daily menu » news links | rate the banner | guess the satellite | guess the city | one on one

Go Back   SkyscraperCity > Latin American Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Sul

Reply

Thread Tools Display Modes
Old December 27th, 2008, 05:05 AM   #1
renehass
Rene Hass

renehass's Avatar

A tranqüilidade do bairro de Ipanema (em Porto Alegre, RS)

Para matar a curiosidade de muitos não porto-alegrenses, desta vez, gostaria de mostrar aos foristas um pouco do bairro de Ipanema na zona sul de Porto Alegre.

Embora não tenha mar, a agitação e o mesmo glamour da Ipanema carioca, o nosso bairro de Ipanema também tem praia – no Lago Guaíba – e mantém o seu charme próprio e tranqüilidade.

Nos anos 70, era para lá que convergiam os jovens de Porto Alegre nos fins de semana do quase insuportável verão porto-alegrense. Nos anos 80, a praia do bairro entrou em decadência. Nos anos 90, houve uma revitalização quando a prefeitura removeu os bares na beira da praia – todos irregulares – e construiu o calçadão e a ciclovia.

Ipanema é hoje o melhor local de Porto Alegre onde a população consegue ter contato saudável com o Guaíba. Não me refiro a banhar-se nas águas do lago, posto que elas são poluídas, e sim ao fato de que ali se pode caminhar tranquilamente, conversar com os amigos no calçadão, tomar chimarrão observando o magnífico por do sol. Alguns corajosos se aventuram a banhar-se nas águas. E outros, mais esnobes, exibem seus Jet-skis. A propósito, há uma área designada na praia somente para a prática do Jet-ski.

Ipanema é um bairro predominantemente residencial embora haja alguns bares na avenida Guaíba. Nas avenidas Coronel Marcos e Tramandaí (não retratadas em fotos aqui) há bares e restaurantes sofisticados e um ponto de comércio.

Considero Ipanema um bairro elitizado, pois ali vive uma mistura de classe média e classe média alta. São freqüentes as casas e condomínios de alto padrão. Aos que não conhecem Porto Alegre – ou conhecem-na muito pouco – e um dia visitarão a cidade – ou retornarão a ela – recomendo um passeio pela Avenida Guaíba em Ipanema. Os dias de semana são mais tranqüilos. Nos fins de semana, mesmo no inverno, costuma ficar apinhada.

As fotos que vocês verão nesse thread foram todas tiradas por mim em momentos diferentes. A maioria delas (da foto 17 à 113), entretanto, foi tirada na tarde do dia 26/12/2008.

As fotos mostram a praia à beira do lago, o lago, o calçadão, o por do sol (no verão e no inverno), a avenida Guaíba, as ruas internas do bairro, e algumas casas.

Espero que as apreciem!

PARTE I

Foto 01

Foto 02

Foto 03

Foto 04

Foto 05

Foto 06

Foto 07

Foto 08

Foto 09

Foto 10

Foto 11

Foto 12

Foto 13

Foto 14

Foto 15

Foto 16

Foto 17

Foto 18

Foto 19

Foto 20

Foto 21

Foto 22

Foto 23

Foto 24

Foto 25

Foto 26

Foto 27

Foto 28

Foto 29

Foto 30

Foto 31

Foto 32

Foto 33

Foto 34

Foto 35

Foto 36

Foto 37

Foto 38

Foto 39

Foto 40

Foto 41

Foto 42

Foto 43

Foto 44

Foto 45

Foto 46

Foto 47

Foto 48

Foto 49

Foto 50

Last edited by renehass; December 27th, 2008 at 05:18 AM.
renehass no está en línea   Reply With Quote
Old December 27th, 2008, 05:07 AM   #2
Tourniquet
Jesus vive!

Tourniquet's Avatar

Ahhhhh... nada se compara ao Rio de Janeiro.

Brincadeirinha. hauhauhauhauhau
Lindo o bairro. Um dos poucos lugares que eu fui e gostei de Poa.
Tourniquet no está en línea   Reply With Quote
Old December 27th, 2008, 05:10 AM   #3
renehass
Rene Hass

renehass's Avatar

PARTE II

Foto 51

Foto 52

Foto 53

Foto 54

Foto 55

Foto 56

Foto 57

Foto 58

Foto 59

Foto 60

Foto 61

Foto 62

Foto 63

Foto 64

Foto 65

Foto 66

Foto 67

Foto 68

Foto 69

Foto 70

Foto 71

Foto 72

Foto 73

Foto 74

Foto 75

Foto 76

Foto 77

Foto 78

Foto 79

Foto 80

Foto 81

Foto 82

Foto 83

Foto 84

Foto 85

Foto 86

Foto 87

Foto 88

Foto 89

Foto 90

Foto 91

Foto 92

Foto 93

Foto 94

Foto 95

Foto 96

Foto 97

Foto 98

Foto 99

Foto 100
Old December 27th, 2008, 05:14 AM   #4
renehass
Rene Hass

renehass's Avatar

PARTE III

Foto 101

Foto 102

Foto 103

Foto 104

Foto 105

Foto 106

Foto 107

Foto 108

Foto 109

Foto 110

Foto 111

Foto 112

Foto 113

Foto 114

Foto 115

Foto 116

Foto 117

Foto 118

Foto 119

Foto 120

Foto 121

Foto 122

Foto 123

Foto 124

Foto 125

Foto 126

Foto 127

Foto 128

Foto 129

Foto 130

Foto 131

Foto 132

Foto 133

Foto 134

Foto 135

Foto 136

Foto 137

Foto 138

Foto 139

Foto 140

Foto 141

Foto 142

Foto 143

Foto 144

Foto 145

Foto 146

Foto 147

Foto 148

Foto 149

Foto 150

Foto 151

Foto 152

Foto 153

Foto 154

Foto 155

Foto 156

Foto 157

Foto 158

Foto 159
Old December 27th, 2008, 05:37 AM   #5
Farrapo
www.fotolog.com/pelotasrs

Farrapo's Avatar

Hmmm, vou ser bem sincero (e, "talvez", chato )... Esperava mais do thread... Quando vi que tinha 159 fotos, imaginei que o bairro seria "dissecado", heheh... Ok, algumas ruas internas e casas foram mostradas, mas, no fim, foi quase uma overdose do Guaíba, heheh...

Enfim... Continuo querendo conhecer Ipanema mais a fundo...

De qualquer maneira, valeu pelas fotos... Apesar das "críticas", ficaram bem legais!
Farrapo no está en línea   Reply With Quote
Old December 27th, 2008, 06:00 AM   #6
renehass
Rene Hass

renehass's Avatar

Quote:
Originally Posted by Farrapo View Post
Hmmm, vou ser bem sincero (e, "talvez", chato )... Esperava mais do thread... Quando vi que tinha 159 fotos, imaginei que o bairro seria "dissecado", heheh... Ok, algumas ruas internas e casas foram mostradas, mas, no fim, foi quase uma overdose do Guaíba, heheh...

Enfim... Continuo querendo conhecer Ipanema mais a fundo...

De qualquer maneira, valeu pelas fotos... Apesar das "críticas", ficaram bem legais!
Oi, Farrapo!

Não tem problema algum. Eu sei que você é bastante crítico, especialmente quando se trata de alguma coisa envolvendo Porto Alegre.

Na verdade, essas fotos estão dissecando o bairro, só que na avenida Guaíba e em algumas ruas internas avançando uma quadra a partir da avenida Guaíba. Ipanema é um bairro ótimo para a população interagir com o lago. É impossível ir lá e não tirar várias fotos do Guaíba, especialmente no final da tarde. Se for no inverno, melhor ainda, pois os melhores pores do sol em Porto Alegre são os do inverno.

Quando você for a Ipanema, sugiro ir em dia de semana se você quiser fotografar. Nos finais de semana fica muito cheio de gente.

Ah, seja bem vindo a Porto Alegre, seu novo lar. Há muitas coisas aqui para você descobrir.

Um abração!
Old December 27th, 2008, 06:20 AM   #7
Farrapo
www.fotolog.com/pelotasrs

Farrapo's Avatar

Quote:
Originally Posted by renehass View Post
Oi, Farrapo!

Não tem problema algum. Eu sei que você é bastante crítico, especialmente quando se trata de alguma coisa envolvendo Porto Alegre.

Na verdade, essas fotos estão dissecando o bairro, só que na avenida Guaíba e em algumas ruas internas avançando uma quadra a partir da avenida Guaíba. Ipanema é um bairro ótimo para a população interagir com o lago. É impossível ir lá e não tirar várias fotos do Guaíba, especialmente no final da tarde. Se for no inverno, melhor ainda, pois os melhores pores do sol em Porto Alegre são os do inverno.

Quando você for a Ipanema, sugiro ir em dia de semana se você quiser fotografar. Nos finais de semana fica muito cheio de gente.

Ah, seja bem vindo a Porto Alegre, seu novo lar. Há muitas coisas aqui para você descobrir.

Um abração!

Muito obrigado!

E valeu pela sugestão também!

Abraço!
Farrapo no está en línea   Reply With Quote
Old December 27th, 2008, 09:35 AM   #8
RG
RG

RG's Avatar

Muito bom, parece ter uma qualidade de vida invejável!
RG no está en línea   Reply With Quote
Old December 27th, 2008, 02:19 PM   #9
Wilton Lage
Registered User

Wilton Lage's Avatar

Excelente!

Oi René... o lugar pareceu-me muito agradável, e esta relação do bairro com o Guaíba é bem evidente. Adorei a tranquilidade do lugar, e para um arquiteto como eu, as casas são magníficas. Mas o mérito maior está na qualidade das tuas fotos. Parabéns!
Wilton Lage no está en línea   Reply With Quote
Old December 27th, 2008, 08:36 PM   #10
TêAgá

TêAgá's Avatar

Gostei muito, local bem agradável!

Rene, fica distante do Centro de Porto Alegre? Tem como colocar um mapa ou algo do Google Earth para conferirmos a localização?

A Orla lembra muito a Praia do Cacupé em Florianópolis. Uma pena o Guaíba ser poluído, poderia ser uma praia espetacular, ao menos como alternativa ao litoral.

belo trabalho, fotos muito bonitas, aliás, uma overdose de fotos.

Flickr - Fotos no SSC

SÃO PAULO F.C - O Único Hexacampeão Brasileiro sem asteriscos e letras miúdas.
TêAgá no está en línea   Reply With Quote
Old December 27th, 2008, 09:18 PM   #11
noize
NON FVCKOR FVCKO

noize's Avatar

Fotos muito boas! Mas sinto falta de regiões como a Av. Wenceslau Escobar e Av. Coronel Marcos, que abrangem a área comercial da Zona Sul.
Old December 27th, 2008, 10:18 PM   #12
renehass
Rene Hass

renehass's Avatar

Quote:
Originally Posted by thgteixeira View Post
Gostei muito, local bem agradável!

Rene, fica distante do Centro de Porto Alegre? Tem como colocar um mapa ou algo do Google Earth para conferirmos a localização?

A Orla lembra muito a Praia do Cacupé em Florianópolis. Uma pena o Guaíba ser poluído, poderia ser uma praia espetacular, ao menos como alternativa ao litoral.

belo trabalho, fotos muito bonitas, aliás, uma overdose de fotos.
Olá, thgteixeira:

Eis o mapa que você pediu:

Eu fiz duas simulações no Google Earth.

Na primeira simulação, em linha reta, a partir do marco zero (em frente a Prefeitura Municipal no centro de Porto Alegre), são cerca de 12km.

Na segunda simulação, também partindo do marco zero no centro de Porto Alegre até a esquina da Dea Coufal com avenida Guaíba (foto 103 abaixo), seguindo as ruas como se estivéssemos nos dirigindo a Ipanema de carro, são 14km.

Foto 103

Até por volta do final dos anos 70, o Guaíba não era poluído e Ipanema, assim como os bairros vizinhos de Espírito Santo e Guarajá, ofereciam condições de balneabilidade. Assim, os finais de semana em Ipanema e arredores eram tão apinhados quanto as praias do litoral norte do Rio Grande do Sul.

Há projeto de despoluição do Guaíba. O Lago hoje já menos poluído do que já foi nos anos 80. Mas ainda há muito a se fazer.

Abraços!
Old December 27th, 2008, 10:20 PM   #13
renehass
Rene Hass

renehass's Avatar

Quote:
Originally Posted by noize View Post
Fotos muito boas! Mas sinto falta de regiões como a Av. Wenceslau Escobar e Av. Coronel Marcos, que abrangem a área comercial da Zona Sul.
Olá, Noize!

A Wenceslau Escobar fica nos bairros Cristal e Tristeza e não em Ipanema. Eu tenho planos de organizar um thread sobre a Tristeza. Daí colocarei fotos da Wenceslau Escobar.

Realmente faltaram fotos da Avenida Coronel Marcos.

Abraços!
Old December 27th, 2008, 10:23 PM   #14
renehass
Rene Hass

renehass's Avatar

Quote:
Originally Posted by Wilton Lage View Post
Oi René... o lugar pareceu-me muito agradável, e esta relação do bairro com o Guaíba é bem evidente. Adorei a tranquilidade do lugar, e para um arquiteto como eu, as casas são magníficas. Mas o mérito maior está na qualidade das tuas fotos. Parabéns!
Olá, Wilton! Obrigado! No dia que você vier a POA, você vai ficar encantado com as construções daqui. Abraços!
Old December 27th, 2008, 10:58 PM   #15
RVpoa
Registered User

RVpoa's Avatar

Belas fotos, fui poucas vezes a Ipanema, mas é um bairro que faz parecer que estamos em outra cidade, não sei se pelas ruas planas e reticuladas ou pela proximidade com o Rio que lhe dá outro aspecto, gosto muito desse bairro, embora o considere um tanto afastado da área de vida mais intensa da cidade. Mas é uma região que tem diversificado as atividades e está gerando um pólo comercial local.As fotos estão maravilhosas....valeu por postar.
RVpoa está en línea ahora   Reply With Quote
Old December 27th, 2008, 11:07 PM   #16
GilsonBarros
Thiago Agom

GilsonBarros's Avatar

Bom... Acho que matou minha curiosidade Renehass...
Encantador mesmo... Acho que a prefeitura poderia explorar mais Ipanema.
Old December 28th, 2008, 12:19 AM   #17
tonyssa
Registered User

Linda essa região de Porto Alegre. As imagens à beira do lago estão fantásticas. Parabéns pelo Thread!
tonyssa no está en línea   Reply With Quote
Old December 28th, 2008, 05:00 AM   #18
TêAgá

TêAgá's Avatar

Quote:
Olá, thgteixeira:

Eis o mapa que você pediu:

Eu fiz duas simulações no Google Earth.

Na primeira simulação, em linha reta, a partir do marco zero (em frente a Prefeitura Municipal no centro de Porto Alegre), são cerca de 12km.

Na segunda simulação, também partindo do marco zero no centro de Porto Alegre até a esquina da Dea Coufal com avenida Guaíba (foto 103 abaixo), seguindo as ruas como se estivéssemos nos dirigindo a Ipanema de carro, são 14km.

Foto 103

Até por volta do final dos anos 70, o Guaíba não era poluído e Ipanema, assim como os bairros vizinhos de Espírito Santo e Guarajá, ofereciam condições de balneabilidade. Assim, os finais de semana em Ipanema e arredores eram tão apinhados quanto as praias do litoral norte do Rio Grande do Sul.

Há projeto de despoluição do Guaíba. O Lago hoje já menos poluído do que já foi nos anos 80. Mas ainda há muito a se fazer.

Abraços!
Obrigado pela tua explicação e pela tua paciência Rene! Espero que o projeto caminhe a passos largos, e que o local possa voltar a ser desfrutado com o seu máximo potencial. A Vista e o ambiente já compensam muito! Vou tentar fazer uma visita ao bairro em janeiro.

Quote:
Olá, Noize!

A Wenceslau Escobar fica nos bairros Cristal e Tristeza e não em Ipanema. Eu tenho planos de organizar um thread sobre a Tristeza. Daí colocarei fotos da Wenceslau Escobar.

Realmente faltaram fotos da Avenida Coronel Marcos.

Abraços!
Sobre o nome "Tristeza", ele sempre me despertou muita curiosidade, pesquisando, descobri que as origens estavam ligadas a uma antiga estação ferroviária, da antiga Estrada de Ferro do Riacho, que partia de Porto Alegre (estação demolida para a construção dos elevados) e seguia até Pedra Redonda.

A Estação foi nomeada como "Tristeza" segundo alguns por este motivo: "O nome Tristeza vem de um senhor que morava naquela casa que existia ao lado do Cine Gioconda, perto do posto Dioga. Este, já idoso, sempre se queixava da vida quando cumprimentado por pessoas que por ali passavam, exclamando: Que tristeza! E aí o pessoal que visitava a região nos finais de semana se organizava com a expressão: Vamos ao Tristeza!""

Bem curioso!

Flickr - Fotos no SSC

SÃO PAULO F.C - O Único Hexacampeão Brasileiro sem asteriscos e letras miúdas.
TêAgá no está en línea   Reply With Quote
Old December 28th, 2008, 05:05 AM   #19
aleochi
Registered User

aleochi's Avatar

Gente mas que lugar lindo!

2016: THE OLYMPIC GAMES OF RIO DE JANEIRO!
aleochi no está en línea   Reply With Quote
Old December 29th, 2008, 04:03 AM   #20
Alemão Xucro
Registered User

Dedicação que resultou num excelente trabalho. Parabéns! Fizeste um inventário da orla de Ipanema.
Alemão Xucro no está en línea   Reply With Quote

Reply

Thread Tools
Display Modes

Posting Rules