|
|
|
|
#1 |
|
Rene Hass
|
A tranqüilidade do bairro de Ipanema (em Porto Alegre, RS)
Para matar a curiosidade de muitos não porto-alegrenses, desta vez, gostaria de mostrar aos foristas um pouco do bairro de Ipanema na zona sul de Porto Alegre.
Embora não tenha mar, a agitação e o mesmo glamour da Ipanema carioca, o nosso bairro de Ipanema também tem praia – no Lago Guaíba – e mantém o seu charme próprio e tranqüilidade. Nos anos 70, era para lá que convergiam os jovens de Porto Alegre nos fins de semana do quase insuportável verão porto-alegrense. Nos anos 80, a praia do bairro entrou em decadência. Nos anos 90, houve uma revitalização quando a prefeitura removeu os bares na beira da praia – todos irregulares – e construiu o calçadão e a ciclovia. Ipanema é hoje o melhor local de Porto Alegre onde a população consegue ter contato saudável com o Guaíba. Não me refiro a banhar-se nas águas do lago, posto que elas são poluídas, e sim ao fato de que ali se pode caminhar tranquilamente, conversar com os amigos no calçadão, tomar chimarrão observando o magnífico por do sol. Alguns corajosos se aventuram a banhar-se nas águas. E outros, mais esnobes, exibem seus Jet-skis. A propósito, há uma área designada na praia somente para a prática do Jet-ski. Ipanema é um bairro predominantemente residencial embora haja alguns bares na avenida Guaíba. Nas avenidas Coronel Marcos e Tramandaí (não retratadas em fotos aqui) há bares e restaurantes sofisticados e um ponto de comércio. Considero Ipanema um bairro elitizado, pois ali vive uma mistura de classe média e classe média alta. São freqüentes as casas e condomínios de alto padrão. Aos que não conhecem Porto Alegre – ou conhecem-na muito pouco – e um dia visitarão a cidade – ou retornarão a ela – recomendo um passeio pela Avenida Guaíba em Ipanema. Os dias de semana são mais tranqüilos. Nos fins de semana, mesmo no inverno, costuma ficar apinhada. As fotos que vocês verão nesse thread foram todas tiradas por mim em momentos diferentes. A maioria delas (da foto 17 à 113), entretanto, foi tirada na tarde do dia 26/12/2008. As fotos mostram a praia à beira do lago, o lago, o calçadão, o por do sol (no verão e no inverno), a avenida Guaíba, as ruas internas do bairro, e algumas casas. Espero que as apreciem! ![]() PARTE I Foto 01 ![]() Foto 02 ![]() Foto 03 ![]() Foto 04 ![]() Foto 05 ![]() Foto 06 ![]() Foto 07 ![]() Foto 08 ![]() Foto 09 ![]() Foto 10 ![]() Foto 11 ![]() Foto 12 ![]() Foto 13 ![]() Foto 14 ![]() Foto 15 ![]() Foto 16 ![]() Foto 17 ![]() Foto 18 ![]() Foto 19 ![]() Foto 20 ![]() Foto 21 ![]() Foto 22 ![]() Foto 23 ![]() Foto 24 ![]() Foto 25 ![]() Foto 26 ![]() Foto 27 ![]() Foto 28 ![]() Foto 29 ![]() Foto 30 ![]() Foto 31 ![]() Foto 32 ![]() Foto 33 ![]() Foto 34 ![]() Foto 35 ![]() Foto 36 ![]() Foto 37 ![]() Foto 38 ![]() Foto 39 ![]() Foto 40 ![]() Foto 41 ![]() Foto 42 ![]() Foto 43 ![]() Foto 44 ![]() Foto 45 ![]() Foto 46 ![]() Foto 47 ![]() Foto 48 ![]() Foto 49 ![]() Foto 50
Visite meu blog LUGARES POR ONDE PASSEI. Please, visit my blog PLACES I HAVE BEEN TO. Last edited by renehass; December 27th, 2008 at 05:18 AM. |
|
|
|
|
|
#2 |
|
Fully alive
|
Ahhhhh... nada se compara ao Rio de Janeiro.
![]() Brincadeirinha. hauhauhauhauhau Lindo o bairro. Um dos poucos lugares que eu fui e gostei de Poa.
|
|
|
#3 |
|
Rene Hass
|
PARTE II
Foto 51 ![]() Foto 52 ![]() Foto 53 ![]() Foto 54 ![]() Foto 55 ![]() Foto 56 ![]() Foto 57 ![]() Foto 58 ![]() Foto 59 ![]() Foto 60 ![]() Foto 61 ![]() Foto 62 ![]() Foto 63 ![]() Foto 64 ![]() Foto 65 ![]() Foto 66 ![]() Foto 67 ![]() Foto 68 ![]() Foto 69 ![]() Foto 70 ![]() Foto 71 ![]() Foto 72 ![]() Foto 73 ![]() Foto 74 ![]() Foto 75 ![]() Foto 76 ![]() Foto 77 ![]() Foto 78 ![]() Foto 79 ![]() Foto 80 ![]() Foto 81 ![]() Foto 82 ![]() Foto 83 ![]() Foto 84 ![]() Foto 85 ![]() Foto 86 ![]() Foto 87 ![]() Foto 88 ![]() Foto 89 ![]() Foto 90 ![]() Foto 91 ![]() Foto 92 ![]() Foto 93 ![]() Foto 94 ![]() Foto 95 ![]() Foto 96 ![]() Foto 97 ![]() Foto 98 ![]() Foto 99 ![]() Foto 100
|
|
|
#4 |
|
Rene Hass
|
PARTE III
Foto 101 ![]() Foto 102 ![]() Foto 103 ![]() Foto 104 ![]() Foto 105 ![]() Foto 106 ![]() Foto 107 ![]() Foto 108 ![]() Foto 109 ![]() Foto 110 ![]() Foto 111 ![]() Foto 112 ![]() Foto 113 ![]() Foto 114 ![]() Foto 115 ![]() Foto 116 ![]() Foto 117 ![]() Foto 118 ![]() Foto 119 ![]() Foto 120 ![]() Foto 121 ![]() Foto 122 ![]() Foto 123 ![]() Foto 124 ![]() Foto 125 ![]() Foto 126 ![]() Foto 127 ![]() Foto 128 ![]() Foto 129 ![]() Foto 130 ![]() Foto 131 ![]() Foto 132 ![]() Foto 133 ![]() Foto 134 ![]() Foto 135 ![]() Foto 136 ![]() Foto 137 ![]() Foto 138 ![]() Foto 139 ![]() Foto 140 ![]() Foto 141 ![]() Foto 142 ![]() Foto 143 ![]() Foto 144 ![]() Foto 145 ![]() Foto 146 ![]() Foto 147 ![]() Foto 148 ![]() Foto 149 ![]() Foto 150 ![]() Foto 151 ![]() Foto 152 ![]() Foto 153 ![]() Foto 154 ![]() Foto 155 ![]() Foto 156 ![]() Foto 157 ![]() Foto 158 ![]() Foto 159
|
|
|
#5 |
|
www.fotolog.com/pelotasrs
|
Hmmm, vou ser bem sincero (e, "talvez", chato
)... Esperava mais do thread... Quando vi que tinha 159 fotos, imaginei que o bairro seria "dissecado", heheh... Ok, algumas ruas internas e casas foram mostradas, mas, no fim, foi quase uma overdose do Guaíba, heheh... Enfim... Continuo querendo conhecer Ipanema mais a fundo... De qualquer maneira, valeu pelas fotos... Apesar das "críticas", ficaram bem legais!
My Webshots Gallery 1 - Feat. Belo Horizonte, Buenos Aires, Lima, Montevideo, Rio de Janeiro NEW!, Santiago, São Paulo and Vancouver! My Webshots Gallery 2 - Feat. Alegrete, Antônio Prado, Bagé, Bento Gonçalves, Blumenau, Canela, Colonia del Sacramento, Flores da Cunha, Florianópolis, Gramado, Itajaí, Itapema, Jaguarão, Joinville, Nova Petrópolis, Ouro Preto, Pomerode, Punta del Este, Rio Grande, Valparaíso and Viña del Mar! My Webshots Gallery 3 - Feat. Porto Alegre! My Webshots Gallery 4 - Feat. Pelotas! |
|
|
|
|
|
#6 | |
|
Rene Hass
|
Quote:
Não tem problema algum. Eu sei que você é bastante crítico, especialmente quando se trata de alguma coisa envolvendo Porto Alegre. Na verdade, essas fotos estão dissecando o bairro, só que na avenida Guaíba e em algumas ruas internas avançando uma quadra a partir da avenida Guaíba. Ipanema é um bairro ótimo para a população interagir com o lago. É impossível ir lá e não tirar várias fotos do Guaíba, especialmente no final da tarde. Se for no inverno, melhor ainda, pois os melhores pores do sol em Porto Alegre são os do inverno. Quando você for a Ipanema, sugiro ir em dia de semana se você quiser fotografar. Nos finais de semana fica muito cheio de gente. Ah, seja bem vindo a Porto Alegre, seu novo lar. Há muitas coisas aqui para você descobrir. Um abração!
|
|
|
|
#7 | |
|
www.fotolog.com/pelotasrs
|
Quote:
Muito obrigado! E valeu pela sugestão também! ![]() Abraço!
My Webshots Gallery 1 - Feat. Belo Horizonte, Buenos Aires, Lima, Montevideo, Rio de Janeiro NEW!, Santiago, São Paulo and Vancouver! My Webshots Gallery 2 - Feat. Alegrete, Antônio Prado, Bagé, Bento Gonçalves, Blumenau, Canela, Colonia del Sacramento, Flores da Cunha, Florianópolis, Gramado, Itajaí, Itapema, Jaguarão, Joinville, Nova Petrópolis, Ouro Preto, Pomerode, Punta del Este, Rio Grande, Valparaíso and Viña del Mar! My Webshots Gallery 3 - Feat. Porto Alegre! My Webshots Gallery 4 - Feat. Pelotas! |
|
|
|
|
|
|
#8 |
|
RG
|
Muito bom, parece ter uma qualidade de vida invejável!
|
|
|
|
|
|
#9 |
|
Registered User
|
Excelente!
Oi René... o lugar pareceu-me muito agradável, e esta relação do bairro com o Guaíba é bem evidente. Adorei a tranquilidade do lugar, e para um arquiteto como eu, as casas são magníficas. Mas o mérito maior está na qualidade das tuas fotos. Parabéns!
|
|
|
|
|
|
#10 |
|
Preto, Branco e Vermelho
|
Gostei muito, local bem agradável!
Rene, fica distante do Centro de Porto Alegre? Tem como colocar um mapa ou algo do Google Earth para conferirmos a localização? A Orla lembra muito a Praia do Cacupé em Florianópolis. Uma pena o Guaíba ser poluído, poderia ser uma praia espetacular, ao menos como alternativa ao litoral. belo trabalho, fotos muito bonitas, aliás, uma overdose de fotos.
|
|
|
|
#11 |
|
NON FVCKOR FVCKO
|
Fotos muito boas! Mas sinto falta de regiões como a Av. Wenceslau Escobar e Av. Coronel Marcos, que abrangem a área comercial da Zona Sul.
|
|
|
#12 | |
|
Rene Hass
|
Quote:
Eis o mapa que você pediu: ![]() Eu fiz duas simulações no Google Earth. Na primeira simulação, em linha reta, a partir do marco zero (em frente a Prefeitura Municipal no centro de Porto Alegre), são cerca de 12km. Na segunda simulação, também partindo do marco zero no centro de Porto Alegre até a esquina da Dea Coufal com avenida Guaíba (foto 103 abaixo), seguindo as ruas como se estivéssemos nos dirigindo a Ipanema de carro, são 14km. Foto 103 ![]() Até por volta do final dos anos 70, o Guaíba não era poluído e Ipanema, assim como os bairros vizinhos de Espírito Santo e Guarajá, ofereciam condições de balneabilidade. Assim, os finais de semana em Ipanema e arredores eram tão apinhados quanto as praias do litoral norte do Rio Grande do Sul. Há projeto de despoluição do Guaíba. O Lago hoje já menos poluído do que já foi nos anos 80. Mas ainda há muito a se fazer. Abraços!
|
|
|
|
#13 | |
|
Rene Hass
|
Quote:
A Wenceslau Escobar fica nos bairros Cristal e Tristeza e não em Ipanema. Eu tenho planos de organizar um thread sobre a Tristeza. Daí colocarei fotos da Wenceslau Escobar. Realmente faltaram fotos da Avenida Coronel Marcos. Abraços!
|
|
|
|
#14 |
|
Rene Hass
|
Olá, Wilton! Obrigado! No dia que você vier a POA, você vai ficar encantado com as construções daqui. Abraços!
|
|
|
#15 |
|
Registered User
|
Belas fotos, fui poucas vezes a Ipanema, mas é um bairro que faz parecer que estamos em outra cidade, não sei se pelas ruas planas e reticuladas ou pela proximidade com o Rio que lhe dá outro aspecto, gosto muito desse bairro, embora o considere um tanto afastado da área de vida mais intensa da cidade. Mas é uma região que tem diversificado as atividades e está gerando um pólo comercial local.As fotos estão maravilhosas....valeu por postar.
|
|
|
|
|
|
#16 |
|
Thiago Agom
|
Bom... Acho que matou minha curiosidade Renehass...
Encantador mesmo... Acho que a prefeitura poderia explorar mais Ipanema.
|
|
|
#17 |
|
|
Linda essa região de Porto Alegre. As imagens à beira do lago estão fantásticas. Parabéns pelo Thread!
|
|
|
|
#18 | ||
|
Preto, Branco e Vermelho
|
Quote:
Quote:
A Estação foi nomeada como "Tristeza" segundo alguns por este motivo: "O nome Tristeza vem de um senhor que morava naquela casa que existia ao lado do Cine Gioconda, perto do posto Dioga. Este, já idoso, sempre se queixava da vida quando cumprimentado por pessoas que por ali passavam, exclamando: Que tristeza! E aí o pessoal que visitava a região nos finais de semana se organizava com a expressão: Vamos ao Tristeza!"" Bem curioso!
|
|
|
|
|
#19 |
|
Registered User
|
Gente mas que lugar lindo!
|
|
|
|
#20 |
|
Registered User
|
Dedicação que resultou num excelente trabalho. Parabéns! Fizeste um inventário da orla de Ipanema.
|
|
|
|
![]() |
| Thread Tools | |
| Display Modes | |
|
|