|
|
| daily menu » rate the banner | guess the city | one on one |
|
|||||||
![]() |
|
|
Thread Tools | Display Modes |
|
|
#21 |
|
irgendetwas
Likes (Received): 434
|
Adorei a São Paulo dos anos 40, charmosa, olhas as vestes, todos muito bem vestidos.
Aquela imagem do estádio, todos sentados, tudo organziado. Gostei muito mais desta São Paulo do que a que existe hoje. Toda vez que vou pra São Paulo me decepciono um pouco, tudo desorganizado cheio. E essa aí é tudo limpo e em ordem. O thread sem comentários, um dos melhores que já vi por aqui. |
|
|
|
|
|
#22 |
|
Vada a bordo, cazzo!
Likes (Received): 153
|
A foto 8 é totalmente européia... neblina, árvores com folhas caídas, pessoas com sobretudo... muito diferente do que a gente vê hoje em dia. Vale lembrar que naquele tempo a cidade tinha um autêntico clima subtropical, ao contrário de hoje.
A foto 56, das duas moças, também ajuda a comprovar isso. Que achado!!! Belíssimas fotos!!!
|
|
|
#23 |
|
Likes (Received): 19
|
Que vontade de chorar...
Dizem que evoluímos... Será?
Flickr - Fotos no SSC SÃO PAULO F.C - O Único Hexacampeão Brasileiro sem asteriscos e letras miúdas. (e sem fax da CBF) Acompanhe a modernização do Morumbi: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1356707 |
|
|
|
|
|
#24 |
|
Pacem in Terris
|
Sem palavras!!!
![]() O melhor thread do ano!! Depois volto pra comentar algumas fotos, é muita emoção!
Conheça SP: Centro - Av. Paulista - Jardins - Av. Faria Lima - Vila Olímpia - Mooca - Cambuci - Liberdade - Vila Mariana - Av. Brasil - Av. Europa - Moema - Aclimação - Paraíso - Vila Nova Conceição - Av. São Luís - Rua Oscar Freire - Radial Leste, e também Santos, Mogi das Cruzes, Marília, Atibaia e São Vicente. Colabore - www.clickarvore.com.br - plante árvores gratuitamente
|
|
|
|
|
|
#25 |
|
Registered User
Likes (Received): 9
|
![]() Que achado maravilhoso! E a Foto 8 , foi o Dott que bateu !!!!!!!! Ah, ele não era nascido??!! Não tem problema, alguém bateu por ele, é o estilo dele !!!!!!! Uma das fotos mais maravilhosas que já vi !!!! Que orgulho de saber que São Paulo já foi assim um dia !!!! |
|
|
|
|
|
#26 | |
|
Registered User
Likes (Received): 15
|
Quote:
A Rodoviária da Luz, extinta em 1982, era a coisa mais aterradora que já construíram em São Paulo. Era um monumento ao kitsch, forrada de pastilhas coloridas, com tetos de acrílico de várias cores e no saguão do terceiro andar tinha uma fonte luminosa cercada de samambaias de pástico com uma imagem de Nossa Senhora no meio. Além do mais era um lugar inóspito, com péssima exaustão, ruído intenso, um horror completo. Felizmente não existe mais. |
|
|
|
|
|
|
#27 |
|
Registered User
Likes (Received): 15
|
Isso me faz lembrar uma professora da USP, profunda conhecedora da história de São Paulo, chamada Maria Cecília Naclério Homem, que afirmava ser São Paulo uma cidade que começa a desorganizar-se logo após o seu 4º Centenáro. Sei que muita gente vai atirar-me pedras, mas São Paulo já foi uma cidade muito bonita e hoje está longe de poder ser considerada assim em função do descuido que há com seu urbanismo. Ai meu deus que bom seria se os urbanistas e planejadores de hoje e com poder de mudar algo recebessem a inspiração que emana desta época... Vocês já repararam que toda a área central já tinha a rede aterrada? Que o urbanismo das ruas era perfeito? O que é necessário para que os senhores administradores da maior cidade brasileira passem a vê-la com carinho e busquem resgatar esta maravilha perdida?
|
|
|
|
|
|
#28 |
|
Registered User
Likes (Received): 0
|
Excelente achado!!!!!!!!!! Bela seleção! Eu também devo agregar que a Sampa dessa época pode ter sido melhor que a de hoje em alguns aspectos. Dá uma sensação de nostalgia vendo as fotos embora eu nunca tenha vivido nessa época, nem perto !
|
|
|
|
|
|
#29 | |
|
|
Quote:
Flickr - Fotos no SSC SÃO PAULO F.C - O Único Hexacampeão Brasileiro sem asteriscos e letras miúdas. (e sem fax da CBF) Acompanhe a modernização do Morumbi: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1356707 |
|
|
|
|
|
|
#30 |
|
Ex - CharlesBH
Likes (Received): 13
|
Incrível... não tenho palavras pra dizer o quanto é incrível São Paulo.. em 1947 já era fantástica!! Linda!! Amei o thread!!!!!!!!
|
|
|
|
|
|
#31 |
|
Registered User
Likes (Received): 7
|
Naquela época devia ser mais simples investir em urbanismo para o poder público, não existia favela, os serviços públicos não eram precários como são hoje, porque hoje tem que investir em quantidade para suprir a imensa demanda de pessoas e acaba deixando de lado a qualidade.
Aterrar a fiação é caríssimo, se algum prefeito começa a investir nisso, seria uma chiadeira por parte de muitas pessoas e da mídia que diriam que o governo se preocupa mais com estética do que com as pessoas, deixa de investir em saúde, educação e etc... para retirar postes. Por isso tem que ser criativo para angariar recursos para investir nisso, eu já li sobre um plano de vender espaço para publicidade em lixeiras e ponto de onibus(já que outdoor é proibido) e com os recursos utilizar para aterrar a fiação, tomara que esse projeto vá para frente. |
|
|
|
|
|
#32 |
|
Off-road urbano
Likes (Received): 553
|
Opa! Que bom que gostaram! Agradeço aos que comentaram até agora.
Bom, as perguntas que vão surgindo, o pessoal de SP vai respondendo. Ninguém melhor do que quem vive na cidade pra informar sobre ela. Por isso mesmo eu nem coloquei legenda, pro pessoal de Sampa ir dizendo o que é o que (e também porque tem um monte de lugares que eu não sei o nome ).Quando eu vejo essas fotos, eu tenho a sensação de ter nascido na época errada. É bem verdade que evoluímos sim, numa série de coisas (as mulheres que o digam), mas eu sinto que no aspecto humano (mais até do que no aspecto urbano, já mencionado) nós mais retrocedemos do que evoluímos. Parece que o mundo, embora mais perigoso do ponto de vista político, era mais aconchegante no dia-a-dia. As pessoas pareciam se respeitar mais, se preocuparem mais umas com as outras, se tratarem com mais cordialidade, tinham mais tempo pra uma conversa. Não vivi essa época, mas basta conversar com quem viveu pra perceber que havia algo de muito melhor naqueles tempos. Uma coisa que me saltou aos olhos e me surpreendi por ninguém ter comentado ainda é a diferença brutal entre uma década e outra. Comparem a foto de 1939 com as de 1943 e depois com as de 1957. A diferença em 18 anos é espantosa! ![]() Outra coisa que me impressionou é que já naquela época não se via os limites da cidade no horizonte. Nas fotos aéreas, não dá pra ver onde a cidade termina. Pessoal, lá no acervo onde eu peguei essas fotos (link no primeiro post) tem outras fotos de SP e de várias outras cidades brasileiras (achei até uma aérea de PVH em 1943 ). Vale a pena dar uma explorada por lá e quem sabe até fazer threads de outras cidades. A maioria das fotos de cidades brasileiras são das décadas de 30, 40 e 50. E há fotos interessantíssimas de outras partes do mundo, principalmente dos EUA. Quem quiser saber, por exemplo, como era o skyline de Nova York na época em que o Brasil ainda era governado por D. Pedro II, é só procurar lá que tem.
|
|
|
|
#33 | ||||
|
São José dos Campos
Likes (Received): 30
|
Quote:
Quote:
Quote:
Quote:
Pronto, esse é o meu comentário! De pleno acordo com os colegas!!! Meu DEUS! São Paulo era mais fabulosa, a cidade tinha um ar tão nobre (não que não tenha hoje, mas...), tão chique, tão linda, tão bem cuidada, por que MEU SENHOR desvirtuaram isso? PORQUE não contiuaram a cidade desta maneira????? Que ódio e tristeza! Que amor por São Paulo!
|
|
|
|
|
#34 |
|
Registered User
|
Emocionante! imagino para os paulistanos!
Que fotos são essas, incríveis, raridades mesmo.... Na fotos 25 aparece o rio Pinheiros ou Tieté? ou nenhum dos dois? Lindas fotos, demais, uma pena terem deixado construir a torto e a direito! São Paulo seria ainda mais charmosas, com menos prédios, como antigamente. |
|
|
|
|
|
#35 |
|
|
Legendas:
1 - Primeiríssimo plano: Brás, Rua da Figueira e Parque Dom Pedro II, ao fundo, prédios da parte alta do Centro. 2 - Teatro Municipal, Edifício Alexandre Mackenzie (Shopping Light), Praça Ramos de Azevedo, Viaduto do Chá, Prédio da Matarazzo (atual Prefeitura), e o Vale do Anhangabaú. 3 - 4 - Viaduto do Chá e Vale do Anhangabaú, com a hoje inexistente Avenida Anhangabaú Superior. 5 - 6 - Avenida Nove de Julho, proximidades da Rua Avanhandava. 7 - Estátua de Mercúrio (?) no Parque Dom Pedro II 8 - Avenida Anhangabaú Superior e Viaduto do Chá. 9 - Viaduto do Chá, Av.Anhangabaú Superior e Edifício Alexandre Mackenzie. 10 - Vale do Anhangabaú, visto do lado do Teatro Municipal. 11 - Avenida Nove de Julho e Praça da Bandeira. 12 - Praça Conselheiro Antônio Prado e Rua XV de Novembro. 13 - Avenida Nove de Julho 14 - 15 - Túnel Nove de Julho e Belvedere Trianon (onde hoje está o MASP) 16 - Rua Dona Maria Paula (?) 17 - 18 - Edifício Altino Arantes, Parque Dom Pedro II aonde hoje está o Terminal Parque Dom Pedro. 19 - Pedaço do Parque Dom Pedro II, Rua 25 de Março, Praça R.Chohfi, Ladeira General Carneiro. 20 - Vale do Anhangabaú e Teatro Municipal 21 - 22 - Avenida São João 23 - Vale do Anhangabaú e Viaduto do Chá. 24 - Praça Ramos de Azevedo, R.Xavier de Toledo e o Viaduto do Chá visto de outro ângulo. 25 - Parque Dom Pedro II e Rio Tamanduateí, para o lado do Cambuci/Glicério/Ipiranga. 26 - Viaduto do Chá, Edif.Alexandre Mackenzie e Mappin da Praça Ramos de Azevedo. 27 - Praça da Bandeira, Rua Riachuelo, e a outra rua que eu esqueci o nome. 28 - Anhangabaú e Vd.do Chá. 29 - Edifício Altino Arantes (Banespa), Martinelli e outros vistos de onde hoje está o Term.Parque Dom Pedro. 30 - Praça da Sé e Rua 11 de Agosto (?) 31 - 32 - Vale do Anhangabaú 33 - 34 - Ladeira General Carneiro e Viaduto Boa Vista. 35 - Parque Dom Pedro II (onde hoje está o Terminal) 36 - 37 - 38 - Estádio do Pacaembu 39 - Estádio do Pacaembu 40 - Estádio do Pacaembu 41 - Praça da Sé, e as obras da catedral. 42 - Igreja de São Gonçalo, no Largo de S.Gonçalo/Praça João Mendes. 43 - Praça Pedro Lessa, Edifício dos Correios e Telégrafos e Avenida São João. 44 - 45 - 46 - 47 - 48 - 49 - Centro visto á partir do Brás. 50 - Centro visto da região da Ponte Pequena. 51 - UMA VISÃO RARÍSSIMA! Obras de retificação no Rio Tietê, junto com a extinta ilha no rio, Ponte das Bandeiras, Bom Retiro, e o Centro. No centro da foto, inferior, está hoje a Rodoviária do Tietê. A foto foi tirada de Santana para o Centro, da Zona Norte para o Centro. Vemos também as duas pontes da Estrada de Ferro Cantareira, passando por cima da ilha, e depois da Ponte das Bandeiras, o Tiete já retificado. 52 - Visão aérea do Anhangabaú. 53 - 54 - 55 - Hospital das Clínicas (?) 56 - Achei elas bonitas. 57 - 58 - Nem com uma caixa de pinga. 59 - Me parece a região do Ipiranga, reconheço a Estrada de Ferro Santos Jundiaí, os armazens da Avenida Presidente Wilson. Posso estar enganado, mas acho que a foto foi batida da Mooca. O Restante não é difícil. Se alguém souber, por favor complete os locais que eu não reconheci. BR, thread maravilhoso, muito obrigado!
|
|
|
|
|
#36 |
|
Registered User
Likes (Received): 4
|
Três observações:
1- São Paulo de 1950 tinha o melhor skyline da história do Brasil. Realmente, as cidades de hoje são um amontoado de prédios sem nenhuma elegância.... 2- Melhor tópico da história do forum brasileiro! 3- Porque chamar esse tópico de pesadissímo? As fotos tem tamanho decente! Muito melhor do que aquelas fotos minúsculas que costumam colocar nesse forum.... |
|
|
|
|
|
#37 |
|
Saudades de São Paulo
Likes (Received): 6
|
Absolutamente sensacional esse achado.
Acho que a foto 14 é na Avenida Brasil.
|
|
|
#39 |
|
Registered User
|
Qual é a região da foto 50? Parece que é a do Ibirapuera(antes da inauguração)
Belo thread, adoro ver fotos antigoas de São Paulo, acompanhar o crescimento da cidade. Fiquei sabendo que o edifício do Banespa nessa época era o maior prédio do mundo fora dos EUA. |
|
|
|
|
|
#40 |
|
T. Bentancour
Likes (Received): 28
|
Nossa, maravilhoso! Fiquei até sem palavras! Lindíssimo achado, essas fotos são inéditas para mim, e olha que eu vivo procurando fotos antigas de São Paulo!
Parabéns e muitíssimo obrigado, BR! Quanto às legendas, algumas que penso saber: 14 - possivelmente é a Avenida Brasil 17 - creio que essa foto foi tirada na região onde hoje fica a câmara municipal, atrás da Praça da Bandeira. 22- O thgteixeira já disse que é a Avenida São João, mas gostaria de chamar a atenção para o detalhe da delagacia central sendo demolida à direita, no centro da foto...Uma tristeza. Até hoje não tem nada de expressivo no local. 31- Possivelmente uma rua do Bixiga/Bela Vista, lá pela rua Santo Antônio ou Santo Amaro. 33- Palacete da Dona Veridiana em primeiro plano. Vista de Higienópolis/Santa Cecília em direção ao centro. 36- Vista do Skyline do centro a partir do começo da Nove de Julho (?). 44- Igreja de Santa Cecília. 45- Igreja de Nossa Senhora Auxiliadora. 47- Vista da região de onde seria aberta a Avenida 23 de Maio em direção à Liberdade. 48- Praça da República em primeiro plano.
|
![]() |
| Thread Tools | |
| Display Modes | |
|
|