daily menu » rate the banner | guess the city | one on one

Go Back   SkyscraperCity > Continental Forums > Africa > Southern Africa > Angola > Outros assuntos > Notícias

Reply

Thread Tools Display Modes
Old October 14th, 2009, 10:06 PM   #41
Matthias Offodile
Registered User

Matthias Offodile's Avatar

Likes (Received): 56

Namibian Motorcross 2009

Angolan Team during the tournament

From left to right: Tadi Madaleno, Narciso Jose, Rui Kusse, Ze Comando, Jandir Talaia

http://www.mx247.com/home/results/mo.../namibia1.html
Matthias Offodile no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old October 17th, 2009, 09:44 PM   #42
Matthias Offodile
Registered User

The two most famous Angolan Hockey Teams...the first one went to the World Hockey Contest..btw, the only African country that participated

Juventude de Viana: Vencedor da Taça e Campeão de Angola

Petro de Luanda: Finalista Vencido e Vice-Campeão de Angola

for more information visit their website, also good for regular updates:

http://www.fap-patinagem.com/compone...page/Itemid,1/
Old October 26th, 2009, 03:43 PM   #43
Matthias Offodile
Registered User

Sandro Carvalho upcoming Angolan motorcyclist ....already participating internationally (overseas)

Source: http://i82.servimg.com/u/f82/13/02/06/22/dsc04310.jpg

Motociclismo
Segundo lugar no Circuito de Braga motiva piloto angolano

Quote:

25-10-2009 14:34

Luanda - O piloto angolano Sandro Carvalho, segundo classificado do Circuito de Braga em Motociclismo na prova disputada entre 10 e 11 deste mês, mostra-se motivado para melhorar a posição na edição de 2010 do Campeonato Open de Velocidade (COV) em Portugal, apurou hoje a Angop.

De acordo com o corredor, no balanço da sua participação no Circuito Vasco Sameiro em Braga, onde decorreu a última prova do COV, o facto de ter conseguido o segundo lugar "ajuda na motivação e preparação para o campeonato no próximo ano".

Para Sandro Carvalho (do Team Angola), atingir o pódio é sempre importante e aproveitou a ocasião para agradecer os envolvidos no projecto, tendo explicado as razões que impossibilitaram a conquista de uma posição melhor.

"Apesar de uma queda no fim dos treinos livres, para os cronometrados fiz uma volta limpa e consegui a pole position. Foi a segunda este ano! Não estive bem no arranque, era oitavo na primeira curva. O tempo que perdi condicionou o resultado final, pois, apesar de recuperar posições ao longo da corrida, não consegui chegar ao primeiro lugar", justificou.

Sandro participou em quatro provas do Campeonato Português de Velocidades, em que conquistou um quinto, quarto e segundo lugares, para além de uma desistência por questões técnicas.

Pelas performances do piloto angolano, a organização da prova espera voltar a vê-lo nas pistas portuguesas em 2010. O corredor é campeão nacional na categoria dos 500 cc.
Old November 2nd, 2009, 08:19 PM   #44
Matthias Offodile
Registered User

O craque do Petro
David Futebolista, melhor jogador do girabola

Quote:

Ele é reconhecido por quase todos como o melhor jogador desta edição do Girabola. Começou a dar os primeiros toques na bola aos 10 anos, sendo que foi na rua que viu as suas qualidades evoluírem. Deu nas vistas no seu bairro, nos campeonatos de rua, sendo que os mais velhos convenceram-no a ir fazer testes ao Flaminguinho FC, onde iniciou a sua carreira de futebolista.

Os clubes angolanos estão a crescer de forma significativa.Nos anos 80 e 90 só duas equipas ganhavam títulos.
Mas foi com a camisola da Académica do Lobito que chegou ao Girabola, isto no ano de 2000. Vive com os seus pais e irmãos no Bairro Azul, está noivo e tem o sonho de um dia jogar no campeonato inglês.

Atleta do Petro de Luanda, numa altura em que falta apenas um ponto ao clube para revalidar o seu título, é também o melhor marcador da prova com 18 golos. Aos 27 anos está a fazer a sua melhor época de sempre, resultado também um esquema táctico desenvolvido pelo seu treinador, Bernardino Pedroto, que lhe deu maior protagonismo em termos de finalização.

“Na verdade isso resulta de todo o trabalho feito durante a época, nos treinos e nos jogos. Não é apenas mérito meu, mas de toda a equipa. A dois jogos do final do campeonato, naturalmente que penso acabar como o melhor marcador. E quem sabe, marcar mais golos”, começa por nos dizer o médio.

Com o nº 27 nas costas, David, é também um dos trunfos de Manuel José para o CAN que começa a 10 de Janeiro do próximo ano. O jogador nunca tinha assumido estatuto de titular na selecção nacional, mas com o esquema táctico do treinador português, 3x5x2, ele pode ter uma posição de destaque como médio mais ofensivo, nas costas dos avançados.

“O meu maior objectivo neste momento é participar na taça africana das nações. Tenho vindo a trabalhar no sentido de merecer a atenção do seleccionador. Aliás o que todos os jogadores angolanos têm feito e, mesmo aqueles que não foram ainda chamados, alimentam a esperança de estar no CAN”, explica-nos, acrescentando, “sei que falta marcar pela selecção. Mas se marco no Petro, certamente que os golos vão aparecer, mais cedo ou mais tarde”.

O Petro continua em vantagem mas sem conseguir ser campeão. 
O que falta?

Penso que esta XXXI edição do Girabola está mais competitiva, nós estamos a trabalhar para a revalidação do título. Acredito que os pontos que temos de avanço vão chegar. Sinceramente acho que as coisas não serão fáceis, mas nós vamos continuar a trabalhar para sermos campeões. Pode acontecer já na próxima jornada.

Sente-se bem neste mundo do futebol?

Na verdade tenho tido experiências muito positivas. O nosso futebol está a evoluir de forma muito rápida e, também a nível internacional, temos outra postura e outra visibilidade. Eu pessoalmente tento seguir os conselhos dos meus colegas mais velhos e mais experientes, melhorando todos os dias a minha forma de jogar.

Qual é a sua avaliação 
em relação aos clubes do nosso país?

Honestamente, os clubes angolanos estão a crescer de forma significativa. Somente para recordar, durante as décadas de 80 e 90, só ganhavam títulos duas equipas. Hoje já é muito diferente. Temos o caso do ASA, do Interclube e do Sagrada Esperança que se tornaram campeões.

Também ao nível das infra-estruturas existem clubes que estão a evoluir bastante e que vão tornar-se mais poderosos a curto prazo. Veja-se que hoje o Recreativo do Libolo, o Benfica de Luanda, o Santos, o ASA ou a Académica do Soyo, jogam de igual para igual com os dois grandes. Houve uma enorme evolução e ainda bem.

A federação decidiu aumentar o Girabola de 14 para 16 equipas. O que acha desta medida?

É muito benéfica pois trará mais competição ao campeonato. Aumenta a luta não apenas na discussão do título, mas também a meio da tabela e na luta pela manutenção. Com maior competitividade, vão existir melhores jogos e a possibilidade de mais jogadores brilharem. E isso é importante para o futebol angolano e para a selecção nacional. Na verdade, o futebol tem que desenvolver-se e atingir os níveis conseguidos em outros países. Vai haver também a oportunidade de termos melhores praticantes no Girabola.

Campeonato bem disputado

David acredita que a edição deste ano do Girabola está mais competitiva. O jogador diz que “nós, no Petro, estamos a trabalhar para a revalidação do título. Acredito que os pontos que temos de avanço vão chegar”. Semana após semana a expectativa tem sido grande e os adeptos têm vindo a adiar a festa. “Sinceramente acredito que as coisas não serão fáceis, mas nós vamos continuar a trabalhar para sermos campeões. Pode acontecer já na próxima jornada”, diz.

No próximo ano o país vai acolher o CAN. O que significa isto para si?

A eleição do nosso país para organizar a prova já mostra desenvolvimento em termos desportivos e, como angolano, sinto-me orgulhoso por este facto. Penso que pode ser muito bom para Angola. Não apenas ao nível da visibilidade que o país terá em todo o continente africano e mundial, mas também porque será uma competição muito interessante, onde teremos a oportunidade de ver os melhores jogadores africanos.

Pode contribuir para 
o desenvolvimento do 
nosso futebol?

Obviamente que sim. Veja a melhoria que está a acontecer ao nível das infra-estruturas, coisas que ficarão para sempre. Vamos ter quatro estádios novos, mais uma dezena de campos de apoio, ao mesmo tempo que outros serão requalificados. As vias de comunicação também estão a sofrer melhoramentos. Muita coisa está a mudar desde que Angola ganhou a organização do CAN.

Espera fazer parte do grupo que vai jogar a competição?

O meu maior objectivo neste momento é participar na taça africana das nações. Tenho vindo a trabalhar no sentido de merecer a atenção do seleccionador. Aliás o que todos os jogadores angolanos têm feito e, mesmo aqueles que não foram ainda chamados, alimentam a esperança de estar no campeonato.

Qual é a sua apreciação ao seleccionador nacional?

Acho que é um bom treinador. Ainda temos pouco tempo de convivência, embora do curto espaço de tempo que temos de trabalho com o Professor, seja possível ver que se trata de um grande treinador. Com o tempo vamos tirar mais conclusões.

Qual é a relação existente entre os jogadores, sendo que vêm de clubes diferentes?

A relação é muito boa. Até porque nos conhecemos uns aos outros há algum tempo, sempre nos demos bem fora do futebol, apesar de jogarmos em clubes que são muito diferentes. Por exemplo, quando algum tem a possibilidade de organizar um almoço, convidamo-nos a todos. Naturalmente que temos os nossos amigos, mas no geral damo-nos todos bem.

Adaptou-se aos métodos 
de trabalho na selecção?

Os métodos de trabalho na selecção nacional são muito diferentes em relação aos clubes, porque cada treinador tem a sua filosofia de trabalho. Há diferença, mas fazemos o melhor para corresponder sempre.

Com a chegada de Manuel José à selecção nacional o balneário passou de heterogéneo para homogéneo.
Qual é a relação nos balneários da selecção? 
É um grupo disciplinado 
ou indisciplinado ? Qual a sua opinião?

Sinceramente, com a chegada de Manuel José o balneário passou do heterogéneo para homogéneo, ou seja, singular para o plural. Existe uma boa convivência entre os jogadores. Até ao momento posso dizer que corre tudo bem, tanto os que jogam no Girabola como os que estão no estrangeiro.

Satisfazem-lhe os prémios de jogos na selecção nacional?

Desculpe mas não quero falar com relação a isto.

Quem incentivou a praticar o futebol federado?

Foi um amigo que me viu a jogar na rua e no final veio falar comigo para ir treinar a um clube na Terra Nova no município do Rangel, o Flaminguinho. Aceitei e ele levou-me lá. Foi assim que comecei a jogar federado.

Quem foi o seu primeiro treinador?

Foi o Gonçalves Arsénio. Foi ele que teve a coragem de me lançar no mundo do futebol.

É de uma família de desportistas?

Muito sinceramente, não. Acho que esta paixão pelo futebol veio de uma forma natural. Os meus outros irmãos tiveram destinos bem diferentes e, quanto a mim, tenho apenas que agradecer a Deus por me dar este valor.

Depois de Flaminguinho por onde seguiu a sua carreira?

Depois fui para a província de Benguela. O Professor João Machado deslocou-se até à Terra Nova para me ver jogar. Gostou do meu futebol e falou com o tio Gonçalves. Depois veio convidar-me para ir jogar para a Académica do Lobito. E assim aconteceu.

Que idade tinha?

Penso que tinha 20 anos de idade. Foi com essa idade que comecei a jogar na alta competição. Foi o início da minha carreira como profissional.Joga nesta posição desde 
as camadas jovens?Na verdade desde sempre que jogo a trinco. Nunca me puseram noutra posição.

Como vê a importância dos campeonatos de juniores ?

Estes campeonatos têm muita importância porque ajudam na massificação da modalidade e transmitem uma certa rodagem competitiva, sem esquecer a experiência desportiva que os atletas precisam na sua formação. Valem muito e não podem parar. Para termos atletas seniores de qualidade, tem que haver competição nas camadas jovens.

A passagem dos juniores para os seniores pode decidir uma carreira. Concorda?

Esta transição tem uma grande importância. É como júnior que cada um começa a sentir-se “meio realizado” enquanto atleta e, todo e qualquer jogador seja qual for a modalidade, sonha atingir os escalões de seniores. Temos que ter paciência mas também muito empenho. Quando finalmente chegamos às primeiras equipas, torna-se um momento inesquecível.

Qual foi o momento mais difícil da sua carreira até hoje?

Foi no ano passado quando contraí a lesão no joelho e tive que fazer uma cirurgia. Esse foi, sinceramente, o momento mais difícil de toda a minha carreira.

Se não fosse futebolista qual seria a sua opção profissional?

Acho que seria contabilista …

Como são feitos os contratos dos jogadores em Angola?

Por norma os contratos são feitos com os dirigentes máximos de cada clube e o jogador em causa faz as suas exigências. Normalmente aquilo que são as suas necessidades, como uma residência, uma viatura e as boas condições de trabalho. Sem esquecer a remuneração. Mas também outras coisas. Por exemplo em caso de uma lesão crónica o clube em causa responsabiliza-se por dar uma indemnização ao atleta.

Os ordenados pagos já permitem ter uma vida normal?

Penso que sim. Embora ainda falte muito, as coisas estão a melhorar substancialmente nos últimos anos. O salário do desportista já dá para ter uma vida normal, falo particularmente do Petro, porque é o que conheço melhor.

Qual é o clube mais difícil 
de defrontar?

O nosso maior adversário, como é do conhecimento de todos, é o Primeiro de Agosto. E o jogador que nos cria mais problemas é o avançado Love.

Costuma ver os campeonatos internacionais?

São todos bons campeonatos, o português, o espanhol, 
o italiano, o inglês, etc. Não tenho muito a acrescentar, pois são todos muito competitivos e dá gosto ver 
os jogos.

Em qual deles gostava 
de jogar?

Se pudesse escolher, gostava de jogar na Liga Inglesa.

Em termos internacionais qual é o seu jogador preferido?

O Frank Lampard, jogador do Chelsea. Também o Gerard do Liverpool é um jogador fabuloso.

* Nome: David Moniz Magalhães
* Altura: 1,89 m
* Peso: 78 kg
* Calçado: 46
* Estado Civil: Estou noivo e feliz. Ela é a mulher da minha vida. Não há espaço para outras
* Música: Kizomba
* Bebida: Sumo
* Clube preferido: Acredite ou não, e muito sinceramente, é mesmo o Petro
* Jogador favorito: O meu companheiro que vem dos tempos do Flaminguinho, o Chara. Em termos internacionais, o Franck Lampard
* Carreira: 12 anos
* Jogo mais difícil: Petro vs 1.º de Agosto
* Estudos: Estou a frequentar o ano zero na Universidade Lusíada no curso de Contabilidade
Old November 5th, 2009, 11:08 PM   #45
Matthias Offodile
Registered User

Angola among world´s 12 best handball teams

Quote:
Luanda – The chairman of the Angolan Handball Federation (FAA), Pedro Godinho, said Tuesday in Luanda he believes the national team might come among the world’s 12 best.

Pedro Godinho was speaking to the press at the end of a meeting with members of the national team and coaches, saying the body he leads has created all working conditions.

He said it will be a hard task for the national team to repeat the feat of two years ago, at a time Angola is not counting on such of its stars as Ilda Bengue, Belina Larissa, Marcelina Kiala and others.

According to him, all will however depend on the developments in the second round of the competition, saying Angola must do its best to come within the 12 best, out of the 24 that qualified for the championship.

Meanwhile, the national team of handball will leave on November 18 for Spain for friendly games in Madrid with the teams of Japan, Slovenia and the host.

Angola is in group B of the world championship, along with Russia, Ukraine, Austria, Australia and Thailand, according to a draw held in Switzerland.
Old November 6th, 2009, 12:37 AM   #46
Matthias Offodile
Registered User

no hobby drivers but professional Angolan motorracing

Old November 13th, 2009, 01:47 PM   #47
expresso
Registered User

expresso's Avatar

Likes (Received): 0

FR Ásia: Jovem angolano poderá ser campeão

Luís Sá Silva disputa no domingo a última e decisiva corrida do Campeonato Asiático de Fórmula Renault, podendo esta ser a primeira vez que um piloto de Angola se sagra campeão numa competição automóvel de índole internacional.

O título “asiático” será definido no Circuito Internacional de Zhuhai entre o piloto angolano residente em Macau e o israelita Alon Day, sendo que Sá Silva parte para esta jornada dupla com mais três pontos que o seu adversário, quando estão em jogo sessenta pontos.

"Depois de ter reassumido a liderança do Campeonato na última corrida, quero mantê-la custe o que custar. Não posso perder esta oportunidade de deixar o meu nome na história do automobilismo angolano e africano. A última corrida forneceu-nos dados importantes para estarmos à altura da concorrência. Estou tranquilo e confiante de que se estiver ao meu nível o título não deve fugir-me", afirma Sá Silva que venceu cinco das últimas seis corridas do campeonato.

Para a equipa macaense Asia Racing Team, esta prova reveste-se de igual importância, pois ao título de equipas, conquistado na ronda anterior, poderá juntar-se este fim-de-semana o ceptro de pilotos, feito nunca obtido pela estrutura baseada no circuito permanente da cidade chinesa adjacente a Macau.

“Vai ser um fim-de-semana com os nervos à flor da pele. Espero que vença o melhor e que o melhor seja o Luís. Ele dominou por completo a segunda parte do campeonato e sabe o que precisa de fazer para triunfar. Nesta altura, tudo o que podemos fazer é dar-lhe garantias que terá novamente um carro fiável, competitivo e capaz de chegar a vitória”, afirma o Team Manager da Asia Racing Team, o francês Phillippe Descombes.

As duas corridas de 10 voltas cada estão agendadas para o próximo domingo pelas 11h55 e 14h25 (horas locais + 7 horas que Luanda).

expresso no está en línea   Reply With Quote
Old December 29th, 2009, 10:19 PM   #48
Rekarte
Libertarian

Rekarte's Avatar

Likes (Received): 750

Algum angolano poderia me explicar,como estava o futebol e o campeonato de angola,na epoca da guerra
ele foi paralisado?
desde quando existe a seleção angolana?os jogos de futebol recebem um bom publico?
Old January 4th, 2010, 09:56 PM   #49
Matthias Offodile
Registered User

Lisa Videira: Nas asas da liberdade
Praticante e instrutora de KiteSurf, Engenheira Química

Quote:

Lisa Videira já tinha visto uns estrangeiros a praticarem um desporto esquisito nas águas do Atlântico que banham Luanda. Achava estranho e não percebia do que se tratava: uns homens que pareciam voar sobre as ondas. Mais tarde, em 2003, numa livraria em Inglaterra, onde estudou durante cinco, ao folhear um livro deparou-se com imagens que a remeteram para as praias da sua terra, e percebeu então tratar-se de um desporto com várias modalidades apelidado de kitesurf. A associação da memória guardada às imagens que via no livro deixaram-na fascinada. Foi para casa e começou a pesquisar na Internet. “Naquela época havia até poucos sites sobre a modalidade na Internet. Na altura o kitesurf não era considerado um desporto, era mais uma experiência de pessoas armadas em radicais”, relembra Lisa Videira.

A única kitesurfista

Uma passagem por Portugal em 2004 coincide com o surgimento das primeiras escolas de kitesurf em Lisboa e Lisa Videira decide iniciar--se na escola Gustykite na ventosa praia do Guincho. A paixão pela modalidade entranhou-se em definitivo. “Quis comprar material para praticar a modalidade mas quando disse o preço aos meus pais eles ‘deram-me uma corrida’”, conta. Não se deu por vencida e tratou de juntar dinheiro para comprar o seu primeiro equipamento em segunda mão, vindo do portal de compras electrónico eBay. A compra não foi das melhores. “Trouxe o material para Angola mas o papagaio vinha todo furado e cheio de problemas. Lembro-me bem da primeira vez na praia, o kite esvaziava e tinha de sair da água a cada 20 minutos”. Nessa altura conhece Ruca Milton, um dos pioneiros do kite em Angola. Lisa Videira começa a aprender sozinha, treina muito, observa os mais experientes, lê revistas e assiste a DVD sobre o desporto. “Estava sempre curiosa mesmo em relação às manobras de saltos. Tentava, errava, mas continuava sempre, porrada até aprender. Como era a única menina alguns kitesurfistas iam dando uma ajuda”, relembra desta forma os primeiros tempo.

Desporto radical

A paixão pelo kitesurf é facilmente explicada. “Sempre gostei de adrenalina e de desportos radicais. Assistia sempre ao X-Games na televisão. O kite é uma junção de surf, snowboard, parapente, paradiving, wave board, é um desporto radical por excelência”.

Durante uns tempos até praticou outros desportos. “O meu pai jogava ténis e gostava muito, incentivava-me e eu até pratiquei uns tempos mas depois achava aquilo boring (aborrecido)”. O ténis não era a onda de Lisa Videira, que elege a “sensação de liberdade” como aquilo que mais gosta no desporto que escolheu praticar. “Quando entro para a água consigo esquecer tudo. Se tive um péssimo dia dou dois mergulhos, começo a andar de kite e fico completamente relax. Volto para terra com um sorriso a lembrar as manobras e penso que a vida não é assim tão má”.

Mas o mar onde se pratica kitesurf não é um mar de rosas. A quem fica seduzido pelas imagens de liberdade provocadas pelos praticantes, Lisa deixa alguns conselhos. “É um desporto que não é barato (o material completo e novo custa cerca de 1.700. 1.800 dólares) e pode ser perigoso, é importante que as pessoas aprendam mesmo a fazê-lo. Se der para o torto podem ter acidentes em terra, que são o maior perigo. O pessoal quer brincar com a vela e esquecem-se que há obstáculos, 80% dos acidentes ocorrem em terra. Quando as coisas correm mal, se as pessoas estiverem mal preparadas não têm poder de resposta. Se não se consegue manobrar a vela é fácil ser-se arrastada a 50 metros”.

Resistente e vencedora

Mas a todas as pessoas que querem experimentar Lisa diz que devem fazê-lo. “A vida é tão curta, go for it (vão em frente). Experimentem sem medo. Muita gente pensa que é uma questão de força de braços mas não tem nada a ver: é uma questão de técnica apenas, de saber manusear o kite e respeitar as condições climatéricas. Depois de algumas tentativas já não é um bicho de sete cabeças”. A atleta assinala apenas algumas condições essenciais para a prática deste desporto: saber nadar e não ter problemas nas costas, nem respiratórios e estar bem de saúde.

“Quando comecei a praticar a modalidade pensei que iria fazer algo importante com o kite. Cheguei a treinar para participar em algumas competições e ir mesmo até à competição mundial. Mas estava a estudar e não pude”. Ainda assim participou na competição Oceans Spirit em Santa Cruz, em Portugal. “Era um percurso até à Praia Branca, foram 3 horas e meia de vento de porrada e fui a única mulher a acabar o percurso. Deram-me um prémio por isso”. O outro prémio que possui na modalidade foi ganho na Inglaterra. “Houve uma competição da minha universidade e ganhei o freestyle (uma das modalidades do kite)”.
Engenheira Química

Antes da dedicação ao surf, Lisa Videira tratou de concluir a formação académica. Em Setembro terminou um Mestrado em Gestão da Engenharia em Inglaterra e, anteriormente, tinha feito um curso de 4 anos em Engenharia Química, em Manchester. Por enquanto, não exerce uma profissão nessa área. “Estou a pensar se quero ficar das nove às seis fechada num escritório”, assume. Apesar de numa praia com vento e ondas se sentir no paraíso está consciente de algumas dificuldades. “A minha actividade no kite vai ter que ser em part-time porque a época do vento é de Setembro a Março. Esta é a época boa para dar aulas”. A actividade como professora de kitesurf em Angola começou no no passado dia 31 de Outubro com a inauguração da Escola de Kite Surf GustyKite, na qual Lisa Videira é de momento a única instrutora, porque é a única que possui uma licença da IKO — International Kiteboarding Organization. Este é um projecto que tem com parceiro o Clube Náutico, onde brevemente ficarão as instalações da escola. “Neste momento dou aulas a quatro alunos, e este é o meu limite. Tenho mais cinco à espera porque pretendo manter a qualidade do ensino. Dou aulas a partir dos 16 anos até aos 100 anos”, diz.
lugar ao associativismo

Mentora da escola de kite pretende estar envolvida em vários projectos sociais com crianças e jovens da Ilha de Luanda e da Ilha do Mussulo. “No momento só tenho equipamento para pessoas que pesam mais de 45 quilos, mas tenho em mente trazer de fora material para crianças e iniciar estes projectos”. A ideia é dar aulas aos jovens para que estes pratiquem desporto e se abstraiam de actividades negativas.

Como vogal da Associação Angolana de Kitesurfistas, criada há 2 meses, Lisa Videira participou activamente no 1º Torneio Internacional de Kitesurf em Angola. “Acho que correu muito bem. Fomos muito eficientes”. A associação possui uma extensa lista de objectivos “continuar a organizar um torneio internacional e, quando houver adeptos nacionais suficientes, fazer uma competição nacional. Pretendemos ainda projectar a modalidade noutras cidades como Benguela e Namibe. Temos os nossos projectos sociais para Dezembro com crianças da Ilha do Mussulo, e queremos trabalhar na área do turismo. Tal como em Cabo Verde e na África do Sul onde o kite consegue atrair um grande número de turistas, pensámos que também em Angola podemos desenvolver o potencial da nossa costa sem interferir com os banhistas”.

Fugir ao formatado

Lisa Videira estudou fora e isso levou-a a reflectir sobre aquilo que a rodeia. “Acho que só comecei a sonhar quando comecei a viajar e a ver o mundo com outros olhos. Crescemos num mundo cheio de padrões, com comportamentos formatados, não há espaço para criatividade. Apesar de eu achar que os angolanos têm uma qualidade muito boa que é essa mesmo, ser criativos. Vivi muito tempo em Inglaterra e lá as pessoas estão autênticos robots sem se aperceberem disso. É tudo tão previsível, estamos a ficar bonecos. As pessoas tem de ser aquilo que são. Há falta de amor no mundo, está tudo muito stressado, numa corrida para encher as contas do banco. Para quê?”, pergunta-se.

Como praticante de desporto e como cidadã angolana é com tristeza que olha para o lixo que se acumula nas ruas de Luanda. “Queria trabalhar na área ambiental porque já não aguento mais este lixo. O povo não tem culpa: estávamos habituados a um tipo de lixo orgânico que se decompunha e fomos invadidos por este capitalismo sob a forma de resíduos em plástico, papel, metal que não desaparece”, alerta. Com o fim da época dos ventos, Lisa Videira irá dedicar-se a outros voos que não apenas aqueles que realiza sobre o mar.

A Praia do Kite

Para esta entrevista fomos encontrar Lisa Videira a treinar na Praia do Jango Veleiro, na Ilha de Luanda. “Este é um dos melhores spots para treinar porque é a praia que tem o maior areal entre os pontões e o vento está sempre direccionado para terra”, explica. A praia está com obras de alargamento da estrada e a Associação Angolana de Kitesurfistas tem um projecto para este espaço. “Queremos registar esta como a praia do kite para criarmos as condições necessárias tais com ter uma casa com um posto de emergência e manter a praia limpa. O kite requer espaço e que os surfistas respeitem os limites. Queremos que o público não se vire contra nós. Esta praia é boa também para passeios de caiaque, pode servir para fazer skimming. Assim não se importunam os banhistas que estão noutras praias sossegados a apanhar sol”.

Depois de fazer kite em Portugal e Inglaterra, diz que o melhor sítio para aprender, evoluir, treinar é em Angola. “O vento aqui é moderado e estável. No Guincho, por exemplo, é demasiado ventoso, instável e o mar fica agressivo”. A Ilha do Mussulo e a Ilha de Luanda são os spots (sítios) eleitos. Fora de Luanda, aconselha a Baía Farta, em Benguela e o Namibe. “Nas dunas em frente à Baía dos Tigres é pura e simplesmente incrível, com um vento constante e forte. Também há óptimas condições nas lagoas salgadas com uma duna atrás. Tudo isso é muito bom para o turismo”.
Baptismo para principiantes

A GustyKite (www.gustykite.com) é a primeira escola de kitesurf em Angola. Com muito sucesso em Portugal, a escola surge agora no País através de Lisa Videira.

Na escola é possível frequentar um curso completo de dez horas, em média, dividido em três ou quatro tardes, dependendo da evolução de cada aluno. Na primeira parte do curso, as aulas são de teoria em terra, com exercícios com uma asa pequenina, o foil, depois passa-se para uma asa maior e conforme o aluno vai dominado o kite, segue-se a ida para a água.

A escola disponibiliza ainda um baptismo de duas horas na areia para aqueles que não estão bem certos de querer praticar este desporto. Lisa Videira neste baptismo explica em que consiste a prática da modalidade, mostra o material e equipamento para que as pessoas se familiarizarem, monta uma asa para que, a treinar em terra, os participantes tenham a sensação de voar o kite.

Para além disso, a Gustykite confere na sua oferta aos clientes a possibilidade de um baptismo familiar para vários membros de toda a família. “Desta forma, pais e filhos podem fazer algo diferente num dia das suas vidas”, explica Lisa Videira. A instrutora possui também um pacote de aulas privadas para quem já fez um curso de kite anteriormente e precisa de uma reciclagem para reaprender. Os interessados devem contactar Lisa Videira através do site na Internet.

Todas estas actividades da escola decorrem ou na ilha de Luanda ou no Mussulo, consoante as condições meteorológicas e disponibilidade das pessoas interessadas. E estão disponíveis para todos os curiosos e entusiastas da modalidade que queiram voar entre as ondas.

* Nome: Lisa Videira
* Data de Nascimento: 21 de Setembro 
de 1985
* Música: Jack Jonhson, “ a música dos surfistas”, Buddah Bar, música lounge, world music, reggae, Gentleman
* Cinema: Acção 
e terror
* Livros: Amor, Solidão e Paz, livros de bem-
-estar, espiritualidade e ambientais
* Desportos: Capoeira, surf, vou começar a fazer bodyboard, wagboard e voleibol
* Lema de vida: No fear (sem medo)
Old February 23rd, 2010, 06:28 PM   #50
Matthias Offodile
Registered User

Angolanos: Karting em Luanda

Courtesy Angolaoffroad

Sandra Carvalho: professional motorcyclist...also famous in Europe and Asia

Old February 28th, 2010, 05:38 PM   #51
Matthias Offodile
Registered User

África nas mãos das senhoras

Quote:
Angola é campeã africana de andebol pela décima vez, conquista que cimenta a hegemonia do país no continente

Cada jogadora do sete nacional, que conquistou no último domingo o décimo título continental no Egipto, vai receber 50 mil dólares, segundo informações avançadas por uma fonte do Ministério da Juventude e Desportos ao O PAÍS.

Essa informação coincide aliás com a manifestada pelo ministro da Juventude e Desportos, Gonçalves Muandumba, em entrevista exclusiva ao nosso jornal, na edição nº 65.

Muandumba disse nessa entrevista que os prémios da equipa de andebol seriam iguais aos que foram dados à Selecção Nacional de Basquetebol, quando esta conquistou igualmente o décimo título africano na Líbia, em 2009.

Os jogadores de basquetebol receberam justamente 50 mil dólares, um prémio que não lhes agradou, por acharem que mereciam outra recompensa por ser o décimo título, e o sexto consecutivo.

Apesar da reclamação, não se conhece que os jogadores tivessem recebido mais do que 50 mil dólares que o Governo atribuiu. E o mesmo deverá acontecer com a equipa feminina de andebol que subiu pela décima vez ao pódio para festejar.

Pedro Godinho, presidente da Federação Angolana de Andebol,em declarações ao O PAÍS, afirmou que “não há prémios extra, porque a obrigação da Federação é criar condições logísticas para as selecções competirem e quem premeia é o Governo, através do Ministério dos Desportos”.

O presidente da Federação Angolana de Andebol não confirma o prémio de 50 mil dólares para cada jogador: “É o que a imprensa diz, não sei nada quanto a isso”, respondeu Pedro Godinho.

A lei de premiação do Ministério da Juventude e Desportos, de 1994, atribuiu dez mil dólares às selecções ou atletas que conquistem a medalha de ouro, cinco mil para prata e três para bronze. Ressalva, no entanto, que os ministros da Juventude e Desportos e das Finanças podem fazer premiações excepcionais.
Domínio absoluto

A hegemonia no andebol africano parece assegurada, apesar do sete nacional ter sido renovado na sua quase totalidade. Os críticos do andebol feminino temiam que a selecção não renovasse o título conquistado em 2007, em Luanda, pelas mudanças que esta sofreu.

Mas as meninas derrotaram essas expectativas e o sonho da Tunísia, que desejava ardentemente colocar um fim ao reinado absoluto das angolanas, que há 12 anos não descem do pódio.

Mesmo com jogadoras que estão a engatinhar nas competições africanas, excepto Odeth Tavares e outras poucas, a equipa nacional mostrou ser a que melhores fundamentos competitivos tem no continente.

A Tunísia colocou em campo toda a sua força, mas esbarrou na vontade e na tradição do andebol feminino nacional, que pode ainda perspectivar muitos títulos sem, no entanto, triunfalismo ou menosprezo pelo trabalho de outros países, sobretudo da própria Tunísia.
Old February 28th, 2010, 08:08 PM   #52
Matthias Offodile
Registered User

Interesting AngolanTV documentary on one of Angola´s latest professional kite-surfing schools...located on a fantastic island some kilometres off Luanda...like a tropical paradise

Old May 12th, 2010, 06:41 AM   #53
hakz2007
Moderador

hakz2007's Avatar

Likes (Received): 618

ANGOLAN NATIONAL FOOTBALL TEAM LEAVES FOR MATCH AGAINST MEXICO IN HOUSTON
Quote:
LUANDA, May 10 (NNN-ANGOP) -- The Angolan national soccer squad left here Sunday for Lisbon in transit to Houston in the United States, where they will play against Mexico for their first international of the year.

The team is due to arrive in Houston on Tuesday and will hold physical recovery sessions before their match the next day at Reliant Stadium.

The game, second between the two sides after their goalless draw in the Germany 2006 World Cup finals, serves as a preparation for both sides, as Angola will play in the CHAN2011 Cup to be hosted in Sudan while Mexico is preparing for 2010 World Cup in South Africa.

Angola's newly hired French coach, Herve Renard, has included for this friendly the debut appearnce of striker Geraldo, who plays for Curitiba of Brazil. The 18-year old player graduated from Norberto de Castro School in Viana, and was crucial for the winning of the Paranaense championship this year.

The squad, which faces the absence of strikers Love and Bena, includes the following players: Lamá, Mabini, Chara, Job, Avex, Santana, Joca and Jamuana (Petro de Luanda), Kaly and Wilson (1º de Agosto), Kikas and Minguito (Interclube) Amaro (Benfica Luanda), Gomito, Machado, Nandinho and Rasca ( Libolo), Miguel (Academica do Soyo), Chora (FC Bravos do Maquis) Pataca (Kabuscorp) and Geraldo (Curitiba, Brazil).
http://namnewsnetwork.org/v2/read.php?id=119731
hakz2007 no está en línea   Reply With Quote
Old June 1st, 2010, 09:50 PM   #54
Humkwy
Registered User

Likes (Received): 7

Falamos tão pouco ou quase nada sobre o girabola?! E o girabola merce um thread próprio. Para os distraidos diriam que o Can2010 caiu do céu e dissipou!
Humkwy no está en línea   Reply With Quote
Old July 21st, 2010, 09:43 AM   #55
Matthias Offodile
Registered User

Quote:
Deesporto nacional
Basquetebol: Cinco nacional a caminho dos EUA

A pré selecção sénior masculina de basquetebol segue para os Estados Unidos da América (EUA) na próxima segunda-feira, onde dará continuidade à sua preparação, tendo em vista o Mundial da bola ao cesto que a República da Turquia vai acolher de 28 de Agosto a 12 de Setembro.

O cinco nacional permanece em solo americano até ao 28 deste mês e participará também, nos dias sete e oito de Agosto, no Torneio de Brasília, em alusão às festividades daquela cidade.

O certame vai permitir aos campeões africanos aprimorar os niveis competitivos.

O torneio contará com as selecções do Venezuela, Uruguai e Brasil, que também se prepara para o Mundial.O grupo de trabalho vai , nos próximos dias, contar com a inclusão do poste de dois metros e seis centímetros, Valdelício Joaquim, que estuda nos Estados Unidos.

Quem também integra o cinco nacional na próxima semana é o poste de dois metros e dois, Felizardo Ambrósio “Miller”, proveniente de Portugal. Miller está a recuperar de uma lesão no joelho direito, que contraiu durante o BAI Basket, na pátria lusa, .

Hoje, os comandados de Luís Magalhães cumprem os últimos três dias de preparação na cidade mais a norte do país, Cabinda.

Os deca campeões estão no grupo A com a Argentina, Austrália, Alemanha, Sérvia e Jordânia.

Os atletas convocados são: Miguel Lutonda, Carlos Almeida, Felizardo Ambrósio, Vladimir Ricardino, Joaquim Gomes “Kikas”, Olímpio Cipriano, Domingos Bonifácio, Leonel Paulo, Eduardo Mingas, Divaldo Bunga, Roberto Fortes, Miguel Kiala,Simão Santos e Paulo Barros.

After excellent perfomances Angola´s national hockey team will head to the World Cup in 2013

Quote:
Hóquei em patins
Angola na rota do mundial de 2013

Angola vai candidatar-se à organização do Mundial de Hóquei em Patins em 2013, anunciou o responsável da Federação Angolana de Patinagem (FAP) para a comunicação e marketing, Pedro Azevedo.

Azevedo assegurou que a proposta será apresentada em Outubro do ano em curso, na Assembleia Geral do Comité Internacional de Rink Hóquei, na Áustria.

O representante da FAP disse também que esta entidade vai reiterar a candidatura por altura do Mundial de San Juan, que a Argentina acolhe entre Agosto e Setembro de 2011.

O dirigente esclareceu a O PAÍS que a FAP, juntamente com o Ministério da Juventude e Desportos e o Governo, procurarão reunir as condições necessárias para materializar o certame.

Azevedo fez saber que se a Angola realizar a prova será a primeira oportunidade de trazê-la ao continente africano, uma vez que Moçambique não teve a oportunidade de organizála.

O dirigente frisou que, na corrida para a organização do Mundial de 2013, estão Itália e Portugal, dois países com tradição no hóquei em patins. O responsável reconhceu que não se trata propriamente de uma candidatura, mas sim uma intenção, que não atrapalha os objectivos que a FAP pretende traçar e apresentar na Assembleia Geral do Comité Internacional de Rink Hóquei (IRCH).

Segundo o representante da FAP, o órgão reitor da modalidade retirou a organização ao país do Índico por não ter criado a comissão organizadora da prova dentro dos prazos previstos.

O dirigente sublinhou que um país só pode realizar a prova, caso se tenha candidatado antes, fruto daquilo que são os regulamentos.

De acordo com o nosso interlocutor, Angola não o tinha feito , no entanto, o IRCH atribuiu a Argentina como país alternativo.

Azevedo assegurou que estão a preparar as condições para uma participação condigna em San Juan no próximo ano.

Segundo o dirigente, o objectivo de Angola na prova passa por melhorar a classificção anterior. Em 2009, em Espanha, a equipa nacional ficou na sexta posição, posicionando-se abaixo do colectivo angolano as formações da Itália, Suíça, Chile e Alemanha.

O colectivo orientado por Humberto Riera conquistou o segundo lubar no grupo B, ao lado das selecções da Espanha, bicampeã mundial, Colômbia e Moçambique.

No primeiro desafio, Angola venceu os colombianos por 3-0, empatou com os Mambas e perdeu com os espanhois por 3-2, num desafio marcado por alguma irregularidade, sendo que a três minutos do fim os bicampeõs marcaram o golo da vitória, na sequência de um penaltie.

Depois da proclamação da Independência em 1975, Angola participou pela primeira vez no Mundial de Hóquei em Patins em 1982, em Portugal.

Os angolanos competiram no Mundial B em 1984 na França, em 1992 em Andorra e no Chile em 1994.

Poucos países praticam a modalidade a nivel do continente.

Angola, Moçambique, Egipto e África do Sul são os únicos países que praticam regularmente o hóquei.
Sebastião Felíx
Old July 26th, 2010, 11:39 PM   #56
Matthias Offodile
Registered User

Quote:
7/26/10 9:02 AM

Luanda
Angola keeps hegemony in hockey in Africa

Luanda – Angola kept the hegemony in hockey sport in Africa after the men’s roller-skate team of the Angolan Académica de Luanda club on Saturday won in Pretoria, South Africa, the African clubs championship, with a final 3-2 victory over Juventude de Viana, a club also from Angola.

Académica de Luanda and Juventude de Viana will represent the continent in the next clubs world championship, whose host country is still to be selected.

This is the second time an Angolan club wins the referred African trophy.

Petro de Luanda have already won the African Clubs Championship in 2008 with a final 2-1 victory over Juventude de Viana.

The tournament counted on the participation of Académica de Luanda and Juventude de Viana (Angola), Ferroviário and Desportivo de Maputo (Mozambique), ACP of Pretoria and Union of Johannesburg (South Africa).
Old October 20th, 2010, 12:43 PM   #57
Matthias Offodile
Registered User

Aquatic Sports in Angola

Quote:
Clube nautico

O CLUBE NÁUTICO DA ILHA DE LUANDA, agremiação desportiva fundada a 28 de Fevereiro de 1924, na cidade de Luanda, com a designação inicial de Clube Desportivo Nun’Álvares (alvará nº 28 de 30 de Dezembro de 1926).

A abertura deste site visa divulgar as nossas actividades aos Sócios, Atletas e em geral, chegando também aos ex-Atletas e Sócios, antigos “ AMARELOS “, agora espalhados pelo mundo de forma a contribuírem com opinião e informação para que possamos manter viva a mística deste glorioso Clube ligado ao desporto e outras actividades náuticas recreativas. É também um importante meio de informação aonde poderão ser consultados Estatutos, Regulamentos, Atletas e Equipas com os seus palmarés assim como diversos documentos ligados á nossa actividade.

Desde 8 de Maio de 2002 têm tomado posse Direcções provenientes de listas de consenso, que estabilizaram e traçaram um novo rumo para o Clube, fluindo os projectos e recuperações das estruturas do Clube nas quais destacamos:

* Conclusão do projecto de construção da Marina em Março de 2010 com 250 lugares aonde poderão atracar embarcações até 70 pés.
* Recuperação da histórica piscina de 33 m do Nun’Álvares transformando-a em dois tanques com caleiras finlandesas, um com 6X18m para aprendizagem e outro com 25X18 para treino, lazer e competições oficiais em piscina de 25 m.
* Construção da nova bancada da piscina com 9 lojas comerciais ligadas á actividade náutica e desportiva.
* Construção da nova bomba de combustível com abastecimentos, a embarcações, em ponte flutuante e às viaturas dos Sócios no parque.

Herdamos do Clube Desportivo Nun’Álvares a bandeira, o espírito, a tradição e a vontade de continuarmos para sempre a ser “ AMARELOS “.

...one of the main places where the Angola´s new elite in swiiming is trained...I also include several national and regional competitions.

Campeonatos Nacionais de Categoria 2010

and the women

one of Angola´s main sailing academies

Campeonato Angolano de Canoagem -Picasso Andrade (Medalha de Bronze - Junior )

Kitesurf CNIL Torneio em Angola

Representação do Kitesurf na Ilha de Luanda!

Preparação da Selecção de natação para o Kenya

here training of juniors at another Olympic size swimming pool in Alvade

here is the swimming pool

Angolan national fishing tournament

regional fishing academy in Lobito

National Competition Crossing the Sea in Lobito

Old October 20th, 2010, 12:45 PM   #58
Matthias Offodile
Registered User

Old December 27th, 2010, 11:41 PM   #59
Matthias Offodile
Registered User

Angolan National Kickboxing Team....after their return from the worldchampionship where they have won 55 prizes...here at the Late Night Show of Hora Quente in Luanda Studio

Selecção Angolana da entrevista no Hora Quente

Quote:
A Selecção Angolana após a sua gloriosa conquista no passado mundial de artes marciais realizado no Brasil cidade de Santa Isabel - SP onde conquistaram 55 títulos foram convidados a se fazer presentes no programa Hora Quente onde relataram um pouco da sua experiencia no mesmo evento.

courtesy of Angolan Kickboxing Team

Quote:
Participação da Fight Society no programa 10/12, a academia foi representada pelo mestre Ronaldo Ribeiro, falando de vários assuntos como o bem estar e as vantagens de se praticar desporto, artes marciais, a Associação Angolana de Kickboxing e os projetos futuros para o desporto no país.

Quote:
A seleção Angolana de Kickboxing recebeu uma calorosa recepção por parte da JMPLA, que gentilmente convidou os heróis da conquista do mundial, onde foram aplaudidos por um público estimado de 300 mil pessoas.
A selecção Angolana de Kickboxing recebeu uma calorosa recepção por parte da JMPLA, que gentilmente convidou os herois da conquista do mundial, onde foram aplaudidos por um público estimado de 300 mil pessoas
.

pre-selection in Luanda

Courtesy of Selecao Angola de Kickboxing

Yeah, fight on
Old December 28th, 2010, 12:04 AM   #60
evany
skxawng by tsu'tey

evany's Avatar

Likes (Received): 0

deviam maze concentrar-se no futebol que é o desporto mais importante
evany no está en línea   Reply With Quote