daily menu » rate the banner | guess the city | one on one

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Gerais > Infraestrutura e Transporte > Infraestrutura e Transporte > Transporte Aéreo

Global Announcement

SkyscraperCity needs your help to do some house cleaning! please click here for more info!

Reply

Thread Tools Rating: Thread Rating: 29 votes, 4.31 average. Display Modes
Old July 11th, 2009, 01:16 AM   #41
SH
;)

Likes (Received): 201

Tô esperando Yuri... Eles não divulgam números como a Infraero e o Daesp.
SH no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old July 11th, 2009, 02:07 AM   #42
Calvin_
Registered User

Calvin_'s Avatar

Likes (Received): 0

É...essa falta do ILS tá pesando aqui...MUITAS horas de aeroporto fechado nos últimos dias...quase não vejo aviões passando por aqui ultimamente...
Calvin_ no está en línea   Reply With Quote
Old July 11th, 2009, 02:07 AM   #43
GabrielLDB
Registered User

GabrielLDB's Avatar

Likes (Received): 34

Quote:
Originally Posted by Yuri S Andrade View Post

Aeroporto de Maringá

Alguém sabe qual é a movimentação do Aeroporto de Maringá? E de Cascavel? Lembrando que Maringá "tirou" a Azul de Londrina.
Nem me fale! HAHAHA
Na verdade a azul estava certa...
Lá era mais vantajoso dou razao a azul!
GabrielLDB no está en línea   Reply With Quote
Old July 11th, 2009, 02:10 AM   #44
Calvin_
Registered User

Calvin_'s Avatar

Quote:

Aeroporto de Maringá

Alguém sabe qual é a movimentação do Aeroporto de Maringá? E de Cascavel? Lembrando que Maringá "tirou" a Azul de Londrina.

Movimento do Aeroporto Regional de Maringá em 2005 segundo a Wikipedia foi de 297.033 passageiros, e a capacidade anual é de 430.000 passageiros.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Aeroporto_de_Maring%C3%A1

Lembrando, essa carência de números é por que o Aeroporto de Maringá não é administrado pela Infraero.
Old July 11th, 2009, 02:12 AM   #45
Yuri S Andrade
Registered User

Yuri S Andrade's Avatar

Foto-símbolo da "derrota" de Londrina:

Última foto do thread do MBBV84:
Maringá - Uma cidade de primeiro mundo no Brasil (fotos tiradas no mirante da Catedral em alta definição)
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=904472

Yuri S Andrade no está en línea   Reply With Quote
Old July 11th, 2009, 02:20 AM   #46
Calvin_
Registered User

Calvin_'s Avatar

Ótimo para Maringá a Azul se instalar por lá, porém ruim para Londrina.
Enfim, o movimento em LDB tem crescido nos últimos anos, mesmo com a TAM/GOL/TRIP, a tendência é continuar crescendo, mas com a falta do ILS tá ficando difícil.
Muito tempo de Aeroporto fechado, Muitos passageiros perdidos, Muitos negócios perdidos, este é o Fato.
Old July 13th, 2009, 05:08 AM   #47
MBBV84
Registered User

Likes (Received): 2

Quote:
Foto-símbolo da "derrota" de Londrina:

Última foto do thread do MBBV84:
Maringá - Uma cidade de primeiro mundo no Brasil (fotos tiradas no mirante da Catedral em alta definição)
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=904472

Olá Yuri valeu por ter dado o crédito da foto a minha pessoa, mais na verdade essa foi a única foto que eu peguei do Jornal de Maringá.

Quanto aos numeros do aeroporto de Maringá é dificil de saber, pois o siye está em construção ainda, e o mesmo não é administrado pela Infraero. Mais eu acredito que esteja na casa dos 30.000 por mes com a entrada da Pantanal e da Azul.
30.000 x 12 = 360.000 por ano

Quanto a aparelhagem do aeroporto de Londrina, o mesmo merece realmente investimentos pq não é brincadeira o tanto de avião que desce aqui e que era para descer em Londrina.

Aqui além de ser menos alto que o de Londrina (550 x 570), abre mais que ai por causa que está mais dentro do continente, enquanto Londrina fica quase 100 km. mais para o litoral que Maringá. Assim a nebulosidade é bem maior ai do que aqui. Basta ver nas imagens dos satélites do Simepar.
www.simepar.br
MBBV84 no está en línea   Reply With Quote
Old July 13th, 2009, 05:33 AM   #48
Valter
Registered User

Valter's Avatar

Likes (Received): 219

Meu sonho é que na reestruturação do terminal de passageiro do aeroporto de Udi façam algo parecido com o de Maringá. Acho ele babante.
Como D. Beja Araxá nasceu camponesa.E, como D. Beja, também conheceu a adversidade, sendo o objeto de desejo de poderes superiores. O Estado apropriou-se de suas fontes, maculando sua beleza, ainda que a recompensasse com um rico patrimônio. Por ele, Araxá conheceu o mundo, e o mundo a conheceu. Hoje, D. Beja é Araxá, espelho de suas convicções e metáfora de suas contradições. Nela se refletem simultaneamente, as imagens do seu presente, as representações históricas e as verdades míticas do seu passado; as projeções para o futuro. Rosa Maria Spinoso
Valter no está en línea   Reply With Quote
Old July 13th, 2009, 06:55 AM   #49
Yuri S Andrade
Registered User

Yuri S Andrade's Avatar

Calvin e MBBV, vocês têm razão. Toda vez em Londrina é esse problema. O aeroporto parece que fica mais tempo fechado que aberto.

É incrível como as coisas NÃO acontecem aqui em Londrina! Estou me referindo evidentemente às obras públicas. Enquanto outras cidades como Maringá, Cascavel e Curitiba atraem investimentos públicos, melhoram sua infra-estrutura, Londrina fica aqui, parada. E olha que o Ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, é londrinense e vive na cidade.

Tudo é uma dificuldade em Londrina: aeroporto (esse e o de cargas), as pombas, as árvores, o teatro, o anel viário, o Wal-Mart... É DESANIMADOR!

Espero que as coisas mudem, pois a cidade tem potencial, basta olhar para o setor privado que continua robusto e crescendo APESAR da inércia do Poder Público.

Last edited by Yuri S Andrade; July 13th, 2009 at 04:36 PM.
Old July 13th, 2009, 05:36 PM   #50
SH
;)

Não acho nada legal essa história de 'derrota' de Londrina, é ficar alimentando uma rivalidade inútil. A TAM ter saído de Maringá e só estar cada vez mais presente em Londrina foi o quê? Pois então. Foi duro perder uma empresa dessas aqui, com o tamanho prestígio que tem, a extensa rede nacional e internacional, ao passo que a Azul ainda é uma empresa nova, muito longe do porte da TAM. Portanto, nem se compara.
O mercado aéreo em Londrina é muito maduro, só a TAM dispõe de 6 vôos diários, mais outros 3 da GOL, algo raro até mesmo em cidades do mesmo porte - Ribeirão Preto, mais populosa e bem mais rica, possui só 3 diários da TAM - e nenhum GOL. O movimento londrinense sempre está variando entre os 45-50 mil passageiros mensais, e o de Maringá, gira em torno de 22 mil até antes de Pantanal/Azul. Ou seja, metade do movimento de Londrina, mas nem metade dos vôos que Londrina tem (3 vôos GOL apenas, contra 9 GOL+TAM). Algo estava errado por aqui.
Se levarmos em conta a TRIP, ela disponibiliza a mesma quantidade de vôos em MGF e LDB. Fiz as contas de um dia de movimento (semana passada snme) somente por essa companhia nessas duas cidades, e adivinha? o movimento total foi idêntico, 443 passageiros em Maringá e 444 em Londrina (esta com E175 pra ajudar).
Não posso afirmar se houve uma transferência de passageiros de uma cidade para a outra, mas algo que aconteceu no mês seguinte à despedida da TAM me chamou a atenção: até então, o movimento mensal de Londrina estava em torno de 35 mil passageiros no máximo. Isso é até documentado através de reportagens na Folha de Londrina e até na RPC, falando da diminuição do número de passageiros, e que isso estava prejudicando o trading e etc. Contactaram TAM, GOL, e a resposta que tiveram é a de que não tinha previsão de novos vôos. Isso estava claro lá.
Pois então... logo a TAM pulou fora daqui, transformou o MGF-GRU das 6 da manhã em LDB-GRU (mais tarde, o vôo antigo MGF-CWB do meio da tarde foi transformado em LDB-CWB), e, olhe só, no outro mês o movimento no santos Dumont pulou dos 35 mil para cerca de 46-50 mil. Na mesma época, perdemos metade dos 25-27 mil passageiros. Isso realmente, é de se pensar.
Não foi a toa que a Azul escolheu aqui, um mercado fracamente atendido de linhas para SP até então. Bater de frente com o duopólio em Londrina não seria vantajoso pra ela, além de não adicionar nada de novo ali.

Londrina sempre bate a tecla do ILS, que é algo que todos os aeroportos do sul precisa ter. Mas, o ILS mais simples não resolveria muita coisa, então, não é isso que vai impedir o crescimento do Santos Dumont.

Last edited by SH; July 13th, 2009 at 05:46 PM.
Old July 13th, 2009, 06:15 PM   #51
Mauro Martins
From Brazil

Mauro Martins's Avatar

Quote:

Aeroporto de Maringá

Caro Yuri ... dados de 2008 (lembrando que neste ano os números devem variar bastante em Maringá e em Londrina devido a Azul e TRIP) ... dados de 2009 para MGF e CAC não tenho .....

Curitiba 4.281.849
Foz do Iguaçú 766.444
Londrina 507.876
Maringá 217.234
Cascavel 50.159
Mauro Martins no está en línea   Reply With Quote
Old July 13th, 2009, 07:46 PM   #52
EricoWilliams
Annoying Moderator

EricoWilliams's Avatar

Acho que seria muito drama achar que Londrina estaria perdendo uma disputa economica com Maringá, devido a segunda receber voos da mais nova cia aérea.

A diferença é que como já foi falado, o mercado em Londrina é muito mais amadurecido, enquanto em Maringá, ha uma lacuna a ser preenchida pelas empresas aéreas, a Azul soube aproveitar essa folga.
Old July 13th, 2009, 08:21 PM   #53
paulista1978
Registered User

Likes (Received): 117

Quote:
Originally Posted by SH View Post
Não acho nada legal essa história de 'derrota' de Londrina, é ficar alimentando uma rivalidade inútil. A TAM ter saído de Maringá e só estar cada vez mais presente em Londrina foi o quê? Pois então. Foi duro perder uma empresa dessas aqui, com o tamanho prestígio que tem, a extensa rede nacional e internacional, ao passo que a Azul ainda é uma empresa nova, muito longe do porte da TAM. Portanto, nem se compara.
O mercado aéreo em Londrina é muito maduro, só a TAM dispõe de 6 vôos diários, mais outros 3 da GOL, algo raro até mesmo em cidades do mesmo porte - Ribeirão Preto, mais populosa e bem mais rica, possui só 3 diários da TAM - e nenhum GOL. O movimento londrinense sempre está variando entre os 45-50 mil passageiros mensais, e o de Maringá, gira em torno de 22 mil até antes de Pantanal/Azul. Ou seja, metade do movimento de Londrina, mas nem metade dos vôos que Londrina tem (3 vôos GOL apenas, contra 9 GOL+TAM). Algo estava errado por aqui.
Se levarmos em conta a TRIP, ela disponibiliza a mesma quantidade de vôos em MGF e LDB. Fiz as contas de um dia de movimento (semana passada snme) somente por essa companhia nessas duas cidades, e adivinha? o movimento total foi idêntico, 443 passageiros em Maringá e 444 em Londrina (esta com E175 pra ajudar).
Não posso afirmar se houve uma transferência de passageiros de uma cidade para a outra, mas algo que aconteceu no mês seguinte à despedida da TAM me chamou a atenção: até então, o movimento mensal de Londrina estava em torno de 35 mil passageiros no máximo. Isso é até documentado através de reportagens na Folha de Londrina e até na RPC, falando da diminuição do número de passageiros, e que isso estava prejudicando o trading e etc. Contactaram TAM, GOL, e a resposta que tiveram é a de que não tinha previsão de novos vôos. Isso estava claro lá.
Pois então... logo a TAM pulou fora daqui, transformou o MGF-GRU das 6 da manhã em LDB-GRU (mais tarde, o vôo antigo MGF-CWB do meio da tarde foi transformado em LDB-CWB), e, olhe só, no outro mês o movimento no santos Dumont pulou dos 35 mil para cerca de 46-50 mil. Na mesma época, perdemos metade dos 25-27 mil passageiros. Isso realmente, é de se pensar.
Não foi a toa que a Azul escolheu aqui, um mercado fracamente atendido de linhas para SP até então. Bater de frente com o duopólio em Londrina não seria vantajoso pra ela, além de não adicionar nada de novo ali.

Londrina sempre bate a tecla do ILS, que é algo que todos os aeroportos do sul precisa ter. Mas, o ILS mais simples não resolveria muita coisa, então, não é isso que vai impedir o crescimento do Santos Dumont.
Ribeirao Preto é muito proxima do principal centro gerador de trafego do país (cerca de 300 km em linha reta, 325 km por rodovia), sendo servido por uma excelente malha viaria e onibus de qualidade de meia em meia hora. Seria melhor comparar com Uberlandia, Caxias do Sul, S. J. Rio Preto e outros polos industriais. E entre esses, Londrina bate todos em no. de voos.
paulista1978 no está en línea   Reply With Quote
Old July 13th, 2009, 09:11 PM   #54
Yuri S Andrade
Registered User

Yuri S Andrade's Avatar

Quote:
Originally Posted by SH View Post

Quote:
Originally Posted by EricoWilliams View Post
Acho que seria muito drama achar que Londrina estaria perdendo uma disputa economica com Maringá, devido a segunda receber voos da mais nova cia aérea.

A diferença é que como já foi falado, o mercado em Londrina é muito mais amadurecido, enquanto em Maringá, ha uma lacuna a ser preenchida pelas empresas aéreas, a Azul soube aproveitar essa folga.
Colegas, caso não tenha ficado claro, eu estava BRINCANDO!
Old July 13th, 2009, 10:17 PM   #55
GabrielLDB
Registered User

GabrielLDB's Avatar

Odiando ou nao eu acho SIM que Londrina está perdendo espaco pra Maringá...A cidade está SIM parada...Num é construcao de shopping que ve se a cidade esta crescendo ou nao e muito menos predios de tantos andares na gleba!
As industrias de grande porte de Londrina simplesmente PUFF, desapareceram sem mais nem menos(Eliane,Hussman...)E quanto ao aeroporto ele so esta com numeros positivos atualmente por Londrina sediar eventos a um preco favoravel se nao...coitado do Aeroporto Jose Richa de Londrina...
Temos que entender que Londrina nao esta na sua melhor fase!
Pessoal do SSC isso foi um desabafo nao levem pro lado pessoal!!!

So estou triste com uma cidade cheia de buracos,sem nenhum investimento na area industrial
Mas creio que um dia isso mudará...
Old July 14th, 2009, 02:40 AM   #56
SH
;)

Quote:
Originally Posted by GabrielLDB View Post
Odiando ou nao eu acho SIM que Londrina está perdendo espaco pra Maringá...A cidade está SIM parada...Num é construcao de shopping que ve se a cidade esta crescendo ou nao e muito menos predios de tantos andares na gleba!
As industrias de grande porte de Londrina simplesmente PUFF, desapareceram sem mais nem menos(Eliane,Hussman...)E quanto ao aeroporto ele so esta com numeros positivos atualmente por Londrina sediar eventos a um preco favoravel se nao...coitado do Aeroporto Jose Richa de Londrina...
Temos que entender que Londrina nao esta na sua melhor fase!
Pessoal do SSC isso foi um desabafo nao levem pro lado pessoal!!!

So estou triste com uma cidade cheia de buracos,sem nenhum investimento na area industrial
Mas creio que um dia isso mudará...
Meu amigo Gabriel, Maringá está na mesma, e não está ganhando o espaço de Londrina não. Aqui não apareceram mais indústrias de porte considerável, e uma política tão fraca nesse sentido ao ponto de não se ter terrenos com estrutura e com tamanho suficiente para grandes empreendimentos. Tamo na penúria com indústria rapá.

O aeroporto de Londrina está passando por um momento de consolidação, ganhando ligações diretas para além de SP e Curitiba. Pelo importante movimento que ela sempre teve, passou da hora disso acontecer. Mas, além de Rio e Porto Alegre, (sem contar as já existentes para C. Grande e Cuiabá), precisaria de uma ligação com Brasília.

Meu sonho é o aeroporto de Maringá, um dia, chegar a esse patamar
Old July 14th, 2009, 05:46 PM   #57
gaucho
PAPALEGUAS

gaucho's Avatar

Likes (Received): 78

Quote:
Originally Posted by paulista1978 View Post
Ribeirao Preto é muito proxima do principal centro gerador de trafego do país (cerca de 300 km em linha reta, 325 km por rodovia), sendo servido por uma excelente malha viaria e onibus de qualidade de meia em meia hora. Seria melhor comparar com Uberlandia, Caxias do Sul, S. J. Rio Preto e outros polos industriais. E entre esses, Londrina bate todos em no. de voos.

Não dá pra comparar com Caxias do Sul, a cidade está a apenas 125km de Porto Alegre, oq acaba eliminando vôos entre as duas cidades e transferindo os passageiros de Caxias e região que desejam ir para outras localidades do Brasil para o aeroporto de POA.
Old July 14th, 2009, 07:13 PM   #58
Calvin_
Registered User

Calvin_'s Avatar

Quote:
Originally Posted by EricoWilliams View Post

Concordo com a tua postura.

Porém, é FATO que Londrina perdeu algumas coisas importantes nos últimos anos, como algumas indústrias importantes citadas pelo Gabriel, além de recentemente ter perdido também a verba para o teatro municipal que seria construído no complexo do marco zero, que ficará pra um plano orçamentário de outro ano....

Bem, por enquanto Londrina está bem servida de voos, principalmente pela TAM/GOL. É certo que o mercado aéreo de Londrina necessite menos da Azul do que o mercado aéreo de Maringá, que tem essas lacunas deixadas pelas outras empresas aéreas.

A Certeza que eu tenho é que o ILS aqui em LDB anda fazendo MUITA falta.
Old July 14th, 2009, 08:33 PM   #59
GabrielLDB
Registered User

GabrielLDB's Avatar

Porto seco está ocioso apenas seis meses após a inauguração
Uma das dificuldades é o preço: movimentar produto em Londrina é mais caro que em Maringá

Com uma tabela de preços mais cara que a da concorrência local e sem empresas parceiras para realizar o transporte aduaneiro, o Terminal Internacional de Cargas Alfandegárias (Teca) de Londrina está praticamente inativo. Desde que foi inaugurado, em dezembro do ano passado, só realizou uma operação, naquele mesmo mês. Pela falta de movimento, até os funcionários de órgãos parceiros, como Receita Federal, não estão mais dando expediente no local.

O terminal, também conhecido como porto seco, era uma reivindicação antiga do setor produtivo da região e foi aberto com ajuda da Prefeitura. Levantamento do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Idel) indicava que havia 150 empresas na região interessadas em exportar ou importar pela unidade. Por essa importância, na inauguração estiveram presentes o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, e o presidente da Infraero, Sérgio Guadenzi.

Na época, a previsão era que o movimento do Teca seria semelhante ao terminal de Navengantes (SC), que tem uma receita líquida mensal de R$ 300 mil e, em 2007, operou 1,6 mil toneladas de produtos importados e exportados. O Teca é administrado pela Infraero e recebeu um investimento de R$ 1 milhão.

Adequações

Um dos principais problemas que afastam as empresas interessadas em operar pelo Teca é a tabela de preços, superior ao do concorrente mais próximo, que é o Porto Seco Paraná, em Maringá. Conforme a despachante aduaneira Ana Flávia Pigozzo, um cliente dela optou pela cidade vizinha devido à grande diferença no custo para importar uma máquina. “No Teca, o custo seria de 1% do valor da mercadoria por dia. Se levasse cinco dias para a máquina ser liberada, pagaria R$ 50 mil. Importando por Maringá pagou R$ 20 mil pelo tempo que precisasse, mesmo que levasse um mês”, contou.

Essa causa já foi identificada pela Infraero local. “A Infraero adota uma tabela nacional que é válida tanto para o transporte aéreo, como o rodoviário. Mas aqui, a demanda maior é pela carga rodoviária e a tabela fica inviável”, afirmou a gerente comercial do Teca, Sônia Nakadomari Savada. “Por isso, já estamos estudando uma nova tabela especial. O levantamento já foi feito e agora depende de decisão da Infraero em Brasília.”

No mês passado, o superintendente regional do órgão esteve em Londrina. “Ele se comprometeu em revisar a tabela e disse que levaria isso adiante. Estamos cobrando agilidade, afinal a Prefeitura também investiu no terminal”, afirmou o presidente do Idel, Mauro Viecili. Mas, conforme Sônia, não há um prazo para isso estar definido.

Ela observou que a tabela deve ser lançada junto com outras adequações que estão sendo feitas no terminal para estruturar a parte de despacho de cargas rodoviárias. Uma delas será a instalação de uma balança rodoviária, que ainda depende de licitação para ser comprada. “Uma nova tabela com um novo espaço nos tornará competitivo”, afirmou a gerente comercial.

Primeira e única transação foi com Portugal

A primeira transação feita no Terminal de Cargas de Londrina (Teca) foi uma exportação de 482 bolsas e sacolas ecológicas de uma empresa de Ibiporã para Portugal, no dia 22 de dezembro do ano passado, logo após a inauguração da unidade. E foi também a única operação feita pela empresa pelo Teca, devido aos custos mais elevados. “Naquela ocasião, veio um contêiner do Porto de Paranaguá até a fábrica, onde foi carregado. Foi feito o despacho pelo terminal e o contêiner voltou para o porto. Depois, a empresa enviou outras cinco remessas, mas não compensou fazer pelo Teca e a mercadoria passou a ser enviada diretamente pelo Porto de Paranaguá”, explicou a despachante Ana Flávia Pigozzo.

Falta de transportadoras aduaneiras atrapalha operação

Outra dificuldade para as empresas operarem pelo Teca de Londrina é a falta de transportadoras aduaneiras atuando na cidade, tanto aéreas como rodoviárias. Uma empresa, por exemplo, pode fazer o despacho de seu produto pelo terminal, o que é uma facilidade, mas o produto tem que seguir até um porto ou até um aeroporto internacional. Mas não há empresas que façam isso.

A despachante Ana Flávia Pigozzo afirmou que um cliente, uma grande empresa alimentícia exportadora de Londrina, chegou até a estudar a possibilidade de operar pelo Teca. “A empresa exporta seus produtos pelo aeroporto de Guarulhos. No entanto, não havia transportadora para levar a mercadoria daqui [já desembaraçada] para lá”, afirmou.

Para atuar, a transportadora precisa ser habilitada pela Receita Federal. Conforme o delegado-chefe do órgão, Sérgio Gomes Nunes, há empresas habilitadas para prestar esse serviço. Mas pela falta de demanda, elas não têm Londrina em sua rota de atendimento.

“A dificuldade de operar em Londrina é uma soma de fatores, de falta de empresas habilitadas para fazer o transporte das mercadorias ao custo cobrado, maior que o da concorrência. O terminal de Londrina facilitaria muito para as empresas daqui, mas desse jeito é inviável”, disse.

Parceiros não atuam mais na unidade

Sem movimento, o Terminal de Cargas também está sem os funcionários de órgãos parceiros no processo de exportação e importação. Na unidade de Londrina, havia funcionários da Receita Federal, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do Ministério da Agricultura (Mapa). Eles não estão mais ficando no local. “Ficamos com servidores lá por cerca de dois meses. Mas, sem demanda, trouxemos para trabalharem aqui [no prédio da Receita Federal]”, afirmou o delegado-chefe do órgão, Sérgio Gomes Nunes. “No entanto, estamos à disposição do terminal. Nossa estrutura está montada e estamos prontos para atender no momento em que for preciso”, disse.

Situação pode ser transitória, avalia Receita

O delegado da Receita também lamentou a falta de movimento no terminal de Londrina, mas diz acreditar que essa possa ser uma situação transitória. “Pode estar relacionado ao momento econômico. Porém, acredito que essa demanda muito baixa de agora não queira dizer que não há demanda”, afirmou. “Ter um terminal desse na região é uma grande vantagem.”
Old July 14th, 2009, 08:34 PM   #60
GabrielLDB
Registered User

GabrielLDB's Avatar

O que eu coloquei ai em cima mostra o quanto a cidade esta sim uma 35#$^#$6

Reply

Thread Tools
Display Modes Rate This Thread
Rate This Thread: