daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine

Go Back   SkyscraperCity > European Forums > Fórum Português > Transportes e Infra-Estruturas > Aviação

Reply

Thread Tools
Old November 17th, 2008, 03:52 PM   #61
andre_carneiro
Citizen of the world...

andre_carneiro's Avatar

Likes (Received): 0

Quote:
Originally Posted by slickman View Post
Rota Funchal - Porto pode vir a ser efectuada por companhia low-cost

(...) "Não gosto de anticipar até as coisas estarem acertadas,mas, em principio, se tudo correr de feição, tudo deverá ficar concluido até final deste ano", disse Conceição Estudante (secretaria regional do Turismo e Transportes da Madeira)
Fonte: O mundo Português
A questão é: Transavia (que recuou ou viu dificultadas as negociações), Ryanair (que tem desinvestido e por isso parece improvavel, mas que até se clarificar a situação dos voos para MAD às 5.35 iremos pensar que poderá cá colocar uma base) ou Easyjet (que já opera nos dois aeroportos)?

A RYR e EZY muito dificilmente não implicaria cá colocar um avião baseado... mais para a RYR visto o numero de rotas que já tem do porto.
andre_carneiro no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old November 17th, 2008, 04:02 PM   #62
andre_carneiro
Citizen of the world...

andre_carneiro's Avatar

Por tar com dúvidas se poderia haver um voo às 5.35... aqui fica a resposta:

Quote:
2. Aeroporto do Porto

O Aeroporto Francisco Sá Carneiro está sujeito ao regime do Decreto-Lei n.º 9/2007, de 17 de Janeiro/Regulamento Geral do Ruído.

O regime de excepção está definido pela Portaria n.º 831/2007, de 1 de Agosto.

O tráfego nocturno no Porto é restringido entre as 0h e as 6h.

O número de movimentos aéreos permitidos naquele período não pode exceder o limite total de 11 movimentos diários, 70 semanais e 2100 anuais.

A autorização de movimentos aéreos durante o período nocturno está igualmente condicionada aos níveis de ruído das aeronaves utilizadas, relevando para este efeito o n.º 2 e seguintes do artigo 2.º da Portaria n.º 831/2007, de 1 de Agosto.

Casos de força maior

Os casos de força maior, excluídos da aplicação das restrições de operação, estão definidos no artigo 5.º e são:

a) Aeronaves que efectuem missões de carácter humanitário, de emergência médica ou evacuações;
b) Aeronaves que se encontrem em situações urgentes, tendo em conta razões meteorológicas, de falha técnica ou de segurança de voo;
c) Movimentos aéreos relativamente aos quais tenha existido uma alteração horária imprevista provocada por uma anormal perturbação no controlo do tráfego aéreo;
d) Movimentos aéreos realizados até à 1 hora em voos programados para períodos até às 0 horas, devido a atrasos não imputáveis à entidade gestora aeroportuária ou ao operador;
e) Movimentos aéreos de e para as Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores, devido a razões meteorológicas;
f) Aterragens efectuadas durante o período compreendido entre as 5 e as 6 horas, devido a razões meteorológicas, desde que o horário de chegada tenha sido programado para depois das 6 horas.
INAC

Parece-me que não há nenhum voos entre esses horários pelo que fica aberta a hipotese!
Old November 17th, 2008, 04:35 PM   #63
slickman
Registered User

Likes (Received): 30

Bem, a mim parece-me que os horarios do Porto apenas tem 1 hora a menos, ou seja, apenas é necessário acrescentar uma hora para termos o horario real. 5:35h + 1h = 6:35.
Old November 17th, 2008, 04:47 PM   #64
andre_carneiro
Citizen of the world...

andre_carneiro's Avatar

Quote:
Bem, a mim parece-me que os horarios do Porto apenas tem 1 hora a menos, ou seja, apenas é necessário acrescentar uma hora para termos o horario real. 5:35h + 1h = 6:35.
Penso que o que conta é a hora portuguesa!
No horario da noite o voo parte às 20.35 e chega às 23.55 - 2.20h de voo.
De manha e se se mantiver o voo tem menos 10 minutos por alguma razão, sai as 5.35 e chega às 8.45 - 2.10h de voo.

Os horarios estão pelo fuso dos países!
Old November 17th, 2008, 07:02 PM   #65
slickman
Registered User

Acabas por me dar razao. Claro que o que conta é a hora portuguesa, mas o voo entre Porto e Madrid dura 1:20 e nao 2:20.
O mesmo se verifica com outros destinos.
Old November 17th, 2008, 07:06 PM   #66
Daniel_Portugal
I Love You... Soraia

Daniel_Portugal's Avatar

Likes (Received): 32

1:20? :O

isso demora-se a chegar a barcelona! eu para paris demorei menos de 2 horas. (falo unicamente no voo, obviamente!)
Old November 17th, 2008, 07:11 PM   #67
slickman
Registered User

É mais ou menos o tempo estipulado. 1:10 ou 1:15. O que quero dizer é que nao sao 2:20 e penso que apenas a hora de Portuga está mal em todos os voos indicados. Assim o primeiro voo seria as 6:35 e nao 5:35h.
Old November 17th, 2008, 07:21 PM   #68
andre_carneiro
Citizen of the world...

andre_carneiro's Avatar

Quote:
Acabas por me dar razao. Claro que o que conta é a hora portuguesa, mas o voo entre Porto e Madrid dura 1:20 e nao 2:20.
O mesmo se verifica com outros destinos.
Sim tens razão.. mas o que queria dizer é que pelas minhas contas e estão certas o voo teria de demorar 2.20/2.10h.. o que é um exagero! Tb pensei isso quando tava a fazer as contas...

Mais uma prova, para nossa infelicidade de que os horarios estão mal!
Old November 17th, 2008, 07:52 PM   #69
caja
Ângelo Campos

Likes (Received): 78

No Orçamento de Estado para 2009 o AFSC é o único que é referido com a informação que aqui coloco.

Abertura de novas rotas e novos destinos no Aeroporto Sá Carneiro
caja no está en línea   Reply With Quote
Old November 17th, 2008, 09:17 PM   #70
andre_carneiro
Citizen of the world...

andre_carneiro's Avatar

Quote:
Originally Posted by caja View Post
No Orçamento de Estado para 2009 o AFSC é o único que é referido com a informação que aqui coloco.

Abertura de novas rotas e novos destinos no Aeroporto Sá Carneiro
Tem algum link? n consigo aceder!
Old November 17th, 2008, 10:05 PM   #71
Master_Dn
Registered User

se entendi bem a lei do ruído, quer dizer são permitidos movimentos das 0h até ás 6h desde que não sejam mais de 2100 por ano. o Porto-Madrid da FR ás 5.35 pode muito bem ser possível pois no regresso chegava ao Porto a uma hora óptima, alem de que apenas totaliza 365/6 movimentos por ano.
Master_Dn no está en línea   Reply With Quote
Old November 17th, 2008, 11:28 PM   #72
caja
Ângelo Campos

Está aqui o PDF http://www.moptc.gov.pt/tempfiles/20...73942moptc.pdf
Old November 18th, 2008, 10:32 AM   #73
zoficial
Registered User

Likes (Received): 12

Mais uma vez o Slick tem razão..
o voo para Madrid demora +/-50m, isto sei pq faço-o 2x por mês.. ainda este fds estive em Madrid.
Os horários estão todos errados uma hora.. estão a por Portugal com +1h em todos os voos, tb competeria à administração do Aeroporto ou à própria ANA informar a Ryanair de tal erro, enfim... para a ANA qt mais errado melhor.
Em relação ao voo das 5.35h ou 6.35h...sugere-nos que um avião teria de aqui "dormir", mas.. há sempre um mas.. o voo vai para Madrid mas nao regressa, naõ exisite nenhum voo de Madrid para o Porto de volta.. ou seja.. partiria de Madrid para outro destino.. e como se sabe, todo os voos vão e vêem do mesmo destino.. o que torna a questão do horário desse voo um pouco/muito duvidoso, como isso so sucedera para o Verão. e esta sempre a haver mudanças.. a ver vamos.
Novas Rotas no OE.. que privilégio, esperemos bem que sim.
Madeira.. com a Ryan, se repararem as rotas da Ryan para o Porto e da Easy para LX sao praticamente as mesmas, voando a Easy para os principais aeroportos.
zoficial no está en línea   Reply With Quote
Old November 18th, 2008, 02:55 PM   #74
slickman
Registered User

Também existe esse plano de ruidos na Madeira?

Haverá um voo que aterra no Porto, digamos 6h10?
Old November 18th, 2008, 03:50 PM   #75
emarques
Registered User

emarques's Avatar

Likes (Received): 3

Quote:
Também existe esse plano de ruidos na Madeira?

Haverá um voo que aterra no Porto, digamos 6h10?
Não sei se não será o governo regional a ter competência para legislar sobre essa matéria...
emarques no está en línea   Reply With Quote
Old November 19th, 2008, 12:44 AM   #76
caja
Ângelo Campos

Já estão disponíveis os Slot Allocation List para o verão de 2009.
A Ryanair tem em S08 atribuídos 5520, em W08 3964 e em S09 4638.
Para se ver como ficou no fim da estação temos S08 4216, em W08 2738 (aqui no inicio da estação) e S09 4638.
Por estes valores não deeve vir nenhuma Base para o AFSC.
Old November 19th, 2008, 10:46 AM   #77
zoficial
Registered User

Caja, é possivel traduzir isso para português corrente.. como se tivesse 5 anos, agora a sério nao entendo nada desse tipo de valores.
Old November 19th, 2008, 11:34 AM   #78
andre_carneiro
Citizen of the world...

andre_carneiro's Avatar

Quote:
Originally Posted by zoficial View Post
Caja, é possivel traduzir isso para português corrente.. como se tivesse 5 anos, agora a sério nao entendo nada desse tipo de valores.
Oi zoficial.

Então slots são "as vagas" de aterragem e take off por isso se não há uma grande diferença de slots pedidos para o verão 2009 (S09) e os utilizados no verão'08 (S08) então não vai haver grande alteração do numero de frequencias da RYR e por tanto fica improvavel para não dizer impossivel que cá caísse uma base.

Mas caja, o AFSC não é um aeroporto com problemas de alocação... além de que não me parece que houvesse uma grande diferença de slots pedidos com tão grande antecedencia.
Corrige-me se estou errado: os slots que se pedem são para manter as rotas que já estão instaladas. Ora se não houve investimento da RYR no AFSC nos ultimos tempo é lógico que no verão'09 haja mais ou menos as mm frequencias que houve no verão'08.
As companhias pagam os slots certo? Portanto se a RYR abrir uma base aqui, e diz-se que seria para julho, não me parece que fosse pagar slots de abril, maio e junho para não os utilizar.
Por exemplo, era quase certo que a Transavia abriria OPO-FNC no inverno... pediu por isso lá para maio mais slots? Não? isso porque ainda n estava previsto! Certamente que se não há stresses com os slots estes podem ser pedidos "em cima da hora".

Concluindo, se a RYR sempre abrir cá uma base há muitas razões para não estar implicito na alocação dos slots: "privacidade" contra a concorrencia, negociações em curso (rotas, frequencias...), custos...

Old November 19th, 2008, 01:28 PM   #79
zoficial
Registered User

Carneiro.. slots.. sei o que são.. agora os valores é que nao estava a perceber.
A tua explicação, tem lógica.
Esperar para ver
e obrigado.
Old November 19th, 2008, 03:14 PM   #80
Master_Dn
Registered User

as slots implicam os mesmos custos a qualquer hora do dia ? como existe a limitação das 0h ás 6h esses casos podem ter de ser negociados de outra forma por exemplo...
Master_Dn no está en línea   Reply With Quote

Reply

Tags
porto

Thread Tools

Posting Rules