daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Sudeste

Sudeste Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools
Old June 30th, 2008, 06:24 PM   #1
Leléo_BH
Registered User

Likes (Received): 122

Casas antigas, clássicas, modernas e contemporâneas... Conheça mais um bairro de Belo Horizonte. [Bônus: O recém-inaugurado Jardim Japonês da Fundação Zoobotânica de BH]

Olá a todos!

Depois de apresentar a vocês os bairros Nova Suíça e Jardim América, chegou a vez do bairro Gameleira. Apesar de ser muito parecido com os dois anteriores, nesse encontramos alguns exemplares de casas antigas maravilhosas... Além de alguns modernistas interessantes. Eu não conheço muito a história do bairro não, mas sei que é muito antigo: retorna à velha "Fazenda Modelo do Gameleira". E no final do thread, de bônus, algumas fotos do Jardim Japonês inaugurado a pouco tempo em BH. Mais à frente falarei mais dele.

01. Uma antiga interessante. Apesar da descaracterização da fachada, dá pra perceber uma bela varanda escondida...

02.

03. Uma clássica bonita.

04. Uma bela contemporânea.

05.

06. Outra antiga...

07. Adoro essa!!!

08.

09.

10.

11.

12.

13. Outra que eu ADORO!

14.

15.

16.

17.

18.

19.

20.

21.

22.

23.

24.

25.

26.

27.

28.

29.

30.

31. Uma modernista charmosa...

32. Centro de Especialidades Médicas (em reforma pela Prefeitura de Belo Horizonte). Outro exemplar modernista bem interessante!

33.

34.

35.

36. Essas duas (infelizmente não dá pra ver direito) são casas de madeira!!!

37.

38.

39.

40.

41.

42.

43.

44.

45. Esse é um pequeno "complexo" de lojas agrupadas. Além de roupas femininas, vende-se artigos de beleza e para casa.

46.

47.

48.

49.

50. Uma praçinha super aconchegante!

51. Árvores sem folhas... Inverno!

52.

53.

54.

55.

56. Olha que delícia essa mesinhas com as cadeiras na varanda...

57. Como em BH espaço está escasso, ainda que muito timidamente, está começando o interesse pelos bairros de classe média pelas construtoras para empreendimentos direcionados à classe média/média/alta.

58.

59.

60. Linha ferro com a Estação Ferroviária do Gameleira. Desativada.

61.

62.

63.

64.

65. Uma casa de vidro! Interessante!

66.

67.

68.

69.

70.

Comemorando os 100 anos da imigração japonesa para o Brasil, a Fundação Zoobotânica de BH inaugurou um típico jardim japonês. O espaço conta com: cascatas, lagos onde nadam carpas coloridas e aves aquáticas japonesas. Uma pontezinha. Um tradicional jardim paisagístico com plantas japonesas. Luminárias e uma típica casa de chá japonesa, que será aberta apenas para cerimônias fechadas.

71.

72.

73.

74.

75.

76.

77.

78.

79.

80.

Espero que tenham gostado! Meu próximo thread será dedicado a uma avenida da parte central de BH! Aguardem!

Muito obrigado!

Sponsored Links

Old June 30th, 2008, 07:58 PM   #2
Rubão
Registered User

Likes (Received): 1

Nossa, adorei o thread! Em muitos aspectos me lembrou a Curitiba em que cresci, de bairros de classe média, bem urbanizados como o alto da xv e outros
Gostei muito das fotos 32/34 e 62. Lembram muitas construções da época de Ctba, que hoje não são mais visíveis, geralmente totalmente reformadas, com aspecto modernoso ou super-pintadas que até dói nos olhos. Gosto mesmo deste desbotado do tempo.
obrigado pelo passeio!
Rubão no está en línea   Reply With Quote
Old July 1st, 2008, 06:39 AM   #3
Bruno BHZ
.

Bruno BHZ's Avatar

Likes (Received): 7340

Muito bom o padrão do bairro. As casas estão bem cuidadas. Pena o excesso de cerca elétricas (ao menos melhor que muro) e a arborização meio irregular.

Gostei muito das casas 2, 3, 13... das antigas em geral.

Achei esse Centro de Especialidades Médicas muito bonito!

Quais ruas foram mais focadas no thread?
Old July 1st, 2008, 04:26 PM   #4
Scotti
Registered User

Likes (Received): 168

Adoro esses bairros de BH com ar de interior!

Valeu Leléo, você tem feito um ótimo trabalho focando regiões de BH desconhecidas aqui no SSC (confesso que o Gameleira é um bairro desconhecido mesmo para mim). A qualidade dos seus threads está excelente! Parabéns!
Old July 1st, 2008, 04:51 PM   #5
RVpoa
Orgulho de ser Gaúcho

RVpoa's Avatar

Likes (Received): 1110

Excelente thread, mostrando uma BH mortal, longe dos muros de vidro e dos revestimentos de granito, bem agradável o bairro, realmente os muros tapando as residências e as cercas elétricas são marcantes, mas enfim realidade brasileira...e que lindo ficou o jardim japonês, só aquela pseudo casinha japoneza que tá mais com ares de casa do interior que de arquitetura japonesa....hehehehe.....mas o paisagismo tá excelente.Adoro BH!!!Tenho saudades!!
RVpoa está en línea ahora   Reply With Quote
Old July 1st, 2008, 05:24 PM   #6
nando02
Qui sait?

nando02's Avatar

Likes (Received): 168

Excelente thread!!!
nao conhecia muito bem esse bairro fiquei surpreso positivamente!! um aspecto bem legal!!
Parabens pelo thread ae!
Old July 1st, 2008, 05:56 PM   #7
Leléo_BH
Registered User

Quote:
Originally Posted by Rubão View Post
Nossa, adorei o thread! Em muitos aspectos me lembrou a Curitiba em que cresci, de bairros de classe média, bem urbanizados como o alto da xv e outros
Gostei muito das fotos 32/34 e 62. Lembram muitas construções da época de Ctba, que hoje não são mais visíveis, geralmente totalmente reformadas, com aspecto modernoso ou super-pintadas que até dói nos olhos. Gosto mesmo deste desbotado do tempo.
obrigado pelo passeio!
Que legal! É interessante perceber esses diálogos entre as cidades brasileiras. Além de falar de um determinado período de tempo, faz referência a uma identidade nacional. É realmente uma pena as descaracterizações. Em BH durante muito tempo isso vingou, mas hoje há uma preocupação maior com a preservação. Pelo menos, espero que o "CEM" seja conservado depois da reforma da PBH. E obrigado pelo comentário!
Old July 1st, 2008, 06:04 PM   #8
Leléo_BH
Registered User

Quote:
Originally Posted by Bruno BHZ View Post
Muito bom o padrão do bairro. As casas estão bem cuidadas. Pena o excesso de cerca elétricas (ao menos melhor que muro) e a arborização meio irregular.

Gostei muito das casas 2, 3, 13... das antigas em geral.

Achei esse Centro de Especialidades Médicas muito bonito!

Quais ruas foram mais focadas no thread?
Oi! Eu considerei o bairro Gameleira atrás da avenida Amazonas (do lado oposto ao Cefet). Eu praticamente percorri todas as ruas paralelas à Amazonas e as perpendiculares até a avenida Guaratá (última via antes da linha de metrô). Os limites perpendiculares foram a avenida Tereza Cristina à direita e o bairro Calafate à esquerda. Mas as principais ruas foram: Campos Sales, Zurick, José de Alencar, Genebra... O básico do Gameleira! Valeu!
Old July 1st, 2008, 06:16 PM   #9
Leléo_BH
Registered User

Quote:
Originally Posted by Scotti View Post
Adoro esses bairros de BH com ar de interior!

Valeu Leléo, você tem feito um ótimo trabalho focando regiões de BH desconhecidas aqui no SSC (confesso que o Gameleira é um bairro desconhecido mesmo para mim). A qualidade dos seus threads está excelente! Parabéns!
Ah! Que isso! Muito obrigado! Quando descobri o SSC, meu interesse era fotografar as partes mais bonitas e tradicionais de BH. Mas percebi que isso já estava sendo muito bem feito por aqui. Percebi que seria interessante ampliar as possibilidades de discussão sobre arquitetura e urbanismo, a que se propõe esse fórum, focando as regiões que não estavam sendo focadas. E porque não a partir do "chão que piso"? Da minha região. Além de mostrar o desconhecido, a gente pode se dar conta que o belo pode estar por toda a parte. (E isso aumenta a nossa auto-estima! hehehe). Para além de apenas mostrar esses três bairros, o thread da rua Platina (bairro Calafate) teve um aspecto "político" para mim... E o da avenida Amazonas foi aguçar o olhar para uma região que pouco se olha, pouco se percebe a beleza e por isso mesmo, pouco se gosta, pouco se preserva... Mas eu não pretendo ficar apenas focando a região Oeste não. Já tenho uma lista de lugares em outras regiões que eu adoro e que nunca foram mostradas aqui. Novamente, muito obrigado pelo comentário e pelo reconhecimento!
Old July 1st, 2008, 06:18 PM   #10
Bruno GV
Brasil é meu país!

Bruno GV's Avatar

Likes (Received): 2246

Legal o bairro! Gosto de bairros assim, geralmente possibilita uma vida mais sociável que bairros de luxo sem ter que viver mal nos bairros pobres..
Old July 1st, 2008, 06:21 PM   #11
Leléo_BH
Registered User

Quote:
Originally Posted by RVpoa View Post
Excelente thread, mostrando uma BH mortal, longe dos muros de vidro e dos revestimentos de granito, bem agradável o bairro, realmente os muros tapando as residências e as cercas elétricas são marcantes, mas enfim realidade brasileira...e que lindo ficou o jardim japonês, só aquela pseudo casinha japoneza que tá mais com ares de casa do interior que de arquitetura japonesa....hehehehe.....mas o paisagismo tá excelente.Adoro BH!!!Tenho saudades!!
Realmente a Casa de Chá do Jardim Japonês poderia ter aquela arquitetura bem típica do Japão! Seria bem legal! Mas o que mais me decepcionou é que ela será aberta apenas para cerimônias fechadas! Tudo bem que eu queria experimentar o chá deles (hehehe), mas já que não pode, que apenas seja aberta para visitação!
Old July 1st, 2008, 06:26 PM   #12
Leléo_BH
Registered User

Quote:
Originally Posted by RVpoa View Post
Realmente a Casa de Chá poderia ter aquela típica arquitetura japonesa. Mas o que mais me decepcionou foi o fato dela ser aberta apenas para cerimônias fechadas! Tudo bem que eu queria mesmo experimentar o chá deles (hehehe) mas já que não pode, que apenas seja aberta para visitação!
Old July 1st, 2008, 06:28 PM   #13
Leléo_BH
Registered User

Quote:
Originally Posted by nando02 View Post
Excelente thread!!!
nao conhecia muito bem esse bairro fiquei surpreso positivamente!! um aspecto bem legal!!
Parabens pelo thread ae!
Muito bom que tenha se surpreendido! Obrigado pelo comentário!
Old July 1st, 2008, 06:36 PM   #14
Leléo_BH
Registered User

Quote:
Originally Posted by Bruno GV View Post
Legal o bairro! Gosto de bairros assim, geralmente possibilita uma vida mais sociável que bairros de luxo sem ter que viver mal nos bairros pobres..
É verdade! Principalmente facilitado pelas residências "unifamiliares" de bairros antigos... As relações ultrapassam as de simples vizinhança.
Old July 2nd, 2008, 02:56 AM   #15
JoãoVR
loading...

JoãoVR's Avatar

Likes (Received): 234

ótimas fotos, bairro bem aconchegante...
JoãoVR no está en línea   Reply With Quote
Old July 2nd, 2008, 07:07 PM   #16
Leléo_BH
Registered User

Quote:
Originally Posted by João Rocha View Post
ótimas fotos, bairro bem aconchegante...
Muito obrigado!
Old July 2nd, 2008, 11:40 PM   #17
Diego BeaGá-lo
Bacchio dentro!

Diego BeaGá-lo's Avatar

Likes (Received): 9

Valeu Leléo, vc está prestando um serviço útil. Eu mesmo, que moro na Pampulha e circulo muito mais por aqui e pelo centro-sul, conheço muito mal a zona oeste. Só fiquei um pouco desapontado com o jardim japonês. Espero que fique bem mais legal na época das chuvas!
Old July 2nd, 2008, 11:50 PM   #18
Descaminho
BANNED

Likes (Received): 1

Muito bonita as casas desse bairro de BH.

Parabéns pelo Thread!
Descaminho no está en línea   Reply With Quote
Old July 5th, 2008, 06:14 PM   #19
El.Flash
Registered User

Likes (Received): 0

Nossa, nunca tinha visto esse lado de BH aqui no SSC..Parabens cara, muito bom!
Uma duvida, aonde esse bairro se situa?
El.Flash no está en línea   Reply With Quote
Old July 5th, 2008, 09:44 PM   #20
Inconfidente
World Class User

Inconfidente's Avatar

Likes (Received): 3490

O Gameleira fica na região Oeste da cidade, é neste mesmo bairro que fica o Expominas. Importante centro de convenções de BH.

O bairro eu já conhecia já o Jardim Japonês não. Gostei muito do jardim japonês, na estação chuvosa vai ficar melhor ainda! Valeu Leléo!
Inconfidente no está en línea   Reply With Quote

Reply

Thread Tools

Posting Rules