daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy (aug.2, 2013) | DMCA policy | flipboard magazine

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Norte > Notícias da Região

Reply
 
Thread Tools
Old September 5th, 2008, 03:02 PM   #1
lucas_PMW
Registered User
 
lucas_PMW's Avatar
 
Join Date: May 2007
Posts: 1,628
Likes (Received): 810

Descoberta da maior jazida de minério de ferro do mundo em Palmas, 10 vezes maior do que Carajás

A descoberta de uma jazida de minério de ferro de mais de 150 bilhões de toneladas na Serra do Carmo, município de Palmas, no estado do Tocantins, começa a criar expectativas no setor econômico dos estados do Maranhão, Pará e Goiás.

A informação é do biólogo formado pela Universidade Estadual de Londrina (PR) e professor universitário em Imperatriz, Ulisses Brigatto Albino. De acordo com ele, a capacidade de exploração da nova jazida pode superar em 10 vezes a capacidade de operação da reserva de Carajás, no sul do estado do Pará, considerada a maior do país.

A paisagem e o modo de produção econômica dos quatro estados devem ser alterados em função das demandas e necessidades de operacionalização do que será a maior área de exploração de minério de ferro do mundo. De acordo com o professor, o gado e o pasto devem dar lugar a projetos de reflorestamento sustentável na região.


MUDANÇAS

A mudança da tradicional pecuária de corte para o desenvolvimento de projetos ambientais já está sendo avaliada, inclusive pelos grandes produtores dos estados do Maranhão, Pará, Tocantins e Goiás. A empresa Visão Ambiental, sediada em Goiânia, iniciou o Estudo de Impactos Ambientais (EIA) e o Relatório de Impacto sobre o Meio Ambiente (Rima) num complexo de fazendas localizado a 90 km da sede do município de Araguaína, em Tocantins.

Segundo Ulisses Brigatto, uma parceria entre o curso de Ciências Biológicas com ênfase em Ciências Ambientais da Unidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão (Unisulma) e a empresa Visão Ambiental permitirá a avaliação da fauna nos 22 mil hectares das fazendas.

“Nós catalogaremos as espécies que existem na região com a ajuda dos acadêmicos de Ciências Biológicas. O trabalho é para comprovar que a fauna e a vegetação nativa estão saudáveis. Em seguida, será criada uma reserva de referência na preservação ambiental”, destacou o biólogo.

RESERVA

Ulisses Brigatto acrescenta que na parte usada para a criação de gado e formação de pasto serão plantados eucalipto, paricá e teca para o reflorestamento da área. “As espécies serão usadas de forma sustentável para a produção do carvão vegetal, que será usado no beneficiamento do ferro extraído da jazida no Tocantins”, complementou o professor.

O relatório com as informações sobre as fazendas deve ser divulgado em 30 dias, inclusive com sugestões de recuperação, caso os 22 mil hectares do local estejam em condições irregulares de preservação. Pelo menos mais três projetos semelhantes aguardam a liberação para a execução nos quatro estados de influência da exploração da nova jazida de minério na Serra do Carmo.

Para o biólogo, o projeto será o primeiro exemplo de sustentabilidade na produção de matéria-prima de um modo legalizado e dentro das conformidades da legislação ambiental. “Nós estamos saindo da fronteira do Maranhão, entrando no Tocantins e com a possibilidade de trabalhar no Pará também”, comentou ele.

“Para o aluno que trabalhará na empreitada, significará experiência profissional, responsabilidade técnica e novas informações no currículo”, afirmou o biólogo, acrescentando ainda que outro destaque é a valorização do profissional de biologia, uma das profissões que apresenta grande potencial de inserção no mercado de trabalho.
lucas_PMW no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links
 
Old September 5th, 2008, 05:36 PM   #2
CH
Tôma-te! Eu acho é pouco!
 
CH's Avatar
 
Join Date: Apr 2006
Location: Rio de Janeiro
Posts: 4,575
Likes (Received): 19

Olha, não é por nada, mas um biólogo definir uma jazida, sem ao menos ter dados sobres reservas e teores, só apenas um levantamento sobre a vegetação local, pra mim isso não prova nada, nem ao menos uma medida inferida parece ter sido feita, então fica muito difícil de acreditar nessas hipóteses. Venhamos e convenhamos isso não é trabalho para um biólogo.
Eu desconheço a Serra do Carmo, assim como vários profissionais da área também devem desconhecer, mas se há a necessidade de provar algo, deve-se começar primeiramente com a definição da reserva e do teor, o mercado funciona assim, se não tens dados não há quem vá acreditar a não ser que alguém faça o que não foi feito, vá prospectar. Se há uma ocorrência e um depósito, isso é algo bem diferente de uma jazida.
Eu vou até procurar saber mais sobre esse local, mas a principio não creio na dubilidade dessa notícia, nem ao menos tem uma fonte.
Quero deixar claro que não estou defendendo Carajás, acho até muito bom a descoberta de outras províncias minerais, mas contra fatos há provas...
__________________
=]
CH no está en línea   Reply With Quote
Old September 5th, 2008, 08:43 PM   #3
JpnMed
JpnMed
 
JpnMed's Avatar
 
Join Date: Jan 2007
Location: Porto Nacional - TO, São Paulo - SP
Posts: 970
Likes (Received): 35

Realmente a reportagem pode suscintar questionamentos sob a veracidade da jazida por se tratar do ponto de vista de um biólogo, mas se ele tá desenvolvendo projetos p/ minimizar os impactos da exploração na área é porque realmente existe ferro lá p/ ser explorado e pessoas interessadas em faze - lo em curto ou médio prazo.

Essa notícia e velha, já postei uma vez aqui, e já está confirmada sua existencia que foi feita pelo grupo São Bernado, que é grupo mineiro especializado no ramo da mineração, foram 6 anos de estudo p/ comprovar a jazida e referidos teores de ferro existente. Assim como a de cobre em Palmerópolis que tb já está comprovada.

O que está sendo feito hoje é o rastreamento das áreas de maior concentração do minério p/ sua prospeção já que a área de abrangencia dessa jazida é de nada menos que 6 mil km2 e pega vários outros municípios além de Palmas.
JpnMed no está en línea   Reply With Quote
Reply

Thread Tools

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off



All times are GMT +2. The time now is 11:35 PM.


Powered by vBulletin® Version 3.8.8 Beta 1
Copyright ©2000 - 2014, vBulletin Solutions, Inc.
Feedback Buttons provided by Advanced Post Thanks / Like v3.2.5 (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2014 DragonByte Technologies Ltd.

vBulletin Optimisation provided by vB Optimise (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2014 DragonByte Technologies Ltd.

SkyscraperCity ☆ In Urbanity We trust ☆ about us | privacy policy | DMCA policy

Hosted by Blacksun, dedicated to this site too!
Forum server management by DaiTengu