|
|
| daily menu » news links | rate the banner | guess the satellite | guess the city | one on one |
|
|||||||
![]() |
|
|
Thread Tools | Display Modes |
|
|
#1 |
|
Rene Hass
|
Zona Sul de Porto Alegre - Onde a "Tristeza" e a "Alegria" são separadas apenas por um rio...
Na zona sul de Porto Alegre, também junto à orla do Guaíba, há um bairro cujo nome sempre desperta a curiosidade das pessoas: TRISTEZA. E mais curioso ainda que o nome do bairro é o fato de que do outro lado do Lago Guaíba, na cidade homônima, há uma bairro chamado ALEGRIA.
Assim, o objetivo desse thread é mostrar um pouco da TRISTEZA – em Porto Alegre –, e depois a ALEGRIA – em Guaíba. E é claro, que um rio - ou lago - entre as duas. Vou dividir a postagem das fotos em duas partes. Primeiro, a TRISTEZA; depois, a ALEGRIA. Mas antes, vejam como se posicionam a TRISTEZA e ALEGRIA no mapa abaixo: ![]() Na verdade, elas são separadas pelas águas de um lago, o Guaíba. Mas como durante décadas o Guaíba foi erroneamente chamado de rio - e é como rio que ele ficou consagrado - é muito mais poético dizer que a TRISTEZA e a ALEGRIA são separadas apenas por um rio do que por um lago. PARTE I – A TRISTEZA: Primeiro, o mapa do bairro: ![]() TRISTEZA era o apelido de José da Silva Guimarães, considerado o morador mais antigo da região onde hoje está o bairro. Há divergências, entretanto, sobre o porquê do apelido. Há três possíveis origens: morte dos seus filhos, ou saudade de uma filha que havia se casado, ou uma questão de temperamento. Seja lá qual das três é a correta – ou nenhuma – o Sr. Tristeza acabou dando o nome ao bairro. A TRISTEZA, apesar da carga negativa do nome, é um dos bairros mais prósperos de Porto Alegre. Tem um vasto comércio que se estabeleceu ao longo das avenidas Wenceslau Escobar e Otto Niemayer. As ruas internas são essencialmente residenciais. E para não fugir à regra, são hiper arborizadas. Apesar de ficar na orla do Guaíba, não há praia nem calçadão, como ocorre em Ipanema. Essa é a única tristeza da TRISTEZA. Todas as fotos aqui postadas foram tiradas por mim. A maioria na tarde do dia 31/12/2008. FOTO 1. - O começo do bairro, na avenida Copacabana: ![]() FOTO 2. ![]() FOTO 3. - Os barcos do Sr. Pedro, morador do bairro. ![]() FOTO 4. ![]() FOTO 5. ![]() FOTO 6. ![]() FOTO 7. Interessante o efeito do sol nas águas do Guaíba. Lá no fundo, a cidade de Guaíba: ![]() FOTO 8. O Clube Jangadeiros: ![]() FOTO 9. A ponte que liga a ilha do Clube Jangadeiros ao “continente”: ![]() FOTO 10. A ponte que liga a ilha do Clube Jangadeiros ao “continente”: ![]() FOTO 11. ![]() FOTO 12. ![]() FOTO 13. ![]() FOTO 14. ![]() FOTO 15. ![]() FOTO 16. A casa nem é tão bela. Do que eu gostei mesmo foi a vegetação na cerca: ![]() FOTO 17. Condomínios assim estão se espalhando pela zona sul de Porto Alegre. São bonitos, bem construídos, mas totalmente sem privacidade em relação aos vizinhos de lado. Todos sabem da vida de todos nesses condomínios: ![]() FOTO 18. Essa é a casa da qual eu mais gostei: ![]() FOTO 19. Assim são as ruas da Tristeza. De repente, elas terminam junto ao lago. Não há praias ou vias beira lago para a população usufruir. Quem usufrui do lago são os donos das casas cujos fundos dão direto para ele: ![]() FOTO 20. ![]() FOTO 21. ![]() FOTO 22. ![]() FOTO 23. ![]() FOTO 24. Acho esses prédios simplesmente horrorosos. O supra sumo do mau gosto: ![]() FOTO 25. Adoro essas casas estilo anos 50. Infelizmente, estão cada vez mais raras hoje em dia. Foi a única que eu vi na Tristeza: ![]() FOTO 26. A casa mais esquisita do bairro, na minha opinião: ![]() FOTO 27. ![]() FOTO 28. Essa casa é muito bonita, em estilo “Baja California”: ![]() FOTO 29. ![]() FOTO 30. ![]() FOTO 31. Essas árvores frondosas às quais chamamos de “figueiras” são comuns em todo o bairro. Na verdade, em toda a zona sul de Porto Alegre: ![]() FOTO 32. ![]() FOTO 33. Eis um trecho da Avenida Wenceslau Escobar. Foi duplicado a cerca de 4 anos. Notem a preocupação constante de arborizar as vias de Porto Alegre. No canteiro central, foram plantadas palmeiras, que ainda estão com os suportes que as ajudam a fixar: ![]() FOTO 34. A Praça Comendador Souza Gomes, popularmente chamada de “Pracinha da Tristeza”: ![]() FOTO 35. ![]() FOTO 36. Uma das construções mais antigas do bairro. Já foi delegacia de polícia. Hoje é posto da Brigada Militar: ![]() FOTO 37. Sempre tem que ter um para estragar a paisagem. Incrível! ![]() FOTO 38. ![]() FOTO 39. ![]() FOTO 40. ![]() FOTO 41. O famoso portão de entrada da rua Almirante Delamare: ![]() FOTO 42. ![]() FOTO 43. ![]() FOTO 44. ![]() FOTO 45. ![]() FOTO 46. ![]() FOTO 47. ![]() FOTO 48. ![]() FOTO 49. ![]() FOTO 50. ![]() FOTO 51. ![]() FOTO 52. ![]() FOTO 53. ![]() FOTO 54. ![]() FOTO 55. ![]() FOTO 56. Não sei o nome dessa igrejinha. Só sei que aqui se juntam em matrimônio os ricos que querem casar em plena Tristeza: ![]() FOTO 57. ![]() FOTO 58. ![]() FOTO 59. ![]() FOTO 60. ![]() FOTO 61. ![]() FOTO 62. ![]() FOTO 63. ![]() FOTO 64. ![]() FOTO 65. ![]() FOTO 66. ![]() FOTO 67. ![]() FOTO 68. ![]() FOTO 69. ![]() FOTO 70. O nível do Guaíba baixa muito nos meses de verão. Lá do outro lado do lago, a ALEGRIA: ![]() FOTO 71. ![]() FOTO 72. ![]() FOTO 73. ![]() FOTO 74. ![]() Mais adiante eu coloco a segunda parte deste thread, mostrando a ALEGRIA. Aguardem. Last edited by renehass; January 1st, 2009 at 06:36 AM. |
|
|
|
|
|
#2 |
|
Reggae a vida com amor.
|
interessante esse bairro, muito bom mesmo, de triste nao tem nada.
"Enquanto imperar a filosofia de que há uma raça inferior e outra superior o mundo estará permanentemente em guerra". Bob Marley "Joinville a verdadeira metropole de Santa Catarina". David de Andrade |
|
|
|
|
|
#3 |
|
Nothing left to fear
|
Boas fotos! Gostei muito das ruas do bairro, bem tranquilo e arborizado! A casa da foto 26 combina bem com o nome do bairro..hehe
|
|
|
|
#4 |
|
Why so serious, Dilma?
|
Lindo lugar. Ótimas fotos
Também tenho uma raiva disso. Aqui em Brasília acontece o mesmo: arborização com palmeiras ![]()
|
|
|
#5 |
|
Registered User
|
Lugar bem agradável e bucólico! Valeu pelas fotos!
|
|
|
|
|
|
#6 |
|
www.fotolog.com/pelotasrs
|
É impressionante o potencial da ZS de Porto Alegre... Ainda tem gente que fala que a cidade não tem belezas naturais, tsc tsc...
Mas que bairro gostoso que é a Tristeza... Muito agradável... E desconhecia esse bairro Alegria em Guaíba... Interessante isso, heheh! Na verdade nem conheço Guaíba, só a vejo pela estrada mesmo... Bom, aí vão uns breves comentários: =P 23. Perfeita essa rua! Muito linda! 25. Também adoro essas casinhas antigas! Muito bonitinha essa! 31. Adorei essa casa! Mas nem tanto pela estética... Foi mais pelo jardim, por essa árvore enorme... Ficou com um aspecto tão agradável... 54. Gostei dessa casa! Gosto de telhadões (embora este tenha ficado um tanto exagerado, heheh)! 56. Muito bonitinha essa igrejinha! Valeu pelas fotos!
My Webshots Gallery 1 - Feat. Belo Horizonte, Buenos Aires, Lima, Montevideo, Rio de Janeiro, Santiago, São Paulo and Vancouver! My Webshots Gallery 2 - Feat. Alegrete, Antônio Prado, Bagé, Bento Gonçalves, Blumenau, Canela, Colonia del Sacramento, Flores da Cunha, Florianópolis, Gramado, Itajaí, Itapema, Jaguarão, Joinville, Nova Petrópolis, Ouro Preto, Pomerode, Punta del Este, Rio Grande, Valparaíso and Viña del Mar! My Webshots Gallery 3 - Feat. Porto Alegre! My Webshots Gallery 4 - Feat. Pelotas! |
|
|
|
|
|
#7 |
|
Pizza no catchup!
|
Belíssimo local!
|
|
|
|
|
|
#8 |
|
Registered User
|
Mais uma vez Renehass excelente fotos!
Sou morador da região, adoro esse lugar! |
|
|
|
|
|
#9 |
|
Thiago Agom
|
Renehass você está fazendo eu ficar apaixonado pela zona sul de Porto Alegre. Depois de Cristal e Ipanema, eis que você chega com Tristeza..
Perfeito. Lindo bairro!
|
|
|
#10 |
|
Registered User
|
Lindas fotos da Tristeza, um bairro bem agradável, muito bem arborizado, com casas lindas e pertinho do Guaíba.Adoro essas nossas ruas de paralelepípedo da um ar bucólico a capital.
|
|
|
|
|
|
#11 |
|
Usuário Registrado
|
Thread legal e diferente. O bairro mostrado parece ser agradável. De triste, o bairro só tem o nome. Valeu pelas fotos, cara!
|
|
|
|
|
|
#12 |
|
Dias lotados..
|
Muito aprazível esse bairro!
![]() E pelas fotos dá para perceber um dos males das ruas de paralelepídedos:elas ficam infestadas de mato no verão heh
|
|
|
#13 |
|
Higor Lube
|
Mto interessante o bairro....principalmente o nome....
Mas e o bairro Alegria, cadê? Tô ansioso pra conhecer....principalmente pq me lembra minha cidade natal...Alegre/ES, que inclusive ta sendo mostrada na atual propaganda da Caixa Econômica Federal...hehehe |
|
|
|
|
|
#14 |
|
lê-se: "FÚRRIÊ!"
Location: Burgo Anarco-contra-revolucionário de Águas de São Pedro
|
Há um bom tempo não vou até POA, mas sempre nutri especial simpatia pelos bairros dessa cidade que, no geral, são de qualidade acima da média da cidades brasileiras.
Gostei especialmente, das fotos: 12 - Belo casarão estilo colonial, seria o que? É particular ou pertence a algum órgão ou entidade? 15, 21, 22 e 23 - Mostram que um bom arruamento, combinado com recúos bem projetados, permitem um ganho na "qualidade da rua" permitindo espaço suficiente para o passeio e para a arborização. A foto 15 me faz lembrar alguns bairros das cidades de Banfield e Lanus, incrustradas ao sul na RM de Buenos Aires, só que com mais verde.. A foto 23 me faz recordar bairros de El Tigre, muito semelhante, embora cada uma tenha suas características! 25 - Sem comentários, essa residência é típica das primeiras décadas do século XX. Uma pena que só tenha resistido essa. Muito linda. 41 - Desculpem, não gostei desse portal. Na verdade...achei horrível... ![]() 47 - Gostei muito dessa foto. Mostra como deveriam ser as residências no Brasil, caso não tivessemos a questão da violência e da "cultura nefasta" de fazer habitações que se tornam fortalezas e matam as ruas, criando "enclaves fortificados dentro de cidades muradas".. 73 - Gostei dessa casa com linhas modernistas, embora nunca fui fã do modernismo. Essa é bela, simples e suficiente, bem como possui uma integração com a rua e com o verde. Gostei muito! Enfim....Tristeza é uma beleza!! ![]() Obrigado, Renehass, por compartilhar essas fotos! Agora...aguardamos a Alegria!!!
|
|
|
|
|
|
#15 |
|
O maior site sobre POA
|
Parabéns pelas tuas fotos !
Tu deve ter caminhado um bocado pra fotografar tudo isso! Eu moro ao lado da Tristeza, e sempre ando a pé ou de bocicleta por aqui, e adoro. Vou tomar a liberdade e contribuir (ou estragar) teu thread com umas fotos minhas... ![]() ![]() ![]() 1 ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() Mais dessas fotos estão aqui : http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=549311 . |
|
|
|
|
|
#16 |
|
Registered User
|
Amei a Zona Sul de POA! Parabéns pelo belíssimo thread!
![]() Infelizmente, só estive em POA uma única vez e foi em julho de 1991, isto é, frio e chuva...rss Até que deu para conhecer a cidade + ou -, o Parque Redenção, etc, mas a chuva atrapalhou um pouco. Loucura foi de eu estar em POA e ir a Santana do Livramento e depois Uruguaiana com um frio daqueles...hehehe Eu queria cruzar as fronteiras e até consegui, mas o frio era terrível, pois dormir numa das pousadas a uma temperatura de 0º C...hehehe Forte abraço,
Você nasce sem pedir e morre sem querer Last edited by Emanuel Paiva; January 3rd, 2009 at 02:44 AM. |
|
|
|
|
|
#17 |
|
Registered User
|
Parabens pelas fotos, ta ae um bairro que eu preciso conhecer melhor.
Muito boa as fotos, muitas casas lindas, ruas verdes e tudo mais. Parabens Um dia eu moro ae... =P |
|
|
|
|
|
#18 | |||||
|
Rene Hass
|
Quote:
Quote:
Quote:
Quote:
Quote:
|
|||||
|
|
|
|
|
#19 | |
|
Rene Hass
|
Quote:
Imagina, Portoimagem-II! Suas fotos são sempre bem vindas. Obrigado por postá-las. Realmente, eu caminhei um bocado sob um calor infernal. Algumas fotos foram tiradas de dentro do próprio carro que, por sinal, teve o motor superaquecido. Mas tudo em nome de tirar umas belas fotos. Abraços!
|
|
|
|
|
|
|
#20 |
|
Rene Hass
|
E a todos os demais que deixaram comentários, meu muito obrigado. Fico muito contente em saber que vocês estão gostando. Em breve, fotografarei mais um bairro da Zona Sul de Porto Alegre. Aguardem!
Bem, e já está na hora de eu trazer a ALEGRIA a vocês, né? |
|
|
|
![]() |
| Thread Tools | |
| Display Modes | |
|
|