Go Back   SkyscraperCity > Latin American Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Sul

Reply

Thread Tools Display Modes
Old July 24th, 2008, 12:41 AM   #1
renehass
Rene Hass

renehass's Avatar

RS – Serra Gaúcha – Parte 2 – Gramado, Canela e Nova Petrópolis

Sobre Gramado e Canela pretendo ser breve. Admito que essas duas cidades são muito belas, mas não me sinto à vontade nelas. Não gosto do lado “fake” das duas. Canela é menos pior, mas Gramado exagera. Sem contar que, como tudo nelas é voltado para turistas, os preços são exorbitantes.

Com relação ao estilo “fake” da arquitetura de Gramado e Canela, prefiro cidades como Ivoti, Presidente Lucena e Feliz, cuja arquitetura é mais representativa dos imigrantes alemães.

Eu raramente visito essas duas cidades. Só vou lá para acompanhar algum amigo que está visitando o Rio Grande do Sul e faz muita questão de conhecer as duas cidades. E foi nesse contexto que as fotos abaixo foram tiradas.

Nova Petrópolis está indo no mesmo sentido que Gramado e Canela: transformando-se numa cidade cheia de prédios fake. Contudo, é uma cidade linda, deve ser visitada, e é muito mais agradável, na minha opinião, que Gramado e Canela. É uma cidade menor e possível numa simples caminhada conhecê-la toda. Destaco a praça principal, onde está o labirinto verde, o lugar mais interessante da cidade, não apenas pelo labirinto, mas também porque é uma praça muito bem cuidada e bastante florida. A cidade é famosa pelas malhas e artigos em couro. Apesar de eles realizarem um festival de malhas com o atrativo de preços baixos, não podemos esquecer que Nova Petrópolis é uma cidade turística e tudo nela está sendo construído com o objetivo de atrair turistas e, portanto, os preços das malhas e artigos de couro não são nada baratos como eles divulgam.

BR-116 (Uma das estradas que leva à Nova Petrópolis, Gramado e Canela):

FOTO 1.

FOTO 2.

FOTO 3.

FOTO 4.

FOTO 5.

FOTO 6.

FOTO 7.

FOTO 8.

FOTO 9.

FOTO 10.

FOTO 11.

FOTO 12.

FOTO 13.

FOTO 14.

FOTO 15.

FOTO 16.

FOTO 17.

FOTO 18.

FOTO 19.

NOVA PETRÓPOLIS:

FOTO 20.

FOTO 21.

FOTO 22.

FOTO 23.

FOTO 24.

FOTO 25.

FOTO 26.

FOTO 27.

FOTO 28.

FOTO 29.

FOTO 30.

FOTO 31.

FOTO 32.

FOTO 33.

FOTO 34.

FOTO 35.

FOTO 36.

FOTO 37.

FOTO 38.

FOTO 39.

FOTO 40.

FOTO 41.

FOTO 42.

FOTO 43.

FOTO 44.

FOTO 45.

FOTO 46.

FOTO 47.

FOTO 48.

FOTO 49.

FOTO 50.

FOTO 51.

FOTO 52.

FOTO 53.

FOTO 54.

FOTO 55.

FOTO 56.

FOTO 57.

GRAMADO:

FOTO 58.

FOTO 59.

FOTO 60.

FOTO 61.

FOTO 62.

FOTO 63.

FOTO 64.

FOTO 65.

FOTO 66.

FOTO 67.

FOTO 68.

FOTO 69.

FOTO 70.

FOTO 71.

FOTO 72.

FOTO 73.

FOTO 74.

FOTO 75.

FOTO 76.

FOTO 77.

FOTO 78.

FOTO 79.

FOTO 80.

FOTO 81.

FOTO 82.

FOTO 83.

FOTO 84.

FOTO 85.

FOTO 86.

FOTO 87.

FOTO 88.

FOTO 89.

FOTO 90.

FOTO 91.

FOTO 92.

FOTO 93.

CANELA:

FOTO 94.

FOTO 95.

FOTO 96.

FOTO 97.

FOTO 98.

FOTO 99.

FOTO 100.

FOTO 101.

FOTO 102.

FOTO 103.

FOTO 104.

FOTO 105.

FOTO 106.

FOTO 107.

FOTO 108.

FOTO 109.

FOTO 110.

FOTO 111.

FOTO 112.

FOTO 113.

FOTO 114.

FOTO 115.

FOTO 116.

FOTO 117.

FOTO 118.

FOTO 119.

FOTO 120.

FOTO 121.

FOTO 122.

FOTO 123.

FOTO 124.

FOTO 125.

FOTO 126.

FOTO 127.

FOTO 128.

Outros threads meus:

01 - RS - Novo Hamburgo - Patrimônio arquitetônico colonial do bairro Hamburgo Velho:
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=614919

02 - RS - Uruguaiana, na fronteira Brasil-Argentina (94 fotos):
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=615608

03 - RS - Pelotas – Minha homenagem em 148 fotos inéditas de alta qualidade:
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=660988

04 - RS – Presidente Lucena – cidade bela e quase desconhecida (11 fotos):
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=661046

05 - RS – Ivoti – Cidade das flores (25 fotos):
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=661068

06 - RS – Morro Reuter vista da BR-116 (14 fotos)
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=661098

07 - RS – Porto Alegre no outono (53) fotos
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=661146

08 - RS – Porto Alegre – Ilha da Pintada (50 fotos)
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=663152

09 - RS – Litoral Gaúcho – Parte 1 – Tramandaí e Imbé (308 fotos)
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=669520

10 - RS – Litoral Gaúcho – Parte 2 – Cidreira
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=669558

11 - RS – Litoral Gaúcho – Parte 3 – Balneário Pinhal e Túnel Verde (RS-040)
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=669584

RS – Serra Gaúcha – Parte 1 – Bento Gonçalves, Garibaldi e Vale dos Vinhedos

http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=669614

Please, visit my blog PLACES I HAVE BEEN TO.
renehass no está en línea   Reply With Quote
Old July 24th, 2008, 01:20 AM   #2
Sublime
BANNED

Sublime's Avatar

Também não gosto do fake de Gramado e não sei até que ponto isto se torna aceitável, uma cidade de origem portuguesa e arquitetura germânica. Considero deprimente e creio que deva estar relacionado ao complexo de inferioridade que muitos brasileiros tem diante de alguns povos e nações.

Gostei muito de Nova Petrópolis, parece ser uma cidade impecavelmente limpa, lembrando Piratuba, tanto na arquitetura quanto na geografia do município. Por falar em geografia, a beleza da paisagem compensa e muito a viagem.
Sublime no está en línea   Reply With Quote
Old July 24th, 2008, 01:29 AM   #3
renehass
Rene Hass

renehass's Avatar

Quote:
Originally Posted by DVDVille View Post
Também não gosto do fake de Gramado e não sei até que ponto isto se torna aceitável, uma cidade de origem portuguesa e arquitetura germânica.
DVDVille: uma correção: Gramado não é uma cidade de origem portuguesa, e sim germânica.

Os portugueses foram os primeiros a colonizar o Rio Grande do Sul e se estabaleceram no litoral, ao redor da Lagoa dos Patos e ao longo do Rio Jacuí.

Os imigrantes alemães chegaram em segundo lugar e se estabeleceram na região dos vales, acima de Porto Alegre. Os vales ficam entre Porto Alegre e a Serra.

Os imigrantes italianos chegaram em terceiro lugar e se estabeleceram na serra, pois os vales já haviam sido ocupados pelos alemães.

Gramado, apesar de ficar na serra, foi fundada por imigrantes alemães, e está numa "fronteira cultural", pois ali é um ponto onde as culturas deixadas por imigrantes italianos e alemães se encontram.

Não penso que o estilo fake de Gramado seja um complexo de inferioridade dos brasileiros. Interpreto a arquitetura de Gramado como uma tentativa de manter um estilo trazido pelos imigrantes, porém rebuscado demais com o objetivo de atrair turistas.

Please, visit my blog PLACES I HAVE BEEN TO.
renehass no está en línea   Reply With Quote
Old July 24th, 2008, 07:47 AM   #4
Fernando_Brasil
Piu Forte, porra!

Fernando_Brasil's Avatar

Estive nas três cidades semana passada.Logo,posso dar um parecer mais legítimo do que o dos velhos conceitos que eu detinha acerca dessas cidades da serra gaúcha.
Confesso que das três,gostei mais de Nova Petrópolis.Trata-se de uma cidade que não "abusa" da germanofilia amplamente presente na região,dando espaço à reproduções mais modestas e harmônicas,urbanismo nota 10,pessoas educadissímas,arborizada e,sendo o que mais me agradou,com uma incrível face de "cidade normal".Realmente foi uma surpresa para mim,que fui atrás de Gramado e de Canela e acabei me encantando no caminho por Nova Petrópolis.Encantei-me acima de tudo por estar despida daquele ar "fake",de reduto das elites carentes de uma estância de inverno de arquitetura mais "vistosa".Nova Petrópolis,em suma,é um encanto.E torço sinceramente para que não tome o mesmo caminho de Gramado e Canela.
Gramado pareceu-me visualmente muito pesada,ostensiva,diante daquela imensidão de edíficios fakes,um cenário urbano surreal.Há quem goste e se encante e de fato a cidade lindamente bem cuidada.Mas confesso que fiquei um tanto sufocado diante daquela arquitetura nababesca e revisionista.Evidentemente que o urbanismo é um espetáculo,que o parque do Lago Negro é lindo,que as pessoas são de uma educação e amabilidade únicas,mas senti falta do bom e velho viço urbano,daquele pulsar vívido de cidade.Por fim,um lugar frio,quase uma cidade de brinquedo.
Canela,a exceção de sua espetacular catedral,de uma esteticidade que somente a simplicidade de sua forma e acabamanto explicam,foi uma grande decepção.Vi por demais árida,um tanto mal cuidada,principalmente no entorno da Igreja,quase um subúrbio de Gramado.Evidentemente que há o charme de cidade "fake",com seus edíficios revisionados.Mas sem o requinte de Gramado,Canela pareceu-me uma prima pobre que se veste com as roupas do bazar da prima rica.Não que a cidade seja pobre,de modo algum.Porém,não tem o mesmo brilho de Gramado.
para colorir tuas pálidas faces, aurora.

Carlos Drummond de Andrade

Last edited by Fernando_Brasil; July 25th, 2008 at 02:22 AM.
Fernando_Brasil no está en línea   Reply With Quote
Old July 24th, 2008, 01:50 PM   #5
thesapox
Registered User

thesapox's Avatar

Eu adoro Nova Petrópolis, acho uma cidadezinha super bem cuidada, sem aquela plasticidade falsa de Gramado [digo, sem aquele aspecto de luxo forçado].

Não gosto das imitaçoes de enxaimel, e felizmente em nova Petrópolis ainda não é 100% desse tipo de construção.

Enfim, é uma cidade super bem cuidada, muito florida, mas que cuida MUITO MAL do seu patrimônio histórico, por incrível que pareça.

As três únicas casas enxaimel de verdade no centro, uma está em ruínas sem telhado, outra está abandonada apodrecendo, e outra está pintada de cores esdrúxulas

O Parque Aldeia do Imigrante sob ponto de vista histórico é uma palhaçada também. Pegaram casas enxaimel de verdade, e além de desfigurarem ela, ainda montaram usando PREGOS, indo totalmente contra a técnica enxaimel. Fora que isso pode apodrecer a madeira
thesapox no está en línea   Reply With Quote
Old July 24th, 2008, 02:18 PM   #6
thesapox
Registered User

thesapox's Avatar

Gosto desse prédio em Gramado. Ele sutilmente lembra os prédios gramadenses pelo telhado e pelas cores, mas não tem vigas falsas de enxaimel e também é assimétrico.

Acho bem interessante
Old July 24th, 2008, 05:04 PM   #7
AutomaticBR
Registered User

AutomaticBR's Avatar

Nova Petrópolis é tãooooooooo simpática, eu quero morar lá um dia!
AutomaticBR no está en línea   Reply With Quote
Old July 24th, 2008, 06:18 PM   #8
Xinah_Poa to Gui_Poa
Registered User

Xinah_Poa to Gui_Poa's Avatar

show as fotos

=D

Amos as 3 cidades, e aquele labirinto eu ja me perdi.

sauhsauhauhas
Xinah_Poa to Gui_Poa no está en línea   Reply With Quote
Old July 24th, 2008, 10:15 PM   #9
thesapox
Registered User

thesapox's Avatar

Quote:
Originally Posted by Fernando_Brasil View Post
Estive nas três cidades semana passada.Logo,posso dar um parecer mais legítimo do que o dos velhos conceitos que eu detinha acerca dessas cidades da serra gaúcha.
Confesso que das três,gostei mais de Nova Petrópolis.Trata-se de uma cidade que não "abusa" da germanofilia amplamente presente na região,dando espaço à reproduções mais modestas e harmônicas,urbanismo nota 10,pessoas educadissímas,arborizada e,sendo o que mais me agradou,com uma incrível face de "cidade normal".Realmente foi uma surpresa para mim,que fui atrás de Gramado e de Canela e acabei me encantando no caminho por Nova Petrópolis.Encantei-me acima de tudo por estar despida daquele ar "fake",de reduto das elites carentes de uma estância de inverno de arquitetura mais "vistosa".Nova Petrópolis,em suma,é um encanto.E torço sinceramente para que não tome o mesmo caminho de Gramado e Canela.
Gramado pareceu-me visualmente muito pesada,ostentativa,diante daquela imensidão de edíficios fakes,um cenário urbano surreal.Há quem goste e se encante e de fato a cidade lindamente bem cuidada.Mas confesso que fiquei um tanto sufocado diante daquela arquitetura nababesca e revisionista.Evidentemente que o urbanismo é um espetáculo,que o parque do Lago Negro é lindo,que as pessoas são de uma educação e amabilidade únicas,mas senti falta do bom e velho viço urbano,daquele pulsar vívido de cidade.Por fim,um lugar frio,quase uma cidade de brinquedo.
Canela,a exceção de sua espetacular catedral,de uma esteticidade que somente a simplicidade de sua forma e acabamanto explicam,foi uma grande decepção.Vi por demais árida,um tanto mal cuidada,principalmente no entorno da Igreja,quase um subúrbio de Gramado.Evidentemente que há o charme de cidade "fake",com seus edíficios revisionados.Mas sem o requinte de Gramado,Canela pareceu-me uma prima pobre que se veste com as roupas do bazar da prima rica.Não que a cidade seja pobre,de modo algum.Porém,não tem o mesmo brilho de Gramado.
Concordo com quase tudo que você disse, muito boas tuas colocações.
Old July 25th, 2008, 12:27 AM   #10
noize
NON FVCKOR FVCKO

noize's Avatar

Gramado ser de colonização portuguesa foi a pérola do ano!

A região é belíssima e tenho muitas saudades, mas quanto a cidade de Gramado em si, concordo com o Fernando. Ainda não conheço Nova Petrópolis.
Old July 28th, 2008, 02:45 AM   #11
thesapox
Registered User

thesapox's Avatar

É engraçado como algumas pessoas tentam desvincular RS de imigração alemã.
Old July 28th, 2008, 02:57 AM   #12
Fernando_Brasil
Piu Forte, porra!

Fernando_Brasil's Avatar

Huahauahau...Deve ser pq não tem muitos alemãs aeh.

Old July 28th, 2008, 03:07 AM   #13
thesapox
Registered User

thesapox's Avatar

Não tem poucos. xD
Old July 28th, 2008, 04:27 AM   #14
Fernando_Brasil
Piu Forte, porra!

Fernando_Brasil's Avatar

hauahauhaua

Old July 28th, 2008, 05:25 AM   #15
Enzo
Semper Fi

Enzo's Avatar

Muito linda essa regiao, gostei imensamente das fotos, a paisagem e muito rica, parabens pelo thread! Ainda conhecerei essa parte do Brasil
Enzo no está en línea   Reply With Quote
Old July 28th, 2008, 10:34 AM   #16
gusbrum
Registered User

gusbrum's Avatar

Não vejo nada de "fake" em Gramado...mas sim uma cidade que optou ha 40 anos atras a ser uma cidade turistica de verdade e ganhar muito e muito dinheiro com isto.

Se voce pensar que ha 40 anos atras algumas pessoas com visão decidiram que iriam transformar esta cidadezinha no meio da serra gaucha em atração nacional, da para se notar a dimensão da visão destas pessoas....
E Gramado gerou um empreendimento muito arrojado e positivo pois trasnformou a nivel de vida não so da cidade, mas de toda a região em si.

Gramado faz parte daquelas cidades como Curitiba, Ouro Preto, etc, que provam que com boa administração, como visão empreendedora o Brasil pode dar muito e muito certo.
gusbrum no está en línea   Reply With Quote
Old July 28th, 2008, 12:51 PM   #17
thesapox
Registered User

thesapox's Avatar

O problema é que "há 40 anos atrás" Gramado tinha identidade, veja o prédio da Prefeitura e o hotel em frente pra entender o que era o protótipo da arquitetura gramadense.

Faz bem pouco tempo que virou essa palhaçada de enxaimelóides, dando à cidade um ar de opulência e não de aconchego.

E não é questão de gostar ou não, você pode amar as imitações de enxaimel, mas elas não deixam de ser 'fakes'.
Old July 28th, 2008, 03:32 PM   #18
Eduhaus
...

Eduhaus's Avatar

Quote:
Originally Posted by thesapox View Post
O problema é que "há 40 anos atrás" Gramado tinha identidade, veja o prédio da Prefeitura e o hotel em frente pra entender o que era o protótipo da arquitetura gramadense.

Faz bem pouco tempo que virou essa palhaçada de enxaimelóides, dando à cidade um ar de opulência e não de aconchego.

E não é questão de gostar ou não, você pode amar as imitações de enxaimel, mas elas não deixam de ser 'fakes'.
Tem gente aqui no forum que odeia aqueles prédios

Os argumentos contra o fake de Gramado em geral são bem fraquinhos, e o que vejo, muitas vezes é sim inveja. Até pq reproduzir este "enxaimel" é algo comum em TODAS as regiões de colonização do Brasil, sem exceção. Teutônia, Panambi, Salvador do Sul, Selbach, Piratuba, Marechal Cândido Rondon, Blumenau, etc. Falo de cidades nas mais diversas regiões de colonização do RS e SC.

Ah, mas o enxaimel era "técnica construtiva" e não "enfeite"? ok! Mas se as pessoas acham bonito, pq, se bem feito, não reproduzí-lo? Será que são melhores os monstrengos de conscreto, que dominam as demais cidades gaúchas e brasileiras?

Isso empobrece o patrimônio histório existente? Talvez! Eu acho que não. Contribui para a preservação da identidade regional num estado que sempre buscou minimizar a identidade germânica? acho que sim!

Outra coisa que eu acho engraçado é que eu vejo todo mundo criticando o "fake" de Gramado e ninguém questiona aqueles condomínios "de luxo" ridículos que estão sendo construídios por construtoras de Porto Alegre, São Paulo, etc.
Eduhaus no está en línea   Reply With Quote
Old July 28th, 2008, 05:39 PM   #19
Belcity
Carioca

Belcity's Avatar

A serra gaucha é linda mesmo

PARÁ - OBRA-PRIMA DA AMAZÔNIA
Belcity no está en línea   Reply With Quote
Old July 28th, 2008, 06:08 PM   #20
thesapox
Registered User

thesapox's Avatar

Quote:
Originally Posted by Eduhaus View Post
Tem gente aqui no forum que odeia aqueles prédios
Que seja, mas estes prédios pelo menos tinham um diferencial. Não os defendo porque também não os acho coerentes.
Quote:
Os argumentos contra o fake de Gramado em geral são bem fraquinhos, e o que vejo, muitas vezes é sim inveja. Até pq reproduzir este "enxaimel" é algo comum em TODAS as regiões de colonização do Brasil, sem exceção. Teutônia, Panambi, Salvador do Sul, Selbach, Piratuba, Marechal Cândido Rondon, Blumenau, etc. Falo de cidades nas mais diversas regiões de colonização do RS e SC.
Infelizmente é comum, assim como pessoas que gostam de dança do créu. E por isso a música é boa?
Quote:
Ah, mas o enxaimel era "técnica construtiva" e não "enfeite"? ok! Mas se as pessoas acham bonito, pq, se bem feito, não reproduzí-lo?
Porque é uma distorção cultural.
Aliás, as pessoas acham bonito porque muito pouco conhecem sobre arquitetura e sobre o próprio enxaimel. Porque a esmagadora maioria desses enxaimelóides é bem desarmônico.

Quote:
Será que são melhores os monstrengos de conscreto, que dominam as demais cidades gaúchas e brasileiras?
E esses enxaimelóides são feitos de que, madeira e argila?
São meros caixotes medíocres decorados. Só ver o que é o palácio do festival de cinema de gramado, um antigo pavilhão decorado com lambrequim!

Mas ainda tento entender o que quiseste dizer com "caixote de concreto". E também não entendo porque a polaridade : OU essa arquitura vazia de parque temático de Gramado, OU uma coisa feia feita por pedreiro / caixotão comercialóide. Por que não uma BOA ARQUITETURA, com ares serranos que seja?

Quote:
Isso empobrece o patrimônio histório existente? Talvez! Eu acho que não. Contribui para a preservação da identidade regional num estado que sempre buscou minimizar a identidade germânica? acho que sim!
Que identidade gramado está preservando? Eu vejo a cidade cada vez mais pretensamente suíça, com tanto Maison de la isso e aquilo, cada vez mais opulenta e isso não tem nada a ver com as raízes do local. vieram suíços pra Gramado e eu não soube?

Quote:
Outra coisa que eu acho engraçado é que eu vejo todo mundo criticando o "fake" de Gramado e ninguém questiona aqueles condomínios "de luxo" ridículos que estão sendo construídios por construtoras de Porto Alegre, São Paulo, etc.
Não é meu caso. Até porque detesto qualquer tipo de condominio fechado.

Reply

Thread Tools
Display Modes

Posting Rules