daily menu » rate the banner | guess the city | one on one

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Sul > Notícias da Região

Reply

Thread Tools Display Modes
Old January 13th, 2009, 06:40 PM   #41
Barriga-Verde
Registered User

Barriga-Verde's Avatar

Likes (Received): 540

Eu sempre tive a impressão de que Curitiba era muito ligada com o Norte de SC (Joinville principalmente), e também em função do turismo (praias etc).
Barriga-Verde no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old January 13th, 2009, 06:47 PM   #42
Ice Climber
Registered User

Likes (Received): 114

Quote:
Originally Posted by Barriga-Verde View Post

Eu sempre tive a impressão de que Curitiba era muito ligada com o Norte de SC (Joinville principalmente), e também em função do turismo (praias etc).
Pode ser tambem. O que eu disse foi puro e total achismo, pelo que vejo nas pessoas ao meu redor.

Nao que nao haja integracao com o interior do Parana, ou Santa Catarina, mas era o que eu sentia, essa maior relacionamento com Sao Paulo.
Ice Climber no está en línea   Reply With Quote
Old January 13th, 2009, 06:51 PM   #43
Lost Cosmonaut
BANNED

Likes (Received): 1

Quote:

Exatamente. Curitiba é muito mais ligada a essa região do que São Paulo. Sinceramente, vejo pouca ligação entre CWB e SP.
Lost Cosmonaut no está en línea   Reply With Quote
Old January 13th, 2009, 08:42 PM   #44
Mr.Canello
F.O.A.D.

Mr.Canello's Avatar

Quote:

Totalmente ligada, depois que a 101 foi duplicada então, antes eram 4h até Curitiba agora são no máximo 2h... A Capital do Paraná é mais próxima da gente do que Florianópolis, muita gente quando precisa de alguma coisa que não tem em Joinville prefere viajar para Curitiba do que para Florianópolis pela facilidade... São Bento do Sul, Rio Negrinho e Mafra tem total sotaque "leitE quentE"...
Mr.Canello no está en línea   Reply With Quote
Old January 13th, 2009, 09:13 PM   #45
Ice Climber
Registered User

Ta bom, ta bom! Nao precisam apedrejar!

E so uma impressao pessoal!
Old January 13th, 2009, 10:02 PM   #46
Cristian _
Registered User

Cristian _'s Avatar

Likes (Received): 4

Quote:
Originally Posted by Ice Climber View Post
Nao sei. Sei que, quando fui morar em Curitiba senti que a integracao la e maior com Paulistas do que com Catarinenses ou Gauchos.

Acho no geral Curitiba mais proxima de SP do que com o resto do Sul. Talvez seja impressao errada, mas e a que tive, principalmente pelas pessoas que convivi.
Não é impressão, no período em que eu morei lá eu percebi a mesma coisa. Curitiba é bem mais ligada a paulistas do que com o restante da região sul. Curitiba por ter uma área de influencia vasta, acaba influenciando Joinville. Mas no geral Curitiba é bem mais São Paulo.
Cristian _ no está en línea   Reply With Quote
Old January 16th, 2009, 03:11 AM   #47
anzo
Registered User

Likes (Received): 18

Perae, "ligação" e "integração" podem ser conceitos extremamente pessoais...

Pela proximidade e fatores históricos, Curitiba guarda relações estreitas com o norte e oeste de SC em geral. Era e ainda é normal ver mtos estudantes do norte/oeste de SC em Curitiba, e mtas famílias destas regiões se estabeleceram em Curitiba, como a da minha mãe e de um monte gente que eu conheço. É normal famílias daqui terem "braços" em SC inteira...

Já com SP é um fenômeno diferente: a cidade é a maior metrópole do país, então, invariavelmente, toda cidade do BR tem "ligação" com SP. Curitiba está próxima (400km), então é normal que empresas e executivos/funcionários de SP venham p/ Curitiba e acabem se estabelecendo aqui. Além disso não se pode esquecer que há 150 anos o PR era província de SP, então também é normal que mta gente daqui tenha família em SP.

A verdade é que, neste ponto, Curitiba é mto equilibrada: a cidade representa tipicamente a zona de transição entre o sudeste e o sul do país: não é tão "sulista" como o SC e o RS, mas ao mesmo tempo está longe de ser parecida ou "mais p/" SP...a cidade é o que é: vizinha de SP e SC e ligada aos dois praticamente na mesma medida.

Mas, culturalmente pensando, ainda vejo Curitiba como uma cidade mais sulista, pela sua colonização e hábitos da população em geral.
anzo no está en línea   Reply With Quote
Old January 16th, 2009, 03:55 PM   #48
Yuri S Andrade
Registered User

Yuri S Andrade's Avatar

Curitiba paulista?!?!?!?!

A distância entre Curitiba e Florianópolis é de apenas 300 km. Em um raio de 300 km de Curitiba vivem cerca de 3,5 milhões de catarinenses, quase 2 terços da população do estado.

Entre São Paulo e Curitiba existe o maio vazio demográfico do Sul-Sudeste. Os 400 kms que separam as duas capitais é praticamente desabitado.

Curitiba não é só mais "catarinense" do que "paulista". É talvez mais "catarinense" do que "paranaense".
Yuri S Andrade no está en línea   Reply With Quote
Old January 16th, 2009, 04:54 PM   #49
Ice Climber
Registered User

Quote:
Originally Posted by Yuri S Andrade View Post
A distância entre Curitiba e Florianópolis é de apenas 300 km. Em um raio de 300 km de Curitiba vivem cerca de 3,5 milhões de catarinenses, quase 2 terços da população do estado.

Entre São Paulo e Curitiba existe o maio vazio demográfico do Sul-Sudeste. Os 400 kms que separam as duas capitais é praticamente desabitado.

Curitiba não é só mais "catarinense" do que "paulista". É talvez mais "catarinense" do que "paranaense".
Pois e Yuri. De certa forma eu entendo voce. Pela proximidade de Florianopolis e pela povoacao do Norte/Vale do Itapocu/Itajai em comparacao ao Vale do Ribeira e a Grande SP, ate passaria a impressao. Mas eu concordo tambem com o Anzo.

Sao Paulo 'e Sao Paulo, uma cidade que qualquer municipio tem vinculos, e Curitiba por estar tao proxima, mais ainda.

Agora, Florianopolis nao. Florianopolis e uma cidade pequena, comparada a SP ou ate mesmo Curitiba, nao servindo de referencia em quase nenhum servico.

Talvez a dependencia Curitiba - Norte Catarinense seja maior pelo lado catarinense, do que pelo lado curitibano.

E, pra encerrar, cito de novo o Anzo. Nesse ponto Curitiba e muito equilibrada, sendo ligada de igual proporcao a SP e SC. E, nossa percepcao vai depender de quem agente convive. No meu meio, percebo SP mais ligada. Mas pra outros, isso nao e verdade.
Old January 16th, 2009, 07:51 PM   #50
Yuri S Andrade
Registered User

Yuri S Andrade's Avatar

Ice, é evidente que SP exerce sua influência sobre Curitiba. No entanto, sua influência se estende por todo o país. Por esse raciocínio então, devemos deduzir todas as capitais são "paulistas"?

Capitais como Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Campo Grande e Goiânia, são mais intimamente ligadas com São Paulo tanto economicamente como culturalmente do que Curitiba.

Eu conheço muito bem Curitiba e São Paulo, e asseguro que as duas cidades são completamente diferentes. O povo, o sotaque, a organização urbana, não tem nada a ver.

E como eu disse anteriormente no outro post, mesmo o Norte do PR, que é mais "paulista", guarda suas diferenças com SP. Aliás, a mudança mais brusca em termos de geografia que eu vivenciei entre estados, é a divisa de SP e PR entre Londrina e Marília. A monocultura em latifúndios da cana de açúcar e os pastos terminam bruscamente no posto de fiscalização paulista, e cedem lugar à soja e ao milho nas pequenas e médias propriedades paranaenses. É sério: a soja começa no posto de fiscalização do PR e nos 80 kms até Londrina não se vê um só pé de cana-de-açúcar.

Em nenhum outro lugar do país vi tamanha diferença entre estados.
Yuri S Andrade no está en línea   Reply With Quote
Old January 17th, 2009, 07:49 PM   #51
netraider
Registered User

Likes (Received): 0

Meu... desculpem por comentar aqui,

mas é ridículo ler diversos comentários totalmente ignorantes e idiotas neste thread, cheios de falta de conhecimento histórico, econômico e social. Isso aqui está parecendo comentários de adolescentes do Orkut cheios de paixões toscas e que conhecem o Brasil pelas reportagens da televisão.

Francamente.
netraider no está en línea   Reply With Quote
Old January 17th, 2009, 08:38 PM   #52
Kelsen
Dias lotados...

Kelsen's Avatar

Likes (Received): 232

Ignorem os trolls.

As andorinhas gritam por falta de uma clave de sol.
Kelsen no está en línea   Reply With Quote
Old January 17th, 2009, 08:46 PM   #53
Kelsen
Dias lotados...

Kelsen's Avatar

Mapa físico do SUL:

Old January 18th, 2009, 04:22 PM   #54
Calvin_
Registered User

Calvin_'s Avatar

Quote:
Originally Posted by Kelsen View Post
Mapa físico do SUL:

Muito interessante este mapa.
Podemos ver que no Sul do país o estado com mais planicies é o RS. com mais serras SC. e mais planaltos o PR(junto com SC)
Calvin_ no está en línea   Reply With Quote
Old January 19th, 2009, 01:55 PM   #55
netraider
Registered User

Quote:
Originally Posted by Kelsen View Post
Ignorem os trolls.
Ignorem os trolls.
netraider no está en línea   Reply With Quote
Old January 19th, 2009, 03:26 PM   #56
Positronn
Registered User

Positronn's Avatar

Likes (Received): 269

Independente de Curitiba ser mais ligada a SP ou SC, é inegável que o Norte paranaense se parece muito mais com o interior paulista (talvez me arriscaria dizer, até, o triângulo mineiro é meio parecido) do que com o interior de SC ou do RS.
Old January 19th, 2009, 04:25 PM   #57
Kelsen
Dias lotados...

Kelsen's Avatar

Dados relativos ao emprego formal nos 3 estados do SUL. CAGED/MTE em 12/07.

Rio Grande do Sul

Santa Catarina

Paraná

Old January 19th, 2009, 05:11 PM   #58
Positronn
Registered User

Positronn's Avatar

Creio que o fato de SC ter a menor média de salário da região sul se deve ao fato de não adotarmos um salário mínimo regional, coisa que PR e RS já tem.
Old January 19th, 2009, 06:00 PM   #59
Kelsen
Dias lotados...

Kelsen's Avatar

Acho que não. Se não me engano esse Salário Mínimo Regional é apenas para Administração Pública. São coisas do mercado mesmo.

ACHO.

Old January 19th, 2009, 06:12 PM   #60
Positronn
Registered User

Positronn's Avatar

Que eu saiba o salário mínimo é válido para todas as profissões, acho que o RS tem faixas de salário diferentes de acordo com a profissão, mas o mais importante é que a adoção de um salário mínimo regional provoca um aumento em cadeia, ainda que menos significativo, em boa parte das outras faixas salarias um pouco mais altas.

Reply

Tags
curitiba, porto alegre

Thread Tools
Display Modes

Posting Rules