|
|
|
| daily menu » rate the banner | guess the city | one on one |
|
|||||||
| Global Announcement |
|
SkyscraperCity needs your help to do some house cleaning! please click here for more info! |
![]() |
|
|
Thread Tools | Display Modes |
|
|
#1 |
|
A cada um o que é seu
Likes (Received): 3
|
Campinas | Centro | O coração da cidade como ele é!
Colegas, após passar um bom tempo enferrujado, sem fazer quaisquer tópicos novos (o meu último foi o de Aparecida), pude voltar a tirar fotos, após um bom tempo, pois estava muito ocupado.
O Centro de Campinas já foi mostrado algumas vezes aqui no SSC, talvez não com tantas fotos no nível da rua, mas creio que gostarão das fotos. E não do Centro... ![]() Trata-se de um lugar bem degradado (mau urbanismo), cheio de pichações, sujeira (a população é porca) e o fato de eu ter tirado essas fotos no impulso, no final de uma tarde na ressaca pós-natalina também não ajuda muito. Mas farei o possível para mostrar um pouco do lugar onde moro para vocês. ![]() Não cobri todo o Centro, não pude cobrir a parte residencial mais próxima à CPFL, assim como também evitei a zona da Saldanha Marinho e as partes altas do Centro, especialmente a região da Avenida Andrade Neves, altamente degradada e perigosa. Como as fotos foram tiradas entre 18:00 e 19:30, tive de clarear várias delas, o que dará o ruído. É isto. Dados do Centro de Campinas: Área: ca. 2,6km² Comprimento (máx.): 2106m Largura (máx.): 1630m População: 13.458 hab. (pelo Censo de 2000) Latitude: 22°54'09" S Longitude: 47°03'35" O Altimetria: de 656m (Av. Anchieta x Av. O. Maia) a 701m (Terminal Central) Faixas de CEP: 13010-000 a 13015-970 Localização do Centro de Campinas ![]() 01 - Avenida Anchieta ![]() 02 - Palácio dos Jequitibás (1968), Prefeitura Municipal de Campinas ![]() 03 - "Seu Rosinha", o jequitiba sesquicentenário remanescente. "Seu Rosa", o outro jequitibá, tombou há alguns anos ![]() 04 - Avenida Anchieta ![]() 05 - Avenida Benjamin Constant, vindo do Cambuí ![]() 06 - Rua General Osório ![]() 07 - Praça Carlos Gomes ![]() 08 - O coreto da praça, sede mensal de atividades culturais ![]() 09 - Avenida Irmã Serafina e as palmeiras (na maioria) centenárias ![]() 10 - A rua mais morta de Campinas: Coronel Rodovalho ![]() 11 - Rua Conceição ![]() 12 - Rua Luzitana ![]() 13 - Rua Conceição, ao fundo a Catedral ![]() 14 - Rua Barão de Jaguara, no passado foi a rua mais importante de Campinas ![]() 15 - Avenida Francisco Glicério, no presente é a rua mais importante de Campinas ![]() 16 - idem, no sentido dos veículos (sul) ![]() 17 - Catedral Metropolitana de Nossa Senhora da Conceição (1807-1883) ![]() 18 - Rua 13 de Maio, calçadão comercial, com a decoração natalina, única rua com fiação totalmente enterrada ![]() 19 - Praça Rui Barbosa (mais conhecida por "atrás da Catedral", ninguém sabe o nome da praça )![]() 20 - Rua 13 de Maio, no outro sentido ![]() 21 - Rua José Paulino ![]() 22 - Avenida Doutor Campos Salles ![]() 23 - no outro sentido ![]() 24 - Rua Regente Feijó ![]() 25 - Largo do Rosário ![]() 26 - Avenida Francisco Glicério x Rua General Osório ![]() 27 - Largo do Rosário ![]() 28 - Rua Barão de Jaguara ![]() 29 - Rua Barão de Jaguara, próxima à Praça Bento Quirino ![]() 30 - Avenida Doutor Thomaz Alves ![]() 31 - Monumento túmulo a Carlos Gomes (Campinas, 1836 - Belém, 1896) ![]() 32 - Enquanto cidades como Recife têm belas praças para marcar a sua origem, é neste quadrado que consiste o Marco Zero de Campinas. Quantas pessoas passam por aí e nem devem sabê-lo... ![]() ![]() 33 - Avenida Benjamin Constant ![]() 34 - no outro sentido ![]() 35 - Avenida Francisco Glicério ![]() 36 - Rua Barreto Leme ![]() 37 - Dois redondos! Avenida Francisco Glicério (D) x Rua Delfino Cintra (E)![]() 38 - Rua Marechal Deodoro ![]() 39 - Campus Central da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Pátio dos Leões (é são esses dois leões aí). Onde fiz o curso de Direito ![]() 40 - Rua Delfino Cintra. Do outro lado da avenida transversal, já é o bairro do Botafogo. ![]() 41 - Avenida Orozimbo Maia ![]() 42 - idem ![]() 43 - Mercado Municipal, vulgo "Mercadão". Construído em 1908 no estilo mourisco. ![]() 44 - Terminal Mercado ![]() 45 - Rua Bernardino de Campos ![]() 46 - Rua Álvares Machado ![]() 47 - Rua 13 de Maio x Rua Álvares Machado. Ao fundo, o edifício Mirante (1973), o mais alto de Campinas, com 30 andares e o relógio do Itaú, companheiro das noites campineiras ![]() 48 - Rua Costa Aguiar ![]() 49 - Avenida Senador Saraiva ![]() 50 - Rua Costa Aguiar, no calçadão da 13 de Maio, também sem a horrenda fiação aérea. Sujeira típica ![]() 51 - Rua José Paulino ![]() 52 - Palácio dos Azulejos, sede da Prefeitura até 1968 ![]() 53 - Rua Ferreira Penteado ![]() 54 - Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região. Não é qualquer cidade de interior que tem Tribunal! ![]() ![]() 55 - Avenida Moraes Salles ![]() 56 - No outro sentido ![]() 57 - Rua Luzitana ![]() 58 - idem ![]() 59 - Travessa São Vicente de Paula ![]() 60 - Avenida Benjamin Constant ![]() Especial CAMELÓDROMO Sim, Campinas é o paraíso dos camelôs. A fiscalização é muito frouxa. Tão frouxa que no final da tarde, as lojas fecham e os camelôs estendem seus produtos pela rua. Conheçam este lado típico do Centro de Campinas... ![]() 61 - Rua Álvares Machado, o camelódromo já está perto ![]() 62 - Camelôs estendendo a lona e colocando o material em plena rua ![]() 63 - Rua 13 de Maio, depois que as lojas fecham, os camelôs estendem seus produtos
|
|
|
#2 |
|
.
|
Muito boas as fotos, gostei do centro da cidade, principalmente as áreas arborizadas mostradas em algumas fotos. Me chamou a atenção um prédio cinza e branco que aparece em destaque na foto 04. Ele é muito parecedo com um projeto never-built daqui de SSA concebido pelo arquiteto baiano Antonio Caramelo para a falida construtora Encol. Valeu pelo thread, Campinas deveria ser mais mostrada aquí.
|
|
|
|
|
|
#3 |
|
.
Likes (Received): 62
|
Achei muito bom o centro de Campinas.
![]() Bom asfalto, boas calçadas... E um comércio de rua bem exótico.
|
|
|
|
|
|
#4 | |||
|
A cada um o que é seu
|
Quote:
![]() Agora pude adquirir novas e tirar umas fotos boas. ![]() Quanto à arborização, você vai gostar ainda mais se eu tirar fotos do Bosque dos Jequitibás e do bairro Bosque. Lá é muito arborizado. Quote:
Esse prédio é o Centro Empresarial Conceição, feito pela Encol entre 1993 e 1996. Isto explica a semelhança. ![]() Quote:
|
|
|
|
#5 |
|
là je me vais
Likes (Received): 119
|
Muito bom, conheço bem pouco Campinas. Gostei.
|
|
|
#6 | |
|
A cada um o que é seu
|
Quote:
O atual prefeito fez um programa de recapeamento muito bom, embora haja muitas ruas esburacadas por aí. Nas calçadas, eu discordo. Infelizmente, há muita discrepância na qualidade. A 13 de Maio vive com lajotas soltas. Nisso não se difere da maioria das cidades brasileiras.
|
|
|
|
#7 |
|
Likes (Received): 20
|
Sou muito suspeito pra falar de Campinas, gosto muito da cidade, é terra da minha avó, de vários parentes, enfim. Campinas, mesmo com os problemas de metrópole que possui, é uma cidade espetacular. Bonita e pujante, aliás, seus moradores são famosos por comparar essa pujança Campineira com a da Capital (é algo histórico)
Gosto muito do centro da cidade, e estou devendo um thread a você Fabius, especialíssimo, e inédito não só no SSC como em qualquer lugar. Belo trabalho! Quantas vezes já andei tudo isso a pé! ![]() Obrigado!
Flickr - Fotos no SSC SÃO PAULO F.C - O Único Hexacampeão Brasileiro sem asteriscos e letras miúdas. (e sem fax da CBF) Acompanhe a modernização do Morumbi: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1356707 |
|
|
|
|
|
#8 |
|
Registered User
Likes (Received): 0
|
É..o nosso centro infelizmente precisa de novos projetos de recuperação,que eu vejo em sites de notícias da região que vai acontecer...
E fabius,uma hora vou fazer um thread do Parque Prado,espere só =
|
|
|
|
|
|
#9 | |||
|
A cada um o que é seu
|
Quote:
O Centro de Campinas é marcante. ![]() Estarei esperando seu tópico! ![]() Quote:
![]() Quote:
|
|
|
|
#10 |
|
Registered User
Likes (Received): 4
|
Gostei do centro de Campinas. Belas fotos. Valeu pelo thread
|
|
|
|
|
|
#11 |
|
A cada um o que é seu
|
Que bom que tenham gostado, todos nós que tiramos fotos fazemos isso para as pessoas gostarem! Tenho visto que as reações ao tópico foram mais positivas do que eu imaginara...
|
|
|
#12 |
|
Likes (Received): 628
|
Gostei muito do Palácio dos Jequitibás que é Prefeitura Municipal de Campinas e do Coreto que coisa mais linda todo efeitado pro natal, mas um papai noel parece que está sem cabeça lol. O visual afirma mesmo ser São Paulo.
|
|
|
|
|
|
#13 |
|
Manaus, Amazonas, Brasil
Likes (Received): 22
|
@ Fabius
Primeiramente, parabenizo-te pelo excelente thread, que retratou fielmente o centro da pujante Campinas. Embora eu more há dois anos em São Paulo (Capital), só estive em Campinas duas vezes, quando participei de cursos de extensão na Unicamp. Andei pouco pelo centro da cidade, mas pude perceber o quanto Campinas é movimentada, dinâmica e vibrante. Lembro de ter visitado a Catedral de "Nossa Senhora da Conceição". Em Manaus/AM (minha terra natal) a catedral metropolitana católica também é "Nossa Senhora da Conceição". Espero voltar a visitar essa metrópole e poder, quem sabe, tirar fotos para um thread. ![]() Tenho algumas curiosidades. O que foi feito da rodoviária antiga de Campinas? Lembro que o velho Terminal ficava próximo do Centro e era pequeno para uma metrópole do porte e importância de Campinas. Existe algum projeto da Prefeitura para recuperar casarões antigos e/ou aterramento de fiação? Em uma das vezes que estive em Campinas, fiquei meio triste ao ver alguns belos casarões antigos em estado de avançada deterioração. Há parques públicos em Campinas? Os bairros possuem limites bem definidos ou seguem o "padrão" da capital paulista, ou seja, não possuem delimitação oficial? Há projeto de VLT, metrô, trens de superfície? Um abraço! Feliz ano novo!
|
|
|
#14 |
|
Registered User
Likes (Received): 7
|
hehe, mas que parece com São Paulo parece, mas São Paulo tem a vantagem de ter a fiação aterrada pelo menos no centro.
![]() Campinas devia fazer o mesmo, mesmo sendo caro para aterrar a fiação, uma cidade do porte de Campinas tem condições de fazer isso pelo menos no centro, a fiação salta aos olhos em calçadas mais estreitas.Campinas assim como São Paulo só necessita de um pouco mais de vontade política para deixar aflorar uma beleza contida. Quanto a sujeira nas ruas deixada pelos populares e os pichadores motherfuckers é bem parecido com São Paulo, mas aí é um problema mais difícil de se resolver, não dá para resolver com uma canetada. |
|
|
|
|
|
#15 |
|
.
Likes (Received): 39
|
É... Achei feioso o Centro de Campinas... Ao menos por essas fotos, me pareceu bem zoadinho, com um aspecto decadente e com uma arquitetura bem ruim (salvo algumas poucas exceções)...
Eu esperava ver um Centro com um patrimônio histórico mais significativo, mesmo que zoado, até porque Campinas não é uma cidade de desenvolvimento recente... Há muito tempo que é uma cidade rica, importante e tal... Fico imaginando se Pelotas tivesse prosperado como Campinas... Num passado não muuuito distante, heh, as duas tinham populações bem parecidas, ambas eram as "potências" do interior gaúcho e paulista (se bem que Campinas continua sendo, heh)... Até tinham (e continuam tendo) a mesma "faminha", heheh... Enfim... Será que Pelotas teria um Centro "assim"? Devaneios à parte (e "detonações" idem, heheh), gostei do thread (mas não do lugar )! Valeu pelas fotos! |
|
|
|
|
|
#16 |
|
Gabriel
Likes (Received): 36
|
Hummmm, concordo com o Farrapo sobre o centro de Campinas! Mas o thread tá muito bom, gostei de ver esses becos, coisa que eu não imaginava que tivesse aí! Aliás, acho muito engraçado esse traçado que imagino que seja colonial, com ruas estreitíssimas, numa região dominada por construções modernistas, hehehe!
Concordo com o quid, que algumas ações deixariam Campinas muito mais bonita... por exemplo, pelas fotos parece que é URGENTE que a cidade faça uma Lei Cidade Limpa! Fiquei impressionado como várias placas são horrendas, sujas, velhas... até anúncio da Mesbla ainda tem (foto 44) ![]() Infelizmente conheço pouco o centro de Campinas, mas acho que ele tem um bom potencial, ao menos pelo thread aparecem várias praças, tem uma boa arborização... só precisa de mais cuidado do poder público mesmo... por exemplo, esse Marco Zero é uma tristeza! E legal saber que o corpo do Carlos Gomes está neste monumento, eu não tinha idéia disso! |
|
|
|
|
|
#17 |
|
Registered User
Likes (Received): 373
|
Eu gostei da arborização e das ruas em paralepípedo... No geral o centro é meio feio como a maioria dos centros das capitais brasileiras...
|
|
|
|
|
|
#18 | |||||||||
|
A cada um o que é seu
|
Quero agradecer a todos pelos comentários.
![]() Quote:
Fui tirando as fotos sem perceber muito os detalhes.Quote:
Quote:
[QUOTE=Farrapo;29911030]É... Achei feioso o Centro de Campinas... Ao menos por essas fotos, me pareceu bem zoadinho, com um aspecto decadente e com uma arquitetura bem ruim (salvo algumas poucas exceções)... [QUOTE] Sabia que ia achar isso. ![]() Se bem que na sua opinião nenhum bairro de Campinas se salva. O seu nível de exigência vai além da média das cidades brasileiras. Totalmente compreensível, todos nós devemos rejeitar a feiura urbanística vivida por muitas cidades brasileiras, Campinas inclusa. Quote:
Teatro Municipal em 1960 (foi demolido em 1965)![]() http://3.bp.blogspot.com/_Bl7q_K6Trj...trodemol3a.jpg Vista aérea do Centro (só casas térreas, a maioria do século XIX) http://4.bp.blogspot.com/_Bl7q_K6Trj...rea+-+1950.JPG Região da Rua Conceição em 1953. O que está de pé aí é o prédio dos Correios (aquele baixo e largo à esquerda), a Catedral e os prédios (todos eles). http://2.bp.blogspot.com/_Bl7q_K6Trj...rcial+1953.JPG Quote:
Saindo da digressão: Farrapo, Campinas passou por esse processo porque o negócio aqui era o progresso pelo progresso. Preservação de casario?! Que nada, manda abaixo! Só restaram solares de barões e casas pouco atrativas para demolir. O resto veio abaixo. O crescimento desenfreado e sem critérios desfigurou o Centro de Campinas em pouco mais de 20 anos (1965-1985). Justamente a época na qual a população pulou de 200.000 para 700.000 hab. É a época na qual Campinas perdeu um pouco da sua identidade tradicional, trocando-a pela hoje existente. Quote:
Na época colonial (Campinas como cidade surgiu em 1774) tinha apenas três ruas (de Cima, do Meio e de Baixo, hoje Barão de Jaguara, Doutor Quirino e Luzitana). Na época do Império, as ruas cresceram bem tortuosas e foram "retificadas" por volta de 1870 ou 1880, ganhando esse traçado que têm até hoje, à exceção de alguns alargamentos (as avenidas Francisco Glicério e Campos Salles foram alargadas em 1950). Portanto, é um traçado típico do século XIX. Quote:
Campinas realmente precisa de uma Lei Cidade Limpa e de outra que acabe com os carros de som. São duas coisas a enfeiar ainda mais a cidade. Quote:
![]() http://www.emporis.com/images/6/2008/03/597632.jpg Quote:
Existe um monumento idêntico a esse no Rio de Janeiro, só não me lembro se está na frente do Theatro Municipal ou da Assembleia Legislativa. Perfeita análise.
CAMPINAS: ontem, hoje e sempre. Last edited by Fabius_; December 27th, 2008 at 02:37 PM. |
|||||||||
|
|
|
|
|
#19 | ||||||||
|
A cada um o que é seu
|
Quote:
![]() Quote:
Quote:
Quote:
A região em si já era ruim e perigosa, hoje está ainda mais. Quote:
Casarões antigos geralmente não têm esses projetos, normalmente são deixados à míngua mesmo. A prefeitura só tem carinho pelo Jockey Club, pelo Mercado Municipal e mais meia dúzia de construções. Quote:
Quote:
Há bairros conhecidos que não existem oficialmente (Castelo) e há bairros cujo nome ninguém conhece porque são associados a outros (Jd. Belo Horizonte, Jd. São Rafael e Jd. Campinas até existem mas são chamados de Taquaral, invariavelmente). Quando eu delimito algum bairro para um tópico, uso o que na minha cabeça de campineiro é a equivalência daquele bairro. Nada exato, portanto. Eu admiro Porto Alegre, lá não existe essa palhaçada, os bairros são delimitados com precisão. Sem contar essa jequice de "Jardim"... ![]() Jardim é um bairro arborizado, amplo. Em Campinas nem 10 bairros mereceriam esse nome. E eles tascam o apêndice inútil (pleonasmo, eu sei) no nome do bairro...na prática ninguém se lembra disso. Quote:
Todos os projetos de transporte de massa atuais não contemplam o transporte ferroviário, com exceção do trem-bala. Abraço para você também!
|
|
|
|
#20 |
|
Registered User
Likes (Received): 0
|
Gostei do Centro de Campinas! Conhecia pouco ainda.
![]() Achei muito interessante, as ruas, praças, o movimento...enfim, gostei bastante do centro da metrópole do interior. ![]() Parabéns Fabius, belo thread.
|
|
![]() |
| Thread Tools | |
| Display Modes | |
|
|