daily menu » rate the banner | guess the city | one on one

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > São Paulo

Reply

Thread Tools Display Modes
Old December 27th, 2008, 01:45 PM   #21
Fabius_
A cada um o que é seu

Fabius_'s Avatar

Likes (Received): 3

Quote:
Originally Posted by =f@bio_barros= View Post
Gostei do Centro de Campinas! Conhecia pouco ainda.
Achei muito interessante, as ruas, praças, o movimento...enfim, gostei bastante do centro da metrópole do interior.
Parabéns Fabius, belo thread.
Valeu!
É que você não conhece o movimento de um dia normal, ontem era apenas o movimento específico de algumas ruas, aquela hora típica do fim de tarde no qual está tudo fechando mas ainda com movimento...

Sponsored Links

Old December 27th, 2008, 03:16 PM   #22
Fabius_
A cada um o que é seu

Fabius_'s Avatar

Quote:
Originally Posted by Terra_Vermelha View Post
Do jeito que eu queria ver!! Brigadu!
De nada!
Old December 27th, 2008, 03:20 PM   #23
paaulo
Registered User

Likes (Received): 0

as fotos sao otimas! a cidade é que nao ajuda muito!!!

mas falando sério, está faltando árvores na cidade (5X mais), tem muita fiacao eletrica aparecendo (velha questao) e as ruas deveriam ser mais largas...me lembra a cidade de Esteio e Sapucaia na regiao metropolitana de Porto Alegre.

As fotos sao excelentes mesmo! mostrou a realidade da cidade!
paaulo no está en línea   Reply With Quote
Old December 27th, 2008, 03:31 PM   #24
Fabius_
A cada um o que é seu

Fabius_'s Avatar

Quote:
Originally Posted by paaulo View Post
as fotos sao otimas! a cidade é que nao ajuda muito!!!
Corrigindo: as políticas urbanas da cidade não ajudam muito, os governantes não ajudam muito...
A cidade tem potencial, mas como é um organismo vivo, precisa ter as infecções tratadas a tempo para não fazer mal à cidade. Campinas precisa de uma séria intervenção urbanística.

Quote:
mas falando sério, está faltando árvores na cidade (5X mais), tem muita fiacao eletrica aparecendo (velha questao) e as ruas deveriam ser mais largas...me lembra a cidade de Esteio e Sapucaia na regiao metropolitana de Porto Alegre.

As fotos sao excelentes mesmo! mostrou a realidade da cidade!
Eu não curto muito maquiagens nas fotos. Gosto de mostrar as coisas como são. Se quiser ver mais fotos de Campinas, recomendo ver os tópicos que estão reunidos na ligação constante de minha assinatura!
Old December 27th, 2008, 03:58 PM   #25
paaulo
Registered User

Likes (Received): 0

vi varios bairros bonitos de Campinas e achei o vila itapura o bairro mais legal! nao só pela arborizacao, mas pelas construcoes tambem. (pena as pichacoes, no centro da minha cidade todas as quadra tem pelo menos uma pichacao).

o centro das cidades deveria ser o cartao de visita de qualquer cidade! é la a chegada de turista! vc tem q ver q confusao é o centro de Porto Alegre (ruas apertadas para um fluxo grande de pessoas, a quantidade de mendigos e trombadinhas, os bloco de concreto dos anos 60 misturado com os da decada de 20, tem q ver a quantidade de pichacoes, os prédios mal cuidados e abandonados, as pessoas disputam lugar com os onibus nas ruas proximas ao mercado publico)

a maioria dos problemas se resolvem com pinturas (e demolicoes , hehe)
paaulo no está en línea   Reply With Quote
Old December 27th, 2008, 04:42 PM   #26
araujo.lcarlos
ego sum ​​ATHEUS

araujo.lcarlos's Avatar

Likes (Received): 69

Achei um Thread "bastante sincero"(um dos mais que vi por aqui). A impressão que tive, é que o centro de Campinas nem de longe corresponde a sua grandeza e importância como cidade. Muito modesto, sujo e desordenado. Porém, parabenizo o autor por mostrar sem nenhuma "maquiagem" ou omissão, a realidade de sua cidade. E também ressaltar que esta grande cidade paulista é muito mais que isso, todos sabemos de sua pujança econômica,cultural e científica que a coloca entre as primeiras no ranking nacional. Espero que os administradores campineiros, olhe com mais carinho para a região central de Campinas, tornando-o um lugar a altura desta grande metrópole, a maior do interior de todo o Brasil.
Old December 27th, 2008, 04:54 PM   #27
Fabius_
A cada um o que é seu

Fabius_'s Avatar

Quote:
Originally Posted by paaulo View Post
vi varios bairros bonitos de Campinas e achei o vila itapura o bairro mais legal! nao só pela arborizacao, mas pelas construcoes tambem. (pena as pichacoes, no centro da minha cidade todas as quadra tem pelo menos uma pichacao).

o centro das cidades deveria ser o cartao de visita de qualquer cidade! é la a chegada de turista! vc tem q ver q confusao é o centro de Porto Alegre (ruas apertadas para um fluxo grande de pessoas, a quantidade de mendigos e trombadinhas, os bloco de concreto dos anos 60 misturado com os da decada de 20, tem q ver a quantidade de pichacoes, os prédios mal cuidados e abandonados, as pessoas disputam lugar com os onibus nas ruas proximas ao mercado publico)

a maioria dos problemas se resolvem com pinturas (e demolicoes , hehe)
Gostou da Vila Itapura? É um bairro legal, mas está meio deixado às traças. A proximidade da estação Guanabara e
do Botafogo também aumenta muito a quantidade de noias, mas com uma boa revitalização, aquele bairro poderia ter um nível semelhante ao Cambuí.

Quanto ao restante da sua análise, concordo majoritariamente com ela.

Quote:
Originally Posted by araujo.lcarlos View Post
Achei um Thread "bastante sincero"(um dos mais que vi por aqui). A impressão que tive, é que o centro de Campinas nem de longe corresponde a sua grandeza e importância como cidade. Muito modesto, sujo e desordenado. Porém, parabenizo o autor por mostrar sem nenhuma "maquiagem" ou omissão, a realidade de sua cidade. E também ressaltar que esta grande cidade paulista é muito mais que isso, todos sabemos de sua pujança econômica,cultural e científica que a coloca entre as primeiras no ranking nacional. Espero que os administradores campineiros, olhe com mais carinho para a região central de Campinas, tornando-o um lugar a altura desta grande metrópole, a maior do interior de todo o Brasil.
Bela análise.
Obrigado pelas considerações acerca da sinceridade do tópico. Essa sinceridade não foi propriamente planejada, mas certamente foi desejada, à medida que nunca gostei muito de maquiar os meus tópicos, sempre quis mostrar o lado real dos lugares que fotografo e creio que pude fazê-lo bem, a ponto de alcançar uma boa repercussão nos comentários aqui feitos. Obrigado.
Old December 27th, 2008, 06:04 PM   #28
tchelllo
BANNED

Likes (Received): 11

Todas as fotos ficaram interessantíssimas, porém as que mais curti, sejam pelo que foi fotografado e pela foto em si foram:

- 02 sede da prefeitura,
- 03 do jequitibá
- 04 da Av Anchieta (ficou muito boa esta foto hein?)
-07 Praça Carlos Gomes
-14 rua Barão de Jaguara (adorei a distribuição das construções na foto
-30 Av dr Thomaz Alves
-59 travessa S. Vicente de Paula
-62 camelôs estendendo a lona
-63 Rua 13 de maio com camelôs.

Obrigado Fabius... Realmente há muitos threads sobre várias cidades médias e grandes brasileiras, porém Campinas que é uma das maiores cidades Brasileiras é muito pouco retratada ultimamente.

Como você escreve que o centro de Campinas teve cara de centro histórico até aproximadamente 1965 então justifica-se que hoje ele contenha poucos prédios históricos comparativamente ao seu tamanho, afinal, nesta época terrível para o país, tudo o que era histórico vinha abaixo para dar lugar aos famosos blocões...

Percebi muita pichação pelas fotos. Geralmente a pichação está ligada (entre outros fatores, não vamos entrar em polêmicas) a desigualdade que leva jovens a buscarem um ""mural" onde possam dizer "hey, existimos, estamos aqui", por não se sentirem fazendo parte da cidade e destes prédios comerciais ou residenciais. Então vai mais uma pergunta? Você tem um feeling quanto a distribuição de renda em Campinas? Você acha que Campinas possui a desigualdade na mesma proporção que a capital?É menor? É maior? Enfim...

Last edited by tchelllo; December 27th, 2008 at 06:42 PM.
tchelllo no está en línea   Reply With Quote
Old December 27th, 2008, 06:19 PM   #29
Fabius_
A cada um o que é seu

Fabius_'s Avatar

De nada, Tchelllo!
Fico feliz que tenha gostado do resultado e do mix de fotos.

Quanto à questão da distribuição de renda, realmente eu não saberia quantificá-la, mas creio que seja semelhante à de São Paulo, talvez até maior.
Sabe como é, Campinas tem favelas ao lado de mansões, mas ao contrário de São Paulo, essa pujança fica meio escondida. É mais fácil e frequente ver o lado feio...o crescimento campineiro foi mais quantitativo que qualitativo, embora haja boas surpresas por aí.

Ano passado fiz seis tópicos, mas este ano dei uma parada. Na minha assinatura há umas ligações, recomendo a você ver a Nova Campinas e o Cambuí, dois bairros que são a síntese da riqueza de Campinas. Mas também fiz um bairro popular: Vila Padre Anchieta.
Old December 27th, 2008, 06:28 PM   #30
tchelllo
BANNED

Quote:
Originally Posted by Fabius_ View Post

De nada, Tchelllo!
Fico feliz que tenha gostado do resultado e do mix de fotos.

Quanto à questão da distribuição de renda, realmente eu não saberia quantificá-la, mas creio que seja semelhante à de São Paulo, talvez até maior.
Sabe como é, Campinas tem favelas ao lado de mansões, mas ao contrário de São Paulo, essa pujança fica meio escondida. É mais fácil e frequente ver o lado feio...o crescimento campineiro foi mais quantitativo que qualitativo, embora haja boas surpresas por aí.

Ano passado fiz seis tópicos, mas este ano dei uma parada. Na minha assinatura há umas ligações, recomendo a você ver a Nova Campinas e o Cambuí, dois bairros que são a síntese da riqueza de Campinas. Mas também fiz um bairro popular: Vila Padre Anchieta.
já estou lá vendo... e já já comento...
Old December 27th, 2008, 06:37 PM   #31
tchelllo
BANNED

Incrível como Campinas é parecida com SP em diversidade de bairros.

O Cambuí é um bairro muito parecido visualmente com a parte mais alta dos Jardins, na parte mais próxima da Av Paulista. Já Nova Campinas é um bairro mais parecido com a parte baixa do Jardim América, incluindo pelo estilo de algumas casas.

A Vl. Pe. Anchieta a Nova Aparecida são bairros típicos de beira de rodovia. Aliás, diga-se de passagem, o visual é muito semelhante onde eu moro, aqui em Carapicuiba.

Campinas realmente tem cara de metrópole!É um orgulho para nós termos uma cidade tão grande e rica, que não seja exatamente capital de estado.
Old December 27th, 2008, 06:40 PM   #32
Farrapo
.

Farrapo's Avatar

Likes (Received): 26

Quote:
Sabia que ia achar isso.
Se bem que na sua opinião nenhum bairro de Campinas se salva. O seu nível de exigência vai além da média das cidades brasileiras. Totalmente compreensível, todos nós devemos rejeitar a feiura urbanística vivida por muitas cidades brasileiras, Campinas inclusa.
Não exagera, Fabius. Eu jamais disso isso. Posso ter sido "um pouco" rígido com a arquitetura média de Campinas, mas isso porque eu esperava mais da cidade, até por ser muito rica e próspera. Nesse aspecto (arquitetura), na minha opinião, Campinas fica devendo bastante, mas, ainda assim, a cidade tem várias qualidades.

Quote:
O Centro de Campinas teve cara de centro histórico até 1965. Até essa época, estava mais próximo do século XIX do que o de hoje. Quer umas fotos?

Teatro Municipal em 1960 (foi demolido em 1965)

http://3.bp.blogspot.com/_Bl7q_K6Trj...trodemol3a.jpg

Vista aérea do Centro (só casas térreas, a maioria do século XIX)

http://4.bp.blogspot.com/_Bl7q_K6Trj...rea+-+1950.JPG

Região da Rua Conceição em 1953. O que está de pé aí é o prédio dos Correios (aquele baixo e largo à esquerda), a Catedral e os prédios (todos eles).

http://2.bp.blogspot.com/_Bl7q_K6Trj...rcial+1953.JPG
Antes de mais nada, valeu pelos esclarecimentos.

Bah, que tristeza esse caso do Teatro Municipal. Acho muito bizarro quando colocam abaixo um prédio significativo pra uma cidade como um teatro desses. Uma coisa é demolir um prédio histórico "qualquer", outra é um teatro, um museu, uma biblioteca... E, pra piorar o caso, esse teatro era super bonito, imponente até... Certamente seria até hoje um dos símbolos da cidade... Que tristeza! O que construíram no lugar? E, atualmente, qual é o teatro "top" de Campinas?
Farrapo no está en línea   Reply With Quote
Old December 27th, 2008, 07:56 PM   #33
Fabius_
A cada um o que é seu

Fabius_'s Avatar

Quote:
Originally Posted by tchelllo View Post
Bom ouvir isso, sempre soube que havia uma diversidade grande de bairros, mas não que fossem tão semelhantes aos de São Paulo.

Quote:
O Cambuí é um bairro muito parecido visualmente com a parte mais alta dos Jardins, na parte mais próxima da Av Paulista. Já Nova Campinas é um bairro mais parecido com a parte baixa do Jardim América, incluindo pelo estilo de algumas casas.
A Nova Campinas também teve o arruamento feito pela City, sem contar que a maioria das casas, principalmente do lado do Cambuí, foi construída nas décadas de 1960 e 1970.

Quote:
A Vl. Pe. Anchieta a Nova Aparecida são bairros típicos de beira de rodovia. Aliás, diga-se de passagem, o visual é muito semelhante onde eu moro, aqui em Carapicuiba.
Que interessante! A visão que eu tenho dos bairros à beira de rodovias em São Paulo é daquela coisa mais espremida como aquelas casas de Perus e Pirituba.

Quote:
Campinas realmente tem cara de metrópole!É um orgulho para nós termos uma cidade tão grande e rica, que não seja exatamente capital de estado.
É como eu disse em outro comentário: São Paulo é de longe o estado mais populoso do Brasil e por isso dispõe de uma hierarquia urbana única que permitiu a existência de tantas cidades dinâmicas e pulsantes.

Quote:
Originally Posted by Farrapo View Post
Não exagera, Fabius. Eu jamais disso isso. Posso ter sido "um pouco" rígido com a arquitetura média de Campinas, mas isso porque eu esperava mais da cidade, até por ser muito rica e próspera. Nesse aspecto (arquitetura), na minha opinião, Campinas fica devendo bastante, mas, ainda assim, a cidade tem várias qualidades.
Eu sei que não. Antes eu considerava o seu nível de exigência algo próximo da chatice. Mas na verdade essa era uma visão simplória e besta minha, da qual eu me desculpo agora. Porque na verdade devemos querer o melhor, não ficarmos conformados com os numerosos erros e defeitos de nossas cidade.
Um outro forista gaúcho em outro tópico disse que Campinas esconde a riqueza que tem, o que é verdade. Viveu-se uma cultura de ostentação bem menor que outras cidades, as pessoas têm medo, querem discrição, encastelam-se em condomínios fechados...

Quote:
Antes de mais nada, valeu pelos esclarecimentos.

Bah, que tristeza esse caso do Teatro Municipal. Acho muito bizarro quando colocam abaixo um prédio significativo pra uma cidade como um teatro desses. Uma coisa é demolir um prédio histórico "qualquer", outra é um teatro, um museu, uma biblioteca... E, pra piorar o caso, esse teatro era super bonito, imponente até... Certamente seria até hoje um dos símbolos da cidade... Que tristeza! O que construíram no lugar? E, atualmente, qual é o teatro "top" de Campinas?
Sim, esse teatro só viveu 35 anos depois da conclusão. A justificativa para sua demolição foi absurda - a fragilidade de sua estrutura. Na demolição, usaram dinamite...o teatro não era fraco. Não houve justificativa, na realidade. Talvez o ******* do Ruy Novaes (o infame prefeito da época) não gostasse da construção, vai saber.

Antes dele, havia no mesmo lugar o Teatro São Carlos, construído no final do Império e demolido em 1924 para dar lugar ao Teatro Municipal. Em 1930 o Teatro Municipal ficou pronto e como disse, demolido em 1965.

No lugar, ficou somente o vazio da praça Rui Barbosa. Nas fotos 18 e 19 do tópico há umas colunas. Essas colunas foram colocadas em 2005 na revitalização da 13 de Maio para marcar o lugar do antigo teatro. Até então não havia nada.

Com a demolição do Teatro Municial, houve a substituição pelo Teatro Castro Mendes (uma antiga sala de cinema), que fica na Vila Industrial, um bairro vizinho ao Centro. Na década seguinte (1975), foi feito um novo complexo no Cambuí, o Centro de Convivência, que tem um teatro subterrâneo para uns 500 lugares (o Teatro Municipal tinha 1.300) e em cima um lugar para espetáculos ao ar livre: o Teatro de Arena.

Fotos minhas:

Centro de Convivência - entrada do teatro

Teatro de Arena

Last edited by Fabius_; December 27th, 2008 at 08:38 PM. Reason: Correções
Fabius_ no está en línea   Reply With Quote
Old December 27th, 2008, 08:00 PM   #34
quid
Registered User

quid's Avatar

Likes (Received): 6

Quote:

Exatamente, no centro não é TÃO parecida assim, mas nos outros threads que eu tinha visto se parece muito com SP.
quid no está en línea   Reply With Quote
Old December 27th, 2008, 08:24 PM   #35
Lucas Souza RF
Registered User

Lucas Souza RF's Avatar

Likes (Received): 290

Não achei ruim o centro de Campinas. Embora aparente ser um pouco caótico e mau cuidado, é de se conformar que isso é um dos problemas de metrópoles (que podemos comparar Campinas tranquilamente com uma)

Last edited by Lucas Souza RF; December 28th, 2008 at 10:17 PM. Reason: esqueci do "dos"
Lucas Souza RF no está en línea   Reply With Quote
Old December 27th, 2008, 08:41 PM   #36
Fabius_
A cada um o que é seu

Fabius_'s Avatar

Quote:
Originally Posted by lucas_1989 View Post
Não achei ruim o centro de Campinas. Embora aparente ser um pouco caótico e mau cuidado, é de se conformar que isso é um problemas de metrópoles (que podemos comparar Campinas tranquilamente com uma)
Ah isso é, Campinas é uma metrópole, sem ser capital. Tem todas as dores e delícias das cidades grandes. Eu adoro esta cidade.
Old December 27th, 2008, 09:44 PM   #37
Emanuel Paiva
Registered User

Emanuel Paiva's Avatar

Likes (Received): 691

Nossa, que emoção em ver a minha querida Campinas! Belas fotos!

Não sou Paulista nem nasci em Campinas, sou Carioca, mas passei a admirar essa cidade pela pujança e organização. Estive pela primeira vez em Campinas em 1987 e fiquei muito impressionado com o tamanho da cidade.

Só acho que a fiação áerea deveria ser aterrada para a cidade ficar mais bela do que já é.

Mais uma vez, parabéns!

Last edited by Emanuel Paiva; December 27th, 2008 at 11:16 PM.
Emanuel Paiva no está en línea   Reply With Quote
Old December 27th, 2008, 09:46 PM   #38
Emanuel Paiva
Registered User

Emanuel Paiva's Avatar

Likes (Received): 691

Quote:

Onde eu assino embaixo???
Emanuel Paiva no está en línea   Reply With Quote
Old December 27th, 2008, 10:46 PM   #39
Driano MG
Mineiro da Mata

Driano MG's Avatar

Likes (Received): 199

Valeu Fabius tinha mta curiosidade de ver mais fotos do centro de Campinas, geralmente essas regiões das nossas gdes cidades são sujas e degradas, mas Campinas até me surpreendeu, não achei tão ruim assim...
Algumas fotos me lembraram o centrão daqui de Juiz de Fora, achei interessante as vielas e algumas ruas com calçamento em paralelepípedos.

Belo thread gostei!
Driano MG no está en línea   Reply With Quote
Old December 27th, 2008, 11:04 PM   #40
Fabius_
A cada um o que é seu

Fabius_'s Avatar

Quote:
Originally Posted by Emanuel Paiva View Post
Nossa, que emoção em ver a minha querida Campinas! Belas fotos!

Não sou paulista nem nasci em Campinas, sou Carioca, mas passei a admirar essa cidade pela pujança e organização. Estive pela primeira vez em Campinas em 1987 e fiquei muito impressionado com o tamanho da cidade.

Só acho que a fiação áerea deveria ser aterrada para a cidade ficar mais bela so que já é.

Mais uma vez, parabéns!
Que entusiasmo!
Fico feliz que tenha esse carinho especial por Campinas, que realmente é uma cidade com potencial para melhorar ainda mais, sem deixar de ser a grande referência que é.

Quote:
Originally Posted by Driano MG View Post
Valeu Fabius tinha mta curiosidade de ver mais fotos do centro de Campinas, geralmente essas regiões das nossas gdes cidades são sujas e degradas, mas Campinas até me surpreendeu, não achei tão ruim assim...
Algumas fotos me lembraram o centrão daqui de Juiz de Fora, achei interessante as vielas e algumas ruas com calçamento em paralelepípedos.

Belo thread gostei!
Ah, sim, já vi fotos do centro de lá e achei bem parecidos os centros. A principal diferença são os morros, que inexistem aqui. Campinas só tem vales, colinas e baixadas.
Quanto às ruas de paralelepípedo, já houve mais. Aí eles cobrem com asfalto e fica uma jequice, porque a camada asfáltica superficial se descola em alguns trechos, deixando buracos de pedra...

Mas que bom que gostou!

Reply

Tags
campinas, centro, região central

Thread Tools
Display Modes

Posting Rules