daily menu » rate the banner | guess the city | one on one

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Centro - Oeste

Centro - Oeste Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás

Global Announcement

SkyscraperCity needs your help to do some house cleaning! please click here for more info!

Reply

Thread Tools Display Modes
Old July 15th, 2008, 05:31 PM   #81
guzzz
BANNED

Likes (Received): 0

Quote:
Originally Posted by CampoGrandense View Post
isso reflete no bolso dos habitantes. A tarifa de Campo Grande é uma das mais caras do país. Segundo as empresas de transporte coletivo, isso se deve ao preço do diesel na cidade e da grande área que Campo Grande possui.
Além de haver mais ruas pra se asfaltar, passar esgoto, água, energia, construir postos de saúde, escolas...
Corretíssimo. Mas tb tem as suas vantagens!
guzzz no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old July 16th, 2008, 12:41 AM   #82
BR 364
Off-road urbano

BR 364's Avatar

Likes (Received): 648

Quote:
Originally Posted by Cruvinel View Post
É, se riqueza influenciasse na quantidade de edifícios, Uberlândia teria muito mais que Londrina-PR e Rio Verde teria mais que Lages-SC, que conheci e que ganha disparado de Rio Verde, com um PIB menor e com população compatível.. e muitas outras cidades do interior de São Paulo... o skyline não é um bom comparativo econômico
Depende de que tipo de riqueza vc estiver falando. Se for em termos de PIB, realmente isso não influencia muito na verticalização de uma cidade. Além dos exemplos que vc citou, se nos restringirmos apenas a exemplos dentro do mesmo estado teríamos ainda Betim e Contagem com mais prédios que Uberlândia, São Francisco do Conde (BA) com mais prédios que Feira de Santana e Vitória da Conquista, Duque de Caxias com 3 vezes mais prédios que Niterói, Guarulhos com mais prédios que Campinas, Catalão com mais prédios que Rio Verde, e outros inúmeros exemplos que poderiam ser citados.

Entretanto, se enterdermos riqueza como o poder aquisitivo ou o padrão de vida da população da cidade, veremos que a quantidade de prédios geralmente é +ou- proporcional à riqueza da população sim, com raríssimas exceções. Claro que isso não quer dizer que uma cidade só porque tem meia dúzia de prédios a mais que outra vai ser mais rica, mas dificilmente uma cidade com metade dos prédios de outra terá um padrão de vida semelhante (isso comparando cidades do mesmo porte, claro).

No meu modo de entender, PIB significa PRODUÇÃO (o nome já diz, PRODUTO Interno Bruto). Riqueza se mede através da RENDA média da população.
Old July 16th, 2008, 12:58 AM   #83
damiao
Crítico de arte suína.

damiao's Avatar

Likes (Received): 9

exatamente!!!

camaçari tem um PIB proximo de Salvador pra ter uma ideia!!

Padrao de vida e renda é outra historia!!
damiao no está en línea   Reply With Quote
Old July 16th, 2008, 01:03 AM   #84
guzzz
BANNED

Quote:
Originally Posted by BR 364 View Post
Depende de que tipo de riqueza vc estiver falando. Se for em termos de PIB, realmente isso não influencia muito na verticalização de uma cidade. Além dos exemplos que vc citou, se nos restringirmos apenas a exemplos dentro do mesmo estado teríamos ainda Betim e Contagem com mais prédios que Uberlândia, São Francisco do Conde (BA) com mais prédios que Feira de Santana e Vitória da Conquista, Duque de Caxias com 3 vezes mais prédios que Niterói, Guarulhos com mais prédios que Campinas, Catalão com mais prédios que Rio Verde, e outros inúmeros exemplos que poderiam ser citados.

Entretanto, se enterdermos riqueza como o poder aquisitivo ou o padrão de vida da população da cidade, veremos que a quantidade de prédios geralmente é +ou- proporcional à riqueza da população sim, com raríssimas exceções. Claro que isso não quer dizer que uma cidade só porque tem meia dúzia de prédios a mais que outra vai ser mais rica, mas dificilmente uma cidade com metade dos prédios de outra terá um padrão de vida semelhante (isso comparando cidades do mesmo porte, claro).

No meu modo de entender, PIB significa PRODUÇÃO (o nome já diz, PRODUTO Interno Bruto). Riqueza se mede através da RENDA média da população.
Prédio NÃO significa riqueza, significa falta de espaço para crescer. Existem condomínios fechados horizontais com mansões que valem mais que qualquer apartamento, e esses condomínios fechados existem ao monte aqui em Uberlândia, e acho que existe em Campo Grande tb, tudo devido ao relevo (que é muito plano) e ter espaço para crescer, nada mais!
Old July 16th, 2008, 01:08 AM   #85
damiao
Crítico de arte suína.

damiao's Avatar

amigo guzz, realmente concordo que nao significa definitivamente riqueza, embora seja um dos fatores.. mas PIB tb nao sognifica, vide o eemplo que citei!!

eu acho que um dos melhores parametros para conferir a riqueza de uma cidade, é andando por ela inteira mesmo, percebendo como viivem seus habitantes e qual seu padrao de vida!!
Old July 16th, 2008, 01:17 AM   #86
FaB!O [..SgO..]
Campo Grande é Feliz!!

FaB!O [..SgO..]'s Avatar

Likes (Received): 282

Aée..
Vcs kerem Skyline de verdade!!
Entãoo se preparem para o que vãoo ver

SÃO GABRIEL DO OESTE/MS

E ainda estão sendo construidos mais Três torres "blokinhos" de 4 andares cada.. E mais um de 4 andares comercial e residencial junto!!

O que axaram dessa SUPER DENSIDADE

Old July 16th, 2008, 01:18 AM   #87
guzzz
BANNED

Quote:
Originally Posted by damiao View Post

amigo guzz, realmente concordo que nao significa definitivamente riqueza, embora seja um dos fatores.. mas PIB tb nao sognifica, vide o eemplo que citei!!

eu acho que um dos melhores parametros para conferir a riqueza de uma cidade, é andando por ela inteira mesmo, percebendo como viivem seus habitantes e qual seu padrao de vida!!
Em hora nenhuma eu citei PIB! E digo novamente, prédio NÃO significa riqueza em nenhum fator, porque pode ser susbstituido, e como, por mansões em condomínios fechados!

E prefiro o Skyline da minha cidade:
cidade com uma extensa área urbana com um bom número de prédios bem no meio!

Last edited by guzzz; July 16th, 2008 at 01:44 AM.
Old July 16th, 2008, 02:28 AM   #88
CampoGrandense
CGr / MS / C-O / BR

CampoGrandense's Avatar

Likes (Received): 567

Dourados tem uma população rica e não possui muitos prédios, assim como outras cidades menores. Já Chapadão do Sul tem uma população extremamente rica (em termos de Brasil) e vários predinhos baixos que, para uma cidade de menos de 20.000 habitantes já é alguma coisa.

Explicação? Não sei ao certo, mas acho que Dourados tem muito mais espaço para crescer do que Chapadão, que é cercada por fazendas de soja.

São vários os fatores que influenciam: dimensão das classes A e B, espaço, legislação municipal e, principalmente (ao meu ver), cultura...
CampoGrandense no está en línea   Reply With Quote
Old July 16th, 2008, 05:01 AM   #89
BR 364
Off-road urbano

BR 364's Avatar

Likes (Received): 648

Quote:
Originally Posted by guzzz View Post
Em hora nenhuma eu citei PIB! E digo novamente, prédio NÃO significa riqueza em nenhum fator, porque pode ser susbstituido, e como, por mansões em condomínios fechados!

E prefiro o Skyline da minha cidade:
cidade com uma extensa área urbana com um bom número de prédios bem no meio!
Vc não citou PIB, mas o Cruvinel sim, e foi ao comentário dele que eu respondi.

Prédios em número significativo em relação à população da cidade significam riqueza sim, pelo menos aqui no Brasil. Pelo menos todas as cidades que eu fui até hoje que tinham muitos prédios para sua população eram ricas. Me cite uma que não seja.

O que não significa que uma cidade com poucos prédios não seja rica. O fato é que algumas casas podem ser bem mais caras que qualquer apartamento, assim como algumas motos são mais caras que a maioria dos carros, entratanto, na média, um carro é mais caro que uma moto, da mesma forma, na média, um apartamento é mais caro que uma casa.

Faça um teste: pegue os classificados de imóveis de algum jornal de Uberlândia e escolha a esmo (sendo honesto consigo mesmo) 10 casas e 10 apartamentos. Calcule a média de preço das casas e a média de preço dos apartamentos. Mas é pra escolher aleatoriamente, não é pra pegar 10 casas de condomínio de luxo e 10 quitinetes não. Ou então faça outro teste, veja qual o preço do apartamento mais barato de Uberlândia e veja quantas casas na cidade vc encontra mais baratas que esse apartamento.

Resumindo, morar em apartamento é, na média, mais caro que morar em casas. Até porque a tecnologia de construção de um prédio é muito mais apurada do que a de uma casa. Casa, vc acha em qualquer currutela nos cafundós dos Judas, prédio não. Pra uma cidade ter um prédio, pode até ser pequena, mas tem que ter gente que compre apartamentos, gente com um padrão de vida de médio pra cima. Então uma quantidade de prédios grande em relação à população da cidade, salvo raríssimas exceções, é sinal de riqueza sim, eu querendo ou não.

ENTRETANTO, poucos prédios, ou nenhum prédio, não significa que a cidade não seja rica. Aí sim entra aquilo que vc disse, que a pessoa pode muito bem preferir uma casa num condomínio horizontal.

A diferença é que quem mora em apartamento pode morar numa casa se quiser. Mas nem todos que moram numa casa podem morar num apartamento se quiserem.

Quanto às preferências, cada um tem a sua. Porto Velho mesmo tem poucos prédios e eu gosto dela mesmo assim. O que não significa que eu não possa admirar a densidade de Londrina, Uberlândia, Goiânia, etc.

Me empolguei...

Last edited by BR 364; July 16th, 2008 at 05:10 AM.
BR 364 no está en línea   Reply With Quote
Old July 16th, 2008, 05:48 AM   #90
Leandro Areco
Divide MS!!!

Leandro Areco's Avatar

Quote:
Originally Posted by CampoGrandense View Post
Dourados tem uma população rica e não possui muitos prédios, assim como outras cidades menores. Já Chapadão do Sul tem uma população extremamente rica (em termos de Brasil) e vários predinhos baixos que, para uma cidade de menos de 20.000 habitantes já é alguma coisa.

Explicação? Não sei ao certo, mas acho que Dourados tem muito mais espaço para crescer do que Chapadão, que é cercada por fazendas de soja.

São vários os fatores que influenciam: dimensão das classes A e B, espaço, legislação municipal e, principalmente (ao meu ver), cultura...

Realmente não é tradição de Dourados construir prédios...
Aqui se valoriza muito a arborização e o meio ambiente (será que prédio afeta o meio ambiente?), tanto que ja faz mais de dez anos que não é construído um predio sequer acima de 8 andares (só nanicos mesmo)
Se levarmos em conta o PIB, a cidade é equivalente a algum pólo do interior de SP (Araçatuba ou Pres. Prudente por exemplo).
Para comprovar isto, fiquei muito feliz quando vi no site da plaenge que ela vai começar a investir em Dourados mas quando olhei... Será um condomínio fechado horizontal... e agora a onda é essa por aqui também...
Daqui a pouco vão ter que expulsar os indios da aldeia pra arrumar espaço para esses novos condomínios...
Leandro Areco no está en línea   Reply With Quote
Old July 16th, 2008, 05:55 AM   #91
Cruvinel
Gyn Tônica

Likes (Received): 6

Quote:

Eu não discordo de vc vc colocou outra visão que eu não havia discutido
Cruvinel no está en línea   Reply With Quote
Old July 16th, 2008, 02:23 PM   #92
WP Gyn
.

WP Gyn's Avatar

Likes (Received): 62

Quote:
Originally Posted by FaB!O [..SgO..] View Post
Aée..
Vcs kerem Skyline de verdade!!
Entãoo se preparem para o que vãoo ver

SÃO GABRIEL DO OESTE/MS

E ainda estão sendo construidos mais Três torres "blokinhos" de 4 andares cada.. E mais um de 4 andares comercial e residencial junto!!

O que axaram dessa SUPER DENSIDADE
Fábio, hoje vi no jornal que os empresários da construção civil em Goiânia estão loucos, estão morrendo de medo de perder o posto de maior densidade do Centro-Oeste para SGO.

Mas acho que SGO deveria entrar no ranking mesmo que seja segurando a lanterninha.
WP Gyn no está en línea   Reply With Quote
Old July 16th, 2008, 04:27 PM   #93
FaB!O [..SgO..]
Campo Grande é Feliz!!

FaB!O [..SgO..]'s Avatar

Senti uma certa ironia no seu comentário

Mas oq vc axa!!
Para uma cidade que tem sua própria construtora, está mt bom!
A cidade possui 1 edificio de 11pav e mais um de 9pav.
E estão sendo construidoo mais 5 "edificiios" de 4pav..
MUUITO bom para uma cidade de 22 mil Habitantes!!

NãOo éh?!?

Old July 16th, 2008, 04:31 PM   #94
WP Gyn
.

WP Gyn's Avatar

Likes (Received): 62

Uai, é.

Eu não usei ironia.

SGO é Muito Massa.
WP Gyn no está en línea   Reply With Quote
Old July 16th, 2008, 04:39 PM   #95
FaB!O [..SgO..]
Campo Grande é Feliz!!

FaB!O [..SgO..]'s Avatar

Ôo Deeeerrr

é Zueraaa..

Sim mas na minha opinião está mt bomm

Old July 16th, 2008, 04:54 PM   #96
guzzz
BANNED

Quote:
Vc não citou PIB, mas o Cruvinel sim, e foi ao comentário dele que eu respondi.

Prédios em número significativo em relação à população da cidade significam riqueza sim, pelo menos aqui no Brasil. Pelo menos todas as cidades que eu fui até hoje que tinham muitos prédios para sua população eram ricas. Me cite uma que não seja.

O que não significa que uma cidade com poucos prédios não seja rica. O fato é que algumas casas podem ser bem mais caras que qualquer apartamento, assim como algumas motos são mais caras que a maioria dos carros, entratanto, na média, um carro é mais caro que uma moto, da mesma forma, na média, um apartamento é mais caro que uma casa.

Faça um teste: pegue os classificados de imóveis de algum jornal de Uberlândia e escolha a esmo (sendo honesto consigo mesmo) 10 casas e 10 apartamentos. Calcule a média de preço das casas e a média de preço dos apartamentos. Mas é pra escolher aleatoriamente, não é pra pegar 10 casas de condomínio de luxo e 10 quitinetes não. Ou então faça outro teste, veja qual o preço do apartamento mais barato de Uberlândia e veja quantas casas na cidade vc encontra mais baratas que esse apartamento.

Resumindo, morar em apartamento é, na média, mais caro que morar em casas. Até porque a tecnologia de construção de um prédio é muito mais apurada do que a de uma casa. Casa, vc acha em qualquer currutela nos cafundós dos Judas, prédio não. Pra uma cidade ter um prédio, pode até ser pequena, mas tem que ter gente que compre apartamentos, gente com um padrão de vida de médio pra cima. Então uma quantidade de prédios grande em relação à população da cidade, salvo raríssimas exceções, é sinal de riqueza sim, eu querendo ou não.

ENTRETANTO, poucos prédios, ou nenhum prédio, não significa que a cidade não seja rica. Aí sim entra aquilo que vc disse, que a pessoa pode muito bem preferir uma casa num condomínio horizontal.

A diferença é que quem mora em apartamento pode morar numa casa se quiser. Mas nem todos que moram numa casa podem morar num apartamento se quiserem.

Quanto às preferências, cada um tem a sua. Porto Velho mesmo tem poucos prédios e eu gosto dela mesmo assim. O que não significa que eu não possa admirar a densidade de Londrina, Uberlândia, Goiânia, etc.

Me empolguei...
Quando se tem espaço, para que crescer para cima? hehe
Uberlândia é um município imenso, não se encontra com nenhuma outra cidade, a mais próxima é Araguari (30Km).

A própria Prefeitura direciona os lotementos para a periferia, por exemplo, essa imagem de Uberlândia que vc viu, para trás dessas casas tem Kms de loteamentos ainda, alguns inaugurados o ano passado, para pessoas de baixa renda. Realmente se gasta muito para atender com infra estrutura básica (água, esgoto, luz, asfalto, transporte coletivo), mas isso tudo chega na periferia, e o valor é o mesmo, de todas as tarifas, o ônibus coletivo pode atravessar a cidade mas vc paga R$ 1,90, é totalmente integrado, só tem ônibus, nada de van nem micro-ônibus.

Mas tb há os condomínios fechados, que são para pessoas de alto nível, que invadiram a cidade. Essas fotos são de alguns que estão em construção atualmente:

01) Em terraplanagem;

02) Em construção;

03) Em construção;

04) Mais um, esse muro ao lado, tb está em construção;

Essa foto mostra as "casinhas" que são construídas nesses condomínios, em constraste com o sol e o cerrado:

Existem outros em construção, outros já em funcionamento, que chegam a mais de oito, isso tudo na mesma região, fora os bairros com casas imensas, que tb está expandindo.
Essa região foi escolhida pela Sonae para erguer o seu shopping, região com baixa densidade e riquíssima!
Old July 16th, 2008, 11:49 PM   #97
JP.gyn
Registered User

Likes (Received): 2

Quote:
Originally Posted by guzzz View Post

Essa foto mostra as "casinhas" que são construídas nesses condomínios, em constraste com o sol e o cerrado:

Não tem muito aver com o assunto mais eu adorei essa foto, ficou muito bonito esse pôr do sol, pra não dizer que o post foi em vão vou manifestar minha opinião, os condominios fechados nem sempre são um bom sinal a uma cidade, claro são bem vindos para a classé-media/alta como excelente opção de moradia mais costumam ser mal vistos socialmente, em alguns casos é como se isolar da sua cidade e seus problemas e viver em uma bolha.
JP.gyn no está en línea   Reply With Quote
Old July 17th, 2008, 12:32 AM   #98
guzzz
BANNED

Quote:
Originally Posted by joaopaulovieira View Post
Não tem muito aver com o assunto mais eu adorei essa foto, ficou muito bonito esse pôr do sol, pra não dizer que o post foi em vão vou manifestar minha opinião, os condominios fechados nem sempre são um bom sinal a uma cidade, claro são bem vindos para a classé-media/alta como excelente opção de moradia mais costumam ser mal vistos socialmente, em alguns casos é como se isolar da sua cidade e seus problemas e viver em uma bolha.
Dou total razão a vc! Concordo, realmente os condomínios fechados isolam da sociedade em geral! Mas digo o mesmo para os condomínios fechados na vertical!
Old July 17th, 2008, 03:08 AM   #99
Espartano_bsb
Registered User

Espartano_bsb's Avatar

Achei essa bela foto do Skyline de Águas Claras. Na foto vemos o Setor Sudoeste (prédios menores) com Águas Claras ao fundo.

Eu não sei quem é o autor dessa belíssima foto. Logo peço desculpas por não citar o "pai da obra". Mas retirei essa imagem na pág. 2 deste thread: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=608761

image hosted on flickr
Espartano_bsb no está en línea   Reply With Quote
Old July 17th, 2008, 05:03 AM   #100
damiao
Crítico de arte suína.

damiao's Avatar

linda foto

Reply

Thread Tools
Display Modes