daily menu » rate the banner | guess the city | one on one

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Gerais > Infraestrutura e Transporte > Infraestrutura e Transporte > Transporte Ferroviário > Transporte Ferroviário - Estado de São Paulo

Reply

Thread Tools Display Modes
Old February 20th, 2009, 07:13 PM   #121
Ramos
Brasil-Belindia é aqui

Ramos's Avatar

Likes (Received): 555

Quote:
Originally Posted by xcleitonx View Post
O tema é um dos grandes problemas a serem enfrentados por Auricchio no comando do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC. Em São Caetano, por exemplo, a implementação de um VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) para ligar a estação de trem do município ao futuro ponto Tamanduateí do Metrô é uma das principais preocupações do petebista.

Na avaliação de Auricchio, a concretização do projeto depende de recursos provenientes de parceria entre São Caetano, Capital, Estado e União. "Com esse veículo em funcionamento, integrado à estação metroviária, os passageiros poderão sair da cidade e chegar ao Centro de São Paulo, na Avenida Paulista, em cerca de 20 minutos", prevê o petebista.
E vocês ainda acreditam nesse projeto?

Que benefício (direto) essa obra traria para os cidadãos paulistanos caso a PMSP bancasse essa obra de VLT em S. Caetano?
Ramos no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old February 20th, 2009, 07:36 PM   #122
gerd.jak
bye Iguaçu, hi Tietê

gerd.jak's Avatar

Likes (Received): 586

Quote:
Originally Posted by Ramos View Post

Que benefício (direto) essa obra traria para os cidadãos paulistanos caso a PMSP bancasse essa obra de VLT em S. Caetano?
Citação da wikipedia (não me questionem a fonte, pois a frase é auto-evidente):

"Pessoas de várias regiões da metrópole vão a cidade a trabalho, vindas principalmente da região do próprio ABC e dos distritos da zona leste paulistana que fazem divisa com a cidade."

Por que SP bancaria a obra? Talvez para os paulistanos irem trabalhar em SCS ou eventualmente em SBC com mais conforto? Para melhorar o transporte e o trânsito na região sudeste? Pelas melhorias possíveis no entorno? Como parte da planejada operação urbana diagonal sudeste (acho que era este o nome)? Há bons motivos.

Acho extremamente válido questionar o trajeto, por passar por áreas menos densas da cidade; penso que se poderia questionar tanto o trajeto dentro de SP como através de SCS e SBC. Mas a possibilidade de uma ligação direta do centro de SBC até a L2 no sudeste de SP, passando por SCS, tem sido proposta em diversos planos de rede, seja como metrô, vlt, corredor urbanístico (seja lá o que vier a ser isto)... Há muitas áreas mal servidas no caminho, e muitos objetivos de viagem não atendidos pela rede atual. Talvez haja obras prioritárias; talvez haja melhorias possíveis; pode-se considerar se o vlt é adequado, ou se a rota deveria ser servida por metrô ou corredor de ônibus. Mas achar que o corredor ABC e a estação S. Caetano/cptm já significam que SBC e SCS estão satisfatoriamente atendidas não contribui para o debate.
gerd.jak está en línea ahora   Reply With Quote
Old February 20th, 2009, 07:40 PM   #123
Sr. Mauá
Quase Desligado do Fórum!

Sr. Mauá's Avatar

Likes (Received): 2

Quote:
Originally Posted by gerd.jak View Post
"Pessoas de várias regiões da metrópole vão a cidade a trabalho, vindas principalmente da região do próprio ABC e dos distritos da zona leste paulistana que fazem divisa com a cidade."
O Metrô que passará na Estação Tamanduateí irá até a VILA PRUDENTE (ZONA LESTE). Deste ponto já saem ônibus para todos os principais bairros da ZL, entre eles os EXTREMOS: JOSÉ BONIFÁCIO E CIDADE TIRADENTES.

O Blog de Mauá: Visite Agora:[Mauá News]
Sr. Mauá no está en línea   Reply With Quote
Old February 20th, 2009, 07:56 PM   #124
xcleitonx
Inimigo Público

xcleitonx's Avatar

Likes (Received): 11

Quote:

Um pequeno trecho na região do Tamanduateí para a população chegar até o Metrô Tamanduateí, pela proposta vale a pena a prefeitura investir, dividindo os recursos será um valor minímo, principalmente se tiver como base o trecho em território paulistano.

Runaway Train, running right off the track
xcleitonx no está en línea   Reply With Quote
Old February 20th, 2009, 08:01 PM   #125
Ramos
Brasil-Belindia é aqui

Ramos's Avatar

Quote:

Por que SP bancaria a obra? Talvez para os paulistanos irem trabalhar em SCS ou eventualmente em SBC com mais conforto? Para melhorar o transporte e o trânsito na região sudeste? Pelas melhorias possíveis no entorno? Como parte da planejada operação urbana diagonal sudeste (acho que era este o nome)? Há bons motivos.

Acho extremamente válido questionar o trajeto, por passar por áreas menos densas da cidade; penso que se poderia questionar tanto o trajeto dentro de SP como através de SCS e SBC. Mas a possibilidade de uma ligação direta do centro de SBC até a L2 no sudeste de SP, passando por SCS, tem sido proposta em diversos planos de rede, seja como metrô, vlt, corredor urbanístico (seja lá o que vier a ser isto)... Há muitas áreas mal servidas no caminho, e muitos objetivos de viagem não atendidos pela rede atual. Talvez haja obras prioritárias; talvez haja melhorias possíveis; pode-se considerar se o vlt é adequado, ou se a rota deveria ser servida por metrô ou corredor de ônibus. Mas achar que o corredor ABC e a estação S. Caetano/cptm já significam que SBC e SCS estão satisfatoriamente atendidas não contribui para o debate.
Você acha que São Paulo (uma cidade muito endividada, e que tem problemas de trânsito e transporte maiores que qualquer outra cidade do país) pode se dar ao luxo de bancar obras de VLT's e Metrosleves em outras cidades?

Bom se for assim, São Caetano não se importaria em bancar obras em SP nas áreas da saúde, educação, habitação. . .
Old February 20th, 2009, 08:10 PM   #126
Ramos
Brasil-Belindia é aqui

Ramos's Avatar

Quote:
Originally Posted by xcleitonx View Post
Um pequeno trecho na região do Tamanduateí para a população chegar até o Metrô Tamanduateí, pela proposta vale a pena a prefeitura investir, dividindo os recursos será um valor minímo, principalmente se tiver como base o trecho em território paulistano.
Para um trajeto tão curto como esse existem os ônibus.
Nada que um pequeno terminal intermunicipal em Tamanduateí (que receberia as linhas de São Caetano) não resolva.

Quero deixar bem claro que faço essas criticas baseando - me no projeto citado pelo prefeito. Ligar a estação de S. Caetano à estação Tamuanduatéi é rídiculo.

Além disso São Caetano possui um sistema de ônibus na cidade que pode ser aperfeiçoado, mas até agora só se fala em VLT prá-lá e VLT prá cá , mas em melhorias no sistema de ônibus de SCS e de sua possível integração com o futuro fura-fila, nenhuma palavra da prefeitura de SCS.

Não é melhor investir em melhorias num sistema que já existe ao invés de se criar uma soluação milagrosa (usada pelo prefeito de SCS como um novo fura-fila) para os transportes?
Old February 20th, 2009, 08:28 PM   #127
gerd.jak
bye Iguaçu, hi Tietê

gerd.jak's Avatar

Quote:
Você acha que São Paulo (uma cidade muito endividada, e que tem problemas de trânsito e transporte maiores que qualquer outra cidade do país) pode se dar ao luxo de bancar obras de VLT's e Metrosleves em outras cidades?

Bom se for assim, São Caetano não se importaria em bancar obras em SP nas áreas da saúde, educação, habitação. . .
Não acho que São Paulo deva bancar as obras em SCS; provavelmente nem pode; mas pode bancar parte das obras em seu próprio território (portanto, participação bem menor que a de SCS), de acordo com o benefício que poderá obter dela. Por isto que citei a operação urbana.

Quote:
Quero deixar bem claro que faço essas criticas baseando - me no projeto citado pelo prefeito. Ligar a estação de S. Caetano à estação Tamuanduatéi é rídiculo.

Além disso São Caetano possui um sistema de ônibus na cidade que pode ser aperfeiçoado, mas até agora só se fala em VLT prá-lá e VLT prá cá , mas em melhorias no sistema de ônibus de SCS e de sua possível integração com o futuro fura-fila, nenhuma palavra da prefeitura de SCS.

Não é melhor investir em melhorias num sistema que já existe ao invés de se criar uma soluação milagrosa (usada pelo prefeito de SCS como um novo fura-fila) para os transportes?
Não me admiraria se a afirmação da "estação de trem do município" tenha sido criada pelo jornal, e não seja original do prefeito. Da mesma anta que estica o braço para o metrô parar no "ponto" (sic).
O trajeto que rascunhei baseia-se em declaração do prefeito, de pouco tempo atrás; deve estar perdida neste thread ou em algum outro sobre o mesmo assunto. Obviamente ele sabe o que ele mesmo tinha falado; o repórter é que é toupeira.

Quanto ao problema dos ônibus, e da necessidade de pensar uma solução integrada, assino embaixo...
Old February 20th, 2009, 08:36 PM   #128
richter30
Subway and train Forever!

richter30's Avatar

Likes (Received): 144

Quote:
Originally Posted by Sr. Mauá View Post
Balela Pura.......

São Bernardo já tem seu Corredor Metropolitano de Troleibus para o Metrô Jabaquara (15 Km do Paço de SBC até o Terminal Jabaquara passando por Diadema).

Já a proposta do VLT: 8 Km de São Bernardo até as 3 Divisas (Região do Bairro Mauá, em São Caetano) a partir daí será feito o FURA-FILA AZULÃO SOBRE TRILHO (SOMENTE COM A FUNÇÃO DE EMBELEZAR A CIDADE) com mais 8 Km de Extensão até o futuro Intermodal Tamanduateí.

Acho que existem outras prioridades, como por exemplo, um Terminal Tático INTEGRADO no Final da Avenida Goiás com ônibus partindo para Santo André, São Bernardo, Sacomã, Metrô Santa Cruz, Tamanduateí (Vila Carioca), Ipiranga, Mauá e Ribeirão Pires.

A MANCHETE: SÃO CAETANO É A ÚNICA CIDADE DA RMSP ONDE CIRCULAM VLT's
VALORIZAÇÃO IMOBILIÁRIA CHEGA A 70%

Corredor metropolitano que já está saturado faz tempo e já não é tão rapido como antigamente. Um VLT é um sistema de média capacidade e poderá absorver boa parte da demanda dessas regiões e dividi-las entre a linha 10 e o metrô da linha 2, com o corredor. Muitos que tem carro não vai trocar por ônibus intermunicipal que é mais caro e não oferece o conforto de um trem, metrô ou VLT.
richter30 no está en línea   Reply With Quote
Old February 20th, 2009, 08:48 PM   #129
xcleitonx
Inimigo Público

xcleitonx's Avatar

Quote:
Para um trajeto tão curto como esse existem os ônibus.
Nada que um pequeno terminal intermunicipal em Tamanduateí (que receberia as linhas de São Caetano) não resolva.
Mas ai que ta, esse é um acesso para SCS, SBC e SA, que por ventura seria também bancado pelo municípios participantes.

Quote:
Não, a estação de São Caetano não, lá já tem CPTM, a idéia é levar de Tamanduateí até a divisa de São Caetano, Santo André e São Bernardo, uma outra região afastada da CPTM.

Quote:
O sistema de SCS está perto do ideal, até porque em uma cidade pequena são menores estes problemas, não é como São Paulo, e o sistema de ônibus integrado ao de VLT pode proporcinar um fluxo estruturado, a EMTU cobre a lacuna de transporte de média capacidade, além disso o principal ganho seria levar o transporte de média capacidade para uma cidade que tem peso na RMSP que é SBC.

Old February 21st, 2009, 12:44 AM   #130
FMoretti
VLT no ABC!

FMoretti's Avatar

Likes (Received): 1

Esse VLT de SCS é o mesmo Metrô do Luiz Marinho em SBC. SBC não tem um 1KM de corredor de ônibus, mas precisa do Metrô. O Corredor também não leva ao Jabaquara. As pessoas desaparecem ao pegar o 288.

É algo que parece ser sem sentido. O Corredor Metropolitano está de longe saturado, e não é pela falta de ônibus. TEm que melhorar o que tem. Expandi-lo. Aprefeicoalo. Depois aumenhtar sua capacidade.
FMoretti no está en línea   Reply With Quote
Old February 21st, 2009, 01:29 AM   #131
lipe_andreense
Registered User

lipe_andreense's Avatar

Likes (Received): 17

Quote:
Pelo menos é interessante ao menos escutar a proposta que estão fazendo. Segundo informações já passadas, seria mais ou menos a seguinte:

A idéia seria chegar até o ponto da tríplice divisa entre SBC, SCS e SABC. Não sei se o acertei perfeitamente.

Este trajeto tem interesse não só para SCS, mas também para as regiões limítrofes de SP e SBC ao menos. Se é o melhor, não me arrisco a dizer. Mas não é redundante com a CPTM de modo algum. Além de poder se considerar a expansão por SBC.
Esse trajeto eu aprovo.

porém a noticia diz "ligar a estação São Caetano à Estação Tamanduateí do metrô". Foi isso que eu critiquei, heheh.
Old February 21st, 2009, 03:40 AM   #132
Luiz FS
Registered User

Likes (Received): 184

Quote:
Pelo menos é interessante ao menos escutar a proposta que estão fazendo. Segundo informações já passadas, seria mais ou menos a seguinte:

A idéia seria chegar até o ponto da tríplice divisa entre SBC, SCS e SABC. Não sei se o acertei perfeitamente.

Este trajeto tem interesse não só para SCS, mas também para as regiões limítrofes de SP e SBC ao menos. Se é o melhor, não me arrisco a dizer. Mas não é redundante com a CPTM de modo algum. Além de poder se considerar a expansão por SBC.
Esse trecho parece melhor que o proposto pelo Auricchio, mas acho melhor transformar o corredor do trólebus em VLT, mas no caso desse projeto seria interessante levar até o Centro de Santo André e centro de São Bernardo
Luiz FS no está en línea   Reply With Quote
Old February 21st, 2009, 03:53 AM   #133
richter30
Subway and train Forever!

richter30's Avatar

Likes (Received): 144

Quote:
Originally Posted by lipe_andreense View Post
Esse trajeto eu aprovo.

porém a noticia diz "ligar a estação São Caetano à Estação Tamanduateí do metrô". Foi isso que eu critiquei, heheh.
Pra variar, erros grosseiros de jornalistas mal informados e que acabam publicando qualquer coisa.
richter30 no está en línea   Reply With Quote
Old February 21st, 2009, 04:11 AM   #134
lipe_andreense
Registered User

lipe_andreense's Avatar

Quote:
Originally Posted by Luiz FS View Post
Esse trecho parece melhor que o proposto pelo Auricchio, mas acho melhor transformar o corredor do trólebus em VLT, mas no caso desse projeto seria interessante levar até o Centro de Santo André e centro de São Bernardo
Acho mais interessante levar ele até o centro de SBC mesmo, e não o de Santo André. Santo André já terá Linha 10, Expresso ABC, corredor de Troleibus. SBC 'malemá' tem um sistema de onibus, do qual é refém (santo andré não esta muito melhor), só conta com o corredor da EMTU, trilhos por lá seria muito bom.

Dali do Bairro Mauá (SCS) / Vila Palmares (SA) ele poderia dsviar pela afonsina, atender o 'centro' de Rudge Ramos e seguir pela Vergueiro/Caminho do Mar até o centro.
Old February 21st, 2009, 04:42 PM   #135
B.Fai
Viuvo da Mediga

B.Fai's Avatar

Likes (Received): 2

Quote:
Originally Posted by richter30 View Post
Pra variar, erros grosseiros de jornalistas mal informados e que acabam publicando qualquer coisa.
Por isso eu nem comento esse tipo de "noticia". Tá na cara que é coisa de jornalista que escreve qualquer bobagem. Alguém tinha alguma duvida?

Quote:
Originally Posted by lipe_andreense View Post
Acho mais interessante levar ele até o centro de SBC mesmo, e não o de Santo André. Santo André já terá Linha 10, Expresso ABC, corredor de Troleibus. SBC 'malemá' tem um sistema de onibus, do qual é refém (santo andré não esta muito melhor), só conta com o corredor da EMTU, trilhos por lá seria muito bom.

Dali do Bairro Mauá (SCS) / Vila Palmares (SA) ele poderia dsviar pela afonsina, atender o 'centro' de Rudge Ramos e seguir pela Vergueiro/Caminho do Mar até o centro.
Uma ótima sugestão. Você deveria levar isso pra prefeitura da cidade, quem sabe eles botam a mão na consciência e estudam essa possibilidade.
B.Fai no está en línea   Reply With Quote
Old February 21st, 2009, 05:57 PM   #136
lipe_andreense
Registered User

lipe_andreense's Avatar

Quote:
Originally Posted by B.Fai View Post
Uma ótima sugestão. Você deveria levar isso pra prefeitura da cidade, quem sabe eles botam a mão na consciência e estudam essa possibilidade.
Eu já tinha feito um mapinha com essa ideia, mas um pouco diferente, seguindo diretamente para a Estação São Caetano.
Mas eu não conheço muito bem SBC, por isso aceito criticas

Old February 26th, 2009, 01:07 PM   #137
xcleitonx
Inimigo Público

xcleitonx's Avatar

Luiz Marinho promete reestruturar transporte e estuda implantar Aerotrem
Fonte: http://www.jornalabcreporter.com.br/...?destaque=3579

Divulgação

Depois do prefeito de São Caetano, José Auricchio Jr (PTB) ter falado sobre estudos para a implantação do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), que ficou conhecido como Aerotrem durante as campanhas do político Levi Fidélix (PRTB), agora é a vez do prefeito Luiz Marinho (PT) falar do meio de transporte admitindo estudo para a sua implantação.
O anúncio da reestruturação do sistema de transporte foi feito ontem na apresentação da nova frota de 25 ônibus que, a partir da próxima segunda-feira (02/03), já estará nas ruas da cidade. Ao lado do vice-prefeito, Frank Aguiar, do presidente da ETC (Empresa de Transporte Coletivo), Odilon Soares, da presidente da SBCTrans (concessionária do sistema de transporte coletivo no município), Beatriz Braga e de vereadores, Marinho conheceu os novos veículos e fez questão de cumprimentar os funcionários que estacionavam os veículos na esplanada do Paço.
Os ônibus, que possuem capacidade para 100 passageiros cada, vão beneficiar cerca de 20 mil usuários diariamente nos bairros com maior demanda de usuários, como o Jardim Represa, Riacho Grande, Taboão, Vila Esperança e Vila São Pedro. O investimento empregado nos 32 veículos gira em torno de R$ 12 milhões. Os 25 veículos são adaptados para deficientes físicos, cumprindo a lei federal que estabelece a adaptação de 100% dos veículos de transporte público para deficientes até o ano de 2014. A SBCTrans também apresentou outros sete veículos híbridos, que utilizam motor elétrico como fonte alternativa aos combustíveis tradicionais e já estavam em operação na cidade, mas foram reformados e completaram a frota.
Marinho também anunciou o Plano de Reestruturação do Transporte Municipal, que formará uma série de ações de melhorias no setor, como a implantação de terminais de integração de linhas, a implantação do Bilhete Único no município e a chegada do metrô até a cidade a longo prazo, por meio de veículo leve sobre trilhos (VLT), interligando as cidades de São Bernardo, São Caetano e a estação do Tamanduateí, em São Paulo.Estamos trabalhando em todos esses projetos. Em tese, enxergamos a necessidade de cinco novos terminais na cidade, além da chegada do metrô, que é uma obra demorada, mas está em nossas prioridades, disse Marinho.

Old February 26th, 2009, 01:31 PM   #138
gerd.jak
bye Iguaçu, hi Tietê

gerd.jak's Avatar

Alguém explique para eles - não sei se para os prefeitos ou para os jornalistas - a diferença entre VLT e maglev...
Old February 26th, 2009, 02:11 PM   #139
xcleitonx
Inimigo Público

xcleitonx's Avatar

Fazer o que né, até o Secretário dos Transportes usa esse termo.

Old February 26th, 2009, 02:35 PM   #140
lipe_andreense
Registered User

lipe_andreense's Avatar

VLT = aerotrem ??

VLT = ônibus sobre trilhos ?

Cada hora uma coisa, como é bom politicos com referência, não é mesmo minha gente ?

Reply

Thread Tools
Display Modes

Posting Rules