daily menu » rate the banner | guess the city | one on one

Go Back   SkyscraperCity > European Forums > Fórum Português > Arquitectura e Urbanismo > Geografia, Urbanismo e Demografia

View Poll Results: Concorda com a regionalização?
Sim, e também concordo com a divisão administrativa que foi idealizada. 59 31.22%
Sim, mas não concordo com a divisão administrativa que foi idealizada. 96 50.79%
Não, mas concordaria com a divisão administrativa que foi idealizada, caso a mesma avançasse. 8 4.23%
Não e também não concordaria com a divisão administrativa que foi idealizada caso a mesma avançasse. 26 13.76%
Voters: 189. You may not vote on this poll

Closed Thread

Thread Tools Rate Thread Display Modes
Old February 2nd, 2009, 02:53 AM   #481
TEXANO
Portugal

TEXANO's Avatar

Likes (Received): 0

Quote:
Originally Posted by Portogaia View Post
que concordo com uma divisao que nao encaixe exactamente com o nuts II.

falaste em santarém com Lx e falaste em um litoral norte com aveiro
Já entendi
TEXANO no está en línea  

Sponsored Links

Old February 2nd, 2009, 09:55 AM   #482
Trajno
архитектор

Trajno's Avatar

Quote:
Originally Posted by Luís Raposo Alves View Post
O PROCESSO DE REGIONALIZAÇÃO É IRREVERSÍVEL??

ALGUÉM É CAPAZ DE RESPONDER A ESTA SIMPLES PERGUNTA EM VEZ DE ANDAREM AÍ A DIZER A MESMA COISA 50 VEZES?!
Se houver novo referendo e voltar a ganhar o NÃO (que será o mais certo)... não será irreversível...
Trajno no está en línea  
Old February 2nd, 2009, 04:14 PM   #483
Portvscalem
a revolta da francesinha

Portvscalem's Avatar

Texano, todas as regi'oes possuem bandeiras e hinos... so as a fingir e que nao...

ate os municipios possuem bandeiras...

nao vamos hipotecar o futuro de portugal por merdices... e ainda por cima trocaram a linda bandeira tuga azul por uma verde e vermelha....
Portvscalem no está en línea  
Old February 2nd, 2009, 04:19 PM   #484
Portvscalem
a revolta da francesinha

Portvscalem's Avatar

Nada e irreversivel... mas o timming para fazer as coisas existe... e a regionalizacao ate ja vem tarde....
Old February 2nd, 2009, 04:30 PM   #485
Wolf2009
Lobito for friends

Wolf2009's Avatar

A regionalização pertende acabar coma as desigualdades entre o conjunto (Litoral algravio,AML e AMP) e o resto do país.
Se repararem as pessoas saiem do interior para ir par o litoral algarvio,AML e AMP porque tem mais condições de vida que o resto do país.

Dizer que não existe alternativa é o contrário da Liberdade
Wolf2009 no está en línea  
Old February 2nd, 2009, 08:57 PM   #486
Portvscalem
a revolta da francesinha

Portvscalem's Avatar

A regionalizacao pretende fazer com que cada regiao possa decidir o seu futuro como bem entender sem depender de lisboa. gerir mais de perto o dinheiro publico, politica de proximidade, com responsabilidades perante os eleitores mais directas. Desburocratizacao.

Tanta coisa... as assimetrias litoral/interoior, vao ser outro assunto... mas no seio de um gorverno regional, creio que sera mais facil solucionar o problema...
Old February 3rd, 2009, 01:40 PM   #487
Wolf2009
Lobito for friends

Wolf2009's Avatar

Quote:
Originally Posted by Portvscalem View Post
A regionalizacao pretende fazer com que cada regiao possa decidir o seu futuro como bem entender sem depender de lisboa. gerir mais de perto o dinheiro publico, politica de proximidade, com responsabilidades perante os eleitores mais directas. Desburocratizacao.

Tanta coisa... as assimetrias litoral/interoior, vao ser outro assunto... mas no seio de um gorverno regional, creio que sera mais facil solucionar o problema...
sim numa coisa tens razão tudo o que se decide em Lisboa afecta o resto do país por tanto nada melhor para mudar isso do que uma descentralização do poder.
Tipo cada região vai passsar a depender de si mesma o que acabará talvez com as diferenças entre regiões.
Em espanha já funciona assim a regiões desenvolvem-se por si mesmas não dependedo de madrid directamente.
Ou seja não existem grandes desigualdades no que toca a desevolvimento regional.

Old February 3rd, 2009, 02:36 PM   #488
Wolf2009
Lobito for friends

Wolf2009's Avatar

Segundo Manuel Frexes, presidente da Câmara do Fundão, problemas como a “desertificação, envelhecimento e desequilíbrio na repartição de recursos do país devem-se a uma centralização excessiva”.

“A regionalização é uma maneira de transformar Portugal num país harmonioso”, com base no mapa de cinco regiões, reafirmado este mês na moção de José Sócrates enquanto secretário-geral do PS.

O social-democrata defende o modelo assente nas cinco regiões plano (Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve), ao contrário do que aconteceu em 1998, quando a regionalização foi referendada: “não apoiei aquele modelo”, sublinha.

No caso da Beira Interior, Manuel Frexes acredita que a região vai encontrar “mais solidariedade” na distribuição de recursos entre parceiros na Região Centro, “do que a nível nacional, em que não tem existido”.

Segundo o presidente dos ASD, os municípios devem encarar o processo “sem receios”.
“Há muitos problemas que se colocam ao nível de um governo regional, que não está nas mãos das autarquias resolver”, sublinha.

Para além de um investimento adequado em infra-estruturas complementares, Manuel Frexes espera que com uma região seja possível “captar investimento privado e criar emprego através do investimento público regional”.

O assunto “podia ser resolvido na Assembleia da República”, refere Manuel Frexes, “mas depois de 1998 e dada a importância da questão, penso que deve haver referendo”.
“Devemos ir para a rua, devemos mobilizar-nos para explicar à população os argumentos de cada um, sem dramas nem fantasmas de unidade nacional”, considera.

Para o responsável, “devem ser apresentados planos bem claros de poderes e delegação de competências e dizer qual a opção de cada um”.
Fonte:blog sobre regionalização

Espanha é um bom exemplo do que de bom acontecerá se a regionalização sair da folha em Portugal.
Devido a um processo de regionalização parecido com aquele que querem aplicar em Portugal, Espanha conseguiu que o desevolvimento fosse uniforme em todo o seu território.
A minha pergunta é se o país vai ficar regionalizado com seguite esquema(lisboa,Norte,Alentejo,Centro,Algarve)?

Last edited by Wolf2009; February 3rd, 2009 at 02:44 PM.
Old February 4th, 2009, 01:44 AM   #489
Karlussantus
Registered User

Likes (Received): 1

Quote:
Originally Posted by Wolf2009 View Post
Segundo Manuel Frexes, presidente da Câmara do Fundão, problemas como a “desertificação, envelhecimento e desequilíbrio na repartição de recursos do país devem-se a uma centralização excessiva”.

“A regionalização é uma maneira de transformar Portugal num país harmonioso”, com base no mapa de cinco regiões, reafirmado este mês na moção de José Sócrates enquanto secretário-geral do PS.

O social-democrata defende o modelo assente nas cinco regiões plano (Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve), ao contrário do que aconteceu em 1998, quando a regionalização foi referendada: “não apoiei aquele modelo”, sublinha.

No caso da Beira Interior, Manuel Frexes acredita que a região vai encontrar “mais solidariedade” na distribuição de recursos entre parceiros na Região Centro, “do que a nível nacional, em que não tem existido”.

Segundo o presidente dos ASD, os municípios devem encarar o processo “sem receios”.
“Há muitos problemas que se colocam ao nível de um governo regional, que não está nas mãos das autarquias resolver”, sublinha.

Para além de um investimento adequado em infra-estruturas complementares, Manuel Frexes espera que com uma região seja possível “captar investimento privado e criar emprego através do investimento público regional”.

O assunto “podia ser resolvido na Assembleia da República”, refere Manuel Frexes, “mas depois de 1998 e dada a importância da questão, penso que deve haver referendo”.
“Devemos ir para a rua, devemos mobilizar-nos para explicar à população os argumentos de cada um, sem dramas nem fantasmas de unidade nacional”, considera.

Para o responsável, “devem ser apresentados planos bem claros de poderes e delegação de competências e dizer qual a opção de cada um”.
Fonte:blog sobre regionalização

Espanha é um bom exemplo do que de bom acontecerá se a regionalização sair da folha em Portugal.
Devido a um processo de regionalização parecido com aquele que querem aplicar em Portugal, Espanha conseguiu que o desevolvimento fosse uniforme em todo o seu território.
A minha pergunta é se o país vai ficar regionalizado com seguite esquema(lisboa,Norte,Alentejo,Centro,Algarve)?
Falam no coitadinho do Interior, mas depois o coitadinho do interior está sempre colado a uma parte do Litoral, que mais não fará do que absorver os recursos do coitadinho do Interior.
Karlussantus no está en línea  
Old February 4th, 2009, 02:23 AM   #490
djou23
Registered User

djou23's Avatar

Likes (Received): 28

só uma pergunta... acham mais acertado fazer uma divisão de regiões litoral-interior (Amp\Braga-Tras os montes, Beira litoral-Beira interior), com regioes litorais ricas e regioes do interior pobres; ou pelo contrário, seria preferivel haver regioes mais solidárias. Ou por outras palavras, acham que será mais fácil equilibrar o territorio nacional e desenvolver as regiões do interior atraves do isolamento destas, ou englobando-as nas regiões mais ricas?

não sei porquê, mas quando olho para este mapa

lembro-me sempre disto...
djou23 no está en línea  
Old February 4th, 2009, 12:11 PM   #491
Trajno
архитектор

Trajno's Avatar

Quote:
Originally Posted by djou23 View Post
só uma pergunta... acham mais acertado fazer uma divisão de regiões litoral-interior (Amp\Braga-Tras os montes, Beira litoral-Beira interior), com regioes litorais ricas e regioes do interior pobres; ou pelo contrário, seria preferivel haver regioes mais solidárias. Ou por outras palavras, acham que será mais fácil equilibrar o territorio nacional e desenvolver as regiões do interior atraves do isolamento destas, ou englobando-as nas regiões mais ricas?
Essa pergunta é de facto muito interessante e deveria ser alvo de uma profunda reflexão...

Já ouvi as 2 teorias... aliás, no debate para o refendo da regionalização, foi um dos argumentos usados pelos apoiantes do NÃO, que defendiam a criação de regiões mais amplas que englobassem áreas desenvolvidas e áreas mais carenciadas (semelhante às actuais CCDR's)...

Eu sou adepto do modelo das 5 regiões, no entanto, também tenho dúvidas se será melhor para o interior (menos desenvolvido) do país, estar englobado em regiões mais ampla, ou serem regiões independentes...
Trajno no está en línea  
Old February 4th, 2009, 01:27 PM   #492
Portogaia
Registered User

Portogaia's Avatar

Likes (Received): 21

é curioso mas na hipótese de Litoral se compartir/juntar com Interior Lisboa nao absorve nenhuma regiao de interior nunca. Se eles sao os mais ricos pq nao?

Em qql caso mesmo que haja separaçao de regioes interior/litoral - sempre terá que haver uma descriminaçao positiva às regioes de interior. Que eu saiba as regioes nao vao ser "paises bascos" de portugal - portanto a distribuiçao de impostos "colectados" em uma regiao nao se restringirá a esta mas sim a todo o pais. O estado será soberado sobre a administraçao local como é lógico.
Portogaia no está en línea  
Old February 4th, 2009, 02:51 PM   #493
Trajno
архитектор

Trajno's Avatar

Vamos lá ver se num possível modelo de regionalização assente nas actuais 5 CCDR's, as regiões serão suficientemente solidárias com as áreas menos desenvolvidas, no sentido de atenuar assimetrias, ou se iremos assistir à reedição do discurso da má redistribuição da riqueza, vendo Trás-os-Montes a acusar o Porto, ou a Beira Interior a acusar Coimbra de não ter uma política de discriminação positiva com o interior....
Trajno no está en línea  
Old February 4th, 2009, 03:59 PM   #494
Barragon
Barra for Friends

Barragon's Avatar

Likes (Received): 143

Também tenho dúvidas e espero por argumentos válidos. Contudo, a meu ver, seria benéfico para o interior se fosse isolado do restante.

The Latest Photo Reports: Aires

Fat people are harder to kidnap
Barragon no está en línea  
Old February 4th, 2009, 09:16 PM   #495
Viriatuus
Registered User

Likes (Received): 123

Depende em boa parte do modelo de financiamento das futuras regiões, Djou23. O que se deve é ao escolher o mapa optar por um dado tipo de financiamento. Mas se o financiamento permitir a discriminação positiva suficiente para as regiões mais pobres não tenho dúvida que estas ficam a ganhar se estiverem separadas das mais ricas. Mas atenção a regionalização não é (ou não deveria ser...) só uma questão de dinheiro...
Viriatuus no está en línea  
Old February 4th, 2009, 10:33 PM   #496
Arpels
Αλέξανδρος

Arpels's Avatar

Likes (Received): 3

é complexo de facto, se por um lado o dinheiro não é so o unico factor, não deixa de ser é um factor com mto peso.
Arpels no está en línea  
Old February 4th, 2009, 11:01 PM   #497
Trajno
архитектор

Trajno's Avatar

Mas há uma questão que me preocupa mais que o mapa das regiões...é o modelo...

Se serão meramente administrativas, ou políticas (poderemos votar), que competências e autonomias terão...

Para mim, se não forem políticas, não fazem sentido... imaginar ter um poder de decisão que não posso escolher, levanta-me muitas dúvidas
Trajno no está en línea  
Old February 4th, 2009, 11:06 PM   #498
Viriatuus
Registered User

Likes (Received): 123

Trajno, são para ser eleitas.
Viriatuus no está en línea  
Old February 5th, 2009, 12:00 AM   #499
Trajno
архитектор

Trajno's Avatar

i hope so
Trajno no está en línea  
Old February 5th, 2009, 12:38 AM   #500
_Rick_
Registered User

_Rick_'s Avatar

Likes (Received): 16

Quote:
Originally Posted by Viriatuus View Post
Trajno, são para ser eleitas.
Como sabes?? Onde está escrito?? Suspeitas que será assim ( e também acho que será) mas ninguem sabe. As pessoas podem ser apontadas pelo governo central. Não há certezas por enquanto.

A questão que eu vejo é que cada um tem uma ideia pessoal sobre o que vai ser a regionalização. A ideia não é necessariamente igual à da pessoa do lado..........mas apesar de tudo, cada um parece ter certeza absoluta que a regionalização é como ele envisiona.

Uns acham que o dinheiro produzido em cada região é da região e não sai um centavo. Já outros acham que se dá das mais ricas às mais pobres.

Uns falam de duplicação de ministérios como elaborar um "agricultura e pescas" e "educação" para cada região. Outros não vêm nada disso e acham que muitas coisas continuarão nacionais e são coisas mais especificas a ser distribuidas.

Sinceramente estou como o Trajno. Quero saber exactamente o que implica a regionalização. Como será feita em termos económicos, políticos e administrativos. Só com essa informação me posso pronunciar exactamente sobre as regiões e as suas delimitações. Antes disso é um mero "não te quero na minha região porque não és dos meus. Baza". Sinceramente nisso não estou interessado.
_Rick_ no está en línea  

Closed Thread

Thread Tools
Display Modes Rate This Thread
Rate This Thread:

Posting Rules