daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > European Forums > Fórum Português > Outros Temas > Além-Fronteiras / Around The World

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools
Old June 25th, 2008, 11:11 PM   #1
Rodalvesdepaula
Registered User

Rodalvesdepaula's Avatar

Likes (Received): 7923

Transporte no Brasil - Características e fotos

Amigos de Portugal, decidi fazer este thread para mostrar um pouco do sistema de transporte daqui do Brasil, uma nação que está começando a se tornar uma das maiores potências do planeta. Sempre tive curiosidade em comparar os sistemas de transporte (área que entendo bastante) de Portugal com os daqui e agora consegui um tempo para montar um "super-thread" sobre este assunto.

Qualquer dúvida sobre as fotos e informações que vou botar aqui, podem me perguntar que eu irei responder. O que eu quero é mostrar as vias que estão levando o Brasil ao desenvolvimento e a cara de um país que está melhorando a cada ano. As fotos foram extraídas na Net, e irei colocar os créditos caso forem do SSC Brasil.

Vou começar pelas ferrovias e rodovias. Se gostarem do thread, irei botar fotos também de aeroportos, companhias aéreas, portos e de mais rodovias!

Espero que gostem, amigos!

Vamos começar pelos caminhos de ferro do Brasil!

Até o final da década de 1990, o Brasil tinha somente quatro grandes operadoras ferroviárias estatais:

1) Rede Ferroviária Federal S.A. (RFFSA), empresa do Governo Federal fundada em 1957 para operar as ferrovias brasileiras, exceto as do Estado de São Paulo. Deixou de operar em 1999, quando o último lote de ferrovias foi concedida à operadores privados.

Comboio da RFFSA na Estação da Luz, a principal de São Paulo

2) Ferrovias Paulistas S.A. (FEPASA), empresa do governo do Estado de São Paulo fundada em 1971 e que operou os troços dentro do Estado até 1999. Tenho lembranças vivas desta empresa.

Comboio da FEPASA no pátio de Sorocaba

3) Cia. Vale do Rio Doce, mineradora que foi privatizada em 1997 e que hoje opera três ferrovias: Vitória-Minas, Carajás e Norte-Sul. Todas elas transportam minério de ferro, produtos agrícolas e outros produtos, como containers (contentores). Como a Vale ainda existe, vou botar fotos atuais dela aqui abaixo:

image hosted on flickr

image hosted on flickr

image hosted on flickr

Vídeo do um dos únicos dois comboios de passageiros de longo percurso que ainda existem no Brasil, ambos mantidos pela Vale. Este estava saindo de Belo Horizonte.

4) Cia. Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), empresa que operou os comboios urbanos no Brasil até a década de 1990. Ela ainda existe, nas capitais do Nordeste.

Hoje, as ferrovias do Brasil somam cerca de 28.000 Km de linhas e ramais, além de duas bitolas principais: 1000 mm (a maioria) e 1600 mm (bitola irlandesa). As principais cargas transportadas são soja, minério de ferro, milho, combustíveis, carvão, bauxita, contentores, bobinas de aço, carne, papel e madeira, entre outros. A material circulante é de tecnologia norte-americana, com engate automático e locomotivas ao estilo das ferrovias dos EUA. Agora, vou mostrar as fotos das cinco empresas ferroviárias privadas que surgiram no Brasil a partir de 1996 após o fim das estatais RFFSA e FEPASA:

1) América Latina Logística (ALL): opera em São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Sul do Brasil e também mantém operações nas ferrovias da Argentina. É a maior do Brasil.

2) MRS Logística, que opera entre São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, sobretudo com trens de minério.

Novas locomotivas General Electric C38Mi, fabricadas nos Estados Unidos

3) Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), que opera na região Centro-Leste do Brasil.

4) Cia. Ferroviária do Nordeste (CFN), que opera as linhas do Nordeste brasileiro.

5) Ferrovia Tereza Cristina, uma linha isolada que fica em Santa Catarina e transporta unicamente carvão mineral para o porto de Imbituba.

O Brasil também tem ferrovias urbanas nas grandes cidades, além de sistemas de metropolitano. Para não cansar vocês, vou botar apenas as fotos das ferrovias urbanas de São Paulo e Rio de Janeiro. As fotos dos metros, irei colocar mais tarde.

O sistema de comboios urbanos de São Paulo é gerida pela Cia. Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), de propriedade do governo estadual. A empresa vem recebendo grandes investimentos e já opera com uma estrutura mais moderna. Abaixo, vou botar três fotos de comboios da CPTM:

No Rio de Janeiro, quem opera os comboios urbanos é a Supervia, empresa privada que detém a concessão do sistema. Abaixo, três fotinhas do sistema:

Agora, vamos às rodovias!

O Brasil tem uma malha rodoviária razoável, com uma rede que abrange todo o país. Na região Centro-Sul e em algumas regiões do Nordeste, as rodovias são boas e seguras, sendo que algumas estão sendo duplicadas e ampliadas; mas, no interior do país, há algumas estradas em estado precário de manutenção, dificultando o transporte de produtos agrícolas e de pessoas. As melhores rodovias estão no Estado de São Paulo, sendo que elas são concedidas à iniciativa privada e hoje estão tão boas quanto as dos EUA e de países como a Alemanha e França.

Vou botar agora uma foto de cada das principais rodovias brasileiras:

1) Rodovia Presidente Dutra, autopista que liga Rio de Janeiro a São Paulo. É a mais importante estrada brasileira. Esta foto é na chegada no Rio.

2) Rodovia Castello Branco, que liga São Paulo a Sorocaba e região oeste do Estado de São Paulo e ao Centro-Oeste do Brasil. Já postei esta foto aqui no SSC; é no nó de acesso a Sorocaba

3) Rodovia dos Imigrantes, autopista que liga São Paulo ao litoral do Estado

4) BR-116, rodovia que liga o Norte ao Sul do Brasil

5) BR-101, outra rodovia Norte-Sul, só que litorânea. Este trecho fica em Santa Catarina e está sendo duplicado e modernizado.

6) BR-153, trecho brasileiro da rodovia transcontinental Panamericana, que liga o Canadá até a Argentina. Esta foto é em Goiânia.

7) BR-040, que liga o Rio de Janeiro à Brasília

8) BR-262, rodovia que liga o Leste ao Oeste do Brasil

9) Transamazônica, estrada aberta pelo Governo Militar no meio da Amazônia

10) BR-242, rodovia que liga Brasília ao Nordeste

Bem, esperam que tenham gostado destas fotos. Se gostarem, posso colocar mais, e posso responder às dúvidas e às curiosidades de vocês!

P.S.: peço à moderação que corrigam o título. Escrevi "cracterísticas"; corrijam para "características", por favor.

Sponsored Links

Old June 26th, 2008, 12:33 AM   #2
Viriatuus
Registered User

Likes (Received): 598

Boa! Espero por mais fotos. Entretanto uma pergunta. Na generalidade das fotos os CF parecem andar à esquerda mas em alguns casos parecem andar à direita. Depende das regiões?

Quanto à bitola tenho a ideia que a standard no Brasil é a de 1000 mm e que só em São Paulo (talvez também a CVRD) é que existe a bitola de 1600 mm. Estou errado?
Viriatuus no está en línea   Reply With Quote
Old June 26th, 2008, 12:55 AM   #3
Rodalvesdepaula
Registered User

Rodalvesdepaula's Avatar

Quote:
Originally Posted by Viriatuus View Post

Boa! Espero por mais fotos. Entretanto uma pergunta. Na generalidade das fotos os CF parecem andar à esquerda mas em alguns casos parecem andar à direita. Depende das regiões?
Vamos lá, Viriatuus! As ferrovias brasileiras, geralmente, são de linha singela, o useja, não são duplciadas. Quando são, os comboios usam alternamente o lado direito e o lado esquerdo, pois sempre tem uma composição parada na linha (os comboios de carga daqui são gigantescos!). Nas ferrovias próximas a São Paulo, os comboios correm em mão inglesa porque a ferrovia fora construída pelos ingleses em 1867;

Quote:
Quanto à bitola tenho a ideia que a standard no Brasil é a de 1000 mm e que só em São Paulo (talvez também a CVRD) é que existe a bitola de 1600 mm. Estou errado?
Na verdade, a bitola padrão brasileira é 1600 mm (!), determinado pelo governo nos anos 1970. Porém, a maioria das ferrovias no Brasil possuem a bitola métrica porque foram construídas no Século XIX, quando não havia grandes recursos nem se pensava no futuro. As ferrovias de São Paulo são de duas bitolas: 1600 mm para Santos, Campinas, São José do Rio Preto, Rio de Janeiro e Bauru; e 1000 mm para Sorocaba, Sul do Brasil e Centro-Oeste do Brasil. Além de São Paulo, há ferrovias de biltoa larga (1600 mm) no Rio de Janeiro e Minas Gerais, além da linha da E.F. Carajás, no Maranhão, usada pela Vale para escoar o minério de ferro para os portos de exportação. A nova ferrovia Norte-Sul já tem bitola de 1600 mm.

A única ferrovia de bitola internacional (1435 mm) no Brasil é a E.F. Amapá, uma linha no Norte que transporta manganês e construída pelos norte-americanos.
Old June 26th, 2008, 01:09 AM   #4
Viriatuus
Registered User

Likes (Received): 598

Qual é a nova ferrovia Norte/Sul? É possível ir de onde a onde em ferrovia no Brasil - refiro-me a passageiros! Por exemplo posso ir de Fortaleza a Salvador? Ou a São Luís? E do Nordeste para o Sueste ou Sul? E dos Matos Grossos para São Paulo?
Viriatuus no está en línea   Reply With Quote
Old June 26th, 2008, 01:16 AM   #5
Arpels
Αλέξανδρος

Arpels's Avatar

Likes (Received): 121

como funciona o sistema de transportes aereos dentro do espaço Brasileiro
Arpels no está en línea   Reply With Quote
Old June 26th, 2008, 01:31 AM   #6
Rodalvesdepaula
Registered User

Rodalvesdepaula's Avatar

Agora, vamos às principais Campanhias aéreas do Brasil:

1) TAM: fundada em 1976, é hoje a maior companhia aérea do Brasil é praticamente a única que voa para fora da América. Ela teve um crescimento espetacular nos últimos anos e se envolveu (infelizmente) em dois acidentes fatais na cidade de São Paulo, em 1996 e 2007 (este, a revolta da imprensa e do país foi tanta que só faltaram pedir a renúncia do governo atual...). Hoje, a TAM interliga o Brasil com os países do Mercosul, com os Estados Unidos e com a Europa. Algumas fotos dela:

Airbus A320 (este foi o que caiu em 2007, durante o pouso)

Airbus A330

Airbus A340 (ela tem dois)

Fokker 100 (MK28), o avião que fez a TAM grande (foi um destes que caiu no meio de SP em 1996). Hoje, ela já não tem mais nenhum.

E o novíssimo Boeing 777-300 que ela vai receber em poucos dias

(foto extraída do SSC Brasil)

2) Gol Linhas Aéreas: foi criada em 2001 e só tem Boeing 737 na sua frota. É uma empresa low-cost, que voa para todo o país e alguns países do Mercosul; é a segunda maior do Brasil e recentemente comprou a lendária Varig. Só vou postar uma foto dela, pois ela só tem um tipo de aeronave, o Boeing 737;

3) Varig: a Viação Aérea Rio Grandense foi fundada por alemães em Porto Alegre no ano de 1927, fazendo um vôo local. Foi a mais lendária empresa aérea do Brasil, a que levou o nome do nosso país a lugares como Hong Kong e Nigéria. Lamentavelmente, ela quase quebrou por volta de 2006 e foi adquirida pela concorrente Gol. Hoje, ela opera só um vôo internacional, para Paris (ela já voou para Lisboa, New York, Los Angeles, Tokyo, Londres, Milano, Hong Kong, Buenos Aires, Cidade do México, Frankfurt...).

Lockheed Electra II, avião lendário que operou a Rio-São Paulo entre 1962 e 1992

Lockheed L-1049 Super Constellation, aeronave que levou a Varig para os EUA nos anos 1950

Boeing 747-400

McDonnell Douglas-Boeing MD-11, modelo para vôos internacionais que a empresa operou antes da crise

Boeing 737 ex-Gol, após ser comprado por ela

4) Azul Linhas Aéreas: empresa aérea do norte-americano David Neeleman, dono da jetBlue. Ela irá iniciar as suas operações no final deste ano, com jatos Embraer ERJ-190.

5) Oceanair: empresa aérea que opera em rotas domésticas, mas que já voou para a Cidade do México.

Fokker MK28 100

Fokker 50

Last edited by Rodalvesdepaula; June 26th, 2008 at 01:51 AM.
Rodalvesdepaula está en línea ahora   Reply With Quote
Old June 26th, 2008, 01:49 AM   #7
Rodalvesdepaula
Registered User

Rodalvesdepaula's Avatar

Quote:
Qual é a nova ferrovia Norte/Sul? É possível ir de onde a onde em ferrovia no Brasil - refiro-me a passageiros! Por exemplo posso ir de Fortaleza a Salvador? Ou a São Luís? E do Nordeste para o Sueste ou Sul? E dos Matos Grossos para São Paulo?
A Norte-Sul irá ligar o Norte (Estado do Maranhão) até o Estado de Mato Grosso do Sul, já no Sudoeste do Brasil. Ela irá operar somente comboios cargueiros.

Viriatuus, infelizmente é impossível fazer viagens ferroviárias no Brasil. A única linha de comboio de passageiros ainda operante vai de Belo Horizonte até Vitória; mas, vão ser iniciadas as obras do TGV brasileiro, entre Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas, cujo início das operações está previsto para 2014. Fora isto, só mesmo por avião ou autocarro.

Arpels, o sistema áereo brasileiro é assim: os vôos internacionais chegam, principalmente, no Rio de Janeiro e São Paulo, apesar de Belo Horizonte, Salvador, Recife, Natal, Fortaleza, Porto Alegre e Manaus já terem alguns vôos para Portugal, Miami e Mercosul. A malha aérea é divida em rotas domésticas (ligações entre capitais) e regionais (vôos entre uma capital e cidades do Interior); mas, a maioria dos vôos vão mesmo para São Paulo, Rio e Brasília.
Old June 26th, 2008, 02:16 AM   #8
Arpels
Αλέξανδρος

Arpels's Avatar

vcs (a visão do pessoal em geral) acham que compensaria investir mais na ferrovia com sistemas tipo TGV do que no transporte aereo tendo em conta a dimensão do pais as distancia é td muito grande.
Old June 26th, 2008, 02:25 AM   #9
Rodalvesdepaula
Registered User

Rodalvesdepaula's Avatar

Agora, as gares ferroviárias...

1) São Paulo

Estação da Luz, a principal da cidade, construída em 1901. É aí que fica o Museu da Língua Portuguesa, que fica no Brasil

Terminal Barra Funda, a nossa "gare do Oriente"

image hosted on flickr

Ao lado da estação Barra Funda, fica o Memorial da América Latina

Estação Júlio Prestes, hoje sala de concertos

2) Rio de Janeiro (Estação Central do Brasil)

3) Salvador

4) Sorocaba

5) Bauru (interior do Estado de São Paulo)

6) Belo Horizonte (o comboio para Vitória sai ao lado da gare, num galpão)

7) Porto Alegre (demolida!!! )

8) Rio do Sul (cidade do interior de Santa Catarina, colonizada por alemães e italianos), numa ferrovia que foi desmantelada em 1971

9) Mairinque (aqui ao lado)

10) Teresina

Old June 26th, 2008, 02:26 AM   #10
Arpels
Αλέξανδρος

Arpels's Avatar

a de Belo Horizonte é lindaaaaaaaaaaaaaaa
Old June 26th, 2008, 02:31 AM   #11
Rodalvesdepaula
Registered User

Rodalvesdepaula's Avatar

Quote:
Originally Posted by Arpels View Post
vcs (a visão do pessoal em geral) acham que compensaria investir mais na ferrovia com sistemas tipo TGV do que no transporte aereo tendo em conta a dimensão do pais as distancia é td muito grande.
As duas coisas, Arpels. Na ligação Rio-São Paulo, o TGV praticamente é obrigatório, pois a ponte aérea e a Rodovia Presidente Dutra já não conseguem mais atender à demanda; e já se fala em levar o TGV para Curitiba (via Sorocaba ) e Belo Horizonte; isto sem falar que o Brasil precisa de comboios de longo percurso como o Lusitânia ou os comboios da estadunidense Amtrak.

Já o setor aéreo tem um enorme potencial, sobretudo na Amazônia. Lá, praticamente, não existem rodovias e se chega nas cidades de barco ou em turbohélices como os modernos ATR 72. Entretanto, o transporte aéreo é muito deficitário e caro de se manter; o Brasil é um cemitério de empresas aéreas (dificilmente, uma se mantém viva por 15 ou 20 anos). Na minha opinião, precisa melhorar as ligações entre as capitais do Nordeste e no Sul, sendo que no sul praticamente não há vôos regionais.
Old June 26th, 2008, 02:37 AM   #12
Bruno GV
Brasil é meu país!

Bruno GV's Avatar

Likes (Received): 2255

Rodalves, posso postar fotos da estação ferroviária e das rodovias que passam pela minha cidade?
Old June 26th, 2008, 02:41 AM   #13
Rodalvesdepaula
Registered User

Rodalvesdepaula's Avatar

Claro, Bruno! Eis a Estação de Governador Valadares, extraído do site Estações Ferroviárias (www.estacoesferroviarias.com.br):

É atendida pelo único comboio de passageiros de longo percurso que ainda há no Centro-Sul do Brasil, da Vale. Manda ver nas fotos, Bruno!

E a gare de Alumínio, onde moro, hoje fechada...
Old June 26th, 2008, 04:11 AM   #14
Bruno GV
Brasil é meu país!

Bruno GV's Avatar

Likes (Received): 2255

Sistema de transportes em minha cidade, Governador Valadares:
-Rodovias
BR-116(foto minha) a mais importante ligação para minha cidade.

BR-381(garimpada), que foi recentemente recuperada.

BR-259(garimpada), essa foto é na cidade de Colatina.

MGT-451(garimpada), em parte é asfaltada e outra não, é uma ligação entre GV e cidades pequenas por perto.

E tem tbm a MG-314, só que esta eu não achei foto.

Passa por aqui a Ferrovia Vitória-Minas, não sei se a mais mas concerteza uma das mais importantes ferrovias brasileiras.
Mapa:

Estação Ferroviária(foto minha), já que tem uma foto dela vou colocar esta que mostra uma parte da praça em frente

A cidade tbm tem o Aeroporto Coronel Altino Machado que é servido por linhas regionais como a OceanAir, com uma pista de 1400 metros e que está sendo reformado e ampliado.Não achei fotos.
Old June 26th, 2008, 06:43 AM   #15
Vittariano

Vittariano's Avatar

Likes (Received): 11

Trecho da BR-116 em Canoas, próximo a Porto Alegre ,no sul do Brasil. A BR-116 liga o sul ao norte do Brasil pelo interior. Aqui, é a minha cidade. Esse é o segundo trecho mais movimentado em rodovias do país, só perde para o trecho da Via-Dutra na entrada do Rio de Janeiro.
Old June 26th, 2008, 08:44 AM   #16
gaucho
PAPALEGUAS

gaucho's Avatar

Likes (Received): 556

Quote:
Originally Posted by Arpels View Post
como funciona o sistema de transportes aereos dentro do espaço Brasileiro
Arpels, não sei se a pergunta é sobre principais aeroportos, conexões e tal, mas vamos lá

A principal porta de entrada para o Brasil é Guarulhos,é o aeroporto mais movimentado do país e tem vôos para as principais capitais da América Latina, várias cidades norte americanas, Canada, Europa, Asia e Africa. Além de vários vôos domésticos, pois muitas pessoas fazem conexão internacional ou domésica lá

O segundo aeroporto mais movimentado é o conhecido e famigerado Congonhas, também em São Paulo. Congonhas antes do acidento do ano passado era o principal HUB aereo para vôos domésticos mas o governo tem o plano de criar outros HUBs

O terceiro aeroporto mais movimentado é o Galeão, no Rio de Janeiro, que antigamente era a porta de entrada do Brasil mas perdeu esse status para Guarulhos. Nos últimos anos o governo vem incentivando que o Galeão se torne novamente um Hub doméstico e internacional

O quarto mais movimentado é Brasilia, nos últimos anos o aeroporto da capital brasileira se tornou um dos principais HUBs do país e isso só tende a aumentar pois sua localização é central.

O quinto mais movimentado é o de Salvador, com vários vôos internacionais e domésticos.

O sexto é o Confins, em Belo Horizonte. Por causa da sua localização estratégica, o governo quer incentivar o uso desse aeroporto, para se tornar também um HUB

O sétimo aeroporto é o de Porto Alegre, por causa de sua localização no extremo sul ele nunca será um HUB doméstico, mas a GOL por exemplo já esta transformando o aeroporto em HUB para o Mercosul, com vôos para Montevideo, Buenos Aires, Rosário e Cordoba.

O oitavo é o aeroporto de Recife, esse aeroporto tem tido um crescimento elevado e provavelmente ganhará no futuro mais vôos internacionais, por sua localização e vocação turistica

O aeroporto de Curitiba é o nono, boa parte da movimentação são vôos para SP, o aeroporto também pode num futuro próximo a se tornar um HUB para a região sul por causa de sua localização.

Outros aeroportos importantes são o de Manaus, que também pode se tornar um HUB para a região norte do Brasil e um ligação com os países da região norte da América do Sul.

O governo também tem planos para que os aeroportos de Campinas e Natal se tornem imensos HUBs, mas por enquanto isso são só planos.

O aeroporto de Fortaleza também é outro que tem ganho muitos vôos internacionais.
Old June 26th, 2008, 08:52 AM   #17
gaucho
PAPALEGUAS

gaucho's Avatar

Aqui uma foto da Freeway, dizem que foi a primeira auto estrada brasileira, mas não sei se é verdade.

Ela liga Porto Alegre ao litoral do Rio Grande do Sul e ao resto do Brasil, o interessante dessa rodovia é sua sazonalidade, pois o estado não possui nenhuma grande cidade no litoral norte, então essa rodovia fica muito movimentada nos meses de verão e finais de semana no inicio de outono e final da primavera.

Mas durante os meses de inverno ela esvazia bastante

Freeway passando entre as lagoas perto do litoral gaúcho
Old June 26th, 2008, 09:04 AM   #18
gaucho
PAPALEGUAS

gaucho's Avatar

Fotos da Rota do Sol, que ligará as cidades da Serra Gaúcha ao litoral norte do estado.

Podemos dizer que essa rodovia esta sendo um parto pra ficar pronta, já fazem anos que ela esta sendo construida e os atrasos se devem a vários fatores, desde atrasos de repasse do dinheiro para as obras até os problemas ambientais, pois essa rodovia cruza uma região de preservação.

Lembro q até interditaram as obras pq ela cruzaria uma região de acasalamentos de grilos ou algo assim, não sei, mas toda hora as obras eram paradas por algo desse tipo

Aqui algumas fotos

Olha q gracinha de rodovia
Old June 26th, 2008, 11:15 AM   #19
Rodalvesdepaula
Registered User

Rodalvesdepaula's Avatar

Legal, meus conterrâneos! Podem continuar postando fotos do sistema de transporte do nosso país aqui para mostrar aos nossos amigos de Portugal. Pode botar até fotos dos ônibus que circulam aqui, pois sei que os "tugas" vão gostar!
Old June 26th, 2008, 02:50 PM   #20
Barragon
Barra for Friends

Barragon's Avatar

Likes (Received): 1584

Excelente thread Rodrigo Parabéns

Voce tem alguns mapas com as rodovias? e com os caminhos de ferro? agradecia se postasse.

The Latest Photo Reports: Região de Lisboa :: Alentejo

Fat people are harder to kidnap
Barragon no está en línea   Reply With Quote

Reply

Thread Tools

Posting Rules