daily menu » rate the banner | guess the city | one on one

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > São Paulo

Reply

Thread Tools Display Modes
Old November 23rd, 2008, 03:53 PM   #41
Driano MG
Mineiro da Mata

Driano MG's Avatar

Likes (Received): 201

Belíssimo achado, mto bom mesmo de verdade, não só pela qualidade das fotos mas pela beleza e importância delas, é um verdadeiro patrimônio.

Gostei de todas, mas em especial da 22 e 26, em certos ângulos São Paulo deveria se parecer mto com Nova Iorque na época.

Vale a pena ver todas as fotos pq é um thread fantástico!

Driano MG no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old November 23rd, 2008, 03:54 PM   #42
SJC.capitalist
São José dos Campos

SJC.capitalist's Avatar

Likes (Received): 28

Quote:
Originally Posted by Natalino View Post
Emocionante! imagino para os paulistanos!
Que fotos são essas, incríveis, raridades mesmo....

Na fotos 25 aparece o rio Pinheiros ou Tieté? ou nenhum dos dois?
Lindas fotos, demais, uma pena terem deixado construir a torto e a direito! São Paulo seria ainda mais charmosas, com menos prédios, como antigamente.
Eu acho, quase certeza que é o rio Tamanduateí, hoje em dia morto e cercado pela poluição e pela horrorosa avenida do Estado, a região na qual a foto foi tirada é o atual Parque Dom Pedro, só que infelizmente, a região mais degradada de São Paulo.

Como ele foi lindo!

SJC.capitalist no está en línea   Reply With Quote
Old November 23rd, 2008, 03:55 PM   #43
KASchramm
Sampa!

KASchramm's Avatar

Likes (Received): 122

Quote:
Originally Posted by Raul Neto View Post
Não, é o saguão do Aeroporto de Congonhas, que felizmente está preservado. Só instalaram um par de escadas rolantes no meio mas não chegou a comprometer a beleza e elegância do conjunto, dos mais belos entre os aeroportos brasileiros.

A Rodoviária da Luz, extinta em 1982, era a coisa mais aterradora que já construíram em São Paulo. Era um monumento ao kitsch, forrada de pastilhas coloridas, com tetos de acrílico de várias cores e no saguão do terceiro andar tinha uma fonte luminosa cercada de samambaias de pástico com uma imagem de Nossa Senhora no meio. Além do mais era um lugar inóspito, com péssima exaustão, ruído intenso, um horror completo. Felizmente não existe mais.
Valeu Raul.

Meu thread mais recente: Noturnas de São Paulo

São Paulo, eSPetacular. / Expo 2020: Cidade Candidata
KASchramm no está en línea   Reply With Quote
Old November 23rd, 2008, 06:01 PM   #44
Fortal
O Show é aqui!

Fortal's Avatar

Likes (Received): 0

Quote:
Originally Posted by BR 364 View Post
Opa! Que bom que gostaram! Agradeço aos que comentaram até agora.

Bom, as perguntas que vão surgindo, o pessoal de SP vai respondendo. Ninguém melhor do que quem vive na cidade pra informar sobre ela. Por isso mesmo eu nem coloquei legenda, pro pessoal de Sampa ir dizendo o que é o que (e também porque tem um monte de lugares que eu não sei o nome ).

Quando eu vejo essas fotos, eu tenho a sensação de ter nascido na época errada. É bem verdade que evoluímos sim, numa série de coisas (as mulheres que o digam), mas eu sinto que no aspecto humano (mais até do que no aspecto urbano, já mencionado) nós mais retrocedemos do que evoluímos. Parece que o mundo, embora mais perigoso do ponto de vista político, era mais aconchegante no dia-a-dia. As pessoas pareciam se respeitar mais, se preocuparem mais umas com as outras, se tratarem com mais cordialidade, tinham mais tempo pra uma conversa. Não vivi essa época, mas basta conversar com quem viveu pra perceber que havia algo de muito melhor naqueles tempos.

Uma coisa que me saltou aos olhos e me surpreendi por ninguém ter comentado ainda é a diferença brutal entre uma década e outra. Comparem a foto de 1939 com as de 1943 e depois com as de 1957. A diferença em 18 anos é espantosa!
Outra coisa que me impressionou é que já naquela época não se via os limites da cidade no horizonte. Nas fotos aéreas, não dá pra ver onde a cidade termina.

Pessoal, lá no acervo onde eu peguei essas fotos (link no primeiro post) tem outras fotos de SP e de várias outras cidades brasileiras (achei até uma aérea de PVH em 1943 ). Vale a pena dar uma explorada por lá e quem sabe até fazer threads de outras cidades. A maioria das fotos de cidades brasileiras são das décadas de 30, 40 e 50. E há fotos interessantíssimas de outras partes do mundo, principalmente dos EUA. Quem quiser saber, por exemplo, como era o skyline de Nova York na época em que o Brasil ainda era governado por D. Pedro II, é só procurar lá que tem.
Concordo, Br! As pessoas andavam sem preocupação nas ruas. Havia roda de conversas, sobretudo em praças. Isso pode ser analisado também em outras grandes cidades. O respeito era maior, o trânsito não era tão caótico (apesar de algumas fotos estarem lotadas de carros), mas havia uma maior "generosidade", digamos assim no trânsito.
No Brasil, nessa época, vivia os poucos resquícios da "Belle Epoque", algumas fotos dá pra se perceber um pouco disso.
Ah, que acervo essa da Life. Há milhares de fotos!
Uma pena, mas por enquanto, não econtrei nenhuma de Fortaleza...
Fortal no está en línea   Reply With Quote
Old November 23rd, 2008, 06:29 PM   #45
BR 364
Off-road urbano

BR 364's Avatar

Likes (Received): 515

@ thgteixeira: Obrigado pelas legendas. Assim que der eu as coloco lá no primeiro post. Valeu!

@ Guaporense: Obrigado! Eu achei que o thread ficaria muito pesado, mas até que não ficou tanto. Que bom!

@ Pinhate: Exatamente, o Banespa (Altino Arantes) era o maior prédio do mundo fora dos EUA. E tem um detalhe, nos EUA apenas duas cidades tinham prédios maiores, NY e Chicago. Ou seja, era o maior prédio do mundo fora dessas duas cidades. E era também o maior prédio em concreto armado do mundo todo (incluindo os EUA, que usavam vigas de aço).

@ Bent: Obrigado pelas legendas. Vou acrescentá-las lá no primeiro post em breve, talvez ainda hoje. Valeu!

@ Fortal: Pois é, eu também procurei fotos de Fortaleza pra te mandar, mas não achei. Tem várias cidades importantes que eu não achei fotos, como BH, POA, Curitiba, Goiânia... Mas eu li um comentário em um blog que essa é só a primeira remessa de fotos da Life (cerca de 20% do total). Então é possível que eles liberem mais fotos futuramente. Vamos aguardar. Por falar nisso, bem que podiam fazer algo assim com as fotos da Manchete, né? Já pensou?

Muito obrigado a todos pelos comentários! Fico feliz que tenham gostado. Eu achei demais essas fotos!
Old November 24th, 2008, 02:00 AM   #46
pirasunxico
BANNED

Nessa época meu pai cumpria o serviço militar na Água Branca, e casou-se no interior, transferindo residência para o estado de Minas Gerais!

Com certeza, este thread mostra uma das cidades mais atraentes do Mundo!!

Bela São Paulo!! Tempos preciosos!
pirasunxico no está en línea   Reply With Quote
Old November 24th, 2008, 04:14 AM   #47
Andre_RP
SSC - ANO 7!

Andre_RP's Avatar

Likes (Received): 127

Thread simplesmente FANTÁSTICO! Até meu pai está aqui ao lado BABANDO nas fotos (ele nasceu em 1947!)
Andre_RP no está en línea   Reply With Quote
Old November 24th, 2008, 06:28 AM   #48
WallyP
Registered User

WallyP's Avatar

Likes (Received): 426

Ai caros amigos paulistas.....adoro o atual skyline da cidade(mesmo faltando nossos skyscrapers), mas o skyline dessa época, pra mim, era muuuito mais interessante. A concentração, o downtown marcado, o Banespa mais presente no skyline....Era uma espécie de mini-NY. Um charme só.
Old November 24th, 2008, 06:31 PM   #49
Fortal
O Show é aqui!

Fortal's Avatar

@ Fortal: Pois é, eu também procurei fotos de Fortaleza pra te mandar, mas não achei. Tem várias cidades importantes que eu não achei fotos, como BH, POA, Curitiba, Goiânia... Mas eu li um comentário em um blog que essa é só a primeira remessa de fotos da Life (cerca de 20% do total). Então é possível que eles liberem mais fotos futuramente. Vamos aguardar. Por falar nisso, bem que podiam fazer algo assim com as fotos da Manchete, né? Já pensou?

------------------------------------------------

Grande BR! E como já pensei nisso. Aliás, quando eu estava olhando as imagens pensei justamente nisso. Revistas extintas como Manchete, Cruzeiro, Senhor, bem que poderiam colocar um acervo destes, pelo menos fotos de nossas cidades, tanto retratada em edições. Os grandes jornais tb poderiam...Ah!!!
Fortal no está en línea   Reply With Quote
Old November 24th, 2008, 07:06 PM   #50
Sr. Mauá
Quase Desligado do Fórum!

Sr. Mauá's Avatar

Likes (Received): 2

Quote:
Originally Posted by thgteixeira View Post
Que vontade de chorar...

Dizem que evoluímos... Será?

São Dois !!

O Melhor Thread do Ano, Pode Acreditar, Parabéns BR-364

O Blog de Mauá: Visite Agora:[Mauá News]
Sr. Mauá no está en línea   Reply With Quote
Old November 24th, 2008, 07:11 PM   #51
Sr. Mauá
Quase Desligado do Fórum!

Sr. Mauá's Avatar

Likes (Received): 2

Quote:
Legendas:

59 - Me parece a região do Ipiranga, reconheço a Estrada de Ferro Santos Jundiaí, os armazens da Avenida Presidente Wilson. Posso estar enganado, mas acho que a foto foi batida da Mooca
É Thiago, é o Famoso Cotonificio Brasil (Prensagem de Algodão) e a Vemag, na região da Estação Tamanduateí.

Só por Curiosidade, veja Mauá em 1963 (já era Município):
Eram mais de uma hora e meia até a Luz de Trem !!

Perímetro Urbano (Praça 22 de Novembro) ao Fundo a Porcelana Matarazzo!

Foto: Museu Barão de Mauá: www.maua.sp.gov.br/museu

O Blog de Mauá: Visite Agora:[Mauá News]

Last edited by Sr. Mauá; November 24th, 2008 at 07:36 PM.
Sr. Mauá no está en línea   Reply With Quote
Old November 24th, 2008, 07:31 PM   #52
DPJ1986_
Registered User

DPJ1986_'s Avatar

Likes (Received): 8

Sensacional !!!

Um dos melhores threads que já vi na história do SSC. Parabéns pelo belíssimo achado, e obrigado por compartilhar conosco.

Que cidade nós tínhamos !!! Que Skyline imponente, que ruas charmosas e que povo elegante !!! Uma pena que tenhamos perdido grande parte disso tudo.

Fiquei curiosíssimo para saber que lugar era aquele da foto 25 e quando disseram que era o Tamanduateí eu quase não acreditei !!! Vendo o seu estado atual é quase impossível acreditar que um dia ele já foi tão belo.

Na minha opnião uma das piores coisas que já fizeram nessa cidade foi essa retificação dos rios. Essa vista aérea da foto 51 mostra bem isso, se hoje nessa região do Tietê existisse um parque seria maravilhoso !! E certamente muitos dos atuais problemas da cidade não existiriam.

Mas como infelizmente não podemos voltar no tempo e recuperar o que já foi perdido, nos resta agora torcer para que as autoridades que comandam esta cidade tenham um compromisso de fazer o melhor por essa cidade, e que São Paulo recupere parte de glamour e encantamento de outrora.
Old November 24th, 2008, 07:41 PM   #53
City of the sun
BANNED

Lindo!! São Paulo histórica!!
City of the sun no está en línea   Reply With Quote
Old November 24th, 2008, 11:09 PM   #54
JPBrazil
Registered User

Likes (Received): 3

As cidades eram muito mais 'cidade' antigamente do que elas são hoje.
JPBrazil no está en línea   Reply With Quote
Old November 25th, 2008, 06:26 AM   #55
AcesHigh
Taking On The World

AcesHigh's Avatar

Likes (Received): 284

FANTASTICO! THREAD FODASTICO! BABANTE! IMPRESSIONANTE!
AcesHigh no está en línea   Reply With Quote
Old November 26th, 2008, 12:40 AM   #56
Observador_SJC
etc

Observador_SJC's Avatar

Likes (Received): 49

1 como o Banespa se destaca!!!
8 Nessa foto São Paulo ficou com muita cara de Terra da Garoa, e que calçadinha bonitinha!
A cidade tinha construções pra todo lado.
23 O trânsito é um problema bem antigo de São Paulo
A foto 37 é muito interessante, certas coisas nunca mudam.
Na foto 38 dá pra ver que atrás do Pacaembu não havia prédios. E na parte de baixo desta mesma foto dá pra ver que quem não tinha chapéu e estava no sol, cubria a cabeça com o paletó.
Como a cidade parecia mais organizada em 1947
A foto 50 mostra um skyline bem diferente do atual.

Obrigado cara, por essa viagem no tempo.
Observador_SJC no está en línea   Reply With Quote
Old November 26th, 2008, 12:51 AM   #57
Rodrigo Guidotti
Progredir sem cessar

Rodrigo Guidotti's Avatar

Likes (Received): 74

Quote:
Que vontade de chorar...

Dizem que evoluímos... Será?
Eu não tenho dúvida que evoluímos.

São Paulo era charmosa e linda em 1947? Era. Assim como qualquer coisa do passado que pegarmos pra nos lembrar com nostalgia.

Nós, em 2067, olharemos as fotos do skyline da Berrini tiradas em 2007 e diremos: Que cidade linda e charmosa! Olharemos a ponte estaida e sorriremos com orgulho por termos a visto ser construida.

Parabéns ao criador deste thread, não somente por postar fotos lindas, mas por nos fazer refletir que cada época tem o seu charme e elegância e que o passar do tempo apaga as coisas ruins, deixando em nossa lembrança apenas um doce sentimento.

Meus threads: Porto Alegre Santos São Paulo de carro Manaus
Rodrigo Guidotti no está en línea   Reply With Quote
Old November 26th, 2008, 12:51 AM   #58
tonyssa
.

tonyssa's Avatar

Belíssimo thread!
tonyssa no está en línea   Reply With Quote
Old November 26th, 2008, 01:28 AM   #59
Bruno BHZ
.

Bruno BHZ's Avatar

Likes (Received): 459

Quote:
Originally Posted by Rodrigo Guidotti View Post
Nós, em 2067, olharemos as fotos do skyline da Berrini tiradas em 2007 e diremos: Que cidade linda e charmosa!
Você realmente acha isso?
Old November 26th, 2008, 03:05 AM   #60
Tamarindo Cobra
Inconsciente Coletivo

Tamarindo Cobra's Avatar

Likes (Received): 41

O legal que até o crime nessa época tinha um outro formato, bem menos violento. Violência urbana em SP era batedor de carteira. Muito comum nos bondes, estações de trem e cinemas, lugares de grande aglomeração de pessoas.

Lembro que meu pai falava do meu vô, que era administrador da fazenda e volta e meia ia para SP no "trem azul" falar com os proprietários, na estação logo na chegada em SP. Ele saiu do trem, de terno, na época era proibido entrar no vagão sem paletó, e logo foi abordado por um moço com uma mala muito grande que pediu para ele segura-la por um momento. Ele ficou ali segurando a mala e esperando o rapaz voltar. O cara não voltou, e quando ele percebeu, estava sem a carteira e o bolso que a continha. Cortaram a calça dele enquanto ele estava atento à história da mala. Hauahauhau.

O engraçado é que minha vó, quando meu pai e os irmãos dele tinham que pagar alguma coisa na venda, custurava o dinheiro nos bolsos deles. Ao chegar lá descusturavam para eles, e recebiam a quantia. Talvez por isso cortaram o bolso do meu vô, se anteciparam à essa "estratégia".

Gostaria de fazer um "cruzeiro" nessa época, tenho muita inveja de quem viveu naqueles tempos. Com razão a nostalgia dos velhos.

Tamarindo Cobra no está en línea   Reply With Quote

Reply

Thread Tools
Display Modes

Posting Rules