daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Gerais > Arquitetura e Discussões Urbanas

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools Rating: Thread Rating: 4 votes, 5.00 average.
Old October 15th, 2008, 12:35 AM   #1
KASchramm
Sampa!

KASchramm's Avatar

Likes (Received): 195

São Paulo - Estádio do Pacaembu e Museu do Futebol

Estádio do Pacaembu e Museu do Futebol

Estádio do Pacaembu, ou Estádio Paulo Machado de Carvalho:

Números e dados sobre o Estádio:

Capacidade: 40.260 torcedores (na época de sua inauguração a capacidade era de 70.000 torcedores);

Construção: 1938 - 1940.

Inauguração: 04/1940

campo: grama natural, 104 x 70 metros;

Algumas fotos antigas extraídas de: http://www.aprenda450anos.com.br/450...o_pacaembu.asp

Estádio Municipal do Pacaembu
Crédito: Hildegard Rosenthal

Inauguração do Estádio Municipal do Pacaembu, em 27 de abril de 1940; a concha acústica, ao fundo, seria demolida para dar lugar aos assentos do chamado “tobogã”
Crédito: Hildegard Rosenthal

Estádio do Pacaembu, na década de 1940
Crédito: Thomaz Farkas

Pequeno trecho de texto sobre o Pacaembu, e sua história (extraído de: http://www.aprenda450anos.com.br/450...o_pacaembu.asp)

Quote:
Em 1926, a Companhia City (The City of São Paulo Improvements and Freehold Land Ltd.) doou um terreno de 75,598 metros quadrados ao Estado, que foi repassado à Prefeitura no bairro do Pacaembu, palavra que significa em tupi “terras alagadas”.

O Estádio Municipal de São Paulo, projetado pelo escritório Severo & Villares, foi inaugurado no dia 27 de abril de 1940, com a presença do então presidente da República, Getúlio Vargas, do interventor Adhemar de Barros e do prefeito Prestes Maia, que assistiram a coreografias cívicas e exibições atléticas. No dia seguinte à inauguração, realizou-se o primeiro jogo de futebol, entre o Palestra Itália, atual Palmeiras, e o Coritiba.

Na época, o Estádio do Pacaembu foi considerado o maior e mais moderno da América do Sul, com capacidade para 70 mil torcedores. A construção teve início em 1937. Feita de concreto cinza-claro, o estádio, segundo Nestor Goulart Filho, tinha uma “arquitetura expressionista, com seus traços exagerados, em linhas verticais e horizontais, quase agressivas”.

Em 1961, o estádio recebeu o nome de Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, em homenagem ao homem que comandou a delegação no mundial de futebol na Suécia em 1958. Em 1970, foi reformado e aumentou a sua capacidade para 15 mil novos lugares. Suas instalações permitem a prática de vários esportes olímpicos: futebol, natação, boxe, vôlei, basquete, handebol, futebol de salão, tênis e atletismo, além de ginástica e dança.
Em 2007 o Estádio passou por reformas, e em 2008 foi inaugurado ali o Museu do Futebol.

Museu do Futebol

Quote:
O novo espaço permitirá aos visitantes entender como o futebol, um esporte inglês, de elite e branco, aos poucos ganhou novos traços e se tornou brasileiro, popular e mestiço, como a própria cultura brasileira.

A partir de três eixos - emoção, história e diversão, o museu vai contar a história do futebol. Vai mostrar, por exemplo, o que futebol tem a ver com arte, o impacto do esporte na vida das pessoas, a história das Copas do Mundo, além de garantir a interatividade com o público. Os visitantes terão acesso a uma seqüência de experiências visuais e sonoras que relacionam o esporte e a vida brasileira no século XX. Ao todo, são seis horas de imagens exibidas em vídeos no Museu.

O Museu ocupa uma área de 6,9 mil metros quadrados, no chamado ‘avesso’ das arquibancadas, ou seja, dentro de um espaço que fica embaixo das arquibancadas, na entrada principal do Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, o nome oficial do Pacaembu. Ele ocupa o espaço que antes compunha os alojamentos e restaurante, que já não eram utilizados.

Orçado em R$ 32,5 milhões, o Museu é uma iniciativa do Governo do Estado e da Prefeitura de São Paulo, com a parceria da Fundação Roberto Marinho, que captou recursos com a iniciativa privada, pela Lei Rouanet. Depois de inaugurado fará parte da rede estadual de museus. Será administrado por uma Organização Social criada exclusivamente para a gestão do espaço, vinculada à Secretaria Estadual da Cultura.

Em visita ao museu na última semana, o governador José Serra participou da gravação de um quadro que fará parte da exposição do museu. Diversas pessoas serão convidadas a contar qual foi o gol que marcou sua vida e o gol será mostrado em vídeo ou fotografia, no caso daqueles que não tiverem sido televisionados. De tempos em tempos, novos depoimentos serão colhidos e apresentados na mostra. Para Serra, o gol mais marcante foi o de Pelé, numa partida da Seleção Brasileira contra a Seleção Francesa, na disputa das semifinais da Copa do Mundo de 1958. A partida terminou em 5 a 2 para o Brasil.
Trecho retirado de: http://www.saopaulo.sp.gov.br/sis/le...a.php?id=99132

Minhas fotos:

Próximo à entrada do Museu:

No espaço de saudação ao Rei Pelé:

"Anjos Barrocos"

Espaço dedicado à mostrar as origens do futebol no Brasil.

Espaço dedicado às Copas do Mundo. Oito totens , 370 fotos e 16 vídeos contam a história de todas Copas já realizadas.

Passarela, com vista para a Praça Charles Miller

Espaço dedicado aos números e curiosidades do futebol (na foto, um corredor do espaço).

"Jogo de Corpo"

Vale lembrar que por mais que as fotos mostrem, elas não substituem a visita ao Museu. Vale lembrar também que eu não fotografei todos os espaços, fotografei apenas alguns. Além desses espaços mostrados, tem vários outros muito interessantes, mesas de pebolim (4-4-2, 4-2-4, etc.) ,café, lojas, Sala de exposições temporárias, vista para o Estádio, etc.

Meu thread mais recente: 89ª Corrida de S. Silvestre

São Paulo, eSPetacular.
KASchramm no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old October 15th, 2008, 12:36 AM   #2
KASchramm
Sampa!

KASchramm's Avatar

Espero que gostem.

São Paulo, eSPetacular.
Old October 15th, 2008, 12:55 AM   #3
IcaroSP
Registered User

IcaroSP's Avatar

Likes (Received): 362

O pacaembu é um belo estádio... Parábens pelo thread... O estádio melhorou muito depois de sua ultima reforma? Muito belo o museu tambem! Quando eu estiver sem preguiça eu vou conhecer!
IcaroSP no está en línea   Reply With Quote
Old October 15th, 2008, 01:18 AM   #4
Cauê
Registered User

Cauê's Avatar

Likes (Received): 3907

Ficou ótimo!
Essa entrada do Pacaembu é clássica, adoro.
O Museu é espetacular.
Old October 15th, 2008, 03:33 AM   #5
SJC.capitalist
São José dos Campos

SJC.capitalist's Avatar

Likes (Received): 203

O Pacaembu é na minha opinião o estádio antigo mais belo do país e agora com esse museu fantástico ficará melhor ainda, este museu terá tanto sucesso quanto o Museu da Lingua Portuguesa por sua interatividade e inovação, fora o seu conteúdo, o mais amado pelos brasileiros, o futebol.

Muito bom Kas!
Otimo trabalho, não vejo a hora de conhecê-lo!

E alguém tem notícias sobre o MAC do Ibirapuera, no prédio da Detran? Nada até agora?
Este, quando pronto, será o novo ícone de São Paulo, será tão bom quanto o MASP, é claro, o MASP é único e nenhum museu na América Latina chega a seu nível, contudo o novo MAC será uma versão auto-sustentável, evitando problemas de financeiros que assolam o MASP, infelizmente.

SJC.capitalist no está en línea   Reply With Quote
Old October 15th, 2008, 03:43 AM   #6
tchelllo
BANNED

Likes (Received): 29

...

O Pacaembú é muito lindo. E este museu está a altura da importância do futebol em nosso país. Parabéns a todos nós!
tchelllo no está en línea   Reply With Quote
Old October 15th, 2008, 03:51 AM   #7
PejatBR
Registered User

PejatBR's Avatar

Likes (Received): 30

Adoro o Pacaembu, estádio muito bonito que ficou ainda mais fantástico com o museu do futebol.
PejatBR no está en línea   Reply With Quote
Old October 15th, 2008, 05:02 AM   #8
Rodrigo Guidotti
Progredir sem cessar

Rodrigo Guidotti's Avatar

Likes (Received): 455

Nossa, o museu deve ser lindo mesmo!
Old October 15th, 2008, 07:28 AM   #9
lusorod
LUSOROD

lusorod's Avatar

Likes (Received): 616

Eu não vejo a hora de ir, acho que nesse proximo finde vai rolar!

((((((((((MUITO AMOR NA SUA ALMA))))))))))))))))
lusorod no está en línea   Reply With Quote
Old October 15th, 2008, 02:50 PM   #10
João Paulistano
Faça sua parte!!!

João Paulistano's Avatar

O Pacaembú, além de ser o estádio com melhor localização na capital, é belíssimo. Foi a escolha perfeita para a construção do museu.

Parabéns pelo tópico Klaus.
Old October 15th, 2008, 09:30 PM   #11
DPJ1986_
Registered User

Likes (Received): 129

Parabéns pelo thread Klaus, as fotos ficaram ótimas !!!
O museu é belíssimo, dispensa qualquer tipo de comentários !!!
Old October 16th, 2008, 06:58 PM   #12
KASchramm
Sampa!

KASchramm's Avatar

Obrigado a todos!

São Paulo, eSPetacular.
Old October 18th, 2008, 12:58 AM   #13
Tlag
Sou do eixo, sou do mal!

Tlag's Avatar

Likes (Received): 73

Nossa, eu estou impressonado com a qualidade do museu e o estádio está lindo! Essa entrada é bem clássica. Eu o acho o estádio mais bonito da cidade e dos antigos ele tem a entrada mais bonita, com o museu ele ficou chique demais. Não vejo a hora de conhecer.
Old October 26th, 2008, 08:16 PM   #14
HugoCatanduva1993
>> Hugo C@t@nduv@ <<

HugoCatanduva1993's Avatar

Likes (Received): 0

Ficou beleza o museu muito bom.
HugoCatanduva1993 no está en línea   Reply With Quote
Old October 26th, 2008, 08:27 PM   #15
caco
Crucismogiensis

caco's Avatar

Likes (Received): 1000

Belas fotos.

Conheci o Museu do Futebol há duas semanas e adorei o passeio, muito completo. Tirei centenas de fotos mas ainda não tempo de postá-las aqui.

Abaixo vai uma panorâmica que fiz do estádio a partir do Museu do Futebol:
image hosted on flickr
caco no está en línea   Reply With Quote
Old October 26th, 2008, 10:59 PM   #16
KASchramm
Sampa!

KASchramm's Avatar

Valeu! Linda panorâmica!

São Paulo, eSPetacular.
Old October 27th, 2008, 02:16 AM   #17
Cauê
Registered User

Cauê's Avatar

Likes (Received): 3907

Vocês notaram que o novo museu deu um novo status ao Pacaembu ? Com o tempo, o museu vai transferindo ao estádio, ainda mais importância. Agora vai além do futebol e o estádio entra para o setor turístico e para a vida cultural.

Isso foi o máximo.
A panorâmica acima é linda.
Old October 27th, 2008, 03:59 AM   #18
caco
Crucismogiensis

caco's Avatar

Likes (Received): 1000

valeu.
caco no está en línea   Reply With Quote
Old October 27th, 2008, 07:35 PM   #19
TEBC
Registered User

TEBC's Avatar

Likes (Received): 4060

Quote:
Originally Posted by Cauê View Post
Vocês notaram que o novo museu deu um novo status ao Pacaembu ? Com o tempo, o museu vai transferindo ao estádio, ainda mais importância. Agora vai além do futebol e o estádio entra para o setor turístico e para a vida cultural.

Isso foi o máximo.
A panorâmica acima é linda.
isso sem falar sua grande importancia como centreo esportivo de lazer que ele ja é para os mradores da regiao. pq muitos nao sabe, mas o pacaembu é um complexo com piscinas, quadras de tenis e poliesportivas.
Old October 27th, 2008, 07:38 PM   #20
TEBC
Registered User

TEBC's Avatar

Likes (Received): 4060

Quote:
Originally Posted by IcaroSP View Post
O pacaembu é um belo estádio... Parábens pelo thread... O estádio melhorou muito depois de sua ultima reforma? Muito belo o museu tambem! Quando eu estiver sem preguiça eu vou conhecer!
para o publico em geral nao mudou muita coisa.. as cadeiras ainda nao foram trocadas e ainda se utiliza banheiro quimico... mas pra quem frequenta partes internas do estadio melhorou sim.. reforma dos vestiarios, criacao de camarotes, troca das luzes de iluminacao, concretagem da pista de atletistmo, reforma do telao, troca do gramado... ficou show!!

Reply

Thread Tools
Rate This Thread
Rate This Thread:

Posting Rules