|
|
| daily menu » rate the banner | guess the city | one on one |
|
|||||||
| Centro Beira Litoral e Interior |
![]() |
|
|
Thread Tools | Rate Thread | Display Modes |
|
|
#1 |
|
Registered User
Likes (Received): 145
|
Coimbra - Procissão da Rainha Santa Isabel
É o ponto alto das festas da cidade de Coimbra, que só ocorrem de dois em dois anos. No dia 10 a procissão nocturna conduziu a imagem da Rainha Santa Isabel para a Igreja da Graça, na Rua da Sofia.
No dia 13 de Julho, a imagem da Rainha Santa Isabel será reconduzida, de volta em procissão solene, à Igreja de Santa Clara-a-Nova. ![]() Em Santa Clara-a-Nova ![]() Ponte e margem de Santa Clara ![]() Largo da Portagem ![]() ![]() ![]() dali é que se via bem.. ![]() as pontes engalanadas para receber os visitantes ![]() ![]() ![]() quando a imagem da Rainha Santa chega a meio da ponte: Espectáculo pirotécnico Bouquet da Rainha Santa ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ~ ![]() ![]() Continuação da Procissão ![]() ![]() ![]() de novo de volta ao Largo da Portagem ![]() O sr Presidente da CMC ![]() ![]() na Rua Ferreira Borges ![]() ![]() ![]() Praça 8 de Maio ![]() Rua da Sofia ![]() ![]() ![]() ![]() Domingo há mais..
|
|
|
|
|
|
#2 |
|
Registered User
Likes (Received): 2
|
bom trabalho Dani!
nunca na vida fui a esta festa, por diversos motivos. |
|
|
|
|
|
#3 | |
|
™
Likes (Received): 0
|
Quote:
![]() Boas fotos Daniel. No fogo de artifício estavas mesmo em cima do acontecimento.
|
|
|
|
#4 |
|
'tou na lua...
Likes (Received): 425
|
Cá vão umas fotos, umas minhas e outras da minha irmã:
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() e pronto, lá estávamos a gramar o aroma a cavalos nervosos ![]() ![]() ![]() ![]() e acabaram-me as pilhas mas felizmente havia outra máquina no grupo. Vi enormes actos de dedicação e entrega. Senti-me pequeno com a senhora de gatas e com as crianças e adultos vestidos de Raínha Santa e anjos... ![]() o Zé Povinho ![]() ![]() ![]() e lá vinha o andor acompanhado da filarmónica ![]() ![]() ![]() Santa Isabel, Raínha de Portugal ![]() e as pessoas atiraram pétalas da varanda ![]() e depois fomos seguindo a procissão até Santa Cruz e à Igreja da Graça. Ainda bem que há atalhos... como esta rua ao pé de S. Bartolomeu ![]() finalmente Santa Cruz ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() junto à Igreja da Graça sob o som dos bastões dos carregadores do andor e as palmas dos Conimbricenses ![]() e lá fica até Domingo ![]()
|
|
|
#5 |
|
I Love You... Soraia
Likes (Received): 1
|
Lindas fotos, linda Coimbra, linda Baixa de Coimbra.
Cidade com muito encanto. Curioso, a Baixa Conimbricense e Lisboeta têm tantas semelhanças em certos pontos...
|
|
|
|
#6 |
|
Barra for Friends
Likes (Received): 143
|
Bem bonita
![]() É uma tradição muito pitoresca Excelentes fotos
|
|
|
#7 |
|
Barra for Friends
Likes (Received): 143
|
Bem bonita
![]() É uma tradição muito pitoresca Excelentes fotos
|
|
|
#8 |
|
'tou na lua...
|
É sim senhor... então a chegada à Portagem e à Graça são brutais...
|
|
|
#9 |
|
Registered User
|
|
|
|
|
|
|
#10 |
|
Whatever
Likes (Received): 195
|
é só crentes!
ainda dizem que o catolicismo está a morrer em portugal! excelentes fotos, especialmente as do fogo!
|
|
|
#11 |
|
Αλέξανδρος
Likes (Received): 3
|
boas pics a procissão saio de Sta. Cruz
|
|
|
|
|
|
#12 |
|
Registered User
|
obrigado
só fui pelas fotos.. a procissão é bonita mas não me diz nada
|
|
|
|
|
|
#13 | |
|
™
|
A procissão saiu de Santa Clara-a-Nova.
![]() Quote:
).
|
|
|
|
#14 |
|
Registered User
|
pronto, indiferente não deixa.. mas verdade seja dita não fui por ser uma procissão religiosa, mas sim pelo evento em si e, ao contrário do título, não deveria ser Rainha Isabel, mas sim Rainha Elisabete
|
|
|
|
|
|
#15 |
|
'tou na lua...
|
O andor da Raínha Santa Isabel, raínha muito amada pelo povo e sempre considerada santa pelo povo, sai de Santa Clara-a-Nova e vai ter à Igreja da Graça, de onde regressa no Domingo.
Em 2000 quando foi a visita ao túmulo para ver a mão havia uma fila imensa. A próxima é em 2012. Já sabem, não há desculpas para não faltar a um encontro.
|
|
|
#16 |
|
Registered User
|
Belas fotos
|
|
|
|
|
|
#17 |
|
™
|
A procissão de Domingo.
![]() ![]() ![]() A abrir a procissão, o suspeito do costume ![]() ![]() ![]() Com direito a escolta e tudo. ![]() ![]() ![]() A devoção à Rainha Santa é expressa de diversas formas ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() Uma das diversas filarmónicas que participam na procissão ![]() Escuteiros ![]() Os estudantes também participam ![]() Enfeitam-se as janelas e as varandas para ver a padroeira de Coimbra a passar ![]() ![]() Finalmente a estátua aproxima-se da ponte ![]() ![]() ![]() Ouvem-se aplausos e lançam-se pétalas de rosa à estátua ![]() ![]() É então que surge um helicóptero no horizonte... ![]() ...aproxima-se da ponte... ![]() ![]() ...e derrama pétalas sobre a estátua, num momento de particular beleza. ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() A procissão prossegue ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() Coimbra aos pés da Rainha Santa ![]() ![]() ![]() ![]() E a procissão prepara-se para realizar a subida até Santa Clara ![]() ![]()
|
|
|
#18 |
|
Registered User
|
boas fotos, muito criativas
gostei daquela de Coimbra aos pés da Santa....tiveste ao meu lado e nem disseste nada..
|
|
|
|
|
|
#19 |
|
™
|
A sério?! Desculpa, não te vi!