daily menu » news links | rate the banner | guess the satellite | guess the city | one on one

Go Back   SkyscraperCity > Latin American Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Sul

Reply

Thread Tools Display Modes
Old January 7th, 2009, 10:52 PM   #1
renehass
Rene Hass

renehass's Avatar

Porto Alegre – Zona Sul – O requinte da Vila Assunção

Espremida entre os bairros Cristal e Tristeza, a VILA ASSUNÇÃO, ou simplesmente ASSUNÇÃO, é um bairro pequeno e nobre na Zona Sul de Porto Alegre, junto à orla do Guaíba.

O bairro é eminentemente residencial e o comércio é praticamente inexpressivo.

A Vila Assunção, por ser bairro nobre, é um dos preferidos da classe média alta. Nas suas residências de alto padrão moram empresários, profissionais liberais, professores universitários, políticos, jogadores de futebol, funcionários públicos de altos salários e personalidades da mídia local. Não é, na minha opinião, o bairro mais luxuoso e requintado de Porto Alegre, mas eu diria que está entre os mais dez. Talvez entre os cinco mais.

Junto à orla há um clube náutico, um clube social, uma vila de pescadores e a sede campestre de uma associação. A orla na parte sul do bairro é uma das preferidas dos veneradores de religiões afro-brasileiras como local para despachos e oferendas.

Destaca-se no bairro, além das casas e condomínios de alto padrão, as praças públicas e ruas, como de costume em Porto Alegre, sempre arborizadas.

No meu passeio pela Vila Assunção chamou-me a atenção a quantidade de casas postas à venda. Será um reflexo da crise econômica mundial na classe média alta?

Todas as fotos aqui postadas foram tiradas por mim na tarde ensolarada do dia 05/01/2009. Algumas estão comentadas. Espero que gostem!

FOTO 1.

FOTO 2. Esse é os fundos da casa que aparece na fotos 50 e 51. É uma construção grega. Diz no topo “Teatro Yolanda Trebbi”. Deve ser o nome da dona da casa. Fiquei sabendo que a mulher aprecia tudo da Grécia, e que decora toda a casa com motivos gregos. Apesar de essa construção ser um teatro – pelo menos é o que está escrito ali – , eu nunca fiquei sabendo de alguma peça ou apresentação ali. Nem sei se a construção é aberta ao público. Creio piamente que se trata apenas de uma megalomania da dona da casa.

FOTO 3.

FOTO 4.

FOTO 5.

FOTO 6.

FOTO 7.

FOTO 8.

FOTO 9.

FOTO 10.

FOTO 11. Aos saudosistas, as Ruínas do Timbuka. O Timbuka foi um bar que havia nesse local. Era famoso, especialmente nos finais de semana, por reunir pessoas de todas as idades, mas principalmente jovens, para apreciar o pôr do sol, tomar chimarrão, jogar conversa fora, beber bastante e fumar tudo o que podiam. Se havia um local que poderia ser chamado de fumódromo oficial da Zona Sul de Porto Alegre, esse lugar era o Timbuka. E tudo rolava solto aos olhos e conhecimento das autoridades que, como sempre, nada faziam. Tudo o que a imaginação humana possa pensar acontecia nos arredores do Timbuka.

FOTO 12.

FOTO 13.

FOTO 14.

FOTO 15.

FOTO 16.

FOTO 17.

FOTO 18.

FOTO 19.

FOTO 20. Ponta do Dionísio. Este é um dos locais onde Porto Alegre mais se aproxima geograficamente da cidade de Guaíba. São apenas cerca de 4,5 km em linha reta daqui até o centro de Guaíba. Antes da construção das quatro pontes (BR-116) que fazem a travessia sobre o Delta do Jacuí, havia barcas que faziam a ligação entre Guaíba e Porto Alegre. E ponto de desembarque em Porto Alegre era justamente a Vila Assunção onde hoje há uma estação do Corpo de Bombeiros. Se o Brasil fosse um país de língua inglesa, haveria uma ponte unindo Porto Alegre a Guaíba a partir da Vila Assunção.

FOTO 21.

FOTO 22.

FOTO 23.

FOTO 24.

FOTO 25.

FOTO 26.

FOTO 27.

FOTO 28. Essa casa sempre me chamou a atenção pelo estilo. É uma casa bonita e que poderia estar na Serra Gaúcha, na região de Gramado e Canela. É uma casa bela, mas uma breguice só no jardim. Impossível de descrever o mau gosto. Só passando ali e vendo com os próprios olhos.

FOTO 29.

FOTO 30.

FOTO 31. Eu algum outro dos meus threads, alguém comentou que não gosta quando as ruas de paralelepípedos se enchem de vegetação entre as pedras. Eu já acho o contrário. Adoro ruas assim justamente por causa da vegetação que cresce entre as pedras. É tão bucólico e charmoso. A Vila Assunção tem várias ruas assim.

FOTO 32.

FOTO 33.

FOTO 34.

FOTO 35.

FOTO 36.

FOTO 37.

FOTO 38.

FOTO 39.

FOTO 40.

FOTO 41.

FOTO 42.

FOTO 43.

FOTO 44.

FOTO 45.

FOTO 46.

FOTO 47.

FOTO 48.

FOTO 49.

FOTO 50. Essa a casa em cujos fundos está a construção grega com a inscrição “Teatro Yolanda Trebbi” e que aparece nas fotos 2, 3 e 6.

FOTO 51.

FOTO 52.

FOTO 53.

FOTO 54.

FOTO 55. Santuário de Schoenstatt. Trata-se de uma agradável igrejinha em frente à Praça Caraíba.

FOTO 56.

FOTO 57. Gostei muito dessa casa, especialmente da chaminé alta de pedras. Quase bati ali e perguntei qual dos três porquinhos morava nela.

FOTO 58.

FOTO 59.

FOTO 60.

FOTO 61.

FOTO 62. Outra belíssima casa no estilo conto de fadas.

FOTO 63.

FOTO 64. Igreja de Nossa Senhora da Assunção, ou simplesmente Capelinha da Assunção, como a maioria das pessoas a ela se refere. Por ser uma igreja pequena e no topo de uma colina – além de estar na Vila Assunção – essa igreja é uma das preferidas da classe média alta para suas cerimônias de núpcias. Eu, com toda a sinceridade, não a acho bonita. Há poucos anos atrás, acho que uns 4 ou 5 anos, esta igreja foi o palco da cerimônia religiosa de casamento entre uma manicure gaúcha e o ator que na época interpretava o papel do Fantasma da Ópera na Broadway, Nova York. A cerimônia civil de casamento foi nos Estados Unidos (afinal, ela não era boba), e a religiosa aqui em Porto Alegre. Eu tentei encontrar na Internet notícias referentes a esse casamento e o nome do ator, mas infelizmente não encontrei.

FOTO 65. Não sei vocês, mas adorei essa casa toda emadeirada.

FOTO 66.

FOTO 67.

FOTO 68.

FOTO 69. Um raríssimo prédio na Vila Assunção.

FOTO 70.

FOTO 71. Eis a Vila de Pescadores na Vila Assunção. O único ponto do bairro não ocupado pela classe média alta.

FOTO 72.

FOTO 73.

FOTO 74.

FOTO 75.

FOTO 76.

FOTO 77.

FOTO 78.

FOTO 79.

FOTO 80.

FOTO 81.

FOTO 82.

FOTO 83.

FOTO 84. Outro raríssimo prédio na Vila Assunção.

FOTO 85.

FOTO 86.

FOTO 87. Uma confusão para os meus olhos, mas gostei.

FOTO 88.

FOTO 89.

FOTO 90.

FOTO 91.

FOTO 92.

FOTO 93.

FOTO 94.

FOTO 95.

FOTO 96. Deve fazer uns 4 anos que essa casa com torre de castelinho está à venda. Ela ainda é habitada, mas o valor deve ser tanto que ninguém ousou comprá-la. E uma das construções das quais eu mais gosto na Assunção.

FOTO 97.

FOTO 98.

FOTO 99.

FOTO 100.

Outros bairros de Porto Alegre aqui no SSC fotografados por mim:

Cristal
Ipanema
Tristeza e Alegria (Guaíba)
renehass no está en línea   Reply With Quote
Old January 7th, 2009, 11:17 PM   #2
Xinah_Poa to Gui_Poa
Registered User

Xinah_Poa to Gui_Poa's Avatar

Cara, parabens pelas fotos, muito boas mesmo.

Zona sul deveria ter algo que não aceitem qualquer projeto para ser construído nela, é a nossa ultima oportunidade de fazer de Poa uma cidade turistica.

Imagina se resolvem fazer uns edf neos nela?
sahuasuhasuhuhsuh

Algumas casas como na foto 50, parecem casas do litoral a alguns anos a traz, quando não tinham cercas.

Muito show.
Parabens mesmo, e obrigado por postar essas fotos.
Xinah_Poa to Gui_Poa no está en línea   Reply With Quote
Old January 7th, 2009, 11:30 PM   #3
EZE
Who?

EZE's Avatar

Acho muito bonito casas com chaminés...
Aí no Sul tem bastante disso, dá um ar "chic" ao lugar...
Mas dá um clima bem Brasil esses AC janelas e aquele sprinter LG em uma das casa das fotos...
Parabéns pelo lugar e pelas fotos...

O Skyline Prudentino...
Skyline de Presidente Prudente

Especial Prudente 90 Anos...
Presidente Prudente 90 anos

Mega Thread Presidente Prudente...
Bela, Verticalizada e Surpreendente Presidente Prudente

Encontro de Foristas | Prudente 92 anos...
Presidente Prudente/SP - 92 anos! Encontro de Foristas
EZE no está en línea   Reply With Quote
Old January 7th, 2009, 11:33 PM   #4
Xinah_Poa to Gui_Poa
Registered User

fazer o que, inverno da quase 0 graus, verão chega perto dos 40, ae é pa fudeocudopaiaço
Old January 7th, 2009, 11:40 PM   #5
EZE
Who?

EZE's Avatar

O Skyline Prudentino...
Skyline de Presidente Prudente

Especial Prudente 90 Anos...
Presidente Prudente 90 anos

Mega Thread Presidente Prudente...
Bela, Verticalizada e Surpreendente Presidente Prudente

Encontro de Foristas | Prudente 92 anos...
Presidente Prudente/SP - 92 anos! Encontro de Foristas
EZE no está en línea   Reply With Quote
Old January 7th, 2009, 11:44 PM   #6
Xinah_Poa to Gui_Poa
Registered User

Tu ri por que não é ctg...

shuasaassauhsau

Bah, Poa no verão é insuportavel, pensa bem, carioca vem na primavera pra Porto Alegre e muitos passam frio, gaucho vai pro Rio na primavera e passa calor... a diferença de temperatura é muito grande...

Quando chega o verão é a mesma coisa, é terrivel.
Old January 8th, 2009, 01:36 AM   #7
seumensageiro
Registered User

seumensageiro's Avatar

Mais um thread com o selo de qualidade renehass
muito bom, a zona sul de Poa é muito linda!
seumensageiro no está en línea   Reply With Quote
Old January 8th, 2009, 01:57 AM   #8
JoseRodolfo
NON DVCOR DVCO

JoseRodolfo's Avatar

Lindo bairro, muita coisa interessante por aí!!!
JoseRodolfo no está en línea   Reply With Quote
Old January 8th, 2009, 02:17 AM   #9
tonyssa
Registered User

Porto alegre tem bairros muito bacanas, adorei essa região da cidade!
tonyssa no está en línea   Reply With Quote
Old January 8th, 2009, 03:08 AM   #10
RVpoa
Registered User

RVpoa's Avatar

Eu conhecia a fama, mas ainda não conhecia o Assunção, muito bonito, claro merecia que a prefeitura cortasse com mais frequência as áreas públicas ajardinadas, mas as casas e condomíneos e a proximidade com o lago fazem dele muito interessante, mas o que chama a atenção mesmo são as casas, muito charmosas em especial a da casa 94, adoro ele. Valeu pelas fotos, muito boas.
RVpoa no está en línea   Reply With Quote
Old January 8th, 2009, 03:56 AM   #11
Cerrado
In the brig

Lugar simplesmente lindo.
Cerrado no está en línea   Reply With Quote
Old January 8th, 2009, 05:13 AM   #12
RG
RG

RG's Avatar

Muito bonito mesmo!
RG no está en línea   Reply With Quote
Old January 8th, 2009, 05:32 AM   #13
Bruno BHZ
.

Bruno BHZ's Avatar

Que maravilha de lugar, nossa!
Old January 8th, 2009, 06:45 AM   #14
Driano MG
Mineiro da Mata

Driano MG's Avatar

Thread mto bom, ótimas fotos, essa Vila Assunção parace ser mto tranquila, apesar de ter visto algumas casas com cercas elétricas, mas no geral é um bairro seguro?

Avatar: Juiz de Fora - Esquina da Rua Halfeld c/ Av. Rio Branco
Driano MG no está en línea   Reply With Quote
Old January 8th, 2009, 03:10 PM   #15
Romão
ô frevança!

Romão's Avatar

Parece ser um bairro bastante agradável.belas fotos
Romão no está en línea   Reply With Quote
Old January 8th, 2009, 04:28 PM   #16
renehass
Rene Hass

renehass's Avatar

Quote:
Originally Posted by seumensageiro View Post
Mais um thread com o selo de qualidade renehass
muito bom, a zona sul de Poa é muito linda!
Obrigado, seumensageiro. Há mais threads no forno. Em breve estarei postando fotos de outros bairros da Zona Sul.

Abraços!
Old January 8th, 2009, 04:41 PM   #17
renehass
Rene Hass

renehass's Avatar

Quote:
Originally Posted by EZE View Post
Acho muito bonito casas com chaminés...
Aí no Sul tem bastante disso, dá um ar "chic" ao lugar...
Mas dá um clima bem Brasil esses AC janelas e aquele sprinter LG em uma das casa das fotos...
Parabéns pelo lugar e pelas fotos...
As chaminés estão presentes na maior parte das casas desses bairros mais chiques da Zona Sul de POA. Em algumas casas, se você observar, as chaminés são de metal e cilíndricas. Esse tipo de chaminé é bastante comum nos edifícios residências. Hoje, praticamente todos edifícios residenciais novos e de alto padrão tem lareiras em todos os apartamentos.

Porto Alegre é uma cidade com clima bastante frio no inverno e os bairros da orla sofrem mais com as temperaturas baixas em função dos ventos fortes que sopram do Guaíba. Como não há barreiras naturais (morros) ou feitas pelo homem (edifícios), o vento castiga aqueles que moram nas proximidades do lago.

E no verão, como não há mar, não há brisa. A cidade vira um caldeirão.

Se por um lado os bairros da orla sofrem mais no inverno, por outro eles sofrem menos no verão. Não temos mar com brisa soprando em toda a cidade. Mas há, de vez em quando, uma brisa que sopra do lago. E esses aparelhos de ar condicionado tipo sprinter da LG estão cada vez mais comuns na cidade.

Abraços!
Old January 8th, 2009, 04:44 PM   #18
renehass
Rene Hass

renehass's Avatar

Quote:
Originally Posted by Xinah_Poa to Gui_Poa View Post
Cara, parabens pelas fotos, muito boas mesmo.

Zona sul deveria ter algo que não aceitem qualquer projeto para ser construído nela, é a nossa ultima oportunidade de fazer de Poa uma cidade turistica.

Imagina se resolvem fazer uns edf neos nela?
sahuasuhasuhuhsuh

Algumas casas como na foto 50, parecem casas do litoral a alguns anos a traz, quando não tinham cercas.

Muito show.
Parabens mesmo, e obrigado por postar essas fotos.
Realmente, a casa da foto 50 lembra muito as casas de praias como Capão da Canoa, Atlândida e Xangri-Lá. Uma bela casa e uma exceção na Vila Assunção por não ter cercas. Mas tem uma guarita bem ao lado dela, não aparecendo na foto.
Old January 8th, 2009, 04:48 PM   #19
renehass
Rene Hass

renehass's Avatar

Quote:
Originally Posted by Driano MG View Post
Thread mto bom, ótimas fotos, essa Vila Assunção parace ser mto tranquila, apesar de ter visto algumas casas com cercas elétricas, mas no geral é um bairro seguro?
Sim, eu diria que no geral a Assunção é um bairro seguro. Eu não tenho os dados sobre a criminalidade no bairro, mas acredito ser a Assunção um dos bairros menos violentos da cidade. Há muitas casas com cercas elétricas e seguranças de rua pagos pelos moradores.
Old January 8th, 2009, 04:48 PM   #20
renehass
Rene Hass

renehass's Avatar

Aos demais visitantes que deixaram suas mensagens, meu sincero obrigado!

Abraços a todos!

Reply

Tags
assunção, brasil, brazil, porto alegre, vila assunção

Thread Tools
Display Modes

Posting Rules