daily menu » rate the banner | guess the city | one on one

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Centro - Oeste

Centro - Oeste Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás

Reply

Thread Tools Display Modes
Old September 16th, 2012, 12:37 PM   #101
Gilmar Torquato
Registered User

Likes (Received): 0

Quote:
Originally Posted by oengenheiro View Post
Poxa, por essas fotos quase nem reconheço a cidade.
Quando eu morava na Asa Sul as vezes eu queria emoção, pegava
o carro e ia dar uma volta em Ceilândia.
Essa feira está irreconhecível, impressionante.
Me lembro da feira parecida com a feira dos anos 70,*
mas nos anos 90.
Parabéns pelas fotos.

Quote:
Originally Posted by MikeVonJ View Post
Ótimo registro de Ceilândia, cidade onde morei até meus 17 anos. Fico feliz em ver ela crescendo e se tornando independente do Plano Piloto. Algumas áreas no centro, ali ao redor da feira mereciam ser revitalizadas. Um sonho que tinha era de ver a cidade, que tem um enorme potencial, se tornar o futuro centro financeiro de Brasília.
oengenheiro e Mikevon, Pois é, Ceilândia se desenvolvendo rapidamente. Esta feira que o oengenheiro se refere, se não me engano, era os camelôs que tomavam todo o centro de Ceilândia e que foram retirados em 2006, se não me engano, sendo colocados no Shopping Popular. Era um horror, aquilo era uma agressão ao visual e quando foi retirada, se revelou o centro da cidade, toda de pedrinhas, estilo Copacabana! Fiquei muito triste ao ver algumas fotos da cidade, muito mal tiradas por sinal, de dentro do carro, principalmente a do Eamaral, colocadas em páginas anteriores. Alí, ele detonou a cidade. Não que a cidade não tenha problema, pois todas tem, até Brasília tem, mas não é possível aquelas fotos serem mostradas, pois não tem o mínimo de enquadramento, apenas aponta a máquina e tira. Então, resolvi, desde o ano passado, saír pela cidade com minha máquina na mão, indo de carro a várias regiões e lá chegando, descia e procurava o melhor ângulo para as fotos. Muitas vezes, pedindo autorização e subindo em alguns prédios, para ter um ângulo "aéreo" rsrsrs! Em nenhum momento, diga-se de passagem, fui importunado por estar com uma câmera de valor alto na mão. Talvez por isso não se acha foto de Ceilândia na internet - tem mas são poucas e antigas. Muita gente pensa que aqui, basta sair na rua para ser assaltado... Grande mentira!! A grande maioria destas fotos são minhas. Mikevon, eu costumo dizer que Ceilândia, apesar de tão criticada, muitas das vezes até por quem não a conhece, mas critica por ter ouvido falar, tem um ótimo sistema viário, com avenidas largas e duplicadas e que isto chama muito a atenção de empresários que querem investir na cidade. Ali entre o EXTRA e o Shopping Popular será construído um centro empresarial pela JC Gontijo...Vamos esperar também pela reorganização da cidade ao lado da via do metrô. Vi o projeto e vai ficar show. Revitalização do centro da cidade também já ouvi falar. Nos próximos 10 anos muitas mudanças acontecerão. Quem viver verá. Uma coisa que tem me chamado bastante a atenção é a limpeza da cidade! Sempre vejo várias equipes limpando as ruas em diversos pontos da cidade. Infelizmente ainda tem gente que joga papel nas ruas sem a menor cerimônia. Mas isso não é só em Ceilândia, é em todo o DF, aliás, em todo o Brasil ou pelo mundo afora!! Pura falta de educação! Obrigado por gostarem das fotos, lembrando que ainda estou colocando fotos. Por isso é bom rever, pois sempre pode ter mais fotos que ainda não foram vistas, Ok? Grande abraço!

Last edited by Gilmar Torquato; September 16th, 2012 at 11:05 PM.
Gilmar Torquato no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old September 17th, 2012, 03:30 AM   #102
david!bsb
David Rodrigues

david!bsb's Avatar

Likes (Received): 17

Lindas fotos!
david!bsb está en línea ahora   Reply With Quote
Old September 17th, 2012, 03:12 PM   #103
Fabianosantos
Registered User

Fotos muito fantásticas. Muito bem tiradas, parabéns, gostei muito. Principalmente das ciclovias, tem até faixa de pedestre hehe.

Ceilândia ainda tem muito para crescer economicamente. Arrisco dizer que no futuro quem dominará aquela área será a Ceilândia, Taguatinga está saturada, não aguenta mais receber muitos investimentos, levando os investimentos para Ceilândia. Eu particulamente, prefiro Ceilândia, acho seu povo muito mais "hospitaleiro" e mais humilde tbm.

Atualmente o que mais tem ferrado com a vida de Ceilândia e dado uma péssima fama à RA são os condomínios Sol Nascente e Pôr-do-sol, dentre outros; são verdadeiros bolsões de violência e miséria, levando à má fama de Ceilândia.
Fabianosantos no está en línea   Reply With Quote
Old September 18th, 2012, 11:35 AM   #104
Gilmar Torquato
Registered User

Quote:
Originally Posted by Fabianosantos View Post
Fotos muito fantásticas. Muito bem tiradas, parabéns, gostei muito. Principalmente das ciclovias, tem até faixa de pedestre hehe.

Ceilândia ainda tem muito para crescer economicamente. Arrisco dizer que no futuro quem dominará aquela área será a Ceilândia, Taguatinga está saturada, não aguenta mais receber muitos investimentos, levando os investimentos para Ceilândia. Eu particulamente, prefiro Ceilândia, acho seu povo muito mais "hospitaleiro" e mais humilde tbm.

Atualmente o que mais tem ferrado com a vida de Ceilândia e dado uma péssima fama à RA são os condomínios Sol Nascente e Pôr-do-sol, dentre outros; são verdadeiros bolsões de violência e miséria, levando à má fama de Ceilândia.
Concordo com você, Fabiosantos! Até quando vamos conviver com isso? E o pior é que, quando uma reportagem de TV vai falar de Ceilândia, aparece ao fundo, sempre o pior lugar, geralmente desses locais que você citou. E quem vê pensa que aqui é tudo assim. Por isso ainda é tão discriminada, mas está mudando... Por isso peguei minha máquina e saí para rua fotografando a cidade, pois vi que Ceilândia tem muitas fotos antigas na internet que já não condiz com a cidade atual. O traçado das ruas de Ceilândia, com suas avenidas largas e duplicadas vai ser o que a levará a ganhar de Taguatinga em futuros investimentos de empresários. Até as ruas das quadras são fantásticas: se você estiver no meio de umas dessas avenidas e olhar para um lado verá uma rua e do outro lado, em uma outra quadra, as ruas estão na mesma direção, dando sequência, e isso se estende por toda a cidade, só interrompida momentaneamente pelas áreas comercias que todas as entrequadras tem(comércios, escolas, igrejas, órgãos públicos), mas logo depois, em outra quadra, continua o mesmo sentido. Isto se chama planejamento, já que Ceilândia tem um traçado planejado. Dê uma olhada no Google Earth e confira o que estou dizendo! Daqui a 10 anos Tudo se modificará(mais ainda!) em Ceilândia. É ver para crer!

Last edited by Gilmar Torquato; September 18th, 2012 at 11:43 AM.
Old September 18th, 2012, 09:29 PM   #105
Fabianosantos
Registered User

Quote:
Originally Posted by Gilmar Torquato View Post
Concordo com você, Fabiosantos! Até quando vamos conviver com isso? E o pior é que, quando uma reportagem de TV vai falar de Ceilândia, aparece ao fundo, sempre o pior lugar, geralmente desses locais que você citou. E quem vê pensa que aqui é tudo assim. Por isso ainda é tão discriminada, mas está mudando... Por isso peguei minha máquina e saí para rua fotografando a cidade, pois vi que Ceilândia tem muitas fotos antigas na internet que já não condiz com a cidade atual. O traçado das ruas de Ceilândia, com suas avenidas largas e duplicadas vai ser o que a levará a ganhar de Taguatinga em futuros investimentos de empresários. Até as ruas das quadras são fantásticas: se você estiver no meio de umas dessas avenidas e olhar para um lado verá uma rua e do outro lado, em uma outra quadra, as ruas estão na mesma direção, dando sequência, e isso se estende por toda a cidade, só interrompida momentaneamente pelas áreas comercias que todas as entrequadras tem(comércios, escolas, igrejas, órgãos públicos), mas logo depois, em outra quadra, continua o mesmo sentido. Isto se chama planejamento, já que Ceilândia tem um traçado planejado. Dê uma olhada no Google Earth e confira o que estou dizendo! Daqui a 10 anos Tudo se modificará(mais ainda!) em Ceilândia. É ver para crer!
Assino em baixo, sou editor do Wikimapia, atualmente na posição 424 do ranking global, no DF eu devo ser o 2º, 3º ou 4º não sei. Mas isso só irá reforçar o que eu irei dizer aqui.

Os traçados urbanísticos mais bem feitos do DF e arriscaria até dizer do Brasil são os seguintes:

1º - Plano Piloto (avião)
2º - Santa Maria
3º - Ceilândia (barril)
4º - Gama (colméia)
5º - Samambaia (somente os traçados das avenidas)

Essas 4 últimas tendem a crescer muito nos próximos anos, colocaria também o Recanto das Emas, porém, é muito confuso a divisão das quadras, mas não deixaria de atrair vários investimentos.

Muita gente diz que Águas Claras é planejada e tal, eu acho o planejamento dessas RA's muito superior ao dela.

Até mais.

Last edited by Fabianosantos; September 18th, 2012 at 09:30 PM. Reason: correção na escrita.
Old September 18th, 2012, 10:14 PM   #106
Gilmar Torquato
Registered User

Quote:
Originally Posted by Fabianosantos View Post
Assino em baixo, sou editor do Wikimapia, atualmente na posição 424 do ranking global, no DF eu devo ser o 2º, 3º ou 4º não sei. Mas isso só irá reforçar o que eu irei dizer aqui.

Os traçados urbanísticos mais bem feitos do DF e arriscaria até dizer do Brasil são os seguintes:

1º - Plano Piloto (avião)
2º - Santa Maria
3º - Ceilândia (barril)
4º - Gama (colméia)
5º - Samambaia (somente os traçados das avenidas)

Essas 4 últimas tendem a crescer muito nos próximos anos, colocaria também o Recanto das Emas, porém, é muito confuso a divisão das quadras, mas não deixaria de atrair vários investimentos.

Muita gente diz que Águas Claras é planejada e tal, eu acho o planejamento dessas RA's muito superior ao dela.

Até mais.
Seu comentário só vem enriquecer esta página. Tem muita gente que não tem esta visão de sua cidade(sobre traçado planejado), pensando, talvez, que só Brasília foi planejada. Várias cidades Brasileiras foram planejadas e se estamos(Ceilândia) entre as melhores... é um sinal de esperança de dias melhores! Grande abraço!
Old September 19th, 2012, 01:51 PM   #107
Fabianosantos
Registered User

Quote:
Seu comentário só vem enriquecer esta página. Tem muita gente que não tem esta visão de sua cidade(sobre traçado planejado), pensando, talvez, que só Brasília foi planejada. Várias cidades Brasileiras foram planejadas e se estamos(Ceilândia) entre as melhores... é um sinal de esperança de dias melhores! Grande abraço!
O que mais tem me preocupado nessas RA's é a questão do transporte público deficitário como em todo o DF e Entorno (principalmente), Ceilândia possui uma linha de metrô, porém, uma linha ainda um pouco ineficiente, não consegue alcançar toda a RA, como em Samambaia onde não alcança toda a população. No Gama e em Santa Maria o transporte público por enquanto é só por meio de ônibus urbano, estão construindo o BRT-SUL, vamos ver se algo vai funcionar, pq a linha verde não funciona até hj.

O Recanto das Emas é o que mais me preocupa, a RA cresceu muito e hoje possui os melhores ônibus urbanos do DF, porém, seria preciso um transporte de massa e nesse tipo de coisa o GDF nunca pensa no Recanto. Num futuro próximo a população dessa RA sofrerá muito se nada for feito.

Fui poucas vezes em Ceilândia, digamos que umas 10 vezes no máximo, gostei muito do que eu vi, bastante organizada e uma movimentação de pessoas muito grande (estilo metrópole). A renda da RA já é uma renda mediana no DF com tendência a crescer muito mais (depois eu posto o ranking das rendas 2010/2011/2012 do PDAD/DF).
Old September 19th, 2012, 03:44 PM   #108
Gilmar Torquato
Registered User

Pois é, Fabianosantos, o governo fala tanto nas pessoas trocarem seus carros pelo transporte público mas se esquece que ele, governo, tem que fazer sua parte primeiro, com mais metrô, ônibus novos(não é trocar 20 e manter 100 com problemas), enfim, fiscalizar com qualidade para que tudo funcione. O Metrô está parado- em novas obras - há anos. Ouvi dizer que vão prolongar o metrô lá no Setor O(?). E as cidades crescendo e ávidas por transporte de qualidade e, não tendo, vão de carros, entupindo as já saturadas vias do DF. E quem não pode ter um carro? Sofre no nosso trânsito... Até quando espera?
Old September 19th, 2012, 06:07 PM   #109
Fabianosantos
Registered User

Quote:
Pois é, Fabianosantos, o governo fala tanto nas pessoas trocarem seus carros pelo transporte público mas se esquece que ele, governo, tem que fazer sua parte primeiro, com mais metrô, ônibus novos(não é trocar 20 e manter 100 com problemas), enfim, fiscalizar com qualidade para que tudo funcione. O Metrô está parado- em novas obras - há anos. Ouvi dizer que vão prolongar o metrô lá no Setor O(?). E as cidades crescendo e ávidas por transporte de qualidade e, não tendo, vão de carros, entupindo as já saturadas vias do DF. E quem não pode ter um carro? Sofre no nosso trânsito... Até quando espera?
Não é pq eu tou indignado não, mas, o governo do Agnelo é o pior que eu já vi aqui no DF. Nunca vi um governo tão ruim como o dele, nada funciona.

Mas, tirando o governo, acho que a iniciativa privada está investindo pesado no DF, em especial nessas RA's citadas.

Em Ceilândia, Samambaia e Gama os investimentos apontam para o da construção civil e comércio varejista e atacadista, que está transformando radicalmente o Skyline dessas RA's, daqui uns anos teremos verdadeiras metrópoles dentro de outra hehe.

Em Santa Maria os investimentos apontam para a indústria de médio e grande porte com ênfase para a indústria farmacêutica. Ainda em Santa Maria os investimentos também apontam para o Comércio Varejista e Atacadista e construção civil.

No Recanto das Emas, o cenário é mais para o Comércio Varejista ficando cada vez mais forte.

Fiquei sabendo de um pólo atacadista que o governo irá criar entre o Recanto e Samambaia, ficará show de bola, mais investimentos vem por aí.

Ceilândia irá se destacar violentamente mesmo quando o Centro Administrativo do DF for contruído entre Taguatinga e Ceilândia, pode esperar que irá mudar muito. Tomara que seja pra muito melhor.
Old September 21st, 2012, 03:52 AM   #110
david!bsb
David Rodrigues

david!bsb's Avatar

Likes (Received): 17

Conte mais sobre esse pólo atacadista.
Sobre o centro Administrativo espero que atraia investimento não só pra Ceilândia e Taguatinga, mas também pra Samambaia, Vicente Pires, Águas Claras, Riacho Fundo I e II Recanto das Emas e também Gama e Santa Maria.
david!bsb está en línea ahora   Reply With Quote
Old September 21st, 2012, 07:17 AM   #111
besantos
lost and found

besantos's Avatar

Likes (Received): 605

Vou comentar escondidinho aqui, não quero iniciar uma guerra entre cidades, mas Ceilândia tem uma infraestrutura urbana superior à de muitas cidades médias aí do país que se acham à beça.

Eu também acho Ceilândia, de modo geral, mais agradável do que Taguatinga. Creio que se deva ao planejamento urbano mais eficaz. Com mais investimento, certamente vai rivalizar com Taguáyork na atração de investimentos.

O que ambas RA's precisam, com urgência, é melhorar a área verde nas áreas residenciais. Tanto nas áreas públicas quanto na parte interna das residências. Eu já pensei em criar uma ONG para estimular isso, é algo que me incomoda em vários lugares do DF, inclusive em algumas parte do Plano Piloto.

Não entendo porque não existe arborização nas ruas, é perfeitamente possível arborizar na frente das casas onde não existe a entrada das garagens. Nem áreas nobres como o Lago Sul fazem isso. Mas aí o problema é atenuado pelo fato dos terrenos serem maiores e contarem com áreas verdes dentro dos limites dos terrenos. No entanto, na minha opinião, todos os conjuntos ficam áridos.

A arborização ajudaria não apenas na parte visual, mas para controle térmico e até mesmo de umidade.
Old September 21st, 2012, 02:37 PM   #112
Fabianosantos
Registered User

Quote:
Originally Posted by david!bsb View Post
Conte mais sobre esse pólo atacadista.
Sobre o centro Administrativo espero que atraia investimento não só pra Ceilândia e Taguatinga, mas também pra Samambaia, Vicente Pires, Águas Claras, Riacho Fundo I e II Recanto das Emas e também Gama e Santa Maria.
Olá David!bsb

Encontrei alguns artigos que falam sobre o Pólo Atacadista.

CB: http://www.correiobraziliense.com.br...79/index.shtml

"O Governo do Distrito Federal estima que com a criação deste pólo de
concentração atacadista venha gerar mais de 25 mil empregos diretos e pode aumentar para 40 mil com as empresas que surgirem a partir dele".

Veja o estudo sobre o Pólo Atacadista do DF:

http://www.terracap.df.gov.br/intern...0028101726.pdf

Veja um mapa da localização do Pólo:

Old September 21st, 2012, 02:49 PM   #113
Fabianosantos
Registered User

Quote:
Originally Posted by besantos View Post
Vou comentar escondidinho aqui, não quero iniciar uma guerra entre cidades, mas Ceilândia tem uma infraestrutura urbana superior à de muitas cidades médias aí do país que se acham à beça.

Eu também acho Ceilândia, de modo geral, mais agradável do que Taguatinga. Creio que se deva ao planejamento urbano mais eficaz. Com mais investimento, certamente vai rivalizar com Taguáyork na atração de investimentos.

O que ambas RA's precisam, com urgência, é melhorar a área verde nas áreas residenciais. Tanto nas áreas públicas quanto na parte interna das residências. Eu já pensei em criar uma ONG para estimular isso, é algo que me incomoda em vários lugares do DF, inclusive em algumas parte do Plano Piloto.

Não entendo porque não existe arborização nas ruas, é perfeitamente possível arborizar na frente das casas onde não existe a entrada das garagens. Nem áreas nobres como o Lago Sul fazem isso. Mas aí o problema é atenuado pelo fato dos terrenos serem maiores e contarem com áreas verdes dentro dos limites dos terrenos. No entanto, na minha opinião, todos os conjuntos ficam áridos.

A arborização ajudaria não apenas na parte visual, mas para controle térmico e até mesmo de umidade.
Assino em baixo. Sempre achei muito estranho eu ir em Taguatinga e o pessoal falar muito mal de Ceilândia, falando que só tem bandido, etc. Porém, conheci Ceilândia primeiro do que Taguatinga e posso dizer e confirmar que Ceilândia não é essa coisa que o pessoal fala, gostei muito do local e olha que eu conheci a parte mais "barra pesada" da RA, que é o Sol Nascente. Então, acho que isso é conversa fiada de alguém que não gosta da RA por algum motivo. Defamar não, mas, falar a verdade sim, e pra falar a verdade tem que conhecer. Conheci e hoje eu digo que foi uma das melhores RA's do DF que eu já conheci. Achei o comércio no mesmo nível de Taguatinga, com um simples detalhe: MAIS ESPAÇOSO.

Gostei muito de Taguatinga também, porém, não achei o sistema viário muito interessante, o trânsito é muito travado. Mas uma coisa tbm tem que ser dita, Taguatinga é extremamente muito rica, enquanto algumas RA's não possuem um Shopping se quer (como no caso de Ceilândia), taguatinga possui 2 shoppings de grande porte e mais 3 em construção (Pátio Capital, Taguá Life e JK Shopping). A imponência da RA é inegável.

Na questão da arborização é algo que deixa muito a desejar, mas, isso é mais culpa dos moradores do que do governo. Lembro muito bem que em minha rua possuía umas 10 ou 15 árvores e restaram somente 1, a da minha casa. O pessoal arranca por causa de lagartas, insetos, aumentar a garagem, etc. Esquecem de pensar no bem-estar que as árvores trazem para a cidade.

É uma pena, quanto mais árvores a cidade tem, mais bonita ela é e mais agradável também.

A porcentagem de culpa do governo: geralmente o governo planta várias mudas pela cidade, porém, esquecem que as mudas precisam de água (assim como nós), chega a seca e elas morrem.

Fazer o que né...
Old January 15th, 2013, 01:52 AM   #114
asouza
Registered User

Ceilândia ganha complexo de saúde

Postado em: 13/01/2013

Os moradores de Ceilândia terão o atendimento à Saúde ampliado. A administração de Ceilândia assinou nesta sexta-feira (11), o alvará que vai permitir a construção de um complexo da saúde na região. A unidade será construída na área que fica entre Ceilândia Sul, Ceilândia Norte e o Sol Nascente, local conhecido como Ceilâmbódromo e que fica ao lado do SESC Ceilândia .

O alvará vai permitir à Secretária de Saúde o início imediato da construção do complexo, que contará com uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), uma Clínica da Família e um Centro de Atendimento Psicossocial (Caps).

O líder do Bloco PT/PRB, deputado Chico Vigilante, recebeu a notícia da construção do complexo da saúde com entusiasmo. O parlamentar que é morador do setor P-Sul há 35 anos, sempre defendeu a ampliação do atendimento a saúde para a população daquela região. “Além de ficar num local privilegiado, essas novas unidades vão desafogar o atendimento no Hospital de Ceilândia, levando mais tranquilidade e saúde para os moradores da região”, justifica.

Fonte: Associação Comercial de Ceilândia
asouza no está en línea   Reply With Quote
Old January 17th, 2013, 11:58 AM   #115
GMF
Registered User

Likes (Received): 13

Quote:
Originally Posted by besantos View Post

Saiu hoje no Jornal de Brasília:

Dos jardins para os eventos

Decreto transferiu ontem R$ 500 mil da Novacap, que os utilizaria para manter áreas ajardinadas, para a Secretaria de Cultura. Que deverá usá-los em eventos.

http://www.jornaldebrasilia.com.br/e...nal/pdf/14.pdf
GMF no está en línea   Reply With Quote
Old March 11th, 2013, 11:52 PM   #116
asouza
Registered User

A comunidade da Ceilândia tem mais um importante motivo de comemoração, um novo shopping center será construído na cidade em breve, entre o fórum da cidade e a Administração Regional. A notícia foi motivo de muita comemoração pelo deputado Chico Vigilante, que se reuniu na manhã de hoje (8) com o empresário Paulo Octávio e equipe técnica, o administrador Ary de Almeida e equipe técnica para tratar deste assunto. O ex-senador e ex-vice governador do DF é o responsável por levar o empreendimento para Ceilândia.

O novo shopping terá capacidade para 200 lojas, duas torres habitacionais e uma comercial e vai gerar centenas de empregos, um aquecimento pra lá de especial para a economia da região e do Distrito Federal, na ponta.

De acordo com Chico Vigilante, a Administração Regional vai emitir o alvará de construção da obra nos próximos 40 dias para o início da obra, quando o processo será concluído com todas as autorizações necessárias. A previsão de conclusão são dois anos.

“Esta obra significa muito para a população da Ceilândia. É a realização de um sonho de todos nós, moradores, porque apesar de ser a maior cidade do DF, a Ceilândia não tem o seu próprio shopping Center, os moradores precisam se deslocar para Taguatinga ou Plano Piloto”, comemora o deputado.

Fonte: Acic ceilandia
asouza no está en línea   Reply With Quote
Old March 23rd, 2013, 12:05 AM   #117
guanambiense roxo
Registered User

guanambiense roxo's Avatar

Likes (Received): 330

Lindas fotos!!!
Old March 30th, 2013, 05:38 AM   #118
pseudo viajante
Registered User

pseudo viajante's Avatar

Likes (Received): 9

Quote:
Eu gosto bastante do planejamento e urbanismo de Ceilândia. Pra mim é bem superior ao da vizinha taguatinga e de muitas outras cidades do DF. O centro tem ruas largas, arborizadas, é bem bacana, e tem o metrô que serve uma grande parte da cidade. Me surpreendeu positivamente quando conheci.
pseudo viajante no está en línea   Reply With Quote

Reply

Thread Tools
Display Modes

Posting Rules