daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy (aug.2, 2013) | DMCA policy | flipboard magazine

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Sudeste

Sudeste Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro

Reply

Thread Tools
Old August 13th, 2008, 04:12 AM   #1
Thambem
LoL

Thambem's Avatar

Likes (Received): 1

Cabo Frio (RJ) muito além da Praia do Forte - Conheça as belezas da Laguna de Araruama

Primeiramente, quero dizer que este é meu primeiro Thread, então, se tiver algo ruim, me desculpem

Cabo Frio é uma cidade turística situada na Região dos Lagos (Hoje em dia a região se chama Costa do Sol, mas o nome não pegou...).
A Cidade possui uma população em torno te 160.000 habitantes, mas no verão (Devido a Turistas, em sua maioria Mineiros e Cariocas) chega a picos de 1 milhão de pessoas (nos melhores verões, claro...). Os turistas, quando vêm, frequentam a Praia do Forte, a Praia do Peró, das Conchas, e vão às vezes para Arraial do Cabo e Búzios (que ficam pertinho) para curtir essas outras cidades também. Porém eles cometem o PECADO de não conhecer o que é, na minha opinião, um dos maiores tesouros não só de Cabo Frio, mas de Toda a Região dos Lagos: A Laguna de Araruama!

Tá certo que a Laguna passou por uma época negra, de águas vermelhas, mas mesmo assim a sua paisagem permaneceu a mesma. Hoje em dia, graças à ação de ONGs, muuuitas medidas foram tomadas, e a Lagoa vem se recuperando! A Paisagem Marrom está voltando a ser azul, e a Lagoa vem se tornando boa para banho Novamente!

Desculpem a qualidade das fotos, todas foram tiradas pelo Celular. Mas elas ficaram boazinhas. Eu já estava para fazer este Thread desde Abril, mas nunca tinha tempo. Eis aqui ele. Vamos às Fotos:

Nem tudo que eu marquei está no conteúdo do thread, pois ele ficaria muito grande. Daí eu separei algumas coisas para um próximo Thread...
O Roteiro das fotos:

1. Praia do Siqueira - E uma praia localizada logo na entrada da cidade. É onde ocorre anualmente o Festival do Camarão:

2. Anexo à Praia fica uma Praça bem agradável, que fica quaaase no mar

3. Praia do Siqueira é um dos Bairros mais antigos de Cabo Frio (que,por sua vez, já é uma cidade antiga, a 7ª mais velha do Brasil). Não Podia faltar a igrejinha (que fica junto à praça acima):

4. Um dos melhores locais de Cabo Frio para assistir o Pôr-do-Sol

5. Ao lado da Praia do Siqueira, fica o Canal Palmer (Canal que se vê de cima da ponte, logo que se chega à cidade. À margem esquerda, o Bairro Praia do Siqueira, e na Direita, o Condomínio Marina do Canal Palmer:

6. Foto tirada debaixo da nova ponte, Na Beira do Canal. Dá pra ver o cano Cinquentão que abastecia a Álcalis (dizem que vai ser retirado) Eu até que gosto dele. Ele é a Marca do Canal:

7. Outra vista do Canal:

8. Virando na esquina do Canal Palmer, encontramos a Praia das Palmeiras:

9. A Urbanização do Local é excelente. O Local é perfeito para um passeio de Bicicleta, uma caminhada ou simplesmente para sentar e ler um livro.

10. O Bairro é MUITO arborizado, porém, na Orla da Praia, o que mais se encontram são Palmeiras...daí o nome da Praia e do Bairro:

11. No canto da Praia, a 'relva' cresceu e deu uma aparência bem peculiar:

12. Mais da Urbanização do Local. Não dá para ver bem, mas a rua é toda calçada com umas pedras Marrons...

13. Como eu falei, as ruas das Palmeiras são bem Arborizadas:

14. Andando, mais à frente na enseada das Palmeiras, encontramos o que eu marquei no Mapa como "Local sem nome de onde se vê a nova Ponte:

15. Esta foto foi tirada do mesmo local da foto acima, porém com um giro de 180º. Se a minha câmera fosse uma câmera boa, daria para ter uma visão boa de uma pequena parte do Skyline reto de Cabo Frio. Um pouco para atrás dessa área Alagada, estão construindo o novo bairro de Cabo Frio, O Novo Portinho (dá pra ver o desenho das ruas no mapa). O Bairro fica pronto em Setembro desse ano:

16. Andando mais um pouco, chegamos ao Canal Marapendi. O Canal Palmer e o canal Marapendi são canais artificiais, construídos a muuuuuuitos anos para ajudar no escoamento da produção de Sal da Região. A região possuia muitas Salinas. O Lado esquerdo da foto é o canal. O Lado direito é uma antiga salina que hoje está alagada. está alagada a tanto tempo que já tem todo um Ecossistema la já formado. Graças ao alagamento, temos essa rua no meio das águas...é bem legal passar por lá (tomava muito banho nesse canal)...

17. Quando cortaram a terra para fazer o canal, Se formou uma Ilha, que hoje é um Condomínio fechado chamado "Ilha do Anjo". Essa ponte dá acesso ao Condomínio. Embora o condomínio seja fechado, a ponte é livre... Muitas pessoas a usam para praticar pesca com Arpão, e tembém para Pular na água...

18. Na "esquina" do Canal Marapendi com o Canal do Itajuru se encontra o Anjo caído. Ele tem esse nome porque passou quase 20 anos tombado no meio da água. É por causa dele que o condomínio levou o nome de "Ilha do Anjo"

19. À Frente do Canal Marapendi fica o Bairro "Portinho". Todas as ruas dele têm um aspecto assim. Nesse Bairro todas as ruas têm nomes de Pedras preciosas. Essa é a rua Ônix:

20. Parte do Canal do Itajuru que fica à Frente do Portinho. É um local com muitos barcos, pois fica perto de uma colônia de pescadores (reparem no funde esquerdo da foto, onde tem muito mais barcos. A Colônia é lá):

21. Essa foto foi tirada de cima do Morro da Guia. É o vão entre as duas pontes que cruzam o Canal do Itajuru. À esquerda, a Nova Ponte (Ponte Márcio Corrêa), e a Direita, a histórica ponte Feliciano Sodré:

22. Essa é uma paisagem já conhecida dos Cartões Postais. O Canal do Itajuru com o Centro da cidade de um lado, e a Gamboa do outro... =)

23. Bom... para não ficar só mostrando água, aí está uma "aérea" de Cabo Frio. Tirada a partir do Morro da Guia virado em direção ao Peró. Centro da Cidade:

24. Centro à frente, e Algodoal ao Fundo. Ao Fundo temos o Mar (Aquelas montanhas ao fundo ficam em Arraial do Cabo).

25. Virado para os Bairros residenciais... tem ainda outras fotos que mostram mais Bairros como o Braga, que tem uma imensidão de Prédios...só que eu perdi a foto...daí fica para a próxima...

26. Aos pés do Morro da Guia encontramos o Largo Sto. Antônio (Uma das entradas do centro de Cabo Frio)

27. Aos pés do Morro, também encontramos o Convento Nossa Senhora dos Anjos:

28. Voltando para o Canal do Itajuru: Esta foto é da entrada do Bairro portinho. Foi tirada debaixo da Ponte Márcio Corrêa, que aparece na foto 21.

29. A Ponte Márcio Corrêa, que falei na foto anterior:

30. E a linda Ponte Feliciano Sodré. Aí já estamos no centro da cidade, então, muitos já devem conhecer essa parte...

31. Bem abaixo da Ponte Feliciano Sodré, é um "point" para pescadores...

32. Essa foi tirada de cima da Ponte Feliciano Sodré, virado para o centro

33. Lagoa's Boat I e II, e o Barco da Lagoa

34. Andando mais à frente, encontramos o Boulevard Canal, point de encontro da cidade, onde se encontram vários bares, boates e restaurantes.

35. Minha dica para quem for a Cabo Frio, e fazer um passeio de Barco. Essa casinha é o Terminal de Passageiros dos Passeios de Barco. Bem bonitinha:

36. Fim do Boulevard Canal e Inicio da Orla Scliar:

37. O Local leva o Nome de Orla Scliar porque Carlos Scliar (importante desenhista, gravurista, pintor, ilustrador, cenógrafo, roteirista e designer gráfico judeu brasileiro) viveu aqui em Cabo Frio por 40 anos. Morou bem naquela casinha ali atrás, que se Tornou um "museuzinho" e Instituto Carlos Scliar. Para homenagear o cara, a prefeitura fez essa orla com o nome dele, e pôs nela a estátua dele desenhando. (O Local preferido dele para desenhar era ali, em frente ao Canal do Itajuru. Quando ele morreu, foi cremado e suas cinzas foram jogadas no Canal).

38. Eu esqueci de botar no Mapa, mas no final da Orla Scliar fica a Praia de São Bento (ótima para banho. Bem no centro e tão desconhecida...)

39. Prova de que a Praia de São bento é boa para banho. Águas cristalinas:

40. Após à praia de São Bento (Dá para vê-la no cantinho esquerdo dessa foto), encontramos a Moringa. Como o local é um condomínio fechado, Só dá pra mostrar essa foto do Local (foto da Secretaria do turismo):

41. Após a Moringa, viraaaando, temos o Canal do Itajuru ainda. Porém, esste trecho é chamado de Canal Da Passagem. Passagem é o Bairro que fica às Margens desse Canal. No Local que antigamente ficava uma ponta da Praia do Pontal, a Prefeitura construiu um Terminal para os Passageiros dos transatlânticos que vêm para Cabo Frio, e um Deck. Essa é uma foto do Deck do Canal:

42. Praia do Pontal. Não é lá essas coisas para Banho. Mas o Futuro Promete!

43. A Praia da Pontal, no canal da Passagem é outro Point de Pescadores na Cidade. Tem até uma âncora lá com Simmbolo...

44. Canal da Passagem com A Ilha do Japonês ao Fundo:

45. Do ooooooutro lado do Canal, Tem a Praiazinha que dá acesso à Ilha do Japonês e à Praia Brava. (O Local também é chamado de Ilha do Japonês. Foto de "marcusrg", garimpada do Flickr:
http://flickr.com/photos/canoafurada/100115499/
image hosted on flickr

46. Indo um pouco mais à frente, encontramos a Boca da Barra, que é onde as águas da Laguna de Araruama se encontram com o Mar.

47. Olhando para trás, do mesmo local, vemos a entrada para o Canal do Itajuru (Canal da Passagem)

48. O Local, lá embaixo, nas pedras, é mais um point de Pescadores

49. E Chegamos à pontinha da Praia do Forte... Aqui é um local que todos que já foram em Cabo Frio conhecem...

50. Para Finalizar com chave de ouro, uma aérea da Secretaria do Turismo mostrando o Canal da Passagem, A Ilha do Japonês, a Praiazinha junto à Ilha do Japonês (quando a maré está baixa, podemos ir para a Ilha a pé mesmo....lá é um ótimo local para piqueniques...embora às vezes fique um pouquinho suja por causa de porcos que não recolhem seu lixo), a Boca da Barra, e a praia do forte ao fundo.

Desculpem pela quantidade de fotos. Quando vierem a Cabo Frio, Visite a Lagoa também. Você não irá se arrepender!

Espero que tenham gostado!

Last edited by Thambem; August 13th, 2008 at 06:23 AM.
Thambem no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old August 13th, 2008, 04:43 AM   #2
RodrigoVix
Rodrigo!

RodrigoVix's Avatar

Likes (Received): 289

Cabo Frio é uma beleza, linda a foto 40!!!
Parabéns Thambem!
RodrigoVix no está en línea   Reply With Quote
Old August 13th, 2008, 04:46 AM   #3
DouG Wq
Registered User

DouG Wq's Avatar

Likes (Received): 113

Muito bom o thread, ótimo para a galera conhecer outros pontos da cidade.
Cabo Frio é tudo.
DouG Wq no está en línea   Reply With Quote
Old August 13th, 2008, 07:07 AM   #4
amsincero1
*VdS4

amsincero1's Avatar

Belas fotos! Gostei da cidade!
amsincero1 no está en línea   Reply With Quote
Old August 13th, 2008, 08:52 PM   #5
Vini2
EIKE SORRISO!

Vini2's Avatar

Likes (Received): 123

Muito linda Cabo Frio, tá bem densa na foto 23.
Vini2 no está en línea   Reply With Quote
Old August 13th, 2008, 10:04 PM   #6
IcaroSP
Registered User

IcaroSP's Avatar

Likes (Received): 255

Muito boa a cidade! Passei minhas férias de julho ai... Fiquei em uma casa alugada na praia do forte,bem perto dos bombeiros... A cidade é realmente impecavel... A unica coisa que me decpcionou muito foi o Rio (Capital) mais esse não é o assunto do thread... Só não gostei de uma coisa da cidade... Suas ruas são muito confusas mesmo... Nós demoramos quase 30m para achar a rua que estava localizada a casa... Mais fora isso a cidade é bem bacana!!!
IcaroSP no está en línea   Reply With Quote
Old August 14th, 2008, 02:22 AM   #7
Driano MG
Mineiro da Mata

Driano MG's Avatar

Likes (Received): 613

Apesar de ser a segunda casa de mtos juizforanos só fui em Cabo Frio uma vez até hj, e no ano passado... Gostei mto da cidade, e agora com os cofres da prefeitura cheios espero que a cidade melhore cada vez mais mesmo.

Legal mostrar essas partes da cidade, valeu!
Driano MG no está en línea   Reply With Quote
Old August 14th, 2008, 05:50 PM   #8
Tito
:)

Tito's Avatar

Likes (Received): 313

Uma maravilha de cidade. Parabéns pelas fotos!

Veja fotografias e informações sobre destinos e atrativos turísticos brasileiros no blog "O Brasil de Tito"

Acesse também e curta a Fanpage no Facebook

> > > Minhas fotos de cidades e lugares no Brasil | My photos from places and cities in Brazil < < <
Tito no está en línea   Reply With Quote
Old August 14th, 2008, 07:01 PM   #9
Descaminho
BANNED

Likes (Received): 0

Cabo Frio é um lugar maravilhoso!
Descaminho no está en línea   Reply With Quote
Old August 14th, 2008, 07:11 PM   #10
beato_salu
Tá danado!

beato_salu's Avatar

Lindas fotos de Cabo Frio! Meus parabéns!
Há mais de 20 anos que freqüento Cabo Frio pelo menos umas 3 vezes ao ano, e só passei uma vez nessa área da Praia do Siqueira e do Canal Palmer. E pelas fotos o urbanismo ficou muito bonito desde que estive aí, há alguns anos. Aquelas ruas transversais da avenida entre a ponte do Canal Palmer e a Sendas, assim como o bairro de São Cristovão, merecem umas melhorias assim.

Outra grata surpresa foi o asfaltamento da estrada do Guriri e do caminho para a praia do Peró. Cabo Frio vai melhorando a olhos vistos.
beato_salu no está en línea   Reply With Quote
Old August 17th, 2008, 07:09 PM   #11
Thambem
LoL

Thambem's Avatar

Obrigado a todos pelos comentários.

Cabo Frio está melhorando muito a cada dia que se passa.

E beto_salu...Fui saber também a poucos dias sobre o asfaltamento da estrada do Guriri! Ficou muito boa! Excelente até para bater uns pegas lá (tem horários que não passa quase ninguém nessa estrada! Muito bom para corridas )
Thambem no está en línea   Reply With Quote
Old August 17th, 2008, 08:20 PM   #12
Belcity
Carioca

Belcity's Avatar

Likes (Received): 86

cabo frio é linda!
Old August 18th, 2008, 12:49 AM   #13
lorrampaiva
Alcatéia e gramofone

lorrampaiva's Avatar

Likes (Received): 1253

Caraca Thambem, a estrada do Guriri foi asfaltada no ano passado (quiçá retrasado) e você que mora aí não sabia dessa? Eu hein...

Mas tudo bem, parabéns pelas belas fotos! Cabo Frio é uma cidade fantástica!

Abraços!
lorrampaiva no está en línea   Reply With Quote
Old August 18th, 2008, 05:00 PM   #14
beato_salu
Tá danado!

beato_salu's Avatar

Minha família teve uma casa no Bosque do Peró por mais de 20 anos e, na época da compra do imóvel (início dos anos 80), a estrada do Guriri era asfaltada até a entrada do condomínio. Mas o asfalto era tão vagabundo que rapidamente se deteriorou, e em menos de 2 anos voltou a ser uma estrada de terra.

Só depois que vendemos a casa e passamos a ter um apartamento no Centro que o prefeito resolve asfaltar a estrada!
Só espero que o crônico problema de falta d´água naquela região do Peró também já tenha sido resolvido.
beato_salu no está en línea   Reply With Quote
Old August 19th, 2008, 08:33 PM   #15

Sá's Avatar

Likes (Received): 926

O lugar é mesmo lindo, tenho vontade de conhecer esta cidade. Parabéns pelo tread.
Sá no está en línea   Reply With Quote
Old August 20th, 2008, 12:44 AM   #16
GilsonBarros
Thiago Agom

GilsonBarros's Avatar

Likes (Received): 152

Q Bom...
O foco q vc deu pra Lagoa...
O que mais chamou atenção foi seu cuidado em explicar as fotos...
Um dos melhores threads do SSC, justamente por isso.
Parabéns cara!
Old August 20th, 2008, 02:13 AM   #17
Ricardo Sandre
BANNED

Essa Região dos Lagos é muito linda e Cabo Frio e Búzios nem precisa falar. Eu também gosto muito de São Pedro da Aldeia, cidade vizinha a Cabo Frio, mais tranquila. A Lagoa de Araruama também melhorou bastante, As aguas estão mais claras.
Ricardo Sandre no está en línea   Reply With Quote
Old August 20th, 2008, 03:47 AM   #18
Abu.EdL
Eduardo Lima

Abu.EdL's Avatar

Likes (Received): 259

Para começar, meus parabéns pela iniciativa de mostrar algo novo, diferente, longe dos ângulos mais usuais!

Depois, queria dizer que a região é belíssima, muito agradável e que realmente merecia essas tomadas! Não conheço Cabo Frio, somente um pouco por foto, mas esse thread me mostrou que a cidade tem MUITO a oferecer, seja em qualidade de vida ou em belas paisagens.

Uma outra coisa que me chamou a atenção foi o Centro da cidade. Imaginava que era beeeeeeeem menor, passando até mesmo despercebido. Mas pelas fotos deu pra ter uma noção de como ele está bem desenvolvido! Muito bonito! Parece até uma cidade européia e seus prédios baixos!

Para terminar, eu queria fazer um pedido: de que fosse feito um thread só com fotos ao nível da rua do Centro de Cabo Frio.

Mais uma vez obrigado e torço para que você possa fazer esse thread!
Abraço.
Abu.EdL no está en línea   Reply With Quote
Old August 21st, 2008, 12:30 PM   #19
GilsonBarros
Thiago Agom

GilsonBarros's Avatar

Likes (Received): 152

Quote:
Originally Posted by Ricardo Sandre View Post
Essa Região dos Lagos é muito linda e Cabo Frio e Búzios nem precisa falar. Eu também gosto muito de São Pedro da Aldeia, cidade vizinha a Cabo Frio, mais tranquila. A Lagoa de Araruama também melhorou bastante, As aguas estão mais claras.
Quase assassinaram minha lagoa...
Ainda tenho esperanças de vê-la como antes!
Old August 22nd, 2008, 06:43 PM   #20
Leo10Rio
Reach your happiness

Leo10Rio's Avatar

Likes (Received): 1108

Mto bom o thread!!! Parabéns!! Os lugares da fotos são pouco mostrados, mas bem bonitos!
Leo10Rio no está en línea   Reply With Quote

Reply

Thread Tools

Posting Rules