daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy (aug.2, 2013) | DMCA policy | flipboard magazine

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Sul

Sul Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina

Reply

Thread Tools
Old July 12th, 2008, 05:57 PM   #1
renehass
Rene Hass

renehass's Avatar

Likes (Received): 573

Smile RS - Pelotas – Minha homenagem em 148 fotos inéditas de alta qualidade

PELOTAS, na zona sul do estado do Rio Grande do Sul, às margens do Canal São Gonçalo, que liga a Lagoa Mirim à Lagoa dos Patos, é uma cidade por qual eu tenho um grande carinho. Por isso, esse thread com fotos exclusivas minhas das vezes que lá estive visitando os meus amigos.

Em outras épocas, Pelotas chegou a ser a cidade mais próspera do Rio Grande do Sul e até pouco tempo ocupou a posição de maior cidade do interior gaúcho. E segue linda e encantadora. O que eu mais gosto nela é o seu grande patrimônio arquitetônico. Há pouquíssimos prédios altos e modernos, mas, em contrapartida, há inúmeras jóias da arquitetura neoclássica. São vários prédios públicos e residências particulares.

Eu destaco cinco características físicas que me chamam a atenção em Pelotas:

1 – a maioria das ruas é de paralelepípedos;
2 – a maioria das casas no centro e arredores não têm jardins na frente e suas portas e janelas abrem diretamente para a calçada;
3 – a maioria das ruas não é arborizada;
4 – a cidade é plana e não há morros ou ladeiras em parte alguma;
5 – o traçado das ruas e avenidas no centro é como um tabuleiro de xadrez, dando a impressão que estamos sempre no mesmo lugar.

Além da arquitetura, Pelotas deve ser visitada por conta de seu povo extremamente hospitaleiro, seus famosos doces (abusivamente deliciosos, fartos e baratos), e por ter a Praia do Laranjal, a mais famosa e badalada praia na Lagoa dos Patos.

Pelotas na Wikipedia:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pelotas

Site da prefeitura de Pelotas:
http://www.pelotas.rs.gov.br/home/default.php

Como eu não sou de Pelotas, as fotos abaixo estão sem legendas. Aqueles de vocês que são pelotenses podem deixar comentários explicando algumas das fotos.

Foto 1
Foto 2
Foto 3
Foto 4
Foto 5
Foto 6
Foto 7
Foto 8
Foto 9
Foto 10
Foto 11
Foto 12
Foto 13
Foto 14
Foto 15
Foto 16
Foto 17
Foto 18
Foto 19
Foto 20
Foto 21
Foto 22
Foto 23
Foto 24
Foto 25
Foto 26
Foto 27
Foto 28
Foto 29
Foto 30
Foto 31
Foto 32
Foto 33
Foto 34
Foto 35
Foto 36
Foto 37
Foto 38
Foto 39
Foto 40
Foto 41
Foto 42
Foto 43
Foto 44
Foto 45
Foto 46
Foto 47
Foto 48
Foto 49
Foto 50
Foto 51
Foto 52
Foto 53
Foto 54
Foto 55
Foto 56
Foto 57
Foto 58
Foto 59
Foto 60
Foto 61
Foto 62
Foto 63
Foto 64
Foto 65
Foto 66
Foto 67
Foto 68
Foto 69
Foto 70
Foto 71
Foto 72
Foto 73
Foto 74
Foto 75
Foto 76
Foto 77
Foto 78
Foto 79
Foto 80
Foto 81
Foto 82
Foto 83
Foto 84
Foto 85
Foto 86
Foto 87
Foto 88
Foto 89
Foto 90
Foto 91
Foto 92
Foto 93
Foto 94
Foto 95
Foto 96
Foto 97
Foto 98
Foto 99
Foto 100
Foto 101
Foto 102
Foto 103
Foto 104
Foto 105
Foto 106
Foto 107
Foto 108
Foto 109
Foto 110
Foto 111
Foto 112
Foto 113
Foto 114
Foto 115
Foto 116
Foto 117
Foto 118
Foto 119
Foto 120
Foto 121
Foto 122
Foto 123
Foto 124
Foto 125
Foto 126
Foto 127
Foto 128
Foto 129
Foto 130
Foto 131
Foto 132
Foto 133
Foto 134
Foto 135
Foto 136
Foto 137
Foto 138
Foto 139
Foto 140
Foto 141
Foto 142
Foto 143
Foto 144
Foto 145
Foto 146
Foto 147
Foto 148

Outros threads meus:

RS - Novo Hamburgo - Patrimônio arquitetônico colonial do bairro Hamburgo Velho

http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=614919

RS - Uruguaiana, na fronteira Brasil-Argentina (94 fotos)
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=615608
renehass no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old July 12th, 2008, 09:20 PM   #2
Farrapo
.

Likes (Received): 217

Bom, heh... Não vou ser hipócrita e dizer que adorei o thread porque eu não adorei, heheh... Na verdade eu não gostei mesmo, heh! É que, sei lá, essas fotos são meio antigas, não? Tipo, devem ter uns 3, 4 anos... Impressionante como a cidade tava "jogada", mal conservada... Agora tá beeem melhor... Enfim, acho que thread deixou Pelotas com uma imagem suuuper decadente... Muitos prédios mal conservados focalizados, principalmente os da região do Porto (que é decadente meeesmo, mas tá melhorando aos poucos)... Fora que muitos prédios fotografados já foram restaurados (ou estão sendo)... Além disso, é bem provável que as fotos tenham sido tiradas num domingo, então o que se vê é pouca gente nas ruas, muuuito carro velho...

Enfim...

Vou comentar algumas fotos...

1. Esse prédio à esquerda tá sendo restaurado...
10. Que horror... =/
14. Que absurdo...
15. Acho lindo esse conjunto...
17. Acho um horror essa região do Camelódromo... Sinceramente, achei essa foto bem dispensável, heheh...
18. Gosto dessa parte do Centro...
23. Esse prédio já foi restaurado...
25. Pura decadência... A "cara" do Porto...
27. Acho muito feia esse entorno do Mercado... Prédios mal conservados, com intervenções asquerosas...
33. Que horror... =/
36. Essa praça foi toda reformada... Tá outra coisa agora...
38. Adoro a "Cabeluda"! Linda!
41. Nossa, a barragem tava bem seca nessa época, hein...
43. É, agora tive a prova de que as fotos são de 2005... Muita coisa se explica, heheh...
55. Esse prédio já foi restaurado...
58. Essa casa também...
64. Ver esse prédio nesse estado me deprime...
70. Esse prédio já foi restaurado...
97. Gosto muito desse prédio... Uma pena que esteja mal conservado...
104. A Prefeitura também já foi restaurada e a Biblioteca Pública (prédio ao lado) está sendo...
107. Já foi restaurado...
108. Já foi restaurado também...
111. Esse também... Ai ai...
127. Idem...
128. Esse tá sendo restaurado... Tá quase pronto...
134. Um absurdo terem deixado essa casa assim...
138. Bah, até a rodoviária tava mal conservada nessa época...

Fiquei ao mesmo tempo deprimido e otimista com a cidade... Deprimido por ver como era decadente e atirada... E otimista por ver como tem melhorado, tá mais bem cuidada e tal... Impressionante... Algumas mudanças foram radicais...
Farrapo no está en línea   Reply With Quote
Old July 12th, 2008, 09:50 PM   #3
Príncipe
um príncipe de araque

Príncipe's Avatar

Likes (Received): 126

Pois eu gostei bastante das fotos, não só das fotos, mas da disposição do renehass de tirar todas essas fotos e postá-las aqui no SSC,deve ter dado um trabalhinho hehe...as fotos chegaram com um pouco de atraso , mas tá valendo.

Percebe-se que ele achou muito interessante as ruas de paralelepípedo de Pelotas (ele fez questão de mostras em detalhe essas ruas nas fotos,focando mais elas do que as quadras). Atualmente muitas ruas estão sendo asfaltadas, especialmente as da região central , mas ainda haverão muitas e muitas ruas de paralelepípedo quando os trabalhos terminarem. E acho até interessante que algumas fiquem , acredito que elas dão um ar 'pitoresco' pra cidade.

Gostei BASTANTE da foto 15,Pelotas ficou com um ar de "Havana" nessa foto . Saiu algo bem poético.

As fotos da Igreja Anglicana (cabeluda) ficaram lindas ...no verão a folhagem verde deixa essa construção exuberante.

As fotos do chafariz também ficaram muito boas...e aproveito pra dizer que sinto falta da Praça verde que tínhamos antes, depois das reformas ela ficou mais bem urbanizada, porém seca . Vão terminar o paisagismo algum dia ?

Parabéns pelo thread renehass, tu conseguiu mostrar o lado belo , feio e real da cidade ,e se vê que tu gostou bastante do que viu, mesmo com esses "probleminhas"...o bom é que a cidade está progredindo e cada vez melhorando mais, mas ainda há muito pra ser feito...

Ps: fala pro moderador que elas tem que ir pro fórum principal , junto com fotos recentes de todo o Brasil (tá,as tuas fotos não são recentes haha, mas a postagem é )
Old July 12th, 2008, 11:45 PM   #4
Thiago Braga Freire
Registered User

Thiago Braga Freire's Avatar

Likes (Received): 41

Impressionante como tem alguns threads que mexem com a gente de tal forma que é impossível deixar prá fazer o comentário depois, seja para manifestar uma surpresa positiva, outras vezes, negativa! Posso dizer que este thread me causou os dois tipos de surpresa: positiva e negativa.

Positiva quando, logo no início do thread, o(a), amigo(a), renehass (não sei se é homem ou mulher), fala do carinho que tem por Pelotas; da importância que a cidade teve no cenário estadual, e que, mesmo não tendo a mesma importância como em anos atrás, segue achando a cidade "linda e encantadora"! Além disto, destaca também o grande patrimônio arquitetônico, o povo hospitaleiro, os famosos doces e outra beleza da cidade, a Praia do Laranjal! Depois de ler uma declaração desta, somente poderia ficar mais feliz ainda em favor desta cidade que tanto amo de coração!

Mas como diz o ditado: "nem tudo são flores", e então, quais foram a minhas "surpresas negativas"???

Pensei que eu fosse ver fotos realmente "inéditas", o que para mim, não foi o caso, pois todas essas fotos eu já tinha visto através do site Panoramio, pois também estão no Google Earth!

Tudo bem que cada um vê o "belo" de sua maneira, mas sinceramente, ao meu ver, não achei que, por estas fotos, podemos falar que Pelotas está bonita! Não sei se por eu saber que a cidade está bem melhor hoje, mas o fato é que, Pelotas já foi e é tão julgada por tanta gente por ter ficado estagnada economicamente durante muito tempo, por não ter nada de novo, e neste thread somente vê-se a cidade antiga, não que o casario antigo não seja bonito, pelo contrário, é lindo, mas muitos ainda estão mal cuidados e necessitam de melhorias urgentes para criar um ambiente mais "aprazível" à cidade! Acredito que o fato de não terem sido mostrados prédios mais atuais e modernos, causou ainda mais uma sensação de uma cidade "parada no tempo", como muitos pensam que é, e o que fico muito triste de saber!

Ainda sobre esta questão, tento defender minha opinião sobre minha impressão negativa do thread, baseado também na idéia atual que existe de que: a modernidade, o dinamismo, o novo, são sinônimos de "bem estar", " saúde", "paz interior", o que facilmente percebemos em cidades modernas como: Maringá, Londrina, Curitiba, (todas cidades paranaenses) que são exemplos de qualidade de vida. São cidades bem diferentes de Pelotas, ainda mais se compararmos a idade delas, mas são cidades sempre bem vistas por todos, o que, sinceramente, é o que eu mais desejo prá Pelotas, que as pessoas que conheçam esta grande e bela cidade, também tenham uma impressão "boa", de "bem estar" da mesma, o que eu não senti vendo estas fotos!

Apesar disto, quero dizer que fico feliz por renehass ter feito esta "homenagem", acredito que a intensão foi a melhor possível, e desde já, quero que não me entendam mal quanto minha opinião, apenas fui sincero quanto as minhas convicções e entendimentos! Valeu, renehass, grande abraço!

Last edited by Thiago Braga Freire; July 12th, 2008 at 11:58 PM.
Thiago Braga Freire no está en línea   Reply With Quote
Old July 13th, 2008, 01:11 AM   #5
Thiago Braga Freire
Registered User

Thiago Braga Freire's Avatar

Likes (Received): 41

Quote:
Originally Posted by Thiago Braga Freire View Post
Pensei que eu fosse ver fotos realmente "inéditas", o que para mim, não foi o caso, pois todas essas fotos eu já tinha visto através do site Panoramio, pois também estão no Google Earth!

Uma correção sobre o site onde eu já tinha visto estas fotos. Na verdade foi no photobucket e não no panoramio que as vi! Era isso! Correção feita!

Last edited by Thiago Braga Freire; July 15th, 2008 at 06:58 PM.
Thiago Braga Freire no está en línea   Reply With Quote
Old July 13th, 2008, 05:02 AM   #6
renehass
Rene Hass

renehass's Avatar

Quote:
Originally Posted by Thiago Braga Freire View Post

Uma correção sobre o site onde eu já tinha visto estas fotos. Na verdade foi no photobucket e não no panoramio que as vi! Era isso! Correção feita!
Olá, Thiago. As fotos que você viu no photobucket são essas mesmas. E são minhas. Eu fiz a hospedagem dessas fotos no photobucket no começo deste ano. Mas apenas agora eu criei esse thread de Pelotas. E lá no photobucket eu as disponibilizei para o público em geral.

Abraços!

Rene
Old July 13th, 2008, 05:25 AM   #7
renehass
Rene Hass

renehass's Avatar

Quote:
Originally Posted by Farrapo View Post
Bom, heh... Não vou ser hipócrita e dizer que adorei o thread porque eu não adorei, heheh... Na verdade eu não gostei mesmo, heh! É que, sei lá, essas fotos são meio antigas, não? Tipo, devem ter uns 3, 4 anos... Impressionante como a cidade tava "jogada", mal conservada... Agora tá beeem melhor... Enfim, acho que thread deixou Pelotas com uma imagem suuuper decadente... Muitos prédios mal conservados focalizados, principalmente os da região do Porto (que é decadente meeesmo, mas tá melhorando aos poucos)... Fora que muitos prédios fotografados já foram restaurados (ou estão sendo)... Além disso, é bem provável que as fotos tenham sido tiradas num domingo, então o que se vê é pouca gente nas ruas, muuuito carro velho...
Saudações, Farrapo!

Eu esqueci de dizer no texto introdutório ao meu thread de Pelotas que eu gosto de tirar fotos de prédios antigos. Eu prefiro os antigos aos modernos, sempre. E Pelotas é uma vitrine de casarões antigos. E são os seus tantos prédios antigos que dão um charme especial a Pelotas, estejam eles restaurados ou não.

Pelotas tem prédios e casas modernas, mas não me atraio muito por construções assim, a menos que elas sejam obras primas da arquitetura.

Essas fotos são uma compilação de fotos que eu tirei em diversos momentos em que estive em Pelotas. A última vez que eu estive aí foi há dois anos atrás. As fotos mais antigas deste thread devem ser do verão de 2005, não lembro ao certo. Foi quando eu tirei a foto da Barragem Santa Bárbara de tal forma seca que era possível ver os troncos das árvores que foram derrubadas para ceder espaço ao lago da barragem.

Algumas fotos foram tiradas nos finais de semana. A vantagem é que, como há menos circulação de automóveis, os prédios podem ser fotografados mostrando todo o esplendor de suas fachadas sem que tenha algum carro estacionado na frente para estragar.

Lembro que muitos prédios públicos estavam sendo restaurados e imagino os quão belos eles devem estar agora.

Minha intenção não foi mostrar uma Pelotas decadente, e sim uma Pelotas romântica e bucólica, da forma através da qual eu a vejo.

Que bom que a cidade melhorou nos últimos anos. Está me deixando com vontade de ir aí e fotografar tudo novamente.

Um grande abraço!

Rene
Old July 14th, 2008, 10:54 PM   #8
Ander Vaz
Registered User

Ander Vaz's Avatar

Likes (Received): 190

Eu gostei muito!
Também gosto de prédios históricos e Pelotas está repleto deles!
Ander Vaz no está en línea   Reply With Quote
Old July 15th, 2008, 04:17 AM   #9
Tlag
Sou do eixo, sou do mal!

Tlag's Avatar

Likes (Received): 3

Pq tanto alvoroço por um thread? Achei ele bem interressante, a cidade parece ser bem calma e lembra bastante umas cidades do interiorrrrrrrrrrrrrr de São Paulo. Lembrei me até de Pinda, uma cidade que eu amo. Valeu por nos mostrar Pelotas, a cidade do GSouza!
Old July 15th, 2008, 04:49 AM   #10
TadzioMul
Registered User

TadzioMul's Avatar

Likes (Received): 0

A qualidade das fotos estão excelentes. Contudo, não espelha o momento atual de Pelotas, muito mais dinâmico, movimentado, com enormes congestionamentos de veículos, intenso alfaltamento de ruas centrais e se aproximando rapidamente dos 400 mil habitantes. E tudo isso em julho, mês de férias escolares.
TadzioMul no está en línea   Reply With Quote
Old July 15th, 2008, 07:46 AM   #11
Driano MG
Mineiro da Mata

Driano MG's Avatar

Likes (Received): 755

Caramba qtas fotos, Pelotas tem uma urbanização bem antiga, notei até semelhanças com Juiz de Fora, e essas ruas ainda com paralelepípedos (em Minas a gente fala pés-de-muleque ) dá um ar mais interiorano a cidade.

As fotos são meio antigas como disse o Farrapo, queria ver fotos mais atuais ao nível da rua, legal que muita coisa foi restaurada e a cidade está vivendo um bom momento.

Pelotas ainda continua sendo uma das cidades mais importantes do interior brasileiro, tem uma patrimônio arquitetônico que muitas capitais não tem.
Driano MG no está en línea   Reply With Quote
Old July 15th, 2008, 02:25 PM   #12
Sthevan MG
Orgulho de ser mineiro.

Sthevan MG's Avatar

Likes (Received): 1

Já ouvi falar muito sobre esta cidade e ,sinceramente, esperava mais dela.
Sthevan MG no está en línea   Reply With Quote
Old July 15th, 2008, 06:49 PM   #13
Farrapo
.

Quote:
Originally Posted by renehass View Post
Minha intenção não foi mostrar uma Pelotas decadente, e sim uma Pelotas romântica e bucólica, da forma através da qual eu a vejo.
Sim, eu sei que a tua intenção foi boa... Só fui sincero... Me desculpa se eu fui meio, errr, seco...

Quote:
Originally Posted by Driano MG View Post
Caramba qtas fotos, Pelotas tem uma urbanização bem antiga, notei até semelhanças com Juiz de Fora, e essas ruas ainda com paralelepípedos (em Minas a gente fala pés-de-muleque ) dá um ar mais interiorano a cidade.

As fotos são meio antigas como disse o Farrapo, queria ver fotos mais atuais ao nível da rua, legal que muita coisa foi restaurada e a cidade está vivendo um bom momento.

Pelotas ainda continua sendo uma das cidades mais importantes do interior brasileiro, tem uma patrimônio arquitetônico que muitas capitais não tem.
Pois é, também acho que Pelotas e Juiz de Fora têm algumas semelhanças... Ambas têm um patrimônio histórico muito bom, já foram as cidades mais importantes dos seus Estados, passaram por uma crise econômica (mas estão se recuperando agora)... Enfim... Não é à toa que Juiz de Fora é a cidade do interior de MG que mais gosto (tirando as históricas, heheh)!

Bom, como tu falou que queria ver fotos mais atuais ao nível da rua, vou te deixar uns links de uns threads que fiz...

Aqui estão:

"Minhas fotos de alguns bairros residenciais de Pelotas | 01-01-08"
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=564689

"PELOTAS INÉDITA! - Dom Joaquim, Vila Treptow e muito mais! - 19/09/2007"
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=525862

"NOVÍSSIMAS fotos de PELOTAS - 19/05/2007 - Restaurações, construções inéditas, etc!"
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=476273

"PELOTAS/RS - Minhas NOVAS fotos de lugares INÉDITOS (charqueadas, bairros, etc)!!!"
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=461987

"PELOTAS (RS) ::: NOVAS fotos ::: O que você ainda não viu... =P"
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=424696

Quote:
Originally Posted by Sthevan MG View Post
Já ouvi falar muito sobre esta cidade e ,sinceramente, esperava mais dela.
Bom... Te sugiro olhar esses threads que eu passei pro Driano MG (links)... Acho que tu vai mudar de opinião...
Old July 15th, 2008, 07:15 PM   #14
Driano MG
Mineiro da Mata

Driano MG's Avatar

Quote:
Pois é, também acho que Pelotas e Juiz de Fora têm algumas semelhanças... Ambas têm um patrimônio histórico muito bom, já foram as cidades mais importantes dos seus Estados, passaram por uma crise econômica (mas estão se recuperando agora)... Enfim... Não é à toa que Juiz de Fora é a cidade do interior de MG que mais gosto (tirando as históricas, heheh)!
Opa Farrapo valeu pelo revival!

Eu já tinha me esquecido, só ainda não tinha visto o thread da Av. Dom Joaquim e tal, belíssimo patrimônio tem sua cidade.

Eu acho que Pelotas, Juiz de Fora, Santos e Ribeirão tem um patrimônio arquitetônico impressionante, pra mim fora das capitais são as cidades maiores que mais chamam atenção nesse sentido.
Old July 16th, 2008, 05:17 AM   #15
Farrapo
.

Quote:
Opa Farrapo valeu pelo revival!

Eu já tinha me esquecido, só ainda não tinha visto o thread da Av. Dom Joaquim e tal, belíssimo patrimônio tem sua cidade.

Eu acho que Pelotas, Juiz de Fora, Santos e Ribeirão tem um patrimônio arquitetônico impressionante, pra mim fora das capitais são as cidades maiores que mais chamam atenção nesse sentido.

Hmmm, mas é sério que Ribeirão tá no mesmo "time"? Tipo, não conheço a cidade, mas pelo que eu já vi aqui no fórum, não fiquei com a impressão de que Ribeirão tem tantas construções históricas quanto Pelotas, Juiz de Fora e Santos... Ah, não conheço Petrópolis, mas acho que esta poderia entrar pro mesmo "time", heheh... Parece ter muita construção histórica lá! E Petrópolis é um pouco menor que Pelotas...
Old July 16th, 2008, 05:41 AM   #16
Driano MG
Mineiro da Mata

Driano MG's Avatar

Quote:

Hmmm, mas é sério que Ribeirão tá no mesmo "time"? Tipo, não conheço a cidade, mas pelo que eu já vi aqui no fórum, não fiquei com a impressão de que Ribeirão tem tantas construções históricas quanto Pelotas, Juiz de Fora e Santos... Ah, não conheço Petrópolis, mas acho que esta poderia entrar pro mesmo "time", heheh... Parece ter muita construção histórica lá! E Petrópolis é um pouco menor que Pelotas...
Pois é, acabou que tenho uns primos morando em Ribeirão agora, acabei me familiarizando com a cidade tb, além de um teatro belíssimo a cidade tem outras construções mto bem preservadas no centro antigo, culpa do auge do café no século passado.

Petrópolis é toda histórica aí não vale né Farrapo.
Old July 16th, 2008, 05:46 AM   #17
Farrapo
.

Quote:
Pois é, acabou que tenho uns primos morando em Ribeirão agora, acabei me familiarizando com a cidade tb, além de um teatro belíssimo a cidade tem outras construções mto bem preservadas no centro antigo, culpa do auge do café no século passado.

Petrópolis é toda histórica aí não vale né Farrapo.
Hmmm, legal, poderiam mostrar mais esse "lado" de Ribeirão então...

Petrópolis é toda histórica? =P Achava que era uma cidade mais "normal"... Com um graaande patrimônio histórico, mas normal, sem um centro histórico consolidado, como Olinda tem, sei lá... Se é, bom, então esquece que eu citei Petrópolis! =D
Old July 16th, 2008, 05:59 AM   #18
Driano MG
Mineiro da Mata

Driano MG's Avatar

Quote:
Hmmm, legal, poderiam mostrar mais esse "lado" de Ribeirão então...

Petrópolis é toda histórica? =P Achava que era uma cidade mais "normal"... Com um graaande patrimônio histórico, mas normal, sem um centro histórico consolidado, como Olinda tem, sei lá... Se é, bom, então esquece que eu citei Petrópolis! =D
Não chega a ser uma Olinda ou Ouro Preto mas tem mta mais história que Pelotas e Juiz de Fora
Old July 16th, 2008, 06:10 AM   #19
Farrapo
.

Quote:
Não chega a ser uma Olinda ou Ouro Preto mas tem mta mais história que Pelotas e Juiz de Fora
Beleza, então esquece o que eu falei...
Old July 17th, 2008, 04:17 AM   #20
Abu.EdL
Eduardo Lima

Abu.EdL's Avatar

Likes (Received): 355

Foto 15 - juro que se fosse preta-e-branca eu apostaria que foi tirada no meio do século passado!

A cidade é incomum. Isso é fato. Mas não gostei do estilo dela: ruas largas com casas sem varandas, quintais ou afins... Preferia que tivessem isso tudo e a rua fosse mais estreita. O paralelepípedo dá um charme a mais. Os prédios mais altos, apesar de antigos, estão bem conservados.

Parabéns pelas fotos!
Abu.EdL no está en línea   Reply With Quote

Reply

Tags
brasil, brazil, pelotas, rio grande do sul

Thread Tools

Posting Rules