daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Sul

Sul Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina

Reply

Thread Tools
Old January 19th, 2009, 01:37 AM   #1
renehass
Rene Hass

renehass's Avatar

Likes (Received): 591

RS - Porto Alegre – Zona Sul – A verdejante Vila Nova – Bairro natal de Ronaldinho Gaúcho e Daiane dos Santos

Sigo no meu safári fotográfico pelos bairros da zona sul de Porto Alegre. Desta vez, mostrando um bairro que não fica na orla. Trata-se da Vila Nova, considerado bairro da zona rural da cidade. Geograficamente, a Vila Nova fica atrás do Morro Teresópolis. Outros morros compõem a topografia do bairro, tornando-o em um lugar agradável em meio a vales cheios de propriedades rurais.

O mapa do bairro:

Vocês saberiam dizer algumas coincidências entre Ronaldinho Gaúcho e Daiane dos Santos?

Eu sei algumas:

1) Os dois são negros;
2) Os dois são esportistas bem sucedidos nos esportes que escolheram;
3) Os dois representam com orgulho o esporte brasileiro no exterior;
4) Os dois são gaúchos e nascidos em Porto Alegre;
5) Os dois se criaram no bairro Vila Nova!

Eu não sei em que ruas e casas eles moraram. Sei que Ronaldinho Gaúcho, quando criança, jogava pelada em um dos campinhos de futebol do bairro. Só não sei qual. E, obviamente, hoje ele não mora mais no bairro. A casa atual dele em Porto Alegre fica em um condomínio de luxo no bairro vizinho da Cavalhada.

Daiane dos Santos, ao que me consta, ainda continua na Vila Nova quando está em Porto Alegre.

Mesmo fazendo parte do contínuo urbano da Zona Sul de Porto Alegre, a Vila Nova é considerada um bairro rural de Porto Alegre pois nela há imensas áreas não urbanizadas, repletas de sítios e fazendinhas.

A Vila Nova é mais um dos bairros multifacetados de Porto Alegre, sendo nas últimas décadas um dos bairros preferidos para a construção de condomínios fechados de luxo. Natureza exuberante e terrenos razoavelmente baratos tem contribuído para isso. Na Vila Nova, ainda é possível abrir a janela do quarto e ver morros e matas ao invés da janela do vizinho.

Ao mesmo tempo que tem condomínios de luxo, a Vila Nova também é bairro escolhido pela prefeitura de Porto Alegre para a construção de casas populares com a finalidade de abrigar as famílias de baixa renda, muitas saídas de favelas.

As vias da Vila Nova são classificadas em ruas, avenidas e estradas. Isso mesmo, estradas. Há estradas na Vila Nova, algumas pavimentadas e outras, de chão batido. Algumas das estradas de chão batido na Vila Nova são usadas para “desova de presunto”. Quando o Cardeal Dom Vicente Scherer foi seqüestrado em meados dos anos 80, foi na Vila Nova que os seqüestradores o largaram, vivo, depois de terem-no violentado sexualmente.

Todos os anos, no segundo semestre, é realizada na Vila Nova a Feira do Pêssego, homenageando a principal fruta produzida no bairro. Porto Alegre, curiosamente, é uma das maiores produtoras de pêssegos no Brasil. Se você tem pêssegos em calda na sua geladeira, provavelmente ele foi processado em Pelotas, que ironicamente não produz pêssegos. As chances são enormes que os pêssegos dentro da lata de pêssegos em calda que está na sua geladeira foram cultivados na Vila Nova.

Todas as fotos aqui mostradas foram tiradas por mim na tarde do dia 18/01/2009.

Foto 01 – Avenida Vicente Monteggia. Aqui é o início da Vila Nova. A avenida Vicente Monteggia é a continuação da avenida Dr. Campos Velho (bairro Cristal). Note que a avenida mais parece uma estrada, pois é asfaltada e não possui calçamento. Há anos os moradores reivindicam a duplicação da Vicente Monteggia.

Foto 02 – Casa na estrada Aracajú.

Foto 03 – Colégio Calábria, na estrada Aracajú.

Foto 04 -

Foto 05 -

Foto 06 -

Foto 07 -

Foto 08 – Natureza interagindo na Vila Nova. Lá pelas tantas, temos que parar o carro para esperar a perdiz passar.

Foto 09 -

Foto 10 – Estrada Aracajú. Ao fundo, o bairro Cavalhada.

Foto 11 -

Foto 12 -

Foto 13 – Casa de Pedra na Estrada Amapá. Lembra a casa do Urtigão nas revistinhas da Walt Disney que eu lia quando criança.

Foto 14 – O morro ao fundo é a face sul do Morro Teresópolis.

Foto 15 – O Lago Guaíba visto ao fundo.

Foto 16 -

Foto 17 -

Foto 18 -

Foto 19 – Algo me diz que esse era o campo de futebol onde o Ronaldinho Gaúcho jogava suas peladas na sua infância na Vila Nova.

Foto 20 – Achei esse prédio simplesmente horroroso. Machucou os meus olhos.

Foto 21 – Uma via recentemente aberta (2008), ligando a estrada Monte Cristo, na altura do Cemitério da Vila Nova, ao Parque Salamoni. Essa via ainda não consta dos mapas oficiais de Porto Alegre. (Ver foto 57 mostrando a mesma via de outro ângulo.)

Foto 22 -

Foto 23 -

Foto 24 -

Foto 25 – Estrada João Passuelo.

Foto 26 -

Foto 27 – Adoro essas casas de pedra. Essa fica na estrada João Passuelo.

Foto 28 – Igreja da Vila Nova. Simplesmente um dos mais feios prédios de igreja católica em Porto Alegre, na minha opinião. Em um terreno, pertecente à igreja do outro lado da rua e bem em frente a ela, acontece o Festival do Pêssego da Vila Nova.

Foto 29 – Provavelmente uma das construções mais antigas do bairro, localizada na confluência de três importantes vias do bairro: estrada Belém Velho, estrada Cristiano Kraemer e estrada Monte Cristo.

Foto 30 – Propriedade rural avançando sobre a face sul do Morro Teresópolis, vista da estrada Belém Velho. A estrada Belém Velho é bastante sinuosa acompanhando as curvas dos morros e vales, lembrando um pouco trechos da serra gaúcha.

Foto 31 – Estrada Belém Velho subindo em direção ao bairro Belém Velho.

Foto 32 -

Foto 33 – Parreirais em propriedade rural na estrada Belém Velho. Além de pêssegos, algumas propriedades da Vila Nova também produzem uvas. Desconheço se elas são usadas para a fabricação de vinho.

Foto 34 – Uma das propriedades rurais mais imponentes na Vila Nova, com os seus parreirais.

Foto 35 – Parreirais. Gente, esse local com paisagem interiorana fica a cerca de 30 minutos do centro de Porto Alegre em condições normais de tráfego (sem engarrafamentos e parando-se apenas nos semáforos). Nem parece que atrás daquele morro se estende todo o contínuo urbano de Porto Alegre.

Foto 36 – A paisagem da foto anterior, ampliada.

Foto 37 – Ooops! Um flash do ônibus Linha Turismo, o ônibus que leva os turistas por um giro em Porto Alegre. Nos meses de verão, a Linha Turismo inclui a Vila Nova em suas rotas. É a chamada rota rural. O flagrante do ônibus passando foi na estrada Belém Velho.

Foto 38 – Mais parreirais na Vila Nova, no vale junto à face sul do Morro Teresópolis.

Foto 39 -

Foto 40 – Mais parreirais.

Foto 41 – Banca “Frutas e Verduras Pastro”, da dona Luci Pastro, na estrada Belém Velho. Bancas como a da dona Luci são freqüentes nas estradas na Vila Nova. Todas essas frutas são produzidas no bairro. Vemos aqui ameixas vermelhas, ameixas amarelas, pêssegos, uvas e melancia. O saquinho branco fechado ao lado das uvas pretas é meu. Está cheio de pêssegos, deliciosamente doces.

Foto 42 – Mas pêssegos e uvas roxas na banca da dona Luci.

Foto 43 -

Foto 44 – Estrada das Três Meninas, de chão batido, na área rural do bairro. Aqui o ônibus da Linha Turismo não passa.

Foto 45 – Estrada das Três Meninas.

Foto 46 – Uma fazenda na Estrada das Três Meninas.

Foto 47 -

Foto 48 -

Foto 49 -

Foto 50 -

Foto 51 – Casa de Pedra na estrada das Três Meninas.

Foto 52 – A mesma casa da foto anterior.

Foto 53 -

Foto 54 – Conjunto residencial popular construído pelo governo federal na gestão do presidente Fernando Henrique Cardoso. O objetivo desse conjunto é abrigar famílias de baixa renda. Pouco antes do término da construção, esses apartamentos foram invadidos. Não sei como ficou. Não sei se quem mora lá hoje são as famílias invasoras ou se as famílias cadastradas para ocupar os apartamentos na época.

Foto 55 -

Foto 56 – Mais conjunto residencial popular. Esse fica ao lado do Cemitério da Vila Nova.

Foto 57 – A mesma rua aberta recentemente que aparece na foto 21. Notem que há bastante terrenos ao longo dela para construção civil. Só espero que mantenham a mata que aparece no meio da foto. Ao fundo, os bairros Cavalhada e Cristal, e a face sul do Morro Santa Teresa.

Foto 58 – Jardim Vila Nova visto do cemitério.

Foto 59 – As caixas d’água altas laranja, amarela e azul que aparecem no meio da foto são do conjunto residencial popular que aparece na foto 54. La no fundo, o vale onde estão as propriedades com os parreirais nas fotos acima.

Foto 60 – E por último, os pêssegos da Vila Nova que eu comprei na banca da dona Luci.
renehass no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old January 19th, 2009, 02:04 AM   #2
Vini2
EIKE SORRISO!

Vini2's Avatar

Likes (Received): 184

Lindo thread Rene! Muito bem feito e com lindas fotos!
Nunca imaginei que POA tivesse uma área rural assim, deve ser um bairro super gostoso para morar. Fica longe do Centro?
Alguns lugares do bairro me lembraram o bairro de Vargem Grande aqui no Rio.

Parabéns pelas fotos!
Vini2 no está en línea   Reply With Quote
Old January 19th, 2009, 04:30 AM   #3
Gui_Poa
Antigo Xinah_Poa to Gui_P

Gui_Poa's Avatar

Likes (Received): 309

Muuuito bom, ja fui em algumas festas em um condominio de luxo nesse bairro.

Tenho quase certeza de que a entrada dele é a ruazinha que aparece na foto 31.

Lembro ate hoje de um cara jogando o carro em cima de mim e meus amigos.... 4 vezes.
sahuuhsahushsua

É um bairro legal, de cima do condominio, onde ficava o salão de festas, tinha uma vista incrivel de Poa, principalmente a noite.

Parabens pelas fotos cara, ficaram muito boas.
Gui_Poa no está en línea   Reply With Quote
Old January 19th, 2009, 05:19 AM   #4
RG
RG

RG's Avatar

Likes (Received): 0

Fantástico!
RG no está en línea   Reply With Quote
Old January 19th, 2009, 12:58 PM   #5
seumensageiro
Registered User

seumensageiro's Avatar

Muito bom, a Vila Nova vai ganhar em breve um condomínio Alphaville, e ainda está previsto um shopping no Big da Av. Monte Cristo, mas a região continuará com essa característica rural ainda por um bom tempo.
seumensageiro no está en línea   Reply With Quote
Old January 19th, 2009, 01:35 PM   #6
SirPhillip
NON FVCOR FVCO

SirPhillip's Avatar

Caramba, eu sabia que a Vila Nova tinha caractéristicas rurais, mas nao tanto assim! Só um detalhe, o Vila Nova é um bairro predominantemente rural, mas nao fica na zona rural, afinal, ele está antes de bairros urbanos como Ipanema, Guarajá, Serraria e Restinga. É mais uma "ilha" rural ainda na zona urbana de POA.
SirPhillip no está en línea   Reply With Quote
Old January 19th, 2009, 01:43 PM   #7
tchelllo
BANNED

Likes (Received): 24

Realmente o que achei interessante é este aspecto rural.

Mas também gostei da simplicidade do lugar. Muita gente acha que simplicidade e pobreza estejam ligadas, mas neste bairro por exemplo é nítido que há simplicidade e pode até haver pobreza econômica, mas não há pobreza no sentido de miséria.

Fazendo uma ressalva às casas bonitonas de classe média, é claro.
tchelllo no está en línea   Reply With Quote
Old January 19th, 2009, 02:00 PM   #8
Ricbit
BANNED

Likes (Received): 2

Bairro bastante agradável!
Ricbit no está en línea   Reply With Quote
Old January 19th, 2009, 02:01 PM   #9
tonyssa
.

tonyssa's Avatar

Belo bairro rene, bastante áreas verdes e residencias bem agradáveis, valeu por mostrar mais essa face de POA!
tonyssa no está en línea   Reply With Quote
Old January 19th, 2009, 02:28 PM   #10
Farrapo
.

Likes (Received): 217

Interessante!

Não me desperta muita atenção, mas é inegável que seja interessante um lugar assim, tão bucólico e rural e tão perto do centro de uma metrópole como Porto Alegre! De qualquer maneira, eu, pelo menos, achei um porre o passeio da Linha Turismo na Zona Sul, heheh... =S Achei o "tradicional" bem melhor...

Bom, mas gosto muito de casinhas como as das fotos 2 e 24; bonitinhas! Os parreiras são bem bonitos, parece até a "SéRa", heheh! =P

Agora... Não sei de onde tu tirou que Pelotas não produz pêssegos e que apenas os processa...

Valeu pelas fotos!
Farrapo no está en línea   Reply With Quote
Old January 19th, 2009, 07:01 PM   #11
Ander Vaz
Registered User

Ander Vaz's Avatar

Likes (Received): 190

Renehass, virei teu fã.
Só tu mesmo pra mostrar áreas que nem mesmo a gente aqui tá acostumado a ver. Sem contar os threads de áreas que já estamos cansados de conhecer e ainda assim, sempre que tu passa por lá, mostra novas facetas que nunca havíamos percebido.
O que eu mais gosto é que tu não tá preocupado em mostrar só as casas lindas, as ruas bem asfaltadas, prédios altos, espelhados...
Tem muita cidade aqui no fórum que eu conheço coma a palma da mão que tem forista transformando elas aqui em paraísos e não passam de duas ou três quadras bonitinhas e o resto largado. E tu mostra a cidade nua e crua, mas ainda assim com bastante sensibilidade.
Parabéns!
Ander Vaz no está en línea   Reply With Quote
Old January 19th, 2009, 07:08 PM   #12
danieldantas
Registered User

danieldantas's Avatar

Likes (Received): 127

roots!!!
danieldantas no está en línea   Reply With Quote
Old January 19th, 2009, 07:08 PM   #13
SirPhillip
NON FVCOR FVCO

SirPhillip's Avatar

Só uma coisa, quando vc tirou as fotos? É que eu li isso no site da prefeitura ano passado:

O projeto para duplicação da Vicente Monteggia, antiga reivindicação dos moradores da Zona Sul, está em fase de conclusão. Após a finalização do projeto, será definido o volume de recursos necessários para a execução da obra, que prevê a duplicação de três quilômetros, nos trechos entre as avenidas Cavalhada e Rodrigues da Fonseca. "Mantemos a permanente preocupação com as condições de segurança na circulação da via. Por isso, estamos trabalhando na sua manutenção e construindo as condições para realizarmos a obra de duplicação", destaca o secretário municipal de Obras e Viação, Cássio Trogildo.

Depois, no site da campanha do Fogaça, tinha até uma foto das obras de duplicacao dessa avenida. Só que pela tua foto da pra entender que nada foi feito..Essa foto é antiga? Ou é de um trecho onde ainda nao chegou a duplicacao? Ou nao há nada de duplicacao por enquanto?
Old January 19th, 2009, 07:10 PM   #14
Driano MG
Mineiro da Mata

Driano MG's Avatar

Likes (Received): 762

Legal, parece um bairro bem tranquilo, tem um clima mesmo de zona rural, gostei das casas, achei bem interessante.

A escala quilométrica ficou apagada, qtos KM são desse bairro até a região central, existe outro bairro depois ou já seria outra cidade?

Belo thread!
Driano MG no está en línea   Reply With Quote
Old January 19th, 2009, 08:36 PM   #15
renehass
Rene Hass

renehass's Avatar

Quote:
Originally Posted by SirPhillip View Post
Só uma coisa, quando vc tirou as fotos? É que eu li isso no site da prefeitura ano passado:

O projeto para duplicação da Vicente Monteggia, antiga reivindicação dos moradores da Zona Sul, está em fase de conclusão. Após a finalização do projeto, será definido o volume de recursos necessários para a execução da obra, que prevê a duplicação de três quilômetros, nos trechos entre as avenidas Cavalhada e Rodrigues da Fonseca. "Mantemos a permanente preocupação com as condições de segurança na circulação da via. Por isso, estamos trabalhando na sua manutenção e construindo as condições para realizarmos a obra de duplicação", destaca o secretário municipal de Obras e Viação, Cássio Trogildo.

Depois, no site da campanha do Fogaça, tinha até uma foto das obras de duplicacao dessa avenida. Só que pela tua foto da pra entender que nada foi feito..Essa foto é antiga? Ou é de um trecho onde ainda nao chegou a duplicacao? Ou nao há nada de duplicacao por enquanto?
Hojé é segunda-feira, dia 19 de janeiro. Todas essas fotos foram tiradas ONTEM, dia 18 de janeiro, à tarde.

Fazia muito tempo que eu não passava pela Vicente Monteggia. O que eu percebi é que ela passou por um processo de reasfaltamento dentro do frenesi asfáltico do Prefeito Fogaça no final de sua primeira gestão. Está impecável, sem nenhum buraco. Porém, não há nenhuma duplicação. Nenhum trecho com sinais de tentativa de duplicação. Conclusão: nada de duplicação por enquanto.

Se na campanha de Fogaça havia foto mostrando obras de duplicação da Vicente Monteggia, não passou de engodo eleitoral.

Mas fico contente em saber que o projeto para a duplicação já está em conclusão. Do jeito que ela está atualmente, a Vicente Monteggia deve ser uma das avenidas mais perigosas de Porto Alegre. O fluxo de carros é intenso e não há calçadas pavimentadas.

Abraços!
Old January 19th, 2009, 08:38 PM   #16
SirPhillip
NON FVCOR FVCO

SirPhillip's Avatar

Quote:
Originally Posted by Driano MG View Post
Legal, parece um bairro bem tranquilo, tem um clima mesmo de zona rural, gostei das casas, achei bem interessante.

A escala quilométrica ficou apagada, qtos KM são desse bairro até a região central, existe outro bairro depois ou já seria outra cidade?

Belo thread!
Ja me desculpando com o renehass por ter respondido antes dele, mas vamos lá:
são aproxidamente 15km do centro, ou um pouco menos de metade da zona sul. Depois dele temos os bairros vários bairros urbanos para depois entrar de fato na zona rural.
Old January 19th, 2009, 08:48 PM   #17
renehass
Rene Hass

renehass's Avatar

Quote:
Originally Posted by Ander Vaz View Post
Renehass, virei teu fã.
Só tu mesmo pra mostrar áreas que nem mesmo a gente aqui tá acostumado a ver. Sem contar os threads de áreas que já estamos cansados de conhecer e ainda assim, sempre que tu passa por lá, mostra novas facetas que nunca havíamos percebido.
O que eu mais gosto é que tu não tá preocupado em mostrar só as casas lindas, as ruas bem asfaltadas, prédios altos, espelhados...
Tem muita cidade aqui no fórum que eu conheço coma a palma da mão que tem forista transformando elas aqui em paraísos e não passam de duas ou três quadras bonitinhas e o resto largado. E tu mostra a cidade nua e crua, mas ainda assim com bastante sensibilidade.
Parabéns!
Obrigado Ander:

Existem muitos ícones em nossa cidade, mais conhecidos dentro do Rio Grande do Sul do que fora dele pelo fato de Porto Alegre não ser uma cidade midiática e não ter tradição turística. O propósito dos meus threads é não mostrar – por enquanto – o lado icônico de Porto Alegre. Há muito mais em Porto Alegre do que Gasômetro, Redenção, CCMQ e centro histórico. Daí a idéia de mostrar os bairros como eles são, com suas ruas simples, suas casas, seus prédios, seus acidentes geográficos. Elegi os bairros da zona sul primeiro porque é a região onde eu cresci e sempre morei.

Abraços!
Old January 19th, 2009, 09:33 PM   #18
renehass
Rene Hass

renehass's Avatar

Quote:
Originally Posted by Vini2 View Post
Lindo thread Rene! Muito bem feito e com lindas fotos!
Nunca imaginei que POA tivesse uma área rural assim, deve ser um bairro super gostoso para morar. Fica longe do Centro?
Alguns lugares do bairro me lembraram o bairro de Vargem Grande aqui no Rio.

Parabéns pelas fotos!
Quote:
Originally Posted by Driano MG View Post

Belo thread!
Driano e Vini2:

O Sir Phillip está certo.

Mesmo assim, eu fiz duas projeções de distância no Google Earth.

Usei como ponto de partida a Praça Montevidéu no centro de Porto Alegre, onde fica o marco zero da cidade, e como ponto de chegada a Igreja da Vila Nova, que é, digamos, o “coração” do bairro.

A minha primeira projeção foi feita em linha reta. São 9,5 kilômetros. Ou seja, se embarcássemos em um helicóptero para Vila Nova a partir do centro, seria essa a distância que a aeronave provavelmente percorreria.

A segunda projeção foi feita fazendo o mesmo trajeto que um carro faria, percorrendo os bairros da orla até chegar no Cristal, de onde deixaríamos a orla em direção leste. São 12,5 kilômetros de carro até a igreja, e 14,5 até aquela propriedade onde estão os parreirais.

Sim, há mais bairros após a Vila Nova.

A Vila Nova faz limite com os seguintes bairros:

Norte: Teresópolis, Nonoai e uma pontinha do bairro Cascata.
Leste: Cavalhada
Sul: Chapéu do Sol
Oeste: Belém Velho.

E nenhum desses bairros limítrofes estão na orla.

O que acontece é que único bairro com o qual a Vila Nova partilha um contínuo urbano 100% é a Cavalhada. Há morros entre os bairros Teresópolis, Nonoai, Cascata e a Vila Nova. Com os demais bairros, há um misto de contínuo urbano e zonas rurais. Daí a Vila Nova ser considerado um bairro rural.

E há outros bairros além desses em direção sul e leste, como a Restinga, Lageado, Hípica, Ponta Grossa, Belém Novo, Serraria, Lomba do Pinheiro e Lami, a maioria bairros rurais.

Lami é o último bairro de Porto Alegre, no extremo sul. Depois do Lami, está a Vila de Itapuã, que pertence ao município de Viamão. E depois, vem a Lagoa dos Patos.

Não há contínuo urbano ao sul de Porto Alegre. A região é cheia de morros e o terreno muito pedregoso até atingir a Lagoa dos Patos. Todo o contínuo urbano da região metropolitana de Porto Alegre está ao norte da capital.

Last edited by renehass; January 19th, 2009 at 09:54 PM.
Old January 19th, 2009, 09:43 PM   #19
renehass
Rene Hass

renehass's Avatar

Quote:
Originally Posted by Farrapo View Post
Agora... Não sei de onde tu tirou que Pelotas não produz pêssegos e que apenas os processa...
Oops! Desculpa. É que eu li essa informação há muitos anos e não vou conseguir te passar a fonte, pois não me lembro.

Sempre que eu vou a Pelotas, eu passo pela área rural ao longo da BR-116 e depois pela aquela estrada ente Pelotas e o Laranjal. Nessas áreas não se vê plantação de pêssegos. Minha afirmação decorre do que eu li e da minha memória visual das áreas rurais que eu conheço de Pelotas.

Mas sei que há outras áreas mais afastadas da cidade, às quais eu não conheço ainda. Deve ser por lá onde os pêssegos são plantados.

Eu li certa vez, também, que Porto Alegre era a maior produtora de pêssegos do Brasil. Achei um exagero. Talvez entre as capitais, sim. Mas duvido que seja a cidade que mais produz pêssegos no país.

Abraços!
Old January 19th, 2009, 09:52 PM   #20
renehass
Rene Hass

renehass's Avatar

Quote:
Originally Posted by seumensageiro View Post
Muito bom, a Vila Nova vai ganhar em breve um condomínio Alphaville, e ainda está previsto um shopping no Big da Av. Monte Cristo, mas a região continuará com essa característica rural ainda por um bom tempo.
A Vila Nova também?!? Haverá um em Gravataí. Há muitas áreas ainda disponíveis para a construção na zona sul, em especial na Vila Nova. A zona norte de Porto Alegre já está saturada. Não tem mais para onde se expandir, a não ser para aquela área alagadiça ao longo da Free-Way. Assim, a tendência de expansão atual é a Zona Sul da cidade.

Não sei se comportaríamos mais um shopping na ZS, pelos menos um de grande porte, depois da construção do Barra Sul Shopping. Um de porte médio, como o Bourbon Shopping, seria mais atrativo.

Abraços!

Reply

Thread Tools

Posting Rules