|
|
| daily menu » rate the banner | guess the city | one on one |
|
|
#61 |
|
Registered User
Likes (Received): 0
|
PARABÉNS KAIQUE
Ótimo trabalho!
Last edited by Nthest-Brazil; February 10th, 2009 at 02:58 AM. |
|
|
|
|
|
#62 |
|
É apenas recalque...
Likes (Received): 272
|
Outra coisa que eu consegui é o MAPA completo com LINHA EM CONSTRUÇÃO e FUTURAS LINHAS a serem implantadas no METROFOR, se isso se concretizar (espero estar vivo
) será uma das maiores integrações de transportes urbano do país, reparem que existem várias estações interligadas com linhas diferentes e com grandes terminais de ônibus de Fortaleza.
|
|
|
#63 |
|
Campinas/Sampa
|
Esse ramal mais a linha leste é par a acopa de 2014 certo?
Parabens para fortaleza! so acho q estes custos são muito preliminares e estão muito subestimados.... Em todo caso espero que no caso desse ramal facam uma adaptação bem feita com estacões moderna se não uma gambiarra... Espero tb que os trens sejam modernos q que num tenham intervalos mto grandes como todos os atuais sistemas da CBTU... Pergunta os trens de carga compartilharam com os de passageiro nesse ramal?
|
|
|
#64 |
|
Terra do Frevo
Likes (Received): 210
|
Meu Deus, pq a construção ou ampliação de metrôs nesse país é tão complicada, demorada???
![]() É mesma coisa na construção de Fortaleza e Salvador e na ampliação da linha sul em Recife.
|
|
|
|
#65 | |
|
Servir sempre!
|
Quote:
Sobre o projeto de Fortaleza, adorei! Excelente a apresentação que o Kaique postou, e espero que os investimentos sejam feitos. Pessoalmente, eu acho que eles são baratos, perto do grande benefício que vão trazer. |
|
|
|
|
|
|
#66 | |
|
Servir sempre!
|
Quote:
) as verbas para investimentos (da CBTU, Trensurb e de quase todas as empresas do governo) eram contingenciadas, por causa do superávit primário. Só as empresas que tinham verbas gigantes, como a Petrobras, "escapavam" (parte de seu orçamento era contingenciado, mas como os investimentos eram gigantes, ainda sobrava muito). Agora o governo está mais disposto a investir mais na construção e expansão dos metrôs, mas está concentrando quase todos os recursos no Metrô-Salvador e no Metrofor. Metrorec e Metrô-BH ainda estão com as obras no ritmo pré-PAC, tudo muito lento. Tanto é que enquanto o Metrofor e o Metrorec, juntos, recebem mais de R$ 1 bilhão, o Metrô-BH e o Metrorec não conseguem liberação de uns R$ 300 milhões, para comprar mais trens que estão precisando.
|
|
|
|
|
|
|
#67 |
|
Registered User
Likes (Received): 19
|
Obrigado pelos elogios
![]() Romers o ramal não é compartilhado. Foi feito há uns 50 anos como acesso ao Porto do Mucuripe. Como o Tiago Costa colocou essas obras são muito demoradas, os projetos sofrem inúmeras alterações... Eu, particularmente, não gosto do projeto das linhas Sul e Oeste, acho que deveriam modernizá-las. A cidade vai perder os únicos acessos ferroviários ao Centro que possui. Ao meu ver, o melhor seria uma linha dupla elevada no eixo Sul e outra em tincheira para o eixo oeste, com uso de terceiro trilho ou cantenária. O Projeto atual é muito segregacionista e tem custado muito aos cofres públicos pela série de falhas de concepção. As linhas subterrâneas deveriam ficar apenas para os novos trajetos nas reagiões centrais a leste e oeste, vez que para o sul a sempre mais espaço disponível. |
|
|
|
|
|
#68 |
|
Servir sempre!
|
Mas o trecho sul não será em sua maior parte em superfície mesmo? Pelo que diz o site do Metrofor, serão 3,9 km em subterrâneo, 2,2 km em elevado e 18 km em superfície, ou seja, a maior parte, totalizando aproximadamente 24 km.
|
|
|
|
|
|
#69 | |
|
Registered User
|
Quote:
Minha suugestão é melhorar a modalidade trem convencional, permitindo trens metropolitanos e futuros intercidades, e até de longo curso. A faixa de domínio atual tem, em média, 20m de largura, o suficiente para 4 vias em bitola larga 1600mm. ![]() Compreendeu a minha crítica. Penso não só no transporte metropolitano, mas no interregional. Futuramente, será um problema trazer os trens de longo curso para o centro da cidade. Last edited by Kaique; February 10th, 2009 at 08:51 PM. |
|
|
|
|
|
|
#70 |
|
Servir sempre!
|
Entendi o que você quis dizer. Só que não dá para operar de maneira eficiente uma linha metroviária, com baixos intervalos, em conjunto com outro tipo de tráfego. O que poderia ser feito é construir uma linha paralela, por onde possam passar os trens de carga e de longo percurso. Já não existe algo assim? Se não, acho que tem um projeto para isso, né, da LTN (Linha Tronco Norte)? Lembro de uma linha pontilhada representando a LTN no mapa do projeto do Metrofor. Em São Paulo, é o que vão fazer nas linhas por onde passam trens de carga, pois o tráfego já está saturadíssimo, por causa dos intervalos baixos no pico e agora também no vale, em algumas linhas. Se chegarem a um acordo nos próximos meses, veremos em 2010 uma segregação total entre as linhas de passageiros e as linhas de carga.
|
|
|
|
|
|
#71 | |
|
Registered User
|
Quote:
Sim, estou falando de linhas paralelas. Com o projeto atual essa possibilidade ficará difícil, pois estão construindo estrutura de viadutos e elevados apenas para as duas vias do metropolitano. O que abre margens para a ocupação da faixa de domínio por outras coisas. Atualizei a postagem explicando melhor o que quiz dizer e com foto. A idéia não é só para cargas, é para passageiros mesmo. E acho viável sim. Da zona 3 a fora, em Londres, o metrô corre em trilhos de mesma bitola dos trens de longo curso. Quase sempre em vias próprias, e as vezes, compatilhando. |
|
|
|
|
|
|
#72 |
|
Registered User
|
MATÉRIA SOBRE O METROFOR
(Especial para Tiago Costa) http://www.opovo.com.br/tvopovo/853499.html Por favor deixem seus comentários, se não não postarei mais novidades. Last edited by Nthest-Brazil; February 10th, 2009 at 09:49 PM. |
|
|
|
|
|
#73 |
|
Tôma-te! Eu acho é pouco!
|
/\ O vídeo, muito interessante, mostra bem como a parte subterrânea está bem avançada.
Acho que ninguém ainda se deu conta, claro que não é motivo pra comemorações,muito menos pra rivalidade, mas se comparado a construção do metrô de Salvador, em Salvador as obras começaram depois e provavelmente terminará antes a sua entrega, a diferença é que serão entregues apenas cerca de 6km, enquanto que o metrô de Fortaleza, mesmo se arrastando por cerca de 10 anos, quando entregue contará com seus 22km de via. Então, mesmo que lento, eu vejo que o metrô de Fortaleza está um pouco em vantagem. É só uma mera comparação, não vão levar isso pra rivalidade, por favor.
|
|
|
#74 |
|
Pacem in Terris
|
O video está interessante mesmo, resume bem a história do MetroFor.
A parte subterrânea parece bem avançada, mas esses problemas de desapropriação realmente podem complicar mais a obra. as desapropriações geralmente são a parte mais ddemorada da obra, pois envolve muita burocracia.
Conheça SP: Centro - Av. Paulista - Jardins - Av. Faria Lima - Vila Olímpia - Mooca - Cambuci - Liberdade - Vila Mariana - Av. Brasil - Av. Europa - Moema - Aclimação - Paraíso - Vila Nova Conceição - Av. São Luís - Rua Oscar Freire - Radial Leste, e também Santos, Mogi das Cruzes, Marília, Atibaia e São Vicente. Colabore - www.clickarvore.com.br - plante árvores gratuitamente
|
|
|
|
|
|
#75 |
|
O Show é aqui!
|
Bom, uma coisa é certa. As coisas estão andando nos "trilhos"...
![]() Me agradou esse avanço dessas linhas que o Kaique postou, aliás, o site da Metrofor tá bem legal.
Fortaleza Belle Époque|Amelia Earhart em Fortaleza, 1937| A História da Beira-mar de Fortaleza (Séc. XIX a 1950)|A História da Beira-mar de Fortaleza (1960 aos Dias Atuais)|Fortaleza - Estrutura Copa 2014| Orson Welles em Fortaleza, 1942 Castelão - Sua construção, fotos históricas e vídeos |
|
|
|
|
|
#76 | |
|
Servir sempre!
|
Quote:
Cara, os comentários podem vir ou não, mas eu já te digo que condicionar a sua participação a isso é um tanto inútil, pois pode te frustrar. Participe independente disso, e os comentários serão conseqüência da sua participação. |
|
|
|
|
|
|
#77 |
|
Registered User
|
Esse desenho, fiz em 2007 antes de divulgarem esse mapa para 2025
![]() Ainda prefiro o meu em alguns pontos como a linha creme. E olha que nessa época já estava achando que sonhava alto com 8 linhas a rede que propuseram é de 11. ![]() Hoje, acrescento outra linha leste-oeste cortando todoas as que já estão aí. ![]() Quem sabe os Deuses me escutam outra vez
|
|
|
|
|
|
#78 |
|
Registered User
|
Mudança
Metrofor: agora vai? Inclusão do metrô de Fortaleza no PAC dá novo impulso há obra 28 Fev 2009 - 15h53min A+ A- Mudar tamanho * Imprimir * Corrigir (Foto: DÁRIO GABRIEL) A imagem do Metrô de Fortaleza (Metrofor) associada a uma obra-problema - que vinha patinando no cronograma de execução por falta de dinheiro - parece ter ficado para trás. Graças ao anúncio do maior volume de recursos para a continuidade do projeto, desde que foi iniciado, há dez anos, finalmente existe um prazo concreto para sua conclusão: dezembro 2010. Para que isso aconteça, foi determinante a inclusão do projeto no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Quem anuncia a luz no fim do túnel é o presidente do metrô, Fernando Mota. "O ciclo de inconstância de recursos foi encerrado em 2007, quando o Governo do Estado incluiu o Metrofor no PAC", afirma. Com um orçamento global que chega a R$ 1,526 bilhão, o Metrofor consumiu, entre 1999 e 2006, mais da metade (R$ 811,8 milhões) dos recursos previstos, segundo dados da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). Para os dois anos finais, o total poderá chegar a R$ 714,2 milhões, entre dinheiro do PAC (R$ 602,8 milhões) e contrapartidas do Governo do Estado - cerca de R$ 110 milhões. Devagar, quase parando, até o ano passado, as obras do Metrofor não só vinham se sedimentando como uma marca da falta de dinheiro público para obras de grande porte, como acarretavam prejuízos, por conta do ritmo lento. À época, estimou-se que a obra parada, por longos períodos, traria prejuízos de até USS 6 milhões/ano. Além de problemas financeiros, o Metrofor também chegou a enfrentar entraves jurídicos, como uma consequência direta da situação. O Tribunal de Contas da União (TCU) identificou indícios de irregularidades nos aditivos dos contratos feitos entre o poder público e o consórcio de engenharia que toca as obras. Todo o projeto prevê cerca de 63 km, somando-se a implantação completa da Linha Sul - ligando a Estação João Felipe, em Fortaleza, à Estação Vila das Flores, em Pacatuba - e a modernização da linha Oeste (Fortaleza/Caucaia). Quando em operação, a obra deverá elevar o volume de transporte público de passageiros sobre trilhos dos atuais 30 mil/dia, para até 185 mil/dia. "Hoje, há obras em todos os trechos", resume o presidente Mota, ao explicar que as do tipo civil acontecem no subterrâneo, na superfície e em nível elevado. Na parte subterrânea, está sendo concluído o acesso à estação do Benfica, através da escavação de um túnel; no segundo trecho, viadutos estão sendo erguidos, a exemplo do que acontece no Conjunto Esperança. A parte elevada - considerada uma das mais adiantadas - foi visitada pelo O POVO, na última quinta-feira. O trecho funciona na Parangaba. Segundo informa o presidente do Metrofor, nesta terça-feira, dia 3, está prevista a abertura das propostas da licitação do último trecho, ligando a Praça da Lagoinha à Estação Engenheiro João Felipe. "A partir de agora, com os recursos assegurados pelo PAC, vamos dar à obra o ritmo acelerado que ela exige", garante ele. (Erivaldo Carvalho) E-Mais RANKING O Estado de São Paulo, administrado pelo PSDB do pré-candidato à sucessão do presidente Lula, José Serra, não tem do que reclamar. Para lá, o programa que tem como “mãe” a provável candidata do PT ao Palácio do Planalto, em 2010, está destinado R$ 41,85 bilhões do PAC para investimentos exclusivos. São considerados projetos exclusivos aqueles iniciados ou retomados com o início do programa. Ficam de fora empreendimentos regionais ou que já vinham sendo executados, apesar de também contemplados. No Ceará, são exemplos de projetos regionais a ferrovia Transnordestina e a transposição das águas do rio São Francisco. No Nordeste, o Ceará aparece como o terceiro maior beneficiado no quesito obras exclusivas. A previsão é de R$ 8,8 bilhões, entre 2007 e 2010. A surpresa é a Bahia, que sempre aparece no topo do ranking quando o assunto é a atração de dinheiro de Brasília. Dessa vez, o Estado administrado pelo petista Jacques Wagner, com R$ 12,28 bilhões, perdeu o posto para Pernambuco: R$ 13,98 bilhões. |
|
|
|
|
|
#79 |
|
O Show é aqui!
|
ótima notícia!
Fortaleza Belle Époque|Amelia Earhart em Fortaleza, 1937| A História da Beira-mar de Fortaleza (Séc. XIX a 1950)|A História da Beira-mar de Fortaleza (1960 aos Dias Atuais)|Fortaleza - Estrutura Copa 2014| Orson Welles em Fortaleza, 1942 Castelão - Sua construção, fotos históricas e vídeos |
|
|
|
|
|
#80 | ||
|
Registered User
Likes (Received): 18
|
Quote:
Quote:
No caso a 2, segue a Aguambi e a BR 116 (seria então aproveitado o espaço do canteiro central?); A 3 pega a Av. Raul Barbosa (poderia margear o cocó, aproveitando um sua "área livre", mas teria que ser subterrânea na Av. Des. Moreira) e liga o aeroporto à praia, região hoteleira. E depois do Aeroporto segue pela Av. Expedicionários; Agora quanto à 5: brilhante! O trajeto segue margeando boas avenidas, numa área menos densa, cheia de espaços vazios nas margens (o que facilita as desapropriações), liga os terminais de ônibus da Messejana, Siqueira e Ant. Bezerra, corta várias outras linhas e vai de uma ponta da cidade à outra. Esta deveria ser implantada o mais rápido possível, pois depois da linha do Mucuripe (ao que tudo indica, a próxima a ser implantada, em virtude da Copa), acredito que seja a mais barata. O passar do tempo só vai encarecer os terrenos, que irão sendo ocupados. Sem falar nos benefícios ao ligar 2 extemos da cidade. Deveriam executá-la antes da linha da Washington Soares (e concomitamente à linha da Santos Dumont-Aldeota), partindo da Linha Sul (1ª) para os dois lados. E só depois interligá-la com a linha Alldeota, via Was. Soares Só uma crítica: as linhas 4 e 3 tem alguns trechos bem próximos (pra nossa realidade), Não seria melhor (mais viável pro curto prazo) uní-las, deixando apenas o traçado da 4, fazendo uma ligação com o Aeroproto, para só então seguir pela Expedicionários? Como é bom sonhar né? Citando o Fael: espero estar vivo pra ver.
Minhas fotos de Fortaleza Last edited by Manilov; March 4th, 2009 at 03:57 PM. |
||
|
|
|
![]() |
| Tags |
| metro fortaleza, metrofor, subway |
| Thread Tools | |
| Display Modes | Rate This Thread |
|
|