daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy (aug.2, 2013) | DMCA policy | flipboard magazine

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Norte

Norte Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins



Reply

 
Thread Tools
Old November 16th, 2008, 10:02 PM   #1
Rafael_Rosato
Registered User
 
Rafael_Rosato's Avatar
 
Join Date: Jan 2008
Location: Matinhos, PR | Bal. Camboriú, SC
Posts: 4,001
Likes (Received): 60

Guajará-Mirim (RO) | A mais antiga cidade do interior de RO | Um achado com Fotos e Informações

O município de Guajará-Mirim, que em tupi-guarani significa "Cachoeira Pequena", tem sua história intimamente ligada à construção da Estrada de Ferro Madeira - Mamoré, na primeira década do século passado. Dados históricos registram que a povoação efetiva da região ocorreu por volta de 1860, por imigrantes nordestinos que buscavam a floresta amazônica, dedicando-se ao extrativismo da goma elástica. A eles seguiram-se imigrantes oriundos de várias partes do mundo, como indianos, chineses, gregos, granadianos, barbadianos, cubanos, espanhóis, norte-americanos, libaneses, portugueses e alemães que vinham para participar da construção da Ferrovia Madeira-Mamoré, ou atraídos pela oportunidade de produzirem borracha que seria escoada pela Ferrovia. Essa leva de imigrantes proporcionou uma grande miscigenação que deu origem à formação de várias famílias guajaramirenses.

Até oincio do século XIX, Guajará-Mirim era apenas uma indicação geográfica para designar o ponto brasileiro à povoação boliviana deí Guayaramerin. Naquela época, a povoação era conhecida como Espiridião Marques.



Em 17 de novembro de 1903, com a assinatura do Tratado de Petrópolis com a Bolívia, o Brasil se comprometia a construir uma estrada de ferro, ligando os portos de Santo Antônio do Rio Madeira, em Porto Velho, ao de Guajará-Mirim, no Rio Mamoré, destinada ao escoamento dos produtos bolivianos. O direito sobre tarifas seria recíproco e a localidade foi se tornando conhecida no país com repercussão no exterior.

No ciclo da borracha, a extração de látex foi, sem duvida , ponto decisivo na vida do município. A construção da Estrada de Ferro Madeira - Mamoré acelerou o povoamento local, contribuindo no incremento da agricultura.

Em 30 de abril de 1912, foi concluída a EFMM e inaugurada oficialmente em 1 de agosto do mesmo ano. Ainda naquele ano, a 08 de outubro, o Governo de Província do Mato Grosso instalou na localidade um posto fiscal, com a incumbência de arrecadar impostos, sob as ordens do guarda Manoel Tibúrcio Dutra.

Em abril de 1917, chegou a região de Guajará-Mirim o Capitão Manoel Teófilo da Costa Pinheiro, um dos membros da Comissão Rondon. Em viagens pelos meandros e lagos do rio Cautário, encontrou apenas poucas centenas de seringueiros mourejando nos barracões da Guaporé Ruber Company, empresa que monopolizava a compra e exportação da borracha produzida na região, na época gerenciada pelo coronel da Guarda Nacional, Paulo Saldanha. Eram os barracões "Rodrigues Alves", "Santa Cruz", "Renascença " e outros localizados próximos ao Forte Príncipe da Beira. Nada mais havia, a não ser índios arredios que habitavam a região e, de quando em vez atacavam os exploradores da seringa, que iam à represália procurando dizimá-los. Os pacaás-novos, do grupo jaru eram os mais aguerridos nos combates contra os colonizadores extrativistas.

Em 26 de junho de 1922, através da Resolução n 879, o Presidente da Província de Mato Grosso transformou a povoação de Espiridião Marques em Distrito de Paz do município de Santo Antônio do Rio Madeira. Quatro anos mais tarde, em 12 de julho de 1926, a povoação foi elevada a categoria de cidade, por ato assinado também pelo então Presidente da Província de Mato Grosso, Mário Corrêa da Costa.

Em 12 de julho de 1928, pela Lei n 911, assinada pela mesma autoridade, o Distrito foi elevado a categoria de município e comarca com área desmembrada do município de Santo Antônio do Rio Madeira, tomando o nome de Guajará-Mirim, já usualmente designado pela população.



GUAJARÁ-MIRIM HOJE



Atualmente, o município registra uma população de aproximadamente 40.000 habitantes, dos quais 86% na zona urbana e 14% na zona rural.

A característica da população do município é a mestiçagem de várias raças com os nativos (indígenas aculturados), resultando numa população tipicamente amazônica com a predominância de "caboclos" e uma forte presença da miscigenação com imigrantes da fronteira (bolivianos). Por sua característica populacional ímpar no estado, sem a influência das imigrações ocorridas ao longo da BR 364, o guajaramirense é reconhecido por sua hospitalidade, fator de identificação presente na maioria das cidades amazônicas.


O município arvora-se do direito de ser o guardião da história do Estado, com inúmeros registros da sua colonização original. A saga dos pioneiros construtores da lendária Estrada de Ferro Madeira -Mamoré, a presença marcante da igreja católica na colonização de todo o Vale do Guaporé e as inúmeras construções que retratam a história de uma época em que o município concentrava toda a riqueza da região, baseada na extração da borracha e da castanha.

O equilíbrio ecológico e harmônico da natureza pode ser representado pela vastidão de incomparável beleza do Vale do Mamoré - Guaporé , oferecendo inúmeras opções de lazer, dentre as quais a pesca amadora, liberada na época logo após a desova dos peixes. As belas praias do rio Pacaás - Novos, a reserva extrativista do Ouro Preto e o encanto da Serra dos Pacaás - Novos oferecem oportunidades únicas de se conhecer os caprichos da natureza.


Complementando o aspecto histórico e natural, existe o fato de o município sediar a única Zona Franca do Estado: a Área de Livre Comércio de Guajará-Mirim (ALCGM), que oferece excelentes oportunidades de compras de diversas mercadorias importadas de várias partes do mundo.



DADOS

População: 40.000 habitantes.
Vias de acesso rodoviário
Rodovia Federal BR 364
Rodovia Federal BR 425
Distância aproximada da Capital, Porto Velho: 340 Km.
Aeroporto: 1
Principal atividade econômica: Setor primário e comércio.

http://www.sextobis.com/guajara_mirim.htm
Rafael_Rosato no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links
 
Old November 16th, 2008, 10:06 PM   #2
amazongate
Sub Lege Progrediamur
 
amazongate's Avatar
 
Join Date: Feb 2008
Location: Belém-PA
Posts: 2,850
Likes (Received): 519

Cara,que interessante essa cidade,muito bem organizada,são poucas as cidades de interior que me agradam,mas essa foi uma excessão!

Parabéns pelo achado!
__________________
Clique aqui para ver meus threads
amazongate no está en línea   Reply With Quote
Old November 16th, 2008, 10:12 PM   #3
Bruno SP
Registered User
 
Bruno SP's Avatar
 
Join Date: Nov 2007
Location: Araçatuba/SP -> Pelotas/RS
Posts: 2,783
Likes (Received): 21

Ajeitadinha, gostei
Bruno SP no está en línea   Reply With Quote
Old November 16th, 2008, 10:18 PM   #4
TêAgá
Avatar: Juca Pato
 
TêAgá's Avatar
 
Join Date: Jan 2007
Location: S.B.do Campo-SP
Posts: 4,520
Likes (Received): 28

Texto muito legal. Guajará-Mirim é um lugar bem interessante, e a viagem de Porto Velho até lá, também, lembro das pontes da EFMM pelo caminho, em alguns momentos, a estrada usava as pontes que pertenciam a ferrovia.

Um povo muito hospitaleiro, mas creio que essa característica, possa ser aplicada ao Rondoniense como um todo. Mas é uma cidade bem diferente das que estão no eixo da BR 364 mesmo, parece mais estagnada do que as outras, que sempre tem um aspecto "under construction", depois de cinco anos, você não reconhece mais as cidades de tanto que elas crescem, mudam, etc.

Guajará já tem um "bucolismo"...

Muito legal!
__________________
Flickr - Fotos no SSC

SÃO PAULO F.C - O Único Hexacampeão Brasileiro sem asteriscos e letras miúdas. (e sem fax da CBF)

Acompanhe a modernização do Morumbi: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1356707
TêAgá no está en línea   Reply With Quote
Old November 16th, 2008, 10:37 PM   #5
Rondon
:)
 
Rondon's Avatar
 
Join Date: Apr 2006
Location: Porto Velho, RO
Posts: 18,095
Likes (Received): 738

As melhores fotos de Guajará-Mirim que eu já vi!
Rondon no está en línea   Reply With Quote
Old November 16th, 2008, 10:47 PM   #6
Rondon
:)
 
Rondon's Avatar
 
Join Date: Apr 2006
Location: Porto Velho, RO
Posts: 18,095
Likes (Received): 738

Quote:
Originally Posted by thgteixeira View Post
Texto muito legal. Guajará-Mirim é um lugar bem interessante, e a viagem de Porto Velho até lá, também, lembro das pontes da EFMM pelo caminho, em alguns momentos, a estrada usava as pontes que pertenciam a ferrovia.
Se não me engano, acho que são duas pontes de ferro que existem na 425... que liga Guajará-Mirim a 364...
Rondon no está en línea   Reply With Quote
Old November 16th, 2008, 10:49 PM   #7
Cerrado
Baiano sim senhor!
 
Cerrado's Avatar
 
Join Date: Aug 2006
Location: Palmas-TO/Itabuna e Salvador-BA
Posts: 34,703
Likes (Received): 1369

Muito bonitinha e aparentemente bem organizada.
Cerrado no está en línea   Reply With Quote
Old November 16th, 2008, 10:50 PM   #8
TêAgá
Avatar: Juca Pato
 
TêAgá's Avatar
 
Join Date: Jan 2007
Location: S.B.do Campo-SP
Posts: 4,520
Likes (Received): 28

Quote:
Originally Posted by Rondon View Post
Se não me engano, acho que são duas pontes de ferro que existem na 425... que liga Guajará-Mirim a 364...
É, creio que sim, lembro que quando a rodovia chega a ponte, a pista fica em sentido único ou algo parecido.
Atravesse de catraia pra Guayaramerín também.

Enfim, deu saudades de Rondônia, o estado que tem o hino mais bonito do Brasil.
__________________
Flickr - Fotos no SSC

SÃO PAULO F.C - O Único Hexacampeão Brasileiro sem asteriscos e letras miúdas. (e sem fax da CBF)

Acompanhe a modernização do Morumbi: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1356707
TêAgá no está en línea   Reply With Quote
Old November 16th, 2008, 10:52 PM   #9
don_quito
Que deselegante!!!!
 
don_quito's Avatar
 
Join Date: Apr 2008
Location: Brasília
Posts: 3,838
Likes (Received): 16

SSC tbm é história!
adorei saber sobre essa guajará-mirim!
belo trabalho, parabéns!
__________________
Para ter acesso aos meus treads clique AQUI
don_quito no está en línea   Reply With Quote
Old November 16th, 2008, 10:56 PM   #10
RodrigoVix
Rodrigo!
 
RodrigoVix's Avatar
 
Join Date: Jan 2007
Location: Vitória - ES - Brasil
Posts: 9,174
Likes (Received): 287

Bonita e bem organizada a cidade, com ruas, praças e quarteirões bem divididos.
A história tbm é muito interessante, gostei de conhecê-la.
RodrigoVix no está en línea   Reply With Quote
Old November 16th, 2008, 10:56 PM   #11
Rafael_Rosato
Registered User
 
Rafael_Rosato's Avatar
 
Join Date: Jan 2008
Location: Matinhos, PR | Bal. Camboriú, SC
Posts: 4,001
Likes (Received): 60

GentE... Muito Obrigado pelos comentarios...

Quote:
Originally Posted by thgteixeira View Post
É, creio que sim, lembro que quando a rodovia chega a ponte, a pista fica em sentido único ou algo parecido.
Atravesse de catraia pra Guayaramerín também.

Enfim, deu saudades de Rondônia, o estado que tem o hino mais bonito do Brasil.
Ja cantei esse hino pra metade dos meus amigos aqui de Curitiba!!
Rafael_Rosato no está en línea   Reply With Quote
Old November 16th, 2008, 11:20 PM   #12
Sr. Jirau
SSC Brasil
 
Sr. Jirau's Avatar
 
Join Date: Oct 2005
Location: Porto Velho-RO
Posts: 3,536
Likes (Received): 85



É.. quando eu canto o Hino de RO, eu tenho que confessar que me arrepio todo também! É perfeito, letra e melodia!

Abraços
Sr. Jirau no está en línea   Reply With Quote
Old November 16th, 2008, 11:34 PM   #13
TêAgá
Avatar: Juca Pato
 
TêAgá's Avatar
 
Join Date: Jan 2007
Location: S.B.do Campo-SP
Posts: 4,520
Likes (Received): 28

"Nós, os bandeirantes de Rondônia...
Nos orgulhamos
De tanta beleza..."
__________________
Flickr - Fotos no SSC

SÃO PAULO F.C - O Único Hexacampeão Brasileiro sem asteriscos e letras miúdas. (e sem fax da CBF)

Acompanhe a modernização do Morumbi: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1356707
TêAgá no está en línea   Reply With Quote
Old November 16th, 2008, 11:44 PM   #14
ulilopes
Aglomerado Urbano Caipira
 
ulilopes's Avatar
 
Join Date: Nov 2006
Location: Interior de SP
Posts: 8,044
Likes (Received): 605

Boas fotos!
Mas não entendi sobre a cidade boliviana de nome igual.... Todas as construções do outro lado do rio faz parte de Guajará ou é a outra cidade?
__________________
Cidade de Araras-SP no Facebook
ulilopes no está en línea   Reply With Quote
Old November 16th, 2008, 11:52 PM   #15
Sr. Jirau
SSC Brasil
 
Sr. Jirau's Avatar
 
Join Date: Oct 2005
Location: Porto Velho-RO
Posts: 3,536
Likes (Received): 85

Quando.. nosso céu se faz molduras..
Para.. enganalar a natureza, nós, os bandeirantes de Rondônia..
Nos orgulhamos, de tanta beleza.

Como, Sentinelas avançadas..
Somos destemidos pioneiros..
Queeeeee.. nestas paragens poente..

Gritam com força: SOMOS BRASILEIROS!!
Nesta fronteira, de nossa pátria!! RONDÔNIA, TRABALHA FEBRILMENTE!! NAS OFICINAS E NAS ESCOLAS, A ORQUESTRAÇÃO, EMPOLTA TODA GENTE!! BRAÇOS E MENTES, FORJAM CANTANDO, A APOTEOSE, DESTE RINCÃO!! E COM ORGULHO, EXALTAREMOS, ENQUANTO NOS PALPITA O CORAÇÃO!!

Azulllllllllllllllllllllll, nosso céu é sempre azul!!!!
Que DEusssssssssss, o mantenha sem rival, cristalino muito puro e o conserve sempre assim!!
Aquiiiiiiiiiiiiii, toda vida se engalanaaaaaaa, de beleza tropical, nossos lagos, nossos rios, nossas matas, tudo enfim!!

sdçs..
Sr. Jirau no está en línea   Reply With Quote
Old November 17th, 2008, 12:06 AM   #16
gustavo.sces
Registered User
 
gustavo.sces's Avatar
 
Join Date: Mar 2008
Location: Porto Velho, RO
Posts: 5,976
Likes (Received): 146

Muito bom!!!
gustavo.sces no está en línea   Reply With Quote
Old November 17th, 2008, 12:11 AM   #17
Rondon
:)
 
Rondon's Avatar
 
Join Date: Apr 2006
Location: Porto Velho, RO
Posts: 18,095
Likes (Received): 738

Quote:
Originally Posted by ulilopes View Post
Boas fotos!
Mas não entendi sobre a cidade boliviana de nome igual.... Todas as construções do outro lado do rio faz parte de Guajará ou é a outra cidade?
As construções do outro lado do rio são de Guayaramerin, na Bolívia
Rondon no está en línea   Reply With Quote
Old November 17th, 2008, 01:12 AM   #18
Manauense
Manaus, Amazonas, Brasil
 
Manauense's Avatar
 
Join Date: Mar 2006
Location: Manaus (Amazonas) & São Paulo - Capital
Posts: 7,556
Likes (Received): 196

Eu nunca havia visto fotos de Guajará-Mirim. Pelas fotos, a cidade pareceu-me bastante organizada e agradável.
Eu pensava que Guajará-Mirim fosse conurbada com alguma cidade boliviana (a exemplo do que ocorre com Tabatinga/AM/Brasil e Letícia/Colômbia, que formam um único aglomerado urbano), mas pelo visto a cidade mais próxima está localizada do outro lado do rio. Há projeto para a construção de uma ponte?
__________________
Manaus (AM), a maior cidade do Norte e metrópole da Amazônia Ocidental!
Parintins (AM), a cidade do Garantido e do Caprichoso!
Manauense no está en línea   Reply With Quote
Old November 17th, 2008, 04:05 AM   #19
Rafael_Rosato
Registered User
 
Rafael_Rosato's Avatar
 
Join Date: Jan 2008
Location: Matinhos, PR | Bal. Camboriú, SC
Posts: 4,001
Likes (Received): 60

Quote:
Originally Posted by Manauense View Post
Eu nunca havia visto fotos de Guajará-Mirim. Pelas fotos, a cidade pareceu-me bastante organizada e agradável.
Eu pensava que Guajará-Mirim fosse conurbada com alguma cidade boliviana (a exemplo do que ocorre com Tabatinga/AM/Brasil e Letícia/Colômbia, que formam um único aglomerado urbano), mas pelo visto a cidade mais próxima está localizada do outro lado do rio. Há projeto para a construção de uma ponte?
Sim!! A Ponte ja tem até thread...

http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=665808

Um acordo entre Brasil e Bolivia, vai recuperar a estrada entre La Paz e Guayaramerin (cidade boliviana do outro lado do rio... separada pela largura do rio, que deve ser de 1km e meio, sei la...)

A fronteira de Rondônia com a Bolivia, eh 100% fluvial... não existe fronteira terrestre entre Bolivia e RO
Rafael_Rosato no está en línea   Reply With Quote
Old November 17th, 2008, 06:31 PM   #20
BR 364
Off-road urbano
 
BR 364's Avatar
 
Join Date: May 2004
Location: O país da virada de mesa...
Posts: 13,593
Likes (Received): 1685

Guajará-Mirim é a única cidade 100% amazônica no estado de RO. E é também a única que não sofreu com o crescimento populacional desordenado pelo qual o estado passou principalmente nas décadas de 70 e 80.

Isso teve seus aspectos positivos, como a manutenção da identidade cultural e das características originais da cidade, além do fato de ter tido tempo de se organizar e não sofrer os problemas que as outras cidades do estado tiveram em virtude do rápido crescimento.

Por outro lado, a cidade acabou ficando à margem do desenvolvimento do estado e praticamente estagnou-se. Até os anos 70, era o segundo maior e mais importante centro urbano do estado, com folga. Hoje, tem dificuldades pra se manter entre os 10 primeiros. É o 8º em população e PIB, mas apenas o 11º em número de veículos emplacados.

Quando eu era mais novo eu não ia muito com a cara da cidade, principalmente por essa característica de ter parado no tempo e não ter evoluído junto com o resto do estado. Mas hoje eu entendo a importância de se ter uma cidade ainda "virgem" no nosso estado. Uma cidade em seu estado original, que ofereça alguma tranqüilidade e seja (como o texto muito bem definiu) a "gurdiã" da história e da cultura original do estado de RO. Por isso, hoje eu não só vou com a cara da cidade como nutro alguma simpatia por ela. Eu gosto do que Rondônia se tornou, não sou daqueles que acha que a vida quase selvagem que se lavava aqui há décadas atrás era melhor que o estilo de vida atual (apesar de que em alguns aspectos era melhor mesmo), mas eu acho ótimo que existam lugares em Rondônia que ainda preservam as características étnicas, culturais e o estilo de vida dos habitantes do velho Guaporé.
__________________
"The best social program is a JOB!" - Ronald Reagan
BR 364 no está en línea   Reply With Quote


Reply

Thread Tools

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off



All times are GMT +2. The time now is 12:54 PM.


Powered by vBulletin® Version 3.8.8 Beta 1
Copyright ©2000 - 2014, vBulletin Solutions, Inc.
Feedback Buttons provided by Advanced Post Thanks / Like v3.2.5 (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2014 DragonByte Technologies Ltd.

vBulletin Optimisation provided by vB Optimise (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2014 DragonByte Technologies Ltd.

SkyscraperCity ☆ In Urbanity We trust ☆ about us | privacy policy | DMCA policy

Hosted by Blacksun, dedicated to this site too!
Forum server management by DaiTengu