daily menu » rate the banner | guess the city | one on one

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Gerais > Infraestrutura e Transporte > Infraestrutura e Transporte > Transporte Ferroviário > Transporte Ferroviário - Estado de São Paulo

Global Announcement

SkyscraperCity needs your help to do some house cleaning! please click here for more info!

Reply

Thread Tools Display Modes
Old May 24th, 2009, 04:51 AM   #121
Tiago Costa
Servir sempre!

Tiago Costa's Avatar

Ah, está escrito isso no site da CPTM ? Está errado mesmo. Vou mandar uma mensagem para a ouvidoria. Outro dia eu falei sobre o comprimento errado da Linha 9 (falavam em 35,7 km, quando o correto é 31,8 km), e eles corrigiram.
Tiago Costa no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old May 24th, 2009, 04:57 AM   #122
richter30
Subway and train Forever!

richter30's Avatar

Likes (Received): 151

Alias, boa idéia é mandar email dizendo tb pq não voltam mais com o PA automatico dos trens do EL....vou bolar um aqui depois e enviar pra eles!

adorava ouvir a mulher (a mesma, se não me engano da gravação dos PA´s antigos dos trens da linha 9) dizendo: Próxima estação "xx"..ao desembarcar, cuidado com o espaço entre o trem e a plataforma.
richter30 no está en línea   Reply With Quote
Old May 24th, 2009, 07:21 AM   #123
RRC
Pacem in Terris

RRC's Avatar

Quote:
Originally Posted by pranda2009 View Post

O problema está na nossa cultura jornalistíca, e não em um "grande plano de manipulação", "pressões externas" e etc, tudo isso é pura Teoria da Conspiração, coisas que não resistem a uma analise séria e cotidiana dos fatos.

A imprensa brasileira tem demonstrado ser absolutamente livre, o que ela não tem tido é qualidade, fundamentação, investigação séria.
Bom cara, eu sei bem do que estou falando, e não é teoria da conspiração. Não raro uma matéria está sendo elaborada ou até mesmo pronta e chegam ordens superiores para aborta-la. Geralmente matéria que tem alguma denúncia ou que vão causar algum desgaste político. Se vc não acredita ok, problema seu, mas aposto que se perguntar pra qualquer redator de grande jornal eles te confirmam.
RRC no está en línea   Reply With Quote
Old May 24th, 2009, 04:51 PM   #124
pranda2009
PRANDA

pranda2009's Avatar

Likes (Received): 4

Não respondo por palavras com quem não tem educação, e se acha melhor do que os outros.

Não lhe dei permissão para me chamar de "cara".

Não aceito ser "citado" por vc.

Aliás, não falei com vc. Aqui não temos mais assunto.

Não atrapalhe o thread alheio com seu problema pessoal.
pranda2009 no está en línea   Reply With Quote
Old May 25th, 2009, 12:39 AM   #125
RRC
Pacem in Terris

RRC's Avatar

Bom, cara, para começar isso é um fórum informal, como boa parte da internet, e ninguem precisa de autorização de ninguem pra citar o outro.

Segundo que apenas quis explicar o motivo pelo qual muitos jornais não falam tudo o que vcs querem ler, vc é livre para acreditar ou não, mas como em outras ocasiões parte para a ridicularização, e aí é vc que está se achando melhor que os outros.

Curioso vc dizer que não falou comigo, a quem vc falou então sobre as "teorias da conspiração" e "pressões externas" senão ao meu comentário?

Vc gosta de ridicularizar os outros, mas quando alguem te critica fez essa pose de pessoa séria e respeitosa, mas não se esqueça que para merecer respeito é preciso conquista-lo.
RRC no está en línea   Reply With Quote
Old June 24th, 2009, 12:44 AM   #126
richter30
Subway and train Forever!

richter30's Avatar

Likes (Received): 151

CPTM não mudará estação de Aracaré de lugar

Mogi NEWS
Publicada em 19|06|09

CPTM desiste de mudar Estação Aracaré

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) desistiu da ideia de fechar a Estação Aracaré (Linha 12), em Itaquaquecetuba, para a construção de uma nova estrutura em Poá. A empresa do governo do Estado deu a informação ontem, após a promessa de partidos políticos da cidade de organizarem um protesto, tentando interromper a circulação dos trens, amanhã.

De acordo com a nota enviada pela Assessoria de Imprensa da companhia, a estação permanecerá no mesmo lugar, no entanto, será construída uma nova, próxima ao prédio já existente, para haver a adequação às normas de acessibilidade. A notícia que constava anteriormente era de que a estação seria reconstruída a um quilômetro do lugar atual, na altura da Vila Varela, em Poá. A intenção seria arrecadar mais com a venda de passagens.

O prefeito de Poá, Francisco Pereira de Sousa (PDT), o Testinha, disse ontem que, se a estação ficar entre as duas cidades, ainda atenderá o bairro do Aracaré, facilitando a vida de quem mora nos bairros da divisa de sua cidade. "De um lado da Estação Aracaré não há como colocar casas, pois é uma área de preservação. Então, só tem movimento de um lado. Quando eu era vereador, já havia feito esse pedido".

http://www.moginews.com.br/
richter30 no está en línea   Reply With Quote
Old June 24th, 2009, 12:54 AM   #127
FMoretti
VLT no ABC!

FMoretti's Avatar

Likes (Received): 1

Ainda bem que não tentaram interromper a circulação de trens. O primeiro que descesse a via corria o risco de ser atropelado.

Eu vi a estação pelo Google Earth. Eu acho que a mudança (que me parece ser 1KM ao Sul) faria bastante diferença. A caminhada até a nova estação seria grande. Mas não sei se faria diferença no número de entradas. Quem mora na região mais ao Sul, e precisa pegar o trem, já o deve fazer de qualquer jeito.
FMoretti no está en línea   Reply With Quote
Old June 24th, 2009, 02:53 PM   #128
hugo_prado
Registered User

hugo_prado's Avatar

Likes (Received): 6

Trem descarrila em linha da Zona Leste de SP

Acidente foi na Linha 12, entre as estações Tatuapé e Engenheiro Goulart.
Segundo a CPTM, ninguém ficou ferido; circulação foi prejudicada.

Um trem que seguia pela Linha 12 (Safira) da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) descarrilou por volta das 8h20 desta quarta-feira (24), segundo informações da assessoria de imprensa da CPTM.

O acidente ocorreu entre as estações Tatuapé e Engenheiro Goulart, no sentido Calmon Viana. Por causa do problema, os trens circulavam por apenas uma das vias por volta das 9h20, aumentando o intervalo entre as composições.

De acordo com a CPTM, ninguém ficou ferido no acidente. Equipes da companhia foram enviadas ao local.

http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaul...STE+DE+SP.html

hugo_prado no está en línea   Reply With Quote
Old June 25th, 2009, 01:34 AM   #129
# Freeman Fepasa #
My City = No Trains :'(

# Freeman Fepasa #'s Avatar

Likes (Received): 0

Quote:
Originally Posted by hugo_prado View Post
Trem descarrila em linha da Zona Leste de SP

Acidente foi na Linha 12, entre as estações Tatuapé e Engenheiro Goulart.
Segundo a CPTM, ninguém ficou ferido; circulação foi prejudicada.

Um trem que seguia pela Linha 12 (Safira) da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) descarrilou por volta das 8h20 desta quarta-feira (24), segundo informações da assessoria de imprensa da CPTM.

O acidente ocorreu entre as estações Tatuapé e Engenheiro Goulart, no sentido Calmon Viana. Por causa do problema, os trens circulavam por apenas uma das vias por volta das 9h20, aumentando o intervalo entre as composições.

De acordo com a CPTM, ninguém ficou ferido no acidente. Equipes da companhia foram enviadas ao local.

http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaul...STE+DE+SP.html

Eu vi na TV de manhã.parecia ser um 5550.ja era mais de meio dia e ele ainda estava decarrilhado.e a tal equipe só olhava...
Old June 25th, 2009, 02:05 AM   #130
Tiago Costa
Servir sempre!

Tiago Costa's Avatar

A operação da Linha 12 foi normalizada por volta das 15h30-16h00. Equipes de manutenção trabalharam bastante para normalizar o trecho, e ainda após a normalização, ainda havia equipes de manutenção lá. O trem acidentado foi o 5555/5556/5557/5558. Quatro carros descarrilaram, alguns deles parcialmente. De acordo com o forista klov's, do Orkut, houve quebra do trilho em decorrência do descarrilamento. O vídeo abaixo, feito pelo forista haiser, mostra como estava o trecho após a normalização:

Agora resta saber porque aconteceu esse descarrilamento. Já é o terceiro nesse ano (o primeiro foi o 5551/5552/5553/5554, depois foi um 4400 que não me recordo da numeração no momento).
Old June 25th, 2009, 04:11 AM   #131
xcleitonx
Inimigo Público

xcleitonx's Avatar

Likes (Received): 15

SUPERFICIAL Subway

Runaway Train, running right off the track
xcleitonx no está en línea   Reply With Quote
Old June 25th, 2009, 04:55 AM   #132
FMoretti
VLT no ABC!

FMoretti's Avatar

Será que o trilho já não estava só o pó da rabiola, e com a passagem dessa composição quebrou?!
Old June 25th, 2009, 05:01 AM   #133
Tiago Costa
Servir sempre!

Tiago Costa's Avatar

Isso é o que estão investigando, com certeza. Se for, a manutenção deu uma bela piorada de alguns meses para cá.
Old June 25th, 2009, 05:12 AM   #134
rkj
Registered User

Likes (Received): 19

A Linha 12 é também vítima da MRS...
rkj no está en línea   Reply With Quote
Old June 25th, 2009, 05:15 AM   #135
Ramos
Brasil-Belindia é aqui

Ramos's Avatar

Likes (Received): 716

Também não dá para esperar muito de uma gerência de manutenção que usa vagões podres (de ferrugem) e locomotivas obsoletas para transportar máquinas e operários, que abandona dormentes e trilhos (novos e usados) na beira das vias, que economiza parafuso na hora de fixar os trilhos (cada suporte de fixação de trilhos é fabricado para 3 mas os operários colocam 2 e a vezesaté 1 parafuso apenas), que leva meses para trocar dormentes condenados(esperando até que apodreçam), isso sem contar no armazenamento de martariais em pátios abertos, isto é as vezes sem muros, sem cercas ou sem guardas para impedir saques e furtos de material . . .
Ramos no está en línea   Reply With Quote
Old June 25th, 2009, 05:24 AM   #136
FMoretti
VLT no ABC!

FMoretti's Avatar

Onde o Plano de Expansão relamente precisava chegar, ele não chega.
Old June 25th, 2009, 06:19 AM   #137
Ramos
Brasil-Belindia é aqui

Ramos's Avatar

Likes (Received): 716

Quote:
Originally Posted by FMoretti View Post
Onde o Plano de Expansão relamente precisava chegar, ele não chega.
Pois é, falando nisso alguém sabe se isso aqui chegou?

CPTM investe R$ 57 milhões em máquinas de manutenção
http://www.cptm.sp.gov.br/e_noticias...sp?IDNews=4687

Pergunto isso por que , na notícia diz que chegariam 6 caminhões de via (acho que são o da foto acima) com reboque (para transportar a máquina de solda e as vezes trilhos, acho que isso dá 1 para cada linha), mas nas linhas 7 e 8 sempre vejo os trilhos sendo transportados em pranchões velhos da FNV , alguns até receberam guindaste hidráulico telescópico montado sobre a prancha, enquanto que veículos de transporte de trilhos da marca Geismar estão abandonados em Presidente Altino e na Lapa.

Hoje parte da manutenção ainda é feita com essas composições:

Linhas 11 e 12

http://cptm.nafoto.net/photo20060609235044.html

http://mypassions.nafoto.net/photo20071012172633.html

http://mypassions.nafoto.net/photo20050911031536.html

Linhas 8 e 9

http://vfco.brazilia.jor.br/vag/cabo...eAereaCPTM.htm

Linhas 7 e 10

http://ferrovias.sp.googlepages.com/barrafunda

Locomotivas de manobra/ condução de trens de manutenção:

ALCo RS-3 - A CPTM comprou 6 locomotivas nesse estado em 1997 e mandou para reforma

Elas ficaram assim

http://alcoworld.railfan.net/cptm.htm
Mas eu pergunto será que valeu a pena comprar essas locomotivas ,sendo que o governo poderia ter adquirido novos trackmobile?

http://www.trackmobile.com/ourproductline.htm

Enquanto parte da CPTM ainda estiver na idade da pedra (com locomotiva velha faznedo função de manobreira, tracionando esses vagões podres das fotos acima ou fazendo as vezes de expresso turístico) , ela nunca terá a qualidade de metrô de superfície.

E olha que reequipar a manutenção das vias e trens é mais simples que reconstruir estações, adquirir novos trens de passageiros, instalar novos sistemas de sinalização,etc. . .
Ramos no está en línea   Reply With Quote
Old June 25th, 2009, 06:33 AM   #138
FMoretti
VLT no ABC!

FMoretti's Avatar

Eu vi uma dessas máquinas novas, ou uma parecida com as da foto, na Estãção São Caetano. Era uma chefe, com a cabine. E tinham mais três vagões, meio prancha. Digo isso por que dois mini vagões ficavam do tamanho de um. E o terceiro levava as ferramentas.
Old June 25th, 2009, 02:07 PM   #139
Vicente A.O. Junior
Registered User

Likes (Received): 62

É verdade, Moretti.
Tem fotos de alguns veículos de manutenção na área técnica do TGVBR, Ramos. Acho que alguns dos mais novos da CPTM foram fotografados na Luz e em Santo André...
Vicente A.O. Junior no está en línea   Reply With Quote
Old August 11th, 2009, 04:35 AM   #140
Novais
Registered User

Likes (Received): 0

ACIDENTE TREM 1959 - ENGº GOULART

Olá amigos

Gostaria de relembrar um triste episódio ocorrido em 05 de junho de 1959, na estação de Engº Goulart, da linha 12 Safira (antiga linha F ), causando a morte de 50 pessoas e ferindo mais de 100.

Tenho comigo a lista dos mortos e detalhes do acidente, fato narrado pela imprenssa da época, mas para o devido respeito a família dos mortos, prefiro colher maiores informações e saber porque a CPTM não fez as devidas indenizações aos familiares e quais as providencias foram tomadas depois daquele triste acidente.

Conto com a ajuda / colaboração dos colegas para postarem maiores informações, fazendo assim, uma dígna homenagem aos falecidos.

abraços...

Novais
Novais no está en línea   Reply With Quote

Reply

Thread Tools
Display Modes

Posting Rules