daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Gerais > Infraestrutura e Transporte > Infraestrutura e Transporte > Transporte Rodoviário

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools Rating: Thread Rating: 6 votes, 5.00 average.
Old September 6th, 2008, 07:01 AM   #1
caco
Crucismogiensis

caco's Avatar

Likes (Received): 839

Rodovias Rio-Santos e Mogi-Bertioga, atravessando o litoral norte paulista (fotos minhas)

Na última quarta-feira (03 de setembro de 2008) tive que dar um “pulo”, a trabalho, até Boiçucanga, localizada no município de São Sebastião, litoral norte do estado de São Paulo, distante 95 quilômetros da minha cidade, Mogi das Cruzes, de onde eu saí.

Para se fazer este percurso, é necessário passar por duas rodovias estaduais, primeiro a Mogi-Bertioga (SP-98), que liga Mogi das Cruzes à rodovia Rio-Santos/Manuel Hipólito Rego (BR-101/SP-55), em Bertioga, atravessando a Serra do Mar, vencendo um desnível de mais de 900 metros. No trevo entre as duas rodovias segue-se no sentido Rio de Janeiro, percorrendo a costa até Boiçucanga, passando por diversas praias de Bertioga e São Sebastião.

Abaixo estão as fotos que fiz no caminho e nas legendas vou dando maiores explicações.

Boa viagem!

01. Ainda em Mogi das Cruzes, na Av. Francisco Ribeiro Nogueira.

02. Ainda na avenida, um pouco antes do entroncamento com o Anel Viário de Mogi das Cruzes.

03. Placa indicando o início da Rodovia Mogi-Bertioga (SP-98), cujo nome oficial é Dom Paulo Rolim Loureiro, em homenagem ao primeiro bispo diocesano de Mogi das Cruzes. A rodovia é administrada pelo DER-SP.

04. Em 2006 o trecho entre Mogi das Cruzes até o entroncamento com SP-102 (Mogi-Taiaçupeba) e a Estrda do Nagao foi duplicado.

05.

06. Entroncamento com a SP-102 (à esquerda) e a Estrada do Nagao (à direita). A SP-102 leva até o distrito de Taiaçupeba e ao Reservatório do Rio Jundiaí. Já a Estrada do Nagao leva à Rodovia Mogi-Salesópolis (SP-88).

07. Agora a Rodovia Mogi-Bertioga tem pista simples até o seu final, no litoral.

08. Trecho urbano no distrito mogiano de Biritiba Ussu.

09. Logo depois de Bitiba Ussu já é possível avistar a Serra do Mar ao longe.

10. Uma das várias opções de paradas na Mogi-Bertioga.

11. A mata vai ficando cada vez mais fechada.

12.

13.

14. No início da Serra do Mar entramos no município de Biritiba Mirim, mas nenhum bairro da cidade fica próximo ou possui acesso à Mogi-Bertioga.

15. Já na Serra do Mar.

16. Trecho conhecido como “Tobogã”.

17. Placa indicando o início do Parque Estadual da Serra do Mar, que se estende por todo o litoral norte do estado de São Paulo.

18.

19. Pouco antes do início da descida da Serra do Mar há obras de contenção de encostas.

20. Início da descida da Serra do Mar.

21.

22. Aqui já estamos no município de Bertioga.

23. Durante todo o trecho da Serra do Mar há duas faixas sentido Mogi das Cruzes.

24. Ponte sobre o Rio Guacá. Sua construção arrojada, alta e em curva, ganhou alguns prêmios de engenharia quando foi inaugurada.

25. O governo estadual anunciou recentemente a construção de uma segunda ponte sobre o Rio Guacá, para aliviar o trânsito sobre esta.

26. Depois da ponte do Rio Guacá a estrada passa a ter curvas mais suaves, mas não menos íngrimes.

27.

28.

29. Pena que esta foto ficou sem foco, pois seria possível ver o Oceano Atlântico lá embaixo.

30. Um pouco de tráfego por causa dos caminhões. O número de caminhões aumentou muito na Mogi-Bertioga por causa das restrições desde tipo de veículo na capital paulista e eles passram a ser utilizar deste caminho para irem à Baixada Santista.

31.

32. Outra foto que infelizmente ficou sem foco. Aquele risco branco no meio da imagem são os mais de 100 edifícios da Riviera de São Lourenço, em Bertioga.

33. Final do trecho de serra. À frente é possível ver a grande área de mangues da planície do litoral.

34. Início do trecho de retas na planície litorânea. Logo acima da copa das árvores é possível ver o topo dos edifícios da Riviera de São Lourenço.

35. Aproximando-se do trevo com a Rodovia Rio-Santos.

36. Viaduto de acesso à Rodovia Rio-Santos. Seguindo reto teremos a praia do Indaiá, em Bertioga, com o mar cerca de 2 quilômetros à frente.

37. Rodovia Rio-Santos (Manuel Hipólito Rego), sentido Rio de Janeiro, vista do alto do viaduto sobre a Rodovia Mogi-Bertioga.

38. Entrada da luxuosa Riviera de São Lourenço, na praia de São Lourenço, em Bertioga.

39. Morro da Petrobrás, entre as praias de Itaguaré e Guaratuba, em Bertioga. O tráfego de veículos é dividido neste trecho por ser bastante íngrime.

40. Vista do alto do Morro da Petrobrás, onde é possível ver boa parte da costa sul de São Sebastião. Ao lado do poste da direita, bem claro, é possível avistar a Ilhabela.

41. Retão da praia de Guaratuba, em Bertioga.

42. Acesso ao gigantesco condomínio residencial de alto-padrão Costa do Sol, na praia de Guaratuba.

43. A imponente Serra do Mar e seus picos de mais de 1.000 metros de altura vistos no trecho entre Guaratuba e Boracéia. Atrás da serra está o município de Salesópolis, onde nasce o Rio Tietê.

44. Os tradicionais pescadores na ponte do Rio Guaratuba.

45. Entrada do Condomínio Morada da Praia, em Boracéia. Este condomínio começa neste ponto e termina no sopé da Serra do Mar, possuindo mais de 8 quilômetros de extensão. Ele é tão longo que possui uma linha de ônibus gratuita para os condôminos.

46. Praia de Boracéia, próxima à divisa de Bertioga com São Sebastião.

47. Já no município de São Sebastião, chegando à praia de Barra do Una.

48. Serra do Mar entre Barra do Una e Juqueí.

49. Neste trecho há estes pilares de sustentação abandonados. Eles fariam parte do projeto original da Rio-Santos, que nunca foi construído.

50. Possuem mais de 20 metros de altura.

51. Esse é o “menorzinho” deles.

52. Trecho urbano da praia de Juqueí, em São Sebastião.

53. Chegando à Praia Preta, em São Sebastião, avista-se o arquipélago As Ilhas, à frente. Este ônibus urbano atravessa toda a costa de São Sebastião, com mais de 100 quilômetros.

54. Chegando à badalada praia de Camburi. É possível ver um grande “corte” feito com terraplanagem na encosta da Serra do Mar. Esta obra abandonada iria abrigar o traçado do projeto original da Rodovia Rio-Santos.

55. Aqui dá pra ver melhor o tamanho da obra que jaz na Serra do Mar.

56. Se esta obra tivesse sido concluída, os congestionamentos entre São Sebastião e Caraguatatuba seriam bem menores e encurtaria o trajeto em cerca de 30 quilômetros. Há outros imensos viadutos prontos (alguns com 40 metros de altura e 300 metros de extensão abandonados no meio da Serra do Mar.

57. Chegando ao meu destino, a praia de Boiçucanga, centro administrativo da costa sul de São Sebastião. Depois daquele morro à frente, atravessando um trecho de serra bem íngrime, está a badaladíssima praia de Maresias.

58. Praia de Boiçucança.

59. Uma imagem da bela praia de Boiçucanga, tranqüilíssima durante o inverno, para fechar o thread.

Obrigado pela visita!

Comentem!
caco no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old September 6th, 2008, 07:32 AM   #2
vitinhooo
Registered User

vitinhooo's Avatar

Likes (Received): 783

ÓTIMAS fotos caco!!! Hoje mesmo eu estava "fuçando" no GE sobre essa região, vendo as fotos das praias! Ah que lugar lindo!

"Para ser grande, sê inteiro: nada/ Teu exagera ou exclui./ Sê todo em cada coisa. Põe quanto és/ No mínimo que fazes./ Assim em cada lago a lua toda/ Brilha, porque alta vive." Fernando Pessoa (Ricardo Reis)
vitinhooo no está en línea   Reply With Quote
Old September 6th, 2008, 08:14 AM   #3
TêAgá

TêAgá's Avatar

Likes (Received): 30

Gostei do tour Caco!

A Rodovia até que está bem sinalizada, e o piso me parece bom, pena que o traçado continua a mesma coisa de sempre... (na SP 55/BR101)

Valeu pelas fotos! A Mogi-Bertioga é uma rodovia que tem uma história interessante também, acho que você mesmo já a citou por aqui, foi a própria Prefeitura de Mogi das Cruzes que iniciou a obra...

SÃO PAULO F.C - O Único Hexacampeão Brasileiro sem asteriscos e letras miúdas. (e sem fax da CBF)

Acompanhe a modernização do Morumbi: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1356707
TêAgá no está en línea   Reply With Quote
Old September 6th, 2008, 01:59 PM   #4
netraider
Registered User

Likes (Received): 1

Belas fotos, valeu mesmo!
netraider no está en línea   Reply With Quote
Old September 6th, 2008, 04:07 PM   #5
ANTIEMO
Registered User

ANTIEMO's Avatar

Likes (Received): 16

Parabens amigo ! Otimo thread !!!
Old September 6th, 2008, 04:20 PM   #6
caco
Crucismogiensis

caco's Avatar

Quote:
Originally Posted by thgteixeira View Post
Valeu pelas fotos! A Mogi-Bertioga é uma rodovia que tem uma história interessante também, acho que você mesmo já a citou por aqui, foi a própria Prefeitura de Mogi das Cruzes que iniciou a obra...
É verdade, Thiago. A Prefeitura de Mogi das Cruzes modernizou e retificou o trecho entre o centro e Biritiba Ussu e construiu o trecho até o alto da Serra do Mar. Parte do projeto do trecho de serra parece que foi feito pela prefeitura. Depois de muita insistência da população mogiana (que para ir ao litoral tinha que ir até a Anchieta ou a Tamoios) e contando com a grande amizade do falecido prefeito Valdemar Costa Filho com o então governador Paulo Maluf, a rodovia e o sonho de ligar Mogi das Cruzes à "sua praia" foi concretizado.

A construção da Mogi-Bertioga e da Rio-Santos acabaram "forçando" a emancipação de Bertioga, que era um esquecido distrito pesqueiro na área continental de Santos.

Outro detalhe curioso: na época da inauguração da Rodovia Mogi-Bertioga (1982) cerca de 70% dos terrenos de Bertioga pertenciam à moradores de Mogi das Cruzes e região, que previram a valorização da área com a conclusão da rota ligando a cidade ao litoral. Em Bertioga, na praia de Boracéia, há até um bairro chamado Balneário Mogiano.
Old September 6th, 2008, 05:02 PM   #7
vitinhooo
Registered User

vitinhooo's Avatar

Likes (Received): 783

Hehehe, esse lugar tem história heim!

Pra falar a verdade eu nunca me toquei desses caminhos alternativos em direção ao litoral... Olhando bem, essa rodovia é maravilhosa, uma vista impecável e com asfalto em boas condições.

Em época de temporada ela deve ficar beeeeem movimentada não?!

"Para ser grande, sê inteiro: nada/ Teu exagera ou exclui./ Sê todo em cada coisa. Põe quanto és/ No mínimo que fazes./ Assim em cada lago a lua toda/ Brilha, porque alta vive." Fernando Pessoa (Ricardo Reis)
vitinhooo no está en línea   Reply With Quote
Old September 6th, 2008, 07:22 PM   #8
BrunoInteriorano
CONTA RECUPERADAAAAAAAAAA

BrunoInteriorano's Avatar

Likes (Received): 1

nossa muito legal hem!! gostei pra caramba!! ainda quero conhecer essa região, eu nunca vi o mar em SP
Valeu!!
Old September 6th, 2008, 10:46 PM   #9
caco
Crucismogiensis

caco's Avatar

Quote:
Originally Posted by vitinhooo View Post
Em época de temporada ela deve ficar beeeeem movimentada não?!
Não só em temporada, essas duas rodovias passaram a ser constantemente movimentadas, mesmo durante a semana, principalmente com os caminhões que se utilizam da Mogi-Bertioga para fugir do pedágio da Anchieta/Imigrantes.

Em feriados e nos fins de semana de temporada os motoristas chegam a levar 4 horas para vencer os 50 quilômetros da Mogi-Bertioga, sendo que o tempo normal é de 45 minutos.

O governo estadual já estuda a possibilidade de conceder a Mogi-Bertioga no mesmo lote do trecho estadual da Rio-Santos (da Piaçagüera à Ubatuba) para a iniciativa privada.
Old September 7th, 2008, 01:23 AM   #10
RRC
SP 460 anos

RRC's Avatar

Muito legal, caco, adoro topicos assim!

Conheço a Mogi Bertioga sóa té Bertioga mesmo, ela tem umas curvas muito gostosas (e perigosas), muito boas pra quem gosta de dirigir, hehe

Já ouvi várias pessoas dizerem que a Rio-Santos é uma das estradas mais belas que conhecem, suas fotos mostram que eles não estão errados. Assim que tiver um carro essa é uma das primeiras viagens que quero fazer

Fiquei impressionado com esse condomínio com 8 kms de extensão, depois que vc faou fui olhar no GE, de fato ele é muito comprido, curiosa sua disposição.
Old September 7th, 2008, 08:58 PM   #11
BS
Santo André, SP

Likes (Received): 3

Muito bonito o thread, deve ser divino andar na Mogi-Bertioga (assim como é divino andar na Tamoios), só que não tenho boas lembranças de Boiçucanga (chuva braba de verão e carro enguiçado)
BS no está en línea   Reply With Quote
Old September 8th, 2008, 03:56 AM   #12
caco
Crucismogiensis

caco's Avatar

Quote:
Originally Posted by RRC View Post
Já ouvi várias pessoas dizerem que a Rio-Santos é uma das estradas mais belas que conhecem, suas fotos mostram que eles não estão errados. Assim que tiver um carro essa é uma das primeiras viagens que quero fazer
Já percorri dezenas de vezes a Rio-Santos entre Santos e Paraty e posso afirmar que nesta região fica umas das mais belas paisagens do país. Essa mistura de mar e serra é excepcional. Cada nova praia que conheço neste trajeto é uma surpresa. Pretendo conhecer todas um dia.

Quote:
Originally Posted by RRC View Post
Fiquei impressionado com esse condomínio com 8 kms de extensão, depois que vc faou fui olhar no GE, de fato ele é muito comprido, curiosa sua disposição.
O Condomínio Morada da Praia é realmente assombroso. Já passei alguns feriados lá e a quantidade de visitantes que ele recebe é incrível. Lá dentro há centros comercias, clube, uma passarela sobre a Rio-Santos de acesso à praia e até uma linha de ônibus gratuita para os turistas. Ao contrário da maioria dos mega-condomínios do litoral paulista este não foi construído paralelo à praia, mas em direção à Serra do Mar. Um condomínio dessa envergadura nunca mais poderá ser erguido nesta região devido às restrições ambientais.
Old November 30th, 2009, 04:39 AM   #13
Abreu
Registered User

Likes (Received): 0

Olá Caco!

Depois de ter ouvido notícia pelo rádio, dias atrás, sobre a construção de uma nova rodovia no litoral norte paulista (http://www.portodesantos.com/imprens...g.php?id=12483), achei um tempo livre agora e estava fuçando a internet para encontrar detalhes -- até porque sou proprietário de casa de veraneio no condomínio "Morada da Praia", que Você comenta neste post.

Minha curiosidade residia no fato de existir uma obra rodoviária projetada, cujo trajeto cortaria meu condomínio em duas metades, bem na altura do seu centro comercial. Foi então que me lembrei das estruturas de concreto armado, abandonadas desde há muitos anos, que Você aqui retrata em suas fotografias.

Ocorre que como fissurado por guiar em rodovias, eu as conheci há bem mais de 16 anos, quando comecei a transitar por aquelas bandas, e fiquei contente de ver que mais gente além de mim (e daminha família) já tinha observado aqueles verdadeiros totens em "homenagem" ao desperdício de recursos públicos.

Fiz questão de deixar um comentário aqui apenas para parabenizar-lhe pela beleza das suas fotografias e pela qualidade das suas informações, pois, como disse antes, adoro dirigir em rodovias -- mas não tenho o hábito de fotografá-las, o que Você parece fazer muito bem.

Por fim, pelo que acabei vendo na notícia cujo link deixei mais acima, a nova rodovia, com apenas 28 Km de extensão, nascerá ao pé da Rodovia dos Tamoios e terá seu término na praia do Guaecá, no "centro" de São Sebastião, e não correrá paralela à Rio-Santos até a Piaçagüera-Guarujá, como eu havia entendido.

Saudações,
Abreu no está en línea   Reply With Quote
Old November 30th, 2009, 05:55 AM   #14
EricoWilliams
Annoying Moderator

EricoWilliams's Avatar

Pra ficar perfeito só falta a duplicação da Mogi-Bertioga e da Rio-Santos! Não sabia dessas obras inacabadas que daria outro aspecto a rodovia, valeu por mostra-las, caco!
Old November 30th, 2009, 06:46 AM   #15
TêAgá

TêAgá's Avatar

Aliás, esses dias eu saí de S.Bernardo, fui a Paranapiacaba, de lá peguei a Estrada do Taquarussu (terra), saí na SP 102 e fui até Bertioga.

Estou pegando o gosto pelo "fora de estrada" e foi um passeio bem legal. Muito bom dirigir pela Mogi-Bertioga deserta, de madrugada.

SÃO PAULO F.C - O Único Hexacampeão Brasileiro sem asteriscos e letras miúdas. (e sem fax da CBF)

Acompanhe a modernização do Morumbi: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1356707
Old December 2nd, 2009, 03:05 AM   #16
caco
Crucismogiensis

caco's Avatar

Quote:
Originally Posted by TêAgá View Post
Aliás, esses dias eu saí de S.Bernardo, fui a Paranapiacaba, de lá peguei a Estrada do Taquarussu (terra), saí na SP 102 e fui até Bertioga.

Estou pegando o gosto pelo "fora de estrada" e foi um passeio bem legal. Muito bom dirigir pela Mogi-Bertioga deserta, de madrugada.
Putz, Tiago, há muito tempo tenho vontade de conhecer a Estrada de Taquarussu, que liga a Subestação de Tijuco Preto (aqui em Mogi das Cruzes) à Paranapiacaba. Uns dois meses atrás fui até a subestação, mas como tinha acabado de chover bastante naqueles dias, fiquei com receio de enfiar o meu carro naquela estrada. Mas ela é bem consevada? Se for deve dar para encarar ela em dias de chuva. No mesmo dia dei a "volta" em Mogi pela SP-102 e pela SP-39, andando cerca de 50 km sem sair de Mogi das Cruzes, um passeio bem legal, passando pelas duas represas (Jundiaí e Taiaçupeba) e perto da Serra do Mar.
Old December 2nd, 2009, 03:41 AM   #17
caco
Crucismogiensis

caco's Avatar

Quote:
Originally Posted by Abreu View Post
Olá Caco!

Depois de ter ouvido notícia pelo rádio, dias atrás, sobre a construção de uma nova rodovia no litoral norte paulista (http://www.portodesantos.com/imprens...g.php?id=12483), achei um tempo livre agora e estava fuçando a internet para encontrar detalhes -- até porque sou proprietário de casa de veraneio no condomínio "Morada da Praia", que Você comenta neste post.

Minha curiosidade residia no fato de existir uma obra rodoviária projetada, cujo trajeto cortaria meu condomínio em duas metades, bem na altura do seu centro comercial. Foi então que me lembrei das estruturas de concreto armado, abandonadas desde há muitos anos, que Você aqui retrata em suas fotografias.

Ocorre que como fissurado por guiar em rodovias, eu as conheci há bem mais de 16 anos, quando comecei a transitar por aquelas bandas, e fiquei contente de ver que mais gente além de mim (e daminha família) já tinha observado aqueles verdadeiros totens em "homenagem" ao desperdício de recursos públicos.

Fiz questão de deixar um comentário aqui apenas para parabenizar-lhe pela beleza das suas fotografias e pela qualidade das suas informações, pois, como disse antes, adoro dirigir em rodovias -- mas não tenho o hábito de fotografá-las, o que Você parece fazer muito bem.

Por fim, pelo que acabei vendo na notícia cujo link deixei mais acima, a nova rodovia, com apenas 28 Km de extensão, nascerá ao pé da Rodovia dos Tamoios e terá seu término na praia do Guaecá, no "centro" de São Sebastião, e não correrá paralela à Rio-Santos até a Piaçagüera-Guarujá, como eu havia entendido.

Saudações,
Primeiramente gostaria de dar às boas vindas ao fórum e muito obrigado pelo comentário, Abreu.

Fiquei contente em ler a notícia que você postou e saber que vai, tomara, sair o tão esperado contorno de Caraguatatuba e São Sebastião, já que a SP-55 (Rio-Santos) não possui traçado definido no centro destas duas cidades, o que acarreta grandes prejuízo aos usuários da rodovia e aos moradores destas cidades e o aumento da movimentação do Porto de Santos e a Central de Gás Natural da Petrobrás em Caraguatatuba só tendem a aumentar este desconforto.

Este contorno deverá seguir o traçado ser parecido com o projeto original da Rodovia Rio-santos, na qual ela passaria por dentro da Serra do Mar, ligando Cambury (costa sul de São Sebastião) e Porto Novo (costa sul de Caraguatatuba), encurtando o caminho em cerca de 30 quilômetros e evitando o tráfego no sinuoso trecho entre o centro e a costa sul de São Sebastião.

Abaixo vão algumas fotos e imagens das obras abandonadas na Rodovia Rio-Santos:

01. Viaduto de mais de 270 metros de extensão abandonado na Serra do Mar, em São Sebastião.

02.

03.

04.

05. Traçado do projeto original da Rio-Santos entre São Sebastião e Caraguatatuba (o existente margeia a costa)

06. Obras de terraplanagens abandonadas próximas à Cambury

07. Viaduto e pilares abandonados na interligação da Rio-Santos com a Piaçaguera-onde há quase trinta anos há um terrível semáforo.
Old December 2nd, 2009, 04:34 AM   #18
TêAgá

TêAgá's Avatar

Quote:
Originally Posted by caco View Post
Putz, Tiago, há muito tempo tenho vontade de conhecer a Estrada de Taquarussu, que liga a Subestação de Tijuco Preto (aqui em Mogi das Cruzes) à Paranapiacaba. Uns dois meses atrás fui até a subestação, mas como tinha acabado de chover bastante naqueles dias, fiquei com receio de enfiar o meu carro naquela estrada. Mas ela é bem consevada? Se for deve dar para encarar ela em dias de chuva. No mesmo dia dei a "volta" em Mogi pela SP-102 e pela SP-39, andando cerca de 50 km sem sair de Mogi das Cruzes, um passeio bem legal, passando pelas duas represas (Jundiaí e Taiaçupeba) e perto da Serra do Mar.
Ah Caco, com a estrada seca, um carro normal passa numa boa! O Pior trecho fica na divisa entre Santo André e Mogi das Cruzes. Não vou mentir pra você, judia de um carro normal sim.

Combina um dia que a gente junta os foristas e colocamos todo mundo no meu carro, aí não precisa ter dó!

O passeio é muito bonito!

Old December 2nd, 2009, 06:27 PM   #19
lusorod
LUSOROD

lusorod's Avatar

Likes (Received): 578

adorei as fotos...mas muitos trechos sao muito sinuosos e prerigosissimos.....duplicação já!

((((((((((MUITO AMOR NA SUA ALMA))))))))))))))))
lusorod no está en línea   Reply With Quote
Old December 2nd, 2009, 07:48 PM   #20
Overmundo
Aes não é Eletropaulo

Overmundo's Avatar

Likes (Received): 457

Quote:
Originally Posted by lusorod View Post
adorei as fotos...mas muitos trechos sao muito sinuosos e prerigosissimos.....duplicação já!
Bota perigoso nisso..rodei o meu carro na Mogi-Bertioga perto do reveillon passado indo pra Maresias..as sorte que "bati" proximo ao mirante...
Overmundo no está en línea   Reply With Quote

Reply

Tags
bertioga, mogi das cruzes, rio-santos, são sebastião

Thread Tools
Rate This Thread
Rate This Thread:

Posting Rules