daily menu » rate the banner | guess the city | one on one

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > São Paulo

Reply

Thread Tools Display Modes
Old December 30th, 2008, 10:41 PM   #61
Fabius_
A cada um o que é seu

Fabius_'s Avatar

Likes (Received): 3

Quote:
Originally Posted by Observador_SJC View Post
Que legal, você voltou a fazer threads de Campinas.
Este local é impressionante pela quantidade de construções altas. Lembro que da primeira vez que fui aí fiquei impressionado, principalmente com a Glicério que é cheia de prédios altos, diferentemente daqui onde o centro é cheio de construções antigas e baixinhas.
É como eu disse, este ano me dediquei mais à fotografia de prédios para o Emporis. Mais para o final do ano, tive problemas com as pilhas recarregáveis... Só agora no fim do ano pude resolver essa questão.

Quanto aos prédios, realmente, a partir de 1955 começou-se a construir cada vez mais alto, 15, 18, 20, 22, 25 pavimentos. Mas parou em 1973 com os 31 pavimentos do Mirante...
É verdade, tenho que voltar e fazer mais tópicos de Campinas. Quem sabe, né?

Sponsored Links

Old December 31st, 2008, 02:31 PM   #62
Cidadaoris
רפאל Ігор - Raphael Igor

Cidadaoris's Avatar

Likes (Received): 45

Muito bom o thread! Realmente ficou bem real, vi as fotos me lembrei muito do Centro quando eu morava em Campinas e andava lá todo dia pela maioria dessa ruas ai que foram fotografadas... . A verdade, o centro merecia ser melhor cuidado pelo porte que a cidade tem, é uma pena.
Cidadaoris no está en línea   Reply With Quote
Old January 7th, 2009, 09:51 PM   #63
PeaceTo
Pacem quae sera tamen

PeaceTo's Avatar

Likes (Received): 0

Olá, Fabius!
Ainda bem que vc me avisou que havia feito esse thread sobre o horroroso centro de Campinas. Desculpe a franqueza...
Como vc sabe, estou um pouco afastado do SSC e se vc não tivesse avisado, esse seu trabalho passaria batido por mim. Parabenizo-o pelo trabalho, que foi bastante fiel à realidade. Afinal, vc não tem culpa pela fiação aérea, pela poluição visual, pelas pixações, pelos prédios velhos e degradados, pela absoluta falta de urbanismo a que foi relegado o centro de Campinas... De todos as contruções históricas preservadas de Campinas, gosto muito da sua foto do Jóquei Clube, armazenada no Emporis.

Falando do Jóquei Clube, segue uma foto que tirei uma vez, a partir da casa de um amigo:

Take a look at: Ilhéus-BA | Caxambu-MG
PeaceTo no está en línea   Reply With Quote
Old January 8th, 2009, 12:24 AM   #64
Fabius_
A cada um o que é seu

Fabius_'s Avatar

Quote:
Originally Posted by Cidadaoris View Post
Muito bom o thread! Realmente ficou bem real, vi as fotos me lembrei muito do Centro quando eu morava em Campinas e andava lá todo dia pela maioria dessa ruas ai que foram fotografadas... . A verdade, o centro merecia ser melhor cuidado pelo porte que a cidade tem, é uma pena.
Fico feliz que tenha gostado!
Eu gosto desse tipo de tópico, mostrando bem a realidade da cidade. No mais, concordo integralmente com a sua opinião.

Quote:
Originally Posted by PeaceTo View Post
Olá, Fabius!
Ainda bem que vc me avisou que havia feito esse thread sobre o horroroso centro de Campinas. Desculpe a franqueza...
Desculpar o quê? Sabemos que é assim mesmo.
Campinas tem um centro muito feio e malcuidado, com poluição sonora e visual intensa. Muita pichação e pouca preocupação urbanística. Mas aí é que Campinas pulsa!

Quote:
Como vc sabe, estou um pouco afastado do SSC e se vc não tivesse avisado, esse seu trabalho passaria batido por mim. Parabenizo-o pelo trabalho, que foi bastante fiel à realidade. Afinal, vc não tem culpa pela fiação aérea, pela poluição visual, pelas pixações, pelos prédios velhos e degradados, pela absoluta falta de urbanismo a que foi relegado o centro de Campinas... De todos as contruções históricas preservadas de Campinas, gosto muito da sua foto do Jóquei Clube, armazenada no Emporis.
Com certeza!

Quote:
Falando do Jóquei Clube, segue uma foto que tirei uma vez, a partir da casa de um amigo:
Bela vista, bem estratégica. Passei na frente desse prédio hoje. Já estamos em 7 de janeiro e ainda não retiraram os apetrechos natalinos da fachada do prédio. É mole?

Mas o Jockey Club Campineiro é um exemplo de conservação, a prefeitura ajuda a instituição a manter o prédio num impecável estado de conservação. Dá gosto de ver. Ele merecia um tópico no Arquitetura e Discussões Urbanas, mas me falta a vontade de pedir autorização para tirar fotos do belo interior do edifício (de 1925) e do primeiro elevador em operação de Campinas (original!).
Old January 8th, 2009, 01:26 AM   #65
Ap_Recife
Terra do Frevo

Ap_Recife's Avatar

Likes (Received): 178

Ficou bom o thread, Fábio.

Centro de cidade grande geralmente é meio degradado mesmo, mas até que achei o de Campinas jeitosinho, hehe.

Valeu por mostrar mais essa face da sua bela cidade. Pena que não pude conhecê-la.
Old January 8th, 2009, 02:06 AM   #66
Pé Vermelho
Pé Vermelho

Pé Vermelho's Avatar

Likes (Received): 301

Nossa, não havia visto esse thread!
Maravilhoso trabahlo Fabius, parabéns!
Gostei muito dessas fotos do centrão de Campinas!
O título do thread resume tudo!
Parabéns + uma vez!

PROJETO DE REESTRUTURAÇÃO DA AVENIDA COLOMBO COM A IMPLANTAÇÃO DE UM NOVO MODAL DE TRANSPORTE PÚBLICO:

http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1331181
Pé Vermelho no está en línea   Reply With Quote
Old January 8th, 2009, 11:13 AM   #67
Fabius_
A cada um o que é seu

Fabius_'s Avatar

Quote:
Originally Posted by Ap_Recife View Post
Ficou bom o thread, Fábio.

Centro de cidade grande geralmente é meio degradado mesmo, mas até que achei o de Campinas jeitosinho, hehe.

Valeu por mostrar mais essa face da sua bela cidade. Pena que não pude conhecê-la.
Quote:
Originally Posted by Pé Vermelho View Post
Nossa, não havia visto esse thread!
Maravilhoso trabahlo Fabius, parabéns!
Gostei muito dessas fotos do centrão de Campinas!
O título do thread resume tudo!
Parabéns + uma vez!
Obrigado pelas considerações de vocês!
Old January 30th, 2009, 04:07 PM   #68
Rodrigooliveira
Rodrigo De Oliveira

Rodrigooliveira's Avatar

Fotos muito boa mais eu espera encontrar um centro mais moderno...
Old January 30th, 2009, 06:38 PM   #69
André_SJC
Registered User

André_SJC's Avatar

Que bacana, o centro de Campinas é muito bom, gostei!
Só está precisando de uma revitalização, colocar a fiação subterrânea, melhorar a calçada, colocar mais bancos e lixeiras etc...
André_SJC está en línea ahora   Reply With Quote
Old January 30th, 2009, 07:37 PM   #70
Pedro Paulo Carreira
Registered User

Likes (Received): 2

O prefeito de Campinas, Dr. Helio pretende revitalizar todo o centro de Campinas. Quando isso acontecerá não sabemos. Há inclusive um plano para construção de grandes torres comerciais (bem maiores que o Centro Empresarial Conceição) entre a Rua Barão de Jaguara e Glicério. No antigo páteo ferroviário há uma proposta urbanistica do Jaime Lerner que mudará radicalmente a região, com o aproveitamento dos antigos prédios da ferrovia para instalação de teatros, shopping inclusive a construção de uma torre comercial de 40 andares, tudo integrado ao futuro trem bala que sairá do local. Se tudo isso sair do papel o centro será transformado radicalmente. Vamos esperar.
Pedro Paulo Carreira no está en línea   Reply With Quote
Old January 30th, 2009, 11:02 PM   #71
Fabius_
A cada um o que é seu

Fabius_'s Avatar

Quote:
Originally Posted by Rodrigooliveira View Post
Fotos muito boa mais eu espera encontrar um centro mais moderno...
O Centro não tem muitos prédios novos, poucos foram feitos depois do início dos anos 1980. Talvez por isso haja essa impressão de "falta de modernidade".

Quote:
Originally Posted by André_SJC View Post
Que bacana, o centro de Campinas é muito bom, gostei!
Só está precisando de uma revitalização, colocar a fiação subterrânea, melhorar a calçada, colocar mais bancos e lixeiras etc...
Boas propostas, mas Campinas está bem atrás de São José dos Campos no que diz respeito a preocupação urbanística...
Falo isso com propriedade, eu conheço SJC e adoro a cidade. Seria uma das poucas cidades nas quais eu viveria sentindo-me bem.

Quote:
Originally Posted by Pedro Paulo Carreira View Post
O prefeito de Campinas, Dr. Helio pretende revitalizar todo o centro de Campinas. Quando isso acontecerá não sabemos. Há inclusive um plano para construção de grandes torres comerciais (bem maiores que o Centro Empresarial Conceição) entre a Rua Barão de Jaguara e Glicério. No antigo páteo ferroviário há uma proposta urbanistica do Jaime Lerner que mudará radicalmente a região, com o aproveitamento dos antigos prédios da ferrovia para instalação de teatros, shopping inclusive a construção de uma torre comercial de 40 andares, tudo integrado ao futuro trem bala que sairá do local. Se tudo isso sair do papel o centro será transformado radicalmente. Vamos esperar.
Disso tudo eu já ouvi falar, mas ele já prometeu tanta coisa...com o esfriamento da economia, as pichadores dominando o pedaço, não vejo chances para a revitalização efetiva do Centro. No máximo, uns cuidados paliativos para que ele não piore.

Quanto aos prédios, duvido que eles sejam muito maiores que o CE Conceição. No render, eles pareciam ter no máximo uns 30 pavimentos, o que não lhes daria tanto destaque assim.

A única medida boa é que já começaram a demolir a velha rodoviária...
Old January 31st, 2009, 12:54 AM   #72
Aimplicio.simples
Registered User

Aimplicio.simples's Avatar

Sério

E o que vão construir no lugar, já decidiram?
Aimplicio.simples no está en línea   Reply With Quote
Old January 31st, 2009, 12:55 AM   #73
Aimplicio.simples
Registered User

Aimplicio.simples's Avatar

Fabius

Sério?E o que vão construir no lugar, já decidiram?
Aimplicio.simples no está en línea   Reply With Quote
Old January 31st, 2009, 01:28 AM   #74
RRC
Pacem in Terris

RRC's Avatar

Muito bom o thread, as fotos estão muito bem tiradas

Conheci um pouco do centro de Campinas, er aum domingo de manhã então não deu pra avaliar o movimento, mas pude constatar o que o Fabius falou, a região peca no urbanismo mas tem prédios e ruas interessantes, além do verde. Com um pouco mais de cuidado ficaria um lugar excelente. Potencial não falta
RRC no está en línea   Reply With Quote
Old January 31st, 2009, 10:45 AM   #75
BraVision
BANNED

Likes (Received): 54

Campinas com olhos de visionario

Gostei do thread. Me tras otimas lembrancas do Centro, morei no Jardim Proenca entre 1990 e 1994. E' uma pena que depois de 14 anos o Centro me parece muito degradado. Por ser um polo industrial e tecnologico do Estado de Sao Paulo a cidade merecia um investimento do PAC pra revitalisar o Centro. Esta fiacao aerea so piora o aspecto devido as ruas serem muito estreitas. Esperava ver as lojas terem portas de vidros em vez destas antigas portas de aco que da um aspecto de cidade de terceiro mundo. E' uma pena, espero que apareca um prefeito com visao, e transforme o centro, fortalencendo o comercio, melhorando as pracas e criando algo muito comum em cidades europeias, muito caffees e restaurantes e bares, atraindo de volta a populacao com maior poder aquisitivo. Mesmo aqui em Melbourne, ha quize anos atras o Centro era morto e feio, pois construiram shopping centers, caffees, cinemas e restaurantes e pracas culturais. Foi um sucesso e hoje a maioria da populacao jovem dos suburbios frequentam o centro da cidade que e' muito ativo nos fins de semana. Mas no todo, valeu o post, vamos torcer por um prefeito visionario tomar posse um dia e ter olho empresarial pra revitalisar o centro da cidade de interior mais importante do Brasil.
BraVision no está en línea   Reply With Quote
Old January 31st, 2009, 11:07 AM   #76
Fabius_
A cada um o que é seu

Fabius_'s Avatar

Quote:
Originally Posted by Aimplicio.simples View Post
Sério?E o que vão construir no lugar, já decidiram?
Um shopping com duas torres comerciais sobre ele, coisa assim. Mais informações aqui:

http://www.cosmo.com.br/noticia/2021...odoviaria.html

Quote:
Originally Posted by RRC View Post
Muito bom o thread, as fotos estão muito bem tiradas

Conheci um pouco do centro de Campinas, er aum domingo de manhã então não deu pra avaliar o movimento, mas pude constatar o que o Fabius falou, a região peca no urbanismo mas tem prédios e ruas interessantes, além do verde. Com um pouco mais de cuidado ficaria um lugar excelente. Potencial não falta
Sem dúvida!

Quote:
Originally Posted by BraVision View Post
Gostei do thread. Me tras otimas lembrancas do Centro, morei no Jardim Proenca entre 1990 e 1994. E' uma pena que depois de 14 anos o Centro me parece muito degradado. Por ser um polo industrial e tecnologico do Estado de Sao Paulo a cidade merecia um investimento do PAC pra revitalisar o Centro. Esta fiacao aerea so piora o aspecto devido as ruas serem muito estreitas. Esperava ver as lojas terem portas de vidros em vez destas antigas portas de aco que da um aspecto de cidade de terceiro mundo. E' uma pena, espero que apareca um prefeito com visao, e transforme o centro, fortalencendo o comercio, melhorando as pracas e criando algo muito comum em cidades europeias, muito caffees e restaurantes e bares, atraindo de volta a populacao com maior poder aquisitivo. Mesmo aqui em Melbourne, ha quize anos atras o Centro era morto e feio, pois construiram shopping centers, caffees, cinemas e restaurantes e pracas culturais. Foi um sucesso e hoje a maioria da populacao jovem dos suburbios frequentam o centro da cidade que e' muito ativo nos fins de semana. Mas no todo, valeu o post, vamos torcer por um prefeito visionario tomar posse um dia e ter olho empresarial pra revitalisar o centro da cidade de interior mais importante do Brasil.
Bom relato. Obrigado por contar sua experiência.
O Proença eu fotografei em 2007, está no link em minha assinatura. Creio que vá gostar de rever o bairro.
Old January 31st, 2009, 08:34 PM   #77
Marcelo Victor
Chupa q é de Uva..

Marcelo Victor's Avatar

Likes (Received): 11

otimas fotos
Marcelo Victor no está en línea   Reply With Quote
Old February 2nd, 2009, 09:25 PM   #78
Fabius_
A cada um o que é seu

Fabius_'s Avatar

Quote:
Originally Posted by Marcelo Victor View Post
otimas fotos
Obrigado, mesmo sabendo que poderia ter feito muito melhor! Já imaginou numa manhã de outono ou inverno, com o céu azulzinho e limpo? Fiz o que dava num céu chumbado de fim de tarde no verão...
Old February 3rd, 2009, 11:46 PM   #79
Giovana_ca
Giovana

Thumbs up

Fabius, como sempre, fico muito feliz em ver seus threads...ótimas fotos!!!
Tudo o que foi falado aqui a respeito do lixo, das calçadas mal cuidadas, da falta de cuidados com o urbanismo é verdade....Mas de qualquer forma amo essa cidade, cada lugar das fotos que você tirou me traz uma lembrança daí, e foi muito bom pra matar um pouco das saudades....
Obrigada! Parabéns pelo thread!
Giovana_ca no está en línea   Reply With Quote
Old February 3rd, 2009, 11:56 PM   #80
Giovana_ca
Giovana

Me lembrei de mais uma coisa, vendo as fotos do mercadão...Aqueles detalhes da pintura, em cima, tem um pouquinho da minha participação....Em 95, ou 96, não sei com certeza, houve uma restauração no mercadão, não? Aquelas pinturas foram feitas com um "molde" de um tipo de adesivo, pela empresa que eu trabalhava na época....
Como você vê, todas as fotos trouxeram muitas lembranças!
Obrigada de novo!
Giovana_ca no está en línea   Reply With Quote

Reply

Tags
campinas, centro, região central

Thread Tools
Display Modes

Posting Rules