daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Gerais > Arquitetura e Discussões Urbanas



Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.


Reply

 
Thread Tools Rating: Thread Rating: 177 votes, 4.95 average.
Old November 19th, 2008, 02:12 AM   #1
Vinicius
SSC Brasil
 
Vinicius's Avatar
 
Join Date: Nov 2005
Location: Rio de Janeiro
Posts: 16,676
Likes (Received): 2881

Porto Maravilha - Revitalização da Zona Portuária do Rio

Estou abrindo esse tópico para podermos discutir de forma organizada as notícias e novidades sobre a tão sonhada Revitalização da Zona Portuária do Rio de Janeiro. Peço a todos que concentrem as discussões e notícias sobre o tema aqui.

______________________________________________________

Em Atualização

______________________________________________________


Região Portuária: uma proposta de divisão em núcleos

Esperamos que este trabalho contribua para um maior conhecimento da Região Portuária do Rio de Janeiro e do Projeto Porto Maravilha, estimulando sua visitação, seu desenvolvimento e a confirmação de sua identidade.

A Operação Urbana Porto Maravilha se alinha aos grandes projetos de regeneração urbana de antigas regiões portuárias no mundo inteiro. Seus principais atrativos são o forte conteúdo simbólico - histórico, social e cultural - dos espaços construídos e o expressivo potencial de renovação imobiliária que possuem, tornado possível pela presença de grandes terrenos (antigos pátios de depósito de mercadoria) vazios ou galpões ociosos. A associação destes dois elementos, aliados a incentivos proporcionados pela legislação urbanística, cria um ambiente favorável às mudanças, onde o patrimônio histórico e as forças da renovação se unem para promover o desenvolvimento e a integração das áreas na dinâmica econômica das cidades. A presença do mar, de baías ou rios aumenta a atratividade turístico-paisagística dessas áreas.

A proposta de divisão da AEIU da Região Portuária do Rio em 11 núcleos homogêneos tem por finalidade evidenciar suas peculiaridades e seu potencial de desenvolvimento. Os núcleos estão apresentados segundo suas características predominantes, seus locais de destaque (marcos urbanos), sua geografia e sua vocação.

Apesar de apresentarem muitas singularidades, um aspecto comum entre os Núcleos é seu relativo isolamento da cidade e mesmo entre si, funcionando às vezes como territórios destacados uns dos outros. Daí a importância da implantação de um novo sistema viário que vai permitir o deslocamento no interior da área, possibilitando a integração dos Núcleos entre si e deles com o restante da cidade, principalmente com o Centro e com os bairros de São Cristóvão, Cidade Nova, Praça da Bandeira e Cajú, que fazem fronteira com nossos três bairros portuários - Santo Cristo, Gamboa e Saúde.

O mapa a seguir apresenta os 11 Núcleos resultantes desta regionalização da Área de Especial Interesse Urbanístico (AEIU) da Região Portuária do Rio de Janeiro.



Aliado a este trabalho, desenvolvemos um levantamento (auxiliados pela DIC/IPP e por instituições e associações locais) dos pontos turísticos e culturais da Região Portuária alcançando, no momento, um total de 107 pontos. Estes pontos foram divididos em 14 categorias, organizadas por diferentes cores, e estão representados no próximo mapa.



Para facilitar sua visualização e identificação, os pontos serão apresentados em conjuntos, conforme o Núcleo em que estão inseridos. A seguir iniciamos nossa "visita virtual" à AEIU da Região Portuária do Rio de Janeiro, apresentando seus Núcleos de leste para oeste.



1 - Núcleo Praça Mauá

Desenvolve-se entre a Praça Mauá e a Avenida Barão de Tefé e entre o Cais do Porto e a Rua Sacadura Cabral.



Ponto Nome Categoria
1 Mosteiro de São Bento Igreja / Espaço Religioso
2 Museu do Amanhã Museu
3 Edifício Touring Club Interesse Arquitetônico
4 Distrito Naval Interesse Arquitetônico
5 The Week Casa Noturna
6 Galpão Ação da Cidadania Centro Cultural
7 MAR - Museu de Arte do Rio Museu
8 Escola do Olhar Museu
9 Cais da Imperatriz Monumento
10 Praça Mauá Parque / Praça
11 Cais do Valongo e da Imperatriz Sítio Histórico
12 Armazéns do Porto Cinema / Teatro / Espetáculos
13 Hotel São Bento Hotel / Hospedagem
14 Hotel Barão de Tefé Hotel / Hospedagem
15 Hotel Villa Regia Hotel / Hospedagem
16 Edifício A Noite Interesse Arquitetônico
17 Barão de Mauá Monumento
18 Terminal Marítimo de Passageiros Transportes

Características predominantes: Proximidade ao terminal de passageiros de transatlânticos, forte presença de imóveis preservados (armazéns e sobrados), alta densidade de prédios institucionais e desenvolvimento de atividades turísticas e de entretenimento.

Clique aqui para acessar a Fotogaleria deste Núcleo

2 - Núcleo Morro da Conceição

Núcleo compreendido entre a Rua Sacadura Cabral, Camerino (trecho), Rua Senador Pompeu (trecho), da Conceição (trecho), Rua Leandro Martins, Rua Acre e Travessa do Liceu.



Ponto Nome Categoria
19 Praça dos Estivadores Parque / Praça
20 antigo mictório público Interesse Arquitetônico
21 Observatório do Valongo Interesse Arquitetônico
22 Museu Cartográfico Museu
23 Trapiche Gamboa Casa Noturna
24 Mirante Morro da Conceição Mirante
25 Pedra do Sal Sítio Histórico
26 Angú do Gomes Bar / Restaurante
27 Imaculada Bar / Restaurante
28 Igreja de S. Francisco da Prainha Igreja / Espaço Religioso
29 Sá Cabral Bar / Restaurante
30 Largo São Francisco da Prainha Parque / Praça
31 Jardim Suspenso do Valongo Sítio Histórico
32 Fortaleza da Conceição Interesse Arquitetônico
33 Hotel Gallery Hotel / Hospedagem
34 Cabaret Kalesa Casa Noturna
35 Praça Leopoldo Martins Parque / Praça
36 Mirante do Valongo Mirante
37 Estátuas do Valongo Monumento
38 Imagem de N. Sra. da Conceição Monumento
39 Gracioso Bar / Restaurante


Características predominantes: área essencialmente residencial com alta concentração de sobrados e monumentos históricos preservados, sendo de altíssimo interesse turístico. O morro localiza-se na periferia da Praça Mauá e é de fácil acesso a pé por meio de suas escadarias e ladeiras ou então pela própria Pedra do Sal ou pelo Jardim do Valongo.

Clique aqui para acessar a Fotogaleria deste Núcleo

3 - Núcleo Nova Rua Larga

Estende-se do Palácio Duque de Caxias até a Avenida Rio Branco tendo como eixo a Avenida Marechal Floriano (antiga Rua Larga).



Ponto Nome Categoria
40 Palácio Duque de Caxias Interesse Arquitetônico
41 Museu do Itamaraty Museu
42 Centro Cultural Light Centro Cultural
43 Colégio Pedro II Interesse Arquitetônico
44 Banco Central Interesse Arquitetônico
45 Beco das Sardinhas Bar / Restaurante
46 Biblioteca da Marinha Interesse Arquitetônico
47 Igreja de Santa Rita Igreja / Espaço Religioso
48 Casa Paladino Bar / Restaurante
49 Pantheón Caxias Monumento
50 Metrô Presidente Vargas Transportes
51 Metrô Uruguaiana Transportes
52 Málaga Bar / Restaurante
53 Casarão Bar / Restaurante
54 Hotel Floriano Peixoto Hotel / Hospedagem
55 IPHAN Centro Cultural
56 Windsor Guanabara Hotel / Hospedagem
57 Hotel São Francisco Hotel / Hospedagem
58 Hotel Planalto Hotel / Hospedagem
Características predominantes: Núcleo de ocupação consolidada na região central da Cidade, dotada de grandes edifícios institucionais (Embratel, IPERJ, Eletrobrás, Faculdades, sede do IPHAN, Banco Central) centros culturais (Itamaraty, Light, o Centro de Referência da Educação no Rio de Janeiro localizado na antiga Escola Rivadávia Corrêa). O cenário é completado por atividades de bancos de varejo, lojas comerciais com certa especialização em material eletrônico e ferramentas, restaurantes de bom padrão (Rua Teófilo Ottoni), a igreja histórica de Santa Luzia e o famoso Beco da Sardinha. Esta região possui organizações de empresários e moradores que buscam alavancar seu potencial, batizando-a de Nova Rua Larga.

Clique aqui para acessar a Fotogaleria deste Núcleo

4 - Núcleo Senador Pompeu

Compreende o eixo (e arredores) da Rua Senador Pompeu desde a Estação Central do Brasil até a Rua da Conceição.



Ponto Nome Categoria
59 Espaço Cultural Direitos da Mulher Centro Cultural
60 Centro Cultural Rodoviários do RJ Centro Cultural
61 Sentaí Bar / Restaurante
62 Hotel Amazonas Hotel / Hospedagem
63 Terminal Rodoviário Américo Fontenelle Transportes
Características predominantes: Este Núcleo pode ser dividido em dois segmentos: sub-núcleo A, que se estende da Estação Central do Brasil até a Praça dos Estivadores e do sopé do morro do Livramento até a R. Senador Pompeu. Ali é alta concentração de sobrados preservados (porém em situação precária), vias estreitas e degradadas, com grande parte dos imóveis deteriorados, abrigando depósitos ou outros usos irregulares. A localização junto ao morro da Providência e os terminais de transporte fez com que ao longo do tempo a área deteriorasse, entretanto agora com o Porto Maravilha em desenvolvimento no local, o quadro deve mudar para melhor; sub-núcleo B, que compreende a área que tem como limite a R. Senador Pompeu (trecho), as ruas da Conceição, Julia Lopes de Almeida, Andradas, Leandro Martins e a Rua Camerino (trecho) onde a situação dos sobrados preservados e das ruas possui menor grau de deterioração e as atividades são mais ligadas ao comércio e serviços.

Clique aqui para acessar a Fotogaleria deste Núcleo

5 - Núcleo Morros da Providência - Livramento

Compreende a região destes dois morros, sendo limitado pelas ruas do Livramento e Barão da Gamboa (ao norte) até a Rua da América e a Central do Brasil (ao sul) e pelo Viaduto 31 de Março (a oeste) até as ruas Noêmia, Rosa Saião e Camerino (leste).



Ponto Nome Categoria
64 Oratório da Providência Igreja / Espaço Religioso
65 Mirante da Providência Mirante
66 Escadaria Costa Barros Sítio Histórico
67 Hotel Cruzeiro Hotel / Hospedagem
Características predominantes: núcleo prioritariamente residencial com concentração de habitações de baixa renda, na sua maioria, localizadas no Morro da Providência. Região muito degradada no entorno da Rua da América, principalmente ao longo do muro da estrada de ferro e habitações em áreas de risco, junto às pedreiras que ressaltam o relevo da região.

Há em curso um grande esforço para a requalificação urbana do morro da Providência, com o programa UPP Social, coordenado pelo Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos (IPP), e o programa Morar Carioca, da Secretaria Municipal de Habitação (SMH), voltado para a urbanização de favelas e melhorias de acesso ao morro. A parte baixa dos morros também é atendida com a construção e melhoria de moradias, no âmbito do Programa Minha Casa Minha Vida. O Morro do Livramento, muito deteriorado, se constitui em uma das ocupações mais antigas do Rio de Janeiro, que inclusive já abrigou o escritor Machado de Assis, tratando-se de um sitio histórico protegido por legislação municipal.

Clique aqui para acessar a Fotogaleria deste Núcleo

6 - Núcleo Saúde

Núcleo compreendido entre o Morro da Saúde e Rua Leôncio de Albuquerque (a oeste) e a Avenida Barão de Tefé (leste), e entre o Cais da Gamboa (ao norte) até a Rua do Livramento (sul).




Ponto Nome Categoria
68 Cia de Mystérios e Novidades Cinema / Teatro / Espetáculos
69 Batalhão da PM Interesse Arquitetônico
70 Igreja N.Sra. da Saúde Igreja / Espaço Religioso
71 Arco e Silo Moinho Fluminense Interesse Arquitetônico
72 Cemitério dos Pretos Novos Sítio Histórico
73 Praça da Harmonia Parque / Praça
74 Porto Saúde Bar / Restaurante
75 AquaRio Museu
76 Pinturas retratando indígenas Painéis / Pinturas
77 Pinturas de Nilton Bravo Painéis / Pinturas
78 Moinho Fluminense Interesse Arquitetônico
Características predominantes: Expressiva concentração de armazéns e outras instituições, como o Hospital dos Servidores e a Fundação Darcy Vargas. Conjunto arquitetônico importante e preservado que abriga o complexo do Moinho Fluminense, sobrados e casas do Morro da Saúde e a igreja (1742) do mesmo nome, bem tombado nacional.

A presença da Igreja da Saúde, uma das mais antigas do Rio e que se encontra restaurada e em uso, é um elemento importante do local. Todo o núcleo deverá ser altamente beneficiado pela passagem da nova via Binário do Porto, que irá cruzá-lo longitudinalmente, "arejá-lo" e integrá-lo à vizinhança. Apesar de administrativamente esta região estar inserida no bairro da Gamboa, registros históricos indicam que o bairro da Saúde ia até o morro homônimo.

Clique aqui para acessar a Fotogaleria deste Núcleo

7 - Núcleo Gamboa

Estende-se do sopé do Morro da Providência até a Avenida Rodrigues Alves, entre as ruas Santo Cristo e Leôncio de Albuquerque.



Ponto Nome Categoria
79 Centro Cultural José Bonifácio Centro Cultural
80 Vila Olímpica da Gamboa Parque / Praça
81 Galpões Ferroviários Sítio Histórico
82 Hospital N. Sra. da Saúde Interesse Arquitetônico
83 Cidade do Samba Centro Cultural
84 Cemitério dos Ingleses Sítio Histórico
85 Galpão Gamboa (Marco Nanini) Cinema / Teatro / Espetáculos
86 Capela N. Sra. das Graças Igreja / Espaço Religioso
Características predominantes: Região de alto potencial turístico, cercada pelos morros da Saúde, Gamboa e Providência, a área corresponde ao que foi a antiga enseada da Gamboa, aterrada para dar lugar às instalações do Porto do Rio. Predominam ali terrenos de grandes dimensões. Na parte central destaca-se a Cidade do Samba, que abriga barracões e eventos das Escolas de Samba do Grupo Especial, e a Vila Olímpica da Gamboa. As futuras instalações do Banco Central (no sopé do Morro da Saúde) e a restauração dos históricos Galpões Ferroviários (entre a Vila Olímpica e a Cidade do Samba) atrairão ainda mais dinamismo para este núcleo.

Clique aqui para acessar a Fotogaleria deste Núcleo

8 - Núcleo Santo Cristo

Situa-se entre a Avenida Rodrigues Alves (desde a Rodoviária Novo Rio até o Morro da Gamboa) e a Praça Marechal Hermes e Rua Santo Cristo (ao sul).



Ponto Nome Categoria
87 Rodoviária Novo Rio Transportes
88 Igreja Santo Cristo Igreja / Espaço Religioso
89 Spetaculu Cinema / Teatro / Espetáculos
Características predominantes: Região de alta acessibilidade e rotatividade, que abriga a Rodoviária Novo Rio. O miolo da área possui quadras com bom potencial de renovação entre as avenidas Prof. Pereira Reis e Cidade Lima.

Clique aqui para acessar a Fotogaleria deste Núcleo

9 - Núcleo Morro do Pinto

Limitado pela Rua Pedro Alves e pelo Viaduto 31 de Março (oeste-leste) e pela Rua Santo Cristo ao norte e o sopé do morro ao sul.



Ponto Nome Categoria
90 Parque Machado de Assis Parque / Praça
91 Fábrica Bhering Interesse Arquitetônico
92 Igreja de N.S. de Montserrat Igreja / Espaço Religioso
93 Mirante Machado de Assis Mirante
Características predominantes: área predominantemente residencial, com casas e pequenos edifícios, ruas carroçáveis e dotadas de alguns serviços urbanos. Como destaques o Parque Machado de Assis no topo do morro, com seu mirante que proporciona uma ampla vista da região portuária e do centro da cidade, e a antiga fábrica de chocolates Bhering, hoje ocupada por artistas jovens, ateliers e lojas/antiquários. A vertente do morro que dá para a linha da estrada de ferro apresenta-se mais deteriorada do que a que dá para a Rua Pedro Alves.

A construção do Porto Olímpico junto à Rua Pedro Alves e a abertura de novas ruas de acesso ao local vão valorizar a área, eliminando a sensação de isolamento e melhorando a integração do núcleo com o resto da região.

Clique aqui para acessar a Fotogaleria deste Núcleo

10 - Núcleo Linha Férrea

Estende-se desde a Estação da Estrada de Ferro Central do Brasil até a Av. Francisco Bicalho, na faixa entre os sopés dos morros da Providência e do Pinto até a Avenida Presidente Vargas (trecho).



Ponto Nome Categoria
94 Central do Brasil - estação ferroviária Transportes
95 Terminal Rodoviário Procópio Ferreira Transportes
96 Edifício e Torre da Central do Brasil Interesse Arquitetônico
97 Metrô Cidade Nova Transportes
98 Metrô Central Transportes
99 Zumbi dos Palmares Monumento
100 Antiga Fábrica de Gás Interesse Arquitetônico
Características predominantes: área ocupada pelas linhas férreas da Supervia e do Metrô. A região em torno à Central é degradada, de urbanização precária, porém dotada de importantes terminais de transporte público como trens, metrô e ônibus. Há muitos vendedores ambulantes espalhados em torno de todos os terminais. Neste núcleo há maior potencial construtivo na faixa lindeira à Presidente Vargas.

Clique aqui para acessar a Fotogaleria deste Núcleo


11 - Núcleo Porto Olímpico

Compreende o eixo da Avenida Francisco Bicalho, limitado a oeste pela Rua Melo Souza e Gasômetro (incluído) e limitado a leste pela Rua Pedro Alves e Rodoviária Novo Rio. Prolonga-se a noroeste, entre as avenidas Rio de Janeiro e Brasil (trecho).



Ponto Nome Categoria
101 Antiga Estação de Carris Interesse Arquitetônico
102 Estação Leopoldina Interesse Arquitetônico
103 Pilastras do Profeta Gentileza Painéis / Pinturas
104 Galpão Aplauso Cinema / Teatro / Espetáculos
105 Porto Olímpico Interesse Arquitetônico
106 Porto Olímpico Interesse Arquitetônico
107 Port Corporate Interesse Arquitetônico
Características predominantes: área que abriga grandes imóveis (terrenos vazios e galpões em sua maioria) quase todos de propriedade pública, situados entre as principais vias de acesso ao Centro, às Zonas Sul e Norte, aos subúrbios e Região Metropolitana. Há a previsão de que o TAV (trem-bala), que ligará o Rio de Janeiro a São Paulo, tenha seu terminal na antiga Estação Leopoldina. A proximidade com o bairro de São Cristóvão também torna a área atraente, pois o bairro vizinho vive um ciclo de renovação expressivo atraindo investimentos residenciais de bom padrão e diversas empresas, além da abrigar a Quinta da Boa Vista e a Feira Nordestina.

Clique aqui para acessar a Fotogaleria deste Núcleo

Texto:
Augusto Ivan de Freitas Pinheiro - Arquiteto e Urbanista CDURP
Alex Franulovic da Costa - Geógrafo CDURP
Julho de 2011


Fonte
__________________

Highcliff liked this post

Last edited by Vinicius; January 20th, 2014 at 11:30 PM.
Vinicius no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links
 
Old November 19th, 2008, 02:15 AM   #2
Vinicius
SSC Brasil
 
Vinicius's Avatar
 
Join Date: Nov 2005
Location: Rio de Janeiro
Posts: 16,676
Likes (Received): 2881

Zona portuária é tema de fórum na FGV

17/11/2008 - 16h03

“A Questão Portuária no Brasil” será discutida até amanhã (18/11) em fórum organizado pela Fundação Getúlio Vargas, que teve a abertura na manhã desta segunda-feira (17/11) e contou com a participação do secretário de Transportes, Julio Lopes. O objetivo do encontro é contribuir para a redução dos gargalos nas conexões de acesso e na operação dos portos e analisar e recomendar ações estratégicas dos stakeholders sobre os gargalos do setor portuário brasileiro. Até amanhã serão discutidos temas como o transporte multimodal, marinha mercante, ações do governo, portos, ações da iniciativa privada e aços reguladoras e legais.

Segundo Renaud Barbosa, coordenador do programa de pesquisa em operações e logística da EBAPE, a sociedade tem acompanhado os esforços do governo e da secretaria de transportes para a revitalização da área portuária e da integração entre os portos e ferrovias.

Para Bernardo Figueiredo, diretor geral da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), é importante que o sistema de transporte seja observado como um todo e que é fundamental juntar a área portuária e a ferroviária. O diretor explicou que a agência possui um programa de investimento que enfrentará as questões mais críticas dos acessos aos portos.

- Os projetos estão em andamento e nós vamos criar uma nova estrutura para os acessos as zonas portuárias do país. No Rio de Janeiro, temos o arco rodoviário, que é uma obra de parceria do governo federal e estadual. Estamos realizando um trabalho para equacionar e tornar os acessos do Rio mais favoráveis – comentou o diretor da ANTT.

O secretário de Transportes acredita que a questão dos acessos é fundamental para o estado, pois poderá triplicar a capacidade de operação dos portos. Julio Lopes afirmou, ainda, que a zona portuária do Rio de Janeiro é uma das maiores fontes de desenvolvimento do estado.

- Temos um porto competitivo que é uma das principais fontes de arrecadação de impostos e geração de econômica. A nossa sociedade precisa dar mais valor a zona portuária, pois ela é importante para o desenvolvimento econômico do estado. Mais de 90% de toda a troca comercial se dá por via marítima e o porto é o ponto de ligação entre a logística de terra e a logística de mar. No que se refere ao Rio de Janeiro, há a vantagem competitiva por ter fronteira litorânea – explicou Julio Lopes.

Segundo o secretário de Transportes, os operadores portuários atingiram uma maturidade e ajudaram a criar o projeto “Porto do Rio - Século XXI”, que irá desenvolver todos os acessos à zona portuária e a integração entre as atividades dos portos do Estado. Julio Lopes defendeu, ainda, uma maior flexibilização das taxas aduaneiras das operações de carga no Rio de Janeiro.

- O projeto define todo o redesenho de acessos ao porto. Será feita uma adequação da logística de terra, a partir do redesenho dos acessos ferroviários e rodoviários ao porto. O Rio de Janeiro teve um decréscimo na sua atividade portuária devido a uma diminuição agressiva das taxas nos outros estados. Nós precisamos flexibilizar um pouco as taxas para recuperar a nossa competitividade. A questão da infra-estrutura é fundamental, pois sem ela não avançamos, mas precisamos refletir na busca de uma competitividade para as operações de carga e descarga – frisou o secretário de Transportes.

Para Rodrigo Vilaça, diretor-executivo da Associação Nacional dos Transportes Ferroviários (ANTF), o grande desafio das zonas portuárias do Brasil é a eliminação dos gargalos e a expansão da malha ferroviária e que é preciso realizar obras de contorno e travessias nas áreas urbanas.

Fonte: http://www.transportes.proderj.rj.go....asp?ident=477
__________________

Highcliff liked this post
Vinicius no está en línea   Reply With Quote
Old November 19th, 2008, 02:23 AM   #3
Vinicius
SSC Brasil
 
Vinicius's Avatar
 
Join Date: Nov 2005
Location: Rio de Janeiro
Posts: 16,676
Likes (Received): 2881

Fotos da revitalização dos armazéns 2 e 3 - o 1 foi restaurado no ano passado - que serão utilizados na expansão da Estação Marítima de Passageiros, ESMAPA:

1.



2.



3.



4.



5.



Fonte: Subsecretaria de Comunicação Social - RJ.
Vinicius no está en línea   Reply With Quote
Old November 19th, 2008, 02:25 AM   #4
Vinicius
SSC Brasil
 
Vinicius's Avatar
 
Join Date: Nov 2005
Location: Rio de Janeiro
Posts: 16,676
Likes (Received): 2881

Museu do Amanhã será instalado no Cais do Porto

Por Elianah Jorge

A região portuária do Rio de Janeiro tem tudo para, em breve, se tornar uma das áreas mais cobiçadas da cidade. Foi anunciada hoje (18/11) a criação do Museu do Amanhã, nos armazéns 5 e 6 do Cais do Porto. O governador Sérgio Cabral participou da apresentação do projeto e assinou, como testemunha, o termo de cooperação técnica firmado entre a Fundação Roberto Marinho e a Companhia Docas do Rio de Janeiro, que cedeu os armazéns para serem transformados em sede do Museu e ajudar a revitalizar a região.

O Museu do Amanhã tem o objetivo enfocar a sustentabilidade e mostrar as conseqüências da relação entre o homem e a natureza, além de provocar no meio social a reflexão sobre as ações humanas no planeta.

- O Brasil é o país mais indicado para sediar o Museu do Amanhã graças à sua incrível biodiversidade, que representa cerca de um terço de todas as espécies encontradas do planeta. No Brasil, o lugar ideal para a construção do Museu do Amanhã é o Rio de Janeiro, dono de beleza natural incomparável e palco de um marco histórico pela conservação da natureza, a Rio 92 - declarou José Roberto Marinho, presidente da Fundação Roberto Marinho, organização à frente do projeto do museu.

Em fase de estudos, o museu será um espaço inovador. Para enfocar questões relevantes para a sobrevivência humana e a preservação do planeta haverá salas temáticas. Entre os temas abordados estão: o efeito estufa, o uso racional da água e do solo e as diversas formas de energia.

- O Museu do Amanhã, numa parceria da Fundação Roberto Marinho com as instituições públicas, é mais um golaço na recuperação desta área fantástica da cidade. Nós temos certeza que, ao longo de anos de trabalho, ela se transformará numa nova área para a cidade do Rio de Janeiro, em uma área de entretenimento, de residência e de negócios. É um presente para 2014, para a Copa do Mundo, e um grande presente para as Olimpíadas de 2016. Eu vou hoje para a Istambul e vou contar lá a novidade do Museu do Amanhã na área portuária do Rio - declarou o governador Sérgio Cabral.

O espaço do novo museu não será restrito aos armazéns 5 e 6 do Cais do Porto. O Governo do Estado cedeu ao Museu do Amanhã o prédio da Polinter, localizado em frente aos galpões e atualmente desativado.

- O Estado se sente muito honrado em firmar esta parceria com a Fundação Roberto Marinho, cedendo o prédio da Polinter para o Projeto Museu do Amanhã - disse o governador.

Para realizar os estudos do museu, foi contratado o renomado designer americano Ralph Appelbaum, que também desenvolveu o projeto do Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo.

Designado pelo presidente Lula para revitalizar e fomentar o desenvolvimento dos portos do todo o país, o ministro-chefe da Secretaria Especial de Portos da Presidência da República, Pedro Brito, lembrou que o projeto vai promover a reconfiguração de uma das áreas mais abandonadas da cidade:

- Tínhamos que avançar rapidamente para a grande meta da cidade do Rio de Janeiro que é a integração entre o porto e a cidade, que é a transformação radical de uma das áreas mais bonitas do Rio de Janeiro em algo acessível para o povo do Rio, aos brasileiros e também aos estrangeiros - afirmou o ministro-chefe Pedro Brito.

Previsto para ser inaugurado em 2012, o Museu do Amanhã será mais um atrativo da Cidade Maravilhosa, que recebe anualmente milhares de turistas de todo o mundo.

Estiveram presentes o vice-governador e secretário de Obras, Luiz Fernando Pezão, a secretária de Cultura, Adriana Rattes, o secretário de Desenvolvimento, Julio Bueno, entre outros.

Fonte: http://www.imprensa.rj.gov.br/detalh...3&flag=Noticia
Vinicius no está en línea   Reply With Quote
Old November 19th, 2008, 02:26 AM   #5
Vinicius
SSC Brasil
 
Vinicius's Avatar
 
Join Date: Nov 2005
Location: Rio de Janeiro
Posts: 16,676
Likes (Received): 2881

Pronto, eu postei as notícias e fotos mais recentes sobre a revitalização. Agora é só comentar!
Vinicius no está en línea   Reply With Quote
Old November 19th, 2008, 02:31 AM   #6
Tamarindo Cobra
Inconsciente Coletivo
 
Tamarindo Cobra's Avatar
 
Join Date: Feb 2006
Location: Cidade Sanduiche
Posts: 6,147
Likes (Received): 56

Essa Zona portuária é logo depois que sai da rodoviária em direção à Copacabana, né? Está tudo abandonado/desabitado?
__________________
Questione tudo. Aprenda algo. Responda nada.

Tamarindo Cobra no está en línea   Reply With Quote
Old November 19th, 2008, 02:35 AM   #7
Cauê
Registered User
 
Cauê's Avatar
 
Join Date: May 2008
Location: Terra
Posts: 11,896
Likes (Received): 3818

Aproveitando a primeira página, outro projeto da revitalização, o AquaRio, maior aquário da América Latina:

O prédio hoje:


Foto de O Globo Online.

Como ficará:







__________________
DILMA VANA ROUSSEFF 13
Cauê no está en línea   Reply With Quote
Old November 19th, 2008, 02:39 AM   #8
Patrick-RJ
A volta do malandro
 
Patrick-RJ's Avatar
 
Join Date: Apr 2007
Location: Rio
Posts: 8,619
Likes (Received): 35

Quote:
Originally Posted by Tamarindo Cobra View Post
Essa Zona portuária é logo depois que sai da rodoviária em direção à Copacabana, né? Está tudo abandonado/desabitado?
Sim. A rodoviária já faz parte da zona portuária.
__________________
RIO: CIDADE MARAVILHOSA E OLÍMPICA!
Patrick-RJ no está en línea   Reply With Quote
Old November 19th, 2008, 02:40 AM   #9
PauloLescaut
Registered User
 
PauloLescaut's Avatar
 
Join Date: Apr 2008
Location: Niterói
Posts: 11,963
Likes (Received): 2766

Porto do Rio - Século XXI

http://www.portodorio.org.br/
__________________
ACORDA BRASIL!!! | EU PAGO UM IPTU ALTÍSSIMO!!! | É POR ISSO QUE ESSE PAÍS NÃO VAI PRA FRENTE!!! | PRA ISSO ELES TÊM DINHEIRO, ENQUANTO ISSO A SAÚDE E A EDUCAÇÃO...!!!
PauloLescaut no está en línea   Reply With Quote
Old November 19th, 2008, 02:40 AM   #10
TEBC
Registered User
 
TEBC's Avatar
 
Join Date: Dec 2004
Location: São Paulo
Posts: 20,907
Likes (Received): 4009

essa perimetral tem que sumir!!!
__________________
rio 20!6
Viva essa Paixão
TEBC no está en línea   Reply With Quote
Old November 19th, 2008, 02:42 AM   #11
Vinicius
SSC Brasil
 
Vinicius's Avatar
 
Join Date: Nov 2005
Location: Rio de Janeiro
Posts: 16,676
Likes (Received): 2881

Foto de um dos armazéns que abrigarão o Museu do Amanhã:


Foto de O Globo Online.
Vinicius no está en línea   Reply With Quote
Old November 19th, 2008, 02:45 AM   #12
Cauê
Registered User
 
Cauê's Avatar
 
Join Date: May 2008
Location: Terra
Posts: 11,896
Likes (Received): 3818

Bem, por enquanto:

->Ampliação da Estação Marítima de Passageiros
->AquaRio
->Museu do Amanhã
__________________
DILMA VANA ROUSSEFF 13
Cauê no está en línea   Reply With Quote
Old November 19th, 2008, 02:45 AM   #13
PauloLescaut
Registered User
 
PauloLescaut's Avatar
 
Join Date: Apr 2008
Location: Niterói
Posts: 11,963
Likes (Received): 2766

Ele parece tão bem do lado do porto... Pra Rodrigues Alves parece uma ruína, não?

Ficou bonito com esses vidros...
__________________
ACORDA BRASIL!!! | EU PAGO UM IPTU ALTÍSSIMO!!! | É POR ISSO QUE ESSE PAÍS NÃO VAI PRA FRENTE!!! | PRA ISSO ELES TÊM DINHEIRO, ENQUANTO ISSO A SAÚDE E A EDUCAÇÃO...!!!
PauloLescaut no está en línea   Reply With Quote
Old November 19th, 2008, 02:46 AM   #14
Tamarindo Cobra
Inconsciente Coletivo
 
Tamarindo Cobra's Avatar
 
Join Date: Feb 2006
Location: Cidade Sanduiche
Posts: 6,147
Likes (Received): 56

Quote:
Originally Posted by Patrick-RJ View Post
Sim. A rodoviária já faz parte da zona portuária.

Tipo, não rola uns projetos habitacionais? Sei lá, pegar aqueles baita galpões antigos abandonados, muito feras por sinal, e transformar num monte de LOFTs. Projetos para todos os tipos de renda, apartamentos mais acessíveis, tamanho família, Lofts, etc.

Quem é o "dono" da zona portuária? Prefeitura, união, estado?

Se é revitalização, tem que ter vida continuamente ali. Enche de gente a região!
__________________
Questione tudo. Aprenda algo. Responda nada.

Tamarindo Cobra no está en línea   Reply With Quote
Old November 19th, 2008, 02:53 AM   #15
Patrick-RJ
A volta do malandro
 
Patrick-RJ's Avatar
 
Join Date: Apr 2007
Location: Rio
Posts: 8,619
Likes (Received): 35


Um dos focos do novo prefeito (ainda não consigo me conformar que o Gabeira não foi eleito) para a Zona Portuária é a habitação. Ainda há 17 armazéns lá que podem ser aproveitados para isso, além de diversos prédios abandonados do outro lado da Rodrigues Alves...
__________________
RIO: CIDADE MARAVILHOSA E OLÍMPICA!
Patrick-RJ no está en línea   Reply With Quote
Old November 19th, 2008, 02:55 AM   #16
Vinicius
SSC Brasil
 
Vinicius's Avatar
 
Join Date: Nov 2005
Location: Rio de Janeiro
Posts: 16,676
Likes (Received): 2881



Onze Patrick. Seis já tem destino certo.
Vinicius no está en línea   Reply With Quote
Old November 19th, 2008, 02:58 AM   #17
Patrick-RJ
A volta do malandro
 
Patrick-RJ's Avatar
 
Join Date: Apr 2007
Location: Rio
Posts: 8,619
Likes (Received): 35


Ah sim... que ainda restam são 11
__________________
RIO: CIDADE MARAVILHOSA E OLÍMPICA!
Patrick-RJ no está en línea   Reply With Quote
Old November 19th, 2008, 03:04 AM   #18
Patrick-RJ
A volta do malandro
 
Patrick-RJ's Avatar
 
Join Date: Apr 2007
Location: Rio
Posts: 8,619
Likes (Received): 35

Fundação Roberto Marinho e Docas assinam acordo para estudos do Museu do Amanhã, na Zona Portuária
Publicada em 18/11/2008 às 14h29m
Emanuel Alencar


RIO - Os presidentes da Fundação Roberto Marinho, José Roberto Marinho, e da Companhia Docas do Rio, Jorge Mello, assinaram, no início da tarde desta terça-feira, um acordo de cooperação técnica para a implementação do Museu do Amanhã, que será construído nos armazéns 5 e 6 do Cais do Porto. Orçado em cerca de R$ 100 milhões, o museu ocupará uma área de 20 mil metros quadrados - que incluirá o prédio da Polinter, na Praça Mauá. A estimativa é que o novo centro educativo fique pronto no final de 2012 e seja desenvolvido por meio de parceria público-privada. A idéia é oferecer um espaço interativo para a discussão das questões ambientais, da relação do homem com a natureza.


- Os conteúdos serão mostrados de forma didática e interativa. Os visitantes darão um mergulho no tema da sustentabilidade do planeta. Haverá um circuito mais amplo, e temas específicos como mudanças climáticas, energias alternativas e extinção de espécies. Será um museu de referência mundial - comemorou José Roberto Marinho.


Para construir as diretrizes do museu, Fundação Roberto Marinho já firmou parcerias com instituições importantes como o museu CosmoCaixa (Barcelona).

http://oglobo.globo.com/rio/mat/2008...-586446683.asp
__________________
RIO: CIDADE MARAVILHOSA E OLÍMPICA!
Patrick-RJ no está en línea   Reply With Quote
Old November 19th, 2008, 03:06 AM   #19
Patrick-RJ
A volta do malandro
 
Patrick-RJ's Avatar
 
Join Date: Apr 2007
Location: Rio
Posts: 8,619
Likes (Received): 35

Projetos previstos:

Confirmados:
AquaRio
Expansão dos terminais
Museu do Amanhã
Escola de restauração

Outros:
Cirque du Soleil
Mercado das Flores
Shopping no Moinho Fluminense
__________________
RIO: CIDADE MARAVILHOSA E OLÍMPICA!
Patrick-RJ no está en línea   Reply With Quote
Old November 19th, 2008, 03:06 AM   #20
TEBC
Registered User
 
TEBC's Avatar
 
Join Date: Dec 2004
Location: São Paulo
Posts: 20,907
Likes (Received): 4009

Quote:
Originally Posted by Vinicius View Post
Foto de um dos armazéns que abrigarão o Museu do Amanhã:


Foto de O Globo Online.
linda vista
__________________
rio 20!6
Viva essa Paixão
TEBC no está en línea   Reply With Quote


Reply

Tags
norman foster, olímpico, revitalização, rio 2016, rio de janeiro

Thread Tools
Rate This Thread
Rate This Thread:

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off



All times are GMT +2. The time now is 12:14 AM.


Powered by vBulletin® Version 3.8.8 Beta 1
Copyright ©2000 - 2014, vBulletin Solutions, Inc.
Feedback Buttons provided by Advanced Post Thanks / Like v3.2.5 (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2014 DragonByte Technologies Ltd.

vBulletin Optimisation provided by vB Optimise (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2014 DragonByte Technologies Ltd.

SkyscraperCity ☆ In Urbanity We trust ☆ about us | privacy policy | DMCA policy

Hosted by Blacksun, dedicated to this site too!
Forum server management by DaiTengu