daily menu » rate the banner | guess the city | one on one

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Gerais > Infraestrutura e Transporte > Infraestrutura e Transporte > Transporte Aéreo

Reply

Thread Tools Rating: Thread Rating: 29 votes, 4.31 average. Display Modes
Old January 25th, 2010, 04:45 PM   #161
Jean Carlos Boniatti
Only Time

Jean Carlos Boniatti's Avatar

Likes (Received): 54

Linha aérea regional poderá operar dentro dos próximos meses em PB (by www.patob.com.br)

A principal exigência da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para autorizar a operação da linha aérea em Pato Branco está cumprida. O prefeito Roberto Viganó (PDT) anunciou na sexta-feira à tarde, após contato com o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, a conquista do caminhão especial para o Corpo de Bombeiros de Pato Branco. O valor do caminhão passa de R$ 1 milhão, mas sem qualquer custo ao Município.

O caminhão vai atender exclusivamente o Aeroporto Municipal Juvenal Cardoso, segundo o prefeito, pois, o veículo tem um sistema diferenciado, por exemplo, água e espuma. O principal objetivo é reforçar a segurança no transporte aéreo regional.

Com isso, ressalta o Viganó, é possível concretizar a linha aérea dentro dos próximos meses. "A linha regional deixou de ser um luxo, é uma necessidade", disse o prefeito. Sabe-se que duas empresas estão interessadas, a NHT, de Porto Alegre, e a Sol Linhas Aéreas, do Paraná.
Jean Carlos Boniatti no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old January 27th, 2010, 03:34 PM   #162
.Kr'st_fer.
Flying

.Kr'st_fer.'s Avatar

Likes (Received): 148

Presopopéia flácida para acalentar bovinos!

As operações praticadas por essas empresas são sim de alto custo, limitada apenas à executivos de empresas e políticos que ganham a passagem de graça. Aos cidadãos de nossas cidades, como empresários, profissionais liberais, acadêmicos e etc, resta apenas depender de Foz do Iguaçu (que sai bem mais em conta, mesmo se deslocando mais de uma centena de quilômetros) ou pagar um bus leito, saindo a noite e chegando na alvorada em Curitiba ou São Paulo.

Sol, NHT & Cia Ltda foram criadas exclusivamente para atenter executivos das capitais e políticos que detém possibilidades de voar com estas companias. Essa estória de integração estadual, auxílio ao transporte modal, propulsão econômica local e tudo mais é apenas marketing puro e falácia de governante.
Old January 27th, 2010, 05:39 PM   #163
Concurser
Registered User

Likes (Received): 0

Sendo cético, você está certo.

Tarifas como as que eu vi de aprox. R$ 300 o trecho pela NHT de Chapecó para Curitiba servem apenas para a classe média alta e acima, profissionais liberais bem sucedidos, empresários médios e grandes e políticos.

Imagine, 600 pilas pra ir e voltar ehehe....

No caso de Chapecó, acho que comportaria 2 vôo diários diretos XAP-->CWB e XAP-->POA com uma aeronave jato de ~100 passageiros (ERJ, Fokker 100, Airbus 319 etc.), áreas onde empresas maiores poderiam atuar.

O caso de FB e PB é mais complicado...as duas juntas não dão uma Chapecó (174 mil hab). Sem falar na concentração de cidades ao redor de XAP (Xanxerê - 40 mil hab, Concórdia - 70 mil hab).

É válido lembrar que essa região de SC em alguns aspectos compartilha de laços familiares, econômicos, estudantis e profissionais mais com Curitiba e Porto Alegre do que Florianópolis!

Quote:
Originally Posted by .Kr'st_fer. View Post

As operações praticadas por essas empresas são sim de alto custo, limitada apenas à executivos de empresas e políticos que ganham a passagem de graça. Aos cidadãos de nossas cidades, como empresários, profissionais liberais, acadêmicos e etc, resta apenas depender de Foz do Iguaçu (que sai bem mais em conta, mesmo se deslocando mais de uma centena de quilômetros) ou pagar um bus leito, saindo a noite e chegando na alvorada em Curitiba ou São Paulo.

Sol, NHT & Cia Ltda foram criadas exclusivamente para atenter executivos das capitais e políticos que detém possibilidades de voar com estas companias. Essa estória de integração estadual, auxílio ao transporte modal, propulsão econômica local e tudo mais é apenas marketing puro e falácia de governante.

Last edited by Concurser; January 27th, 2010 at 05:55 PM.
Concurser no está en línea   Reply With Quote
Old January 27th, 2010, 10:53 PM   #164
daniel.zs.rj
Live your passion

daniel.zs.rj's Avatar

Likes (Received): 80

Quote:
Originally Posted by .Kr'st_fer. View Post

Acho certo exagero vc dizer que essas empresas foram criadas exclusivamente para atender executivos das capitais e políticos. Acho que essa é a forma que elas encontram para começar a operar. O investimento inicial para criar uma cia aérea é alto e arriscado. Ambas as empresas citadas operam com aviões Let para 19 passageiros. Não há como ser popular no início, mas já dá para testar o mercado e consolidar a rota. O próximo passo seria operação com aviões maiores (tipo ATR) e consequentemente preços menores, aí sim podendo atrair parcela maior da população.

Mas de certa forma me senti envaidecido, pois vc sabe que já voei Cascavel-Curitiba de Sol. Obrigado pelo 'executivo da capital'! E sabe de onde eu vinha?? De Francisco Beltrão, cidade vizinha a Pato Branco. Os empresários locais com que conversei estavam muito animados com essa possibilidade de vôo na região e eu teria economizado mais de 2h de viagem de carro!
daniel.zs.rj no está en línea   Reply With Quote
Old January 28th, 2010, 12:45 AM   #165
.Kr'st_fer.
Flying

.Kr'st_fer.'s Avatar

Quote:
Originally Posted by Concurser View Post
Sendo cético, você está certo.

Tarifas como as que eu vi de aprox. R$ 300 o trecho pela NHT de Chapecó para Curitiba servem apenas para a classe média alta e acima, profissionais liberais bem sucedidos, empresários médios e grandes e políticos.

Imagine, 600 pilas pra ir e voltar ehehe....

No caso de Chapecó, acho que comportaria 2 vôo diários diretos XAP-->CWB e XAP-->POA com uma aeronave jato de ~100 passageiros (ERJ, Fokker 100, Airbus 319 etc.), áreas onde empresas maiores poderiam atuar.

O caso de FB e PB é mais complicado...as duas juntas não dão uma Chapecó (174 mil hab). Sem falar na concentração de cidades ao redor de XAP (Xanxerê - 40 mil hab, Concórdia - 70 mil hab).

É válido lembrar que essa região de SC em alguns aspectos compartilha de laços familiares, econômicos, estudantis e profissionais mais com Curitiba e Porto Alegre do que Florianópolis!
É isso aí, aviação regional é feita para um nicho bem específico de usuários da aviação. Não esse papo de que agora o todo o interior agora poderá voar!

O ideal seria que uma grande, como a Gol que é low cost fazer voos com escalas. Mas tem o agravante que isso não é interessante para as empresas, e tampouco temos infraestrutura aeroportuária para essas operações. Que nos resta é assistir avião pousando pela TV, ou quando vamos a uma grande cidade!

Last edited by .Kr'st_fer.; January 28th, 2010 at 12:56 AM.
.Kr'st_fer. no está en línea   Reply With Quote
Old January 28th, 2010, 12:49 AM   #166
.Kr'st_fer.
Flying

.Kr'st_fer.'s Avatar

Quote:
Originally Posted by daniel.zs.rj View Post
Acho certo exagero vc dizer que essas empresas foram criadas exclusivamente para atender executivos das capitais e políticos. Acho que essa é a forma que elas encontram para começar a operar. O investimento inicial para criar uma cia aérea é alto e arriscado. Ambas as empresas citadas operam com aviões Let para 19 passageiros. Não há como ser popular no início, mas já dá para testar o mercado e consolidar a rota. O próximo passo seria operação com aviões maiores (tipo ATR) e consequentemente preços menores, aí sim podendo atrair parcela maior da população.

Mas de certa forma me senti envaidecido, pois vc sabe que já voei Cascavel-Curitiba de Sol. Obrigado pelo 'executivo da capital'! E sabe de onde eu vinha?? De Francisco Beltrão, cidade vizinha a Pato Branco. Os empresários locais com que conversei estavam muito animados com essa possibilidade de vôo na região e eu teria economizado mais de 2h de viagem de carro!
Hehe..
É que vc trabalha em uma empresa que não se importa em pagar o que pedirem para vc estar em uma certa cidade, em um determinado horário.

Vc está corretíssimo quando se refere à implementação de uma nova e pequena compania aérea. Mas me incomoda o fato de falar e promulgar algo que não existe. A vinda da Sol hoje em nada acrescentou para mudar o panorama da aviação regional do Estado do Paraná, a não ser mais um voo ali e outro ali.

E eu acho que mais que 90% de 19 é o mesmo que exclusivo

Last edited by .Kr'st_fer.; January 28th, 2010 at 12:27 PM.
.Kr'st_fer. no está en línea   Reply With Quote
Old February 1st, 2010, 05:51 PM   #167
Yuri S Andrade
Registered User

Yuri S Andrade's Avatar

Fotos do Aeroporto de Londrina:

1.

Panoramio by pilotin

2.
Yuri S Andrade no está en línea   Reply With Quote
Old March 21st, 2010, 11:50 PM   #168
SH
;)

Likes (Received): 160

Aeroporto de Maringá perde dois voos temporários

O Diário do Norte do Paraná

A Gol Linhas Aéreas deixará de operar dois voos temporários de Maringá a São Paulo, a partir de segunda-feira (15). Os voos começaram a funcionar em 1º de março e seguiriam até 19 de junho, mas a empresa antecipou a saída das linhas porque o aeroporto não está atendendo a todas as exigências da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para combate a incêndio.

O município não poderá receber novos voos enquanto o aeroporto não tiver dois caminhões para combate a incêndio. Hoje, Maringá conta com um caminhão do tipo, além de um veículo adaptado, mas que não é reconhecido pela Anac. O novo caminhão chega na próxima semana.

O superintendente do aeroporto, Marcos Valêncio, diz que Maringá não está perdendo linhas aéreas. Os dois voos faziam a linha São Paulo-Salvador e foram remanejados para Maringá porque a pista do aeroporto da capital baiana está em obras. “Os voos não são nossos”, explicou.

Segundo a Gol, a saída antecipada dos voos foi estratégia da companhia.
SH no está en línea   Reply With Quote
Old March 22nd, 2010, 12:01 AM   #169
Aririto
E.M.

Aririto's Avatar

Likes (Received): 103

^ Será que depois que o outro caminhão chegar eles voltam com o voo? Ou a Gol cancelou por falta de demanda (estratégia da companhia )?

Nossa, nem lembrava mais desse thread! Abandonamos legal ele, hehe.

Ah, e só pra não passar em branco, Janeiro foi o mês mais movimentado da história no Aeroporto Internacional Cataratas. 95.118 passageiros!
Old March 22nd, 2010, 12:08 AM   #170
SH
;)

Quote:
Originally Posted by Aririto View Post
^ Será que depois que o outro caminhão chegar eles voltam com o voo? Ou a Gol cancelou por falta de demanda (estratégia da companhia )?

Ah, e só pra não passar em branco, Janeiro foi o mês mais movimentado da história no Aeroporto Internacional Cataratas. 95.118 passageiros!
Puxa, Aririto, vamos reavivar o thread, postando as informações dos nossos aeroportos. Tive que ir até a página 3 pra encontrá-lo
Incrível esse movimento em Foz!!! Tenho a crença de que esse ano, ele passe a marca de 1 milhão de pax! Londrina chega a 600 mil e, Maringá, perto dos 400 mil.
Quanto ao vôo temporário, não sei não, é vôo emprestado de Salvador enquanto aquele aeroporto está em reforma. Mas é um horário complicado o de partida daqui (5 horas da manhã), dá ocupação boa apenas na volta, à noite.
Old March 22nd, 2010, 12:11 AM   #171
SH
;)

União cancela convênio de R$ 3,6 milhões para Aeroporto de Maringá

O Diário do Norte do Paraná - A Secretaria de Estado dos Transportes garante que a obra do novo pátio de manobras está assegurada para o município, com a celebração de um novo convênio

Foi cancelado nesta quarta-feira (10) um convênio de R$ 3 milhões para a construção de um novo pátio de manobras no Aeroporto Regional Silvio Name Junior, em Maringá. O extrato de extinção foi publicado no Diário Oficial da União, pelo 5º Comando Aéreo Regional. O investimento faz parte do Programa Federal de Auxílio a Aeroportos (Profaa), com recurso federal e contrapartida de R$ 1,1 milhão, por meio da Secretaria de Estado dos Transportes (SETR).

De acordo com o superintendente do aeroporto, Marcos Valêncio, o cancelamento do convênio não representa a perda do recurso, mas apenas transfere a previsão da verba de um ano para outro. “Não deu tempo de cumprir todos os trâmites para o enquadramento no Profaa 2009, que terminava em dezembro, então o convênio foi cancelado para o enquadramento do Profaa 2010, que se encerra em março”, explica Valêncio.

O superintendente espera que um novo convênio seja estabelecido, entre os governos federal e estadual, entre março e abril, para o início das obras em maio.
Por meio de nota oficial, a SETR afirma que a extinção do convênio entre o governo estadual e o Ministério da Defesa não coloca a execução da obra em risco. Segundo a SETR, um novo termo entre o Estado e a União está em tramitação e não haverá prejuízos para a execução da obra ainda em 2010.

A secretaria revela que o convênio extinto foi assinado em 18 de dezembro de 2009. Nele, estava determinado que até o final do ano passado a documentação da obra deveria estar com o Ministério da Defesa. As obrigações foram divididas entre Estado e Prefeitura, por meio de outro convênio. Sob responsabilidade do poder municipal ficou a execução e aprovação do projeto junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e ao 5º Comando Aéreo Regional. Segundo Valêncio, a prefeitura cumpriu sua parte. O governo do Estado aponta que a aprovação da Anac se deu após o término do prazo.

O convênio foi rescindido com base na cláusula que trata de “recisão e denúncia”. De acordo com a subclásula única do item, há a possibilidade de extinção do contrato “no caso da não apresentação da autorização da Agência Nacional de Aviação para a construção, reforma e a ampliação do aeródromo...”. O projeto só foi aprovado em 22 de janeiro de 2010.

A SETR destaca que novo convênio com a União está sendo elaborado e que será aproveitada a licitação já concluída. A empresa vencedora já foi contratada e aguarda apenas a ordem de serviço para iniciar as obras.
Old March 22nd, 2010, 12:32 AM   #172
Aririto
E.M.

Aririto's Avatar

Quote:
Originally Posted by SH View Post
Puxa, Aririto, vamos reavivar o thread, postando as informações dos nossos aeroportos. Tive que ir até a página 3 pra encontrá-lo
Incrível esse movimento em Foz!!! Tenho a crença de que esse ano, ele passe a marca de 1 milhão de pax! Londrina chega a 600 mil e, Maringá, perto dos 400 mil.
Quanto ao vôo temporário, não sei não, é vôo emprestado de Salvador enquanto aquele aeroporto está em reforma. Mas é um horário complicado o de partida daqui (5 horas da manhã), dá ocupação boa apenas na volta, à noite.
Haha, pois é, assim que forem aparecendo as notícias daqui (ou de outros aeros do PR) eu vou ajudando a postar.

Nossa, tomara que passe de 1mi logo esse ano, quem sabe assim a INFRAERO finalmente se convence em fazer uma licitação e ampliar/melhorar IGU! O mesmo vale pros outros, o aumento constante do movimento pode nos trazer grandes benefícios.

Hum, entendo, o horário é complicado mesmo. Já houve algo parecido aqui, a TAM teve um IGU-GIG, há 1 ano +-, que também partia às 5 da matina... Acabou durando só alguns meses.
Old March 22nd, 2010, 04:16 AM   #173
.Kr'st_fer.
Flying

.Kr'st_fer.'s Avatar

Quote:
O Diário do Norte do Paraná

A Gol Linhas Aéreas deixará de operar dois voos temporários de Maringá a São Paulo, a partir de segunda-feira (15). Os voos começaram a funcionar em 1º de março e seguiriam até 19 de junho, mas a empresa antecipou a saída das linhas porque o aeroporto não está atendendo a todas as exigências da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para combate a incêndio.

O município não poderá receber novos voos enquanto o aeroporto não tiver dois caminhões para combate a incêndio. Hoje, Maringá conta com um caminhão do tipo, além de um veículo adaptado, mas que não é reconhecido pela Anac. O novo caminhão chega na próxima semana.

O superintendente do aeroporto, Marcos Valêncio, diz que Maringá não está perdendo linhas aéreas. Os dois voos faziam a linha São Paulo-Salvador e foram remanejados para Maringá porque a pista do aeroporto da capital baiana está em obras. “Os voos não são nossos”, explicou.

Segundo a Gol, a saída antecipada dos voos foi estratégia da companhia.
Que estória mais estranha.
Old March 22nd, 2010, 04:17 AM   #174
.Kr'st_fer.
Flying

.Kr'st_fer.'s Avatar

Quote:
Originally Posted by Aririto View Post

Fantástico. Pretendo ir a São Paulo, pela TAM e irei pagar 150 reais, pousando em Congonhas. O ônibus estaria 136 reais...
Old March 22nd, 2010, 09:01 PM   #175
Aririto
E.M.

Aririto's Avatar

^ Voei por +- esse preço mês passado, na TAM. Fiz IGU-GRU e CGH-CWB-IGU.
Old March 22nd, 2010, 09:38 PM   #176
fabionomoto
Politicamente Incorreto

fabionomoto's Avatar

Likes (Received): 1

Fui hoje no SBMG reservar uma passagem pela Azul MGF/GYN, e o aeroporto tava as moscas

Logo quando eu tava chegando lá, um GOL taxiava, enquanto um TRIP começava o seu push-back, quando subi o segundo andar, eles já tinha partido

De registro mesmo, consegui apenas algumas fotos da SOL, desceram 11 pax, e embarcaram 5 (entre eles, o Wilson Quinteiro )

LET-410 acabando de chegar

Cortando os motores

Partindo ... o piloto tava P da vida, pois o vôo tava super atrasado, chegou a dar bronca nos staffs para acelerar no embarque dos passageiros.

Maquete de como ficará o aeroporto

Idem

Um Cessna Caravan de pesquisas

Em breve um flight report da Azul

Achou ruim?

have a grupal hug :)
fabionomoto no está en línea   Reply With Quote
Old March 22nd, 2010, 11:05 PM   #177
Camilo_Costa
VEMK

Camilo_Costa's Avatar

Likes (Received): 76

^Sério que o aeroporto de Maringá vai ficar assim, 4 fingers? Hm...

E a sol não anda meio mal das pernas não?
Old March 23rd, 2010, 01:02 AM   #178
mauro10
Registered User

Likes (Received): 0

eu acho q quem anda mal das pernas é o aero de Maringá...
mauro10 no está en línea   Reply With Quote
Old March 23rd, 2010, 02:42 AM   #179
SH
;)

Boas fotos Fabio! Não sabia que a escadinha da TAM ainda estava lá
Quote:
Originally Posted by Camilo_Costa View Post
^Sério que o aeroporto de Maringá vai ficar assim, 4 fingers? Hm...
Isso é a perspectiva final do aeroporto, já construído para facilitar ampliação, como se fosse um plano diretor. Daqui uns 25 anos ele estará igualzinho a maquete.
Quote:
Originally Posted by mauro10 View Post
eu acho q quem anda mal das pernas é o aero de Maringá...
Se for pelos últimos acontecimentos, como a perda da verba de ampliação do pátio, ou o rebaixamento da categoria devido a falta desse caminhão, sim. Mas, o movimento parece continuar bom, e as companhias mostram interesse em ampliar vôos pra cá, só que trava nas novas obrigações impostas pela ANAC.
Old March 23rd, 2010, 05:42 PM   #180
Camilo_Costa
VEMK

Camilo_Costa's Avatar

Likes (Received): 76

Quote:

Isso é a perspectiva final do aeroporto, já construído para facilitar ampliação, como se fosse um plano diretor. Daqui uns 25 anos ele estará igualzinho a maquete.

Se for pelos últimos acontecimentos, como a perda da verba de ampliação do pátio, ou o rebaixamento da categoria devido a falta desse caminhão, sim. Mas, o movimento parece continuar bom, e as companhias mostram interesse em ampliar vôos pra cá, só que trava nas novas obrigações impostas pela ANAC.
Ah, entendi. Mas não há nenhuma ampliação ou reforma prevista já de imediato?

Quanto ao aeroporto de Maringá, acredito que tenha muito potencial e demanda, se está sendo mal administrado já é outra coisa...

Reply

Tags
aeroporto de cascavel, aeroporto de londrina, aeroporto de maringá, aeroporto foz do iguaçu, aeroportos do paraná, foz do iguaçu, londrina, maringá, sblo

Thread Tools
Display Modes Rate This Thread
Rate This Thread:

Posting Rules