daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy (aug.2, 2013) | DMCA policy | flipboard magazine

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Nordeste

Nordeste Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe

Reply

Thread Tools
Old January 7th, 2009, 07:13 PM   #1
Hugo_REC
Arquitetura de banheiro

Hugo_REC's Avatar

Likes (Received): 177

Mercados, Forró e Maracatu, um passeio sem rumo e sem nexo por Recife e Olinda

Olá pessoas!

Estou aqui montando mais um thread da minha tão amada cidade, dessa vez uma abordagem diferente, vamos ver o cotidiano de certos lugares bem típicos e que fazem parte da cultura Recifense, quem não tomou a benção na Basílica da Penha?Andou nas ruas estreitas e enfrentou a loucura do Mercado de São José?Dançou Maracatu em Olinda?E terminou aquela noitada com um café-da-manhã reforçado no Mercado da Madalena? Lugares que fazem parte da vida do Recife e que eu tento mostrar a vocês agora, vamos as fotos!!

1 - Começamos a partir do Pátio de São Pedro com a imponente Concatedral de São Pedro dos Clérigos

2 - O Pátio

3

4

5

6 - Entrando numa rua estreita e agitada do Bairro de São José

7- Chegamos ao Mercado de São José

8 - Estrutura toda em Ferro e recém recuperada

9 -Uma tarde típica

10 - Barraquinhas de comida

11 - La dentro tem Artesanato tbm

12

13

14

15 - E mais comida

16

17

18

19 - Esse lado é mais arborizado

20

21 - Por aqui um comércio de frutas...

22

23

24 - Vamos para o entorno do mercado

25

26 - Praça Dom Vital

27 - A estátua do Bispo que dá nome a praça: Dom Vital

28- Mais da praça

29

30 - Dela se vê as torres gêmeas ao fundo

31 - Convento da Penha

32 - Basílica de Nossa Senhora da Penha

33 - Vamos agora pro famoso Mercado da Magdalena

34 - Fachada

35

36 - Rua lateral

37 - Rua lateral termina no gigante edíficio Aderbal Jurema

38 - Vamos la pra dentro e vemos que tem gente comendo a velha macaxeira com charque e tomando uma cervejinha

39 - Conhecemos a Confraria dos Chifrudos

40 - Quem vai tocar o sino??

41 - Mas nem só de chifre vive o mercado

42 - Bixinhos exóticos...isso pode?

43

44 - Feira de Passarinhos ou Pet-Shop completo?

45

46

47

48 - oi?

49 - licencinha...

50 - Vamos deixando a feira...

51 - E vamo pro forró!!

52

53

54 - A banda de forró

55

Vamos agora viajar um pouco....

56 - Andar por uma ruazinha da nossa querida Olinda

57 - E acabar na Praça do Carmo pra ver o Ensaio de um Maracatu

58

59

60

61 - Maracatu "Conxitas" formado só por mulheres

62 - Pra terminar uma foto da Igreja do Carmo em Olinda...

Bom pessoal espero que tenham gostado! Um abraço e Feliz 2009

Sponsored Links

Old January 7th, 2009, 07:23 PM   #2
Ap_Recife
Terra do Frevo

Ap_Recife's Avatar

Likes (Received): 1086

Que lindo thread, Hugo.

Essa região do Mercado de São José é uma bagunça só, mas dá pra sentir o cotidiano do centro, hehe. Essa vista das torres gêmeas é muito legal.

O Mercado da Madalena eu conheço bem.

O ensaio do Maracatu me deixou com água na boca, imaginei o som e me empolguei, pois tá chegando a melhor festa...
Ap_Recife no está en línea   Reply With Quote
Old January 7th, 2009, 07:24 PM   #3
IvoJP
Amável, charmoso e mortal

IvoJP's Avatar

Location: Philipéia de N.S. das Neves - Frederikstad - Parahyba - João Pessoa
Likes (Received): 567

Iniciaste 2009 BOMBANDO!!!
Amei o thread, até hoje não vi nada parecido nos threads do Recife e deu até para sentir o calor humano e a alma do lugar.
Parabéns pelo excelente trabalho, Hugo!!
Old January 7th, 2009, 07:29 PM   #4
CHRM_Rec
Registered User

CHRM_Rec's Avatar

Likes (Received): 0

Ótimo Thread!!!

Achei massa as fotos do Mercado SJ e do Pátio São Pedro, lugares que eu ainda não fui.

São lugares lindos, e só não são perfeitos por causa da falta de educação do povo...

Mesmo assim, encantadores.

Os melhores projetos da Região Metropolitana do Recife unidos num único thread! Confiram!
CHRM_Rec no está en línea   Reply With Quote
Old January 7th, 2009, 07:40 PM   #5
Sthevan MG
Orgulho de ser mineiro.

Sthevan MG's Avatar

Likes (Received): 1

Maravilhoso este Thread ...

O que mais me encanta no Pernambuco é que tudo parece muito alegre e colorido; Ou seja, uma cultura totalmente diferente da cultura mineira (do sudeste em geral). Nem parece que somos do mesmo país. Por isso que sou apaixonado pelo Brasil, que é um conjunto de vários países em um só.

Bom ... acho que não preciso falar novamente que sou apaixonado pelo Pernambuco.

Abraço à todos.
Sthevan MG no está en línea   Reply With Quote
Old January 7th, 2009, 07:49 PM   #6
Leoxjs
Nothing left to fear

Leoxjs's Avatar

Likes (Received): 3

Gostei muito do "thread cultural", já conheço o Mercado de São José, falta o da Madalena!
Old January 7th, 2009, 08:06 PM   #7
MasterPE
Registered User

Likes (Received): 1

Aspectos ORIGINAIS, sem maquiagem para turistas .Cotidiano folclórico e REAL das pessoas pacatas e alternativas .

O entorno do mercado de São José mantém ainda costumes dos MASCATES do sex XVII . É o Recife primário .

Mercado da Madalena ponto de encontro dos comedores de buxada e da galera que pega a "saideira" lá pra madruga.

É a cidade para consumo interno ,assim como o centro do Recife .
Old January 7th, 2009, 08:12 PM   #8
tonyssa
.

tonyssa's Avatar

Belíssimo thread, as fotos estão fantásticas! Fizeste um belo roteiro pela cidade, mostrando lugares pouco divulgados da cidade. Adorei a igraja da 1ª foto, bem imponente, mostrando que o gosto pela altura dos recifenses é antiga. Valeu pelas fotos!
tonyssa no está en línea   Reply With Quote
Old January 7th, 2009, 08:36 PM   #9
Hugo_REC
Arquitetura de banheiro

Hugo_REC's Avatar

Quote:
Originally Posted by Ap_Recife View Post
Que lindo thread, Hugo.

Essa região do Mercado de São José é uma bagunça só, mas dá pra sentir o cotidiano do centro, hehe. Essa vista das torres gêmeas é muito legal.

O Mercado da Madalena eu conheço bem.

O ensaio do Maracatu me deixou com água na boca, imaginei o som e me empolguei, pois tá chegando a melhor festa...
Valeu Ap.!! E eu que ouvi o maracatu tão perto?? Chega da um frio na espinha, to sonhando com aquele trovão descendo as ladeiras de Olinda...falta pouco!!

Quote:
Originally Posted by IvoJP View Post
Iniciaste 2009 BOMBANDO!!!
Amei o thread, até hoje não vi nada parecido nos threads do Recife e deu até para sentir o calor humano e a alma do lugar.
Parabéns pelo excelente trabalho, Hugo!!
Obrigado Ivo, não sei se fiz algo assim tão inédito, mas eu gosto de retratar coisas mais reais, o loooosho e o glamour são ótimos e eu os adoro...mas é esse cotidiano que dá a alma da cidade!
Valeu pelo comment amigo!

Quote:
Originally Posted by CHRM_Rec View Post
Ótimo Thread!!!

Achei massa as fotos do Mercado SJ e do Pátio São Pedro, lugares que eu ainda não fui.

São lugares lindos, e só não são perfeitos por causa da falta de educação do povo...

Mesmo assim, encantadores.
Pois trate de conhecer rapaz, pode até não gostar do "vuco-vuco" mas garanto que a visita será proveitosa pra ver a cidade com outros olhos!
Valeu por comentar!
Old January 7th, 2009, 08:48 PM   #10
Hugo_REC
Arquitetura de banheiro

Hugo_REC's Avatar

Quote:
Originally Posted by Sthevan MG View Post
Maravilhoso este Thread ...

O que mais me encanta no Pernambuco é que tudo parece muito alegre e colorido; Ou seja, uma cultura totalmente diferente da cultura mineira (do sudeste em geral). Nem parece que somos do mesmo país. Por isso que sou apaixonado pelo Brasil, que é um conjunto de vários países em um só.

Bom ... acho que não preciso falar novamente que sou apaixonado pelo Pernambuco.

Abraço à todos.
Eu que agradeço vc gostar tanto desse meu estado, está mais que convidado para conhecer todo o colorido de Recife e PE, aproveita que o carnaval vem ai!!
Obrigado pelo comment! Abraço

Quote:
Originally Posted by Leoxjs View Post
Gostei muito do "thread cultural", já conheço o Mercado de São José, falta o da Madalena!
Vá comer uma macaxeira com charque no mercado da madalena depois da balada, garanto que vc vai encontrar muita gente por lá! É quase uma parada obrigatória!!
Valeu!

Quote:
Originally Posted by MasterPE View Post
Aspectos ORIGINAIS, sem maquiagem para turistas .Cotidiano folclórico e REAL das pessoas pacatas e alternativas .

O entorno do mercado de São José mantém ainda costumes dos MASCATES do sex XVII . É o Recife primário .

Mercado da Madalena ponto de encontro dos comedores de buxada e da galera que pega a "saideira" lá pra madruga.

O mais curioso é que essa parte que eu tbm considero quase que exclusiva para consumo interno é a que os turistas estrangeiros(europeus principalmente) mais querem ver na cidade.
No Mercado da Madalena não passei por isso, mas no de São José encontramos umas francesas, e num outro dia eu fui passear pelo Mercado da Boa Vista e encontramos uma italiana que estava encantada, sentamos com ela num bar, tomamos uma cerveja e ainda demos carona a ela até boa viagem, foi muito interessante ver a percepçao de uma turista estrangeira de uma coisa que é tão "nossa".
Obrigado pelo comentário!

Last edited by Hugo_REC; January 8th, 2009 at 04:54 AM.
Hugo_REC no está en línea   Reply With Quote
Old January 7th, 2009, 09:52 PM   #11
Mascate
Mameluco sangue azul

Mascate's Avatar

Likes (Received): 1937

Que maravilha, Hugo!!!

Faz tempo que não faço nenhum circuito pelos mercados. Adoro tomar café da manhã no Mercado de São José (antes que o comércio abra), comer uma rabada com macaxeira no Mercado da Madalena, curtir sons alternativos no Mercado da Boa Vista, comer um bom guisado de bode no Mercado de Casa Amarela... E os cheiros??!!! Ah!!! Vendo as fotos pude "sentir o cheiro" das frutas; das palhas, madeiras e couros do artesanato; das ervas e especiarias; das panelas com comida nordestina... Só não gosto do cheiro de açougues e peixarias... E o tum-tum-tum do maracatu de baque virado? E uma ceia completa no Pátio de São Pedro? Ai meu Deus!!! Ser pernambucano é sofrer de uma doença boa danada!!!!.

Parabéns pelo thread, também adoro o foco urbano próximo à realidade dos habitantes. Quando eu puder andar direito podemos marcar um giro por outras quebradas recifenses, beleza?
רסיפה, ערש היהדות באמריקה
Mascate no está en línea   Reply With Quote
Old January 7th, 2009, 10:45 PM   #12
Caruaruense
Agreste Pernambucano

Caruaruense's Avatar

Likes (Received): 954

Excelente thread, parabéns!
Caruaruense no está en línea   Reply With Quote
Old January 7th, 2009, 10:47 PM   #13
Emanuel Paiva
C|A|R|I|O|C|A

Emanuel Paiva's Avatar

Likes (Received): 2507

Thread fantástico! Para quem ainda não foi a Recife como eu e só viu o outro lado da cidade, nem tem noção desses mercados tradicionais que vendem de tudo. Parabéns

E disso que eu sinto falta em alguns threads das cidades: ALMA.
Gosto dessa interação cidade-cidadão e não só prédios, prédios, prédios...

Amei o thread!
Old January 7th, 2009, 11:18 PM   #14
ulilopes
Aglomerado Urbano Caipira

ulilopes's Avatar

Likes (Received): 606

Old January 7th, 2009, 11:18 PM   #15
RodrigoVix
Rodrigo!

RodrigoVix's Avatar

Likes (Received): 288

Que diversificação cultural, muito bom!
RodrigoVix no está en línea   Reply With Quote
Old January 8th, 2009, 12:35 AM   #16
Hugo_REC
Arquitetura de banheiro

Hugo_REC's Avatar

Quote:
Originally Posted by tonyssa View Post

Belíssimo thread, as fotos estão fantásticas! Fizeste um belo roteiro pela cidade, mostrando lugares pouco divulgados da cidade. Adorei a igraja da 1ª foto, bem imponente, mostrando que o gosto pela altura dos recifenses é antiga. Valeu pelas fotos!
Obrigado tony, fiz um roteiro bem legal mesmo, mostrar o lado "desconhecido" as vezes acaba sendo melhor que o tradicional, e sobre a altura, realmente a igreja é bem alta e ela ja apareceu muito por aqui, impressiona ainda mais de perto!
Valeu

Quote:
Originally Posted by Mascate View Post
Que maravilha, Hugo!!!

Faz tempo que não faço nenhum circuito pelos mercados. Adoro tomar café da manhã no Mercado de São José (antes que o comércio abra), comer uma rabada com macaxeira no Mercado da Madalena, curtir sons alternativos no Mercado da Boa Vista, comer um bom guisado de bode no Mercado de Casa Amarela... E os cheiros??!!! Ah!!! Vendo as fotos pude "sentir o cheiro" das frutas; das palhas, madeiras e couros do artesanato; das ervas e especiarias; das panelas com comida nordestina... Só não gosto do cheiro de açougues e peixarias... E o tum-tum-tum do maracatu de baque virado? E uma ceia completa no Pátio de São Pedro? Ai meu Deus!!! Ser pernambucano é sofrer de uma doença boa danada!!!!.

Parabéns pelo thread, também adoro o foco urbano próximo à realidade dos habitantes. Quando eu puder andar direito podemos marcar um giro por outras quebradas recifenses, beleza?
Opa Mascate pois pode contar comigo, adoro fazer esses passeios "sem rumo e sem nexo" pela cidade, sempre se descobre algo interessante, quando ficar bom é so dar um tok! Já to vendo que muitos threads bons vão surgir por ai!!
Obrigado por comentar!

Quote:
Originally Posted by Caruaruense View Post
Excelente thread, parabéns!
Valeu Caruaruense!
Old January 8th, 2009, 01:42 AM   #17
Bob_Omena
.a vida não para.

Bob_Omena's Avatar

Likes (Received): 631

mentira.. eu concordei com Master Jamy

que tredji massa, Hugo Mouse !!!!
esse sim é o verdadeiro espirito recifense.. totalmente original..
me senti andando pow, so faltou tu entrar na igreja de sao felix kkk eu sempre ia la tomar a "aguinha" que o padre jogava pq painho so frequenta ela... dai agora ta em reforma ... pah....... ! so na osei onde é o mercado da boa vista q tu falou ai.. da um toque hehe
Adorei o tredji !!!!! original.......... fotos 10

Quote:
Originally Posted by MasterPE View Post

Old January 8th, 2009, 01:43 AM   #18
Bob_Omena
.a vida não para.

Bob_Omena's Avatar

Likes (Received): 631

oa, faltou eu falar do Maracatu.... mas e preciso
ei... essa ultima igreja é linda, sonho em ve-la restaurada e etc.. mas é foda. pq nunca acaba.. assim como o Cinema !!! mas ta melhorando !!!!!
Old January 8th, 2009, 04:20 AM   #19
JPBrazil
Registered User

Likes (Received): 19

Gostei muito do seu thread, mostrou cenas rotineiras da cidade, algo bem raro por aqui.
JPBrazil no está en línea   Reply With Quote
Old January 8th, 2009, 12:56 PM   #20
Romão
No Botico da Dima

Romão's Avatar

Likes (Received): 2311

Hugo,assim vc me mata.....,conseguiu retratar com propriedade a alma do lugar,assim como mascate eu também senti os cheiros os sons,fiz uma viagem mental. Parabéns!

Agora quero saber a verdade se a dona Dilma vai falar a real? E se ela for reeleita, será porque o povo gosta de, levar no: rá rá rá rá rá rá bo o lepo lepo, A Dilma quer enfiar no seu, rá rá rá rá bo o lepo lepo
Romão no está en línea   Reply With Quote

Reply

Thread Tools

Posting Rules