daily menu » rate the banner | guess the city | one on one

Go Back   SkyscraperCity > European Forums > Fórum Português > Arquitectura e Urbanismo > Geografia, Urbanismo e Demografia

View Poll Results: Concorda com a regionalização?
Sim, e também concordo com a divisão administrativa que foi idealizada. 59 31.22%
Sim, mas não concordo com a divisão administrativa que foi idealizada. 96 50.79%
Não, mas concordaria com a divisão administrativa que foi idealizada, caso a mesma avançasse. 8 4.23%
Não e também não concordaria com a divisão administrativa que foi idealizada caso a mesma avançasse. 26 13.76%
Voters: 189. You may not vote on this poll

Closed Thread

Thread Tools Rate Thread Display Modes
Old April 23rd, 2012, 08:14 PM   #2401
fred_mendonca
President and CEO

fred_mendonca's Avatar

Likes (Received): 1

Por isso é que eu sou a favor da regionalização. Acabam-se as ambiguidades. Cada região passa a viver exclusivamente dos seus impostos. Para as regiões mais desfavorecidas passaria a existir um mecanismo de compensação que era financiado pelas regiões mais ricas. Mas tudo com elevado grau de transparência para ver se acabamos de vez com as críticas infudadas.
"We must face the grim necessity, with full knowledge that the task is to be solved, and we must proceed with a full realization that no statute enacted by man can repeal the inexorable laws of nature."
fred_mendonca no está en línea  

Sponsored Links

Old April 23rd, 2012, 08:17 PM   #2402
dvf
Registered User

dvf's Avatar

Likes (Received): 41

Quote:
Originally Posted by Cbr Domes View Post
Em questão de centralismo, Lisboa é a única que colhe benefícios (não tantos como teria se fossemos um país descentralizado) por isso estejam caladinhos

Olha que seria interessante saber como ficaria Coimbra sem os apoios estatais para o seu Hospital e Universidade
dvf no está en línea  
Old April 23rd, 2012, 08:34 PM   #2403
Cbr Domes
Registered User

Cbr Domes's Avatar

Likes (Received): 484

Péssima. Coimbra é referência nas áreas do Ensino e da Saúde. Mas não tão mal ficaria como Lisboa sem a capitalidade e tudo o que lhe é inerente.
illustrious city: situated on a high hill bent and stretched from the top to the waters of the Mondego River, their appearance is truly majestic and surprising. Nothing more beautiful than the city landscape surrounded by lush banks of that memorable river, lined with orange trees and willows. It is a paradise in perspective.
Visit and comment the thread WELCOME TO COIMBRA - http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=353024&page=5

Cbr Domes no está en línea  
Old April 23rd, 2012, 10:04 PM   #2404
Portogaia
Registered User

Portogaia's Avatar

Likes (Received): 21

Quote:
Originally Posted by fred_mendonca View Post
Por isso é que eu sou a favor da regionalização. Acabam-se as ambiguidades. Cada região passa a viver exclusivamente dos seus impostos. .
isso é outra história muito diferente - Nao acredito que isso aconteça em Portugal e nao seria totalmente justo. Nas regioes autónomas espanholas só acontece com Navarra e com Euskadi por um decreto lei foral. Em todo caso o estado sempre é soberano e quem sabe algum dia esta lei mude.
Portogaia no está en línea  
Old April 23rd, 2012, 10:09 PM   #2405
Portogaia
Registered User

Portogaia's Avatar

Quote:
portogaia em relação ao distrito de Aveiro é mais que simples:

metade norte do distrito | Entre Douro e Vouga - Norte de Portugal
metade sul do distrito | Baixo Vouga - Beiras / Centro de Portugal
Ovar nao é Entre Douro e Vouga e no entanto nao vejo Ovar numa "Beira"
só para salientar que acho que é mais complicado para alguns casos.

No entanto concordo com as agrupaçoes das nuts III para formar novas Nuts II que sejam as que se candidatem para formar autonomia, significa isto descentralizar a gestao ... nao meter uma bandeira, uma muralha e fazer um filme de guerras ao estilo épico!
Old April 23rd, 2012, 11:06 PM   #2406
Viriatuus
Registered User

Likes (Received): 122

Geographico:

Quote:
Logo, Viseu deve ficar junta com a Beira Litoral, numa região com esse nome, ou em alternativa, região das Beiras Litoral e Alta.
Engraçado, Viseu não pode estar com Castelo Branco e a Guarda porque é comparativamente mais desenvolvido, mas pode estara com Aveiro/Coimbra/Leiria, apesar destas serem comparativas mais desenvolvidas...
Que belo exemplo de dois pesos, duas medidas...
Viriatuus no está en línea  
Old April 23rd, 2012, 11:11 PM   #2407
Barragon
Barra for Friends

Barragon's Avatar

Likes (Received): 143

Viseu é interior, sem dúvida

The Latest Photo Reports: Aires

Fat people are harder to kidnap
Barragon no está en línea  
Old April 23rd, 2012, 11:13 PM   #2408
dvf
Registered User

dvf's Avatar

Quote:
Péssima. Coimbra é referência nas áreas do Ensino e da Saúde. Mas não tão mal ficaria como Lisboa sem a capitalidade e tudo o que lhe é inerente.
Tendo em conta que Coimbra nem a 140 mil habitantes chega, pergunto-me quantos restariam sem o apoio do Estado para fixar professores, médicos, estudantes por lá.
dvf no está en línea  
Old April 24th, 2012, 12:27 AM   #2409
geographico*
Registered User

Likes (Received): 129

Quote:
Originally Posted by Viriatuus View Post
Geographico:

Engraçado, Viseu não pode estar com Castelo Branco e a Guarda porque é comparativamente mais desenvolvido, mas pode estara com Aveiro/Coimbra/Leiria, apesar destas serem comparativas mais desenvolvidas...
Que belo exemplo de dois pesos, duas medidas...
Mas o ponto é que Viseu não é menos desenvolvida que as cidades da Beira Litoral, pelo menos não fica a dever nada a Leiria e Aveiro.

Não há 2 pesos e 2 medidas em lado nenhum. Simplesmente parece-me que há quem em Viseu não goste que lhe tirem o "doce" que seria centralizar uma região em seu torno. Mas isso parece que é mal geral- em Portugal toda a cidade quer montar o seu próprio feudo...

Last edited by geographico*; April 24th, 2012 at 12:42 AM.
geographico* no está en línea  
Old April 24th, 2012, 02:14 AM   #2410
djou23
Registered User

djou23's Avatar

Likes (Received): 28

Quote:
Originally Posted by Portogaia View Post
Ovar nao é Entre Douro e Vouga e no entanto nao vejo Ovar numa "Beira"
só para salientar que acho que é mais complicado para alguns casos.
a questão não é saber se é vouga ou entre douro, é saber se ovar tem mais a ganhar em juntar-se à região do Porto, ou permanecer ligada a Aveiro. Tudo o resto, que passa pelas antigas províncias ou outras divisões administrativas, de pouco interessa. A questão central tem que ser o espaço numa lógica funcional, e não de homogeneidade natural, cultural ou o que lhe quiserem chamar, quando falam em Beiras, Ribatejo, etc...
Old April 24th, 2012, 03:08 AM   #2411
fernao
Registered User

fernao's Avatar

Likes (Received): 2

pára tudo! já chega de discussão, Fernao vai pronunciar-se:

O Geografico tem razao: Beira Interior e Beira Litoral são muito diferentes em quase tudo. Tanto ou mais que TOM e Minho. Têm necessidades completamente diferentes, e além disso são "longe", os eixos norte sul sao muito mais fortes, Coimbra ou Aveiro são mais "longe", em "proximidade mental", da Guarda, Castelo Branco, Covilhã, Idanha, Penedono, etc, do que Porto ou Lisboa, em quase tudo, tempo de acesso, mas também economia, tecido produtivo, oportunidades, identidade, etc

Autocitando-me: o melhor modelo de regiões é aquele que tenho aqui metido várias vezes:
- Minho
- TOM e AD
- Grande AMP
- Beira Litoral (Aveiro, Coimbra e Leiria sem Oeste)
- Beira Interior (que inclui Viseu, Guarda e C. Branco)
- Ribatejo e Oeste
- Grande AML
- Alentejo
- Algarve
- Açores
- Madeira

Tudo o que fôr diferente diste não respeita a geografia, a economia, a identidade regional, a orografia, as necessidades administrativas, etc.

Espero que tenham ficado esclarecidos. Um abraço
fernao no está en línea  
Old April 24th, 2012, 03:15 AM   #2412
Viriatuus
Registered User

Geographico:

Quote:
Simplesmente parece-me que há quem em Viseu [...]
Eu não sou de Viseu...

Quote:
Mas o ponto é que Viseu não é menos desenvolvida que as cidades da Beira Litoral, pelo menos não fica a dever nada a Leiria e Aveiro.
A cidade não, mas a região que a circunda e de que é o centro sim. Portanto, o meu ponto mantém-se e não o rebateste.
Old April 24th, 2012, 03:16 AM   #2413
Viriatuus
Registered User

Fernão:

Quote:
Beira Interior (que inclui Viseu, Guarda e C. Branco)
(Minha ênfase)

O Geographico vai subir pelas paredes...

Quote:
Ribatejo e Oeste
Isso não existe. As Caldas têm muito mais relação com Leiria e mesmo com Lisboa e até com Coimbra que com Santarém. Alcobaça nem se fala...
Old April 24th, 2012, 09:50 AM   #2414
Portogaia
Registered User

Portogaia's Avatar

Quote:
Originally Posted by fernao View Post

O Geografico tem razao: Beira Interior e Beira Litoral são muito diferentes em quase tudo. Tanto ou mais que TOM e Minho. Têm necessidades completamente diferentes, e além disso são "longe", os eixos norte sul sao muito mais fortes, Coimbra ou Aveiro são mais "longe", em "proximidade mental", da Guarda, Castelo Branco, Covilhã, Idanha, Penedono, etc, do que Porto ou Lisboa, em quase tudo, tempo de acesso, mas também economia, tecido produtivo, oportunidades, identidade, etc

Autocitando-me: o melhor modelo de regiões é aquele que tenho aqui metido várias vezes:
- Minho
- TOM e AD
- Grande AMP
- Ribatejo e Oeste
- Grande AML
- Alentejo
- Algarve
- Açores
- Madeira

Tudo o que fôr diferente diste não respeita a geografia, a economia, a identidade regional, a orografia, as necessidades administrativas, etc.

Nao tem nenhum sentido
as AM nao sao regioes - além disso sao dinamicas. Marcas uma regiao igual a uma AM seja do Porto ou Lisboa e dentro de 10 anos terá extrapolado a regiao.
Além disso por ejemplo o Tâmega nao é AMP - que o enviarias à TOM e AD??? Ou seja estás a enviar concelhos a 25 km do Porto que sao litorais para uma regiao comum com Bragança?

Nao conheço nenhuma regiao que se tenha basado em uma área metropolitana.

Quote:
Originally Posted by djou23 View Post
a questão não é saber se é vouga ou entre douro, é saber se ovar tem mais a ganhar em juntar-se à região do Porto, ou permanecer ligada a Aveiro. Tudo o resto, que passa pelas antigas províncias ou outras divisões administrativas, de pouco interessa. A questão central tem que ser o espaço numa lógica funcional, e não de homogeneidade natural, cultural ou o que lhe quiserem chamar, quando falam em Beiras, Ribatejo, etc...

estou de acordo sempre que nao se formem regioes muito pequenas.

Last edited by Portogaia; April 24th, 2012 at 09:56 AM.
Old April 24th, 2012, 10:18 AM   #2415
geographico*
Registered User

Quote:
Geographico:

Eu não sou de Viseu...
Nem eu estava a falar especificamente de ti...

Quote:
A cidade não, mas a região que a circunda e de que é o centro sim. Portanto, o meu ponto mantém-se e não o rebateste.
Não se mantém, porque a região que circunda Viseu está completamente polarizada em torno da cidade. E o nível de desenvolvimento de toda a região está bem mais próximo do da Beira Litoral do que do da Beira Interior.

Quote:
Fernão:

(Minha ênfase)

O Geographico vai subir pelas paredes...
Não percebo porque te causa tantos problemas esta questão de Viseu. Será assim tão difícil compreender o meu ponto de vista? Não achas que já estás a ir longe demais quando me tentas imputar, embora indirectamente, uma espécie de "má fé" contra Viseu e a sua região?
Eu até te considero um dos foristas mais sensatos do SSC Portugal, mas nesta questão...

---------------------------

É como eu já disse: se calhar o meu defeito é não fazer um mapinha à medida de Viseu, como também me recuso a fazê-los à medida de Lisboa, do Porto, de Coimbra ou de outra cidade qualquer.

Last edited by geographico*; April 24th, 2012 at 10:30 AM.
Old April 24th, 2012, 02:09 PM   #2416
Cbr Domes
Registered User

Cbr Domes's Avatar

Quote:
Originally Posted by dvf View Post
Tendo em conta que Coimbra nem a 140 mil habitantes chega, pergunto-me quantos restariam sem o apoio do Estado para fixar professores, médicos, estudantes por lá.
Tendo em conta aos 2 milhões e tal habitantes da Grande Lisboa, pergunto-me quantos restariam sem tudo o que gira à volta do Estado, obras faraónicas e de empregos da capitalidade inerentes por lá Até a tua localidade suburbana de seu nome Porcalhota aka Amadora no alto dos seus 175 mil habitantes em decréscimo acentuado já, esvaziava ainda mais (para gáudio de muito bom português)

Quote:
Originally Posted by fernao View Post

- Minho
- TOM e AD
- Grande AMP
- Ribatejo e Oeste
- Grande AML
- Alentejo
- Algarve
- Açores
- Madeira

Até concordo em alguns pontos mas borraste logo a pintura com: Beira Interior e Beira Litoral são muito diferentes em quase tudo. Tanto ou mais que TOM e Minho.

Já estiveste em Caldas dos Gerês (Minho)? A seguir vai a Vila Flor (Trás-os-Montes) Montemor (Beira Litoral) não tem essa discrepância com Belmonte (Beira Baixa e Interior).

As Beiras Litoral, Alta e Baixa como o próprio nome indica são tudo Beiras, na minha opinião são sub-regiões dentro de um amplo espaço regional que são então as Beiras, Centro de Portugal.
illustrious city: situated on a high hill bent and stretched from the top to the waters of the Mondego River, their appearance is truly majestic and surprising. Nothing more beautiful than the city landscape surrounded by lush banks of that memorable river, lined with orange trees and willows. It is a paradise in perspective.
Visit and comment the thread WELCOME TO COIMBRA - http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=353024&page=5

Old April 24th, 2012, 02:13 PM   #2417
Cbr Domes
Registered User

Cbr Domes's Avatar

Quote:
Originally Posted by geographico* View Post

É como eu já disse: se calhar o meu defeito é não fazer um mapinha à medida de Viseu, como também me recuso a fazê-los à medida de Lisboa, do Porto, de Coimbra ou de outra cidade qualquer.
Fazes um mapinha à medida da Guarda, distrito de onde és originário

Não quero Viseu no litoral eu é que mando, isso é mais que uma heresia, é uma aberração

Old April 24th, 2012, 02:18 PM   #2418
Cbr Domes
Registered User

Cbr Domes's Avatar

Para não haver porrada nas Beiras, Centro de Portugal (Coimbra is the winner em tudo na região mas pronto ) fazia-se um modelo de 3 capitais como nos Açores, ficando uma na Beira Litoral, outra na Beira Alta e outra na Beira Baixa.

As capitais dos Açores são três: Ponta Delgada (ilha de S. Miguel), Angra do Heroísmo (ilha da Terceira) e Horta (ilha do Faial).

Em Ponta Delgada COIMBRA encontra-se a Presidência e Vice-Presidência do Governo Regional; Secretaria Regional da Presidência; Subsecretaria Regional dos Assuntos Europeus e Cooperação Externa; Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos; Secretaria Regional da Economia.

Em Angra do Heroísmo VISEU a Representação da República; Secretaria Regional da Educação e Formação; Secretaria Regional do Trabalho e Solidariedade Social; Secretaria Regional da Saúde. É também em Angra do Heroísmo que se encontra a diocese da região.

Na Horta EM CASTELO BRANCO a Assembleia Legislativa; Secretaria Regional da Agricultura e Florestas; Secretaria Regional do Ambiente e do Mar; Subsecretaria Regional das Pescas.

Ah esperem, mas agora para variar vem Aveiro fazer choradinho against Coimbra

Old April 24th, 2012, 03:28 PM   #2419
geographico*
Registered User

Quote:

Até concordo em alguns pontos mas borraste logo a pintura com: Beira Interior e Beira Litoral são muito diferentes em quase tudo. Tanto ou mais que TOM e Minho.

Já estiveste em Caldas dos Gerês (Minho)? A seguir vai a Vila Flor (Trás-os-Montes) Montemor (Beira Litoral) não tem essa discrepância com Belmonte (Beira Baixa e Interior).
Ai não têm essa discrepância? Pois bem, a única semelhança que encontro entre Montemor-o-Velho e Belmonte é mesmo o castelo (e por aí também podemos dizer que a Póvoa de Lanhoso tem semelhanças com o Alandroal) .

De resto, semelhanças... nem vê-las.

Quote:
As Beiras Litoral, Alta e Baixa como o próprio nome indica são tudo Beiras, na minha opinião são sub-regiões dentro de um amplo espaço regional que são então as Beiras, Centro de Portugal.
Depreendo então que por essa lógica a Alemanha devia arranjar maneira de juntar a Alta Saxónia com a Baixa Saxónia...

Afinal, se o critério é o nome, aquilo é tudo "um amplo espaço regional que são as Saxónias, Centro da Alemanha"

Quote:
Fazes um mapinha à medida da Guarda, distrito de onde és originário
Pronto, chegámos ao ponto em que, à falta de argumentos, se tenta levar a discussão para um nível pessoal.

Lamento, mas tu não sabes de onde eu sou nem eu nunca to vou dizer, nem a ti, nem a ninguém neste fórum, portanto esse comportamento comigo não funciona.

Que falta de respeito...

Quote:
Para não haver porrada nas Beiras, Centro de Portugal (Coimbra is the winner em tudo na região mas pronto ) fazia-se um modelo de 3 capitais como nos Açores, ficando uma na Beira Litoral, outra na Beira Alta e outra na Beira Baixa.
Pois... para não haver "porrada" corta-se arbitrariamente uma posta de território só porque sim e chama-se àquilo "centro". Bonita ideia, não haja dúvida.

Quote:
As capitais dos Açores são três: Ponta Delgada (ilha de S. Miguel), Angra do Heroísmo (ilha da Terceira) e Horta (ilha do Faial).

Em Ponta Delgada COIMBRA encontra-se a Presidência e Vice-Presidência do Governo Regional; Secretaria Regional da Presidência; Subsecretaria Regional dos Assuntos Europeus e Cooperação Externa; Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos; Secretaria Regional da Economia.

Em Angra do Heroísmo VISEU a Representação da República; Secretaria Regional da Educação e Formação; Secretaria Regional do Trabalho e Solidariedade Social; Secretaria Regional da Saúde. É também em Angra do Heroísmo que se encontra a diocese da região.

Na Horta EM CASTELO BRANCO a Assembleia Legislativa; Secretaria Regional da Agricultura e Florestas; Secretaria Regional do Ambiente e do Mar; Subsecretaria Regional das Pescas.

Ah esperem, mas agora para variar vem Aveiro fazer choradinho against Coimbra
A partir do momento em que deixas actuais capitais de distrito sem qualquer vocação administrativa, perdes toda e qualquer hipótese de conseguir consenso à volta de uma reunião.

Não sei se sabes que os Açores têm 3 capitais porque antes, no lugar delas, havia 3 capitais de distrito, e quando eles acabaram, para não retirar a essas cidades a sua vocação administrativa, distribuiu-se pelas 3 os órgãos de Poder Regional.

Com a tua proposta, pura e simplesmente estás a destruir a centralidade de Aveiro, Leiria e Guarda. Se pensas que isso algum dia iria ser aceite, boa sorte...

Ah... e, já agora, lamento informar-te que Regiões Autónomas são diferentes de Regiões Administrativas, e portanto boa parte das estruturas que referes nesse teu exemplo pura e simplesmente não vão existir nas regiões de Portugal Continental.

Last edited by geographico*; April 24th, 2012 at 03:35 PM.
Old April 24th, 2012, 03:29 PM   #2420
dvf
Registered User

dvf's Avatar

Quote:
Tendo em conta aos 2 milhões e tal habitantes da Grande Lisboa, pergunto-me quantos restariam sem tudo o que gira à volta do Estado, obras faraónicas e de empregos da capitalidade inerentes por lá
De cerca de 2 milhões e 300 mil para cerca de 140 mil habitantes de Coimbra (que consegue ser mais pequena que a "Porcalhota ) vai uma grande diferença. Lisboa ainda tem um porto, alguma indústria como a AutoEuropa, muitas empresas de serviços, pergunto-me o que tem Coimbra que não fire à volta do Hospital e Universidade
dvf no está en línea  

Closed Thread

Thread Tools
Display Modes Rate This Thread
Rate This Thread:

Posting Rules