daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Sudeste

Sudeste Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro

Reply

Thread Tools
Old October 31st, 2008, 07:12 PM   #1
DouG Wq
Registered User

DouG Wq's Avatar

Likes (Received): 276

Percorrendo 40 km - De Campos a praia mais próxima, Grussaí

Freqüentemente estou em Grussaí, a praia mais próxima da cidade de Campos dos Goytacazes, então atendendo a pedidos e a curiosidade de alguns colegas, afinal é fundamental mostrar a praia hoje e como estará daqui a alguns anos após o Complexo Portuário do Açu, aqui está um breve thread com algumas fotos de Grussaí. Bom... Espero que essas mudanças possibilitem que a praia mude para melhor.
De alguns anos para cá, a praia já vem passando por algumas mudanças tanto no crescimento quanto na urbanização, mas agora a prefeitura divulgou um pacote e o município deve passar por mudanças mais radicais na urbanização, de acordo com o plano diretor e esperando o boom populacional.
Vale lembrar que o município de Campos possui praia, Farol de São Thomé, porém não é a mais próxima da cidade, fica aproximadamente 50 km do distrito sede.
Do trevo da BR 356 até Grussaí, 3º distrito de São João da Barra são pouco mais de 30 km, mas como não moro próximo a saída para São João da Barra, percorro mais alguns quilômetros dentro da cidade. No thread fotografei desde a região onde moro em Guarus, margem esquerda do Rio Paraíba do Sul até o bairro Nossa Senhora Aparecida em Grussaí, na Ilha de Grussaí, não passei pelo “Centro” do distrito de Grussaí.
Não deu para ir aos locais onde já estão ocorrendo algumas obras, como o novo calçadão ecologicamente correto, fica pra próxima.
As fotos são desse último domingo dia de segundo turno e a sujeira também.
Eu estava sentado no banco de trás, logo, as fotos não foram as melhores possíveis, mesmo assim espero que vocês gostem.

1. Avenida Senador José Carlos Pereira Pinto, uma das principais de Guarus, subdistro na margem esquerda do Paraíba. A via está passando por obras de expansão da rede de esgoto, contudo é nítido que sua urbanização está abandonada. Também sua urbanização é de cerca de 10 anos atrás, de lá para cá não passou por significativas intervenções, talvez por essas e outras que mesmo não sendo a melhor opção, algumas figuras tenham sido as únicas que conseguiram derrubar a candidatura que teve a máquina por cerca de 10 anos. Essa loja é nova, ainda não abriu, o comércio na região cresceu bastante de uns anos para cá após a construção do Hospital Geral de Guarus.

2.

3. Parque Vicente Dias, na rua de subida da ponte, no canto esquerdo blocões dos anos 80/90 que estão merecendo mais que uma reforma.

4. Skyline do Centro e do início da região Oeste.

5. Bairro da Lapa, na região central.

6.

7. Fim da Avenida 7 de Setembro e início de seu prolongamento a Avenida Alberto Lamego e entroncamento com a Avenida Felipe Uébe, onde é necessário fazer um pequeno contorno para seguir pela Alberto Lamego.

8. Avenida Felipe Uébe, importante ligação da Avenida 28 de Março com a Avenida Alberto Lamego para os bairros do Setor Leste. A via possui um comércio focado em agências de automóveis.

9.

10. Feito o contorno, estamos na Alberto Lamego, a via possui um comércio bem diversificado.

11. Projeto em fase de conclusão.

12. As lojas de móveis sofisticados e modulados também é algo certo na região.

13. Acesso a Avenida Gilberto Cardoso, outra importante via de ligação do Setor Oeste com a Avenida 28 de Março.

14.

15. Só existem baixinhos nessa região.

16. Entrada do condomínio de classe média alta Boungaville, não sei se a grafia está correta.

17.

18. Outro condomínio de classe média alta, o Bosque das Acácias.

19. Condomínio Verdes Campos, baixinhos do início da década de 90, porém não diferem muitos dos baixinhos que estão sendo construídos mais adiante.

20. Surgindo mais um, o Privilege, com área de lazer onde priorizam a arquitetura, os lotes mais baratos estão saindo a R$ 110 mil.

21. UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

22. Centro de Convenções da UENF.

23. A universidade foi construída na gestão Brizola, para a galera do estado do RJ não precisa nem falar rs, os chamados CIEPS, mas não se deixa enganar pela aparência, pois esta é a 3ª melhor universidade pública do estado, atrás apenas da UFRJ e da PUC.

24. Hospital Veterinário da UENF, através do vidro traseiro do carro.

25. Pegando a BR 356. A rodovia possui acostamento somente em alguns trechos e em outros trechos o acostamento está sem asfalto, pois as obras não foram concluídas. Por outro lado depois do início das obras do Complexo Portuário do Açu a sinalização até que teve uma melhora.

26. Mais condomínios, este é o Vale do Paraíba, também está sendo implantado, os lotes nesse já são um pouco mais baratos, aproximadamente a partir de R$ 70 mil. As casas nas laterais fazem parte de outros condomínios.

27. Solar dos Airizes, onde foi gravada parte da primeira versão de A Escrava Isaura. Há pouco tempo teve o telhado reformado, mas só...

28. Cana, presente em um bom pedaço da estrada, depois vem o pasto.

29. Chegando ao distrito sanjoanense de Barcelos.

30. Usina de Barcelos.

31. Fazenda Santa Maria, o casarão é notável de longe, pena que de carro não deu pra fotografar legal.

32.

33. Passando por Degredo, não sei se é apenas uma localidade pertencente ao distrito de Cajueiro, ou se Degredo também é um distrito, é que um fica muito perto do outro. Acho que deve ser aproximadamente 1 km de distância entre um local e outro.

34. Uma pousada ainda em Degredo.

35. Distrito de Cajueiro, também vem passando por um nítido processo de urbanização de alguns anos para cá, essa placa azul é um dos acessos ao futuro Complexo Portuário do Açu, este é o segundo acesso, logo após de Barcelos há um acesso .

34. Atrás do quiosque está em construção uma escola modelo, parceria do Governo do Estado e prefeitura.

35.

36. A esquerda continua a BR 356 para São João da Barra (distrito sede) e Atafona, a esquerda para Grussaí.

37.

38. Observem a diferença do asfalto ao sair da BR 356. Esse trecho, de responsabilidade da prefeitura, passou por obras há pouco tempo, ficou mais largo, não possuía acostamento, e ainda retiraram o asfalto antigo e passaram um novo algo.

39. Condomínio que surge na entrada de Grussaí, bem longe do mar, mas ainda está barato, quero ver daqui a alguns anos... Desculpem pela foto através do vidro escuro e ainda com adesivo.

40. Chegando a Grussaí. Hoje um terreno aqui na chegada custa em torno de R$ 20 mil.

41. Cortando caminho, pois minha casa fica na Ilha, por isso não segui pela avenida principal do distrito. A rodovia estava bastante movimentada para um período fora do verão, mas também com o sol que estava fazendo.

42.

43. Fizeram uma pracinha super simpática pouco antes da ponte, mas mal deu pra pegar a ponte. Essa ponte também foi feita há pouco tempo, era uma ponte que só passava um carro por vez, com essa no carnaval e em alguns fins de semana de verão o trânsito já é complicado, imagine com a outra.

44. Lagoa de Grussaí, sem dúvidas um dos desafios da prefeitura será preservá-la junto ao crescimento do município. A lagoa já não é mais propícia ao banho, pois como não há rede de coleta de esgoto nem preciso dizer para onde vai o esgoto... Na área próxima ao complexo portuário está sendo criado um parque, mas nessa área já habitada que será mais complicado e minha casa está entre as várias que possuem os quintais na margem da lagoa e não é área de invasão não hein gente .

45. Principal avenida da Ilha de Grussaí, foto tirada em direção ao futuro Complexo Portuário do Açu que terá ligação com essa via após a construção de uma ponte sobre a lagoa. Esse trecho é oposto à direção da minha casa, a partir desse banheiro público no canto direito de cor branca e azul a urbanização é mais recente e a via possui outro nome também que não me recordo. Toda a Ilha de Grussaí era vista como “periferia de Grussaí”, a região já vinha crescendo bastante, nessa direção da foto, pois é uma região mais recente e onde há mais terrenos, depois então desse grande investimento no município a Ilha está sofrendo uma valorização maior que a dita área nobre de Grussaí.

46. Neste trecho no bairro Nossa Senhora Aparecida, a via é chamada de Avenida Santo Amaro.

47.

48.

49. Passarela de pedestres suspensa por cabos de aços, o pessoal da Engenharia Civil e da Arquitetura me corrijam caso eu esteja errado.

50. Lagoa de Grussaí, na área próxima ao oceano. Sem dúvidas num futuro próximo será necessária uma outra ligação entre área do continente e a Ilha de Grussaí, ótimo seria se fosse uma ponte estaiada ligando a Avenida Atlântica. Estou sonhando demais, mas quem sabe .

51. A prefeitura anunciou a urbanização do entorno da lagoa neste trecho e prevê a construção de um mirante.

52. Casuarinas e um quiosque entre as árvores.

53. O projeto do calçadão está sendo executado do outro lado da lagoa, que já possuía um mini calçadão, mas a população já começou a cobrar a urbanização da orla da Ilha. Como o calçadão do lado “central” está previsto para ficar pronto antes do início desse verão, acredito que a orla da Ilha comece a ser urbanizada no próximo ano para o verão de 2010.

54. Outro projeto que está sendo construído em frente a UENF, bloquinho que disse ser bem parecido com o outro já existente =/ também R$ 350,00 mês. Esqueci de postar antes, para não ter que mudar a numeração aqui está. A Tenda está lançando um projeto também na frente da UENF, postei por aqui, o Modrian Life, sendo Tenda até que estava legalzinho, até tem opção de cobertura.

55.

Confesso que esse thread foi feito as pressas, mas já deu pra matar um pouco da curiosidade sobre Grussaí. Prometo que faço outro com mais calma.
Já é minha segunda promessa em relação a threads, estou devendo um da Pelinca, mas vai sair.

Last edited by DouG Wq; October 31st, 2008 at 08:15 PM.
DouG Wq no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old October 31st, 2008, 09:18 PM   #2
LCastelo
Gaucho e Brasileiro

LCastelo's Avatar

Likes (Received): 3

Rapaz!!!

Achei a cidade bem feinha e ficou pior ainda com essa sujeirada das eleições. Deixou o aspecto pior ainda.

Quanto a parte da lagoa, porque urbanizar a sua orla? Parece ser um lugar mais afastado e particularmente acho que deveria-se deixar o mais natural possível, se bem que pela sujeira na beira da mesma, parece que o numero de freqüentadores é grande.

No mais, parece ser um lugar sem grandes atrativos para o turismo. Pelo ao menos é o que as fotos me passaram.

Mas valeu pelo thread mesmo assim!
LCastelo no está en línea   Reply With Quote
Old October 31st, 2008, 09:21 PM   #3
LCastelo
Gaucho e Brasileiro

LCastelo's Avatar

Likes (Received): 3

Curiosidade:
Esta foto é a típica paisagem do litoral gaúcho!!!!
LCastelo no está en línea   Reply With Quote
Old October 31st, 2008, 09:57 PM   #4
DouG Wq
Registered User

DouG Wq's Avatar

Quote:
Originally Posted by LCastelo View Post
Rapaz!!!

Achei a cidade bem feinha e ficou pior ainda com essa sujeirada das eleições. Deixou o aspecto pior ainda.

Quanto a parte da lagoa, porque urbanizar a sua orla? Parece ser um lugar mais afastado e particularmente acho que deveria-se deixar o mais natural possível, se bem que pela sujeira na beira da mesma, parece que o numero de freqüentadores é grande.

No mais, parece ser um lugar sem grandes atrativos para o turismo. Pelo ao menos é o que as fotos me passaram.

Mas valeu pelo thread mesmo assim!
Bom LCastelo, esse thread eu não foquei a cidade de Campos, já fiz outros sobre Campos focando diferentes regiões e o pessoal que acompanha sabe que apesar de todos os problemas, a cidade possui vários pontos interessantes, como a construção de novos edifícios, o Jardim São Benedito, o Teatro Municipal Trianon, o patrimônio histórico, a Praça São Salvador e por aí vai, caso você queira posso te passar o link dos outros threads. A cidade infelizmente apresenta pontos de contradições, mas no geral não a considero feia e sim sem graça, tem umas cidades de RM bem maiores que Campos que essas sim são feias, mas prefiro não citar nomes.
Nesse thread o foco foi o percurso até Grussaí, uma das praias de São João da Barra. Como eu falei foi um breve thread, pois algumas pessoas estavam interessadas em ver imagens do local hoje e como estará daqui a alguns anos com o Complexo Portuário do Açu, citei isso mais de uma vez, só prestar atenção no texto. Por outro lado também me limitei a um bairro da praia, contudo uma das regiões que mais vem crescendo.
São João da Barra possui o Pontal de Atafona, o delta do Rio Paraíba do Sul, areias monazíticas (não tenho certeza da grafia, caso esteja errado me corrijam), que auxilia no tratamento de doenças, a Praia de Grussaí e Chapéu de Sol. A prefeitura divulgou todo um pacote de urbanização que inclusive postei algumas coisas no Arquitetura e Discussões Urbanas, o entorno da lagoa passará por urbanização com construção de mirante, assim como a orla e mesmo as águas não sendo cristalinas como em outras cidades a urbanização vai dar um banho em muita cidade turística por aí e a área de lagoa próxima as obras do Complexo Portuário do Açu está sendo transformado em parque e a prefeitura já estuda junto a universidades como explorar o ecoturismo. São João da Barra já recebe cerca de 400 mil turistas durante o verão, seu carnaval é um dos melhores do interior do estado e o principal de tudo aqui é mostrar como está hoje e como estará após o funcionamento do Complexo Portuário do Açu. É importante ressaltar que todo o município de São João da Barra possui apenas cerca de 30 mil habitantes e que até uns 2 anos atrás não havia metade dessa urbanização que existe hoje, mesmo sendo uma simples urbanização e com as mudanças no plano diretor, que inclusive coloca o Turismo como um dos carros chefes da economia e com o pacote de urbanização que a prefeitura anunciou, a mesma já está aplicando o conceito de planejamento antes do boom populacional, geralmente as cidades que recebem grandes investimentos não fazem isso. Também já mostrei fotos do Centro de São João da Barra que é super agradável, essas são fáceis de encontrar na rede.
Valeu!
Old October 31st, 2008, 10:01 PM   #5
Bruno SP
Registered User

Bruno SP's Avatar

Likes (Received): 21

Eu não achei tão mal. Até que é bonitinha sim
Bruno SP no está en línea   Reply With Quote
Old October 31st, 2008, 11:29 PM   #6
tonyssa
.

tonyssa's Avatar

Muito legal as fotos, com destaque para a foto nº 4 que ficou massa.
tonyssa no está en línea   Reply With Quote
Old November 1st, 2008, 12:30 AM   #7
RodrigoVix
Rodrigo!

RodrigoVix's Avatar

Likes (Received): 382

Legal Dowg, gostei das avenidas amplas de Campos, com canteiros, ciclovias... Me surpreendeu, Grussaí tbm me pareceu bem simpática.
Valeu pelas fotos!
RodrigoVix no está en línea   Reply With Quote
Old November 1st, 2008, 01:50 AM   #8
Driano MG
Mineiro da Mata

Driano MG's Avatar

Likes (Received): 766

Legal o passeio, de quebra deu pra conhecer um pouco mais de Campos, fico imaginado como isso estará daqui a uns 10 anos, Grussaí vai mudar bastante pelo visto.

Valeu Doug!
Driano MG no está en línea   Reply With Quote
Old November 1st, 2008, 04:57 AM   #9
DouG Wq
Registered User

DouG Wq's Avatar

Quote:
Originally Posted by RodrigoVix View Post
Legal Dowg, gostei das avenidas amplas de Campos, com canteiros, ciclovias... Me surpreendeu, Grussaí tbm me pareceu bem simpática.
Valeu pelas fotos!
Lembro-me que no primeiro thread, onde falei que quanto mais afastado do Centro mais largas se tornam as avenidas, o negócio é que a cidade é espalhada e por isso ainda não as mostrei.
Essa região da Avenida Alberto Lamego, no Setor Leste da cidade, me passa a impressão de ser muito agradável de morar, pois não há retenções no trânsito, o comércio é bastante diversificado, existem 2 supermercados mesmo sendo da mesma rede, padarias, mercearias menores e ainda tem além do básico como lojas para animais, agências de automóveis, lojas de encomenda da TAM, loteria, móveis modulados, enfim... Só faltam as lojas caras para a classe média e média alta da região não se deslocar até a região da Pelinca e os bancos, mas ainda assim existem caixas eletrônicos de duas redes bancárias na via.
Na foto 22, nessa rotatória de acesso a UENF em que irá sair o anel viário, já em construção, que ligará a BR 101 Sul a BR 356 no sentido para São João da Barra e fará a ligação entre bairros, desafogando a Avenida 28 de Março, principal ligação Leste-Oeste / Oeste-Leste da cidade, com esse fluxo mais os novos lançamentos imobiliários no entorno da avenida para as variadas classes, além dos lançamentos de classe média emergente que ocorrem no Jockey, bairro que fica pegando a BR 356 em sentido oposto ao que peguei e que com a conclusão do anel viário facilitando o acesso do Setor Sul ao Leste, me leva a concluir de que daqui a alguns anos essa região entre as fotos 24 e 25 por possuírem grandes áreas é uma região propícia à criação de um novo shopping que além desse público certo, teria o público de passagem para São João da Barra.
Uma vida na urbanização da avenida também seria bem legal, mas isso serve para toda a cidade, pois como viram no início do thread existem avenidas que precisam mais urgente de UP na urbanização, então caso eu pudesse escolher, daria prioridade a outras avenidas. A Alberto Lamego possui uma urbanização simples, mas que valoriza o verde se comparado a outras avenidas da cidade, acredito que com uma ênfase maior na natureza e postes de iluminação sem esquecer da arquitetura, os postes poderiam ser como na Avenida 28 de Março e Nilo Peçanha para ocorrer uma padronização, a cara da avenida melhoraria bastante.
Para quem não lembra dos postes da 28 de Março e Nilo Peçanha, está aqui o primeiro thread que fiz da cidade, que mostra essas avenidas.
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=700314

Grussaí está melhorando ano após ano.
Abraços!

Last edited by DouG Wq; November 1st, 2008 at 06:13 AM.
Old November 1st, 2008, 07:15 PM   #10
caco
Crucismogiensis

caco's Avatar

Likes (Received): 748

Uau, que belo passeio. Adorei o tópico, maus parabéns!
caco no está en línea   Reply With Quote
Old November 1st, 2008, 10:11 PM   #11
Cauê
Registered User

Cauê's Avatar

Likes (Received): 3538

Eu gostei do Skyline da foto 4
Cauê no está en línea   Reply With Quote
Old November 1st, 2008, 11:15 PM   #12
Cerrado
Baiano sim senhor!

Cerrado's Avatar

Likes (Received): 2029

Muito legal a viagem, Grussaí parece ser muito bonitinha.,
Adorei a foto 04, Campos está com ótimo skyline.
Cerrado no está en línea   Reply With Quote
Old November 2nd, 2008, 07:30 AM   #13
Vini2
EIKE SORRISO!

Vini2's Avatar

Likes (Received): 184

Também adorei o skyline da foto 4 hehe.
Essa região tem um potêncial enorme pra crescer!
Vini2 no está en línea   Reply With Quote
Old November 2nd, 2008, 08:22 AM   #14
Gui_Poa
Antigo Xinah_Poa to Gui_P

Gui_Poa's Avatar

Likes (Received): 315

achei legal que a unica lixeira que aparece nas fotos, é onde a rua esta mais suja.

saususahusuaas

me lembrou muito o litoral gaúcho, mas muito mesmo.
Gui_Poa no está en línea   Reply With Quote
Old November 2nd, 2008, 02:47 PM   #15
GilsonBarros
Thiago Agom

GilsonBarros's Avatar

Likes (Received): 177

Deu pra matar a curiosidade sim...
Agora falta o centrinho de Grussaí e a orla...heheheh
Mas vamos ver como Grussaí se comportará nos próximos anos.
Old November 3rd, 2008, 05:19 PM   #16
nattevagten
Feito em Minas.

nattevagten's Avatar

Likes (Received): 10

Fiz esse trajeto há uns 10 anos, quando tirei carteira. É engraçado como este Y da foto 36 continua claro na memória! Já sei que dá pra voltar lá sem me perder, então.
nattevagten no está en línea   Reply With Quote
Old November 3rd, 2008, 10:46 PM   #17
paulosergio1405
BANNED

Likes (Received): 1

Legal seu documentário! Estava parecendo sorocaba, depois ficou com a cara de lauro de freitas. A foto do skyline é muito impactante, Campos não é mole, nãoooo!!
paulosergio1405 no está en línea   Reply With Quote
Old November 4th, 2008, 02:39 PM   #18
Fabius_
Ad astra

Fabius_'s Avatar

Likes (Received): 742

Adoro esses threads-viagem!
Interessante o registro da região, que tem cara de interior mesmo sendo tão perto da praia.
A largura do Paraíba do Sul sempre impressiona, ainda mais para mim, que estou acostumado a vê-lo com uns 30-40m de largura...
Parabéns pelo registro.
Old November 5th, 2008, 01:24 PM   #19
rcwall
Registered User

Likes (Received): 4

Valeu pela iniciativa Doug.
rcwall no está en línea   Reply With Quote
Old November 6th, 2008, 12:00 AM   #20
Belcity
Carioca

Belcity's Avatar

Likes (Received): 88

boas fotos
gostei do lugar
q tanta sujeira era aquela nas primeiras fotos?

Reply

Thread Tools

Posting Rules