daily menu » rate the banner | guess the city | one on one

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > São Paulo

Global Announcement

SkyscraperCity needs your help to do some house cleaning! please click here for more info!

Reply

Thread Tools Display Modes
Old July 26th, 2008, 08:46 PM   #1
edumelo
Registered User

edumelo's Avatar

Likes (Received): 45

Mogi das Cruzes – Conheça um antigo hospital-colônia

Distante 13 km do centro de Mogi das Cruzes, em um bairro rural cercado de plantações de hortaliças fica o Hospital Dr Arnaldo Pezzutti Cavalcanti, um antigo hospital-colônia onde, a partir de 1928, portadores de hanseníase, doença então conhecida como lepra, eram tratados. Como a lepra não tinha cura, eles eram obrigados a viver em vilas perto de um hospital isolado do resto da sociedade. Isso durou até a década de 80, quando o hospital passou a atender outras especialidades. O Hospital Dr Arnaldo é um dos mais antigos desse tipo no Brasil. Esse hospital era chamado Hospital Santo Ângelo.

Hoje o Dr Arnaldo passa por reforma e adequação para atender a mais especialidades, e já recebe pacientes de todo o Alto Tietê e até da Zona Leste da capital. Segue um vídeo institucional de 2007:

Como estou de férias e moro a pouco mais de 5 km do hospital, resolvi fazer este passeio de bicicleta, já que eu mesmo não conhecia muito bem o interior do mesmo.

Infelizmente não consegui registrar todas as partes do hospital porque o pessoal da administração pediu para eu parar de fotografar. Mas eles foram super gentis e simpáticos. Então, aproveito para pedir que se alguém porventura queira usar qualquer uma das fotos do interior do Hospital Dr Arnaldo jornalística ou comercialmente, por favor, entre em contato antes com a administração do hospital.

Vista aérea do hospital pelo GE:

1. O acesso ao hospital se dá pela Rodovia Engenheiro Cândido do Rego Chaves (SP-39)

2. Portaria I. A partir daí ainda são mais 1,5 km até o hospital.

3. Aquela parte rosa no fundo já é a portaria II. Eu entrei por uma ruazinha de terra do lado porque sabia que o pessoal da portaria não ia me deixar entrar. Achei esse acesso graças ao Google Earth

4. Placa com mapas para localização dentro do hospital.

5. Devido à localização, há muitas árvores e muito verde.

6. Mais uma placa de localização.

7. Uma das vilas onde os doentes viviam.

8.

9. Prédio em reforma.

10. Ao fundo a igreja do Calvário. Tem mais fotos dela mais à frente.

11. Detalhe do prédio em reforma. Dá pra ver que estava bem acabado.

12. Casarões antigos são hoje alas do hospital.

13.

14. Para quem não sabe, armazéns eram os supermercados de
antigamente. Com a diferença de que os clientes não acessavam os produtos, pediam do balcão. Eu sei porque ainda há um armazém no meu bairro.

15. Belas ruazinhas.

16. Cara de vila do interior.

17.

18. Capelinha.

19.

20. Cine-Teatro Santo Ângelo, inaugurado no final da década de 40 e com última reforma em 1989, hoje está abandonado e deteriorado. No entanto, recentemente foi anunciado que será reformado e voltará a ter espetáculos, sendo mais um centro cultural, artístico e turístico da região.

http://www.moginews.com.br/materia.aspx?id=10944

21. Detalhe da fachada.

22. Placa com a data da última reforma.

23.

24. Me deu a impressão de este teatro ser do mesmo tamanho ou até maior que o Theatro Vasques, o mais conhecido de Mogi.

25. Parte de trás do teatro.

26. Outra parte da vila onde os doentes viviam.

27.

28.

29.

30.

31.

32. Atrás do campo de futebol mais casas da vila.

33.

34.

35. O vestiário do time?

36. Voltando ao centro do hospital

37.

38. Mas eu estava evitando lugares onde tinha muita gente porque desconfiava que alguém ia pedir pra eu não tirar fotos.

39.

40. Eu fui indo pro centro do hospital aos poucos.

41. Igreja do Calvário

42.

43. Marco de fundação. O engraçado é que o monumento não fica no centro nem na entrada do hospital, fica escondido atrás da igreja.

44. Detalhe do marco, que deve ter de 6 a 7 metros de altura.

45. Essa casa foi a que achei mais interessante. É o centro administrativo do hospital.

46. Mais uma.

47. A alameda em frente à casa.

48. De outro ângulo.

49. Outra parte do hospital.

50.

51. O maior prédio do hospital, o Centro Clínico Cirúrgico.

52.

53.

54. Uma casa aparentemente abandonada, ainda nas dependências do hospital.

Bem, a partir daqui foi que não pude mais fotografar. Faltou registrar uma área administrativa, aquela na parte superior esquerda da foto do satélite que postei no início. Mas a linha de ônibus que vai para a minha casa passa por essa área e logo eu completo o thread.

Agora umas fotos que eu tirei no caminho entre o hospital e a minha casa. Conheçam um pouco da área rural de Mogi.

55. Este é um cemitério abandonado onde os moradores do antigo hospital-colônia eram enterrados.

56. Outra do cemitério.

57. Na entrada do hospital um pouco de propaganda do governo.

58. Entrada da barragem da represa do rio Taiaçupeba.

59. Deste ponto avista-se, bem ao fundo, os prédios da cidade de Suzano. Infelizmente o tempo não está muito bom, mas geralmente se enxerga perfeitamente a maioria dos prédios da cidade vizinha.

60. Bem lá no fundo, bem apagada por causa do tempo, a serra do Itapety. Também é mais bem visualizada quando o tempo está melhor.

61. Subestação de energia.

62. Entrada da subestação.

63. Lá no fundo um pedacinho do meu bairro e bem ao fundo a serra do mar.

64. Entrada da Capela de Santo Ângelo, uma igrejinha construída em 1738, se não me engano. Fiquei com preguiça de ir lá, mas outro dia eu completo o thread

65. Entrada do hotel e campo de golfe Paradise Resort.

66. Algumas fotos do campo de golfe.

67.

68.

69.

70. A represa de Taiaçupeba. Do outro lado da represa, bairros rurais de Suzano.

71. Uma última do campo de golfe.

É isso aí, espero que gostem das fotos tanto quanto eu gostei de tirá-las.

Last edited by edumelo; July 26th, 2008 at 08:51 PM.
edumelo no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old July 26th, 2008, 08:59 PM   #2
lipe_andreense
Registered User

lipe_andreense's Avatar

Likes (Received): 46

Muito legal !!!!

Gostei muito dessa vila, adoro lugares antigos.

e esse campo de golf também pareceu bem legal.
Fiquei curioso de conhecê-lo no dia que estava esperando um ônibus em Jundiapeba e via várias placas indicando.

excelente tópico Edu !!!
Old July 26th, 2008, 10:03 PM   #3
edumelo
Registered User

edumelo's Avatar

Quote:
Originally Posted by lipe_andreense View Post
Muito legal !!!!

Gostei muito dessa vila, adoro lugares antigos.

e esse campo de golf também pareceu bem legal.
Fiquei curioso de conhecê-lo no dia que estava esperando um ônibus em Jundiapeba e via várias placas indicando.

excelente tópico Edu !!!
Pra eu que conheço a história do hospital há tanto tempo foi impressionante ficar pensando nas pessoas doentes isoladas andando por aquelas ruas há quase um século.

Quanto ao campo de golfe, eu nunca entrei lá. Quer dizer, entrava quando era criança porque ali era uma plantação de batatas. Minha mãe, ao ver as fotos do site do hotel costuma dizer que o lugar parece Europa, ela quase não acredita que mora do lado de um lugar tão bonito .

Valeu pelo comentário Lipe
Old July 27th, 2008, 01:02 AM   #4
caco
Crucismogiensis

caco's Avatar

Likes (Received): 88

Que baita tópico, Edu, meus parabéns!

Caramba, não sabia que essa vila do hospital era tão bonita e cuidada desse, preciso conhecê-la, simplesmente surpreendente. É praticamente uma cidade isolada do resto de Mogi das Cruzes, com uma arquitetura muito bonita e algumas construções fantásticas, como a do Teatro, que eu só conhecia através de fotografias internas. Os prédios da administração do hospital e da igreja católica também são bem interessantes.

Obrigado, Edu, por mostrar este lugar tão desconhecidos dos mogianos e ainda mais das demais pessoas que participam e visitam este espaço.

Valeu!
caco no está en línea   Reply With Quote
Old July 27th, 2008, 02:51 AM   #5
netraider
Registered User

Likes (Received): 0

que lugar mais tchuko! viagem no tempo! d+, parabéns!
netraider no está en línea   Reply With Quote
Old July 27th, 2008, 04:12 AM   #6
LS Kim
Non Dvcor Dvco

LS Kim's Avatar

Likes (Received): 111

Muito interassante!!
Old July 27th, 2008, 04:22 AM   #7
Belcity
Carioca

Belcity's Avatar

Likes (Received): 14

Esse hospital era uma mini cidade
muito interessante o tredi
Old July 27th, 2008, 05:15 PM   #8
edumelo
Registered User

edumelo's Avatar

Obrigado pelos comentários de todos.

Era sim uma cidade isolada e praticamente independente do resto da cidade, pois como eu disse, lá viviam portadores de lepra, que era contagiosa e incurável, por isso eles eram obrigados a viver lá. Desde os tempos bíblicos já há relatos de que os leprosos sempre foram obrigados a viver longe do resto da sociedade. Sobre o hospital, inclusive, já ouvi histórias de que seguranças com um estágio menos avançado da doença eram contratados para vigiar a vila e manter lá aqueles que queriam fugir.
Old July 28th, 2008, 05:31 AM   #9
caco
Crucismogiensis

caco's Avatar

a lepra também é conhecida como hanseníase, a doença do mestre Aleijadinho.

Só uma dúvida, Edu: em qual dia você tirou as fotos? Dia de semana, fim de semana ou feriado? Pergunto isso por causa da grande quantidade de pessoas jogando golfe no Hotel Paradise.
Old July 28th, 2008, 05:57 AM   #10
Rubão
Registered User

Muito legal vc ter postado este antigo "hospital"!
Se fosse pela minha esposa, teria que escrever três páginas de elogios, já que como assistente social da área da saúde, ela lida com questões como humanização do atendimento e desinstitucionalização dos pacientes, no caso dela, especialmente os portadores de doença mental.
Este caso sempre ronda nossas conversas, já que é um exemplo histórico de institucionalização da doença, e não uma ação de saúde...
Enfim, como disse poderia escrever um tratado sobre este thread...hehe!
Parabéns cara...sensacional!
Rubão no está en línea   Reply With Quote
Old July 28th, 2008, 04:56 PM   #11
edumelo
Registered User

edumelo's Avatar

Quote:
Originally Posted by cacobianchi View Post
a lepra também é conhecida como hanseníase, a doença do mestre Aleijadinho.

Só uma dúvida, Edu: em qual dia você tirou as fotos? Dia de semana, fim de semana ou feriado? Pergunto isso por causa da grande quantidade de pessoas jogando golfe no Hotel Paradise.
Tirei as fotos na última sexta-feira, dia 25. Geralmente as pessoas jogam mais no fim de semana mesmo, mas parece que estava havendo um evento lá esse dia. Ou talvez seja pelas férias. Seja como for, quem joga lá tem condições ($$$) de jogar mesmo em dia de semana

Quote:
Originally Posted by Rubão View Post
Muito legal vc ter postado este antigo "hospital"!
Se fosse pela minha esposa, teria que escrever três páginas de elogios, já que como assistente social da área da saúde, ela lida com questões como humanização do atendimento e desinstitucionalização dos pacientes, no caso dela, especialmente os portadores de doença mental.
Este caso sempre ronda nossas conversas, já que é um exemplo histórico de institucionalização da doença, e não uma ação de saúde...
Enfim, como disse poderia escrever um tratado sobre este thread...hehe!
Parabéns cara...sensacional!
É bom saber que pelo menos hoje o hospital está sendo adequado e utilizado de maneira mais humana. Obrigado a você e sua esposa pela visita e pelo comentário
Old July 30th, 2008, 03:23 PM   #12
caco
Crucismogiensis

caco's Avatar

valeu, Edu.
Old August 5th, 2008, 06:32 PM   #13
caco
Crucismogiensis

caco's Avatar

O telejornal Diário TV exibiu hoje uma bela reportagem sobre o Hospital Arnaldo Pezzuti. Fizeram belas imagens do interior do Cine-Teatro.
Old August 5th, 2008, 09:09 PM   #14
amsincero1
...

amsincero1's Avatar

Boas fotos, lugar bem agradável !
amsincero1 no está en línea   Reply With Quote
Old August 5th, 2008, 10:19 PM   #15
Bruno SP
Registered User

Bruno SP's Avatar

Likes (Received): 2

Muito interessante! Gostei das fotos.
Bruno SP no está en línea   Reply With Quote
Old August 6th, 2008, 04:00 PM   #16
edumelo
Registered User

edumelo's Avatar

Quote:
Originally Posted by cacobianchi View Post
O telejornal Diário TV exibiu hoje uma bela reportagem sobre o Hospital Arnaldo Pezzuti. Fizeram belas imagens do interior do Cine-Teatro.
Infelizmente não vi a reportagem. Mas conforme li naquela reportagem do Mogi News, depois que reformarem o teatro, toda a área do hospital se tornará mais uma área turística, além de cultural. Creio eu que talvez até promovam passeios ao local.

Quote:
Originally Posted by amsincero1 View Post
Boas fotos, lugar bem agradável !

Quote:
Originally Posted by Bruno sampa View Post
Muito interessante! Gostei das fotos.
Valeu pelo comentário pessoal
Old August 6th, 2008, 06:05 PM   #17
thesapox
Registered User

thesapox's Avatar

Likes (Received): 3

Muito interessante o local, as construções são bem características dessa época.

É legal ver esse tipo de thread por aqui, parabéns!
thesapox no está en línea   Reply With Quote
Old September 19th, 2008, 07:37 PM   #18
flavi
Registered User

Excelente as fotos do Hospital... Mogi das Cruzes, tem locais q nós mesmos moradores da cidade não ousamos conhecer... Belo trabalho!
Parabéns
flavi no está en línea   Reply With Quote
Old September 19th, 2008, 07:49 PM   #19
caco
Crucismogiensis

caco's Avatar

seja bem-vindo, flavi, é bom ter mais um mogiano aqui no fórum!
Old September 21st, 2008, 05:01 PM   #20
edumelo
Registered User

edumelo's Avatar

Quote:
Originally Posted by flavi View Post
Excelente as fotos do Hospital... Mogi das Cruzes, tem locais q nós mesmos moradores da cidade não ousamos conhecer... Belo trabalho!
Parabéns
Bem-vindo ao forum Flavi, e obrigado pelo comentário. Você tem toda a razão, Mogi tem muitos locais ainda não explorados pelos próprios mogianos, o que é uma pena, pois a cidade tem potencial para investir mais no turismo, mesmo que seja turismo interno. Semana passada mesmo estive em Taiaçupeba, uma vila super agradável, até pensei em tirar umas fotos pra fazer um thread aqui no SSC, mas não estava com minha câmera e meu celular tem resolução muito baixa. Além disso, ainda me falta conhecer o pico do urubu e Sabaúna, dois locais que tenho vontade de visitar mas ainda não tive a oportunidade.

Reply

Thread Tools
Display Modes

Posting Rules