daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Gerais > Arquitetura e Discussões Urbanas



Reply

 
Thread Tools Rate Thread
Old January 9th, 2009, 12:20 AM   #1
Rekarte
Libertarian
 
Rekarte's Avatar
 
Join Date: Mar 2008
Posts: 21,081
Likes (Received): 3150

Cajazeiras-O Crescimento desordenado de um bairro planejado

Trabalho de pesquisa acadêmica realizada por três estudantes do curso de Geografia da Universidade Católica do Salvador - UCSal ( Edson Junior, Gabriel Gomes e Rejane Freire). Que teve como objetivo conhecer e compreender o bairro de Cajazeiras desde a idéia primária, no papel até sua realidade, identificando e entendendo o seu crescimento demográfico e as suas influências na estrutura urbana.
As fotos são minhas.

Area de Cajazeiras,ao norte de Salvador


A Cidade do Salvador teve sua ocupação de forma desordenada em todo seu traçado, por exemplo, que na parte antiga da cidade apenas os bairros do Jardim Brasil e dos Barris nasceram da prancheta do projetista. Também as intervenções realizados ao longo dos anos não foram das mais felizes. Neste sentido, existe uma deformação cultural de tal ordem que se costuma considerar o bairro de Cajazeiras como centro desafogador da problemática habitacional de Salvador. Com as cumeeiras estranguladas pelo crescimento populacional, os governantes passam a procuram soluções a essa expansão. Então, a partir de 1970, começa o cercamento da cidade por grandes glebas, entulhadas de conjuntos habitacionais padronizados.[...]. E Cajazeira, um bairro projetado para receber um contingente de aproximadamente 100.000 habitantes, possui hoje mais de 400 mil habitantes, ocupando uma área de 20 milhões de metros quadrados.

Criado pelo governo do estado, através da antiga Urbis (Empresa de Habitação e Urbanismo da Bahia), há 20 anos, como o primeiro bairro previamente planejado de Salvador, cresceu tanto que passou a ter vida própria. Como acontece com todos os outros bairros da cidade, também sofreu um processo muito grande de desordenamento.[...]. Levando-se em consideração o numero de habitantes que possui, e a um comércio que tem alcançado um nível de desenvolvimento considerado muito bom.[...]. O bairro possui comércio próprio, hospital, posto de saúde, escolas de nível fundamental e médio, e delegacia de polícia. Porém, a estrutura projetada tornou-se insuficiente para atender a atual demanda populacional, que cresceu numa proporção inimaginável. Com 13 conjuntos habitacionais, abrangendo cerca de 18.523 casas e apartamentos. Mas o grande número de invasões que surgiram em seu entorno, nos últimos anos, pode ser considerado como fator preponderante para o inchaço populacional, contribuindo para o desequilíbrio na forma de atendimento desses setores tornando o bairro anteriormente planejado, em um bairro desordenado.


CAJAZEIRAS no papel-A idéia do bairro


Diante do déficit habitacional de Salvador, cuja população crescia rapidamente com a instalação dos pólos industriais: Centro Industrial de Aratú – CIA, e o Complexo Petroquímico de Camaçarí - COPEC, o Governo do Estado da Bahia através da Companhia Estadual de Desenvolvimento Urbano – CEDURB, empresa vinculada à Secretaria do Saneamento e Desenvolvimento Urbano, e com o apoio do Banco Nacional da Habitação – BNH, decidiu ultrapassar a fase dos conjuntos habitacionais tradicionais que eram isolados e de pequeno porte, e partiram para procurar soluções de maior escala que, dariam uma nova cara a estrutura da cidade.[...]

Para realizar esta integração o governo do estado iniciou em 1975 o processo de desapropriação, por meio de decreto estadual, das terras de três grandes fazendas: a Fazenda Jaguaripe de Cima, também conhecida como Fazenda Grande, a Fazenda Cajazeiras, a Fazenda Boa União e a Chácara Nogueira. Ao todo foram desapropriados um total de 16 milhões de m², absorvendo áreas na BR-324, na altura do Supermercado Makro, até o Km 5,5 da Estrada Velha do Aeroporto, limitando-se com os bairros de Castelo Branco e Nova Brasília e atravessando o Golfe Clube. Nascia assim o Projeto Urbanístico Integrado Cajazeira.

Quanto aos padrões habitacionais escolhidos, foram distribuídos da seguinte maneira:
Apartamentos 15%
Casas isoladas ou geminadas 63%
Sobrados geminados 22%

CAJAZEIRAS na prática-o surgimento

A partir do ano de 1978, todas as gestões do governo estadual trabalharam em colocar o projeto na prática dando a sua contribuição na construção de Cajazeiras. O plano anteriormente elaborado sofreu modificações, principalmente na década de 80 quando foram adquiridas a faixa de terras da Fazenda Grande, que fica à Leste do terreno destinado a Cajazeira e próximo à represa do Ipitanga e da Estrada Velha do Aeroporto, com 385,31 ha, e fica próximo de outro projeto habitacional – o Projeto Mussurunga, construído pelo governo estadual na margem da Avenida Luís Viana filho, a Paralela. A partir daí, e após alguns estudos, o Projeto Urbanístico Cajazeira passou-se a denominar Projeto Integrado Cajazeira – Fazenda Grande. Em dez anos foram entregues as seguintes etapas do projeto:

Número de Unidades Habitacionais
  • Cajazeira II _ 510
  • Cajazeira III_ 605
  • Cajazeira IV_ 400
  • Cajazeira V_ 1.001
  • Cajazeira VI_ 1.254
  • Cajazeira VII_ 708
  • Cajazeira VIII_ 1.476
  • Cajazeira X_ 1.755
  • Cajazeira XI_ 2.400
  • Fazenda Grande I_ 2.100
  • Fazenda Grande II_ 2.351
  • Fazenda Grande III_ 1.763
  • Fazenda Grande IV_ 2.200
  • TOTAL DE HABITAÇÕES_ 18.523

Estimava-se que com a construção das 18.523 unidades , Cajazeira – Fazenda Grande teria uma população estimada de 100.000 pessoas. As Cajazeiras IX e XII que deveriam conter 5.024 unidades habitacionais, não foram construídas porque o sistema financeiro de habitação não liberou as verbas necessárias para a construção.

Imagem Panoramica da Cajazeira IV


O sistema de transporte coletivo que servia ao bairro era precário, a população não possui linhas de ônibus interligando bairro-centro direto. As linhas eram poucas e todas com um só destino, o Terminal da Estrava Velha do Aeroporto, ou simplesmente Terminal EVA, que ganhou o apelido de "campo de concentração" onde existia um precário sistema integrado de transporte, onde a população de Cajazeira e região deveria pegar um coletivo até o Terminal e de lá seguir em outro veículo para o centro da cidade. As linhas eram monopolizadas pela extinta Empresa de Transporte da Prefeitura de Salvador, a TRANSUR. Após muita reclamação, construiu-se o Terminal Nova Esperança – ENE. Com a TRANSUR falida, o monopólio ficou a cargo da antiga empresa Ogunjá. E criou-se também linhas diretas ligando algumas Cajazeiras à Estação Clérinston Andrade, a LAPA, mas estas linhas tinham o valor de suas passagens mais caras que o transporte convencional. Hoje Cajazeira possui várias linhas de ônibus ligando os bairros ao centro, com tarifa padrão às de todas as linhas da cidade e utiliza a Estação Pirajá.

Alem de Cajazeira, outros dois grande projetos habitacionais do Governo do Estado deram também os rumos da expansão da aglomeração da Cidade do Salvador. O Conjunto Habitacional Mussurunga, com cerca de 20.000 pessoas, reforçando o núcleo de Itapuã, o Projeto Cají em Lauro de Freitas, e o já constituído antes de Cajazeira, o Projeto Narandiba.

Estava nos planos do Governo do Estado, que o complexo Cajazeira – Fazenda Grande deveria Ter mais 8.000 unidades habitacionais nas áreas remanescentes. Mas, os financiamento para construção de casas populares foram suspensos por vários anos e daí deu-se o estopim, que foi a invasão das encostas e vales nos arredores do conjunto.

CAJAZEIRAS e a sua estrutura urbana atual-A realidade

A tualmente, o bairro de Cajazeiras apresenta características iguais a qualquer outro bairro de Salvador, apesar de ter sido "planejado". Ocupando uma área de 20 milhões de metros quadrados e somando uma população estimada em mais de 400.000 habitantes, Cajazeiras mais parece uma cidade dentro de Salvador. Com vinte anos de idade e sendo considerado o primeiro bairro previamente planejado de Salvador, cresceu tanto que passou a Ter vida própria.


O surgimento das invasões
O complexo formado por nove Cajazeiras, quatro Fazendas Grande e a Boca da Mata, é considerado o maior da América Latina. Apesar disso, convive com invasões nas encostas e nos vales do Projeto que se tornaram favelas e aumentam a cada dia abrigando atualmente 50.000 pessoas, indicando o agravamento de problemas sociais, pois o grande numero das invasões que surgiram no seu entorno, nos últimos anos, pode ser considerado como fator preponderante para o inchaço populacional, contribuindo para o desequilíbrio habitacional do bairro.[...]. Apesar o surgimento dos barracos de madeira, taipa e alguns já de parede de tijolo sem reboca contrasta com a arquitetura dos conjuntos habitacionais, o que da ao bairro uma feição urbana única quando comparado com outros locais da cidade. Muitas dessas invasões já são bairros oficializados pelas autoridades, como é o caso do Conjunto Jaguaripe I e II, localizado próximo a Cajazeira VIII.

Invasões entre a Cajazeira VI e IV


Saúde

Na área de saúde, Cajazeira possui dois postos de saúde, um na Cajazeira II e outro na Cajazeira VIII, este último oferece serviço de emergência, mas os moradores necessitam de outras unidades pois existe a reclamação de que estes postos não atendem satisfatoriamente, ou quando não falta material falta medico. Alem destes equipamentos, o bairro dispões também da Maternidade Albert Sabin, do Hospital Geral de Cajazeiras, o Hospital Jaar Andrade e de várias clinicas particulares.

Segurança

A segurança em Cajazeiras está a cargo da 3ª Companhia Independente da Policia Militar, que com um efetivo de com 120 homens e oito viaturas.

Educação

Os moradores de Cajazeiras X são privilegiados na área educacional. No local, funciona a Escola Básica e Profissional Fundação Bradesco, que se destaca pelo método de aprendizado, considerado bastante avançado. A Fundação assiste 1.329 alunos distribuídos dos cursos da alfabetização ao 2º grau.

Transporte

O contínuo crescimento da população só faz realçar os problemas, destacando como principal a carência no setor de transporte. Atuam na área das Cajazeiras um numero insuficiente de veículos que venha a atender à demanda de passageiros. O que alivia a situação é a presença do sistema de transporte suplementar de microônibus e vans.

Vista Panoramica da Cajazeira VI

Rekarte no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links
 
Old January 9th, 2009, 12:45 AM   #2
PauloBrasil
PauloBrasil
 
PauloBrasil's Avatar
 
Join Date: Aug 2008
Location: Salvador
Posts: 1,329
Likes (Received): 187

parabens! thread muito bom, bem organizado e educativo, rs! eu nao conheço cajazeiras, se vc nao colocasse o mapa, eu nem saberia pra q lado fica! mas eh um bairro muito famoso em salvador, bastante popular. afinal, qm nunca viu o tanto de onibus cajazeiras por ai, eh cajazeiras II, cajazeiras VI, cajazeiras CXXIII (brincadeira). mas fiquei contente em saber um pouco mais da historia de parte da minha cidade!
mas eu estava esperando mais fotos
PauloBrasil no está en línea   Reply With Quote
Old January 9th, 2009, 12:51 AM   #3
Rekarte
Libertarian
 
Rekarte's Avatar
 
Join Date: Mar 2008
Posts: 21,081
Likes (Received): 3150

Quote:
Originally Posted by PauloBrasil View Post
parabens! thread muito bom, bem organizado e educativo, rs! eu nao conheço cajazeiras, se vc nao colocasse o mapa, eu nem saberia pra q lado fica! mas eh um bairro muito famoso em salvador, bastante popular. afinal, qm nunca viu o tanto de onibus cajazeiras por ai, eh cajazeiras II, cajazeiras VI, cajazeiras CXXIII (brincadeira). mas fiquei contente em saber um pouco mais da historia de parte da minha cidade!
mas eu estava esperando mais fotos
Eu ainda irei fazer um trhead de Cajazeiras,so de fotos
estarei nos proximos dias,indo em outras Cajazeiras para tirar umas fotos
e dentro de 1 mês estarei fazendo o trhead
Rekarte no está en línea   Reply With Quote
Old January 9th, 2009, 12:56 AM   #4
Silasssa
atlântico baiano
 
Silasssa's Avatar
 
Join Date: Oct 2008
Location: Salvador
Posts: 437
Likes (Received): 4

Quote:
Originally Posted by Rekarte View Post
Trabalho de pesquisa acadêmica realizada por três estudantes do curso de Geografia da Universidade Católica do Salvador - UCSal ( Edson Junior, Gabriel Gomes e Rejane Freire). Que teve como objetivo conhecer e compreender o bairro de Cajazeiras desde a idéia primária, no papel até sua realidade, identificando e entendendo o seu crescimento demográfico e as suas influências na estrutura urbana.
As fotos são minhas.

Area de Cajazeiras,ao norte de Salvador


A Cidade do Salvador teve sua ocupação de forma desordenada em todo seu traçado, por exemplo, que na parte antiga da cidade apenas os bairros do Jardim Brasil e dos Barris nasceram da prancheta do projetista. Também as intervenções realizados ao longo dos anos não foram das mais felizes. Neste sentido, existe uma deformação cultural de tal ordem que se costuma considerar o bairro de Cajazeiras como centro desafogador da problemática habitacional de Salvador. Com as cumeeiras estranguladas pelo crescimento populacional, os governantes passam a procuram soluções a essa expansão. Então, a partir de 1970, começa o cercamento da cidade por grandes glebas, entulhadas de conjuntos habitacionais padronizados.[...]. E Cajazeira, um bairro projetado para receber um contingente de aproximadamente 100.000 habitantes, possui hoje mais de 400 mil habitantes, ocupando uma área de 20 milhões de metros quadrados.

Criado pelo governo do estado, através da antiga Urbis (Empresa de Habitação e Urbanismo da Bahia), há 20 anos, como o primeiro bairro previamente planejado de Salvador, cresceu tanto que passou a ter vida própria. Como acontece com todos os outros bairros da cidade, também sofreu um processo muito grande de desordenamento.[...]. Levando-se em consideração o numero de habitantes que possui, e a um comércio que tem alcançado um nível de desenvolvimento considerado muito bom.[...]. O bairro possui comércio próprio, hospital, posto de saúde, escolas de nível fundamental e médio, e delegacia de polícia. Porém, a estrutura projetada tornou-se insuficiente para atender a atual demanda populacional, que cresceu numa proporção inimaginável. Com 13 conjuntos habitacionais, abrangendo cerca de 18.523 casas e apartamentos. Mas o grande número de invasões que surgiram em seu entorno, nos últimos anos, pode ser considerado como fator preponderante para o inchaço populacional, contribuindo para o desequilíbrio na forma de atendimento desses setores tornando o bairro anteriormente planejado, em um bairro desordenado.


CAJAZEIRAS no papel-A idéia do bairro


Diante do déficit habitacional de Salvador, cuja população crescia rapidamente com a instalação dos pólos industriais: Centro Industrial de Aratú – CIA, e o Complexo Petroquímico de Camaçarí - COPEC, o Governo do Estado da Bahia através da Companhia Estadual de Desenvolvimento Urbano – CEDURB, empresa vinculada à Secretaria do Saneamento e Desenvolvimento Urbano, e com o apoio do Banco Nacional da Habitação – BNH, decidiu ultrapassar a fase dos conjuntos habitacionais tradicionais que eram isolados e de pequeno porte, e partiram para procurar soluções de maior escala que, dariam uma nova cara a estrutura da cidade.[...]

Para realizar esta integração o governo do estado iniciou em 1975 o processo de desapropriação, por meio de decreto estadual, das terras de três grandes fazendas: a Fazenda Jaguaripe de Cima, também conhecida como Fazenda Grande, a Fazenda Cajazeiras, a Fazenda Boa União e a Chácara Nogueira. Ao todo foram desapropriados um total de 16 milhões de m², absorvendo áreas na BR-324, na altura do Supermercado Makro, até o Km 5,5 da Estrada Velha do Aeroporto, limitando-se com os bairros de Castelo Branco e Nova Brasília e atravessando o Golfe Clube. Nascia assim o Projeto Urbanístico Integrado Cajazeira.

Quanto aos padrões habitacionais escolhidos, foram distribuídos da seguinte maneira:
Apartamentos 15%
Casas isoladas ou geminadas 63%
Sobrados geminados 22%

CAJAZEIRAS na prática-o surgimento

A partir do ano de 1978, todas as gestões do governo estadual trabalharam em colocar o projeto na prática dando a sua contribuição na construção de Cajazeiras. O plano anteriormente elaborado sofreu modificações, principalmente na década de 80 quando foram adquiridas a faixa de terras da Fazenda Grande, que fica à Leste do terreno destinado a Cajazeira e próximo à represa do Ipitanga e da Estrada Velha do Aeroporto, com 385,31 ha, e fica próximo de outro projeto habitacional – o Projeto Mussurunga, construído pelo governo estadual na margem da Avenida Luís Viana filho, a Paralela. A partir daí, e após alguns estudos, o Projeto Urbanístico Cajazeira passou-se a denominar Projeto Integrado Cajazeira – Fazenda Grande. Em dez anos foram entregues as seguintes etapas do projeto:

Número de Unidades Habitacionais
  • Cajazeira II _ 510
  • Cajazeira III_ 605
  • Cajazeira IV_ 400
  • Cajazeira V_ 1.001
  • Cajazeira VI_ 1.254
  • Cajazeira VII_ 708
  • Cajazeira VIII_ 1.476
  • Cajazeira X_ 1.755
  • Cajazeira XI_ 2.400
  • Fazenda Grande I_ 2.100
  • Fazenda Grande II_ 2.351
  • Fazenda Grande III_ 1.763
  • Fazenda Grande IV_ 2.200
  • TOTAL DE HABITAÇÕES_ 18.523

Estimava-se que com a construção das 18.523 unidades , Cajazeira – Fazenda Grande teria uma população estimada de 100.000 pessoas. As Cajazeiras IX e XII que deveriam conter 5.024 unidades habitacionais, não foram construídas porque o sistema financeiro de habitação não liberou as verbas necessárias para a construção.

Imagem Panoramica da Cajazeira IV


O sistema de transporte coletivo que servia ao bairro era precário, a população não possui linhas de ônibus interligando bairro-centro direto. As linhas eram poucas e todas com um só destino, o Terminal da Estrava Velha do Aeroporto, ou simplesmente Terminal EVA, que ganhou o apelido de "campo de concentração" onde existia um precário sistema integrado de transporte, onde a população de Cajazeira e região deveria pegar um coletivo até o Terminal e de lá seguir em outro veículo para o centro da cidade. As linhas eram monopolizadas pela extinta Empresa de Transporte da Prefeitura de Salvador, a TRANSUR. Após muita reclamação, construiu-se o Terminal Nova Esperança – ENE. Com a TRANSUR falida, o monopólio ficou a cargo da antiga empresa Ogunjá. E criou-se também linhas diretas ligando algumas Cajazeiras à Estação Clérinston Andrade, a LAPA, mas estas linhas tinham o valor de suas passagens mais caras que o transporte convencional. Hoje Cajazeira possui várias linhas de ônibus ligando os bairros ao centro, com tarifa padrão às de todas as linhas da cidade e utiliza a Estação Pirajá.

Alem de Cajazeira, outros dois grande projetos habitacionais do Governo do Estado deram também os rumos da expansão da aglomeração da Cidade do Salvador. O Conjunto Habitacional Mussurunga, com cerca de 20.000 pessoas, reforçando o núcleo de Itapuã, o Projeto Cají em Lauro de Freitas, e o já constituído antes de Cajazeira, o Projeto Narandiba.

Estava nos planos do Governo do Estado, que o complexo Cajazeira – Fazenda Grande deveria Ter mais 8.000 unidades habitacionais nas áreas remanescentes. Mas, os financiamento para construção de casas populares foram suspensos por vários anos e daí deu-se o estopim, que foi a invasão das encostas e vales nos arredores do conjunto.

CAJAZEIRAS e a sua estrutura urbana atual-A realidade

A tualmente, o bairro de Cajazeiras apresenta características iguais a qualquer outro bairro de Salvador, apesar de ter sido "planejado". Ocupando uma área de 20 milhões de metros quadrados e somando uma população estimada em mais de 400.000 habitantes, Cajazeiras mais parece uma cidade dentro de Salvador. Com vinte anos de idade e sendo considerado o primeiro bairro previamente planejado de Salvador, cresceu tanto que passou a Ter vida própria.


O surgimento das invasões
O complexo formado por nove Cajazeiras, quatro Fazendas Grande e a Boca da Mata, é considerado o maior da América Latina. Apesar disso, convive com invasões nas encostas e nos vales do Projeto que se tornaram favelas e aumentam a cada dia abrigando atualmente 50.000 pessoas, indicando o agravamento de problemas sociais, pois o grande numero das invasões que surgiram no seu entorno, nos últimos anos, pode ser considerado como fator preponderante para o inchaço populacional, contribuindo para o desequilíbrio habitacional do bairro.[...]. Apesar o surgimento dos barracos de madeira, taipa e alguns já de parede de tijolo sem reboca contrasta com a arquitetura dos conjuntos habitacionais, o que da ao bairro uma feição urbana única quando comparado com outros locais da cidade. Muitas dessas invasões já são bairros oficializados pelas autoridades, como é o caso do Conjunto Jaguaripe I e II, localizado próximo a Cajazeira VIII.

Invasões entre a Cajazeira VI e IV


Saúde

Na área de saúde, Cajazeira possui dois postos de saúde, um na Cajazeira II e outro na Cajazeira VIII, este último oferece serviço de emergência, mas os moradores necessitam de outras unidades pois existe a reclamação de que estes postos não atendem satisfatoriamente, ou quando não falta material falta medico. Alem destes equipamentos, o bairro dispões também da Maternidade Albert Sabin, do Hospital Geral de Cajazeiras, o Hospital Jaar Andrade e de várias clinicas particulares.

Segurança

A segurança em Cajazeiras está a cargo da 3ª Companhia Independente da Policia Militar, que com um efetivo de com 120 homens e oito viaturas.

Educação

Os moradores de Cajazeiras X são privilegiados na área educacional. No local, funciona a Escola Básica e Profissional Fundação Bradesco, que se destaca pelo método de aprendizado, considerado bastante avançado. A Fundação assiste 1.329 alunos distribuídos dos cursos da alfabetização ao 2º grau.

Transporte

O contínuo crescimento da população só faz realçar os problemas, destacando como principal a carência no setor de transporte. Atuam na área das Cajazeiras um numero insuficiente de veículos que venha a atender à demanda de passageiros. O que alivia a situação é a presença do sistema de transporte suplementar de microônibus e vans.

Vista Panoramica da Cajazeira VI

Meus Parabéns pelo thread!!
fala tudo, bem especificadamente da região de cajazeiras.
é uma região que ainda está crescendo bastante, mas infelizmente sem ordenamento. Todas aquelas casas sem reboco fica muito feio! e a falta de competência da prefeitura ajuda a piorar a situação!
É uma boa fonte de pesquisa sobre essa região. Me informou sobre várias coisas novas, como por exemplo que cajazeiras era um bairro planejado!!
valeu!
Silasssa no está en línea   Reply With Quote
Old January 9th, 2009, 12:59 AM   #5
Silasssa
atlântico baiano
 
Silasssa's Avatar
 
Join Date: Oct 2008
Location: Salvador
Posts: 437
Likes (Received): 4

ah como seria bom se todos fizessem um thread detalhado e especial sobre os bairros de Salvador!
por curiosidade, vc mora na região das cajazeiras, ou não tem nada a ver?
Silasssa no está en línea   Reply With Quote
Old January 9th, 2009, 01:06 AM   #6
urbanrecycle
BANNED
 
Join Date: Jul 2007
Posts: 2,914
Likes (Received): 3

engraçado que esse tipo de condominio habitacional foi dado como defasado tambem na decada de 70, com a obra de Minoru Yamasaki, o mesmo do World Trade Center, a qual marcou o segundo Charles Jencks o enterro oficial do movimento moderno, a Implosão do Pruitt Igoe, Yamasaki passou a ser um dos arquitetos mais conhecidos do mundo por suas obras implodidas. Mas os Cajazeiras, são frutos de um BNH fudido, e um movimento moderno ainda muuuuuuuuuuuuito forte que não se ligava aos movimentos externos como os antigos modernos se ligaram, Niemeyer Le corbusier, Reidy, Lucio Costa entre outros.
Sinceramente o problema existe mas não sei como contorna-lo, não é passando uma tabula rasa que vamos sanar os problemas, e sim estanca-los pois Cajazeiras nasceu de uma Tabula Rasa, um grande fruto do Plan Voisin

Viva Le Corbusier.
urbanrecycle no está en línea   Reply With Quote
Old January 9th, 2009, 01:06 AM   #7
Rekarte
Libertarian
 
Rekarte's Avatar
 
Join Date: Mar 2008
Posts: 21,081
Likes (Received): 3150

Sim,Silas!
moro na Cajazeiras VI
a primeira foto é a visão que eu tenho da minha janela
Rekarte no está en línea   Reply With Quote
Old January 9th, 2009, 01:18 AM   #8
tonyssa
.
 
tonyssa's Avatar
 
Join Date: Aug 2007
Posts: 75,716

No final da década de 80 Cajazeiras era um bairro que, apesar de popular, era bem organizado, com boa urbanização e muuuuitas manchas de mata atlantica. Infelizmente a falta de investimentos, a extinção da URBIS, o inchaço populacional de SSA e a omissão dos agentes públicos provocaram a favelização do bairro. Parabéns pela iniciaiva Rekarte.
tonyssa no está en línea   Reply With Quote
Old January 9th, 2009, 01:19 AM   #9
LUKS-BH
Preso nas montanhas...
 
LUKS-BH's Avatar
 
Join Date: Mar 2007
Location: BH-MG
Posts: 448
Likes (Received): 0

É a história da boa vontade de certos governantes pra tentar resolver o problema da falta de habitação no Brasil, conjugado com a falta de sintonia das esferas de governo pra liberar o dinheiro e a população que invade o local desesperada por moradia!

O thread tá muito bom Rekarte! Valeu por compartilhar... Uma pena mesmo que se o Brasil continuar nessa de oportunidades, que EU chamo de desperdiçadas fica difícil melhorar a vida da população!
LUKS-BH no está en línea   Reply With Quote
Old January 9th, 2009, 01:21 AM   #10
Rekarte
Libertarian
 
Rekarte's Avatar
 
Join Date: Mar 2008
Posts: 21,081
Likes (Received): 3150

Quote:
Originally Posted by tonyssa View Post
No final da década de 80 Cajazeiras era um bairro que, apesar de popular, era bem organizado, com boa urbanização e muuuuitas manchas de mata atlantica. Infelizmente a falta de investimentos, a extinção da URBIS, o inchaço populacional de SSA e a omissão dos agentes públicos provocaram a favelização do bairro. Parabéns pela iniciaiva Rekarte.
Vlw Tony
Mais em alguns aspectos o bairro melhorou muito,como no transporte,e tbm na urbanização em geral(inicialemnte boa parte das ruas nem asfalto tinham,hj eu diria q pelo uns 90% esta asfaltada)

Ahh,já ia me esquecendo,aqui esta o link do trabalho dos alunos da UCSAL:
http://cajazeirasba.hpg.ig.com.br/
Rekarte no está en línea   Reply With Quote
Old January 9th, 2009, 01:26 AM   #11
tonyssa
.
 
tonyssa's Avatar
 
Join Date: Aug 2007
Posts: 75,716


Transporte melhorou 100%. Nunca ví um bairro para ter tantas linhas de ônibus!
tonyssa no está en línea   Reply With Quote
Old January 9th, 2009, 01:28 AM   #12
LFP Madruga
Registered User
 
LFP Madruga's Avatar
 
Join Date: Oct 2008
Location: Salvador-BA
Posts: 2,790
Likes (Received): 133

vcé iteligenticimo
LFP Madruga no está en línea   Reply With Quote
Old January 9th, 2009, 01:30 AM   #13
RRC
SP 460 anos
 
RRC's Avatar
 
Join Date: Dec 2003
Location: São Paulo
Posts: 20,991

tem muita coisa pra ler, farei isso depois, parece ser bem interessante.

A vista da primeira foto é feia, mas se as casas fossem rebocadas e pintadas, e tivessem telhado de barro a coisa mudaria da água pro vinho
__________________
Conheça SP
RRC no está en línea   Reply With Quote
Old January 9th, 2009, 01:31 AM   #14
Rekarte
Libertarian
 
Rekarte's Avatar
 
Join Date: Mar 2008
Posts: 21,081
Likes (Received): 3150

Quote:
Originally Posted by LFP Madruga View Post
vcé iteligenticimo
Rekarte no está en línea   Reply With Quote
Old January 9th, 2009, 01:48 AM   #15
Njggah'z Heppin'
Registered User
 
Join Date: Sep 2008
Posts: 4,838

Bela iniciativa. É bom saber a história do bairro que se recebesse a atenção adequada seria um exemplo de bairro popular com a estrutura adequada para seus moradores. Mas como no Brasil isso nunca dá certo, Cajazeira acabou virando uma favela. Faço das palavras do Tony, minhas palavras, pois é exatamente isso que eu ia dizer.
Njggah'z Heppin' no está en línea   Reply With Quote
Old January 9th, 2009, 02:04 AM   #16
cesgbio
Salvador - Bahia - Brasil
 
cesgbio's Avatar
 
Join Date: Sep 2007
Location: De volta à Salvador
Posts: 1,846
Likes (Received): 285

Muito bom Tread! Faz um com mais fotos! Só conheço as Cajazeiras de passagem...
__________________
"Esta mãe universal, esta célebre Bahia, que a seus peitos toma, e cria..."
Trecho de "Senhora Dona Bahia" - Gregório de Matos, o Boca do Inferno


Democracia no Bahêa!
Meus Treads: Salvador do Mar; Salvador do Ar; Saubara
cesgbio no está en línea   Reply With Quote
Old January 9th, 2009, 02:11 AM   #17
Rekarte
Libertarian
 
Rekarte's Avatar
 
Join Date: Mar 2008
Posts: 21,081
Likes (Received): 3150

Quote:
Originally Posted by cesgbio View Post
Muito bom Tread! Faz um com mais fotos! Só conheço as Cajazeiras de passagem...
O Trhead de fotos esta vindo
Aguardem....
Rekarte no está en línea   Reply With Quote
Old January 9th, 2009, 02:30 AM   #18
CARIOCAemSSA
Registered User
 
CARIOCAemSSA's Avatar
 
Join Date: Aug 2006
Location: Sampa( ); Rio(x); Campos( ); SSA( )
Posts: 14,020
Likes (Received): 1400

Rekarte,

O que são aquelas represas existentes em cajazeiras? Quanto ao tópico, gostei muito dele e estou agurdando o novo com fotos!
CARIOCAemSSA no está en línea   Reply With Quote
Old January 9th, 2009, 02:42 AM   #19
Rekarte
Libertarian
 
Rekarte's Avatar
 
Join Date: Mar 2008
Posts: 21,081
Likes (Received): 3150

Quote:
Originally Posted by CARIOCAemSSA View Post
Rekarte,

O que são aquelas represas existentes em cajazeiras? Quanto ao tópico, gostei muito dele e estou agurdando o novo com fotos!
Qual represa?
as deste tipo?Rpz,se for essas que vc esta falando,eu soi sei de uma coisa Quem souber morre o que eh isso!,so sei q foi a Embasa q fez
Rekarte no está en línea   Reply With Quote
Old January 9th, 2009, 04:21 AM   #20
Leo10Rio
Reach your happiness
 
Leo10Rio's Avatar
 
Join Date: Jan 2008
Location: Rio de Janeiro
Posts: 4,268
Likes (Received): 2208

Olha Aston Rock aí!!!

Pelo texto o bairro parece ter uma infra estrutura boa!! O custo beneficio não deve ser ruim!! Pena é a favelização que ocorreu , mas isso é no Brasil todo, infelismente...

Parabéns pelo thread rekarte!
Leo10Rio no está en línea   Reply With Quote


Reply

Thread Tools
Rate This Thread
Rate This Thread:

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off



All times are GMT +2. The time now is 10:09 PM.


Powered by vBulletin® Version 3.8.8 Beta 1
Copyright ©2000 - 2014, vBulletin Solutions, Inc.
Feedback Buttons provided by Advanced Post Thanks / Like v3.2.5 (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2014 DragonByte Technologies Ltd.

vBulletin Optimisation provided by vB Optimise (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2014 DragonByte Technologies Ltd.

SkyscraperCity ☆ In Urbanity We trust ☆ about us | privacy policy | DMCA policy

Hosted by Blacksun, dedicated to this site too!
Forum server management by DaiTengu