daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine
Old December 2nd, 2008, 05:18 PM   #1
renanfsouza
GRANDE RIO CAMPEÃ 2013!

renanfsouza's Avatar

Likes (Received): 51

Fotos VLT de Campinas

Estive a trabalho em Campinas no início do mês passado. E é lógico que eu não poderia perder a oportunidade de ao menos tentar conhecer o que restou do famoso VLT.

Antes de tudo, queria dizer o que achei de Campinas. Achei uma cidade muito bonita, pelo que conheci tirando como base o bairro onde eu estava hospedado - Barão Geraldo (que é o bairro da Unicamp). Mas o que me chamou a atenção mesmo foi a educação no trânsito. Não sei se é lei por lá, mas aconteceu comigo algumas vezes de estar parado esperando o sinal abrir para atravessar a rua e os carros me darem passagem mesmo com o sinal aberto para eles. Gostei muito. Naturalmente no centro não deve ser assim, mas fiquei muito impressionado.

Na verdade quando o avião desceu das núvens é que eu tive noção do tamanho de Campinas... Cheguei à noite e quando o comandante começou o procedimento de pouso em Viracopos eu vi aquele mar de luz lá embaixo... E o aeroporto não chegava... E o avião ia sobrevoando aquela luz toda, e nada de aeroporto... É por isso que chamam Campinas de capital do interior. Cidade enorme !

Bem, chega disso... Vamos ao VLT. Sei que existem outros threads sobre o VLT de Campinas então se a moderação achar melhor, pode fazer o merge. Ou eu apago esse thread e colo em outro, sei lá.

Postearei apenas uma ou duas fotos de cada estação Mas tirei várias de cada uma:

Estação Barão de Itapura (atualmente é uma cooperativa de reciclagem):

Aurélia (abandonada mas possui uma residência na plataforma):

Vila Teixeira (abandonada)

Parque Industrial (abandonada):

Anhanguera (abandonada):

Pompéia (abandonada):

Campos Elíseos (abandonada):

Bem... A única que ficou faltando foi a estação Central dos VLTs. Não sei se foi demolida, sei lá... Foi muito bom ter conhecido esse sistema, mesmo que abandonado. Quando olho pra essas fotos bate uma certa tristeza... De lugares que eu gostei de conhecer, mas que dificilmente voltarei a ver.

Não julguem mal a estação Barão de Itapura. Ela foi a única estação do VLT de Campinas que eu estive que não estava abandonada. Achei muito bom que hoje ela tenha alguma serventia e não esteja jogada sem proteção alguma como as outras que mostrei aqui.

Fui informado em Campinas que todas as outras estações onde estive à noite são pontos de encontro de drogados e vagabundos. A exceção é a estação Barão de Itapura.

É isso. Valeu a pena o passeio. Abraços e axé a todos.

Caboclo, Diego3336, RRC liked this post

Last edited by renanfsouza; December 2nd, 2008 at 06:20 PM.
renanfsouza no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old December 2nd, 2008, 05:29 PM   #2
richter30
Subway and train Forever!

richter30's Avatar

Likes (Received): 785

Isso é o preço que se paga por votar errado. E pior que isso, não cair matando em cima, pois tudo isso foi dinheiro jogado no lixo.
richter30 no está en línea   Reply With Quote
Old December 2nd, 2008, 05:34 PM   #3
Assessor-1
Registered User

Likes (Received): 1

Parabéns pelas fotos e pela coragem.

A desativação do Metrô de Superfície de Campinas foi um dos maiores absurdos que um governo foi capaz de fazer em todos os tempos. Desconheço outros projetos dessa magnitude que foram abandonados. Se alguém conhecer, por favor...

A administração posterior a da que entregou a obra (1996-2000) deveria ter preservado o sistema e o expandido até a Região do Ouro Verde (300.000 hab e em linha reta a aprox. 6 km da Estação Campos Elíseos), e não simplesmente optado por desativar e entregá-lo as moscas.

Uma obra de R$ 200 milhões que simplesmente não serve pra nada. E o pior, não é de meu conhecimento que alguém tenha sido responsabilizado por isso.

Brasil.
Assessor-1 no está en línea   Reply With Quote
Old December 2nd, 2008, 05:46 PM   #4
Sr. Mauá
Estamos por aí....

Likes (Received): 33

OBRAS DO PAC-MAN

OBRAS FANTASMAS !!!
COMENDO O DINHEIRO PUBLICO !!!
Old December 2nd, 2008, 05:54 PM   #5
Fabius_
Ad astra

Fabius_'s Avatar

Likes (Received): 1118

Renan, vamos por partes:

Existem pessoas gentis no trânsito campineiro, mas aqui não é Brasília, onde você põe o pé na faixa sem semáforo e os carros param. Aliás, com tanto doido (principalmente os de moto), eu recomendo não achar o trânsito de Campinas civilizado.

O distrito de Barão Geraldo tem outros ares, é um clima diferente do restante da cidade.

A estação "Central" do VLT foi demolida na construção do Terminal Metropolitano (aquele que fica atrás da Rodoviária Nova). A localização do Terminal herdou a má localização, pois o acesso está ao lado de galpões abandonados, bem escuros... à noite é bem perigoso. O trecho inicial da linha foi desmantelado e hoje é a saída dos ônibus urbanos, metropolitanos e rodoviários - pode ver que a saída termina numa curva em gancho próxima à primeira parada, a Estação Barão de Itapura.

Digo Central entre aspas porque aquela não era uma estação verdadeiramente central.
O VLT de Campinas fracassou por uma série de motivos:

* A estação Central ficava a 900m da Av. Francisco Glicério, o centro nervoso da cidade. Muito longe, era melhor ir de ônibus ou de carro para chegar lá, principalmente à noite, pois a parte alta do Centro é muito perigosa. Se um transporte não leva aonde precisa, ninguém pega. Foi isto que aconteceu;
* Não havia integração com os ônibus nem miniterminais ao lado das estações. Ou seja, não se gerava demanda, compensava pegar para poucos. O VLT durante sua operação não passou de uma curiosidade para a maioria da população, que continuou a não usar o sistema;
* A linha só tinha 8km e terminava abruptamente na Av. das Amoreiras. Se a linha tivesse mais uns 8km e fosse até os DICs e tivesse mais uns 2km subterrâneos até o Cambuí, estaria aí até hoje. Mas...

Mas como ela não tinha integração, não chegava aonde precisava e nem aonde as pessoas queriam ir, tornou-se um mero brinquedinho durante os quatro anos de operação (ca. 1991-1995). Podia transportar 100.000/dia e transportava 4.000/dia.
Tudo malfeito. O VLT matou o futuro do transporte sobre trilhos em Campinas.

Caboclo liked this post

Last edited by Fabius_; December 2nd, 2008 at 06:03 PM.
Fabius_ no está en línea   Reply With Quote
Old December 2nd, 2008, 05:54 PM   #6
lipe_andreense
Registered User

lipe_andreense's Avatar

Likes (Received): 407

tipo, o que o pac tem a ver com um sistema desativado em 1994 ?
Old December 2nd, 2008, 05:58 PM   #7
TêAgá

TêAgá's Avatar

Likes (Received): 29

Bom, eu usei o sistema!
Um falecido tio avô, morava bem pertinho da Estação Aurélia, que fica obviamente no Jardim Aurélia.
Pouca gente usava o sistema, mas era impressionante a limpeza, e a organização. Era tudo novinho, e os trens por dentro, muito bonitos.

Um descaso com o dinheiro público do Governo Quércia, que fez essa obra com pressa, e nunca completou o trajeto, que era inviável da forma como foi feito.

SÃO PAULO F.C - O Único Hexacampeão Brasileiro sem asteriscos e letras miúdas. (e sem fax da CBF)

Acompanhe a modernização do Morumbi: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1356707
TêAgá no está en línea   Reply With Quote
Old December 2nd, 2008, 05:59 PM   #8
Sr. Mauá
Estamos por aí....

Likes (Received): 33

Quote:
Originally Posted by lipe_andreense View Post
tipo, o que o pac tem a ver com um sistema desativado em 1994 ?
PAC-MAN (*) E NÃO PAC !!

É uma analogia que eu fiz sobre o desperdicio do dinheiro público....
Não me referi ao PAC do Lula.....

(*) PAC-MAN: JOGO DO ATARI DE 1982
Old December 2nd, 2008, 06:02 PM   #9
renanfsouza
GRANDE RIO CAMPEÃ 2013!

renanfsouza's Avatar

Quote:
Originally Posted by Fabius_ View Post
Renan, vamos por partes:

Existem pessoas gentis no trânsito campineiro, mas aqui não é Brasília, onde você põe o pé na faixa sem semáforo e os carros param. Aliás, com tanto doido (principalmente os de moto), eu recomendo não achar o trânsito de Campinas civilizado.

O distrito de Barão Geraldo tem outros ares, é um clima diferente do restante da cidade.

A estação "Central" do VLT foi demolida na construção do Terminal Metropolitano (aquele que fica atrás da Rodoviária Nova). A localização do Terminal herdou a má localização, pois o acesso está ao lado de galpões abandonados, bem escuros... à noite é bem perigoso. O trecho inicial da linha foi desmantelado e hoje é a saída dos ônibus urbanos, metropolitanos e rodoviários - pode ver que a saída termina numa curva em gancho próxima à primeira parada, a Estação Barão de Itapura.
Ah, obrigado pelas informações Fabius. Bem, sobre o trânsito, como dizem, a primeira impressão é a que fica, e a minha primeira impressão não poderia ter sido melhor.

Eu conheci essa rodoviária nova. Peguei um ônibus de Viracopos até essa rodoviária, e da rodoviária peguei outro para o terminal Barão Geraldo.

Bem, fico triste que tenham demolido a estação Central. Tinham me falado isso mas não com muita certeza. É pena... Odeio quando uma estação é demolida. Lá se foi uma parte da história ferroviária brasileira.

Bom... Então percorri todas as estações ainda de pé do VLT.
Old December 2nd, 2008, 06:04 PM   #10
lipe_andreense
Registered User

lipe_andreense's Avatar

Likes (Received): 407

Quote:
Originally Posted by cecavi View Post
PAC-MAN (*) E NÃO PAC !!

É uma analogia que eu fiz sobre o desperdicio do dinheiro público....
Não me referi ao PAC do Lula.....

(*) PAC-MAN: JOGO DO ATARI DE 1982
Eu sei o que é Pac-Man.

é que a sua colocação, destacando a palavra "pac" em itálico, deu a entender isso
Old December 2nd, 2008, 06:08 PM   #11
Fabius_
Ad astra

Fabius_'s Avatar

Quote:
Originally Posted by renanfsouza View Post
Bem, fico triste que tenham demolido a estação Central. Tinham me falado isso mas não com muita certeza. É pena... Odeio quando uma estação é demolida. Lá se foi uma parte da história ferroviária brasileira.

Bom... Então percorri todas as estações ainda de pé do VLT.
Se você tiver curiosidade de saber como era e onde era a estação, o Google Earth, que usa fotos de 2006, quando a Rodoviária e o Terminal ainda nem existiam

Eu salvei esta imagem para um tópico do ano passado:

E há esta ligação: http://www.estacoesferroviarias.com.br/c/central.htm
Old December 2nd, 2008, 06:12 PM   #12
xcleitonx
Registered User

xcleitonx's Avatar

Likes (Received): 102

Quote:
Renan, vamos por partes:

Digo Central entre aspas porque aquela não era uma estação verdadeiramente central.
O VLT de Campinas fracassou por uma série de motivos:

* A estação Central ficava a 900m da Av. Francisco Glicério, o centro nervoso da cidade. Muito longe, era melhor ir de ônibus ou de carro para chegar lá, principalmente à noite, pois a parte alta do Centro é muito perigosa. Se um transporte não leva aonde precisa, ninguém pega. Foi isto que aconteceu;
* Não havia integração com os ônibus nem miniterminais ao lado das estações. Ou seja, não se gerava demanda, compensava pegar para poucos. O VLT durante sua operação não passou de uma curiosidade para a maioria da população, que continuou a não usar o sistema;
* A linha só tinha 8km e terminava abruptamente na Av. das Amoreiras. Se a linha tivesse mais uns 8km e fosse até os DICs e tivesse mais uns 2km subterrâneos até o Cambuí, estaria aí até hoje. Mas...

Mas como ela não tinha integração, não chegava aonde precisava e nem aonde as pessoas queriam ir, tornou-se um mero brinquedinho durante os quatro anos de operação (ca. 1991-1995). Podia transportar 100.000/dia e transportava 4.000/dia.
Tudo malfeito. O VLT matou o futuro do transporte sobre trilhos em Campinas.
Muita gente culpa a cidade de Campinas e não esses buracos na implantação do sistema, com certeza não seria útil em cidade nenhuma
xcleitonx no está en línea   Reply With Quote
Old December 2nd, 2008, 06:30 PM   #13
Fabius_
Ad astra

Fabius_'s Avatar

Quote:
Originally Posted by xcleitonx View Post
Muita gente culpa a cidade de Campinas e não esses buracos na implantação do sistema, com certeza não seria útil em cidade nenhuma
Essas pessoas culpam porque não conhecem...
Não adianta gente de fora vir dar pitaco aqui sem entender o que Campinas precisa. E daquele jeito que foi feito, Campinas não precisava do VLT. E também foi por isso que fracassou.
O VLT foi uma obra eleitoreira feita a toque de caixa, sem qualquer coordenação entre o município e o estado (no início era PT x PMDB, depois passou para PSDB x PMDB e quando o sistema estava condenado, PSDB x PSDB).
Essa falta de coordenação prejudicou o sistema desde o início, mas como ele não chegava aonde precisava e nem ia aonde as pessoas queriam, virou mera curiosidade.

A ideia de aproveitar o velho leito da Sorocabana igualou o VLT ao metrô de Belo Horizonte, que também teve esse tipo de problema no início. Só que lá houve um investimento constante, ninguém desistiu ou ficou parado quando percebeu os problemas de ordem prática. Em Campinas não fizeram nada de nada. E quando fizeram, já haviam enterrado tanto dinheiro naquilo que qualquer investimento se afigurou injustificável.
Old December 2nd, 2008, 07:32 PM   #14
Rodalvesdepaula
Registered User

Rodalvesdepaula's Avatar

Likes (Received): 6360

Quote:
Essas pessoas culpam porque não conhecem...
Não adianta gente de fora vir dar pitaco aqui sem entender o que Campinas precisa. E daquele jeito que foi feito, Campinas não precisava do VLT. E também foi por isso que fracassou.
O VLT foi uma obra eleitoreira feita a toque de caixa, sem qualquer coordenação entre o município e o estado (no início era PT x PMDB, depois passou para PSDB x PMDB e quando o sistema estava condenado, PSDB x PSDB).
Essa falta de coordenação prejudicou o sistema desde o início, mas como ele não chegava aonde precisava e nem ia aonde as pessoas queriam, virou mera curiosidade.

A ideia de aproveitar o velho leito da Sorocabana igualou o VLT ao metrô de Belo Horizonte, que também teve esse tipo de problema no início. Só que lá houve um investimento constante, ninguém desistiu ou ficou parado quando percebeu os problemas de ordem prática. Em Campinas não fizeram nada de nada. E quando fizeram, já haviam enterrado tanto dinheiro naquilo que qualquer investimento se afigurou injustificável.
Coincidência ou não, a obra foi feita rapidamente no final do Governo Quércia e entregue um pouco antes das eleições de 1990, quando o Fleury (do mesmo partido político) venceu as eleições para o Governo do Estado.
Old December 2nd, 2008, 07:36 PM   #15
Fabius_
Ad astra

Fabius_'s Avatar

Quote:
Originally Posted by Rodalvesdepaula View Post
Coincidência ou não, a obra foi feita rapidamente no final do Governo Quércia e entregue um pouco antes das eleições de 1990, quando o Fleury (do mesmo partido político) venceu as eleições para o Governo do Estado.
Há esse detalhe, lembrei-me dele mas não o mencionei porque coordenação do governo estadual houve, tanto que a obra foi feita. Quércia foi prefeito de Campinas no início dos anos 1970...e todo paulista bem-informado sabe direitinho o que o homem de Pedregulho fez com as dívidas do estado! O VLT foi uma delas.
Old December 2nd, 2008, 07:58 PM   #16
bs.eduardo
Picture's Lover

bs.eduardo's Avatar

Likes (Received): 904

Espetacular registro Renan, parabéns! Por que não tenta mandar suas fotos pra algum jornal?

Uma pergunta, você fez o trajeto em grupo?

Abraço!

Ganhos de até 35 mil dólares mensais através de fraudes? Clique AQUI e saiba como!!!
bs.eduardo no está en línea   Reply With Quote
Old December 2nd, 2008, 09:43 PM   #17
renanfsouza
GRANDE RIO CAMPEÃ 2013!

renanfsouza's Avatar

Quote:
Originally Posted by bs.eduardo View Post
Espetacular registro Renan, parabéns! Por que não tenta mandar suas fotos pra algum jornal?

Uma pergunta, você fez o trajeto em grupo?

Abraço!
Eduardo, eu fiz a maior parte do trajeto "sozinho" de taxi. Eu estava indo de volta ao aeroporto e fechei um valor fixo pro taxista me levar a todas as estações do VLT, e depois a Viracopos. Foi beeeeeeeem barato contando que rodamos por mais de 3 horas.

Sobre mandar fotos a jornais... Prefiro não fazer isso... Eu afirmei que eu não era jornalista (e de fato não sou) e que não publicaria certas fotos de estações desativadas (e de fato não publiquei). Essa foi a condição para que certas pessoas permitissem que eu fotografasse certas estações. E eu tenho que manter a minha palavra

Po... Ninguém notou que as estações são estaiadas ? Achei que fosse a primeira coisa que vocês fossem comentar
Old December 2nd, 2008, 09:57 PM   #18
Tlag
Sou do eixo, sou do mal!

Tlag's Avatar

Likes (Received): 3

Ah! Eu só vi agora! Ia colocar a foto e dizer: A primeria estrutura estaiada do Brasil! (Talves seja mesmo).
Old December 2nd, 2008, 10:52 PM   #19
Espartano_bsb
Registered User

Espartano_bsb's Avatar

Likes (Received): 0

Muito triste esse abandono público!!! Fico muito desanimado com o Brasil quando eu vejo essas coisas!!! Mas quem sabe um dia esse projeto não ressurge das cinzas?!! Valeu pelas fotos Renan!!! Muita empolgação hein!!! Percorrer todo esse trajeto totalmente desconhecido ainda por cima andando!!!
Espartano_bsb no está en línea   Reply With Quote
Old December 2nd, 2008, 10:56 PM   #20
Rodalvesdepaula
Registered User

Rodalvesdepaula's Avatar

Likes (Received): 6360

E vi uma vez na Net que a EMDEC (órgão da prefeitura campineira que gerencia o transporte coletivo da cidade) pretende transformar parte do leito do antigo VLT em um "busway" (corredor de ônibus), dentro do programa Intercamp; segundo o projeto, o trecho na região do Jardim Aurélia e Vila Teixeira receberia pistas exclusivas para ônibus.

Reply

Thread Tools

Posting Rules