daily menu » rate the banner | guess the city | one on one

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Gerais > Infraestrutura e Transporte > Infraestrutura e Transporte > Transporte Ferroviário > Transporte Ferroviário - Estado de São Paulo

Reply

Thread Tools Display Modes
Old January 6th, 2009, 02:32 AM   #81
Vicente A.O. Junior
Registered User

Likes (Received): 49

Ah, da saúde financeira:
São Caetano tem uma geração de impostos considerável por conta da fábrica da GM, um terminal da Petrobrás, um terminal da Ipiranga, a fábrica de móveis Bartira (é, a das Casas Bahia) e a sede das Casas Bahia. Pagar subsídio não deve ser problemas... até porque são poucas linhas de ônibus.
Vicente A.O. Junior no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old January 6th, 2009, 03:50 AM   #82
rkj
Registered User

Likes (Received): 19

Quote:
Originally Posted by Vicente A.O. Junior View Post

O que ele disse é que São Caetano não tm favelas simplesmente por não ter áreas disponíveis. Heliópolis é em SP, mas faz limite com São Caetano. A Palmares, de Santo André, também...
São Caetano tem área bem pequna, como disse.
Esse VLT, do jeito que está aparentemente proposto, praticamente não influencia na cidade, porque corre sobre o limite com SP (São João Clímaco) e SBC.E está exatamente no rio que causa as enchentes que todos veem pela TV...
Como disse, a única vantagem que vejo é ser ponto do "corredor Urbanísntico", já dito aqui. Ele só aliviaria o corredor EMTU se descesse a Lauro Gomes toda, até o paço de SBC.
É verdade, Santo André tem a parte de lá das favelas e também paga a conta da pobreza que circunda SCS.

São Caetano é basicamente a Av. Goiás. Uma linha de transporte estrutural tem que percorrer a Goiás, a Kennedy e a Guido Aliberti para atender a cidade... eu acho que um mono-trilho seria uma boa. Mas apesar das críticas à duplicação do trecho Tamanduateí-SCS da L10, eu ainda acho que o início deveria ser Tamanduateí.
rkj no está en línea   Reply With Quote
Old January 6th, 2009, 12:59 PM   #83
xcleitonx
Inimigo Público

xcleitonx's Avatar

Likes (Received): 11

Quote:
Originally Posted by rkj View Post
É verdade, Santo André tem a parte de lá das favelas e também paga a conta da pobreza que circunda SCS.

São Caetano é basicamente a Av. Goiás. Uma linha de transporte estrutural tem que percorrer a Goiás, a Kennedy e a Guido Aliberti para atender a cidade... eu acho que um mono-trilho seria uma boa. Mas apesar das críticas à duplicação do trecho Tamanduateí-SCS da L10, eu ainda acho que o início deveria ser Tamanduateí.
Não ter favelas é um privilégio geográfico, além do tamanho reduzido da cidade. Diadema já é o oposto, herdou uma favela naval que pertencia a SBC e perde arrecadação com as riquezas que a circundam que são as montadoras, além de fazer divisa com o lado esquecido de SP.

SCS é organizada quanto ao transporte municipal, já o intermunicipal deve ter um nível menor de qualidade.

Mas o Monotrilho no Brasil, acredito que só funcione como modal para o turísmo, ou para cidade onde o transporte suspenso seja mais viável com uma capacidade média de locomoção.

Se seguirem o trajeto proposto, certamente terão outro problema, que são as enchentes.

Runaway Train, running right off the track
xcleitonx no está en línea   Reply With Quote
Old January 6th, 2009, 03:31 PM   #84
Leandro Annunciato
Registered User

Leandro Annunciato's Avatar

Likes (Received): 0

Bom pessoal, morrei em S. Caetano por 18 anos, agora estou em Santo André, bem na divisa, ali na Vila Palmares, mas sempre utilizo os meios de transporte coletivos de S. Caetano para fazer praticamente tudo, então posso responder como morador sobre esse VLT......
São Caetano é servido de varias linhas de onibus circulares e intermunicipais (uma bela mafia que certamente vai dar muita dor de cabeça se esse projeto seguir em frente). As linhas municipais todas levam os usuarios para a estação central onde fica a estação de trem da linha 10 S. Caetano da CPTM. As linhas intermunicipais que na sua maioria forem estintas por causa do Expresso Tiradentes levam os usuarios hoje para o Terminal Sacoma do Expresso Tiradentes e algumas linhas para o metro Alto do Ipiranga (utilizo essas duas linhas para trabalhar, trabalho no Ipiranga).

Visualizando esse realidade, pensando apenas nos usuarios de S. Caetano esse VLT é meio inutil, visto que, quando a estação Tamanduatei do metro e estação Sacoma do metro estiverem prontas o sistema atual de onibus ja atenderá a população. Vejam, quem utiliza os onibus municipais descerá na estação central, embarcaram no trem da CPTM linha 10 e terá interligação gratuita com o metro. Para os usuarios das linhas intermunicipais, os mesmos desembarcaram dentro do terminal Sacoma - Expresso Tiradentes e embarcaram gratuitamente na estação de metro Sacoma.

Esse VLT para S. Caetano é pura falta de onde gastar dinheiro ao meu ver, visto que se implantado atenderá mais a moradores de cidades proximas do que aos proprios moradores. Tá certo que alguns moradores ganhariam tempo para chegar ao metro, visto que esses dois trajetos que eu disse acima leva uns 40 a 50 minutos, mas seria essa a unica vantagem ao meu ver, tempo!!

Acho que talvez o grande impecilho para esse projeto naum seja a viabilidade, pois poder politico e grana S. Caetano tem para conseguir tocar o projeto, o grande problema seria os empresarios de onibus da cidade que perderiam muitos usuarios com esse VLT. (Prefeito Celso Daniel faz vcs lembrarem de alguma coisa?)

Bom, vamos esperar!!!
Leandro Annunciato no está en línea   Reply With Quote
Old January 6th, 2009, 04:06 PM   #85
richter30
Subway and train Forever!

richter30's Avatar

Likes (Received): 143

Quote:
Originally Posted by Leandro Annunciato View Post

[...]

Para os usuarios das linhas intermunicipais, os mesmos desembarcaram dentro do terminal Sacoma - Expresso Tiradentes e embarcaram gratuitamente na estação de metro Sacoma.
A integração Expresso Tiradentes - Linha 2 - Verde do metrô não será gratuita e sim paga. Mesmo quem já está no expresso tiradentes e desce na Pedro II para pegar a linha 3 do metrô tb paga um acrescimo tarifário no caso de quem usa o BU de R$ 3,65. Como o BOM não possui integração com o metrô da capital, provavelmente o usuário terá que pagar a tarifa integral de R$ 2,40 para acessar o metrô.
richter30 no está en línea   Reply With Quote
Old January 6th, 2009, 07:38 PM   #86
tnq13
Registered User

Likes (Received): 2

@Leandro Annunciato

E você acha que ganhar tempo é pouca coisa? Essa é a diferença de algumas cidades como São Caetano, já conseguiram sanar os problemas mais urgentes agora pode se dar ao luxo de implantar sistemas que não são tão necessários mas que aumentam a qualidade de vida das pessoas que lá moram.
tnq13 no está en línea   Reply With Quote
Old January 7th, 2009, 01:37 AM   #87
OsascoStation2007
Land of the 1st flight

OsascoStation2007's Avatar

Likes (Received): 43

concordo, não podemos cruzar os braços se é possível melhorar!

Proposta de monotrilho de Osasco enviada para a prefeitura: https://skydrive.live.com/redir?resi...7FE4060389!128

KMZ com toda a rede de trilhos e pneus: https://skydrive.live.com/redir?resi...7FE4060389!128

Artigo/Crítica sobre o Hopi Hari com várias sugestões, inclusive de solução de transporte sobre trilhos: https://skydrive.live.com/redir?resi...7FE4060389!128
OsascoStation2007 no está en línea   Reply With Quote
Old January 7th, 2009, 03:59 AM   #88
B.Fai
Viuvo da Mediga

B.Fai's Avatar

Alguém tem um mapa de como seria o traçado disso?
B.Fai no está en línea   Reply With Quote
Old January 7th, 2009, 04:04 AM   #89
xcleitonx
Inimigo Público

xcleitonx's Avatar

criatividade é o que não falta, para os outros foristas, eu não hehehe

Old January 7th, 2009, 04:14 AM   #90
lipe_andreense
Registered User

lipe_andreense's Avatar

Likes (Received): 17

Quote:
Originally Posted by B.Fai View Post
Alguém tem um mapa de como seria o traçado disso?
A linha preta é o provavel traçado, a linha azul é o corredor EMTU

http://maps.google.com.br/maps/ms?ie...,0.181961&z=13
Old January 7th, 2009, 04:35 AM   #91
B.Fai
Viuvo da Mediga

B.Fai's Avatar

Quote:
Originally Posted by lipe_andreense View Post
A linha preta é o provavel traçado, a linha azul é o corredor EMTU

http://maps.google.com.br/maps/ms?ie...,0.181961&z=13
Bem disseram. Se o traçado fosse esse, ele seria bem util não apenas para os moradores de SCS como de localidades ao redor (Em São Bernando, Santo André e mesmo sul de São Paulo).

Inutil numca é, independente do tamanho da cidade.

Só acho que não faz muito sentido fazer uma linha que termina na estação seguinte da mesma linha 10. Faria mais sentido sim fazer uma ligação com a Estação de metrô Sacomã já que tb é terminal da bifurcação do Expresso Tiradentes.

Quanto mais opções de transporte que possam desafogar os meios existentes, melhor.

Uma linha de VLT dessas tornaria várias linhas intermunicipais para São Paulo desnecessárias.
Old January 7th, 2009, 04:42 AM   #92
lipe_andreense
Registered User

lipe_andreense's Avatar

se seguisse pela Delamare, atenderia boa parte do Heliópolis (passando na frente do hospital inclusive)
Old January 7th, 2009, 12:09 PM   #93
xcleitonx
Inimigo Público

xcleitonx's Avatar

Mas é até compreensível que o prefeito de São Caetano não vai ficar criando caso por conta de Heliópolis, ai que vem a participação de prefeitura de SP e Estado, não eram eles que foram lá justo em Heliópolis junto com o Lula para divulgar o financiamento do BNDES, então está na hora de puxar as mangas e fazer algo que vá ajudar diretamente a população da região.

Não é difícil formar um acordo para os estudos já que as três prefeituras (SP,SCS e SBC) demonstram interesse. Poderiam fazer na região algo parecido com o SIM da RMBS.

Old January 7th, 2009, 03:10 PM   #94
Leandro Annunciato
Registered User

Hehehehehe!!

Galera naum disse que sou contra o projeto, so acho muito dificil por conhecer bem S. Caetano que esse projeto seja bancado apenas pela prefeitura de S. Caetano. Dificil tbm seria convencer a população de S. Caetano que na sua grande maioria possui carro a bancarem com seus impostos um projeto que não seria barato.
Eu seria beneficiado com esse projeto, pois como disse moro na Vila Palmares - Santo André, so não acredito muito nele hoje, visto varios fatores.
Tempo de locomoção é um fator importante para a qualidade de vida de uma cidade, certamente é, mas não é so ele que vai contar para uma obra que custará milhoes!!

Pelo trajeto apresentado, ele passaria basicamente pela Av. Guido Aliberte, Av. essa que constantemente alaga quando chove forte, quem sabe se o VLT sair valorize o entorno da Av. Guido!!

Seria legal se tivesse uma estação no Complexo Ceramica que está sendo construido na antiga fabrica Ceramica onde terá residencias, predios comerciais, shop etc.

Outra coisa, é verdade o que o richter30 disse, quem vem com os onibus intermunicipais possivelmente terá que pagar pela integração no metro Sacoma, visto que a integração hoje funciona somente entre usuarios da SPTRANS, CPTM e Metro.

Last edited by Leandro Annunciato; January 7th, 2009 at 03:17 PM.
Old January 7th, 2009, 03:15 PM   #95
lipe_andreense
Registered User

lipe_andreense's Avatar

Mas ele seria em elevado, não na pista da Guido.
Logo os alagamentos não seriam problemas, assim como os alagamentos da Av do Estado não são problema para o Expresso Tiradentes
Old January 7th, 2009, 03:32 PM   #96
Leandro Annunciato
Registered User

Quote:

Logo os alagamentos não seriam problemas, assim como os alagamentos da Av do Estado não são problema para o Expresso Tiradentes

Heheheheh to ligado Lipe, ele seria elevado como o Expresso Tiradentes, por issu disse que valorizaria o entorno da Av. Guido!!

É meio osso esse trajeto né, quem conhece a Av. Guido sabe que ali da Palmares até a entrada de S. Caetano é muito feio aquela região e alaga por qualquer coisa, alem do fedo constante lá!! Mas seria lindo hein se saisse esse VLT, eu pegaria ele ali no começo perto da Palmares (iria a pé ), desceria no metro e hein 5 min estaria na estação Alto do Ipiranga a uns 5 quateroes do meu trampo, ou então pra ir pra facu seria so fazer as baldiaçoes no proprio metro para descer no Morumbi (quando sair a extensão da linha Lilas e a entrega da linha Amarela)!!......SHOOWW!!

Pooo eu estou fazendo macumba pra que esse VLT saia dos devaneios do prefeito e vire realidade, mas acredito naum acreditando sakas....heheheheh!!
Old January 7th, 2009, 03:36 PM   #97
B.Fai
Viuvo da Mediga

B.Fai's Avatar

Quote:
Originally Posted by Leandro Annunciato View Post
Hehehehehe!!

Galera naum disse que sou contra o projeto, so acho muito dificil por conhecer bem S. Caetano que esse projeto seja bancado apenas pela prefeitura de S. Caetano. Dificil tbm seria convencer a população de S. Caetano que na sua grande maioria possui carro a bancarem com seus impostos um projeto que não seria barato.
Eu seria beneficiado com esse projeto, pois como disse moro na Vila Palmares - Santo André, so não acredito muito nele hoje, visto varios fatores.
Tempo de locomoção é um fator importante para a qualidade de vida de uma cidade, certamente é, mas não é so ele que vai contar para uma obra que custará milhoes!!

Pelo trajeto apresentado, ele passaria basicamente pela Av. Guido Aliberte, Av. essa que constantemente alaga quando chove forte, quem sabe se o VLT sair valorize o entorno da Av. Guido!!

Seria legal se tivesse uma estação no Complexo Ceramica que está sendo construido na antiga fabrica Ceramica onde terá residencias, predios comerciais, shop etc.

Outra coisa, é verdade o que o richter30 disse, quem vem com os onibus intermunicipais possivelmente terá que pagar pela integração no metro Sacoma, visto que a integração hoje funciona somente entre usuarios da SPTRANS, CPTM e Metro.
Quote:

Mas não até MAIS um ponto a ser levantado a favor de um projeto desses?

Afinal, um projeto numa área conhecida por alagamentos, teria como parte de sua finalidade sanar esse problema, assim, mata-se dois coelhos com uma cajadada só: acaba com os alagamentos na região e ainda fornece mais opções de transporte.

Quanto a questão da integração, eu já não sei. Eu acredito que as linhas intermunicipais que seguem até o Terminal Sacomã do Expresso (onde tb terá a estação de metrô) não tenham integração, não é?

Mas tb não segue um projeto de unificar os bilhetes municipais, intermunicipais, CPTM e metrô? Seria um ótimo incentivo esse por parte de SCS.
Old January 7th, 2009, 03:42 PM   #98
lipe_andreense
Registered User

lipe_andreense's Avatar

As linhas têm uma integração meio complicada no terminal Sacomã, só sei usar no sentido Capital -> ABC, até hoje não sei como usar no sentido ABC -> Capital.
Old January 7th, 2009, 04:22 PM   #99
xcleitonx
Inimigo Público

xcleitonx's Avatar

é uma zona mesmo, parei de pegar as linhas que iam para o Pq Dom Pedro pq agora é inviável. É difícil eu carregar meu BU.

Mas sobre o VLT, tem que acabar mesmo com as enchentes, mas fizeram um baita piscinão do lado do Extra Anchieta(SBC) e mesmo assim as enchentes continuam... fizeram outro na Saída da Imigrantes em Diadema, naquela região nunca houve alagamentos

Old January 9th, 2009, 09:23 PM   #100
FMoretti
VLT no ABC!

FMoretti's Avatar

Likes (Received): 1

Tinha que sair o Metropass, transformar o atual corredor em VLT para melhorar a lotação e fazer um outro VLT intermunicipal (moro em SBC e não faço idéia de como faço para chegar em SCS. Mas em SP é muito mais fácil achar um trajeto) e terminar a licitação das linhas de ônibus.
FMoretti no está en línea   Reply With Quote

Reply

Thread Tools
Display Modes

Posting Rules