009, 01:14 AM   #2104
Sr. Jirau
SSC Brasil

Sr. Jirau's Avatar

Likes (Received): 19

Quote:
Originally Posted by BR 364 View Post
Não me lembro de ter conhecido nenhuma das duas, mas de qualquer forma é uma grande perda para Porto Velho.

Por falar em pioneiras de Porto Velho, alguém tem notícias da Professora Úrsula Maloney, do Dom Bosco? Continua firme e forte?

A Professora Úrsula eu conheci pessoalmente, quando estudei no CDB em 1992 e 1993. Ela é um verdadeiro "patrimônio histórico" de Porto Velho. Os pais dela (ou avós, não sei) participaram da construção da EFMM.
A Prof. Úrsula, grande guerreira do CDB, se aposentou tem alguns anos. Ela perdeu uma filha por tomar remédios pra emagrecer. Tem um neto dela que tirou sua CNH aqui com a gente na Auto Escola. Sei disso.

sdçs..
Sr. Jirau no está en línea  
Old March 18th, 2009, 11:05 PM   #2105
Rondon
O Show está Começando!

Rondon's Avatar

Likes (Received): 116

Poxa, pena que fecharam o thread da culinária... mas vou responder aqui pro Apolo...

Quote:
Bem, eu vi isso na internet e também estudei isso na escola, no ensino fundamental cursado em Manaus (Há bastante tempo, rsrs).
Blz.
Mas eu não disse que a cozinha paraense não influenciou Rondônia, só disse que HOJE, atualmente, a cozinha paraense é apenas um dos aspectos da cozinha de Rondônia. O fato do Estado ter recebido uma grande massa de migrantes há algumas décadas atrás, principalmente do Centro-Sul, fez que a culinária rondoniense se torna-se cosmopolita, agregando sabores de diversas partes do país, e não só a amazônica.

A cultura é algo mutável, muda constantemente, e algumas vezes, essa mudança é tão profunda que transforma as feições de um local. Foi o caso de Rondônia.

Quote:
Não penso que comer carne bovina seja uma questão de culinária regional. Pode ser cultural em pequena escala, quando há pessoas que decidem ou não ser vegetarianos. Agora essa questão de consumo nas regões pode mudar por causa do poder aquisitivo das famílias. Acho que no máximo no interior, ou pelo menos nas cidades mais humildes dos estados da Amazônia e do Nordeste não consomem, ou pouco consomem a carne bovina, mas por questões, financeiras e não culturais. No Amazonas o consumo de peixe é grande por esse motivo e também culturalmente, já que por natureza e facilidades de produção o produto é mais acessível. lógico q também conta a paixão natural por peixe.

Mas resumindo, não acho que pode-se usar o consumo de carne bovina como pretexto cultural ou de culinária regional.
Antes de tudo gostaria de esclarecer que citei a carne bovina não por ser uma culinária regional, mas pelo fato que ela é altamente consumida aqui e faz parte da refeição da maioria da população de Rondônia todos os dias, em resposta a sua afirmativa que "o pato no tucupi era comum na mesa dos rondonienses"

Na verdade, pato no tucupi é algo raro em Rondônia. É tido como uma comida exótica, só degustada em raras ocasiões.

Quote:
Pelo que vc e o o forista Rafael_Rosato disseram, fica parecendo que querem a todo custo se distanciarem ao máximo da cultura amazônida. É como dizem, q o sonho dos rondonienses e serem tranferidos para o Centro-Oeste. Não acho isso legal. Pois apesar de RO ter vários aspectos em comum com o Centro-Oeste, é inegável as raízes amazônidas e a cultura adiquirida do velho Grão-Pará.Na verdade acho ridículo, qq pessoa da amazõnia querer se desfazer da nossa cultura regional e que nasceu em berço paraense, no velho Grão-Pará. Há uma diferença aqui, o menino de Manaus disse que a gastronomia paraense não se compara á gastronomia paulista e carioca, o que eu particularmente discordo plenamente. Até aí tudo bem, mas agora dizer que a cultura gastronomica dos outros estados amazônidas, principalmente do Amazonas e do Amapá não têm nada a ver com a gastronomia paraense é pura ignorância. Falar de culinária amazônida em geral, é falar da gastronomia paraense, não tem como fugir disso. Eu, como amazonense, sinto é orgulho de termos uma gastronomia cobiçada internacionalmente. De poder apreciar um bom tacacá, uma peixinho frito ou assado bem temperado, isso sem falar naquele açaí... Uma delícia, comida dignida de capa de revista.
Não é querer se distanciar, mas nunca vou deixar de reconhecer o fato que Rondônia tem grandes influências de outras regiões em sua cultura (e culinária)

Last edited by Rondon; March 18th, 2009 at 11:13 PM.
Rondon no está en línea  
Old March 20th, 2009, 12:25 AM   #2106
BR 364
Off-road urbano

BR 364's Avatar

Quote:
Pelo que vc e o o forista Rafael_Rosato disseram, fica parecendo que querem a todo custo se distanciarem ao máximo da cultura amazônida.
Desculpe Apolo, mas essa afirmação não tem o menor sentido.

Quem conhece bem Rondônia, sabe que com exceção de Porto Velho e Guajará-Mirim, há poucos traços culturais amazônicos no estado. Geralmente quem conhece apenas Porto Velho, acha que a cultura de Rondônia é tão amazônica quanto a dos outros estados do Norte, mas se esquecem que Rondônia não é só Porto Velho. Aqui apenas um quarto da população do estado vive na capital, mais de 70% da população de Rondônia vive em cidades fundadas e povoadas por imigrantes do centro-sul. E essas pessoas começaram essas cidades praticamente do zero, não havia muita gente vivendo nesses locais. Então não havia cultura alguma pra assimilar, as pessoas simplesmente adaptaram a cultura trazida de seus estados de origem às condições naturais da região.

Já em Porto Velho ocorreu algo diferente. Quando os imigrantes vieram, Porto Velho já era uma cidade formada, então os imigrantes acabaram assimilando parte da cultura local, assim como a população local também assimilou parte da cultura trazida do centro-sul, criando uma cidade bastante cosmopolita e com traços culturais bem diversificados. A única cidade que manteve os traços amazônicos praticamente intactos foi Guajará-Mirim, onde houve pouquíssima imigração.

Então quando falamos algumas coisas, não estamos tentando nos distanciar da cultura amazônica ou menosprezando-a, estamos apenas falando do nosso estado como ele é. Agora, se isso incomodada alguém, lamento mas quanto a isso não podemos fazer nada. Não vamos fingir que o nosso estado é algo que não é só pra agradar, isso nós não vamos fazer, até porque não seria o correto.
Old March 20th, 2009, 02:56 AM   #2107
BrunoVix
Registered User

BrunoVix's Avatar

Likes (Received): 47

Quote:
Originally Posted by BR 364 View Post
Desculpe Apolo, mas essa afirmação não tem o menor sentido.
Era o Alexandre Lima.

███████████
Trabalha e Confia
███████████
BrunoVix no está en línea  
Old March 20th, 2009, 04:17 AM   #2108
BR 364
Off-road urbano

BR 364's Avatar

Tá explicado...
Old March 20th, 2009, 06:52 PM   #2109
Rafael_Rosato
Registered User

Rafael_Rosato's Avatar

Gracias BR e Rondon ... eu ja ia ter que me "escandalizar" aqui pra pra me defender!! ;p

Last edited by Rafael_Rosato; March 20th, 2009 at 07:15 PM.
Rafael_Rosato no está en línea  
Old March 20th, 2009, 09:26 PM   #2110
R.J.P
Registered User

R.J.P's Avatar

Likes (Received): 37

Porto Velho Shopping recebe loja da MMartan

A tradicional marca de roupas de cama, mesa e banho MMartan chega à Rondônia e inaugura sua loja no Porto Velho Shopping. No mercado desde 1984, a empresa é líder em seu ramo de atuação. A MMartan fabrica e vende produtos exclusivos da mais alta qualidade, com preços de fábrica, diretamente para seus consumidores, ou seja, não há intermediários.

Única na região esta é mais uma marca que estreia pelo Porto Velho Shopping. A nova loja tem 106 metros quadrados e conta com artigos exclusivos de bom gosto e requinte. Já em seu lançamento, a marca está em liquidação de verão e com descontos de até 60%.

Para a sócia proprietária da MMartan do Porto Velho Shopping, Charlene Lima, o que diferencia a rede de outras marcas é o fato de oferecer produtos de alta qualidade, exclusivos e com preços acessíveis e iguais em todo país. “Aqui tínhamos um público que já conhecia a marca e estava descoberto. Nossa expectativa é grande, pois a rede é um sucesso em outros estados”, afirma Charlene.

Um dos diferenciais da rede é a consultoria externa localizada na França, antecipando desta maneira as coleções com tendências internacionais. As estampas da MMartan, por exemplo, são inspirados em artistas famosos e desenvolvidas por artistas da França e Itália. A marca também é conhecida por oferecer produtos em algodão egípcio e o exclusivo 1000 fios, considerado o tecido mais sofisticado do mundo.

Na semana que vem a loja fará um coquetel oficial de lançamento. No Porto Velho Shopping a MMartan tem a direção dos empresários Charlene Lima e Alexandre Amaral.

A marca e seus produtos
A MMartan possui aproximadamente 80 lojas nos melhores shoppings do país e tem produtos exclusivos que utilizam inclusive novas tecnologias. Para regiões quentes e úmidas como Rondônia, a marca apresenta artigos como as mantas térmica e de fibra de bambu. As duas são extra macias, no entanto, a primeira se adapta a temperatura do corpo e a última é produzida por um tecido frio.

Além de roupas de cama, mesa e banho também são encontrados na loja artigos da linha casa. São sprays aromatizadores, sabonetes, água de passar amaciante e outros produtos para deixar o lar mais aconchegante.

Minha mãe adorou a notícia rsrsrsrsr.

http://www.impactorondonia.com/arte/ler.php?id=3839
R.J.P no está en línea  
Old March 20th, 2009, 09:29 PM   #2111
Rondon
O Show está Começando!

Rondon's Avatar

Likes (Received): 116

Achei bonita a loja

Semtran anuncia inversão de mão na Campos Sales

A Campos Sales, que antes seguia para Zona Sul na Sete de Setembro, mudará de mão a partir da Carlos Gomes. A inversão vai vigorar amanhã.

Cassol assina amanhã universalização da água tratada em Ji-Paraná

A ordem de serviço será assinada amanhã. Serão investidos R$ 7.592.488,45 para a universalização da água tratada no município, atingindo 100% da população.
Rondon no está en línea  
Old March 20th, 2009, 10:20 PM   #2112
R.J.P
Registered User

R.J.P's Avatar

Thumbs up

Também achei bonita
R.J.P no está en línea  
Old March 21st, 2009, 12:04 AM   #2113
gustavo.sces
Registered User

Likes (Received): 22

Eu tb...
gustavo.sces está en línea ahora  
Old March 21st, 2009, 12:14 AM   #2114
BR 364
Off-road urbano

BR 364's Avatar

Seja bem vindo, RJP!
Old March 21st, 2009, 01:52 AM   #2115
Sr. Jirau
SSC Brasil

Sr. Jirau's Avatar

Muito bonita a Mmartan. Minha mãe tb vai adorar a notícia e comprará lá. A notícia da inversão da Campos Sales também muito me alegrou. Deverei utilizar bastante essa nova via.

sdçs..
Sr. Jirau no está en línea  
Old March 21st, 2009, 03:38 PM   #2116
gustavo.sces
Registered User

Likes (Received): 22

Seja bem vindo, RJP!
gustavo.sces está en línea ahora  
Old March 21st, 2009, 04:56 PM   #2117
R.J.P
Registered User

R.J.P's Avatar

obrigado pelas boas vindas Sr gustavo.sces e Sr BR 364
Já acompanho os thread ja algum tempo.Vcs são show de bola.
R.J.P no está en línea  
Old March 21st, 2009, 05:20 PM   #2118
Espartano_bsb
Registered User

Espartano_bsb's Avatar

Likes (Received): 0

Pessoal,

O Porto Velho Shopping já inaugurou todas as operações ou ainda restam muitos espaços vazios? E o Mc Donalds já inaugurou? E como ficou aquela madereira do lado? Ainda está por lá ou o shopping comprou o terreno?
Espartano_bsb no está en línea  
Old March 21st, 2009, 05:56 PM   #2119
R.J.P
Registered User

R.J.P's Avatar

Ainda há muitos espaços a serem abertos lá.Algumas lojas esperarão para abrir só a partir do meio do ano.O Mc donald's ainda não abriu.:ohno
Acho que mes que vem ele abre.Quanto a madereira,ainda ta lá.Mas o shopping já esta quase finalizado e ficando bem bonito(exceto o piso).
R.J.P no está en línea  
Old March 21st, 2009, 07:25 PM   #2120
BR 364
Off-road urbano

BR 364's Avatar

Na praça de alimentação, a única operação que falta inaugurar é o McDonald's. No restante do shopping, quando eu estive lá pela última vez, em janeiro, faltavam uns 30% das lojas, ou menos.

Closed Thread

Thread Tools
Display Modes

Posting Rules