daily menu » rate the banner | guess the city | one on one

Go Back   SkyscraperCity > European Forums > Fórum Português > Arquitectura e Urbanismo > Transportes e Infraestruturas > Aviação

Reply

Thread Tools Rate Thread Display Modes
Old August 25th, 2010, 01:41 PM   #481
Oponopono
Registered User

Likes (Received): 11

Quote:
Originally Posted by bru_nex View Post
De certa forma, não me parece muito... porque, lá está, os custos são repartidos por várias Câmaras Municipais. Mas há assim tanta vantagem em ter um aeroporto que dá prejuízo? As mais-valias justificam? E quanto pagam as autarquias? Pagam todas o mesmo? Será justo?
Num país à beira da bancarrota o que acho notavel é ainda se sonhar sequer em avaliar se gastar dinheiro em algo que seria deficitário faz sentido. E disseste "WOW" relativo aos 4,9 milhões anuais... que não incluem, por exemplo, controladores aéreos, que são militares. Se juntares mais esses...

Quote:
E, já agora, 350 mil passageiros anuais justificam um aeroporto? Estamos a falar de menos de 1 000 passageiros por dia!
Depende das realidades e dos impactos. Mas deixo-te uns pequenos dados sobre a envolvente do aeroporto de Valladolid.

População:
Valladolid Capital: 317864 (1 de Janeiro de 2009)
Valladolid Província: 532575 (idem)
Castilla y Léon CA: 2497370 (1 de Abril de 2010)

Rendimentos (Pib per Capita):
Valladolid Província: 25153,34€ (31 de Dezembro de 2007)
Castilla y León CA: 23167,30€ (idem)

E há mais pormenores, nomeadamente pólos geradores de tráfego constante ao longo de todo o ano.
Oponopono no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old August 26th, 2010, 12:19 PM   #482
Artur Oliveira
Registered User

Artur Oliveira's Avatar

Likes (Received): 0

Quote:

4,9 Milhões de Euros é quanto a Câmara de Coimbra teria de investir para transformar o aeródromo de Antanhol.
Quem é que fez o estudo para o aeródromo ????

São dados interessantes
Artur Oliveira no está en línea   Reply With Quote
Old August 26th, 2010, 12:55 PM   #483
bru_nex
Registered User

bru_nex's Avatar

Likes (Received): 1

Opa, soube desse valor quando o Pina Prata se candidatou à Câmara.
Ele falava em 5 milhões de euros que eram necessários para ampliar a pista e fazer os restantes arranjos necessários para fazer a devida transformação do aeródromo.

Entretanto também ouvi o Carlos Encarnação a falar sobre o assunto e os 5 milhões de euros voltaram à baila.

No entanto, ao que sei, o aeródromo de Antanhol tem uma limitação quanto ao tamanho da pista o que faz com que, mesmo com a ampliação, não seja possível receber determinados voos xpto... um assunto que eu não domino... lol

Oponopono, eu sei que tu dominas o assunto das estruturas de transportes. Tu de cabeça consegues saber logo que o aeroporto em Monte Real ou noutro sítio qualquer não daria lucro. E eu dou-te os parabéns por isso... Porque realmente entendes do assunto. Eu como não entendo limito-me a pedir que se estudem as localizações antes de se cometer o erro de ir fazer à pressa só por que sim e depois sai tudo ao contrário.
E, se realmente vai dar prejuízo, é preciso saber quem o vai pagar e se mesmo assim vale a pena avançar... E porquê questionar se , mesmo dando prejuízo, se deve avançar? Porque hoje pode dar prejuízo, mas os estudos podem mostrar que em X anos a procura vai justificar a existência do aeroporto. E nesse caso, mais uma vez, podemos ter um bom indicador sobre se é ou não boa ideia avançar para o novo aeroporto...

Acho que temos de reconhecer que um aeroporto seria muito bom para o turismo da zona. Eu quando quero ir a algum lado começo por procurar os aeroportos mais próximos. Se não há, desisto mais facilmente da ideia... A questão aqui é saber se isso justifica um aeroporto. Se realmente os números mostram que será um fracasso, talvez se devesse deixar esta história para mais tarde...

E mesmo assim, para mim, Monte Real é uma má ideia. Litoral. Litoral. Litoral. Vamos continuar a pôr as estruturas todas nos mesmo sítios...
bru_nex no está en línea   Reply With Quote
Old August 26th, 2010, 04:07 PM   #484
Oponopono
Registered User

Quote:
E, se realmente vai dar prejuízo, é preciso saber quem o vai pagar e se mesmo assim vale a pena avançar... E porquê questionar se , mesmo dando prejuízo, se deve avançar? Porque hoje pode dar prejuízo, mas os estudos podem mostrar que em X anos a procura vai justificar a existência do aeroporto. E nesse caso, mais uma vez, podemos ter um bom indicador sobre se é ou não boa ideia avançar para o novo aeroporto...
Bruno, um aeroporto destes não é questão de em X anos conseguir ser auto-sustentavel porque nisso nem sequer se pensa. É questão de a sua existência poder trazer algum tipo de benefícios para a zona que não existiriam sem ele ou não possam ser alcançados de forma mais barata. Dada a proximidade de Coimbra a Lisboa e Porto esta questão, em absoluto, não se põe.

Quote:
Acho que temos de reconhecer que um aeroporto seria muito bom para o turismo da zona. Eu quando quero ir a algum lado começo por procurar os aeroportos mais próximos.
Nem isso dou de barato dado que um aeroporto em Coimbra dificilmente teria serviços para algum sítio mais além de Lisboa. Um aeroporto em Monte Real então começa a raiar o anedótico.

Agora no particular de Monte Real, há também a questão da FA e das missões que têm aí a sua base o que logo à partida faz da ideia um absurdo... embora eu não tenha quaisquer dúvidas de que ainda irei ver propôr a eliminação da capacidade de resposta rápida da Força Aérea Portuguesa algures por aí.

Bruno, por via de regra não gosto de movimentos populares sem o devido enquadramento, por maioria de razão num cenário de governos que têm uma certa tendencia a satisfazer os caprichos da populaça, sejam eles quais forem, por motivos eleitoralistas. São remédio certo para a asneira. Asneira essa que se faz num momento mas os seus efeitos perduram nos anos por décadas e décadas. Nota que eu faço muito vincadamente a distinção entre sociedade civil e povo aos guinchos. A existência duma sociedade civil forte agrada-me muito. Povo aos guinchos incomoda-me profundamente. Não pelo povo e pelos guinchos. Berrem o que quiserem, quero lá saber. É por essas coisas às vezes ganharem dimensão tal que obriga a que sejam ouvidas e então fazem-se asneiras porque há muita gente que as pede. Um exemplo de sociedade civil forte, a Alemanha. O traçado duma estrada ou via férrea, na Alemanha, pode levar facilmente 10-12 anos a ser feito. Porquê? Porque existe uma obrigatoriedade legal de ouvir uma série de entidades locais. Mas a diferença é que essas entidades locais são efectivamente interlocutores válidos. Têm um dado enquadramento técnico que lhes permite serem efectivamente interlocutores válidos.

É por isto que ponho sérias reservas, tenho muito medo da existência deste tipo de movimentos e defendo que deveriam ser cortados pela raiz muito cedo, sem se deixarem crescer. Não me refiro a por-lhes uma mordaça, naturalmente mas a usar uma tática de ostensivamente ignora-los até desaparecerem de vez.
Old August 27th, 2010, 04:48 AM   #485
baheinz
Registered User

Likes (Received): 0

Em Espanha (continente) existem 35 aeroportos, alguns dos quais bases aéreas abertas ao tráfego aéreo civil. Só na Galiza existem 3 aeroportos (Corunha, Santiago e Vigo). Em Portugal existe 1 aeroporto a norte do rio Douro e brevemente 3 aeroportos a sul do rio Tejo.

Com a construção do NAL, a região Centro é a que em toda a Península Ibérica está a maior distância de um aeroporto.

Quanto a Beja, é caso para se dizer que se constroem aeroportos onde não há passageiros e onde eles realmente estão não há aeroportos.

Monte Real existe, está lá! Tem acessibilidades (A1, A17, A8, IC8, linha do Oeste e futura estação do TGV muito próximo). Está perto de Coimbra, Leiria, Figueira da Foz, do Santuário de Fátima, do Oeste e dos seus empreendimentos turísticos (que já existem ao contrário de Beja), do porto da Figueira da Foz e das zonas altamente industrializadas como Marinha Grande, Pombal, Porto de Mós, Batalha, etc.

Monte Real tem mais de 2 milhões de habitantes num raio de 100km coisa que sinceramente em Beja não vejo.

Quanto à questão da coordenação com os militares...pois muito bem, nada disto teria começado a evoluir se não houvesse da parte deles uma abertura para se estudarem formas de operação conjunta. É isso que se está a fazer e tenho a certeza de que com boa vontade de ambas as partes chegaremos a um entendimento.

Por fim o investimento. Qual o problema de se aproveitarem e porem ao serviço das populações infra estruturas que já existem e que podem facilmente e por um baixo custo dinamizar fortemente essas regiões? Não vejo problema e só vejo benefícios.

A prova de que Monte Real tem futuro é a quantidade de interessados que já apareceram dispostos a estudar e financiar o projecto. Cabe ao estado não criar problemas caso os privados vejam aqui uma oportunidade.
baheinz no está en línea   Reply With Quote
Old August 27th, 2010, 05:40 AM   #486
Oponopono
Registered User

Quote:
Originally Posted by baheinz View Post
Em Espanha (continente) existem 35 aeroportos, alguns dos quais bases aéreas abertas ao tráfego aéreo civil.
Espanha tem uma rede de cidades médias ao longo de todo o território coisa que Portugal não tem. Ainda assim, senão todos, quase todos, dão prejuízo... havendo a pequenissima diferença de que o PIB per capita de Portugal é, não apenas, substancialmente inferior ao de Espanha como mesmo inferior ao de qualquer comunidade autonómica. Além dumas quantas coisinhas mais que levam a que em Espanha se possa e em vários casos traga benefícios económicos a existencia do aeroporto que dificilmente se alcançam com um aeroporto em Coimbra.

Quote:
Quanto a Beja, é caso para se dizer que se constroem aeroportos onde não há passageiros e onde eles realmente estão não há aeroportos.
E quem disse que os aeroportos servem apenas para tráfego de passageiros? Não é esse, sequer, o interesse maior do aeroporto de Beja. Mero apêndice.

Quote:
Quanto à questão da coordenação com os militares...pois muito bem, nada disto teria começado a evoluir se não houvesse da parte deles uma abertura para se estudarem formas de operação conjunta.
Primeiro, eu não engulo essa da abertura da Força Aérea. Ter sido obrigada a isso pelo poder político já engulo mais. Em segundo lugar, haver uma força de reacção rápida militar num aeroporto partilhado com o tráfego civil é, mais do que uma anedota, uma piada de muito mau gosto. Passa de reacção rápida a reacção variavel. Embora eu tenha a plena certeza de que ao longo do sururu que vai gerar-se por causa desta história irei ler muita gente a defender o fim da força de reacção rápida se é que não irei mesmo ver quem advogue o fim da força aérea.

Quote:
Qual o problema de se aproveitarem e porem ao serviço das populações infra estruturas que já existem e que podem facilmente e por um baixo custo dinamizar fortemente essas regiões? Não vejo problema e só vejo benefícios.
Poderá mesmo dinamizar? Isso é o que ainda está para ser visto. Eu nada tenho contra o uso partilhado de infra-estruturas por civis e militares, de todo. Quando seja possivel e não prejudique as missões militares, claro.

Quote:
A prova de que Monte Real tem futuro é a quantidade de interessados que já apareceram dispostos a estudar e financiar o projecto. Cabe ao estado não criar problemas caso os privados vejam aqui uma oportunidade.
Quem é que apareceu interessado em financiar o que quer que seja? O que vejo é um lobby a criar-se para que o governo aproveite a base aérea de Monte Real. Agora interessados em operar no aeroporto ou coisa do género ainda não vi nenhum.
Old August 27th, 2010, 03:33 PM   #487
emarques
Registered User

emarques's Avatar

Quote:
Opa, soube desse valor quando o Pina Prata se candidatou à Câmara.
Ele falava em 5 milhões de euros que eram necessários para ampliar a pista e fazer os restantes arranjos necessários para fazer a devida transformação do aeródromo.
Isso era o valor para transformar o aeródromo num aeródromo um bocadinho maior (algo como levar a pista aos 1100 ou 1200 metros de comprimento, melhorar acessos, melhorar ligeiramente os edifícios de apoio, e assim). Principalmente para melhorar as condições para a aviação "de recreio".

Talvez desse para a Aerovip operar lá o Shorts 360 que o site deles diz que têm. Esse (ou o Do228) já dava para transportar pessoas de/para Lisboa para Coimbra. Podia ser uma rota Porto - Lisboa com "paragem" em Coimbra...

Compraste muita coisa, compras-te sempre tantas prendas?
emarques no está en línea   Reply With Quote
Old August 27th, 2010, 03:40 PM   #488
Oponopono
Registered User

Quote:
Originally Posted by emarques View Post
Talvez desse para a Aerovip operar lá o Shorts 360 que o site deles diz que têm. Esse (ou o Do228) já dava para transportar pessoas de/para Lisboa para Coimbra. Podia ser uma rota Porto - Lisboa com "paragem" em Coimbra...
O Do228 pode ir a Coimbra com o aeródromo existente.
Old August 27th, 2010, 03:42 PM   #489
emarques
Registered User

emarques's Avatar

Mas o Shorts leva o dobro dos passageiros... (e se calhar uma melhoria nas condições em terra para os passageiros da linha não fazia mal nenhum)

Old August 27th, 2010, 03:52 PM   #490
Oponopono
Registered User

Ou seja, pode operar-se com o Dornier (com o Shorts não tenho a certeza) mas a Aerovip não opera, certamente porque não quer, por não ver interesse na rota. No entanto aumenta-se o aeródromo para poder receber um avião maior... quando não há interesse em operar a rota sequer com um avião mais pequeno. Interessante!

E quem diz a Aerovip pode facilmente dizer qualquer outra. Mesmo não tendo equipamento próprio, ao ver interesse, poderiam alugar para fazer a rota.
Old August 27th, 2010, 04:19 PM   #491
emarques
Registered User

emarques's Avatar

Não é possível que uma rota operada por um avião de 18 lugares não ser rentável, e sê-lo quando operada por um avião de 36 lugares? Assim de repente, deve haver custos que são fixos (a tripulação não é de tamanho semelhante em ambos os casos?), alguns custos são independentes, ou quase, do tamanho da aeronave, e a aeronave maior pode (no caso daqueles modelos não sei se é verdade) ter custos por passageiro mais baixos.

Tudo junto, pode fazer com que os preços possíveis com a aeronave maior permitam uma procura suficiente para justificar a rota, enquanto que a de menor capacidade ficaria abaixo desse valor.

(E depois, se a câmara de Coimbra entrasse com o guito para melhorar o aeródromo, podia ser que depois quisesse justificar a despesa e juntasse apoio de outras câmaras próximas para chegar a acordo com uma companhia aérea que operasse a rota com um contrato qualquer de "serviço público". Apesar de que o mais certo é que se pusessem a exigir que o estado se chegasse à frente.)

Old August 27th, 2010, 04:22 PM   #492
Oponopono
Registered User

Quote:
Originally Posted by emarques View Post
Tudo junto, pode fazer com que os preços possíveis com a aeronave maior permitam uma procura suficiente para justificar a rota, enquanto que a de menor capacidade ficaria abaixo desse valor.
O teu raciocínio dos custos por lugar oferecido está correcto e, embora não conhecendo em pormenor os valores operacionais relativos a qualquer dos aviões, assumo essa possibilidade como possivel. Todavia é preciso que haja gente interessada em usar essa oferta o que, no caso de Coimbra, é muito, muito duvidoso.

Não é por acaso que as duas únicas rotas interiores existentes em Portugal são Vila Real e Bragança e, ainda assim, as duas subsidiadas pelo Estado. E isto leva-me ao contrato de serviço público: por um lado as câmaras não têm dinheiro para isso. Por outro não sei, sequer, se legalmente o podem fazer. E, enfim, seria um tanto ou quanto absurdo uma coisa dessas numa cidade como Coimbra, próxima e bem comunicada com Lisboa e Porto.
Old August 27th, 2010, 11:00 PM   #493
bru_nex
Registered User

bru_nex's Avatar

Avião Lisboa - Porto com paragem em Coimbra? Já agora um intercidades no ar, não? Qual o interesse de ter um avião com esse tipo de serviço?

O investimento no aeródromo não é feito porque se entende, e muito bem, que por muito que se gaste não há qualquer rentabilidade. Vejamos que estamos a falar de um aeródromo (dizem eles... eu não percebo nada do assunto) que não tem possibilidade de se expandir. Além de que seria irónico estarmos a construir um aeroporto novo em Lisboa porque o da Portela está no centro da cidade e irmos desenvolver um em Coimbra, justamente, no meio da malha urbana... Não faz sentido.

Além do mais não faz sentido ser bairrista neste caso. Aeroporto em Coimbra, concelho, não faz sentido! Muito menos faz em Monte Real. Fará sentido no interior do distrito de Coimbra, por forma a comunicar eficientemente com litoral e interior... de forma a atrair muito mais cidades e populações como alavanca conjunta de crescimento... assim faria sentido.. mas, e volto a dizê-lo, como eu não percebo nada do assunto, só se os senhores que percebem mostrarem que o aeroporto em causa vai ser financeiramente sustentável é que o aprovo.
Old August 28th, 2010, 12:20 AM   #494
Oponopono
Registered User

Bruno, essa área interior do distrito de que já tens falado, Gois e afins, não é uma área bastante acidentada, com montes e vales por todo o lado?

Uma nota mais e em particular para ti dado o interesse que demonstras nestas coisas. Um aeroporto destes será sempre deficitário e aí não há voltas a dar. Vamos assumir um custo anual de 5 milhões, ok. Noutro contexto, num país com outras condições, e pese embora eu ser o mais possivel contra gastar-se dinheiro à toa e à doida, eventualmente podia pensar no assunto e até estar a favor de ver-se que benefícios económicos poderiam daqui advir e em que prazos porque seria sempre algo muito a la longue. Nas actuais condições Portuguesas não há capacidade do país comportar seja o que for nesse aspecto e é em larga medida por isto que defendo que este lobby deveria ser cortado pela raiz e sumariamente.
Old August 28th, 2010, 12:30 AM   #495
bru_nex
Registered User

bru_nex's Avatar

Penso que sim.... Mas quem diz Góis, diz Pampilhosa, Arganil, Lousã e etc.. Por muito acidentados que sejam tem de haver um pedacinho de terreno plano...

Mas não acreditas que este aeroporto gere benefícios superiores a esses tais €5M?
Old August 28th, 2010, 12:33 AM   #496
Oponopono
Registered User

Quote:
Mas não acreditas que este aeroporto gere benefícios superiores a esses tais €5M?
Sinceramente não. Nem sequer acredito que alguém voasse para ele. E se a isto adicionarmos a possibilidade de obtenção dos mesmos benefícios com menores custos e usando infra-estruturas já existentes ou em projecto, ainda mais dificil se torna justificar um aeroporto em Coimbra.

Toda a região está demasiado próxima de Lisboa e Porto e muito bem comunicada com qualquer das duas para um aeroporto em Coimbra fazer a diferença seja no que for.
Old August 28th, 2010, 12:41 AM   #497
bru_nex
Registered User

bru_nex's Avatar

Mas a escolher entre Monte Real e Este de Coimbra, qual achas que seria a melhor localização? Tendo em conta que há possibilidade de fazer o aeroporto numa zona que sirva tão bem o interior como o litoral?
Old August 28th, 2010, 12:43 AM   #498
Oponopono
Registered User

Quote:
Mas a escolher entre Monte Real e Este de Coimbra, qual achas que seria a melhor localização? Tendo em conta que há possibilidade de fazer o aeroporto numa zona que sirva tão bem o interior como o litoral?
Nenhuma das duas. Dado o contexto, dada a proximidade a Lisboa e Porto, nenhuma, claro. Não pensar mais no assunto, simplesmente.
Old August 28th, 2010, 12:44 AM   #499
bru_nex
Registered User

bru_nex's Avatar

tá certo...
Old August 28th, 2010, 03:52 AM   #500
emarques
Registered User

emarques's Avatar

Quote:
Além de que seria irónico estarmos a construir um aeroporto novo em Lisboa porque o da Portela está no centro da cidade e irmos desenvolver um em Coimbra, justamente, no meio da malha urbana... Não faz sentido.
Se calhar é por eu não conhecer Coimbra, mas não estou a ver bem como é que Antanhol é no meio da malha urbana. Do que estou a ver, são uns 7 ou 8km até qualquer coisa que pareça malha urbana...

Reply

Thread Tools
Display Modes Rate This Thread
Rate This Thread:

Posting Rules