|
|
|
| daily menu » rate the banner | guess the city | one on one |
|
|||||||
| Global Announcement |
|
SkyscraperCity needs your help to do some house cleaning! please click here for more info! |
![]() |
|
|
Thread Tools | Rate Thread | Display Modes |
|
|
#1 |
|
O Show é aqui!
Likes (Received): 1
|
Estádios brasileiros em fotos antigas, através de uma enciclopédia histórica
Olá, pessoal!
![]() ![]() Quem tiver fotos antigas de qualquer estádio, em qualquer canto deste nosso querido e imenso país e quiserem colaborar p/ enriquecer o thread... Este trabalho foi feito a partir de uma Enciclopédia que eu tenho desde criança, aliás, não é um livro, é simplesmente um documentário!!!! São quatro volumes, intitulado "A História Ilustrada do Futebol Brasileiro", datada de 1968 (Edobras - Editora Documentação Brasileira), dos Editores Salomão Sciliar e Marco Aurélio Cattani. Ou seja, depois de 1968 nenhum estádio entrou nesta coleção, casos do Castelão (CE), inaugurado em 1973, entre outros. Algumas fotos abaixo, vcs poderão notar também alguns acervos de Manchete, que tenho em minha coleção. Vamos às fotos históricas! A- Brindaremos com a Capa ![]() ![]() Ilustração: Fotografias, representações e desenhos em cores e p&b. Observações: Inclui depoimento de João Havelange e apêndice. Assuntos abordados na obra: Esportes: futebol. Brasil. História do futebol. Kemari. Epyskiros. Harpastum. Soule. Bola. Mass-Football. Hurling. Rugby. Beabá do futebol. Da Inglaterra para o mundo. Charles Miller. Primeiros clubes. Primeiros campos. Estádios. Primeiros Jogos. Criação dos clubes. Início do profissionalismo. Confederação Brasileira de Desportos. O Brasil nas olimpíadas. FIFA. Copa do Mundo. Marcos de Mendonça. Rubens Sales. Friedenreich. Neco. Preguinho. Fausto. Feitiço. Domingos da Guia. Waldemar de brito. Leônidas. Romeu. Carreiro. Hércules. Tim. Jair. Barbosa. Heleno. Zizinho. Ademir. Danilo. Gilmar. Zito. Garrincha. Pelé. "Religião brasileira". 1- Abro o thread com essa imagem marcante, do Pacaembu. Final dos anos 60, Brasil X Uruguai. Reparem os repórteres sentados assistindo a partida. Que época boa! ![]() 2- Visão aérea do Pacaembu, vendo-se a antiga Conxa Acústica Inuagurado em 28 de abril de 1940 com as equipes do Palmeiras e Coritiba. Em 1942, segundo a Enciclopédia, diante de uma partida entre São Paulo e Corinthians, registrou-se o maior público: 70.281 pessoas. ![]() 3- Pacaembu, com as equipes do Palmeiras e Corinthians, anos 60. Reparem as pessoas se protejendo com as mãos do forte sol... ![]() 4- Estádio Olímpico (RS) numa partida, ainda em fase de construção. ![]() 5- Estádio Gigante da Beira-Rio (RS) com skyline de POA. ![]() 6- Estádio Machadão (RN) em construção ![]() Acervo: www.natal.rn.gov.br 7- Morumbi, numa das finais entre Corinthians e Ponte Preta, em 1977 ![]() Acervo Revista Manchete (25 anos) 8- Morumbi, em construção. ![]() 9- Estádio Mineirão (MG) ![]() 10- Mineirão, já c/ foto colorida, anos 60. ![]() 11- Maracanã, em 1968 ![]() Acervo Revista Manchte ("O Retrato do Brasil, 1968) 12- Maracanã, foto histórica, final dos anos 60. ![]() 13- Ilha do Retiro (PE), no final dos anos 60. ![]() 14- A mesma Ilha, em foto preto-e-branco ![]() 15- Fonte Nova (BA), com skyline de Salvador. ![]() Bônus Estádio Presidente Vargas, o PV, em Fortaleza, 1972 ![]() Acervo Revista Manchete, julho de 1972 Obrigado ![]() abs
Fortaleza Belle Époque|Amelia Earhart em Fortaleza, 1937| A História da Beira-mar de Fortaleza (Séc. XIX a 1950)|A História da Beira-mar de Fortaleza (1960 aos Dias Atuais)|Fortaleza - Estrutura Copa 2014| Orson Welles em Fortaleza, 1942 Castelão - Sua construção, fotos históricas e vídeos Last edited by Fortal; December 13th, 2008 at 02:17 AM. |
|
|
|
|
|
#2 |
|
Chupa q é de Uva..
Likes (Received): 34
|
![]() ![]() ![]() meu deus cara....q coisa mais linda. Estou até em lagrimas, isso sim é futebol, isso sim é estadio, isso é povao. PARABENS, UM DOS MLHORES THREAD DO ANO. |
|
|
|
|
|
#3 |
|
O Show é aqui!
|
Muito obrigado! Marcelo! essa é uma pequena contribuição minha!
achei bacana escanear essas imagens do livro, esperamos ver mais fotos quem quiser colaborar!
Fortaleza Belle Époque|Amelia Earhart em Fortaleza, 1937| A História da Beira-mar de Fortaleza (Séc. XIX a 1950)|A História da Beira-mar de Fortaleza (1960 aos Dias Atuais)|Fortaleza - Estrutura Copa 2014| Orson Welles em Fortaleza, 1942 Castelão - Sua construção, fotos históricas e vídeos Last edited by Fortal; December 12th, 2008 at 09:25 PM. |
|
|
|
|
|
#4 | |
|
Chupa q é de Uva..
Likes (Received): 34
|
Quote:
|
|
|
|
|
|
|
#5 |
|
Registered User
Likes (Received): 28
|
Lindas fotos!
Parabéns pelo thread e obrigado por compartilhar com a gente. Quanto eu tiver tempo adicionarei algumas. Enquanto isso, continue postando fotos raras e exclusivas...
|
|
|
|
|
|
#6 |
|
Registered User
|
Que beleza, maravilhoso, emocionante, uau!
estou impressionado. Que coleção de fotos sensacionais!! Parabéns pelo achado. Sou simplesmente apaixonado por fotos antigas, principalmente de estádios! Uau! Sem publicidade, repórteres sentados no chão, a concha no Pacamebú, arquibancadas "pelas metades" (ainda em construção) Morumbi abarrotado, Maracanã idem, Mineirão sem pilares, E a geral... Estou quase chorando, Que RELIQUIA!!!
|
|
|
#7 |
|
.
|
Que belo thread, as fotos estão massa!
|
|
|
|
|
|
#8 |
|
O Show é aqui!
|
@Marcelo: Muito obrigado.
@Kriativus: Muito obrigado @Leomarx: Muito obrigado. Verdade, os repórteres perto das traves, repare eles estão super perto do goleiro. Incrível. Nos anos 80 há vídeos que assisto, que há tb cenas assim. @Tony: Muito obrigado. que legal que vc gostou. Pessoal inseri acima (no começo do thread), a foto da Capa do livro e considerações gerais sobre a obra.
Fortaleza Belle Époque|Amelia Earhart em Fortaleza, 1937| A História da Beira-mar de Fortaleza (Séc. XIX a 1950)|A História da Beira-mar de Fortaleza (1960 aos Dias Atuais)|Fortaleza - Estrutura Copa 2014| Orson Welles em Fortaleza, 1942 Castelão - Sua construção, fotos históricas e vídeos Last edited by Fortal; December 13th, 2008 at 02:18 AM. |
|
|
|
|
|
#9 |
|
NON FVCKOR FVCKO
Likes (Received): 7
|
Absurdamente histórica a foto do Monumental! Então o maior estádio privado do Brasil.
E o Beira-Lago vai afundar.
|
|
|
#10 |
|
Libertarian
Likes (Received): 807
|
Uau,mto bom Fortal
sabe de q ano,eh esta ft da Fonte Nova? sei q eh antes da decada de 70(q qdo foi feito o anel suerior do estadio) |
|
|
|
|
|
#11 |
|
O Show é aqui!
|
Obrigado Noize e Rekarte! @Rekarte: não há o ano da referida foto da Fonte Nova. Talvez seja da segunda metade dos anos 60, até 1968. (ano em que o livro foi editado).
Abaixo, algumas do Pacaembu, em 1947, com crédito da Life. 1- by Dmitri Kessel 2- by Dmitri Kessel 3- by Dmitri Kessel
Fortaleza Belle Époque|Amelia Earhart em Fortaleza, 1937| A História da Beira-mar de Fortaleza (Séc. XIX a 1950)|A História da Beira-mar de Fortaleza (1960 aos Dias Atuais)|Fortaleza - Estrutura Copa 2014| Orson Welles em Fortaleza, 1942 Castelão - Sua construção, fotos históricas e vídeos Last edited by Fortal; December 13th, 2008 at 02:14 AM. |
|
|
|
|
|
#12 |
|
:)
Likes (Received): 57
|
Ricardo, que thread lindo!
![]() Parabéns por mais uma seleção de fotos antigas e por querer compartilhar conosco. Dá uma saudade dessa época... (Mentira, eu nem pensava em existir). A qualidade das fotos está muito boa e retrata com fidelidade os templos deste esporte tão adorado pelo povo brasileiro. ![]() Parabéns novamente! P.s.: Depois vou ver se coloco alguma do daqui.
Veja informações e fotografias sobre destinos turísticos no blog "O Brasil de Tito" - Acesse também a Fan page no Facebook > > > Minhas fotos de cidades e lugares no Brasil | My photos from places and cities in Brazil < < < |
|
|
|
|
|
#13 |
|
A cada um o que é seu
Likes (Received): 3
|
Estádios de Campinas - fotos antigas
Estádio Pastinho - Guarani F.C. (1913-1953)
Esse era um estádio que ficava no Guanabara. Foi substituído pelo Brinco de Ouro quando este foi minimamente concluído... http://www.planetaguarani.com.br/museu2/Pastinho%20cheio.jpgEstádio Brinco de Ouro - Guarani F.C. (cons. 1948-1980, entregue 1953) Em 1950 ![]() http://www.planetaguarani.com.br/brinco/brinco1.jpg Em 1969 (sim, a Av. Princesa d'Oeste era de terra) http://www.planetaguarani.com.br/museu2/s_cabeceira.jpgNos anos 1970 ![]() http://www.planetaguarani.com.br/brinco/brincoaerea.jpg Em 1979, fazendo o Tobogã, que deu ao estádio o formato atual ![]() http://www.planetaguarani.com.br/brinco/tobog.jpg Nos anos 1990, formato atual ![]() http://www.planetaguarani.com.br/bri...incodeouro.jpg Estádio Moisés Lucarelli - A.A. Ponte Preta (concluído em 1948) Em 1947 ![]() http://www.campinas.sp.gov.br/portal...de/aerea_4.jpg Dia de jogo, anos 1960 http://www.unicamp.br/cmu/iconografi...xpo-fut/11.jpg Nos anos 1980 ![]() http://www.geocities.com/Colosseum/Base/2372/15.gif
|
|
|
#14 |
|
O Show é aqui!
|
Muito obrigado Tito e Fabius!
Nossa, Fabius!!!!!!! muito obrigado por postar, adorei todas. ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() Essa de 79 é uma relíquia! é sempre bom vermos os estádios de Campinas, tinha muitas revistas "Placar", de antigamente, que sempre abordaram a força do futebol de Campinas. Uma pena que as minhas revistas Placar foram parar no lixo, quando criança. Mas vou tentar recuperá-las vistando os sebos, tinha uma matéria numa edição de número 952 (Nordeste - os estádios fantasmas), antiga, de 1988, que uma pena, não consegui mais achar!Parabéns!!!!!
Fortaleza Belle Époque|Amelia Earhart em Fortaleza, 1937| A História da Beira-mar de Fortaleza (Séc. XIX a 1950)|A História da Beira-mar de Fortaleza (1960 aos Dias Atuais)|Fortaleza - Estrutura Copa 2014| Orson Welles em Fortaleza, 1942 Castelão - Sua construção, fotos históricas e vídeos |
|
|
|
|
|
#15 |
|
Cidade Lendária
Likes (Received): 52
|
Foto de 86 , Santa Cruz campeão pernambucano.. Ilha lotada. Nessa epoca cabia umas 55 mil pessoas.
![]() Ilha do Retiro, acredito que noss anos 80 ![]() Arruda em 1970 ![]() Anos 80
"Para conhecer uma paisagem não basta vê-la, é preciso muito mais, é preciso que as duas almas, a do contemplador e a do lugar, cheguem a entender-se, quantas vezes elas nem mesmo se falam!..... Ele não terá sentido os eflúvios desta nossa terra, os quais talvez seja preciso ser pernambucano para sentir e que podem não ter realidade e magia senão para nós mesmos" Joaquim Nabuco |
|
|
|
|
|
#16 |
|
Registered User
|
Algumas do Mineirão
Com a lagoa ao fundo. ![]() ![]() Algumas partes ja inteiras ![]() Varias da epoca da construção ![]() Beeeem Antiga mesmo. com os arredores ainda em terra e letreiro no teto. ![]() Parecida com uma ja postada aqui, porém colorida. ![]() Time do Atletico MG em 71 comemorando um gol. ![]() Não tão antiga assim. Acredito que data da década de 90
|
|
|
#17 |
|
O Show é aqui!
|
@Mangue: que legal, parabéns! acho que são postais estas fotos que vc postou, talvez a grande maioria, adoro os postais, ahhh! Putz, muito obrigado mesmo, ficou show suas fotos. Essa foto do Arruda, em 1970 que mostra sua construção, nossaaaaaa! super rara, diria raríssima!!!! ual, ual! que qualidade, aeeeeeeee!
muito obrigado! ![]() ![]() @Leomarx: muito show mesmo suas do Mineirão! esses quadradinhos mostrando a construção, essa segunda foto, etnão, raríssima! tem uma foto com o postal "Edicard", que era febre nos anos 70. Parabéns, mesmo! muito obrigado! ![]() ![]()
Fortaleza Belle Époque|Amelia Earhart em Fortaleza, 1937| A História da Beira-mar de Fortaleza (Séc. XIX a 1950)|A História da Beira-mar de Fortaleza (1960 aos Dias Atuais)|Fortaleza - Estrutura Copa 2014| Orson Welles em Fortaleza, 1942 Castelão - Sua construção, fotos históricas e vídeos |
|
|
|
|
|
#18 |
|
Moderator
Likes (Received): 136
|
Estádio de General Severiano
Local: Rio de Janeiro, RJ Construção: 1912 Inauguração: 1913 Remodelado: 1937 a 1938 Demolição: 1977 Proprietário: Botafogo de Futebol e Regatas Capacidade: 20.000 pessoas Público Recorde: 20.000 pessoas (estimado) (final do Campeonato Carioca de 1948) Botafogo 3 x 1 Vasco da Gama Primeira Partida: Botafogo 1 x 0 Flamengo Primeiro gol: Mimi Sodré ![]() ![]() ![]() ![]() "O estádio foi demolido quando o clube perdeu a posse do terreno na década de 1970. Em 1977, a sede foi vendida para a Companhia Vale do Rio Doce, o clube na época era presidido por Charles Macedo Borer. Com a venda da sede, o futebol do Botafogo foi para Marechal Hermes, e como o antigo estádio foi demolido, lá foi construído um novo. No início da década de 1990, o clube readquiriu o terreno, através de permuta pela área do seu ginásio coberto no Mourisco, na Praia de Botafogo. Com o velho terreno, retomou a posse do casarão que foi sua antiga sede e se encontrava em estado de ruína - um processo de tombamento como patrimônio histórico da cidade impedira a Vale de colocá-lo abaixo para no lugar construir um edifício-sede da companhia. O Botafogo montou parceria com uma empreiteira que recuperou inteiramente o palacete e ergueu no terreno do antigo estádio um shopping center, o atual Rio Plaza (antigo Rio Off-Price), em cuja cobertura estão hoje o seu campo de treinos (que leva o nome do antigo craque Nílton Santos), o moderno Centro de Treinamento João Saldanha (homenagem ao falecido jornalista e treinador que levou o clube ao título de campeão carioca em 1957), a concentração da equipe profissional com uma dúzia de apartamentos, além de um ginásio de basquete e vôlei, três piscinas para sócios, quadras polivalentes, restaurante e outros equipamentos. A reinauguração do novo complexo sócio-esportivo, em 22 de janeiro de 1992, marcou um forte revigoramento do Botafogo no cenário futebolístico nacional e internacional." |
|
|
|
|
|
#19 |
|
O Show é aqui!
|
[QUOTE=pedrop.rio;29396738]Estádio de General Severiano
Local: Rio de Janeiro, RJ Construção: 1912 Inauguração: 1913 Remodelado: 1937 a 1938 Demolição: 1977 Proprietário: Botafogo de Futebol e Regatas Capacidade: 20.000 pessoas Público Recorde: 20.000 pessoas (estimado) (final do Campeonato Carioca de 1948) Botafogo 3 x 1 Vasco da Gama Primeira Partida: Botafogo 1 x 0 Flamengo Primeiro gol: Mimi Sodré ================================================== Nossa, Pedro que história antiquíssima, muito obrigado, parabéns! muito legal essas fotos, verdadeiras relíquias, especial essa aérea em preto-e-branco! Pessoal, segue uns postais raros de estádios do Brasil, que encontrei num site bem legal!!!!!, da França: http://stades17.free.fr 1- Postal antigo Pacaembu ![]() 2- Pacaembu: Jogo Brasil 2 x 2 Suíça (meu pai assistiu ao vivo esse jogo) ![]() Foto Acervo Folha de SP 3- Fonte Nova (BA) ![]() 4- Machadão (RN) que antigamente se chamava Castelão, assim como no MA e no CE ![]() 5- Morumbi (SP) ![]() 6- Maracanã ![]() 7- Laranjeiras em 1953 (RJ), Jogos da Primavera! ![]() 8- Serra Dourada (GO) ![]() 9- Arruda (PE)
Fortaleza Belle Époque|Amelia Earhart em Fortaleza, 1937| A História da Beira-mar de Fortaleza (Séc. XIX a 1950)|A História da Beira-mar de Fortaleza (1960 aos Dias Atuais)|Fortaleza - Estrutura Copa 2014| Orson Welles em Fortaleza, 1942 Castelão - Sua construção, fotos históricas e vídeos Last edited by Fortal; December 15th, 2008 at 01:54 AM. |
|
|
|
|
|
#20 |
|
Likes (Received): 20
|
Nossa, sem palavras! Um thread espetacular!
Com a exceção da derrubada da concha acústica, o Pacaembu está muito mais bonito hoje, um estádio belíssimo. Sobre o Morumbi, bom, o São-Paulinismo é tradição na minha família, posso dizer que tem uns tijolinhos aí que foram pagos por nós, através do Carnê Paulistão, que meu avô pagava religiosamente. Ainda tenho todos os brindes, e a Gazeta Esportiva de 25 de Janeiro de 1970, data da inauguração total do Morumbi. Sobre os estádios de Campinas (lá eu tenho preferencia pela Ponte, contrariando a minha família Campineira que é inteiramente Bugrina) faltou o estádio da Mogiana, atual Cerecamp, onde o Campinas FC manda seus jogos atualmente. O Estádio Moisés Lucarelli chegou a ser o terceiro maior do Brasil, e foi erguido pela própria torcida Pontepretana. O Brinco de Ouro, foi projetado pelo Ícaro de Castro Melo, arquiteto famoso, um belo estádio. O Nome vem do formato do estádio, que parece um Brinco. De ouro, pela sua pujança, e da princesa, por Campinas, "A Princesa D´Oeste". Gostei muito das fotos de General Severiano também, essa sede do Botafogo F.R é belíssima, aliás, a do Botafogo, a do Fluminense (que é espetacular) e a do Vasco da Gama são obras que merecem ser vistas por quem vai ao Rio. Adorei o thread, tanto que não me poupei no comentário!
Flickr - Fotos no SSC SÃO PAULO F.C - O Único Hexacampeão Brasileiro sem asteriscos e letras miúdas. (e sem fax da CBF) Acompanhe a modernização do Morumbi: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1356707 |
|
|
|
![]() |
| Thread Tools | |
| Display Modes | Rate This Thread |
|
|