daily menu » rate the banner | guess the city | one on one

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Gerais > Infraestrutura e Transporte > Infraestrutura e Transporte > Transporte Aéreo

Reply

Thread Tools Rating: Thread Rating: 15 votes, 3.73 average. Display Modes
Old January 9th, 2009, 08:08 PM   #121
Osmar Carioca
Registered User

Osmar Carioca's Avatar

Likes (Received): 601

O único comentário que a Solange fez sobre SDU foi para o fato do aeroporto carioca porssui capacidade para 23 vôos em horários de pico. E disse que hoje em horários de pico há somente 15 vôos.
Osmar Carioca no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old January 10th, 2009, 12:06 AM   #122
MONORAIL
BANNED

Likes (Received): 0

Sou contra mudar as regras para liberar o SDU e beneficiar a Azul! Porque a Azul não usa o Galeão, que aliás é muito mais movimentado que o VCP, onde ela escolheu ter sua base? Aliás a Azul tinha que têr instalado seu escritório no Rio! Pintar o avião de "O Rio continua Azul" não leva nenhum beneficio ao Rio! Lamentável! Se instala em SAMPA e ainda quer privilégios no RIO! PQP!!!!

Last edited by MONORAIL; January 10th, 2009 at 12:14 AM.
MONORAIL no está en línea   Reply With Quote
Old January 10th, 2009, 12:43 AM   #123
Fourier
lê-se: "FÚRRIÊ!"

Fourier's Avatar

Likes (Received): 173

Gente, lembrem-se que empresa aérea não escolhe estado ou aeroporto por carinho, paixão ou gostar mais de um do que de outro, etc.....

Companhia aérea escolhe por questões de viabilidade econômico-financeira, escolhe pela remuneração do capital investido, pela taxa interna de retorno que pode ser conseguida a curto, médio e longo prazo.

Então poucos, lá, se interessariam em mostrar que suas companhias ( sejam tomatinhos, laranjinhas, ervilhinhas e azuizinhos....) gostam mais daqui ou dali....Conheço razoavelmente bem o povo que está lá.... Gostam de onde dá dinheiro.

Hoje, o negócio é alto yield e bom load factor, seja em GRU, GIG, CGH, CVP, SDU.... tudo isso é um negócio que envolve muitos milhões e por consequência, a razão jamais será superada pela emoção.

Discussões sobre gostar mais dali, discriminar aqui, é pura discussão nossa, dos fans da aviação, etc... Lá...o negócio é $$$$$$$$$$$$$$$$, nem que seja para fazer negociações políticas, criar lobbys, chorar para o governo, forçar a barra, etc...

Bons voos para todos!!
Fourier no está en línea   Reply With Quote
Old January 10th, 2009, 01:13 AM   #124
Carlos Lacerda
Registered User

Quote:
Originally Posted by jose lucio View Post
Não é verdade que o galeão está crescendo a 20% ao ano; segundo os dados oficiais da Infrazero e cálculos feitos pelo principe (ver post1190 no thread movimentação de aeroportos), nos primeiros 11 meses de 2008, em comparação com 2007, o Galeão cresceu só 2,7%, enquanto Guarulhos cresceu 9,93%. Dos grandes aeroportos brasileiros foi um dos que menos cresceu, apesar de todas as medidas de revitalização e incentivos para as aéreas irem para lá. SP é o maior mercado emissor de passageiros do Brasil - e de longe o maior e que continua a crescer. Porisso, a ampliação de Guarulhos e de Viracopos é urgente!
José Lucio, pelo visto seus dados destoam um pouco do que a Infraero diz. Eu fico com a versão oficial!!!! rsrsrsrs

http://www.infraero.gov.br/impr_noti...51&menuid=impr

Cresce movimento de passageiros e aeronaves no Galeão
27/06/2008

O Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão continua a registrar crescimento na movimentação de passageiros e aeronaves. Em maio, um total de 924.640 passageiros embarcaram e desembarcaram no aeroporto. O crescimento foi de 22% em comparação ao mesmo período de 2007, quando o aeroporto apresentou movimentação de 756.486 passageiros.

Desta vez, o destaque fica para o movimento de passageiros internacionais, que cresceu 7% - de 144.907 em maio do ano passado para 155.100 neste ano. A movimentação de passageiros domésticos também alcançou, pelo quinto mês consecutivo, crescimento expressivo, com aumento de 26% no número de passageiros embarcados e desembarcados.

O movimento de aeronaves no Galeão, por sua vez, cresceu 14% - de 9.604 pousos e decolagens em 2007 para 10.907 no mesmo período deste ano.

Para os próximos meses, o Galeão espera que o crescimento em relação à movimentação do ano passado continue. A previsão de aumento é de 5% no número de passageiros internacionais e mais de 20% no número de passageiros nacionais.

O que eu digo é o seguinte, na hora de submeter a prioridade nos investimentos da Infraero, com certeza haverá um monte de grupos que defenderão investimentos em SP, Brasília ou outro local. Tá, eles estão fazendo o papel deles.
Mas se o Galeão tem uma oportunidade de acelerar esses investimentos sem trazer nenhum ônus para o estado do Rio, ótimo!
Nesse aspectos, minha preocupação com os demais aeroportos é secundária. E o Galeão tomando um caminho alternativo provavelmente traria pouco ou nenhum impacto para a Infraero a médio e longo prazo. Vc mesmo fala do crescimento de Garulhos, então, provavelmente esse crescimento + o aumento na movimentação em aeroportos de outras capitais importantes vai acabar compensando.
A possível retirada do Galeão da tutela da Infraero será um custo a menos para a empresa. E se alguém disser que ocorrerá o contrário, posso presumir que a Infraero investe proporcionalmente menos no Galeão do que este mereceria. Então é mais um motivo para pensar numa mudança de rumo.
Old January 10th, 2009, 02:35 AM   #125
MONORAIL
BANNED

Porém Carlos, pelo que disse o Osmar sobre a entrevista da MISS BRASIL SOLANGE da ANAC, todos os aeroportos vão estar inclusos no modelo de concessão! Ou seja, todos aeroportos podem passar para a iniciatica privada, certo?
Old January 10th, 2009, 03:24 PM   #126
Osmar Carioca
Registered User

Osmar Carioca's Avatar

Quote:
Originally Posted by MONORAIL View Post
Porém Carlos, pelo que disse o Osmar sobre a entrevista da MISS BRASIL SOLANGE da ANAC, todos os aeroportos vão estar inclusos no modelo de concessão! Ou seja, todos aeroportos podem passar para a iniciatica privada, certo?
Monorail,

Acho que talvez NÂO tenho expressado de forma fidedigna o que a Solange quis dizer.

A Solange disse que a ANAC está fazendo é um modelo de concessão de aeroportos que poderá valer para qualquer aeroporto hoje existente no Brasil.
A Presidente da ANAC comentou que, como o modelo NÂO é fechado, ele prevê uma série de alternativas: desde a concessão de um único aeroporto, até um grupo de aeroportos.

Então, em suma, ficou entendido para mim o seguinte: quem foi bater o martelo pelas concessões (será o LULA??? Acho que SIM) poderá estipular: eu quero que só o Galeão seja privatizado OU o Galeão será privatizado mas, quem o pegar levará junto também x aeroportos deficitários.

Eu suponho que o modelo de concessão poderá ser como que um norte para a política de implantação / construção e melhoramento de aeroportos no Brasil.

Eu creio que a partir de Julho deste ano, quando o modelo ficar pronto, a iniciativa privada terá noção do que ela poderá fazer / desenvolver numa área que hoje está restrita a INFRAERO. Acho que a construção do terceiro aeroporto de SP poderá sair com as decisões da ANAC em Julho!
Old January 10th, 2009, 05:13 PM   #127
Osmar Carioca
Registered User

Osmar Carioca's Avatar

Quote:
MONORAIL,
Encontrei no thread Aécio, Cabral, TAM e Gol vêem Anac a favor da Azul (http://www.skyscrapercity.com/showth...0#post30048400) um post do forista ZEBRASIL contendo o endereço para a entrevista da Presidente da ANAC à Miriam Leitão.

Se tiver interesse entre no endereço abaixo para assistir a entrevista.

http://video.globo.com/Videos/Player...ILEIRO,00.html
Old January 11th, 2009, 02:13 AM   #128
MONORAIL
BANNED

Obrigado Osmar! Já coloquei minha pipoca no forno e vou assistir agora!
Old January 11th, 2009, 02:19 AM   #129
Fourier

Fourier's Avatar

E aí pessoal, quais são as últimas do TPS1?

Se alguem pudesse colocar algumas fotos, seria genial.

Penso, que caso o GIG receba todas as melhorias que merece receber nas próximas décadas, não tenho medo em falar que teremos o mais belo aeroporto do Brasil, quiça do mundo.

Teremos, nós brasileiros, um aeroporto à altura que a beleza do Rio de Janeiro merece!

Bons voos a todos!
Old January 11th, 2009, 02:23 AM   #130
MONORAIL
BANNED

Pode crer! O Galeão será o mais belo do mundo! Deus queira que a revitalização, os concourses e o TPS3 prossiga igualzinho ao plano diretor mostrado aqui, sem remendos, nem mudança de projeto. Aquele plano diretor está o máximo, a la Dubai!
Old January 11th, 2009, 02:28 PM   #131
TijucaRio
Orgulho de ser Carioca!

TijucaRio's Avatar

Tomara mesmo!
Bom, não gosto de estragar , mas aqui no Rio quase tudo é feito pela metade. Vide (li isso em algum post por aqui no SSC ) Metrô, Fundão, Linha Verde (desculpa fugir do assunto, mas a rua Uruguai, na Tijuca, teve suas obras de duplicação pela metade, ficaram POSTES no meio da rua!!) , e muito mais.

Mas espero que , de um jeito ou de outro (privatizado ou não) , o nosso GIG seja realmente melhorado conforme seu projeto, para termos uma notável melhora até a Copa do Mundo e, quem sabe, até as Olimpíadas também. E que em 2025 estejamos com um aeroporto destacado no mundo inteiro. Tenho esperanças!
TijucaRio no está en línea   Reply With Quote
Old January 11th, 2009, 02:44 PM   #132
TijucaRio
Orgulho de ser Carioca!

TijucaRio's Avatar

"Preços altos e desorganização nos táxis do Aeroporto do Galeão
É revoltante a desorganização e a falta de honestidade dos serviços de táxis no Aeroporto Internacional do Rio. Por um lado, existem os serviços excessivamente caros (40% a mais que o táxi normal) prestados por veículos brancos e azuis. Por outro, existe a falta de pontos fixos e filas organizadas, a variação de preço desonesta, a insegurança de taxistas piratas dos veículos amarelos. Domingo, levei uma hora na luta com outros passageiros até pegar um táxi. Sou morador do Rio de Janeiro e uso frequentemente esses serviços. Qual será a opinião de um turista? Certamente a ele resta apenas ser extorquido pelos serviços desonestos."

Fonte: Jornal O Globo - Revista Bairro - Ilha (opinião do leitor - Rafael Silva)

Bom, outra coisa que eu havia esquecido que precisa mudar: a organização da área externa dos terminais e a configuração dos pontos de taxi e ônibus, bem como a criação de novas linhas de ônibus que liguem o aeroporto a outros pontos da cidade. Isso sem falar do metrô linha 5.
TijucaRio no está en línea   Reply With Quote
Old January 11th, 2009, 02:55 PM   #133
jose lucio
Registered User

Carlos Lacerda, voce comparou coisas diferentes: os dados do movimento do Galeao que o Principe copiou se referem ao movimento nos 11 primeiros meses de 2008 em comparando com 2007 - e note que se trata de dados da Infraero. Voce pegou apenas os dados de maio!
jose lucio no está en línea   Reply With Quote
Old January 11th, 2009, 03:33 PM   #134
Osmar Carioca
Registered User

Osmar Carioca's Avatar

Quote:
Originally Posted by Fourier View Post
E aí pessoal, quais são as últimas do TPS1?

Se alguem pudesse colocar algumas fotos, seria genial.

Penso, que caso o GIG receba todas as melhorias que merece receber nas próximas décadas, não tenho medo em falar que teremos o mais belo aeroporto do Brasil, quiça do mundo.

Teremos, nós brasileiros, um aeroporto à altura que a beleza do Rio de Janeiro merece!

Bons voos a todos!

Fourier, se Deus quiser, GIG vai receber TODAS as melhorias que merece! E além de belo, vai se transformar num super hub para o País!

Semana que vem devemos ter fotos das obras! Aguarde!
Old January 11th, 2009, 03:41 PM   #135
Osmar Carioca
Registered User

Osmar Carioca's Avatar

Transcrevo abaixo notinha publicada ontem, sábado, dia 10 de janeiro de 2009, na coluna NEGÓCIOS & CIA do jornal O GLOBO.

AZUL PODE VOAR DO GALEÃO A PARTIR DO MÊS QUE VEM.

Em 2008, a AZUL bateu o pé por não ter recebido autorização para voar do Santos Dumont e trocou o Rio por Campinas ao instalar sua base no país. Agora, está próxima de operar do Galeão. A INFRAERO já trabalha para aprovar o início de dez voos semanais Rio - Campinas, a partir do mês que vem. Em novembro, o presidente da empresa, Pedro Janot, afirmara que a chegada ao Galeão não aconteceria antes de 2011. A AZUL não quis comentar o assunto, explicando apenas que a solicitação integra o projeto de expansão da malha área.
Old January 11th, 2009, 04:09 PM   #136
MONORAIL
BANNED

Uma ótima notícia pro Galeão e pro Rio de Janeiro, aliás bem que a AZUL poderia fazer seu "centro de manutenção" no Galeão não?!
Old January 11th, 2009, 05:56 PM   #137
Fourier

Fourier's Avatar

Quote:
Uma ótima notícia pro Galeão e pro Rio de Janeiro, aliás bem que a AZUL poderia fazer seu "centro de manutenção" no Galeão não?!
Creio que no inicio de toda a história, a AZL andou aventando isso, manutenção no RIO, se eu não estou enganado ( e pode ser que eu esteja..).

Como eu falei anteriormente, a história da AZL "azulcrinar" tudo mundo, forçando a barra para o SDU era puro chororô para ver se levava algun para ela... Faz parte do jogo: quem não chora não mama!

Agora vem a realidade, o mundo real e aí:

Mês que vem já deve parar com a choradeira, entrar no GIG e mandar trilho non-stop para todo lado ...
Old January 11th, 2009, 07:08 PM   #138
Carlos Lacerda
Registered User

Quote:
Originally Posted by jose lucio View Post
Carlos Lacerda, voce comparou coisas diferentes: os dados do movimento do Galeao que o Principe copiou se referem ao movimento nos 11 primeiros meses de 2008 em comparando com 2007 - e note que se trata de dados da Infraero. Voce pegou apenas os dados de maio!
Nesse link tem várias tabelas da movimentação dos aeroportos brasileiros
até novembro de 2008, com o movimentação de aeronaves, passageiros, carga aérea e mala postal.

http://www.infraero.gov.br/movi.php?...vhs56qegruajg5

Dei uma olhada superficial, mas pelo o que pude ver o Galeão tem registrado um crescimento de pelo menos 10% em cada item. Depois vejo com mais calma.
Carlos Lacerda no está en línea   Reply With Quote
Old January 11th, 2009, 11:37 PM   #139
Osmar Carioca
Registered User

Osmar Carioca's Avatar

Quote:
Originally Posted by Carlos Lacerda View Post
Nesse link tem várias tabelas da movimentação dos aeroportos brasileiros até novembro de 2008, com o movimentação de aeronaves, passageiros, carga aérea e mala postal.

http://www.infraero.gov.br/movi.php?...vhs56qegruajg5

Dei uma olhada superficial, mas pelo o que pude ver o Galeão tem registrado um crescimento de pelo menos 10% em cada item. Depois vejo com mais calma.
Carlos Lacerda,

Se você tem interesse na movimentação de passageiros dos aeroportos brasileiros, deveria participar do thread Movimentação de Passageiros e Cargas nos Aeroportos Brasileiros, link http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=546302

O thread que lhe indico é ótimo! E muitos dos que estão debatendo neste thread participam também do Movimentação de Passageiros ....
Old January 11th, 2009, 11:55 PM   #140
Carlos Lacerda
Registered User

Valeu pela dica Osmar! Pode deixar que eu vou aparecer lá pra me atualizar e perturbar um pouco o pessoal de vez em quando...
Carlos Lacerda no está en línea   Reply With Quote

Reply

Tags
airport, infrazero, renovation, rio de janeiro

Thread Tools
Display Modes Rate This Thread
Rate This Thread:

Posting Rules