daily menu » rate the banner | guess the city | one on one

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Sudeste

Sudeste Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro

Reply

Thread Tools Display Modes
Old February 9th, 2009, 03:05 AM   #81
Gustavo BNG
Futuro agrônomo

Gustavo BNG's Avatar

Likes (Received): 0

...e capital...
Gustavo BNG no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old February 9th, 2009, 03:15 AM   #82
BrunoVix
Registered User

BrunoVix's Avatar

Likes (Received): 12

Quote:
Originally Posted by Gustavo BNG View Post
Não esperamos apenas elogios.
Mas repudiamos atitudes marrentas.
Quote:
Pode ter certeza de que o centro de Porto Alegre, sem planejamento algum, é um lixo perto do de BH.
Ué!

███████████
Trabalha e Confia
███████████
BrunoVix no está en línea   Reply With Quote
Old February 9th, 2009, 03:25 AM   #83
Gustavo BNG
Futuro agrônomo

Gustavo BNG's Avatar

"Ué" digo eu!
Old February 9th, 2009, 05:49 AM   #84
nattevagten
Feito em Minas.

nattevagten's Avatar

Quote:
...e capital...
Certamente que não. Acabamos de ter o caso da TV Brasil mostrando isso. É uma questão política, bastam algumas canetadas.
nattevagten no está en línea   Reply With Quote
Old February 9th, 2009, 07:34 AM   #85
Bruno BHZ
.

Bruno BHZ's Avatar

Likes (Received): 459

Quote:
A argumentação que redigi não é um sofisma. Além disso, você não a entendeu.
"Argumentação que redigi"? Meu caro, desde quando uma única frase, chavão e afirmativa, é "argumento"? Argumento é desenvolvimento de uma ideia, não é soltar que "organização É ... uma simples constatação" sem explicar nada, sem raciocínio algum.

Quanto a "não entender", você quer que eu adivinhe o seu pensamento? Só posso me basear nas poucas frases de efeito que você lançou. Quem vai entender o seu complexo e inexplicado raciocínio oculto baseado nesse par de frases? Não ambiciono mais do que fiz, uma interpretação com o que tinha em mãos - e deve ter te parecido "errado" porque a minha interpretação é que você falou uma enorme besteira.

Não fiz nada além de interpretar literalmente essas duas frases, as únicas do seu "argumento"
"o centro de Porto Alegre, sem planejamento algum, é um lixo"
"A organização urbana é o principal foco na análise de uma cidade."

Eu respondi em cima dessas ideias, não há nada que te impeça de explicá-las melhor (a não ser a própria falta de argumentos)

Last edited by Bruno BHZ; February 9th, 2009 at 07:40 AM.
Bruno BHZ no está en línea   Reply With Quote
Old February 9th, 2009, 05:46 PM   #86
Gustavo BNG
Futuro agrônomo

Gustavo BNG's Avatar

Acho melhor eu desenvolver a segunda frase, porque dará pra entender a primeira.

Vejamos, Belo Horizonte e Porto Alegre são metrópoles dependentes de movimentações financeiras (não importando a origem destas) e indústrias. Talvez o turismo seja uma das atividades econômicas menos importantes para as duas - diferentemente, p. ex., de Tiradentes, Porto Seguro, Bonito etc.

Logo, a meu ver, devemos fazer uma análise mais técnica de seus centros do que estética, se quisermos ser objetivos quanto ao "fim econômico" dos mesmos. Explanando mais sinteticamente, devemos dar mais importância à facilidade de circulação de pessoas e veículos, além dos "equipamentos urbanos" (como a ABNT chama algumas comodidades como telefones públicos e placas indicativas).

Esta é a minha opinião e espero que você tenha entendido agora.
Old February 9th, 2009, 06:41 PM   #87
Lucianors
Na metrópole mineira

Lucianors's Avatar

Likes (Received): 232

Quote:
Originally Posted by Astronauta View Post
Já esteve meio largadinho até os anos 90, e isso virou estigma: muita gente que conheço do interior fica impressionado porque digo que estudei no Centro (Face). São pessoas que tem uma visão estereotipada da região nos anos 80-90, com camelôs entupindo as calçadas e trombadinhas no meio da confusão.

Perfeita sua observação, a maioria das pessoas que conheço de fora lembram da BH no fim dos anos 90 como uma cidade suja, feia, com furtos em série na Praça 7, cheiro de xixi na Feira Hippie (que nem tem esse nome mais !!!), povo muito feio no centro, camelôs etc.Quando vêm aqui hoje ficam admiradas com as melhorias, o mais ouço é que o centro tá limpo e a cidade mais segura.

Uma ocasião em especial foi emblemática: uma prima que esteve aqui na última vez em 2000 ficou no Hotel Itatiaia, em frente à Praça da Estação, ela se lembrava de mendigos transando na Praça Rui Barbosa, sujeira, fezes ao ar livre, o Arrudas descoberto, enfim, uma putaria. Ano passado a levei no mesmo local (hoje o Bulevard Arrudas) e a menina simplesmente não acreditou, achou que era outro lugar da cidade.

Last edited by Lucianors; February 9th, 2009 at 06:47 PM.
Lucianors no está en línea   Reply With Quote
Old February 9th, 2009, 06:46 PM   #88
Gustavo BNG
Futuro agrônomo

Gustavo BNG's Avatar

Infelizmente levará tempo até que esta nova (e verdadeira) visão de BH se solidifique no país.
Mas quando o fizer, certamente BH será uma das metrópoles mais populares (bem-vistas) - pra não dizer que já a muitos paulistas e cariocas que conheço.
Old February 9th, 2009, 07:09 PM   #89
nattevagten
Feito em Minas.

nattevagten's Avatar

Levando-se em conta que a nova visão vai ser a primeira visão pra muitos, até que o horizonte tá bom
nattevagten no está en línea   Reply With Quote
Old February 9th, 2009, 07:12 PM   #90
Lucianors
Na metrópole mineira

Lucianors's Avatar

Likes (Received): 232

Você está certo. Acho que, pra quem é de fora, a visão que se tem é da BH de 8/10 anos atrás. Hoje é outra cidade, daqui 5 anos será muito melhor e assim por diante. As pessoas que trago aqui saem admiradas, já ouvi declarações de amor à cidade de gente acostumada a Brasília, SP, Uberlândia e Goiânia. Na verdade atingiremos o devido reconhecimento até a Copa de 2014, talvez um pouco antes.
Old February 10th, 2009, 08:02 AM   #91
Bruno BHZ
.

Bruno BHZ's Avatar

Likes (Received): 459

Quote:
Acho melhor eu desenvolver a segunda frase, porque dará pra entender a primeira.

Vejamos, Belo Horizonte e Porto Alegre são metrópoles dependentes de movimentações financeiras (não importando a origem destas) e indústrias. Talvez o turismo seja uma das atividades econômicas menos importantes para as duas - diferentemente, p. ex., de Tiradentes, Porto Seguro, Bonito etc.

Logo, a meu ver, devemos fazer uma análise mais técnica de seus centros do que estética, se quisermos ser objetivos quanto ao "fim econômico" dos mesmos. Explanando mais sinteticamente, devemos dar mais importância à facilidade de circulação de pessoas e veículos, além dos "equipamentos urbanos" (como a ABNT chama algumas comodidades como telefones públicos e placas indicativas).

Esta é a minha opinião e espero que você tenha entendido agora.
Estou verdadeiramente espantado. Você conseguiu arranjar uma "lógica" para explicar as suas declarações anteriores.

Então se a cidade nâo vive do turismo, deve ser analisada de forma técnica? Se você acredita nisso, é lamentável. A história de uma cidade, a beleza de seu patrimônio, suas construções mais significativas, são rebaixadas a meras futilidades "estéticas", que não tem peso algum ao classificar um centro de "lixo".

É claro que uma grande cidade depende de movimentações financeiras e da indústria, precisa oferecer infra-estrutura para os negócios. Mas desde quando a cidade TODA precisa ser assim? Se a cidade oferece locais com grandes avenidas, terrenos, fácil acesso, infra-estrutura etc em bairros fora do centro, qual a necessidade de ter o mesmo no centro?

Nenhuma, como a realidade já mostra há muito tempo. Há quase 70 anos o governo deslocou as indústrias de Belo Horizonte para fora do município, construindo a Cidade Industrial. As grandes empresas da cidade já estão todas espalhadas na região da Savassi / Santo Agostinho, e em outras grandes avenidas pelo resto da cidade. E cada vez em proporção maior, pois enquanto a cidade está bombando em lançamentos comerciais, o centro de Belo Horizonte não inaugura prédios comerciais há cerca de 20 anos!!

A sua forçada de barra está totalmente fora do momento que os centros brasileiros vivem, inclusive o de Belo Horizonte. Ao contrário da sua teoria sem-turismo-vale-a-técnica, ele está se revitalizando exatamente ao resgatar seu aspecto de centro histórico, com restaurações do patrimônio, tombamentos em massa, novos teatros, museus e espaços culturais, abertura de cafés, transformação de antigos prédios comerciais em residenciais. Enfim, "atrações", atrações turísticas, por mais que essa não seja a vocação da cidade. Novas obras estão sempre reduzindo a largura das vias, tirando estacionamento. As novas faixas de pedestre elevadas em volta da praça Raul soares, por exemplo, pioraram os engarrafamentos na região. Tudo ao contrário dessa sua imagem da importância "financeira" e da necessidade de ver aspectos técnicos.

Essa coisa que o Lucianors está falando da imagem de BH, de relatos de quem vem de fora, não acontecem porque essas pessoas gostaram da infra e da circulação dos carros, é pelas "futilidades estéticas", mesmo. "Apesar de não dependermos economicamente dessas visitas", e seja por que razão o tempo todos estamos com pessoas de fora em BH, ter O QUE mostrar é que nos leva a passear com os visitantes no centro, e nos orgulharmos.

Se fossemos entrar nos detalhes, então... Enquanto o centro de POA fica numa espécie de península, o nosso é o miolo de um sistema radial de avenidas. Mesmo com nossas largas vias, a circulação é tão comprometida quanto lá.

Enfim, você conseguir com essa naturalidade achar uma justificativa para chamar um centro interessantíssimo como o de Porto Alegre de lixo é impagável.

Last edited by Bruno BHZ; February 10th, 2009 at 08:21 AM.
Bruno BHZ no está en línea   Reply With Quote
Old February 10th, 2009, 05:22 PM   #92
Pegasusbsb27
BANNED

Só tem uma palavra para definir BH em minha opinião: GOSTOSA!
Pegasusbsb27 no está en línea   Reply With Quote
Old February 10th, 2009, 06:03 PM   #93
Gustavo BNG
Futuro agrônomo

Gustavo BNG's Avatar

Se você acha, Bruno.
Old February 10th, 2009, 06:48 PM   #94
Cadu-BH
¬¬

Cadu-BH's Avatar

Quote:
Originally Posted by Bruno BHZ View Post
Então se a cidade nâo vive do turismo, deve ser analisada de forma técnica? Se você acredita nisso, é lamentável. A história de uma cidade, a beleza de seu patrimônio, suas construções mais significativas, são rebaixadas a meras futilidades "estéticas", que não tem peso algum ao classificar um centro de "lixo".

[...]

Ao contrário da sua teoria sem-turismo-vale-a-técnica, ele está se revitalizando exatamente ao resgatar seu aspecto de centro histórico, com restaurações do patrimônio, tombamentos em massa, novos teatros, museus e espaços culturais, abertura de cafés, transformação de antigos prédios comerciais em residenciais. Enfim, "atrações", atrações turísticas, por mais que essa não seja a vocação da cidade. Novas obras estão sempre reduzindo a largura das vias, tirando estacionamento. As novas faixas de pedestre elevadas em volta da praça Raul soares, por exemplo, pioraram os engarrafamentos na região. Tudo ao contrário dessa sua imagem da importância "financeira" e da necessidade de ver aspectos técnicos.
é, Bruno, até mesmo o óbvio é muitas vezes esquecido: provavelmente, alguém se assuste com isso, mas há quem viva na cidade! não é somente o turista que anseia por uma cidade esteticamente aprazível, mas a população dessa cidade deve ter acesso àquilo que o turista espera encontrar também. se não há turista na cidade não é por isto que se deve preterir o conforto e o bem-estar da população. negar isso é o mesmo que desumanizar os investimentos, a política etc etc.
Old February 10th, 2009, 08:07 PM   #95
Gustavo BNG
Futuro agrônomo

Gustavo BNG's Avatar

Quote:
Originally Posted by Cadu-BH View Post
é, Bruno, até mesmo o óbvio é muitas vezes esquecido: provavelmente, alguém se assuste com isso, mas há quem viva na cidade! não é somente o turista que anseia por uma cidade esteticamente aprazível, mas a população dessa cidade deve ter acesso àquilo que o turista espera encontrar também. se não há turista na cidade não é por isto que se deve preterir o conforto e o bem-estar da população. negar isso é o mesmo que desumanizar os investimentos, a política etc etc.
A estética da cidade é fundamental, sim - é até questão de saúde (psicológica) da população. Mas como eu opinei anteriormente, uma cidade (ou bairro) que não vive do turismo deve dar maior valor (como em suas decisões administrativas) às facilidades urbanas.
Old August 19th, 2009, 08:21 AM   #96
Rafael Abreu
Registered User

Rafael Abreu's Avatar

as mudanças estão chegando
Rafael Abreu no está en línea   Reply With Quote
Old August 24th, 2009, 10:05 PM   #97
valdeir_sarges
Minas Gerais

valdeir_sarges's Avatar

Likes (Received): 1

O centro de Bh é muito organizado !! neste aspecto a cidade está de parabéns !! O Patrimônio arquitetônico está bem preservado (principalmente na praça 7) Parabéns pelo Thread !!
Old October 10th, 2009, 05:30 PM   #98
JhowCosta
Registered User

JhowCosta's Avatar

centro de POA

É uma pena ver o centro de Porto Alegre em decadência dia após dia.
A prefeitura acha que tirar os camelôs foi o suficiente. Toda obra que ela faz, tanto no centro quanto nos bairros, parece não ter planejamento algum. Não sei onde estão os urbanistas porto-alegrenses.
Exemplos?

1. Os corredores de ônibus espalhados pela cidade. Não existe NENHUM igual ao OUTRO! Todos são diferentes! Parece o 'samba do crioulo doido'. E como se n fosse pouco é um PIOR do que o outro.

2. As caçaldas são horríveis <o>
Toda esburacada e sem planejamento algum. A prefeitura apenas diz que existe (mas eu nunca vi) uma promoção de incentivo a conservação das calçadas. Como se adiantasse. Não existe padronamento, planejamento e estética descentes.

3. A histórica Rua da Praia coitada... me digam para que tanto telefone público alí??? se ví uma pessoa usando foi muito! Desde que eu me conheço por gente ouço dizer que a prefeitura vai revitalizar. Até agora NADA. Por enquanto segue o lixo espalhado, os buracos, os postes de luz e orelhões no meio das pessoas... uma pena, uma região tão rica históricamente despresada pelo poder público.

4. Arrisco a dizer que não existe nenhum centrímetro em toda a cidade de cabos de energia abaixo do solo. Os postes, principalmente no centro mas não somente lá, atrapalham a passagem de pedestres, são velhos, a fiação está toda amarrotada arriscando pegar fogo e estão atulhados de propagandas e pichações.

E por aew poderia seguir o dia relatando os problemas do centro. Uma pena que a prefeitura esteja literalmente cagando e andando pra região, com o perdão da expressão.

www.pitacosjornalisticos.blogspot.com
JhowCosta no está en línea   Reply With Quote
Old October 12th, 2009, 02:01 AM   #99
Inconfidente
Farewell

Inconfidente's Avatar

Likes (Received): 2

Bom, sem querer competir por pior calçada...
mas BH tem umas calçadas também que eu vou te contar... lamentável.
Inconfidente no está en línea   Reply With Quote
Old January 2nd, 2010, 12:57 PM   #100
Fabius_
A cada um o que é seu

Fabius_'s Avatar

Likes (Received): 3

Muito interessante ver essa região toda...
Incrível ver como a fiação aterrada torna tudo melhor e a quantidade de prédios antigos e conservados.
Valeu pelo tópico!

Reply

Tags
belo horizonte, centro, downtown, minas gerais, sem loosho

Thread Tools
Display Modes

Posting Rules