|
|
| daily menu » news links | rate the banner | guess the satellite | guess the city | one on one |
|
|||||||
![]() |
|
|
Thread Tools | Display Modes |
|
|
#1 |
|
Belém
|
A área que pertenceu à Pirelli, onde existia a maior fazenda do grupo na região Norte e que agora é propriedade do governo do Estado, em Marituba, Região Metropolitana de Belém (RMB), está sob análise da Companhia de Habitação do Pará (Cohab). Segundo o diretor-presidente do órgão, Geraldo Bitar, os estudos vão mostrar se há ou não perspectivas de expansão urbana na região. Ele desconversa, porém, e não confirma a construção de casas populares na área.
A fazenda Pirelli, que ocupa uma área de oito mil hectares, passou a ser propriedade do Estado há cerca de dez anos. O terreno é cercado de vegetação nativa e serve de depósito para madeira ilegal apreendida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema). Segundo Geraldo Bitar, os estudos na área foram iniciados em meados do ano passado e não têm prazo para terminar. 'A área precisa ser preservada. Os estudos são preliminares. Examinamos a possibilidade de executar projetos, mas não é possível afirmar de que natureza', diz. Sobre a construção de cerca de nove mil casas populares pelo governo do Estado, como parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), Bitar afirma que não tem conhecimento sobre o assunto. 'Sei apenas dos estudos que vêm sendo feitos na área. Sendo órgão máximo de assuntos sobre habitação no Estado, a Cohab não tem conhecimento de um projeto para a construção de casas na área da Fazenda Pirelli', reforça. DEGRADAÇÃO Sob a gestão da Sema, o terreno abriga, ainda, cerca de 20 famílias, que moram em casas que fariam parte da fazenda. Bitar considera que apenas 10% da área verde estejam degradadas. 'Diria que existe uma pequena parte de área degradada. Uma média de 10%, e isso é muito pequeno em relação a toda a área', acredita. No local, as famílias moram em cerca de 15 casas. Sem nada saber sobre o destino de suas residências, caso a construção das casas populares aconteça, os moradores dizem que aprenderam a conviver com o barulho dos tratores que carregam as toras de madeira e pedem que o Estado não os deixe na rua. 'Estou aqui há cinco anos e não tenho para onde ir com meus filhos. O que vão fazer com as pessoas que moram nessa área?', pergunta, assustada, a diarista Maria do Socorro Maciel, que mora na casa junto com outras seis pessoas. Para o diretor presidente da Cohab, Geraldo Bitar, a área corre o risco de ser invadida, como aconteceu em outras partes de Marituba. 'O poder público precisa agir. Sem controle, há risco de invasões', reafirma. Bitar acredita que, se não houver ações que garantam a preservação da área, é provável que num curto período de tempo, invasores se apossem do terreno. Fonte: www.orm.com.br/oliberal
|
|
|
#2 |
|
Belém
|
que dizer que o parque que havia sido projetado para o local não vai sair mesmo
|
|
|
#3 |
|
Carioca
|
ja era de se esperarnunca tive muita esperança que aquele parque saisse
|
|
#4 |
|
Belém
|
![]() Com o PT no governo do estado então
|
|
|
#5 |
|
Carioca
|
pois ése ainda fosse o almir ou o simão q tivesse no governo
|
|
#6 |
|
Belém
|
![]() espero que nas eleições de 2010 Simão venha como candidato, no meu ver é o mais competente!!! Enfim, muito coisa pode acontecer daqui até as eleições para governadores!!! Ana Júlia está deixando a desejar!!
|
|
|
#7 |
|
\,,/
|
Essas áreas, como a da Pirelli, deveriam ser usadas para diversos fins. Ociosas do jeito que são não podem ficar.
|
|
|
|
|
#8 |
|
Belém
|
mal pergunte!! aonde fica essa área da pirelli?
|
|
|
#9 |
|
\,,/
|
Salve engano, é próximo a primeira ponte da Alça Viária.
|
|
|
|
|
#10 |
|
Belém
|
![]() vão derrubar a floresta para construir casas?!
|
|
|
#11 |
|
\,,/
|
Acho que sim. Antes que façam invasões.
|
|
|
|
|
#12 |
|
Registered User
|
Concordo quando afirmam que deve ser atribuída alguma destinação àquele local, o mais rápido possível, antes que se torne alvo de invasões.
Porém, é triste verificar que uma área de mata preservada será transformada em casas populares. Por mais que o governo assegure que irá fazer um projeto resguardando a natureza (o que eu ainda não ouvi, mas creio que dirão isso), a especulação imobiliária e as invasões que se sucederão a urbanização do local não terão esse mesmo cuidado. Quanto ao parque... Bem, eu sempre achei que não iria sair. Sinceramente, acho que a única chance seria o Pará buscar um parceiro forte, tipo a Disney ou uns magnatas do petróleo (mostrando para eles que isso serviria como compensação pelos danos ambientais gerados pela atividade deles), pois o investimento seria altíssimo e o retorno não é garantido. O Estado, sozinho, não teria como arriscar. Abraços!
|
|
#13 |
|
Belém
|
essa área não faz parte do parque do Utinga?!
|
![]() |
| Thread Tools | |
| Display Modes | |
|
|